O Um Quadrinho, Uma Cerveja volta, depois de um breve hiato e dessa vez trago uma HQ que gosto muito, relançada à pouco tempo pela Panini. E para acompanhar o Homem do Amanhã, escolhi uma Bierland Strong Blonde Ale.
Como considero essa HQ uma despedida da Era de Ouro, para mim fez sentido escolher uma cerveja Strong Golden Ale.
O encadernado Superman – O Que aconteceu ao Homem de Aço? você encontra com o melhor preço, na FNAC. E a Bierland Strong Golden Ale você encontra na melhor loja especializada em cervejas, a nossa parceira MyBestBeer.
___________________
História em Quadrinhos do dia – Superman – O Que aconteceu ao Homem de Aço?
Editora – DC Comics
Editora no Brasil – Panini
Roteiro – Alan Moore
Desenho – Curt Swan
Publicação original – 1985
Publicação no Brasil – 2016
____________________
Rótulo do dia – Bierland Strong Golden Ale
País de Origem – Brasil
Estilo – Strong Golden Ale
Volume – 600 ml
Teor alcoólico – 9%
Cervejaria – Bierland
____________________
O que precisamos saber sobre a HQ?
Acredito que o mais importante a se saber sobre essa HQ é a respeito de seu autor. Alan Moore já é um velho conhecido dos fãs de quadrinhos. Considerados por muitos como um dos melhores roteiristas da história, Alan é um autor que redefiniu os limites dessa arte.
Obras como A Piada Mortal, Watchmen e V de Vingança foram responsáveis pela mudança de tom das HQs de toda uma época. Ele esta no meu top 05 de melhores roteiristas, apesar de ser bem polêmico em suas opiniões.
Sobre a história de hoje, devemos saber que haviam se passado 50 anos desde a criação de Superman. E o mundo dos quadrinhos necessitava por mudanças.
A DC Comics estava promovendo um grande evento, chamado Crises Nas Infinitas Terras, que redefiniria todos seus heróis. Sendo assim, uma última história do Homem de Aço deveria ser feita. E Alan Moore foi escolhido para tal façanha.
O desenhista escolhido foi Curt Swan. Curt Swan foi uma das figuras mais importantes na vida do Superman.
E não poderiam ter chamado outro desenhista para escrever a ultima história do Superman que conhecíamos
O que precisamos saber sobre o rótulo?
O estilo Belgian Golden Strong Ale surgiu após a Segunda Guerra Mundial e é conhecido pela sua coloração amarelo ouro, espuma persistente, aromas cítricos e alto teor alcoólico.
A Bierland Strong Golden Ale é uma cerveja de receita belga, feita por brasileiros. Não é a primeira vez que degusto cerveja dessa cervejaria. As minhas experiências anteriores foram muito boas, então estou apostando bastante nessa nova escolha.
Superman – O Que aconteceu ao Homem de Aço? e Bierland Strong Golden Ale
A história se inicia com um repórter entrevistando Lois Elliot (conhecida por nós como Lois Lane) a respeito do desaparecimento do último filho de Krypton. A partir daí voltamos ao passado, passando pelos últimos momento de Superman.
Estamos diante de um momento único. A última história de um super-herói.
E como era de se esperar de uma história de despedida, Alan Moore fez questão de nos trazer vários elementos da vida do Superman e de Clark Kent.
Logo no início, vemos uma estátua eternizando a memória do Homem do Amanhã e percebemos que o Superman já está morto. Será pelas lembranças de Lois que saberemos como foram os últimos dias de seu amado.
A Bierland Strong Golden Ale começa com sabores cítricos e já mostra o alto teor alcoólico, presente no estilo.
A narrativa é bem coerente e logo você está dentro do universo do Superman, mesmo não sendo um grande conhecedor do assunto. Alan Moore e Curt Swan tem o poder de inserir-nos dentro da trama e tudo aquilo nos parece familiar. Toda essência de um super-herói está ali.
A cada gole, a Bierland Strong Golden Ale começa a mostrar que há um ótimo equilíbrio entre dulçor e amargor, com um final bem seco. O que dá vontade do próximo gole.
Temos um grande momento na trama, onde vemos um confronto verbal entre Superman e Bizarro.
