O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte IV

E hoje sai mais um post sobre o que esperar de “Os Ventos do Inverno”. Estou demorando cada vez mais para postar, pois estou sempre buscando evidências nos livros para dar fundamento a minhas teorias. (pesquisar “gêmeos”, “sonho”, “valonqar” e outras palavras-chaves, mesmo em livros digitais, é um processo cansativo).

Bom… falaremos sobre os Irmãos Lannisters (Cersei, Jaime e Tyrion)

Tyrion-Cersei-Jaime-Lannister-game-of-thrones-34013158-896-1200

e Varys que, por incrível que pareça, tem um papel fundamental na vida deles.

A partir de agora, começam os spoilers, (na verdade não é spoiler, pois não sei se isso acontercerá…)

Cersei Lannister

Fadada à morte…

— E quando suas lágrimas te afogarem, o valonqar deve envolver as mãos sobre sua garganta pálida e sufocá-la até a morte. O Festim dos Corvos – capítulo 36, Cersei VII, pág. 153.

Maggy a Rã, uma bruxa que morava na floresta próxima à Rochedo Casterly, profetizou dentre outras coisas, como seria a morte de Cersei.

Em O Festim dos Corvos, ficou evidente que essa profecia corroía a mente de Cersei. E após a morte de Tywin Lannister pelas mãos de Tyrion, Cersei ficou com mais medo de seu valonqar.

Quando li o termo valonqar, corri para pesquisar o que seria isso. Descobri que valonqar significa irmão mais novo em Alto Valiriano.

Tyrion é o valonqar — disse. — Usa essa palavra em Myr? É alto valiriano, quer dizer irmão mais novo. O Festim dos Corvos – capítulo 36, Cersei VII.

Logo presumimos, sem muito esforço, que seria o irmão mais novo, que matará Cersei Lannister, sufocando-a.

Seria Tyrion o valonqar da profecia?

Ora, Tyrion tem motivos de sobra para matar a irmã. Ele sempre foi odiado por ela. (talvez em virtude da profecia da Rã).

Assim, acredito que nos próximos capítulos, Cersei provará sua inocência pela espada, (por Robert Forte, o monstro criado por Qyburn). Ela voltará a ser a Rainha Regente. Com a morte de Pycelle e Kevan Lannister, a paranoia de Cersei crescerá e ela verá traidores em Jardim de Cima e Dorne. Sem o apoio de Jaime, ela se apoiará em Qyburn e uma guerra eclodirá enfraquecendo o poder dos Lannisters.

Só que acho muito óbvio esperar esse desfecho. A morte dela pelas mãos de Tyrion. E o óbvio parece não estar nos planos de G. R. R. Martin.

E se não for Tyrion o algoz de Cersei?

É assim que inicio minha teoria.

Esqueçam que Tyrion exista, por um momento.

Sem a existência de Tyrion Lannister, Cersei somente teria Jaime como irmão.

Cersei é a criança mais velha de Tywin Lannister, por questão de momentos. Ela nasceu primeiro, segundos na frente de Jaime.

Ela e Jaime eram gêmeos, mas Cersei tinha chegado primeiro ao mundo, e isso era o suficiente. A Tormenta de Espadas – capítulo 53, Tyrion VI.

Assim, Jaime seria o irmão mais novo de Cersei.

Jaime Lannister, como pudemos ver em O Festim dos Corvos e em A Dança dos Dragões, se distanciou da irmã. Após a morte do pai eles deitaram-se uma vez mais, mas após isso ambos se distanciaram. Jaime Lannister começa a questionar seu amor por sua irmã e logo uma raiva cresce dentro dele.

Tudo isso graças ao que Tyrion disse sobre as atitudes de sua gêmea.

…ela tem andado fodendo Lancel e Osmund Kettleblack, e o Rapaz Lua, tanto quanto sei.

A profecia diz que Cersei morrerá sufocada pelas mãos de seu irmão mais novo. Nada mais poético do que a mão de ouro de Jaime Lannister sufocar sua irmã e amante.

O irmão mais novo, que a amava e acabou odiando-a, e com sua mão de ouro põem fim a vida de sua irmã gêmea.

Regicida e Fraticida. Cairia bem esse novo título.

Assim, se Tyrion não existisse, Jaime seria o assassino de Cersei Lannister.

Essa teoria parece não servir, uma vez que é Tyrion Lannister o irmão mais novo de Cersei.

Porém, a próxima teoria busca comprovar que Tyrion é meio irmão de Cersei e jaime.

Tyrion Lannister ou Tyrion Targaryen?

TYRION TARGARYEN DRUNKWOOKIE

ATUALIZADO 06/05

A teoria tratada aqui é de 10 de Outubro de 2012. Porém resolvi revisitá-la após ler todo o conteúdo publicado em O Mundo de Gelo e Fogo.

Se antes eu acreditava que Tyrion Lannister era um Targaryen bastardo, hoje posso dizer que tenho ainda mais certeza.

Com o advento de O Mundo de Gelo e Fogo, há muito mais evidências de que Tyrion possa ser um Targaryen.  Continuar apostando nisso, ficou realmente mais fácil.

De qualquer modo, agradeço a todos que em 2012 discordaram ou concordaram com a teoria, pois graças a opinião de vocês continuei sempre prestando atenção em detalhes para provar a teoria.

Nesse caso, o que adicionei à teoria foi apenas as passagens em que mostram a postura de Aerys II em relação à Joanna.

Sobre os sonhos de dragões não atualizei, acredito que as informações que escrevi em 2012 são suficientes para balizar meu ponto de vista, assim como o “caminho” que Tyrion vem percorrendo por toda A Dança dos Dragões, chegando muito perto de Daenerys e seus dragões.

Sempre que vocês verem a palavra ATUALIZADO, quer dizer a informação é nova.

Quando reli meu antigo post, tive uma imensa vontade de refaze-lo, reorganizá-lo, reinventá-lo. Mas resisti à tentação. Acredito que devo deixá-lo como idealizei lá atrás.

TYRION TARGARYEN DRUNKWOOKIE

Só não resisti a vontade de colocar fotos novas no post, pois a HBO vem a cada temporada nos presenteando com imagens sensacionais.

Bom… vamos à teoria:

Por que Tyrion é Targaryen?

Tyrion não é filho de Tywin Lannister.

O pequeno anão, de um olho negro e outro verde e cabelos tão louros, quase brancos não é um Lannister, e sim um bastardo Targaryen.

Por que acho isso?

Primeiro por que, como eu disse anteriormente, está muito na cara que seria ele que mataria Cersei.

Segundo, após insistência do meu irmão Diego em chamar atenção ao fato de que Aerys gostava de Joanna.

E por ultimo e o mais importante, sempre quis entender a predileção de Varys acerca Tyrion. E o porquê de ser enviado para procurar a Daenerys. Não faz sentido para mim.

Quando vi que por mais de uma vez Tyrion sonhava com dragões na viagem com Ilirio Mopatis e meu irmão me disse que em O Festim dos Corvos, Aemon diz à Samwell que todos Targaryen sonham com dragões. Assim passei alguns dias pesquisando sobre Tyrion e os Targaryen.

Vamos às evidências:

Aspecto Físico. Olhos e Cabelos

TYRION TARGARYEN DRUNKWOOKIE

Um olho verde e um negro espreitavam sob uma cascata de cabelos revoltos e tão louros que pareciam brancos. Jon o observou fascinado. A Guerra dos Tronos, capítulo 05 – Jon I.

Quase todos Targaryen são conhecidos por seus cabelos quase brancos. Tyrion tem um cabelo quase branco. Essa é uma evidência forte a ser levada em consideração.

Percebemos na citação acima que Martin dá uma atenção especial à coloração dos cabelos de Tyrion. Martin nunca deixa passar nada e nenhuma descrição é jogada por acaso. Tenho isso como uma certeza na narrativa dele.

Podemos levar em consideração também, Shiera Seastar, bastarda de Aegon IV tinha um olho azul e verde. Temos também Brynden Rivers, outro bastardo de Aegon IV. Este tinha olhos vermelhos. Rhaegar tinha olhos lilases escuros, assim como os olhos de Daenerys e Viserys. As cores diferentes nos olhos dos Targaryen pode ser uma dica.

Saúde dos Targaryen

Na passagem abaixo podemos ver que Daenerys fala sobre a saúde dos Targaryen e a sua imunidade contra doenças.

daenerys_and_viserys

– Vossa Graça não deveria estar aqui, respirando esses humores negros.

– Sou do sangue dragão – Dany lhe recordou – alguma vez já viu o um dragão com o fluxo?- Viserys sempre afirmara que os Targaryen eram imunes as pestilências que afligiam as pessoas comuns e, tanto quanto ela podia dizer, era verdade. Conseguia se lembrar de estar com frio, com fome e com medo, mas nunca doente. A Dança dos Dragões – capítulo 36, Daenerys VI.

Daenerys deixa claro que não lembra de ter ficado doente na vida, e nem seu irmão Viserys. Podemos lembrar que Tyrion caiu no Sofrimentos (rio) e não foi infectado pela escamagris.

E Jon Connington que apenas retirou Tyrion da água, contraiu a doença. lembrando ainda que Tyrion não “montou a égua descorada”, mesmo estando em um acampamento onde a doença do fluxo atingiu milhares de escravos e senhores. Mais uma evidência escondida na narrativa perfeita de G R. R. Martin.

Nascimento sofrido

TYRION TARGARYEN DRUNKWOOKIE

Joanna Lannister morreu no parto, quando deu luz à uma pequena criança deformada. Por todo Rochedo e depois por toda Westeros a notícia se espalhou.

Tivemos problemas de parto com mais duas Targaryen. Rhaenyra Targaryen, apresentou problemas no parto, em A Princesa e a Rainha

A princesa gritava maldições durante seu trabalho de parto, invocando a ira dos deuses sobre seus meio-irmãos e a mãe deles, a rainha e detalhando os tormentos que ela iria infligir sobre eles antes de deixá-los morrer. Ela amaldiçoou a criança dentro dela também.

_Saia! _ ela gritou, agarrando a barriga inchada, enquanto seu meistre e sua parteira tentava contê-la.

 _Monstro , monstro , saia , saia , saia!”

Quando o bebê finalmente saiu, ele provou de fato ser um monstro: uma garotinha natimorta, torcida e malformada, com um buraco no peito onde deveria estar seu coração, atarracada e com uma cauda escamada.

 A menina morta tinha sido nomeado Visenya. A Princesa Rhaenyra anunciou no dia seguinte, quando o leite da papoula tinha anulado a sua dor:

_”Ela era minha única filha, e eles a mataram. eles roubaram minha coroa e assassinaram minha filha, e agora responderão por isso.

E assim, a dança começou. The  Princess and the Queen (Dangerous Women)

E Daenerys Targaryen quando deu a luz ao seu filho morto, também apresentou complicações.

Ele virou o rosto. Tinha os olhos assombrados.
– Elas dizem que a criança era…
Dany esperou, mas Sor Jorah não foi capaz de dizer. Seu rosto escureceu de vergonha. Ele próprio parecia quase um cadáver.
-Monstruosa – terminou Mirri Maz Duur por ele. O cavaleiro era um homem poderoso, mas Dany compreendeu naquele momento que a maegi era mais forte, e mais cruel, e infinitamente mais perigosa. – Deformada, Fui eu quem a puxou. Tinha escamas como um lagarto, era cega, trazia um vestígio de cauda e pequenas asas de couro como as de um morcego.

Quando o toquei, a carne desprendeu-se do osso, e por dentro estava cheia de vermes e fedia a decomposição. Estava morta havia anos. A Guerra dos Tronos, Daenerys

Interesse de Aerys em Joanna Lannister

A4V52kh

Há também o boato que Aerys era apaixonado pela prima de Tywin Lannister, prima essa que veio a se tornar esposa de Tywin mais tarde.

Sor Selmy Barristan diz isso a Daenerys, mas resguarda ela de alguns detalhes, pois insiste em demonstrar que Aerys foi um bom rei.

“O príncipe Aerys… quando era jovem, apaixonou-se por uma certa senhora de Rochedo Casterly, uma prima de Tywin Lannister. Quando ela e Tywin se casaram, o seu pai bebeu muito vinho no banquete de casamento, e ouviram-no dizer que era uma grande pena que o direito do senhor à primeira noite tivesse sido abolido. Um gracejo ébrio, não passou disso, mas Tywin Lannister não era homem para esquecer tais palavras ou o… excesso de familiaridade que o seu pai mostrou quando os noivos foram levados para a cama. — A cara de Sor Barristan enrubesceu. — Já disse demais, Vossa Graça. Eu…” A Dança dos Dragões – capítulo 43, Daenerys VII.

ATUALIZADO 06/05

Com o lançamento do livro O Mundo de Gelo e Fogo, tivemos acesso à novas informações.

Essas informações joga um luz sobre a personalidade de Tywin e de Aerys II. Podemos ver que os dois desde cedo eram amigos, cresceram juntos, e uma disputa cresceu entre eles.

TYRION TARGARYEN DRUNKWOOKIE

Não necessariamente era um disputa por Joanna Lannister. Dá a entender que apenas Aerys II tinha inveja de seu Mão, e depois passou a considera-lo um perigo.

Bem, mas para essa teoria o que realmente deve ser citado são os momentos em que Aerys II citou Joanna. E esses, são momentos importantíssimos.

Joanna Lannister era desejada por Aerys, o Rei Louco

Com esse livro, passamos a saber que Joanna foi dama de companhia da princesa (mais tarde Rainha) Rhaella. E haviam rumores estranhos acerca disso.

Os rumores indecentes de que Joanna Lannister deu sua virgindade ao príncipe Aerys na noite da coroação de seu pai e desfrutou de um breve reinado como sua mente depois que ele ascendeu ao Trono de Ferro podem ser descartados com segurança… O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 115

Tudo bem. A citação diz que tal “fofoca” deve ser desconsiderada.

Tywin-Lannister-game-of-thrones-21005419-500-280

Acontece que tal fato foi imaginado por algumas pessoas. Logo podemos imaginar que algo tenha acontecido, ou pelo menos Aerys gostaria que acontecesse.

Uma citação em seguida, parece ser um pouco mais confiável, ou talvez a versão mais real da “fofoca”.

“Tem sido relatado de forma confiável, no entanto, que o rei Aerys tomou liberdades pouco comuns com a pessoa da Senhora Joanna durante a noite de núpcias dela, para desfazer de Tywin. Não muito depois, a rainha Rhaella dispensou Joanna Lannister de seu serviço. Nenhuma razão foi dada, mas a Senhora Joanna partiu imediatamente para Rochedo Casterly e raramente visitou Porto Real depois disso. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 115

Ora, então as informações de Sor Barristan foram confirmadas pelos relatos do Meistre Yandel.

Aerys tinha uma paixão secreta por Joanna, isso fica muito claro… E as próximas citações não são apenas suposições, são falas do próprio Rei.

Tyrion Targaryen

Quando os filhos de Tywin e Joanna nasceram, (Cersei e Jaime), Aerys II Targaryen se manifestou.

Parece que me casei com a mulher errada.” dizem que sua Graça disse, quando foi informado do alegre acontecimento. Mesmo assim, mandou o peso de cada criança em ouro como presente pelo dia do nome e ordenou que Tywin os levasse à corte quando tivessem idade suficiente. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 115

E se não bastasse, o comentário que se seguiu finaliza as suspeitas.

“E traga a mãe deles também, pois faz muito tempo que olhei para o rosto dela” ele insistiu. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 115

Agora questão que deve ser levantada é: Quem poderia impedir o Rei Aerys II Targaryen, se ele quisesse possuir Joanna Lannister?

As datas do último encontro, o nascimento de Tyrion e a vergonha de Tywin

O tempo passou e foi no Torneiro de Aniversário (torneiro criado por Tywin para homenagear os 10 anos de reinado de Aerys II) quando os gêmeos completaram 6 anos, que Joanna compareceu à presença do Rei para apresentar seus filhos o Rei.

A manifestação do Rei foi a mais direta possível.

Quero que vocês guardem essa informação… O Torneio de Aniversário aconteceu em 272 d.C.

O Rei (já passado na bebida) perguntou para ela se amamenta-los tinha “arruinado seus seios, que eram tão empinados e orgulhosos”. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 116

Percebam que entre a visita de Joanna ao Rei no Torneio e o nascimento de Tyrion tem pouco menos de um ano de diferença.  O nascimento de Tyrion se deu em 273 d.C.

 Furos na Teoria?

Uma fragilidade dessa teoria é: Porque Tywin, um homem tão orgulhoso teria aceitado criar o filho de um Rei que tudo o que fez, depois de um certo tempo, foi desmerece-lo e humilha-lo?

Aerys vergonhosamente disse: Os deuses não podem suportar tala rogaria. Eles arrancaram uma bela flor de sua mão e lhe deram um monstro no lugar dela, para finalmente ensinar-lhe alguma humildade. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 115

lannister

Acredito que seja exatamente por isso. Dizer a todos que Tyrion era filho de Aerys II, traria imensa vergonha para a Cassa Lannister.

Percebam nas próximas passagens que, Tywin sempre se calou diante da postura de Aerys II. E também veremos que os rivais de Tywin não perdiam a oportunidade de rir dele.

Imaginem se ele trouxesse à público essa informação? Seria ainda pior para a honra Lannister.

Desprezo e zombaria se tornavam mais numerosos; os cortesãos esperavam avançar na corte logo descobriram que a maneira mais rápida de chamar atenção do Rei era zombando de sua Mõ solene e sem humor. E em tudo isso Tywin Lannister sofreu em silêncio. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen – Aerys II, página 116

Bem, nesse cenário nao vejo muita saída para Tywin. Se ele dissesse que Tyrion era filho de Aerys II, ele seria motivo de chacota por todo os Sete Reinos.

Fora que, a criança nasceu deformada. Como o Rei aceitaria essa acusação? Ainda mais que Aerys II se manifestou após o nascimento do pequeno Tyrion.

Acredito que Tywin Lannister se viu diante um dilema. Prezar pelo orgulho Lannister, ou dizer a verdade, e talvez até ser acusado por Aerys II de perjúrio. Qual Rei gostaria de ser acusado de ter gerado um filho deformado?

Foi assim que Tywin Lannister resolveu esconder a verdade, e teve de criar Tyrion como seu filho.

Isso não quer dizer que Tywin estivesse confortável com tal situação. Há uma passagem que Tia Genna Lannister disse que o verdadeiro filho de Tywin Lannister era Tyrion. Os resultados dessa afirmação vimos em O Festim dos Corvos. Ele ficou sem falar com a irmã por um ano.

Tywin Lannister diz a verdade antes de morrer?

Quando Tyrion mata Tywin Lannister há uma frase dita pelo Leão. Seria apenas uma frase solta, ou estaria trazendo a verdade ali?

vlcsnap-2014-06-16-15h14m19s124-1024x576

– Atirou em mim – disse ele, incrédulo, com os olhos vidrados, em choque.

– Sempre foi rápido em compreender as situações, senhor – disse Tyrion. – Deve ser por isso que é Mão do Rei.

–  Você…não é…não é meu filho. A Tormenta de Espadas, capítulo 77 – Tyrion XI

Ainda temos mais informações que ajudam a dar base na teoria. São os Sonhos de Dragões que Tyrion tem.

Interesse e Sonho com Dragões

Aemon Targaryen em uma conversa com Samwell diz que os Targaryens sonham com dragões…

_ O ultimo dragão morreu antes de você nascer – Disse Sam – Como é que você se lembra deles? _ Eu os vejo em meus sonhos, Sam. Eu vejo uma estrela vermelha sangrando no céu. Ainda me lembro do vermelho. Eu vejo suas sombras na neve, ouço o estalo de asas de couro, sinto a sua respiração quente. Meus irmãos também sonhavam com dragões […] O Festim dos Corvos – capitulo 23, Samwell III.

… e Tyrion Lannister sonha várias vezes com dragões ao longo dos livros. Peguei algumas citações onde comprovam os sonhos.

– E está lendo sobre o quê?

– Dragões – disse-lhe Tyrion.

– De que serve isso? Já não há dragões – disse o rapaz, com as fáceis certezas da juventude.

– É o que dizem – respondeu Tyrion. – É triste, não é? Quando tinha a sua idade, costumava sonhar em ter um dragão meu. A Guerra dos Tronos – capítulo 13, Tyrion II

Sonhos de dragões… os Targaryen sonham frequentemente com dragões e Tyrion teve mais de um sonho de dragão.

Tyrion Lannister sonhou com uma batalha que tornou os montes de Westeros vermelhos como sangue. Estava no meio dela, entregando a morte com um machado do seu tamanho, combatendo lado a lado com Barristan, o Ousado, e Açamargo, enquanto dragões rodopiavam pelo céu por cima deles. A Dança dos Dragões, capítulo 08, Tyrion III.

Além disso, Tyrion Lannister tem uma fixação a respeito de dragões, e há evidências espalhadas pelos livros também.

Em vários momentos podemos ver o fascínio dele pelas criaturas aladas.

