Hoje é dia de falar de um dos meus heróis favoritos e não é do Demolidor que estou falando. Para acompanhar o campeão do deus Khonshu, optei uma cerveja clara como a lua, a Vedett Extra White.
O encadernado Cavaleiro da Lua – Dos Mortos foi lançado em Outubro de 2015 e você o encontra nas melhores lojas especializadas em Quadrinhos. A Vedett Extra White você encontra na melhor loja especializada em cervejas, a nossa parceira MyBestBeer.
___________________
História em Quadrinhos do dia – “Cavaleiro da Lua – Dos Mortos”
Editora – Marvel Comics
Editora no Brasil – Panini
Roteiro – Warren Ellis
Desenho – Declan Shalvey
Cores – Jordie Bellarie
Publicação original – 2014
Publicação no Brasil – 2015
____________________
Rótulo do dia – Vedett Extra White 330ml
País de Origem – Bélgica
Estilo – Witbier
Volume – 330 ml
Teor alcoólico – 4,7%
Cervejaria – Duvel-Moortgat
____________________
O que precisamos saber sobre a HQ?
Preciso avisar que sou fã incondicional do Cavaleiro da Lua e por isso, tenho uma propensão para falar bem do personagem. De qualquer forma, vocês perceberão que Marc Spector tem seus próprios méritos.
Acho interessante vocês saberem que esse herói representa o deus Khonshu, associado à Lua e protetor dos viajantes noturno. O herói foi criado em 1975 por Doug Moench e Don Perlin.
Marc Spector era um mercenário. Em uma de suas missões no Egito, foi traído e deixado para morrer dentro de um templo do deus Khonshu. Ali ele recebeu a dádiva do deus e voltou à vida. Todavia, agora ele deve favores à entidade.
Mas o que há de especial nisso, quando se trata de origem de super-heróis?
E se eu te disser que o deus tem mais de uma faceta e isso influencia na personalidade do Cavaleiro da Lua? São 4 facetas, para falar a verdade: Explorador, Curandeiro, Vingativo e Protetor.
Com isso, o cérebro de Marc Spector acabou desenvolvendo 4 personalidades diferentes para entender o acontecido. Isso é bem interessante, quando bem abordado por bons roteiristas.
E esse compilado de hoje, foi escrito por ninguém menos que Warren Ellis. Um dos melhores roteiristas da atualidade.
O que precisamos saber sobre o rótulo?
Toda cerveja belga é uma experiência agradável. Não podemos negar isso!
A cerveja Vedett Extra White é uma ótima cerveja belga, do estilo witbier. Já degustei essa cerveja diversas vezes, porém essa é a primeira vez na companhia de uma HQ.
Cavaleiro da Lua – Dos Mortos e Vedett Extra White
O encadernado traz 6 edições e cada uma encerra uma ideia, trazendo começo, meio e fim. É um arco bem contido e, ao contrário da maioria dos encadernados atuais, você pode degustar no ritmo que preferir e ler na ordem que quiser (Exceto a 1 e a 6 que são praticamente continuação, uma da outra).
A primeira história fala um pouco sobre o nosso herói e vemos a primeira de suas facetas. Um homem mascarado de terno e limousine branca que ajuda a polícia a achar um assassino serial.
A história se desenvolve de maneira tão simples, mas cheia de conteúdo que logo temos a SHIELD sendo citada e nos damos conta de que o Cavaleiro da Lua faz parte do Universo Marvel.
A Vedett Extra White traz coentro em sua receita. É possível perceber, logo no primeiro gole, o sabor característico deste tempero. Essa é a primeira faceta dessa cerveja multissensorial.
A segunda história, Atirador de Elite, é a minha favorita. Ela mostra todo o potencial criativo de Warren Ellis e comprova sua genialidade. A história começa nos apresentando 8 histórias ao mesmo tempo, em uma mesma página e a cada passada de página, vemos as histórias diminuindo.
É necessário ter a experiência de ler e ver sobre o que estou dizendo. É sensacional, assim como o labirinto de Scott Snyder em A Corte das Corujas. Aqui vemos a faceta super herói de capa e parafernália de utilidades.
É preciso ter a ao menos uma vez, a experiência de degustar uma Vedett Extra White e sentir o sabor leve de coentro e o aroma cítrico de laranjas. Nos goles após o primeiro você percebe que seu paladar começa a ser atingido por notas cítricas e boas notas de fruta.
Passando pela história Caixa que traz fantasmas em plena ruas de Nova York (aqui temos um uniforme místico e sensacional) e Sono que conta com uma viagem alucinada por causa de cogumelos que brotam de corpo em decomposição, chegamos à Scarlet uma história com ritmo acelerado, onde podemos ver toda a técnica do Cavaleiro da Lua.
Ele deve chegar ao último andar de um antigo prédio cheio de vagabundos, para salvar uma garota sequestrada.
Cada quadro de Declan é uma lição de narrativa. Os desenhos e a narrativa são tão bem executados, que não haveria nem a necessidade de diálogos. Um espetáculo dentro de um encadernado perfeito.
A Vedett Extra White é uma espetáculo dentro de 330 ml. Sua leveza e refrescância aliadas ao baixo teor alcoólico (baixo para os moldes belgas) faz com que a bebemos muito rápido. Por isso acabei tomando mais uma, para terminar a leitura.
Uma pena que não temos Vedett de 750 ml.
O encadernado acaba com uma história cujo cerne da trama é bem clichê mas o desenvolvimento e desfecho traz alguns elementos para pensar e refletir, enquanto termino a Vedett Extra White.
Veredicto Drunkwookie
Nota da HQ
Nota do Rótulo
Nota da Harmonização
Conclusão
É uma pena que Cavaleiro da Lua seja um herói (ou antiherói) tão “marginalizado”. Ainda que haja momentos em que esteja com grandes heróis ou grupos, nunca o vemos no centro de grandes sagas ou eventos.
Agradeço Brian Michael Bendis de ter, junto com Alex Maleev, olhado para Marc Spector e ter reconhecido o seu valor.
Agora, nas mãos de Warren Ellis o Cavaleiro da Lua atingiu todo o seu potencial! Ver meu herói sendo escrito por ele, é algo para celebrar!
A nota 4,5 se dá pelo fato de que Warren Ellis só escreveu as 6 primeiras edições da nova fase. O encadernado é pequeno e o arco de Ellis também. Era necessário mais!
Cervejas witbier são conhecidas por sua leveza, refrescância e sabores exóticos. A Vedett Extra White consegue reunir tudo isso e te apresentar a cada gole.
A harmonização funcionou perfeitamente. Desde as cores claras do nosso herói e da cerveja, até as diferentes facetas de ambos.
Se uma dessas facetas tiver a ousadia de não te agradar, garanto que as outras irão te cativar para sempre.
Em breve, teremos mais posts…