Bizarro sempre foi a contraparte de Superman. Um Homem de Aço às avessas. O modo como Alan Moore trata esse conceito e o desfecho que ele nos mostra, realmente afirma que estamos diante de um excelente roteirista e diante de uma excelente história.
A Bierland Strong Golden Ale também nos mostra como uma cerveja brasileira pode (e deve) ser boa. Comparado à outras cervejas do mesmo estilo, a Bierland Strong Golden Ale está entre as primeiras.
A história se desenvolve e vemos velhos amigos, antigos vilões e conceitos do início da Era de Ouro de Superman e Clark Kent.
É realmente uma homenagem aos quase 50 anos do herói. Ver Krypto morrendo para salvar Kal-El é bem triste. Assim como o fim do próprio Superman.
Ao final da trama, temos um ponto em que percebemos que Superman não pode conviver com aquilo. O fato de ter matado um vilão.
Quando ele percebe que quebrou sua mais sagrada regra, acredita que não há mais lugar para si, no mundo dos homens.
Acho muito poético esse momento, e falarei um pouco mais na conclusão do post.
São 600 ml de uma Golden Strong Ale mas mesmo assim, a cerveja em nenhum momento se demonstra incômoda. Ela mantém-se muito palatável, refrescante e, se não fosse o alto teor alcoólico, poderíamos beber outra garrafa.
Vemos que a consciência do kryptoniano é realmente seu maior inimigo. Alan Moore conseguiu mostrar o quão humano Superman pôde ser, no final de tudo. Acho que a profundidade dessa HQ imensa e seu alcance bem complexo.
Vimos aqui o fim da Era de Ouro de Superman. E a cerveja dourada que escolhi serviu perfeitamente para a harmonização.
Ainda sobrou cerveja para as duas outras histórias que temos no encadernado A linha da Selva e Para o Homem Que tem Tudo.
São duas ótimas HQs que servem para mostrar como o Superman é um herói sensacional e como Alan Moore sabe desenvolver histórias.
São imperdíveis também.
Veredicto Drunkwookie
Nota da HQ
Nota do Rótulo
Nota da Harmonização
Conclusão
Se atualmente há muitos questionamentos sobre o “verdadeiro” Superman dos cinemas e da atualidade, peço para que olhem para essa HQ. Aqui está o kryptoniano que nunca mataria alguém.
Essa HQ nos mostra o fim de uma Era.
Uma Era mais singela, mais inocente e mais antiga. Após descobrirmos o que aconteceu com o Homem de Aço, temos a certeza de que as novas abordagens dos supermans que vieram (depois de 1985) são novas formas de imaginar um herói. São novos pontos de vista.
E são acertados, na minha opinião. Nada que é imutável permanece. As coisas precisam se adaptar. Talvez não se adaptem da melhor maneira possível, mas é melhor do que não mudar.
Superman – O Que aconteceu ao Homem de Aço? sempre será vital na histói de Kal-El.
Sempre que uma Crise aparecer, (seja ela infinita ou final) ou sempre que um reboot atingir seu herói preferido, releiam essa edição. Entendam que o Superman da Era de Ouro, morreu.
E agora temos espaço para um novo herói. Que pode, ou não ser o verdadeiro Superman, basta que ele te cative e você o aceite.
Eu reli Superman – O Que aconteceu ao Homem de Aço? antes de iniciar o arco criado por Grant Morrison em Novos 52, e vou reler quando iniciar as sagas de DC – Reborn (nova megassaga que a DC Comis trará em 2016).
É um ponto final e também um ponto de partida. Um cânone que deve ser sempre consultado. Esse foi o fim do Superman dos anos dourados. A última história do filho de Krypton. Mas é claro que super-heróis não tem, efetivamente, últimas histórias. Sempre haverá um retorno, um recomeço um novo início. Porém, quando eles voltam, podem ter certeza que algo ficou para trás e algo vem pela frente. Eu adoro essa possibilidade dourada que surgem com renascimentos!
E falando de possibilidade dourada, Bierland Strong Golden Ale é a perfeita cerveja para acompanhar uma história do Superman. Para quem gosta de cervejas com alto teor de álcool essa é uma ótima pedida. Pois é balanceada e faz com que sentimos todas as sensações possíveis. O aroma, o sabor e o álcool atuam perfeitamente em conjunto.
E para celebrar o fim de uma Era de Ouro, essa é a cerveja perfeita.