Tyrion sentia um fascínio mórbido por dragões. Quando chegara pela primeira vez a Porto Real para o casamento da irmã com Robert Baratheon, fizera questão de procurar os crânios de dragão que haviam decorado as paredes da sala de trono dos Targaryen. A Guerra dos Tronos, capítulo 13, Tyrion II

Desde criança Tyrion falava de dragões…

Quando era ainda uma criança solitária nas profundezas de Rochedo Casterly, era frequente montar dragões pelas noites fora, fingindo ser um principezinho perdido Targaryen, ou um senhor dos dragões valiriano a pairar bem alto sobre campos e montanhas. Uma vez, quando os tios lhe perguntaram que presente desejava pelo dia do seu nome, suplicara-lhes um dragão. A Dança dos Dragões – capítulo 05, Tyrion II

game-of-thrones-gallery-season-1-bts-props-locations-18

– Ah, sim. Até um rapazinho enfezado, torcido e feio pode olhar o mundo de cima quando está sentado no dorso de um dragão – Tyrion afastou a pele de urso e pôs-se de pé. – Costumava acender fogueiras nas entranhas de Rochedo Casterly e ficar horas olhando as chamas, fazendo de conta que eram fogos de dragão. A Guerra dos Tronos, capítulo 13, Tyrion II

Varys e Tyrion. Reforço à teoria do pequeno Targaryen?

foto-11

Somente essas evidências dariam respaldo à minha teoria… mas além das evidências acima descritas, acho que o indício mais forte de que Tyrion é um bastardo Targaryen é o interesse de Varys em sempre ajudar o anão.

Porque o Mestre dos Sussurros ajudou tanto Tyrion Lannister?

Percebe-se que desde o início Varys simpatizava-se com Tyrion.

E eu me pergunto…qual o interesse no anão?

Tyrion e Varys, uma “amizade” baseada em quê?

Tyrion não confiava em Varys, embora não fosse possível negar seu valor. Sabia coisas, sem a menor dúvida. – Por que você é tão prestativo, senhor Varys? – perguntou Tyrion —” estudando as mãos suaves do homem, a cara nua e empoada, o sorrisinho servil. Furia dos Reis, capítulo 08, Tyrion II, pag. 89

Fiz um quadro com o que Varys fez por Tyrion:

• Varys entregava relatórios a Tyrion sobre o que acontecia na cidade.

• Contou a Tyrion que Cersei dormia com Lancel Lannister;

• Ajudou Tyrion a esconder Shae.

• Tirou o anão das masmorras, mostrou o caminho para o quarto de Twyin Lannister e após, enviou Tyrion para Ilirio Mopatis.

Varys foi um homem que construiu sua própria sorte, juntamente com seu amigo Ilirio Mopatis em Pentos. Não acho que ele simplesmente simpatizou-se com o anão.

Pelo decorrer da história, percebemos que o caminho que Varys percorreu até o Epílogo de A Dança dos Dragões, sempre teve o intuito de ajudar e favorecer os Targaryens.

Vejamos:

• Ele foi nomeado por Aerys como Mestre dos Sussurros

• Fez Aerys desconfiar de seu filho Rhaegar

• Quando Robert invadiu Porto Real, ele enviou Daenerys e Viserys para Pentos (sob os cuidados de Ilirio Mopatis)

• Ilirio entregou os ovos para Daenerys e conseguiu arrumar o casamento dela com Khal Drogo

• Varys tinha Jorah Mormont nas mãos, e avisou a Jorah que Robert queria matar Daenerys

• Varys “salvou Aegon” da morte certa, e mentiu sobre a morte de Jon Connington

Desde o início Varys trabalhou e manipulou todos para trazer de volta os Targaryens de volta ao Trono de Ferro.

tyrion_and_varys

O eunuco deixou claro suas intenções quando disse a sor Kevan que estava matando-o por que o Lannister estava conciliando Jardim de Cima e Rochedo Casterly. E que o reino deveria desmoronar para que Aegon tomasse o que é seu de direito.

Ou seja, nesse breve relato, Varys se mostra mais uma vez, grande simpatizante pela causa dos Targaryen.

Tyrion sorriu. – Lorde Varys, estou ficando estranhamente seu amigo. Ainda posso acabar matando-o, mas creio que isso me entristeceria. A Fúria dos Reis, capítulo 08, Tyrion II, pág 90.

Varys sabe da verdadeira origem de Tyrion Lannister e por isso o defendeu desde que o anão colocou os pés em Porto Real. E após várias intervenções, enviou o Duende até Ilirio e dali, rumo à Daenerys.

Conclusão

Tywin demonstrou em TODOS os momentos que é um homem integro e que toda sua conduta em vida teve um objetivo: Manter o nome dos Lannister intocável. Até mesmo guardar um segredo desses e aceitar um anão vestindo as cores de sua Casa.

Sim… Há muitos indícios que nos levam a crer que Tyrion seja um Targaryen.

Porém, ainda assim nada comprova a teoria de forma definitiva. O envolvimento carnal de Joanna e Aerys não está confirmado em local algum. Apenas suposições.

Mesmo assim, diante de todas informações que coletei e usei para escrever esse post, acredito que Tyrion seja um bastardo Targaryen.

Quando ele tiver contato com algum dos dragões de Daenerys veremos como eles se portarão, e aí teremos ainda mais certeza. É provável que em Ventos do Inverno o mistério seja respondido.

Imaginem ele como uma das cabeças do Dragão. Nos céus, voltando para Westeros ao lado de Daenerys, olhando lá de cima toda as injustiças, preconceito e ódio projetado contra sua pessoa por todos esses anos.

Será épico.

Porém… Se o Dragão tem três cabeças, essas cabeças serão Tyrion, Daenerys e…

Quem será a próxima cabeça do dragão? Eu tenho meu palpite. E vocês?

319 Comentário

  1. 10 de outubro de 2012    

    Se eu gostei! claro que gostei, nunca havia percebido tudo isso! Seria espetacular, e tendo os embasamentos, seria mais espetacular ainda!!!

    • 11 de outubro de 2012    

      natan, eu tento sempre procurar passagens nos livros que embasem minhas teorias… e por incrivel que pareça quanto mais eu leio (nessas pesquisas) mais coisas eu acho sobre outro personagem.

      • Anônimo Anônimo
        4 de dezembro de 2013    

        O que acha da teria sobre O valonqhar e não seu valonquhar, especulando quenão teria de ser necessariamente um caçula da Cersei, mas simplesmente um irmão caçula. Por exemplo Rickon ou até memso Danerys(irmã casula do Viserys)

      • ana claudia ana claudia
        12 de maio de 2015    

        Esta teoria existe faz tempo nos foruns… desculpe, mas não é sua…
        Também acredito que ele seja um Targaryen principalmente depois do lançamento do livro Mundo de Gelo…

        • 12 de maio de 2015    

          Exato. provavelmente existe antes de 2012 (quando eu escrevi), uma vez que o primeiro livro foi lançado lá fora em 1996 (A Guerra dos Tronos). O que quero mostrar aqui é Mundo de Gelo e Fogo veio para dar mais base para a teoria.

  2. 11 de outubro de 2012    

    Báh! D+… eu desde do 3º livro fiquei pensando se não seria o anão Tyrion o Verdadeiro Rei de todos os reinos. Muito boa teoria.

    • Anônimo Anônimo
      11 de outubro de 2012    

      Se for isso, que parece mto que vai ser pelas evidencias, vou ficar mto satisfeita mesmo. Um tapa na cara dos Lannisters.

      • 11 de outubro de 2012    

        Os Lannisters precisariam testemunhar Tyrion montado em um dragão… seria maravilhosa a cena.

        • Greice Greice
          14 de outubro de 2012    

          Sim! Acho que todos gostariam de ver o Tyrion montado num dragão, com muito fogo e sangue!!!!

        • Vanessa Vanessa
          26 de janeiro de 2013    

          Além de tudo isso que vcs colocaram… nunca consegui “odiar” Tyrion como odeio os Lannisters, pois Martin nos leva a simpatizar com o anão…

    • 11 de outubro de 2012    

      Eu, desde o início me simpatizei com Tyrion. a inteligência dele sempre me chamou atenção. E no 5º livro eu achei que ele estava meio perdido… depois com as pesquisas, descobri que o autor tem planos épicos para ele.

      • Iceman Iceman
        28 de novembro de 2012    

        Gostei de Tyrion desde o primeiro livro, porque o único pecado dele foi lutar e usar todos os recursos disponíveis, para sobreviver.
        Mas ele nunca foi maldoso quanto os demais irmãos.
        Quando assumiu o cargo de Mão, então, revelou sua verdadeira natureza e se tornou um de meus personagens favoritos, pois ele quis, realmente,ajudar, governar com justiça.
        Essa teoria de ser um Targaryen pode bem ser verdade, pois de todas as personagens do livros, os Targaryen são os únicos com características que os diferem de todos os outros.

      • Lenicio Felinto Lenicio Felinto
        12 de maio de 2015    

        Minha única dúvida era o tempo de gestação de Tyrion pela ignorância da época de visita de Joanna + gêmeos a Porto Real.
        Você consegue captar pequenas clareiras nas obras já lançadas, sementes que germinam nos mais atentos raciocínios.
        Eh notável a postura, discernimento e velocidade de reação do Anão, confio que ele seja mesmo um dos dragões e se a série complementar as obras ou teremos uma resposta a respeito das 3 cabeças, ou apenas outro fim dramático para os episódios de tv.

  3. 11 de outubro de 2012    

    O Dragão tem 3 cabeças, mas deve ter mais uma.

    Daenerys, Tyrion, Aegon e Jon Snow … certo?

    • 11 de outubro de 2012    

      Exato!
      É um ponto importante “…mas deve ter mais uma”.
      Tambem acho que são esses 4. Achei que Aegon seria “fake” pq Jon Snow tem uma importancia, e um a teoria interessante sobre sua mãe.

      • 12 de novembro de 2012    

        Era esse ponto que eu queria comentar. Comecei a desconfiar que o Jon Snow não era filho do Ned, e há a promessa que o Ned fez a irmã. Li sobre isso e várias pessoas acreditam que o Jon é filho da Liana Stark com Rhaegar, não seria ele então uma das cabeças do dragão…mas 4 cabeças?

      • Natália Matos Natália Matos
        11 de março de 2013    

        olha a Dany escolhe o dragão de 3 cabeças porque era a bandeira de Aegon o Conquistador, acho q ñ tem nada a ver com qm são essas cabeças, só se Aegon I tivesse alguma profecia a respeito disso. Tambem acredito q essa teoria de o Tyrion ser um Targaryen meio difícil de aceitar. Sim há provas de q o rei louco gostava de Joana mas msm assim ele teria a possuido mt dps do casamento dela com Tywin, slá acho bem difícl se bem q tyrion sempre teve uma fascinação natural por dragões e isto está explícito em praticamente tds os livros

        Gostaria q vc fizesse alguma hipótese do q iria acontecer com Arya, afinal ela está se afastando mt, se tornando uma assassina e gostaria de saber se vc tem alguma hipótese a respeito disso, obrigada

      • 12 de julho de 2013    

        Já leu uma teoria que diz que “Aegon” é, na verdade, um Blackfyre? Se for assim, as três cabeças do dragão seriam Jon Snow, Daenerys e Tyrion…

        • 31 de outubro de 2013    

          Mas Snow e Tyrion também são Blackfyre, visto que são bastardos. Não me lembro de “o dragão tem três cabeças, MAS DEVE TER MAIS UMA”. Vou reler essa parte!

          • 24 de novembro de 2013    

            Não, eles são apenas bastardos. Blackfyres são os bastardos legitimados de Aegon IV, o Indigno.

      • jacqueline jacqueline
        12 de setembro de 2013    

        Se ele realmente for um Targaryen e o Jon também isso esplicaria porque os dois se deram tão bem

      • Felipe Zarour Felipe Zarour
        3 de janeiro de 2015    

        Aegon é o dragão pantomimeiro, provavel que seja um pretendente blackfyre;
        A linhagem masculina estava extinta, mas nã a feminina.

        – Passagem interessante fala sobre a estalagem que tinha um dragão de 3 cabeças, de ferro, portanto negro.
        Quando houve a primeira guerra BlackFyre, este foi jogado no rio, por remeter à pretensão usurpadora, tendo em vista que o simbolo BlackFyre é um dragão de 3 cabeças negro, em fundo vermelho (oposto da casa targaryen)
        E no decorrer da estória contada, diz-se que acharam uma das cabeças do dragão na agua depois de muito tempo, porém, este já enferrujado e vermelho, porém, apesar de vermelho por fora, continuava sendo negro por dentro.
        Ou seja, um blackfyre maquiado.

        Portanto, o dragão de 3 cabeças é formado por Daenerys, Jon Snow e Tyrion (ao menos, é o que creio)

        • Felipe Zarour Felipe Zarour
          6 de janeiro de 2015    

          E não é o fato de ser legitimado que torna uma pessoa um blackfyre.
          Daemon é fruto da união de Aegon IV (o indigno) com a sua irmã Daena Targaryen (a irmã/cunhada se é que isso é possível, kkkkk)
          Mesmo sendo de puro sangue Targaryen, não deixava de ser um bastardo.
          Isso até o próprio Aegon IV deixar clara a sua preferencia por esse filho em detrimento dos demais, sendo que o próprio o armou cavaleiro e o presenteou com nada mais, nada menos que a lendária espada Blackfyre, que pertencera a Aegon o conquistador…
          A partir daí, Daemon, ainda considerado bastardo, criou uma casa chamada BlackFyre, sendo usado como brasão, o símbolo Targaryen às avessas (Dragão negro em fundo vermelho – como um “negativo” do símbolo Targaryen – dragão vermelho em fundo negro).
          A partir disso Daemon passou a ganhar bastantes seguidores, visto que era um “puro sangue” targaryen, portava a espada do Grande Aegon, pai da dinastia e era um guerreiro hábil como pouquíssimos no reino… Porém ainda era considerado bastardo.
          Porém em leito de morte, Aegon IV, o indigno, legitimou todos os seus filhos bastardos… Era o que Daemon esperava para ver sua pretenção ganhar força e reivindicar seu trono de ferro.
          Devido a tudo isso, houve no total 5 pretendentes blackfyre ao trono de ferro, todos descendentes de Daemon, e todos com apoio incondicional de seu irmão por parte de pai, o também legitimado Aegor Rivers – O AçoAmargo, personagem lendário e espetacular.
          Falei tudo isso para explicar que não é o simples fato de ser legitimado para ser considerado BlackFyre. Esta é uma casa fundada pelo Daemon, em homenagem à sua herança, a espada do conquistador!

          • Gil Gil
            12 de maio de 2015    

            E você sabe dizer se o Aço Amargo também não deixou descendentes? DIz-se que a linhagem masculina dos Blackfyres está extinta, mas quem sabe o que esses caras fizeram lá depois do Mar Estreito? Televisão eles não tinham… e o filho do lendário Aço Amargo também teria chance de ser um grande e inteligente guerreiro, como promete ser o suposto Aegon.

    • 26 de dezembro de 2013    

      e se houver um quarto dragão? e se Joan for destinado a cavalgar o dragão de gelo?

  4. Paula Paula
    12 de outubro de 2012    

    Amei a teoria! Realmente, os detalhes são incríveis, George Martin deveria ser considerado um gênio. No quinto livro quando o Tyrion está passando por Chroyane tem um trecho assim: “Uma forma meio oculta passou por sobre suas cabeças, pálidas asas de couro batendo no nevoeiro. Tyrion esticou a cabeça para ver melhor, mas a coisa sumira tão repentinamente quanto aparecera.” O que você acha que foi?

    • 15 de outubro de 2012    

      Paula, fiquei interessado nessa forma meio oculta. Vou pesquisar e te falo qual a minha opinião. De cara, imagino que tenha sido Drogon passeando por ai… mas quem sabe?

  5. Vinicius Vinicius
    14 de outubro de 2012    

    Nunca tinha pensado nisso cara, parabéns. Talvez daí venha o desprezo de Tywin, ele disse que Tyrion nunca seria o senhor do rochedo, ficou meses sem falar com Genna qd ela disse que ele tinha apenas um filho, Tyrion.

  6. Greice Greice
    14 de outubro de 2012    

    Primeiro, gostaria de dizer que me agrada mais a ideia de Tyrion sendo um Lannister. Aliás, acho que combina muito mais. Afinal, dinheiro compra muitas coisas… Claro, ser um Targaryen é legal e tal, mas, mesmo que seja isso, ninguém precisa saber.
    Mas nada da relação do Varys me parece fazer sentido. Ou, talvez, faça: acabei de pensar em algo, mas, antes, vou dizer no que tinha pensado, antes desse outro pensamento me assaltar.
    Nunca entendi por qual motivo o Varys ajudava o Tyrion, nem em Porto Real, nem na fuga. Pensei que, talvez, ele gostasse do Tyrion… Ou, na pior das hipóteses, Varys achava que ele seria útil para a Daenerys e, sendo um partidário dos Targaryen, seria bom para a Rainha Dragão ter bons conselheiros. Além disso, Tyrion parece ser a única pessoa que leu todos os livros possíveis sobre dragões a ponto de poder treiná-los – é, toda vez que penso nisso, lembro-me do filme “Como treinar o seu dragão”, hahahahahaha! [e não perdoo o Martin por não tê-lo deixado ver o Dhrogo, na arena!]. Ao mesmo tempo, Tyrion é o herdeiro de Rochedo Casterly e, também é bom contar com uma Casa que possa ajudar com dinheiro.
    Entretanto, ainda sim, às vezes, parece não fazer nenhum sentido ver o Varys ajudando o Tyrion, quando na verdade a Aranha era partidária da Casa Targaryen. Se as coisas são como terminaram na Dança, tudo que Varys deseja é a ruína de qualquer outra casa que não a Targaryen e não faz sentido que ele o ajudasse em Porto Real, quando Tyrion era a Mão, porque ele estava fazendo um bom trabalho. Mas, embora não goste da teoria de Tyrion ser um Targaryen, faria sentido se ele fosse!
    O pensamento que me assaltou foi, justamente, o de que, se ele fosse um Targaryen, Varys, com toda a certeza, o ajudaria! [Eu continuo não gostando da ideia] e, então, a tua teoria faria sentido – embora eu tenha apresentado outros motivos, acima. Mas quando Aerys teria contato com Joanna? Pelo que entendi, ela não chegou a ir para Porto Real e não acho que o rei tenha se hospedado em Rochedo. Tirando a passagem do Selmy – mas eu acho que mais alguém deixa entender essa atração do Aerys pela Joanna… Teríamos que buscar indícios dessa oportunidade de contato entre ambos.
    Mas, voltemos a tua teoria: valonqar citado é um irmão mais novo, mas ao que parece, não é O IRMÃO mais novo. Algumas teorias dizem que seria um irmão mais novo, não necessariamente o irmão mais novo, o que colocaria o Jaime no páreo, porque ele é um irmão mais novo e, dessa forma, Tyrion poderia continuar a ser um Lannister – há uma versão mais larga, que diz que poderia ser qualquer irmão mais novo (tipo, Arya ou Rickon).
    Sonhar com dragões… Isso parece pega-ratão de lógica: se a rua está molhada, então choveu. Não, necessariamente, porque sei lá, um cano pode ter estourado, um caminhão-pipa vazou, alguém achou que seria bom molhar a rua para diminuir o pó… Não acho que seja possível que apenas Targaryens sonhem com dragões. Acho que, sendo Targaryen, necessariamente sonha-se com dragões. Porém, um não Targaryen poderia também sonhar com eles…
    Tão loiros que pareciam brancos… Pois é, parecem brancos, mas são loiros. Eu já vi esse tipo de cabelo: sob a luz, parecem quase brancos, mas nas sombras, tem alguma cor. Os Targaryen têm, de fato, cabelos brancos ou cor de prata. Além disso, tem a profecia da Qaithe: um leão branco andando – ou correndo, não tenho meus livros aqui – no pasto – ou grama – mais alto do que um homem… [agradeço quem me explique quem diabos é esse leão branco e, mais, o que significa o pasto, ou grama!].
    Agora, essa passagem que tu usaste: “É o que dizem – respondeu Tyrion. – É triste, não é? Quando tinha a sua idade, costumava sonhar em ter um dragão meu. A Guerra dos Tronos – capítulo 13, Tyrion II”. ‘Sonhar’ não poderia ser entendido no sentido de ‘desejar’, ‘querer’, ‘imaginar’? Eu, pessoalmente, acho que é isso que significa essa palavra no contexto, mas, vai saber se o Martin não está usando um jogo de palavras?
    O segundo sonho citado por ti, de repente, se tornou muito importante e não lembrava dele. Fiquei feliz em ler aquilo. Tyrion lutando com Sor Barristan e Açoamargo e três dragões voando! Uau! Então posso sonhar que, afinal, o Tyrion retorne a Westeros, que lute – espero que sobreviva. O mais importante desse sonho é que temos Sor Barristan e, presume-se, portanto, Daenerys e Açoamargo. Mas Açoamargo tem uns setenta anos! Então, parece que estamos falando da Companhia Dourada, do Aegon e do Jon Connington!!! Todos juntos, ahhahaha, é de enlouquecer! Ventos do Inverno, por favor, cheguem logo – e eu, pelo jeito, vou ter de aturar uns dois ventos Minuano antes! Oh, mon Dieu!
    Buenas, já tá longo, isso. Desculpe. Enfim, Tyrion sonhar com dragões parece natural, tu mesmo deste a razão para isso: “- Ah, sim. Até um rapazinho enfezado, torcido e feio pode olhar o mundo de cima quando está sentado no dorso de um dragão – Tyrion afastou a pele de urso e pôs-se de pé. – Costumava acender fogueiras nas entranhas de Rochedo Casterly e ficar horas olhando as chamas, fazendo de conta que eram fogos de dragão. A Guerra dos Tronos, capítulo 13, Tyrion II”.
    Eu penso que ele é o filho de Tywin, e ficaria muito contente se ele conseguir tudo que quiser, só para o velho se revirar na sepultura!!! Espero que goste das minhas observações. Como eu disse, gosto dele como Lannister e gostaria de vê-lo dar um tapa em toda a Westeros – inclusive em sua família – como Lannister.

    • 15 de outubro de 2012    

      Gostei do seu comentário… e realmente há muitas coisas para levarmos em consideração. Eu (LEANDRO) gostaria muito que Tyrion fosse Lannister. Acho que é a cara dele, o jeito dele, a essência dele. A teoria Tyrion Targaryen não me agrada e se isso for verdade ficaria desapontado… algo muito “novela mexicana”.
      Só que há muitas evidências ao longo dos livros. Concordo com você que qualquer um poderia sonhar cm dragões… (eu já sonhei com dragões…hahahaha e não sou Targaryen)… mas acho que Martin deixou isso como uma condição… na vdd não me lembro de um “não-targaryen” sonhar com dragões.(posso estar errado).
      Mas não é nem o fato de Tyrion sonhar que me leva a crer que ele é Targaryen. E sim o conjunto de evidencias. Cabelo branco, olhos coloridos (bastardos Targaryen podem ter problemas na iris), e o interesse de Varys sobre ele. Acho que o interesse do Varys é a evidencia mais forte para mim.

      • Greice Greice
        15 de outubro de 2012    

        É, esse interesse do Varys é estranho, como admito, lá em cima. Mas, talvez, tenha uma justificativa… Acho que ele vê o Tyrion como peça – o que também foi dito, aqui embaixo, pelo Juliano. Ou talvez, o Varys goste do Tyrion, embora eu não ache que isso o impediria de fazer qualquer coisa contra ele, se fosse necessário. Só que o Tyrion é útil – eu acho que ele diversas outras coisas muito mais interessantes que “útil”, mas, enfim… – e Varys reconheceu um valor (finalmente, alguém dá o devido valor).
        Em 2014, descobriremos – ou não!

        • Alex V. Alex V.
          12 de março de 2013    

          Pessoal… não sei se estão se lembrando, mas há um momento em que se passa entre Ned e Varys, (Quando Eddard está aprisionado) em que ele pergunta ao Eunuco de que lado ele está? E Varys responde que está com o reino. Já que ele ajuda tanto o Tyrion… certamente o nosso pequeno leão tem haver sim com o bem do reino. Mas, me ocorreu agora, Varys também tentou ajudar Ned… Talvez a Aranha goste de ajudar aqueles que ele simplesmente vê que são de boa índole… (Ned e Tyrion são exemplos disso).

          • Renato Renato
            25 de dezembro de 2013    

            Não acredito em Varys motivado em ajudar “boa índole” e não acredito na disposição dele ajudar Ned. Do contrário teria o tirado da masmorra. Acho muito mais fácil o cara ter soprado no ouvido do Joffrey cortar a cabeça do Ned. O plano dele e do Illyrio parece ser provocar o caos para destruição de todos que possam rivalizar com os Targaryen.

      • Greice Greice
        16 de outubro de 2012    

        Hoje pela manhã, lembrei de algo… Aliás, duas coisas.
        Primeiro, se serve de consolo (a mim e ao Leandro, hehehe!) o Tyrion ainda é um Lannister. Joanna, não esqueçamos, é prima do Tywin – depois vou dar uma olhada na árvore.
        Segunda coisa, para reforçar a teoria de Tyrion bastardo – só para completar as coisas ruins dele, embora, no meu juízo, as qualidades ultrapassem, em muito esses ditos defeitos. Quem foi que nomeou Jaime como parte da Guarda Real, tornando Tyrion herdeiro de Rochedo? Aerys. E isso foi creditado a sua loucura, mas se Aerys soubesse que ele era seu filho, Rochedo era uma boa herança para um bastardo seu…
        Ao mesmo tempo, por que a Joanna não tomou um chá da Lua? Eu o faria, em caso de estupro…

        • 16 de outubro de 2012    

          Nossa… o bom desse meu post é que muitos leitores (assim como vc) interagem e trazem novos fatos para montarmos uma teoria consistente. Eu fico aliviado mesmo, sabendo que Tyrion ainda será Lannister. E sim, ele ainda é herdeiro de Rochedo Casterly. Aerys ter nomeado Jaime como parte da guarda Real com o intuito de deixar Rochedo para seu bastardo é uma jogada de mestre. Bom, gostei dessas novas evidências. colocarei no corpo do proprio post.
          Alterei algumas coisas, na aprte onde falo dos aspectos físicos adicionei uma evidência sobre os Targaryens terem uma boa imunidade.

          • Haerion Targaryen Haerion Targaryen
            15 de novembro de 2012    

            Gostei bastante da ideia do Tyrion ser um Targaryen. O meu comentário trata-se da parte em que vc diz que o Aerys sabia do Tyrion ser um bastardo, porém, não teria aí uma mão (ou pata) do aranha nisso???? Vlw

          • HERMÍLIO CARVALHO JUNIOR HERMÍLIO CARVALHO JUNIOR
            10 de janeiro de 2013    

            Haha! Não se esqueçam que, em Festim de Corvos, a tia Genna fala que Tyrion é o filho de Tywin. Ou seja, é também provável que CERSEI e JAIME sejam bastardos de Aerys… Afinal, ele tomou liberdades na noite de núpcias, e os filhos da noite de núpcias são os primeiros.
            Pensem nisso 😀

        • Victor Victor
          18 de janeiro de 2013    

          Isso do Aerys deixar o rochedo de presente seria muito interessante, eu gostaria do Tyrion bastardo xD
          boas teses, eu não teria percebido e juntado isso até o Martin me estapear nos livros kkkkkkk

      • 26 de janeiro de 2013    

        Eu também tenho pensado no interesse do Varys, mas de forma diferente.

        Eu acredito, realmente, que, apesar do seu evidente desejo de voltar a ver os Targaryen no Trono de Ferro, a Aranha é alguém que se preocupa com o estado do reino (quanto mais não seja para o manter bonitinho para os Targaryen). Senão vejamos: quem é que, na verdade, governa o reino? A Mão do Rei. Nos livros presenciámos três Mãos, enquanto Varys fazia parte do Pequeno Conselho: Eddard Stark; Tyrion Lannister; Tywin Lannister. Sou levado a crer que Varys tem-se preocupado com a Mão durante o reinado de Robert.

        Quando Ned esteve encarcerado pelos Lannisters, Varys foi lá, à socapa, falar com ele para o actualizar acerca dos acontecimentos recentes e dar-lhe alguma comida. Esta acção demonstra alguma preocupação pelo bem-estar do Mão.

        Enquanto Tyrion esteve “no poder”, a Aranha foi o seu maior aliado, demonstrando por ele, como alguns dizem, um grande fascínio.

        Quando Tywin voltou ao seu posto de Mão, Tyrion “lamentava-se”, num dos capítulos do seu POV, que Varys agora já só ajudava o seu pai e que todo esse “fascínio” (pegando nesta palavra já usada) por ele já não lhe servia de nada (infelizmente não tenho comigo esse livro).

        Repito: não me parece que o Varys nutra algum tipo de fascínio pelo Tyrion. O que eu acredito que ele queira é uma boa administração do reino até ao regresso dos Targaryen.

      • Vivian Vivian
        6 de janeiro de 2015    

        Quando você diz que bastardos Targaryen tem problemas na Iris, por bastardos, vc quer dizer aqueles que não necessariamente são filhos de irmãos?

        Então os filhos de Raeghar e Elia também teriam os olhos de cor diferente?

        • Jessica Jessica
          28 de janeiro de 2015    

          Bastardo é todo filho nascido fora do casamento, sendo este entre irmãos Targaryen ou entre um Targaryen e outra casa.

    • 25 de janeiro de 2013    

      Junto-me ao clube do Tyrion Lannister…e espero mesmo que ele volte para westeros para dar cabo daquela cambada toda…Não gosto de acreditar que ele é um Targaryen pois começam a aparecer ja muitos quando se pensava que era uma linhagem quase extinta mas nao posso negar (tal como o @drunkwc, se me permite Leandro) que juntando tudo parece nem que seja por pouco, mas plausível…mesmo assim continuo a pensar que o nosso “amigo” varys, é sim, um protector dos Targaryen e como disse em cima quem melhor para ajudar a sua princesa e os seus dragões se não o nosso tão sabichão Tyrion…já imaginaram que eles poderiam conseguir juntos com os conhecimentos do Tyrion o seu dinheiro e as suas manhas mais o poder dela seria muito mais fácil tomar westeros para não falar que Tyrion certamente não se esqueceria de retribuir todo o amor que a sua querida irmã Cercei lhe proporcionou desde criança mal posso esperar para ver.

      • 25 de janeiro de 2013    

        Rute, suas observações estão sendo ótimas. E claro, pode me chamar de Leandro.
        Eu tb prefiro Tyrion Lannister. Mas algumas evidencias levam a pensar nele sendo Targaryen

        • 25 de janeiro de 2013    

          Para ser sincera isto foi um achado…com tanta ideia diferente que nos ajuda mesmo a montar o puzzle e enquanto “os ventos de inverno” não sai nada melhor do que tentar desvendar a mente do G.R.R.M….por isso Parabéns e obrigado.

    • Vicky Lima Vicky Lima
      21 de março de 2013    

      Mas algumas coisas GRRM gosta de deixar subentendidas, ele não ia entregar tudo de bandeja. Há uma passagem no vol. 5 que ele diz que os olhos de Aegon pareciam violeta à luz do pôr-do-sol. Mas isso passou despercebido pq ele não disse que com certeza eram violeta, entende? Temos que ler nas entrelinhas quando se trata de Martin.

    • calopes calopes
      9 de fevereiro de 2015    

      O comportamento aparentemente ambíguo de Varys é possivelmente por ele ter, assim como o Mindinho, acesso ao futuro.
      No vídeo a seguir vê-se Mindinho antecipando os leitos de mortes de Tywin e Shae: https://www.youtube.com/watch?v=DxTrEb9U6o0 .

  7. 14 de outubro de 2012    

    Ja tinha visto essa teoria em outros foruns. Eu particularmente espero que nao. Eu acho que o Varys ajuda ele pq ele assim comoo mindinho ve as coisas muito a frente, o TYrion para ele, como a Cersei, Kevan, Mindinho, Pyrcelle, enfim, todos, sao pecas para chegar onde ele quer: ajudar o Aegon. A Teoria do Tyrion Targaryen praticamente se sustenta nessa informacao do Aerys interessado na Joanna, coisa que eu acho que se fosse real teria aparecido antes nos livros, como o misterio que rodeia o Jon desde o 1o. Eu acho que o Varys que tem algum envolvimento com os Targ (mto provavelmente com o Rhaegar) que nao sabemos ainda e por isso ele eh tao ferrenho em ajudar o Aegon.

    • 15 de outubro de 2012    

      Boa, juliano. se Varys ajuda Tyrion somente por ser uma peça importante para seu tabuleiro, então, realmente Tyrion não seria Targaryen… mas não sei… até o momento varys só ajudou Targaryens… e outras evidências levam, ao menos, à suspeitas. martin nunca deixa nada jogado, e esse fato de Aerys com joanna deve significar algo.

  8. Paula Paula
    15 de outubro de 2012    

    Sem estar questionando, mas eu gostaria de saber em que passagem do livro há a informação de que bastardos Targaryen tem problemas na íris. =)

    • 15 de outubro de 2012    

      Na verdade não há passagem. Mas comentam que a bastarda de Aegon IV, Shiera Seastar tem olhos de cores diferentes e Bryden Rivers tb bastardo de Aegon IV tem olhos vermelhos. Então supus que os olhos de Tyrion “poderia” ser uma evidencia, dando força as outras evidencias. 🙂

      • 12 de novembro de 2012    

        SPOILER

        Nesse caso você não acha que o Jon Snow também teria problemas na Iris?

        • 13 de novembro de 2012    

          Os genes dos Stark são mais fortes penso eu. Pode ver que ele tem todas as características de um Stark. Cabelos escuros, etc

          • 7 de dezembro de 2012    

            e os filhos de Ned com Catelyn, Robb, Sansa, Bran e Rickon são ruivos. Só Arya tem cabelos escuros.

          • 29 de janeiro de 2013    

            Os genes dos Tully são ainda mais fortes 😛

  9. marcus marcus
    15 de outubro de 2012    

    Eu tinha essa teoria desde q terminei de lêr o terceiro livro!
    TA AI OUTRAS EVIDENCIAS

    A duvida veio no ultimo capitulo de tyrion no terceiro livro, no momento em que ele mata o seu “pai”.Ta ai o trecho

    “-Atirou em mim – disse ele, incrédulo, com os olhos vidrados, em choque.
    – Sempre foi rápido em compreender as situações, senhor – disse Tyrion – Deve ser por isso que é Mão do Rei.
    -Você…não é… meu filho
    – È justamente ai que se engana, pai.Ora, eu creio que sou você em letra pequena.”
    ( A TORMENTA DE ESPADAS -PG 801)

    Eu me pergunto porque alguém que está prestes a morrer diria uma coisa dessas só por dizer?não acredito que ele diria isso apenas para mostrar para o filho que ele não possuía nenhum afeto por ele.
    Sei que só isso não quer dizer nada e que eu posso estar completamente errado, e que ele tenha dito isto apenas por dizer…mas lendo os outros livros encontrei mais alguns fatos que me fizeram pensar melhor…

    Primeiramente quando dany pergunta a Barristan sobre a vida amorosa de seu pai.

    “- E meu pai? Havia alguma mulher que ele amasse mais que sua rainha?
    Sor Barristan se mexeu na sela
    – Não…não que amasse. Talvez desejar fosse uma palavra melhor, mas… era apenas fofoca de cozinha, os sussurros das lavadeira e dos cavalariços…
    – Quero saber. Nunca conheci meu pai.Quero saber tudo sobre ele.O bom e…o resto.
    – Será como ordena – o cavaleiro branco escolheu as palavras com cuidado – o príncipe Aerys… quando jovem, ficou encantado com uma certa senhora de Rochedo Casterly, uma prima de Tywin Lannister . Quando ela e Tywin se casaram, seu pai tomou muito vinho no banquete de casamento, e o escutaram dizer que era uma grande pena que o direito do senhor a primeira noite fora abolido. Uma brincadeira de bêbado, nada mais que isso, mas Tywin Lannister não era homem de esquecer tais palavras, ou as…as liberdades que seu pai tomou quando chegou a hora de levar os noivos para cama.”
    ( A DANÇA DOS DRAGÕES – PG 492 )

    Foi ai que começaram as suspeitas.
    Aerys era conhecido por ser o rei louco como todos sabemos. E pode muito bem ter tomado Joanna (esposa de tywin) a força e a engravidado.Oque pode ter sido o motivo de Tywin deixar Porto Real e seu cargo de Mão do Rei e voltar para Rochedo Casterly.
    No entanto se isso for realmente verdade e Tyrion for filho de Aerys ,Tywin saberia a verdade.
    Mas porque criar um filho (anão por sinal) que não é seu??
    A explicação seria o amor que ele tinha por Joanna ( que fica bem claro em algumas passagens dos livros), e pelo amor que ele tinha por ela ele acabou criando o filho mesmo não sendo dele. E isso também explica a falta de afeto que ele tinha por Tyrion.Que tudo nos leva a pensar que é apenas por ele ser um anão, mas Tywin lannister não parece ser o tipo de homem que desprezaria o proprio filho apenas por ser um anão.Oque também poderia ser o motivo pelo qual ele não queria que Tyrion herdasse o Rochedo,por não ser seu herdeiro legitimo.

    Até ai não tem nada confirmado eu sei e isso pode apenas uma mera teoria que pode nem ter sentido algum, ja que não me aprofundei na parte cronológica dos fatos.

    Mas tenho uma coisa bem próxima de uma “prova”, leiam esse trexo abaixo e vão entender.

    “Sor Barristan Franziu o nariz e disse:
    – Vossa Grassa não deveria estar aqui, respirando esses humores negros.
    – Sou do sangue dragão – Dany lhe recordou – alguma vez já viu o um dragão com o fluxo?- Viserys sempre afirmara que os Targaryen eram imunes ás pestilências que afligiam as pessoas comuns e, tanto quanto ela podia dizer, era verdade.Conseguia se lembrar de estar com frio, com fome e com medo, mas nunca doente.
    (A DANÇA DOS DRAGÕES -PG406)”

    Exatamente isto que deve estar pensando…
    Tyrion quase se afogou nos Sofrimentos (rio) e não apresentou nenhum sinal de ter pego escamagris, enquanto o cavaleiro do grifo entrou no mesmo rio e contraiu a doença.
    E ele também ficou no acampamento fora das muralhas de Meerem e não contraiu o Fluxo,ja sua amiga (a anã que esqueci o nome agr) parece ter contraido a doença.
    E se for realmente verdade Tyrion seria então a terceira cabeça para o dragão,se jutando a danny e Jon (que todos acreditam que seja filho de Raeghar).

    • 15 de outubro de 2012    

      Marcus meu amigo, suas citações reforçam em muito a teoria que descrevi aqui no post. Irei atualiza-lá e citar essas passagens!
      Obrigado!!!

      • marcus marcus
        16 de outubro de 2012    

        de nada!
        muito bom ajudar.
        =]

    • Iceman Iceman
      5 de abril de 2013    

      E tem outro detalhe, no encontro de Tywin com Tyrion logo que Tyrion se recupera do ferimento de guerra, Tywin afirma que é obrigado a permitir que Tyrion use seu nome porque não pode provar que ele não é seu filho.

    • Anônimo Anônimo
      19 de agosto de 2013    

      Uma duvida: se Tyrion pode ser filho e Aerys com Joanna, então logo ele seria mais velho que Cersei e Jaime, não? E não o mais novo dos três.

      • 16 de junho de 2014    

        Pois pensei a mesma coisa. Não é sabido que Aerys tenha visitado Casterly Rock e não lembro de ter lido algo sobre Joanna ter ido à King’s Landing após o casamento. Para essa teoria funcionar, Tyrion deveria ser primogênito de Joanna e não ter sido culpado pela morte dela durante seu nascimento, sendo que Cersei e Jaime já eram crescidos, como Príncipe Oberyn declara na história contada à Tyrion sobre sua visita à Casterly Rock anos atrás.

  10. marcus marcus
    15 de outubro de 2012    

    eu só nao tinha pensando pelo lado da cercei e agr que parei pra pesar é genial!!
    esse tempo todo ela se preocupando com o tyrion quando a ameaça ta na cama dela.

  11. marcus marcus
    16 de outubro de 2012    

    acho que vc esqueceu de colocar no post a parte mais importante( pelo menos pra mim).
    que é o trecho em que tyrion mata o pai.
    que citei no outro comentario

  12. Vinicius Vinicius
    16 de outubro de 2012    

    Será que Sir Barristan já sabe? Ou será que ele vai juntar as peças no desenrolar do jogo? Eu acho que só ele pode fazer isso, e só ele pode contar por que três cavaleiros da guarda real escoltavam Lyanna na Torre da Alegria enquanto a guerra chegava a Porto Real. Acho que se Barristan morrer, os segredos morrem com ele.

    • Greice Greice
      17 de outubro de 2012    

      Com isso, eu concordo. Se há alguém que pode saber, só pode ser o Sor Barristan. Não consigo ver quem mais poderia saber disso.

      • 17 de outubro de 2012    

        Sobre Lyanna quem sabe a verdadeira história é o pai de Jojen. Howland Reed.

        • marcus marcus
          17 de outubro de 2012    

          sim a unica pessoa que sabe a verdade é o pai do jojen e da meera, e acho que ele vai contar para o theon.
          ahh
          e provavelmente o varys tambem deve saber ja q ele sabe de tudo

        • Pati Pati
          7 de janeiro de 2014    

          Tem um entrevista do G.R.R,M. em que ele afirma que não haverá um pov de Howland Reed… pode ser que ele apareça no pov de alguém, ainda assim, não creio que ele contaria um segredo desses para alguém, ele deve ter feito um juramento, só saberíamos a historia se tivéssemos acesso as suas lembranças, mas isso só seria possível com um pov, então… 🙁

  13. Vinicius Vinicius
    22 de outubro de 2012    

    Outra coisa que eu lembrei, parce que parir dragoes nao é fácil: a mae de Daenerys morreu no parto, a mae de Jon (se for Lyanna) morreu no parto, e a de Tyrion? morreu no parto.

    • Antônio Carlos Sobrinho Antônio Carlos Sobrinho
      22 de outubro de 2012    

      PQP. Tá aí outra pista forte. Muito bem pensado, senhores. Você encontrou tantas referências que me dá vontade de chorar.

    • Daniela Daniela
      25 de outubro de 2012    

      Muito bem pensando, não tinha ligado os fatos ainda.

    • Debora Hubner Debora Hubner
      4 de dezembro de 2012    

      A mãe do Jon morreu no parto?! Pelo que eu lembro, foi assassinada na guerra do Robert….. aonde aparece isso?

      • 4 de dezembro de 2012    

        Não fica claro… Se a vc entende que a mãe de jon é Lyanna, então a historia é a seguinte:Quando Ned chegou na Torre onde ela está, ele a vê em uma cama, toda ensanguentada. Supostamente ela morreu no parto. (eu acredito nisso). As evidências são fortes.

        • deborahhubner deborahhubner
          5 de dezembro de 2012    

          Pois é…. kkk desde o primeiro livro eu tenho certeza que o Jon é filho da Lyanna… só não sabia com quem…..Ned era muito honrado pra trair a esposa e existe a promessa que ele fez à irmã….
          mas realmente não lembrava bem dessa parte em que ela está na cama ensanguentada…. então só pode ser isso:
          a guerra de Robert começa por que Aerys quer Lyanna pra ele…. provavelmente fica com ela e os dois tem um filho -> Jon.
          qndo Ned encontra Lyanna, ela acabou de dar à luz….. e está morrendo….
          Lyanna, percebendo que Aerys irá perder a guerra e sabendo do amor que Robert tem por ela, pede à Ned que leve Jon e diga que é filho dele…. assim protege Jon da ira de Robert e de sofrer as consequências por ser filho do rei louco….
          Por isso Ned se sente culpado diante do amigo Robert em alguns momentos-> ele teve que mentir pra ele sobre Jon e Lyanna…..
          Hahaha…. ainda vamos descobrir se é isso mesmo, mas tenho convicção!
          Valeu pela ajuda!!!
          ;D

          • Pati Pati
            7 de janeiro de 2014    

            menina doidinha heheheh filha, da onde vc tirou essa idéia de a Lyanna ter tido o Jon com o Aerys??? eu hein?

    • 25 de janeiro de 2013    

      Bem para mim essa não tem muito sentido porque se assim fossem como é que a Daenerys teria nascido depois de a mãe ter o irmão pensando assim cada geração só podia ter um filho pois as mãe morreriam ao dar a luz a primeira criança…só se a razao para morrem é por não serem do sangue Targaryen…mas a mãe de Daenerys é Targaryen por isso bem sei…

      • 26 de janeiro de 2013    

        Pois, a mão da Daenerys era uma Targaryen, por isso teria um pouco mais de facilidade que as outras mulheres. Além disso, ela já tinha parido dois antes dela. E a Daenerys É um dragão! (tem o tal “click” que te falei xD) Nada nos garante que o Rhaegar seria um dragão.
        Talvez o parto de um dragão seja mais difícil do que o de uma criança normal (ainda que Targaryen).

        Quando digo “dragão”, refiro-me a um Targaryen que tenha o tipo de “poder” que a Daenerys tem: não se queimar.

        • Géssica Géssica
          13 de junho de 2013    

          Pensando assim pode ser verdade. Viserys nao era um dragão e se Aerys é mesmo sobrinho da Dany também nao vai ser um. Talvez você tenha razão, trazer uma das cabeças do dragão ao mundo causou a morte das maes.

        • Renato Renato
          25 de dezembro de 2013    

          Mas Jon se queima. A mão da espada dele prova isso…

          • 7 de janeiro de 2014    

            E a Dany também se queima, isso não quer dizer nada.

          • Renato Renato
            7 de janeiro de 2014    

            A Dany não se queima. Entrou na fogueira de Drogo e no máximo queimou o cabelo. Jon queimou a mão ao salvar o Comandante Mormont que inclusive, resultou em cicatrizes na mão que o fazem ter que abrir e fechar a mão da espada. Talvez pelo fato dele ser só “meio Targaryen”.

          • 8 de janeiro de 2014    

            No quinto ela se queima, no Drogon. Mas talvez você não tenha chegado lá ainda.

          • Renato Renato
            8 de janeiro de 2014    

            Não Fernanda. No início do PoV dela no Mar Dothraki ela fala de queimaduras melhorando mas acho que se refere a efeito das rochas que ela desceu. Porque na página 779 um trecho diz literalmente:
            ” … o nascimento dos dragões entre o fogo e a fumaça da pira funerária de Khal Drogo poupara Dany de ser arrastada de volta a Vaes Dothrak para viver o restante dos seus dias entre as anciãs do dosh khaleen.
            O fogo queimou meu cabelo, mas FORA ISSO NÃO TOCOU EM MIM. ACONTECERA O MESMO NA ARENA DE DAZNAK. DISSO ELA SE LEMBRAVA…”
            Ou seja, Drogon não a queimou na arena. E de perto como ele estava se tivesse queimado tinha carbonizado ela.

  14. Eu Eu
    24 de outubro de 2012    

    Eu nunca tinha pensado em nem uma dessas evidencias sobre Tiryon ser um Targatyen, e ficava indignado com Tywin Não querer deixar Rochedo para ele, pois Tywin sempre foi um homem muito inteligente e estrategista, alem de se preocupar com a honra da família Lanister mais ate do que com a honra pessoal de seus integrantes.
    ENTÃO, sendo ele tão inteligente e devotado ao nome de sua família pq não deixaria Tiryon herdar o Rochedo já que provou ser merecedor de comandar o mesmo ao vencer a batalha da aguá negra, e dar uma preferencia esmagadora a Jaime que não foi tão bem sucedido em bosque profundo??(Tywin era um estrategista nato?)
    Outro ponto é ele ficar meses sem conversar com uma prima por ela falar q Tiryon que era o verdadeiro filho de Lord Tywin( que puxou a ele em características “mentais”)(sitado por vinicius anteriormente).
    E quanto a profecia da Qaithe: um leão branco no pasto – ou grama. Tiryon foi criado todos pensando q ele era um leão inclusive ele, e mesmo ele sendo um bastardo Targeryen ele continua sendo um leão por parte de mãe , já q a esposa de Lord Tywin era uma Lanister!
    Outro ponto que meu caro Drukwookie pode buscar para achar os cavaleiros de dragões é que temos q levam em consideração que quem for montar os dragões não tem o direito de sofrer queimaduras, portanto pode haver( eu não me recordo e meu livro não e digital portanto não vou procurar) em algum trecho de um dos livros indícios de alguém q não sofra de tais problemas, e este seria um serio candidato a se tornar uma cabeça!

    🙂

  15. 24 de outubro de 2012    

    Muito interessante essa teoria. Existe aquela do Jon Snow, que pra mim faz bastante sentido também, mas alho que diz que Martin não levaria a cabo as duas, pois pareceria uma novela mexicana, como alguém disse nos comentários. Apesar disso, as duas teorias casariam perfeitamente com a problemática dos três dragões.

    Outra coisa que sempre matutei foi sobre o irmão mais novo que mataria Cersei. Penso que se trate de Arya. Ela é uma irmã mais nova, da casa Stark, com todos os motivos para querer matar a rainha (seu nome ainda figura na sua oração). Arya agora é uma assassina sem rosto, e bastaria um contrato (talvez emitido pelo Banco de Ferro de Bravos, a quem Cersei por vezes negou pagamento das dívidas) para colocá-la diante da Lannister.

    Mas, até 2014 só poderemos mesmo especular.

    Valar Morghulis!

    • Renato Renato
      25 de dezembro de 2013    

      Rickon é o Stark mais novo.

  16. Matheus Matheus
    24 de outubro de 2012    

    Jaime forçou Varys a salvar Tyrion da execução.vARYS NÃO SE ARRISCARIA ABERTAMENTE A SALVAR TYRION SEM QUE ALGUÉM O INDUZISSE A ISSO.

    • 25 de janeiro de 2013    

      ou será que varys assim queria que jaime pensasse que ele estava a ser obrigado…seria suspeito não? ele ir todo contente salvar o anãozinho…ainda mais sabemos que o o varys matou o seu tio o tyrion ao fim ao cabo ajudou-o matando o proprio pai..eh eh eh aquela aranha sabe puxar as suas teias…

  17. Mari Mari
    24 de outubro de 2012    

    Se Tyrion for Targ, Jon não é. Se Jon for Targ, Tyrion não é. Dois bastardos Targaryen é um pouco demais.
    Particularmente, eu acho que Tyrion não é Targaryen. Na minha opinião, ele perde um pouco a força como personagem se for um filho de dragão, porque é uma solução fácil para os conflitos dele. “Ah, meu pai me tratava mal, mas não era meu pai”.
    De qualquer forma, eu queria que Tyrion encontrasse Tysha. Quando li, achei que a Esposa do Marinheiro era Tysha, depois vi que já existem vårias teorias sobre isso, rs, rs, rs. Meu palpite é que, embora eu torça para isso, esse encontro não vai acontecer.

    • 24 de outubro de 2012    

      Concordo com vc. Dois Targaryens seria muito “novela mexicana”.
      Não postei nada sobre a teoria do Jon ser Targaryen pq acho q todos já leram sobre. O que me deixa pouco a vontade é c a possibilidade do Tyrion ser. As evidencias são fortes. Mas eu obstaria que ele continuasse sendo Lannister.
      Mas teremos que esperar 2014 (isso se Martin abordar isso no próximo livro)…

      • 5 de maio de 2013    

        As cabeças do Dragão podem ser Daenerys, Tyrion e Aegon e o Jon Snow ser Azor Ahai e seu objetivo seria lutar contra os Outros e não tomar westeros.

    • Greice Greice
      3 de novembro de 2012    

      Mari, esse negócio do Tyrion encontrar a Tisha não me deixa nem um pouco feliz. Não, não são ciúmes. Pensem: a pobre da garota foi estupradas por sei lá quantos homens – incluindo o Tyrion mesmo, por último – e não ache que a família fosse abrigá-la. Então, ela sai pelo mundo, talvez grávida e tal. Humilhação, pobreza, desonra… ela deve ser um bagaço de gente – e não estou me referindo ao físico. Ela teria de ser muito forte para ter sobrevivido enquanto pessoa.

  18. Rodrigo Rodrigo
    25 de outubro de 2012    

    concordo com essa teoria, mas uma coisa me intriga:

    se Tyrion é filho do Rei Louco e de Joanna, então ele é um bastardo Targaryen ,ou seja, um BLACKFYRE!!

    Por isso me vem a luz do “porquê” que o Varys ajuda Tyrion de diversas maneiras, pois tem como seu amigo e aliado Illirio, que por sua vez tem um filho Blackfyre (jovem griff, aegon VI)

    Isso quer dizer que Varys e Illiryo sonham em colocar os Blackfyres no trono de ferro,pois Varys plantou intrigas em Aerys dizendo que Rhaegar estava armando contra ele. Isso mostra que Varys não quer os Targaryens e nem outra casa no poder a não ser os Blackfyres!

  19. Daniela Daniela
    25 de outubro de 2012    

    Eu acreditaria totalmente nessa hipótese não fosse uma coisa:

    “Genna certa vez disse a Jaime que o verdadeiro filho de Tywin era Tyrion. Que os conhecia desde que nasceram e vira a diferença.”

    Não lembro em que livro foi, no 3º ou 4º acho, mas enfim, não que Jaime não seja filho dele, mas não tem as características da personalidade do pai, já Tyrion é igualmente perspicaz e calculista, porém bondoso e com senso de humor.

    • 26 de outubro de 2012    

      Foi falado no 4º livro “O Festim dos Corvos”… Acho que ele se ofendeu por saber que Tyrion não é seu filho.

  20. Daniela Daniela
    25 de outubro de 2012    

    Rodrigo, se o Tyrion ser filho do Rei louco, ele não será um Blackfire, porque essa Casa foi uma ramificação da Casa Targaryen, fundada por Daemon Blackfyre, o bastardo legitimizado do Rei Aegon IV Targaryen. Então somente os descendentes de Daemon serão Blackfyres, entende?

    Tyrion seria um Targaryen bastardo (igual ao Jon kkk)

  21. Daniela Daniela
    25 de outubro de 2012    

    Colocarei aqui minha teoria quanto à Dany no próximo livro.

    Ela encontra com a Quaitre ou com algum feiticeiro que enfatiza que ela precisa “ir para trás para poder ir em frente” (lembram dessa frase, né?)então ela voa nas costas do Drogon até Asshai. (Talvez alguém viaje junto com ela, em outro dragão, pode ser o Tyrion ou o Victarion) Ali descobrimos essa terra misteriosa pelos olhos de POV da Dany, e ela deverá saber das profecias e que ela é o Azor Ahai renascido.

  22. marcus marcus
    26 de outubro de 2012    

    pra mim essa teoria do tyrion ja esta mais que provada.
    leiam a cena em que ele mata o pai e vão ver que nao tem como isso nao ser verdade.
    o próprio tywin admite

  23. marcus marcus
    26 de outubro de 2012    

    Ja sobre o Jon eu nao acredito que ele tenha morrido por que como todos vocês sabem As Cronicas de Gelo e Fogo são contadas atravéz dos olhos dos personagens.Ou seja eles contam oque estão vivendo no momento( ou no passado).E não seria possível alguém narrar a própria morte, afinal como ele poderia narrar alguma coisa depois de estar morto??
    e caso ele tenha morrido ele vai retornar de algum jeito, porque se forem analisar todos os personagens que narrarão a própria morte voltarão a viver de alguma forma, como a Catelyn, a Brienne e o Varamyr, seis peles,Pate…
    Ja por outro lado por que Edward e o Robb(esse por sinal nem capitulo tinha) não narrarão a propria morte?Porque eles realmente morrerão e não vão voltar.
    Ja minha duvida fica só sobre oq vai acontecer com Kevan, também acreito que ele não tenha morrido.

    • 9 de julho de 2013    

      Só uma pequena observação, eu acho que o Pate atual não é o o Pate que aparece no início e sim aquele alquimista misterioso disfarçado (o que me parecia ser plano dele desde o início: a chaves, e alguém para poder usa-la).

  24. 27 de outubro de 2012    

    Lembram quando o Tyrion foi a muralha? e se encontrou com Aemon? O chamou de “Gigante”

  25. Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
    3 de novembro de 2012    

    Tywin Lannister desprezaria menos o seu filho Tyrion se ele fosse mais discreto com a bebida e por estar frequentemente com prostitutas. O velho leão reconhece os talentos de seu caçula, mas o odeia por desperdiça-los com os excessos com o álcool, os jogos de azar e o sexo de forma irresponsável.
    Tyrion pode ser inteligente, mas às vezes se comporta como um completo idiota. Por exemplo: ele não pode conter sua língua afiada, não mostra nenhum respeito por ninguém, como seus superiores e subordinados.
    É muito orgulhoso, arrogante, prepotente e imprudente como seus irmãos mais velhos. Demonstra desprezo e inveja aos membros da sua família que sejam ou venham a ser mais poderoso que ele.
    Trouxe a prostituta Shae para Porto Real só para poder desafiar a autoridade paternal como uma criança imatura.
    Jaimie Lannister é o herdeiro natural de Rochedo Casterly, parece tem melhor autocontrole e frieza emocional e é mais bem vistos pelos juramentados das Terras do Oeste do que seu irmão mais novo.
    Tyrion acabaria sendo alvo de piada em Lannisporto como seu avô Tytos.

    A morte de Joanna Lannister ainda assombra o chefe da família Lannister, uma ferida emocional que nunca cicatrizou no velho leão.

    Tyrion pode conseguir o Rochedo Castelry à força no final da saga, mas ele será desprezado, odiado e vítima de escárnio por todos por ser um homem desonrado, mais do isso, amaldiçoado diante dos homens e deuses pelo assassinato do seu pai.

    • Greice Greice
      3 de novembro de 2012    

      Uau!

    • Mari Mari
      16 de novembro de 2012    

      Concordo que Tyrion desperdiça seus talentos e age como um bocó às vezes.
      Mas não concordo que Jaime tenha mais autocontrole e frieza. Ele entrou para Guarda Real apenas para desafiar o pai (e ficar com Cersei). Ele perdeu a batalha contra Robb Stark por impulsividade. Ele não é o herdeiro natural de Rochedo Casterly porque é juramentado à Guarda Real.
      Na verdade, Tywin não se deu muito bem na criação dos filhos, não.

  26. Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
    3 de novembro de 2012    

    A prostituta Shae se tornou uma espião a serviço de Lorde Varys quando chegou em Porto Real. O eunuco Varys planejou o assassinato de Lorde Tywin Lannister pelo seu filho Tyrion manipulando Jaime, Tyrion e Shae. É muita coincidência a Shae nua e bêbada no quarto da Mão do Rei com uma balestra carregada e Tywin doente no banheiro? (Provavelmente envenenado por Varys ou pelo príncipe de Dorne Oberyn Nymeros Martell, isso explicaria seu corpo em avançado estado de decomposição).
    Lorde Tywin era um inimigo perigoso para Aegon IV, e a Rainha Regente Cersei é uma estúpida fácil de manipular.
    Mais tarde Lorde Kevan foi morto por uma seta disparada de uma balestra por Varys.

    O esforço de Tywin para reabilitar a sua casa, o seu prestígio e sua honra condenou seus filhos ao fracasso na vida. Eles sofrem com a maldição dos Lannisters: o orgulho, a arrogância, a prepotência e a imprudência porque eles eram protegidos e mimados por um pai emocionalmente frio e distante (ou simplesmente detestável) que, no entanto, incutiu neles o sentido de que os Lannisters eram os mais ricos e mais poderosos de Westeros, e, portanto, melhor, do que ninguém. Como resultado, eles sentem-se invulneráveis, que os votos e as regras que restringem o comportamento dos mortais comuns na sociedade não se aplicam a eles, e que eles não precisam obedecer as leis dos homens e dos deuses.

    Tywin fez o que podia para beneficiar o seu filho Tyrion. Tywin poderia ter sido um pai terrível em muitas maneiras, mas – e eu sei que isso pode soa duro … – ele ainda permitiu Tyrion para viver como um verdadeiro Lannister. Ele nunca ameaçou a sua vida, escondeu-o do mundo ou exigiu que ele fosse para a Muralha vestir o preto da Patrulha da Noite. Tyrion viviam do luxo e das riquezas do Rochedo Castelry para toda a vida sem oferecer nada em troca para a família Lannister. Jaime trouxe a glória como um jovem cavaleiro, Cersei tornou-se uma rainha e Tyrion desperdiçou a sua juventude com os excessos com o álcool, os jogos de azar e o sexo de forma irresponsável.

    • Mari Mari
      16 de novembro de 2012    

      Tyron foi encarregado dos esgotos de Rochedo Casterly e, enquanto foi encarregado, os esgotos nunca funcionaram tão bem. Ele ofereceu, sim, seu trabalho em troca.
      Para Tywin, foi uma vergonha Jaime ter entrado para Guarda Real. Ele queria que Jaime herdasse Rochedo Casterly. A nomeação de Jaime para Guarda Real foi um dos motivos dele deixar de se Mão do Rei. Jaime não é essa Coca-Cola toda que você está pregando, não. Embora, com o passar dos livros, ele tenha ficado mais maduro, assim como Tyrion. Só Cersei parece que não está aprendendo com as dificuldades da vida.

  27. Bia Bia
    14 de novembro de 2012    

    Tô bege!! kkk nunca tinha pensando nessa teoria..do Tyrion ser um dragão..Mas Sinceramente tudo começa a fazer realmente sentido…e Senhores…Não seria uma “novela mexicana” se jon, Tyrion e cia fosse Targaryen, ainda que bastardos… É a liga de toda A saga! Esses encontros/desencontros (já viram como não há controle de natalidade em westeros..nascer bastardo é super comum kkk) e aí se justifica a narrativa desses personagens…que não faria sentido se não houvesse um ponto de convergência..nesse caso o laço de sangue….procede produção! boa teoria!

  28. 14 de novembro de 2012    

    As três cabeças do dragão: Daynerys, Tyrion (concordo!) e… BRAN!

    “Você nunca mais vai andar Bran… mas vai voar”

    Que melhor forma de voar do que nas costas de um dragão… ou melhor, NA PELE DE UM DRAGÃO??
    Eu costumava achar de Drogon seria incontido e que apenas um warg Stark seria capaz de direcioná-lo em batalha, mas parece que Dany conseguiu dobra-lo.
    Minha teoria é de soltos, os dois irmãos dragão brigarão entre sí, e no meio da batalha entre os dois e os humanos tentando captura-los, Vyserion será ferido de alguma forma.
    Esse ferimento que tornará o dragão selvagem e desmotivado (um ferimento na asa, talvez), o que fará com que ele não queria batalhar e não aceite a aproximação nem de Dany (Vyserion já tem essas caracteristicas um pouco… foi ele quem queimou o principe dornense).
    Já em westeros, Dany em meio as suas batalhas há de se encontrar com Bran, que se mostrará o unico capaz de “dobrar” Vyserion e colocar o dragão no campo de batalha.

  29. 15 de novembro de 2012    

    Para mim a sua teoria tem um furo muito claro: você supõe que Varys seja aliado dos Targaryens! Não é! Creio que ele é um Blackfyre, assim como Aegon. Ele não tem desejo algum em salvar os Targaryen. Pelo contrário, está conspirando para a queda deles há anos!
    Não creio nessa teoria!

    • 15 de novembro de 2012    

      Não me aprofundei sobre os blackfyre…vi que há muitos forum que acham q ele é Blackfyre, mas não encontrei nenhum indicio nos livros que me levam a essa conclusão…teria q ler mais sobre Ilirio… mas valeu pela opinião…pesquisarei mais

  30. VermelhoLanister VermelhoLanister
    15 de novembro de 2012    

    Bem sobre Tyrion ser filho de AERYS eu só digo algo, no festim tem um capitulo de jaime em que ele conversa com sua tia Genna e ela afirma isso:
    Jaime querido eu o conheço desde de que era um bebe no colo de joanna.Sorrir como Gerion e luta como Tyg e, há um pouco de Kevan em voce caso contrario nao usaria esse manto…Mas o filho de Tywin é Tyrion.

  31. Lucas Lucas
    16 de novembro de 2012    

    olá, gostaria de deixar minha opinião acerca de uma coisa que vc disse:
    “O Dragão tem 3 cabeças. Daenerys, Tyrion e o pequeno Aegon?”
    e Jon? por mais que de maneira alguma suas atitudes possam culminar na posse do trono de ferro, ou coisa do gênero (reforçado isso com sua possível morte), ele ainda assim me parece ser um Targaryen, visto que Ned era um homem muito honrado para trair sua esposa, e Rhaegar amava Lyanna, e vice-versa, (diferente do que Robert nos tenta fazer acreditar no primeiro livro), é bem possível e muito provável que Jon seja fruto do amor de ambos.
    é estranho como os Targaryen estão praticamente extintos, e ainda assim estão pra todo lado kk

    • 9 de julho de 2013    

      Genna Lannister não diria isso se tivesse visto como o Jaime falou com Edmure Tully, Cara eu juro vi muito de Tywin Lannister no Jaime (Festim dos Corvos – não estou com o livro em mãos então não sei a página)

      • Débora Wolf Débora Wolf
        6 de fevereiro de 2015    

        Acho que a forma como ele falou com Edmure mostra mais o quanto ele se parece com Kevan, pois na minha opinião, Tywin não conversaria.

  32. Alex Vieira dos Santos Alex Vieira dos Santos
    16 de novembro de 2012    

    Bom, ainda estou finalizando a leitura do 5° livro, mas depois de ler sua teoria lembrei de algo que possa ajuda-lo, caso Tyrion seja um Targaryen isso explica o porque da Víbora te-lo defendido, uma vez que, Dorne é claramente apoiadora dos Targaryen.

  33. Anônimo Anônimo
    21 de novembro de 2012    

    Tbm acredito que Tyrion seja um Targaryen,mas tem uma evidencia contraria a isso.
    Depois da tomada de Correrio,em uma conversa com Jayme a irmã de Tywin diz que o único filho de Tywin é o Tyrion.!!

  34. Anônimo Anônimo
    21 de novembro de 2012    

    Não,a víbora defendeu Tyrion pq keria se vingar da Montanha.
    Se o combate fosse contra outro cavaleiro a Vibora não ajudaria-o

  35. Alex Vieira dos Santos Alex Vieira dos Santos
    21 de novembro de 2012    

    Olha, creio q ela tenha dito isso em função do Tyrion ser mais “parecido” (atitudes, e formas como ele lida com as situações sendo mais parecido como o Tywin e levando em consideração que o Jaime e a Cercei tem atitudes bem diferentes (lembrando que o Jaime no fim do livro começa a ser mais “sutil”).

    • 5 de agosto de 2013    

      Creio que Genna tenha dito isso ao Jaime somente por ele ser um manto branco. Os membros da Guarda real, assim como os irmãos da Patrulha da noite, abdicam de seus direitos e títulos quando aceitam o manto, como o próprio Tyrion lembrou a Tywin.

  36. caio caio
    29 de novembro de 2012    

    jon se queima por isso não é targ

    • 8 de março de 2013    

      o velho Aemon não diz que o frio diminui as características dos Targ em algum momento??

  37. caio caio
    29 de novembro de 2012    

    ele passa alguns capitulos com a mão queimada e os targ não se queimam

    • Mari Mari
      30 de novembro de 2012    

      Os Targs se queimam. Viserys morreu com ouro derretido. Aegon, o Egg, morreu queimado tentando fazer um ovo de dragão chocar. Não estou dizendo que Jon e Targ, mas os Targs se queimam, sim. Apenas alguns Targaryens especiais, como a Dany, não se queimam.

      • 9 de março de 2013    

        Mas nem a Dany é imune ao fogo. Ela acaba se queimando também (só não vou falar quando pra não dar spoiler caso vocês não tenham lido o quinto).

  38. Iceman Iceman
    30 de novembro de 2012    

    Claro que a Daennerys se queima, tanto que no final do último livro menciona que ela estava com as mãos queimadas.
    Aliás, o próprio RR Martin disse numa entrevista que o fato de ela não ter se queimado na cremação do Khal Droggo foi uma espécie de milagre.
    Ela tem uma tolerância maior ao calor do que o resto das pessoas, mas se queima.

    Não estou com o livro em mãos, senão transcreveria aqui pelo menos duas passagens que relatam que ela se queimou.

  39. caio caio
    30 de novembro de 2012    

    para ser uma das cabeças é preciso ser targ?eu penso que independentemente do Tyrion ser targ ele poderia montar afinal só a Cidadela tem mais conhecimento sobre dragões que o Tyrion,e mesmo o dornense tendo um pouco de sangue do dragão ele morreu por não saber como se “doma” um dragão,eu torço para que sejam o Tyrion e o Bran o Tyrion para ver todos de cima e Bran para voar como o corvo prometeu “eu não acho que o Bran seja uma das cabeças” mas seria interessante alguém sentir o fogo dentro de si e só os wargs podem entrar na pele de um dragão..

  40. Fernanda Fernanda
    1 de dezembro de 2012    

    Ele foi nomeado por Aerys como mestre dos sussurros;
    Fez Aerys desconfiar de seu filho Rhaegar;
    Quando Robert invadiu Porto Real, ele enviou Daenerys e Viserys para Pentos (sob os cuidados de Ilirio Mopatis).
    Ilírio entregou os ovos para Daenerys e conseguiu arrumar o casamento dela com Khal Drogo.
    Varys tinha Jorah Mormont nas mãos, e avisou a Jorah que Robert queria matar Daenerys;
    Varys salvou Aegon da morte certa, e mentiu sobre a morte de Jon Connington.
    _________________________________________________________________________
    isso nao tem sentido algum!!! Varys nao avisou ao Jorah sobre o envenenamento da Dany, pelo contrário!! Ele q falou pro Robert sobre a localizaçao da Dany para ele mandar alguem envenena-la!!!!! Alem de q Varys nunca ajudou a casa TARGARYEN, ele na verdade incendiava a cabeça do Aerys com historias q acabaram deixando ele mais louco ainda, Illyrio nao fez uma bondade em arrumar um casamento pra Dany , mandar ela casar com um selvagem nao foi um ato de bondade, foi uma forma de se livrar dela e do irmao , se o Varys era tao bonzinho com os TARG pq ele so ajudou o ”Aegon” deu toda a educaçao para ele e nquanto a DANY passou a vida toda fugindo, ela se manter viva era importante apenas para servir de distraçao pro Robert, ela era isca apenas, mas o Aegon… será q ele é TARG mesmo???? DUVIDO mt, aí explicaria mt coisa!!!!Explicaria pq a Compahia Dourada aceitou dar apoio a casa inimiga… Na verdade Varys ajuda o Aegon pq ele NAO É targaryen , ele é o falso Dragao, ele é Blackfyre, Varys ajudou Tyrion pq sabia q ele era inteligente e sabia tbm q ele era maltratado pela Cersei e o Pai e ao liberta-lo conseguiu fazer com q o Tywin fosse morto se livrando do grande cabeça da casa Lannister, Dany nao estava nos planos do Varys so entrou agora pq ela tem força, tem dragoes, pra isso q ele precisa do Tyrion, ele sabe q o Tyrion é inimigo do reino e ajudando a Dany ele consequentemente vai ajudar o Aegon, IIlyrio deu os ovos a Dany mas jamais imaginaria q ela conseguiria choca-los , agora q ela conseguiu isso é q eles precisam dela pra concluir seu plano de tomar Westeros, colocar Aegon no trono e depois de tomar tudo q a Dany tem se livrar dela.

    • Débora Wolf Débora Wolf
      6 de fevereiro de 2015    

      Concordo muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!!!! É isso mesmo.
      Quando ele conta ao Tyrion como foi cortado não diz de onde ele veio, nem quem eram seus pais…. E porque a cabeça raspada? Talvez pra esconder os cabelos prateados?

  41. Fernanda Fernanda
    2 de dezembro de 2012    

    Minha dica é que voce escreva sobre a teoria do Aegon ser Blackfyre

  42. Leonardo Oliveira Leonardo Oliveira
    5 de dezembro de 2012    

    Jon snow não pode ser um targ por que ele tem uma conexão com Fantasma, o que apenas alguns Starks e os nortenhos, tem esse tipo de conexão, ‘os wargs’ (os targ não podem ser wargs, não faz sentido, … Vocês podem falar que ele não é um stark e sim um snow, (dai a parte targaryen, mas,,), mas o Tyrion numa passagem do primeiro livro diz:”-Sim – disse – Consigo ver. Você tem em si mais do Norte que seus irmãos” (Guerra dos Tronos, Jon I, pag45), alem disso o proprio Ned diz que ele não tem o nome stark, mas tem o sangue… Na minha opinião não tem nada que indique o Jon ser um targ.. Sobre a mãe dele, se eu não me engano no 3° livro a Arya encontra com alguém que conhece a mãe de Jon, e a Arya ainda tem o pensamento de que quando ela encontrasse o irmão bastardo, ela lhe falaria sobre a mãe que ele nunca conheceu (não tenho o 3° livro, peguei emprestado, por isso não procuro a pagina). E sobre o Tyrion, uma passagem ,que eu não vi no post e nem nos comentários, esta na mesma pagina anteriormente citada, que Tyrion fala sobre a incerteza do pai em questão do sangue de Tyrion:
    “Jon não estava com disposição de ouvir conselhos de ninguém.
    -Que sabe você de ser um bastardo?
    -Todos os anões são bastardos aos olhos dos pais.
    -Você é filho legítimo de Lannister.
    -Ah, sou? – respondeu o anão, sarcástico – Vá dizer isso ao senhor meu pai. Minha mãe morreu ao dar-me à luz, e ele nunca teve certeza.”
    Eu acredito que o Tyrion seja um targaryen, e não discordo de nada do post do nosso caro amigo aqui. Acho um excelente post na verdade. Me corrijam se houver burrada nesse comentário. (e eu não li todos os comentários.. então posso estar dizendo algo que já foi dito).

    • Iceman Iceman
      6 de dezembro de 2012    

      Como que John não pode ser Targaryen?
      Ele é Targaryen por parte de pai e Stark por parte de mãe, ué.
      Se fosse assim, nenhum dos filhos de Ned Stark poderiam ter conexões com os lobos, porque em parte são Tully.

      • Erica Erica
        31 de março de 2014    

        Poste alguma teoria sobre Arya e Sansa! E sobre o paradeiro de Brienne e Jaime. Eles foram ao encontro da menina, conforme Brienne disse, e Sansa não apareceu no quinto livro. Será possível que tenham a encontrado? Ou é alguma outra garota? E quanto a Arya… Gostaria muito de saber o que poderia ser reservado para ela, uma vez que não me agrada a idéia de te-la sempre entre os Sem-Rosto.

  43. 7 de dezembro de 2012    

    Caraca, eu não tinha pensado nisso! E3 admito que quando comecei a ler o seu post pensei “Ih, viajou…”. Mas com todos os seus argumentos, vi que faz sentido sim. Eu ainda acho que Tyrion não vai montar um dos dragões (eu particularmente acho que será Dany, Jon e Bran), mas também não tenho a pretensão de saber o que Martin planeja. Beijos!

  44. 7 de dezembro de 2012    

    PESSOAL, O TYRION E O FILHO MAIS NOVO, SE FOSSE POR CAUSA DAS “LIBERDADES NO CASAMENTO” O BASTARDO NO CASO SERIAM CERCEI E JAIME. sendo assim, pra mim nao faz muito sentido Tyrion ser o Bastardo, nao li todos os post, se alguem ja falou disso please, perdai

  45. Leonardo Oliveira Leonardo Oliveira
    8 de dezembro de 2012    

    Iceman.. eu gostaria de ver a entrevista que o George fala que o fato de a Daenerys ter sobrevivido na cremação do Khal foi um milare

    • Iceman Iceman
      8 de dezembro de 2012    

      Cara, eu vi a entrevista original depois que li o primeiro livro, mas agora está difícil de encontrar, só achei essa referência, mas é exatamente aquilo que eu li:
      http://deciotgr.wordpress.com/2011/07/14/os-targaryens-sao-imunes-ao-fogo/

      Eles não são imunes e a prova disso é justamente o fato de que Daenerys tem as mãos queimadas no confronto com Drogon, o 3º livro deixa isso bem claro.
      Viserys morreu porque foi coroado com ouro derretido, ou seja, morreu queimado.
      Um dos reis Aerys morreu por beber fogo vivo, logo, morreu queimado também.
      Se não me engano, no 1º livro também tem uma passagem que fala sobre Daenerys ter sofrido queimaduras nas mãos.

      Os Targaryens são imunes a doenças (a própria Daenerys diz isso) e tem uma tolerância maior ao fogo e ao calor do que as demais pessoas, prova disto é quando ela vai tomar banho no 1º livro e as aias dizem que a água está muito quente, mas ela diz que está boa.

      Mas eles não são à prova de fogo.

  46. Felipe Atch Felipe Atch
    10 de dezembro de 2012    

    Em uma passagem não me lembro de qual em que Tywin diz ao Tirion que não pode provar ser pai dele. Logo depois da Batalha da Água Negra. Isso daria uma solução romântica ao problema do tabu do parricidio. Se Tirion não é filho de Tywin mas sim do Rei Louco o que fez foi vingar o pai matando o pai do regicida.Bastante interessante

    • 11 de março de 2013    

      Bom eu acho que as 3 cabecas do Dragao sao dany, jon (Que vai montar o bran na pele do dragao mais forte e temido)e tyrion ou Aegon(esse ultimo ainda nao sei se efalso ou verdadeiro).

  47. fernando fernando
    10 de dezembro de 2012    

    No livro Festim dos Corvos há uma passagem que derruba qualquer teoria sobre o duende ser um Targaryen. Em uma conversa envolvendo a tia de Jaime e o mesmo, ela observa-o com o seguinte comentário; “Mas o filho de Tywin é Tyrion, não você. Certa vez, eu disse isso na cara de seu pai, e ele não falou comigo durante meio ano”.
    Ao meu ver, ela quis dizer que a personalidade de Tywin e Tyrion são parecidas. Alem disso, não há nenhum Targaryen com o caráter manipulador.
    Como disse sor Baristan selmy os Targaryen podem ser bondosos e justos ou loucos e cruéis, basta jogar a moeda.

    • Leonardo Oliveira Leonardo Oliveira
      10 de dezembro de 2012    

      Isso não prova o fato de o Tyrion ser lannister, a tia deles disse isso ao Jaime remetendo a personalidade deles, e o fato de uma pessoa ter personalidade parecida com a outra não a torna necessariamente parentes por sangue, podemos citar o caso de Arya e Sansa, que são do mesmo sangue e completamente diferentes… Por que Tyrion não pode ser inteligente (já que ele lê muitooos livros) igual a Tywin, manipulardor igual e outras caracteriscas sem ser do mesmo sangue? E tambem o fato de os Targaryen não haver manipuladores, não exclui a possibilidade de um filhote de dragão nascido e crescido entre os leões seja manipulador!
      Eu não acredito de forma alguma que o Rei louco seja pai de Tyrion, mas sim Rhaegar… Em uma passagem diz que Rhaegar possui a mãe de Tyrion antes da consumação do casamento com Tywin… E talvez, se ambas as teorias estiverem certa, Tyrion e Jon Snow podem ser irmãos, por parte de pai. Eu acredito que Tyrion seja Targaryen e cada vez mais penso que Jon tambem é, apesar de a hipótese de Jon ser Targaryen não me agrada.

      • 10 de dezembro de 2012    

        Rhaegar possuiu a
        esposa de Twyin?

        • Leonardo Oliveira Leonardo Oliveira
          10 de dezembro de 2012    

          posso estar falando merda.. mas eu me lembro de uma passagem onde fala que a esposa de Tywin foi possuida por uma outra pessoa, e essa pessoa era Rhaegar, eu não lembro qual livro tem, se eu não me engano é em “A dança dos Dragões”. Eu estou lendo os livros mais uma vez, depois que eu li os seus post percebi que deixei passar muita coisa.. to lendo de novo se eu achar algo eu comento!!

          • Anônimo Anônimo
            21 de agosto de 2013    

            Eu não lembro de ter sido dito que Joanna foi possuida por outro homem em nenhum dos livros… Que Aerys tinha interesse nela sim:
            [Segundo Barristan a Daenerys, sobre seu pai Aerys: “…ficou encantado com uma certa senhora de Rochedo Casterly, uma prima de Tywin Lannister . Quando ela e Tywin se casaram, seu pai tomou muito vinho no banquete de casamento, e o escutaram dizer que era uma grande pena que o direito do senhor a primeira noite fora abolido…”].

            Vamos com calma, gente… acho que qualquer teoria pode ser postulada, mas a teoria só contribui de verdade, só se torna consistente, se apontarmos o trecho do livro onde baseamos tal opinião.

          • 21 de agosto de 2013    

            Eu não lembro de ter sido dito que Joanna foi possuida por outro homem em nenhum dos livros… Que Aerys tinha interesse nela sim:

            [Segundo Barristan a Daenerys, sobre seu pai Aerys: “…ficou encantado com uma certa senhora de Rochedo Casterly, uma prima de Tywin Lannister . Quando ela e Tywin se casaram, seu pai tomou muito vinho no banquete de casamento, e o escutaram dizer que era uma grande pena que o direito do senhor a primeira noite fora abolido…”].

            Vamos com calma, gente… acho que qualquer teoria pode ser postulada, mas a teoria só contribui de verdade, só se torna consistente, se apontarmos o trecho do livro onde baseamos tal opinião.

      • Iceman Iceman
        11 de dezembro de 2012    

        Essa teoria é impossível, porque Tyrion é o filho caçula.
        Se a gravidez fosse decorrente de uma relação que a mãe dele teve antes de consumar o casamento com Tywin, então os filhos bastardos seriam Jaime e Cersei, jamais o Tyrion.

        • 11 de dezembro de 2012    

          Na teoria, Aerys não engravidou ela antes do casamento. E sim bem após o casamento, quando ele visitou Rochedo Casterly.

          • Leonardo Oliveira Leonardo Oliveira
            11 de dezembro de 2012    

            Os targaryen tem pré-disposição pra ser videntes verdes? como assim cara… eu não me lembro de nenhum targaryen ser mencionado como vidente-verde, e o vidente-verde da serie é o Bran (vai se tornar um) quer dizer que ele possa ser targaryen… isso é meio maluco não?!

    • Rodrigo Galvan Rodrigo Galvan
      14 de dezembro de 2012    

      Concordo, se controversas e tais texto que dizem Tyron é um Targaryen também há espaço para ele ser o Verdadeiro Herdeiro de Tywin.
      Pois os Gemeos Cersei e James, nasceram com o sexto trocado rsrs, Cersei busca ambição, poder e glorias porem é uma mulher, já James é Marcado pelo seu Narcissismo, Lealdade, e Carencia de amor . E Tyron é um tremendo estrategista, manipulador e astuto, caracterista do Pai. Mas acho uma boa teoria de Tyron poderá ser a 3 cabeça do dragao e achar que foi muito facil pra Aegon ( falso ), aparecer no quinto livro e ter um final epico.Acho que o George quis dar um gostinho para os letirores e em cima Tira-lo, tipico dele..

    • 5 de agosto de 2013    

      Reforçando… Creio que Genna tenha dito isso ao Jaime somente por ele ser um manto branco. Os membros da Guarda real, assim como os irmãos da Patrulha da noite, abdicam de seus direitos e títulos quando aceitam o manto, como o próprio Tyrion lembrou a Tywin.

  48. Vínicisu Vínicisu
    11 de dezembro de 2012    

    Cara, essa teoria tem muitos furos.

    – Brynden River não tem olhos vermelhos porque os bastardos Targaryen tem tendência a isso, ele é albino, não é incomum albinos terem olhos vereelhos, o próprio Fantasma é um.

    – Varys não ajudou os Targaryen, ele os dividiu. Ele forjou o falso dragão (na minha opnião a Serra faleciada mulher do Illyrio era descendente dos Blackfyre, e Aegon é filho do Illyrio). Se levarmos em conta, Dany, Viserys e supostamente Aegon, Aegon seria o primeiro na linha de sucessão, Dany e Viserys foram salvos para reforçar a revindicação de Aegon.

    – Varys ajudou o Tyrion porque Varis conhece o valor dele, da sua inteligência e sabe que ele que com todo o conhecimento dele sobre a própria casa ele seria um aliado valioso.

    – Não são todos os Targaryen que sonham com dragões, são alguns! Acredito que assim como os Stark mostraram uma pré- disposição natural para serem troca-peles os Targaryen tem um pré-disposição natural para serem videntes verdes (são apenas nomes diferentes, mas essencialmente a mesma coisa).

  49. Vinicius Vinicius
    11 de dezembro de 2012    

    Lembrei de outra coisa:

    “jaime, você luta como Tygg, ri como Gerion e tem algo de Kevan em você, ou não usaria o manto branco, mas o filho de Tywin é Tyrion.”

    Tygg (Tygget), Gerion e Kevan são os irmãos de Tywin.

    Genna Lannister fala isso para o Jaime no cerco a Correrio, várias e várias vezes é dito que apesar de todo o orgulho que Tywin sente pelo jaime Tyrion é o filho que mais parece com ele.

    • Ludmila Ludmila
      29 de janeiro de 2014    

      Vinicius, concordo com vc em varios pontos, na verdade acho que Varys é um Blackfyre… se não me engano, Illirio foi casado com uma Blackfyre e li algumas teorias sobre Aegon ser filho deles e Jon Connington e o menino terem sido enganados. Mas quando Genna fala pra Jaime que Tyrion é o mair parecido com o pai é no carater, Tyrion apesar de sempre ter sido desprezado pelo pai, sempre quis ter a aprovação dele e por isso acredito que sempre se espelhou nele… não está explicito nesse comentario dela que é uma aparencia fisica.

  50. caio caio
    12 de dezembro de 2012    

    O Fantasma não é albino G.R.R.Martim deixa claro isso logo quando ele é encontrado . Os sonhos dos videntes verdes normalmente se tornam realidade já os Targaryen sempre sonharam com dragões mas passaram séculos sem eles.

    • 8 de julho de 2013    

      eu ia comentar sobre isso, mas vi seu comentário. Como o sangue dos Stark é mais antigo, Jon Snow apresenta as características deles, porém o Fantasma é sua “face” Targaryen, como é citado no post onde o bastardo de Aegon IV tinha olhos vermelhos.

  51. Anna Anna
    17 de dezembro de 2012    

    Já li em várias fontes a respeito dessa teoria e acho que ela é totalmente furada. Percebi que as pessoas tendem a formular teorias que dão um destino especial aos seus personagens favoritos.

    O Tyrion é um dos meus personagens favoritos e eu gosto dele por todas as suas características , inclusive (e especialmente) por ele ser um Lanister. Não acredito que o Martin construiria personagens tão incríveis como os Lanisters (todos eles) para depois dizer que a vida deles é uma mentira.

    E essa história das cabeças do dragão já está cansando. Todo mundo quer que seu personagem favorito seja uma delas. No fim das contas, era melhor a Danny montar um e comandar os outros, sem ninguém montando neles, porque tá difícil de achar outras duas cabeças que não deixem tudo o que o Martin construiu até aqui ridículo.

  52. Isabella Isabella
    29 de dezembro de 2012    

    Quando eu comecei a ler a sua teoria sobre Cersei já tinha pensado nessa possibilidade de que poderia ser Jaime o seu assassino, só não consigo imaginá-lo fazendo isso, pois “irmão mais novo” não significa necessariamente “O irmão mais novo”.
    Agora sobre Tyrion ser um Targaryen? Eu concordo que aquela passagem de Sor Barristan contando do “amor” de Aerys por Joanna é bem suspeita, mas tinha imaginado que se ele tivesse dormido com ela seria na primeira noite, não em outra época, para nascer Tyrion.
    Sinceramente não gostaria que Tyrion fosse Targaryen, concordo com Genna quando ela disse que Tyrion era seu verdadeiro filho, mas também vejo pontos fortes nele NÃO ser filho do Tywin (tanto a passagem da morte de Tywin, quanto os sonhos de Dragão de Tyrion). E eu não consigo compreender por que Varys está do lado dos Targaryen, por que ele, que é a cobra que é, está do lado de alguém na guerra dos tronos. Realmente ele foi “bom” com Tyrion, mas concordo com aqueles que acreditam que isso é por causa da sagacidade dele, não por seu sangue.
    E alguém tem alguma ideia com o que aconteceu com aquele meistre que disse que ia atrás de Daenerys para orientá-la??

  53. Junior Junior
    30 de dezembro de 2012    

    Só eu acho que o tal Sor Robert Forte possa ser o Cão De Caça?

    • 2 de fevereiro de 2013    

      O Cão de Caça morreu.

    • tathi tathi
      7 de fevereiro de 2013    

      EU ACHO QUE NAO SE NAO ME ENGANO O CAO DE CAÇA ALEM DE TER MORRIDO TINHA 2,10 DE ALTURA E O GREGOR CLEGANE QUE TINHA 2,40 QUE E A ALTURA DO ROBERT STRONG E O GREGOR MORREU NAS MASMORRAS COM O QYBURN

      • Junior Junior
        8 de fevereiro de 2013    

        Mas o Cão De Caça morreu na area dos foas da lei, o mesmo pessoal que trouxe a Catelyn de volta, mas concordo com voce

    • 17 de abril de 2013    

      Pra mim o Sor Robert Forte é o próprio Montanha, ou o corpo dele, sem cabeça (tá ligado que ele nunca tira o elmo…), reanimado pelo Qyburn usando magia negra proibida pela Cidadela… Acho que foi aprender e usar essa magia que o fez perder a corrente de meistre…

  54. Junior Junior
    31 de dezembro de 2012    

    Ontem no trabalho tive uma teoria sobre o Cão De Caça ser o Sor Robert Forte, é a seguinte: o Cão De Caça desertou da Guarda Real e é considerado um fora-da-lei, então sua condenação pode ser a morte, a Patrulha Da Noite ou o exilio, mas sem que ninguem saiba (talvez Qyburn não sei) ele assume a identidade de um cavaleiro “mascarado” e que fez uma promessa de não falar até que todos os inimigos de Vossa Graça estejam derrotados, assim as pessoas só saberão quem ele realmente é quando ele já tiver feito um grande favor ao rei então ele poderá pedir como recompensa o perdão por seus crimes.
    Eu particulamente preferia que alguem descobrisse sua identidade antes da hora e ele fosse levado para a Muralha para vestir o negro, chegando lá ele descobre tudo sobre Os Outros e vira um grande aliado do Jon (se ele não estiver morto – tomara que não toc, toc toc na madeira) e possivelmente até pode mudar um pouco o seu jeito de ser (pra melhor é claro). Então é esa minha teoria, sei que viajei um pouco mas sonhar não faz mal né verdade?

    • Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
      5 de janeiro de 2013    

      O cavaleiro da Guarda Real Sor Robert Strong (Sor Gregor “A Montanha Que Cavalga” Clegane resnascido do vale da morte e do fogo do inferno através da ciência, magia e alquimia do louco meistre Qyburn) é uma espécie de supersoldado. Um tipo de golem da mitologia judaica ou um homúnculo da alquimia.

      O Irmão Mais Velho da Ilha Silenciosa descreveu Sandor “Cão de Caça” Clegane desta forma :

      “…tratava-se de uma alma amarga e atormentada, de um pecador que troçava igualmente dos deuses e dos homens. Ele servia, mas não encontrava orgulho no serviço. Lutava, mas não obtinha alegria da vitória. Bebia, para afogar a dor num mar de vinho. Não amava, e tampouco era amado. Era o ódio que o movia. Embora cometesse muitos pecados, nunca procurava perdão. Quando outros homens sonham com amos, ou com riqueza, ou glória, este Sandor Clegane sonhava matar o próprio irmão, um pecado tão terrível que me faz estremecer só de falar nele. E no entanto, era esse o pão que o nutria, o combustível que mantinha as suas fogueiras a arder. Por ignóbil que fosse, a esperança de ver o sangue do irmão na sua espada era tudo aquilo para que vivia esta triste e furiosa criatura… e até isso lhe foi roubado, quando o Príncipe Oberyn de Dorne apunhalou Sor Gregor com uma lança envenenada.”

      Enrolou-se na pele de gato-das-sombras e fechou os olhos. O
      chão era pedregoso e frio, mas passado algum tempo Tyrion
      Lannister adormeceu. Sonhou com a cela aberta. Dessa vez
      ele era o carcereiro, não o prisioneiro, grande, com uma
      correia na mão, e batia no pai, empurrando-o para trás, na
      direção do abismo… [Tyrion]

      Fica subtendido que a intenção que Tyrion matasse Tywin vem desde o primeiro livro

  55. Pedro Fonte Pedro Fonte
    31 de dezembro de 2012    

    Uma pequena passagem no 3 livro quando o Tyrion mata o Lorde Tywin, o pai diz para o filho- Vos não sois o meu filho…
    Em todos os livros o lorde Tywin sempre tratou Tyrion por “Tu” e esta súbita mudança para uma forma mais cortes e em que ele diz explicitamente que o Tyrion não é filho dele leva-me a acreditar na teoria de que ele seja mesmo filho de outro, e talvez um targaryan.
    Saberemos no futuro!

  56. Anônimo Anônimo
    8 de janeiro de 2013    

    Tyrion herdou o mesmo apetite de seu suposto pai Aerys por mulheres!

    • Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
      24 de janeiro de 2013    

      A luxúria, a ganância e a gula de Tyrion Lannister superar qualquer senso de moralidade, compaixão e bom senso.

  57. tathi tathi
    14 de janeiro de 2013    

    eu nao sei exatamente em que parte mas na conversa de oberyn com tyrion ele fala de quando forma visitar ele quando era bebe e falam que era bem estranho ma hora pensei no filho natimorto da danyeris e tambem pensei que a mae de dany morreu no parto assim como a do tyrion

  58. tathi tathi
    15 de janeiro de 2013    

    na pagina 464 de o festim dos corvos cersei lembra que a maeggi disse que “de ouro foi a sua coroa e de ouro sera a sua mortalha”o que da o entender que jamie matara ela mesmo

  59. Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
    18 de janeiro de 2013    

    Jaimie e Cersei são gêmeos bivitelinos, mas Tyrion e Cersei são almas gêmeas quando se trata de serem autodestrutivos

  60. Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
    25 de janeiro de 2013    

    Teoria

    Rochedo Casterly é um fortaleza com uma mina de ouro sob ele, com vista para Lannisporto e para o Mar do Poente. É a sede da Casa Lannister. A fortaleza é esculpida numa enorme colina de pedra maciça, e suas defesas naturais são reforçadas com muralhas e outras estruturas. De fato, o Rochedo nunca caiu. Lendas dizem que o Rochedo Casterly recebeu este nome da família que o governava na Era dos Heróis, os Casterly, que foram extintos. Os Lannister afirmam que sua linhagem remonta a Lann, o Esperto, que enganou os Casterly, expulsando-os do Rochedo, e o reivindicando para si. Após milhares de anos mais tarde, as minas de ouro ainda não estariam produzindo. A riqueza acumulada por Lorde Tywin veio de seu forte e astuto senso de negócios, fazendo empréstimos rentáveis, controlando outras casas nobres menores com minas de ouro, o domínio de um importante centro comercial em Lannisporto e de ser a Mão do Rei por mais de duas décadas. De qualque forma, eu acho que a riqueza dos Lannisters foi usada para financiar a Guerra dos Cinco Reis. Os milhões de dragões devidos à Casa Lannister pela Coroa provavelmente não será paga, como como a Casa Tyrell paracer ter firme controle sobre o Trono de Ferro e eu não vejo dando aos Lannisters um único centavo. Isso significa, que quando Tyrion conquista o Rochedo Castery, com o apoio dos dragões negro ou vermelho, ele vai abrir os cofres e encontrá-los vazios de ligotes de prata ou de ouro, com nada para pagar suas dívidas prometidas, e as minas estão exauridas devido aos milhares de anos de exploração. Então o velho ditado “Um Lannister sempre paga suas dívidas” será revelado ser falso, as dívidas acumuladas de Tyrion não serão pagas significando a ruína da Casa Lannister como uma grande potência política, econômica e militar.
    Nos setes infernos, Lorde Tywin vai sorrir e rir por último pela desgraça de seu filho ingrato e patricida.

    • 26 de janeiro de 2013    

      Achei uma teoria engraçada… quase cómica. Se isto acontecesse, e se tudo corresse bem para os Targaryen, o Tyrion ver-se-ia em maus lençóis. Para se safar em tal situação teria que receber ajuda por parte da coroa, agradecida pelos seus serviços. A capacidade de administração do Tyrion está mais que provada, por isso sabemos que ele conseguiria dar a volta com o tempo.
      Mas concordo consigo quando diz que as minas já devem ter sido exploradas até ao limite. A não ser que fossem uma “nascente” de ouro (algo que não existe), nenhuma mina resiste tanto tempo a exploração intensiva.

  61. 25 de janeiro de 2013    

    E se o Tyrion for um vidente verde?

    Ao ler a sua teoria pensei nessa possibilidade. Vejamos: sabemos que os videntes verdes têm olhos verdes. Um dos olhos do Tyrion é verde:
    “Um olho verde e um negro espreitavam sob uma cascata de cabelos revoltos e tão louros que pareciam brancos. Jon o observou fascinado.” A Guerra dos Tronos, capítulo 05, Jon I.

    O que fazem os videntes verdes? Sonham com o futuro, com o que vai acontecer. À luz disto, li a seguinte passagem, que me deixou a pensar nisto:
    “Tyrion Lannister sonhou com uma batalha que tornou os montes de Westeros vermelhos como sangue. Estava no meio dela, entregando a morte com um machado do seu tamanho, combatendo lado a lado com Barristan, o Ousado, e Açamargo, enquanto dragões rodopiavam pelo céu por cima deles.” A Dança dos Dragões, capítulo 08, Tyrion III.

    E se este sonho não é simplesmente um sonho, mas sim uma premonição, uma visão do que poderá vir a acontecer?

    (O grande senão é que geralmente os sonhos verdes estão carregados de simbolismo e não parecem mostrar as coisas directamente, pelo menos a julgar pelos sonhos que o Jojen teve e nos relatou. Para que este sonho se realizasse o Tyrion ainda teria que se juntar à causa da Daenerys, a julgar pela presença de Barristan Selmy… a não ser que ela morra, ou que não apareça logo e que O Ousado pense que ela morreu, indo-se juntar ao Aegon através da informação do Tyrion)

    Isto é só uma ideia que me ocorreu, não quero estar a meter-me em grandes debates (até porque, confesso, não li os comentários das outras pessoas). Se alguém já se tinha lembrado disto e já o expôs num comentário, peço desculpa pela repetição.

    Saudações,
    Pedro Fernandes

    • 25 de janeiro de 2013    

      Uma forma interessante de ver os sonhos de Tyrion.
      Até o momento ninguem pensou nisso…
      Obrigado, Pedro!

    • 29 de janeiro de 2013    

      Estava a ler um comentário do Lucas, no qual ele transcreve uma citação do primeiro livro (de quando o Tyrion estava preso no Ninho da Águia, penso eu):
      “Enrolou-se na pele de gato-das-sombras e fechou os olhos. O chão era pedregoso e frio, mas passado algum tempo Tyrion Lannister adormeceu. Sonhou com a cela aberta. Dessa vez ele era o carcereiro, não o prisioneiro, grande, com uma correia na mão, e batia no pai, empurrando-o para trás, na direção do abismo…”

      “com uma correia na mão”
      Poderá ser o colar de Mão com que ele sufocou Shae?

      “batia no pai, empurrando-o para trás, na direcção do abismo”
      Tyrion disparou a besta, que, pela sua força de impulsão, empurrou Tywin para trás, matando o pai (o abismo é muitas vezes, na literatura, usado para figurar a morte).

      Poderia isto ser um sonho verde já concretizado?

      • 29 de janeiro de 2013    

        Ah Ah muito bem Pedro gostei…mais ainda acho que ele não é um vidente verde

  62. 25 de janeiro de 2013    

    Mais uma vez andam aqui umas boas ideias…Ora bem então vamos supor que o Tyrion é realmente descendente do Targaryen…o grandes argumentos são

    1º- O Tyrion tem duas características que se identificam com os Targaryen tanto as dos olhos como o cabelo. tendo em conta que os “ditos” antepassados seus tinham as características, pronto dou a o braço a torcer.

    2º- Que todos os Targaryen sonham com dragões! De facto o Tyrion tem montes de referencias a tais sonhos por isso segundo esta ideia está mais que certo ele ser um descendente dos Targaryen.

    3º- Os Targaryen não queimam nem adoecem…mais uma vez conferem o Tyrion já esteve em varias situações de risco e escapou sempre sendo a batalha de porto real que ele mesmo comandou com a tal cena do lago.

    Conclusão tudo indica que o Tyrion aparenta ser mais do que a “criatura mal formada inteligente” que é todos subestimam antes de conhecer. Na verdade ele é a minha personagem preferida por isso ficaria bem feliz se ele se desse bem nos seus planos. Por isso a ideia de que Varys quer restituir os Targaryen ao torno de Ferro é muito apelativa principalmente se for o Tyrion.
    Agora isto entra em conflito com outras teorias.
    Se umas um dos sinais para que o GRRM nos dá para os descendentes dos Targaryen são as acima referidas entao a teoria de que o Jon Snow é o filho de Rheagar e Lyanna stark cai por terra…

    1º nao há qual quer traço fisionómico que nos indique tal descendência…e refutam vocês que isso se deve ao facto de ser parte da casa Stark…Ora bem vejamos Ned Stark teve 5 filhos com Catelyn todos eles com traços dos Tully (Sansa sendo comparada a mãe quando esta era nova; o Roob sendo parecido ao pai mas “olhos azuis e cabelo vermelho-marrom espesso”; o Bran também com traços da casa da sua mãe tendo o cabelo também ruivo e os olhos claros assim como o seu irmão mais novo Rickon; a única que na verdade se apresenta com as características mais parecidas com os Strak é a Arya que mais tarde chega a ser comparada com a irmã de seu pai) Ora dito isto é dificil pensar que a semente, ainda mais de uma mulher, tendo em conta a teoria que Lyanna é mae de Jon seria forte o suficiente para passar as características dos stark ao seu filho quando em 5 filhos do seu irmão apenas um tal aconteceu de facto. Por esta ideia eu diria que seria dificil Jon ser tambem descendente dos Targaryen.

    2º- Tendo em conta que todos os Targaryen sonham com Dragões Jon Snow fica claramente fora da equação uma vez que até está na sua própria personalidade recusar-se acreditar em tais historias que a Velha ama contava…e que me lembre nunca sonhou com o Dragões mas posso estar enganada.

    3º- ésta claramente provado que Jon Snow tambem nao possui esta característica devido ao facto de ele se ter queimado quando estava a tentar proteger o seu comandante de um caminhante morto se nao me engano no 2º livro versão Portuguesa(1º na versão original).

    Conclusão a probabilidade de Jon snow ser descendente dos Targaryen seguindo esta linha de pensamento são muito mas muito baixas.
    E ainda deixo mais uma então já noutros post referiram que o Dragão tem 3 cabeças seguido do que dizem serem representadas por Daenerys; Jon; e agora Tyrion então eu pergunto onde se enquadra o Aegon? sendo que ate agora é o único que sabemos com alguma certeza que realmente é o filho de Rheagar.

    • 25 de janeiro de 2013    

      Quanto a questão da morte da Cercei cheira-me que não teremos tão cedo a resposta a sua morte…mas eu pergunto? em relação a profecia que será o dito valonqar “o Irmão mais novo” terá de ser um dos seus irmãos? ou poderemos considerar a hipótese de que um dos outros irmãzinhos poderá fazer o serviço?, temos uma data deles por exemplo a Arya que vingaria a morte do seu pai como ela tanto deseja visto que Cercei é uma das primeiras da sua lista, então agora que está a ser treinada para ser assassina(coisa que não me agrada muito mas pronto) mas confesso que não me importava de ver jamie a dar uma lição a sua querida irmã entao agora que ele esta mais como um homem como deve ser… e aproveito para perguntar há alguma teoria para onde foi o Jamie porque RAIO a Brianne o foi buscar e para onde o levou?

  63. Adriel Adriel
    25 de janeiro de 2013    

    cara, muito boa essa teoria, ms acho q vc tem q atentar pra um fato q achei interessante em dança dos dragões. em um capitulo do jaime durante o cerco a correrio, a sua tia, irma do twyn, q eh casada com o frey q eh nomeado senhor de correrio (desculpe, ms nao to com o livro por perto e nao lembro o nome deles), ela conta umas historias do passado ao jaime, inclusive tem uma lembrança dela em q ela fala ao proprio twyn: “tyrion é seu filho, nao jaime”… q foi o motivo q levou a twyn ficar tipo “meio bolado” com ela. isso me levou a pensar uma coisa, ms pode ser q eu esteja viajando: se no casamento do twyn o aerys estrapolou um pouco e quis fazer valer o antigo direito do suserano com a mulher do twyn, seria possivel q os gêmeos, cersei e jaime, fossem filhos do aerys??? pode ser q eu esteja viajando mesmo, ms esse capitulo me deixou intrigado com essa ideia.
    ms enfim, a sua teoria sobre o tyrion ta muito bem fundada, e do Martin essas surpresas eh o q podemos (ou nao) esperar.

  64. Juliana Juliana
    28 de janeiro de 2013    

    Realmente não confio muito que esse Aegon seja um verdadeiro Targaryen, mas se bem sabem, tem uma teoria sobre Jon snow ser filho do irmão mais velho de Daenerys, então o dragão de tres cabeças se completaria sendo Daenerys, Tyrion e Jon!!
    Será?

  65. Ana Ana
    28 de janeiro de 2013    

    Espero que não seja a estúpida da Dany uma das cabeças do dragão e sim o Jon.

    • Iceman Iceman
      20 de fevereiro de 2013    

      Me perdoe, mas estúpida a Daenerys não é.
      Lembre-se que ela é praticamente uma criança, tem uns 15 ou 16 anos, se casou com o Drogo com 13 anos.
      Logo, considerando o contexto e a idade, ela é muito sábia.
      O erros que ela cometeu foram pautados por dois motivos: sua imaturidade decorrente da idade e; sua inocência, pois ela é muito crédula, acredita muito fácil nos outros e, por isso, acaba sendo fácil enganá-la.

      Se existe um estúpido nesta saga, é o Ned Stark, este sim foi estúpido do início ao fim.

      • Othon Othon
        13 de maio de 2013    

        Isso é mais do que evidente, mas a maioria não quer enxergar, Iceman. Daenerys é grotescamente discriminada e, na maioria das vezes, sem nenhum embasamento. Acho que é o perfil do público… é mesmo tão desconfortável admitir uma garota jovem e linda desempenhando, dentro da trama, um papel grande, fundamental e belíssimo como o dela?

        Acontece que ela tem 14 anos quando tudo começa. Não sabe NADA sobre guerra e muito menos sobre o que é de fato ser uma rainha. Sobre o fatídico jogo dos tronos, então… precisa aprender absolutamente tudo. Nunca teve tutores, meisteres, septões, mestres de armas, sequer sabia montar direito um cavalo quando saiu da casa de Ilirio. Apesar disso, caiu no mundo sem pestanejar quando se viu obrigada. Teve que aprender tudo em TEMPO REAL, enquanto as incríveis reviravoltas de sua vida foram acontecendo, ao contrário da maioria de nossos outros queridos personagens (heróis e vilões), que tiveram suas cabecinhas bem preparadas desde pequeno(a)s.

        Não faria sentido se, desde o começo de sua trajetória, já se mostrasse uma heroína perfeita, imbatível e infalível. Ela era uma menininha assustada, orfã, fugitiva, quase sem identidade, mediocremente informada sobre seu passado, presente e futuro, vítima de um irmão violento, a mercê de decisões alheias e sem conhecimento da vida para além das portas das casas aonde havia se escondido até então.

        Foi vendida, como uma escrava, por Viserys – ela mesma faz essa comparação quando reafirma a quem quer que conteste sua renúncia em deixar para trás os escravos que vai encontrando, diante da escolha entre romper os grilhões ou trilhar mais rápido o seu caminho para o trono de ferro.

        O final do quinto livro é quando ela está aprendendo a lidar com a guerra, com a fatalidade de que a morte de pessoas inocentes está inevitavelmente ligada ao seu objetivo final. Por mais que pretenda ser uma boa rainha, justa, honesta – redentora mesmo – existe este caminho de sangue (e fogo) a percorrer e ela precisa entender.

        Eu acho que Dany está sendo até MUITO RÁPIDA em aprender e assimilar todas essas coisas praticamente sozinha, com pouquíssimos aliados realmente sábios e sendo obrigada a desconfiar de tudo e todos o tempo todo.

        ELA É REALMENTE UM FENÔMENO!

  66. Jon Jon
    4 de fevereiro de 2013    

    Muito bom o texto, até agora tenho que concordar com tudo que tu disse, principalmente do Jon, eu mesmo havia pensado nisso. Mas Tyrion Targaryen, eu não sei principalmente pelo fato que a tia deles fala para o Jaime: “O verdadeiro filho de Tywin é o Tyrion.” ,

  67. 5 de fevereiro de 2013    

    Jon tem varias mães kkkkkk Ashara, Lyanna , Wylla e a filha do homem que levou Ned para as Ilhas Irmãs, mas Jon ter sangue de dragão não vai mudar nada ele fez o juramento da patrulha da noite nas vai ter coroa e acho dificil ele abdicar disso. Acredito que vai ser importante para a história mas não como um bastardo do dragão

  68. thales thales
    6 de fevereiro de 2013    

    velho, o varys é partidário dos blackfire, faz muito mais sentido! pesquisa ai
    e o aegon nao é targaryen, é blackfire (dragao de pantomimeiro) (falso dragao)
    tudo parte do plano illyrio e do varys de fazer os blackfires tomarem o trono

  69. tathi tathi
    7 de fevereiro de 2013    

    e acho que se nao fosse isso o tyrion teria visto os dragoes mas no livro 5 ele nao chega a ver drogon GRRM deve ter deixado para o final

  70. Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
    12 de fevereiro de 2013    

    O diálogo entre Tyrion Lannister e o Príncipe Oberyn Nymeros Martell:

    “… Lorde Tywin Lannister governava os Sete Reinos, mas a Senhora Joanna governava Lorde Tywin.”Lorde Tywin Lannister governava os Sete Reinos, mas a Senhora Joanna governava Lorde Tywin.
    – Tinha acabado de nascer. O que esperava de mim?
    – Enormidade – respondeu o príncipe de cabelo negro, – Era pequeno mas afama- do.
    Estávamos em Vilavelha quando de seu nascimento, e a cidade só falava do monstro que tinha nascido da Mão do Rei, e de como aquilo podia ser um mau presságio para o reino,
    – Fome, peste e guerra, sem dúvida, – Tyrion deu um sorriso amargo. – E sempre fome, peste e guerra. Ah, e o inverno, e a longa noite que nunca termina,
    – Tudo isso – disse o Príncipe Oberyn – e também a queda de seu pai. Ouvi um irmão
    mendicante pregar que Lorde Tywin se tornara maior do que o Rei Aerys, mas só um deus deve estar acima de um rei. Você seria a sua maldição, uma punição enviada pelos deuses para lhe ensinar que não era melhor do que qualquer outro homem.
    – Eu tento, mas ele recusa-se a aprender. – Tyrion soltou um suspiro. – Prossiga, por favor. Adoro uma boa história,
    – E é natural, pois a história que se contava de você era que tinha um rabo, duro e recurvado como o de um porco. A sua cabeça era monstruosamente grande, segundo ouvimos dizer, com vez e meia o tamanho do seu corpo, e havia nascido com densos cabelos pretos e também com barba, um olho maligno e garras de leão. Seus dentes eram tão longos que não podia fechar a boca, e entre as pernas encontravam-se as partes privadas de uma menina, assim como as de um menino.
    – A vida seria muito mais simples se os homens pudessem se foder a si mesmos, não acha? E eu consigo me lembrar de algumas ocasiões em que garras e dentes poderiam ter se revelado úteis. Mesmo assim, começo a ver a natureza de sua queixa.
    Bronn soltou uma risadinha, mas Oberyn apenas sorriu.”

    O nascimento de Tyrion representa a ruína da Casa Lannister. Um prenúncio sombrio de destruição e morte para as Terras Ocidentais.

  71. George Frederick George Frederick
    18 de fevereiro de 2013    

    Tenho quase certeza de Jon e Tyrion serem bastardos Targaryen. Um ponto que não foi mencionado ainda: Quando Jon e Tyrion se conheceram, ainda nos primeiros capítulos do primeiro livro, eles tiveram uma conexão, se identificaram um no outro. Jon perguntou “o que você sabe sobre ser bastardo?” e o Tyrion respondeu “todo anão é bastardo aos olhos do pai.” Depois disso eles se trataram com respeiro mútuo e o Tyrion até mesmo chegou a afirmar que Jon era seu amigo, [só não me lembro se foi no terceiro ou no quarto livro].

  72. 18 de fevereiro de 2013    

    quem e filho de Aerys na misnha teoria e Jaime e Cersei , tem vários indícios disso. vamos lá ;
    1 – A Tia Genna falar que Tyrion é o o filho de Tywin
    2 – O sonho com suposta mãe de Jaime e Cersei, Joanna , quando jaime fala que Tywin tem um filho cavaleiro e uma filha rainha “Joanna” não responde, não me lembro se ela solta uma lágrima
    3- A excitação de Cersei olhando para o fogo-vivo na torre da mão. Faz Jaime lembra Aerys
    Bom tem outros fatos mais não estou com o livros na mãos. Parece louca a teoria mais cm Martin é tão provável como Tyrion com sangue do dragão

    • 18 de fevereiro de 2013    

      Achei interessante o fato de Jaime lembrar de Aerys.
      So não concordo com essa passagem da tia Genna.
      Pois o próprio Twyn à beira da morte diz a Tyrion: – Vc não é meu filho.
      Assim não acho q essas simples afirmações comprovem algo.
      Tanto que qdo Genna disse que Tyrion era seu filho, Twyin ficou um ano sem falar c Genna.

      Mas gostei dos. Outros indícios. Fiquei intrigado

  73. 18 de fevereiro de 2013    

    Então acho meio dificil Tywvin dizer que Tyrion e filho dele mesmo que Tyrion tivesse com uma besta kkkk do jeito que é orgulhoso e explicaria a profecia de a Bruxa Rã o “irmão” mais novo seria Dany matando Cersei e sendo uma rainha mais bela e nova e Cerseri fica meio doida acho que todos estão traindo ela parece Aerys kkkk

    • 18 de fevereiro de 2013    

      Na minha opinião, Martin pode fazer com que tanto os gêmeos, quanto Tyrion seja bastardo de Aerys…
      Há evidencias de ambos os lados…
      O modo como Cersei age lembrando Aerys, Tyrion sonhando com dragões assim como Aemon…
      O que me intriga é que, Aerys visitou Rochedo após o nascimento dos gemeos, e depois disso Joanna passou a não sair mais de lá.

      E se Genna disse que Tyrion era seu verdadeiro filho 9imagino que quis fazer um paralelo com a personalidade) isso foi motivo o bastante para Twyin parar de falar com sua irmã por um bom empo.
      Mas podemos partir do pressuposto que genna disse a verdade, simplesmente por que sabia (?).
      nesse caso, acho que a represália de Twyin seria maior…

      Por isso acho que Genna se apegou à personalidade de Tyrion quando disse aquilo ao irmão, e isso foi demais para o Lannister.

      É que eu gostaria quye fosse o tyrion, talvez por isso defendo essa teoria.
      Mas evidencias tem para ambos os lados…

      Pois Cersei e Jaime pdoem ser bastardos de Aerys também…

      • Débora Wolf Débora Wolf
        9 de fevereiro de 2015    

        Nossa, mas isso seria trágico demais pro Jaime, imagina ter matado o próprio pai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  74. 18 de fevereiro de 2013    

    Aerys esteve no casamento de Twvin e Joanna até ajudou leva Joanna para o quarto de casados Até Barristan fica vermelho contando e no livros não disse se Twvin levou Joanna para Porto Real com ele ou não., Quaithe fala do pessoal chegando para Dany lula gigante e tudo mais se não me engano ela falou de um leão esse leão deve ser Tyrion que e meio improvavel ser Jaime. Mas Tyrion tabém é uns dos meus personagens favoritos o/

    • 18 de fevereiro de 2013    

      Em todo caso, Tyrion ainda pode ser o Leão, pois a Joanna é prima de Twyin, logo ela é lannister…hehehehehe

  75. 18 de fevereiro de 2013    

    por isso que amo esse livro da pra ter tantas teorias que dá pra fazer um nô na cabeça o/

    • 18 de fevereiro de 2013    

      hhahahahaha
      eu tb!
      Isso que Martin conseguiu fazer com os fãs é algo muito surpreendente.
      Estamos aqui, teorizando o que será dos proximos livros! o blog tem cerca de 760 comentários entre fãs concordando e discordando entre si…
      isso é mto legal de se ver!

  76. 22 de fevereiro de 2013    

    O fato de não ter ficado doente não torna Tyrion um Targaryen. Os Targaryen ficam doentes como qualquer um. Daenerys tá doente agora, e vários Targaryen morreram durante a Grande Peste da Primavera.

  77. 23 de fevereiro de 2013    

    Mas eu gostaria que Tyrion realmente fosse filho de Twyvin. Tem toda a relação conturbada
    entre pai e filho, e Tyrion não precisa ser um Targaryen para monta um dragão ele sempre viveu pela inteligencia ele vai acha algum modo de montar um, se for pra acontecer mesmo.

  78. Pietro Kaiser Pietro Kaiser
    7 de março de 2013    

    Na realidade acho que Varys quer colocar um dragão no poder (preto ou vermelho,um dragão é um dragão), acho que quando ele fala que o trono pertence a Aegon não é necessário que ele seja um Targaryen puro,pois lendos todos os livros(inclusive Dunk and Egg) quem realmente teria direito ao trono seria um Blackfyre ou um descendente dos Targaryens por parte do flho(a) de Aerion (Brightflame)Targaryen, que foi excluído da linha de sucessão no passado,ou atémesmo tudo ao mesmo tempo, Aegon I reinou junto de suas 2 irmãs…..E concordo contigo,Tyrion pode muito bem ser tambem um bastardo Targ,Varys cita que os que mais sofrem com a guerra são as crianças, e os pequenos Targ e Blackfyre sofreram muito ao decorrer da estória,daí vem ocarinho especialdelepor Tyrion….Um persoangem coringa é o Gerold Dayne( Darkstar), até onde sei, ele pode ser + um Valyriano para embolar o meio de campo. Leiam a respeito da profecia que Daemon II Blackfyre faz a Ser Dunkan, é sinistra,sinceramente acho que vai “brotar dragões” de tudo que é buraco até o final desta saga.

  79. 8 de março de 2013    

    olá!! sempre leio as teorias de todos mas sempre prefiro manter minhas ideias para min! mas têm algumas coisas que estão me fazendo rever todas elas. 1*Faz o maior sentido Jon ser Targs ,por vários motivos já citados aqui mas oque eu vejo muito é que todos esqueceram um ponto chave na saga, “a magia” que estava sumida a séculos, volta logo no primeiro livro com os filhotes de lobos gigantes,que pode ter sido enviados pelos deuses; mas o fato é que pode ter acontecido tmb pelo fato de um filho de dragões esta presente no momento Jon 2*a lenda de AA diz que a espada luminífera foi forjada e quebrada três vezes e só quando o herói dá a vida de quem ele mais ama que ele consegue finalizala , sou um dos que acreditam que AA seja Jon, e o único personagem que ele mais ama é sua irmã mais nova ,assim acredito que Arya possa ser sacrificada de alguma forma para que Jon fique com a espada
    3* Tyrion Targ acho muito difícil acho até que Varys nem esperava muito que ele fosse útil para seus planos que até agora esta difícil de entender aquela passagem que ele conta como se tornou eunuco?? e como ele odeia a magia me faz pensar que seus motivos são muito mais sombrios, dq parecem! 4* Dany recebeu profecias e vem tentando entenderas mas acho que ír para trás para seguir em-diante possa esta ligada a entender os motivos da rebelião de Robert ai sim ela vai ficar sabendo de um filho ilegitimo de Raeg .

  80. Rodrigo Siliprandi Rodrigo Siliprandi
    10 de março de 2013    

    Varys ajuda Tyrion, pq ele sabe que Cersei odeia o irmão mais novo, e que se Tyrion ganhar poder Cersei faria cada vez mais burradas governando, oque abalaria o reino potencializando uma eventual guerra, gerando assim um reino destruído e desunido local perfeito para Daenerys chegar e reconquistar tudo com seus dragões.

  81. 11 de março de 2013    

    E se cersei e jaime forem filhos de kevan IRMAO DE TWIN, Ai aquele amante de Cersei primo dela e filho de kevan seria seu irmao mAIS NOVO E entao ELE poderia ser QUEM IRIA MATA-LA .EU QCHO QUE ELE TEM VONTADE DE PEGAR O PESCOCO DELA…

  82. 11 de março de 2013    

    O autor tem um proposito muito gde p tyrion pois ele nao ia cruzar meio mundo pra nada,omesmo com Bran,Jon e Dany e acho que varys nao quer ajudar ninguem ,tem um misterio nesse meio a ser revelado que vai unir todas essas pontas soltas e esses personagens,apartir dai Dany vai pra muralha…e tyrion tbem vai voltar; é esperar p ver…

  83. Alex V. Alex V.
    12 de março de 2013    

    Sabe o que acho interessante? Martin ja disse em entrevista que seu personagem favorito é o Tyrion… nao sei se alguem ja mencionou isso acima, mas com certeza é uma informação a mais para reforçar esta teoria que eu nao descarto…

  84. Fabiano Fabiano
    3 de abril de 2013    

    “Quanto mais pessoas você ama, mais fraca fica. Fará coisas por elas que você sabe que não deveria fazer. Fará papel de tola para faze-las felizes e mante-las seguras.”
    Cersei Lannister – Games of Thornes

    Melhor Frase dela

  85. Alexandre Alexandre
    15 de abril de 2013    

    Posso estar errado, mas tem duas vezes nos livros em que se fez entender que o único filho legitimo de Tywin Lannister seria o próprio Tyrion!

    No Festim, a tia de Jaime fala com ele que tanto ele quanto a irmã não eram filhos de Tywin, mas somente Tyrion! O Jaime não concorda e fica por isso mesmo…a tia não se explica…

    Já no Dança, como você mencionou, ao falar do pai de Daenerys, Sor Barristan menciona um que Aerys era aficionado pela noiva de Tywin, e menciona, no casamento entre eles, que as regras antigas da 1ª noite deveriam voltar a valer… Pela forma em que Sor Barristan conta essa história, ficou parecendo que Aerys realmente vai as vias de fato com a esposa de Tywin…

    Se ele foi as vias no início, os primeiros filhos teriam chance de ser dele, e não o segundo…

    Ou seja, além do Jaime voltar a ser o irmão mais novo da Cersei, ambos seriam os descendentes Targaryen, e não Tyrion, que seria o verdadeiro filho de Tywin…

    Quando li ambas as partes eu assustei…mas pode querer dizer outra coisa

  86. 17 de abril de 2013    

    O Rei Louco mostrou “excesso de familiaridade” com a Senhora Joanna quando os noivos foram levados para a cama… Ele se apaixonou por ela na juventude… Tyrion é 9 anos mais novo que os gêmeos… Não seria terrível se as duas cabeças que estão faltando no dragão (que todo mundo quer que sejam Jon e Tyrion) fossem na verdade Cercei e Jaime? Explicaria porque eles são tão atraídos um pelo outro… Os Targaryen se casam entre irmãos… Bem, então taí: se for essa a merda que o Martin fizer com a história (prefiro o Jon), fui eu quem falou primeiro!!!

  87. 17 de abril de 2013    

    O Varys é partidário dos Blackfire, isso sim!!! No livro 3 o Jaime se recorda de como A Aranha sempre apontava novos inimigos e traidores da coroa “quando o rei louco esquecia algum”. Aquele Aegon é o “Dragão do Pantomineiro” que a Dany vai desmascarar_ matadora de mentiras, lembram-se?_ ele na verdade é filho de uma falecida Blackfire que foi casada com o Ilirio Mopatis, grande amigo de Varys!
    Portano, Varys destrói a dinastia Targaryan, salva as crianças para que se casem com os Blackfire anos depois e engana um Jon Connington para cuidar do filho do seu amigo Ilirio (um Blackfire) como se fosse um Taragaryan, par perfeito para a Daenerys…
    Que vcs acham?

  88. Anônimo Anônimo
    19 de abril de 2013    

    HERMÍLIO CARVALHO JUNIOR :Haha! Não se esqueçam que, em Festim de Corvos, a tia Genna fala que Tyrion é o filho de Tywin. Ou seja, é também provável que CERSEI e JAIME sejam bastardos de Aerys… Afinal, ele tomou liberdades na noite de núpcias, e os filhos da noite de núpcias são os primeiros.Pensem nisso
    “— Jaime. — disse enquanto lhe beliscava a orelha. — Meu bem, te
    conheço desde que era um bebê que mamava no peito de Joanna. Sorri como
    Gerion e luta como Tyg, e até tem algo de Kevan; do contrário não levaria
    essa capa… Mas o verdadeiro filho de Tywyn é Tyrion, não você. Eu disse
    isso a seu pai uma vez, e não voltou a me dirigir a palavra durante quase um
    ano. Às vezes, os homens podem chegar a ser tão estúpidos… Até os que
    aparecem uma vez a cada mil ano”

  89. Diego Diego
    8 de maio de 2013    

    Escutei a teoria de um amigo, mais um especulação e um enredo bacana, do que uma teoria. Parece pela história que Qyburn reviveu um pouco do Gregor Clegane para “construir”o soldado perfeito, Robert Strong, ele será o campeão escolhido por Cersei!

    E se a fé escolher o Sandor Clegane (pois parece que ela está sendo cuidado em um dos monastérios) para ser o campeão da Fé, e ele seria o valonqar, irmão mais novo dos Cleganes, ele vai ganhar a batalha e dar fim na Cersei cumprindo a sentença de morte dela. Seria um enredo bacana, e uma reviravolta bem legal, já que todo mundo espera que seja o irmão mais novo dela.

    Eu dúvido muito que seja o Jaime, até porco estrangular alguém com uma mão é dificil, e também acredito que o Tyrion não é irmão dela, e sim bastardo Targaryen, fazendo dele um irmão mais velho e não mais novo de Aerys.

    • 10 de julho de 2013    

      O Rhaegar é filho mais velho de Aerys, ele já era um homem feito quando a Cersei tinha 10 anos mais ou menos

  90. Patrícia Patrícia
    11 de maio de 2013    

    Se isso for verdade, quero ver como vão fazer na série. O cabelo do ator é louro escuro kkkkkk nada menos Targaryen… Embora os cabelos do Jon sejam escuros… Bom, pelo menos é uma caracteristica fiel aos livros, ao contrário do tyrion dos livros e da série. De repente inventam uma pinta no popô em forma de cometa vermelho ou dragão. kkk brincadeira.

  91. Othon Othon
    13 de maio de 2013    

    1. Tywin e Tyrion não poderiam ter personalidades mais DIFERENTES. Tywin era asqueroso, amargurado, recalcado, estúpido, tétrico, insensível e mascarado (morrer com uma puta na cama foi perfeito). Já Tyrion sempre será carismático, com o humor refinadíssimo até com o pescoço na forca, nunca demonstra recalque com seus defeitos, ao contrário, faz troça de si mesmo antes que outros pensem em fazê-lo, assim está sempre um passo à frente em seus objetivos, na luta pela sobrevivência e na vida em si. Ele é justo com quem acha que merece, ainda que não sejam seus melhores amigos, e manda para o espaço os FDP. Ele considera as pessoas, a ética de cada uma, e não suas “casas”. Faz tudo o que o pai faria tão bem ou ainda melhor, sendo que Tywin nunca teria nenhuma dificuldade para fazer nada, ao contrário, estaria sempre cheio de capachos prontos a executar suas ordens, enquanto Tyrion tem de se virar conquistando a confiança dos poucos que não temem seu pai, para que, além de cumprir o riscado, não seja morto no meio das empreitadas. Tywin jamais escaparia de tantas poucas e boas como Tyrion fez. Nunca teve uma fração da felicidade que o anão experimentou. E isso tudo exatamente porque as personalidades dos dois são muito, mas muuuuuuuito diferentes. Agora, uma coisa que eles têm em comum (e que deve ter gerado o comentário da tia Genna) é a perspicácia (coisa, aliás, com que tia Genna também foi agraciada). E esta perspicácia (ou inteligência, se assim quiserem chamar) é a característica essencial de um bom governante. Por isso, os dois foram sempre muito eficientes em seus propósitos, sobretudo no papel de Mão do Rei. Nem Cersei e nem Jaime seriam bons governantes, sequer bons susseranos no Rochedo. Tywin e Tyrion seriam. Tia Genna sabia disso. E Tywin também. Mas Tyrion não é seu filho, mesmo assim. Targaryen? Pode ser, pode não ser. Mas não filho de Tywin (que bom pra ele…).

    2. Varys ajuda Tyrion simplesmente porque quer ver ruir o atual poderio dos Lannister, exatamente como Tyrion, depois do incidente de sua condenação à morte. Um excelente aliado para o eunuco.

    3. Não seria lindo se Cersei fosse estrangulada por Tommen, o irmão mais novo de seu queridinho e falecido Joffrey?

    • Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
      14 de maio de 2013    

      Jaimie e Cersei são gêmeos bivitelinos, mas Tyrion e Cersei são almas gêmeas quando se trata de serem autodestrutivos. Tyrion Lannister nunca gostou realmente de Shae. Ele só estava realizando mais uma vez a sua fantasia sexual sobre Tysha. A luxúria, a ganância e a gula de Tyrion Lannister superar qualquer moralidade, compaixão e bom senso. Tyrion Lannister sempre foi um idiota, arrogante, orgulhoso, prepotente, imprudente, machista e misógino segundo a minha namorada feminista. O máximo que Tyrion conseguirá na vida é uma doença venérea ou uma cirrose.

      Tyrion não passa de um tolo. Cedo ou tarde, ele vai irritar a pessoa errada e vai encontrar a sua ruína.

      Frase do próprio Tyrion:

      “A minha grande boca será a minha morte, juro.”

    • 19 de janeiro de 2014    

      Também acho que o valonqar pode ser o Tommen. Até porque, (1) uma hora a verdade sobre ele vai aparecer, (2) o jeito como ela trata ele não vai dar em boa coisa e (3) ela matou/afastou todo mundo que ele gostava…

  92. Anônimo Anônimo
    15 de maio de 2013    

    EM o Festim em vilavelha um grande meistre tira as informações de samwell tarly e divaga com seus servos meistres sobre não explicitamente q no passado eles influenciaram os Targaryen a como criar seus dragões e assim causando a eeliminação dos Dragões e a nessecidade de se enviar um meistre a Daenerys pra encinala sobre seus Dragões, creio q G.R.R.Martim divagaria de forma vazia sobre algo. e se Jon realmente é azor ahai renascido ele tem sangue Targaryen nas veias e me faz refletir se Aegon é um impostor…

  93. danilo danilo
    20 de maio de 2013    

    Ja pensaram que esse Aegon seja na verdade um Blackfire ? Oque abriria espaço para Jon Snow junto com Daenerys e tyrion serem as cabeças do dragão !

  94. Thales R. Braga Thales R. Braga
    24 de maio de 2013    

    É provável que Tyrion seja realmente um um bastardo de Aerys II Targaryen, pois Aerys II foi uma vez à Rochedo Casterly, após o nascimento de Jaime e Cersei, onde recusou o casamento de Raeghar com Cersei, e depois disso Tywin deixou de ser Mão de Aerys II, talvez pelo Rei ter possuído sua esposa.
    Por isso Tyrion junto com Jon Snow, que seria filho de Lyana e Raeghar, e junto com Deanearys Targaryen cumpririam a profecia de do dragão de 3 cabeças, enquanto o Aegon não seria um Targaryen, senão Illyrio Mopatis teria dado os ovos de Dragão a ele. Porém se Tyrion não é um Lannister, não será ele o leão que aparecerá diante de Dany. Por isso também acho que Dany irá para a Antiga Valíria com Victarion e Moqorro (que seria o arquimeistre Marwyn disfarçado), e lá eles encontrariam o “tio” perdido de Tyrion.

    • 24 de maio de 2013    

      Seria muito foda se encontrássemos o tio de Tyrion em Valyria.
      Mas mesmo que Tyrion seja Targaryen, ele ainda é Lannister por parte de mãe.

      • Débora Wolf Débora Wolf
        9 de fevereiro de 2015    

        Mas ele não é um “Leão Branco” , esse é Jaime!!!!!

  95. Luis Fernando Luis Fernando
    8 de junho de 2013    

    Não tentem dar sempre sentido literal ao que pode ser apenas sentido figurado usado pelo autor “o filho de Twyn é Tyrion” pode simplesmente significar que somente ele herdou as qualidades de seu pai. entre essas qualidades fica claro a capacidade de governar e a sagacidade na política.

  96. 11 de junho de 2013    

    Agora tenho um questionamento . Por que não revelar a Tyrion que ele é um bastardo Targeryen ?

    • 11 de junho de 2013    

      No ultimo ep. Da terceira temporada, Tywin praticamente respondeu essa pergunta. Pela Familia.
      Imagina a fama dos Lannister qdo soubessem que a mulher do lorde Tywin foi estuprada debaixo do seu próprio teto. Casterly Rock.
      Outro fato é que Joanna É Lannister (prima de Tywin) ou seja, Tyrion tem sangue Lannister.
      Acho que é isso… Tywin deixou o orgulho de lado, e fez o melhor pela Familia. O ep. serviu para mostrar isso ainda mais

      • 12 de junho de 2013    

        Foi o que eu pensei também quando eu vi, que o Tywin deu essa de bandeja pra reforçar a sua teoria

  97. 13 de junho de 2013    

    Cara vc mandou muito bem nessa teoria !!!

  98. Géssica Géssica
    13 de junho de 2013    

    Essa teoria é uma das melhores que já li. Tem fortes argumentos e eu acredito nela. O que é engraçado é que se ela for verdadeira então as três cabeças do dragão são formadas por minorias. Dany por ser mulher e mais nova viveu a sombra do irmão viserys, Tyrion por ser um anão sempre foi desprezado pelo “pai” e Jon viveu a vida inteira ouvindo humilhações por ser bastardo. Eu acredito no anão, acho que é ele quem vai ajudar a Dany a ser uma rainha melhor (Ela foi uma rainha muito ruim, fez tudo errado e mostrou que ainda tem muito a aprender) e reestruturar a baia dos escravos e posteriormente westeros. Tyrion como mão da Dany seria muito bom. Pensei que o jaime ia matar a Cersei assim que li PoV em que ela lembra da profecia, mas penso que antes disso a Dany vai tirar tudo que ela tem, até mesmo as terras do pai e sem poder ela vai definhar até o desfecho em que Jaime a mata. Penso que Jaime ainda tem um papel a desempenhar, pra mim ele vai acabar com a linhagem dos Frey por ordem da Cat, junto com a Bryene e que depois mata a cersei e volta para as terras do seu pai para criar o filho Tommem. Acho que quando a Dany conhecer a historia do seu pai e entender que o proprio Aerys provocou a guerra que culminou em sua morte ela vai vir a perdoar o Jaime e que o Tommem salvará a linhagem dos Lanister.

  99. 17 de junho de 2013    

    amigo, de qualquer forma tyrion mataria cersei, ele é o filho mais novo de Joanna , logo o irmao mais novo dela continua sendo tyrion, msm se sua teoria estiver correta

  100. Michel Michel
    29 de junho de 2013    

    Gostei da sua teoria, em geral gosto de todas, mas acredito que ele seja um Lanister mesmo. R.R.M. já declarou, por exemplo, que se inspirou em histórias da idade média para construir a história da muralha e da expurgação de Cersei. Acredito que com o Duende foi o mesmo, pois é sabido que casamentos interparentais na idade média gerou muitos nobres anões e Twin e a esposa são primos.

  101. Daniel Daniel
    30 de junho de 2013    

    Sim a teoria é boa, realmente há muitas evidências na aparência e nos sonhos de Tyrion indicando que ele seja bastardo Targaryen, mas estão esquecendo de uma coisa: o Rei Louco tomou Joanna na noite do casamento e ela ficou grávida certo? Mas em Westeros as senhoras se casam virgens, e não se esqueçam que antes dela ter o Tyrion ele teve primeiro os gêmeos lembram? Então se o Rei Louco tomou Joanna e ela ficou grávida, e ela teve primeiro os gêmeos e só depois teve o Tyrion, então os bastardos Targaryen são a Cersei e o Jaime e não o Tyrion! Porque se o Tyrion for realmente o bastardo então quer dizer que quando a Joanna se casou ela já tinha dado a luz a Cersei e ao Jaime, então ela não se casou virgem? Então ela se casou desonrada? Uma Lannister casar-se desonrada e com 2 filhos? Acho que não!

    • Iceman Iceman
      1 de julho de 2013    

      Não é desse fato a que nos referimos.
      Realmente Tywin faz uma referência a “certas liberdades” que o rei tomou com sua esposa no dia do casamento, mas isso provavelmente serve de gancho para o que vem a seguir.
      Essas “liberdades” provavelmente tem a ver com a tradição dos casamentos em que os noivos são despidos pelos convidados e carregados nus para o quarto onde o casamento será consumado.
      Muito provavelmente o Rei deve ter se aproveitado do fato de que Joanna estava nua e ter abusado dela de alguma forma ali na frente de todo mundo a pretexto de ser brincadeira e uma tradição.
      Só que Tyrion, sendo quem é, não deixou isso passar batido.
      Mas depois que os gêmeos nasceram, houve outra visita do Rei a Carterly Rock, salvo engano, o rei foi justamente visitar os gêmeos Jaime e Cersei e, muito provavelmente, foi nesse dia que Tyrion foi concebido (caso a teoria esteja correta).
      Só não podemos esquecer de uma coisa, o autor é R. R. Martin, então, tudo é possível…

  102. 9 de julho de 2013    

    Acabei de pensar uma cena que podemos ver no próximo livro, o encontro Daenerys e Tyrion. Não se espera que Dany receba bem um Lannister, afinal eles foram cruéis com os Targaryen (As mortes do(s) filho(s) de Rhaegar), e se a Dany deseja-se matá-lo… e então sor Barristan fosse forçado a contar o que sabe sobre Aerys e Joanna para evitar um fatricídio, seria uma boa maneira do Martin de introduzir essa informação.

  103. 4 de agosto de 2013    

    Parece loucura, mas a primeira vez que li sobre a profecia também imaginei que seria óbvio demais ser o Tyrion o valonqar, mas imaginei que a bruxa não falava do valonqar dos Lanister mas de outra casa, digo, o mais novo de outra casa como um Stark ou um dos bastardos de Robert, ou um Targaryen, bom, acho que realmente a sua teoria é melhor Jaime se encaixa direitinho… vlw.

  104. 5 de agosto de 2013    

    Concordo sobre o valonqar… Pode ser mesmo que Jaime dê cabo de Cersei. Creio que Genna tenha dito ao Jaime que Tyrion era O filho(Herdeiro) de Tywin somente por Jaime ser um manto branco, pois os membros da Guarda real, assim como os irmãos da Patrulha da noite, abdicam de seus direitos e títulos quando aceitam o manto, como o próprio Tyrion lembrou a Tywin. Mas acho plausível a teoria de Tyrion ser filho de Aerys, e particularmente torço por um destino interessante para ele, que, por esta teoria seria o filho vivo mais velho de Aerys e creio que o Herdeiro do trono de Ferro. Uma reviravolta magistral nas pretensões ao trono.

    Quanto ao andamento da história, se considerarmos que os principais eventos giram em torno desses três personagens(Jon, Tyrion e Daenerys), podemos concluir que eles são as três cabeças dos Dragões – Os dois filhos vivos de Aerys e um neto (o Azor Ahai).

    Quanto ao Aegon, está ganhando uma importância gigantesca, o que pode significar que ele possa ser o próximo personagem forte a morrer, mesmo sendo tão desejado por Varys no trono de Ferro. Ele está começando a se tornar autoconfiante e imprudente demais, querendo liderar o cerco a Ponta Tempestade. Só lembrando que Viserys era um Targaryen, e morreu queimado. Dany queimou as mãos, e penso que eles podem até ter uma imunidade maior, mas não são invulneráveis.

  105. 12 de agosto de 2013    

    Valonqar significa “irmão mais novo’… e se não for um irmão de sangue, e sim um irmão juramentado, algo como a Patrulha da Noite, ou até a Guarda Real?

  106. Diogo Ferreira Diogo Ferreira
    31 de agosto de 2013    

    Todos os anões são bastardos aos olhos dos Deuses.

  107. Amanda Souza Amanda Souza
    16 de setembro de 2013    

    E como varias pessoas ja comentaram, Tyrion é bem adorado por muitos leitores, inclusive eu. Seria otimo que ele realmente fosse um Targaryen, ate pra mostrar uma certa superioridade com a “suposta familia” que sempre o maltratou

  108. Yago Yago
    24 de setembro de 2013    

    Boa tarde!

    Teoria genial! com evidencias fortes. Porém acho que essa teoria derruba a do Jon filho de Rhaegar e Lyanna. Pois Jon não tem olhos de cores diferentes e nem cabelos quase que brancos.

    • joão pedro joão pedro
      24 de setembro de 2013    

      Eu também pensava isso, mas ai alguém aqui me lembrou que algum bastardo Targaryen que eu não lembro qual tinha cabelos negros, além do fato de que o Martin poderia querer dizer com isso que o sangue Stark é tão forte quanto o Targaryen, só lembrando que Stark e Targaryen representam respectivamente o gelo e o fogo das crônicas.

    • Arya Arya
      30 de janeiro de 2014    

      Açoamargo era um dos Grandes Bastardos e tinha cabelos escuros

  109. 12 de outubro de 2013    

    Reparei uma coisa lendo um comentário, “parece que parir um Targaryen não é fácil” completo, se não for uma Targaryen também. Ex. Joanna (parindo Tyrion), Mãe de Dany (acho que li que a saúde dela era debilitada, creio que devido aos primeiros partos) e Lyanna (parindo Jon Snow)… Talvez por isso os Tagaryens preferissem o incesto e manter a pureza de seu sangue.

  110. Marcelo Marcelo
    26 de outubro de 2013    

    Só discordo do Varys bonzinho, querendo por os Targaryen de volta no trono, afinal, se Varys nao atrapalhasse jogando Aerys contra Rhaegar, Rhaegar cedo ou tarde o teria aposentado, e seria um grande rei. Rhaegar deixa claro a Jaime, antes da batalha do tridente, que iria mudar coisas. Ta certo que a guerra ja tava em andamento, mas Rhaegar mexeria as coisas do mesmo modo se nao houvesse guerra, pois era muito justo.

  111. Gustavo Gustavo
    29 de novembro de 2013    

    Se o Tyrion é um Targaryen, o Jon Snow não é. Imaginem só! Iria ficar muito estranho, em uma obra que prima pelo realismo, se de repente se descobrissem que dois dos personagens principais são bastardos Targaryen.

  112. 3 de dezembro de 2013    

    Penso que os três “cavaleiros” de dragões seriam a Danaerys, o Tyrion e o Snow, “ressuscitado”. Sei lá, essa é a minha teoria – e a minha grande vontade também… rsrsrs

    • Caique Caique
      6 de dezembro de 2013    

      jhon snow ainda n foi dado como morto

    • calopes calopes
      8 de fevereiro de 2015    

      Concordo. Então os três seriam irmãos! O pai seria o Rhaegar, o homem dragão.
      Note que as respectivas mães morreram nos respectivos partos: ” mãe de dragão, filha da morte”.

  113. kaka kaka
    4 de dezembro de 2013    

    Gostei da teoria, já tinha ouvido algo assim antes, e concordo até a parte do pequeno Aegon.
    Acho que Varys, se quer realmente os Targaryen de volta ao trono (ainda não confio nele), ele cometeu um erro e deixou passar um outro bastardo, Jon.
    Por isso, o dragão fica completo com Tyrion, Dany ( a Targaryen pura) e Jon. O tal Aegon ai, pra mim, não passa de uma farsa.

  114. Caique Caique
    6 de dezembro de 2013    

    tudo faz sentido mas e teoria de jhon snow tbm faz sentido entao uma esta anulando a outra ja que jhon snow n sonha com dragoes pelo menos n que eu me lembre fica ai mais uma coisa para ser investigada

    • 6 de dezembro de 2013    

      Isso talvez porque as características dos Stark são dominantes em relação às dos Targaryen, claro, isso se ele for meio Targaryen. Jon Snow tem sonhos de lobo, como Bran, Arya, etc. Embora não esteja tão desenvolvido como seus “irmãos”, acredito que durante “os Ventos” ele vai ter um tempo pra desenvolver suas habilidades e se tornar o Azor Ahai
      .

  115. 6 de dezembro de 2013    

    Mas o que me preocupa não é nem quem é quem. Até agora foram 5 livros. Será que vai dar tempo de chegar ao final só com mais 2? Porque tem muita gente espalhada pelo mundo. Será que dá tempo de Daenerys travar suas batalhas, retornar pra Westeros e lutar pelo trono só nesses dois livros? E Bran? Qual papel ele terá? E Arya? Volta, não volta? Por acaso Benjen Stark ainda está vivo?(eu até achava que ele era o Mance Rayder de verdade).

    • 6 de dezembro de 2013    

      Jadson, eu penso a mesma coisa. Não sei se ´dá porá terminar tudo só com amis dois livros. Vi em algum lugar que pode ser que ele escreva mais um, mas não vi confirmação nenhuma.

      • 6 de dezembro de 2013    

        Desculpa, minha dislexia atacou 🙂 Jason!

  116. Jason Jason
    7 de dezembro de 2013    

    Hahaha… o problema não é se vai haver mais um, ou mais dois… Será que havendo mais do que dois livros, o tio Martin consegue terminar?
    Tem uma galera por aí morrendo de medo disso… rsrs

    • 7 de dezembro de 2013    

      Acho isso um monte de merda, desculpa a expressão. Ele nem é tão velho assim. É o povo agourento que fica com minhocas na cabeça. Eu me preocupo com o povo que fica pressionando para ele escrever logo. Eu fico ansiosa também, mas tem que respeitar o ritmo dele. E se ele apressar e WoW sair uma bosta? Depois, uma das coisas mais legais da espera é justamente a especulação, a discussão. Foi igualzinho com Harry Potter, e eu sentia falta disso. Mas se ele matar o Jon, aí eu vou ficar muito brava com ele! 😀

  117. Jason Jason
    7 de dezembro de 2013    

    Exatamente. Apressar o Homem pode comprometer a qualidade do final. Eu espero que ele não se sinta pressionado e consiga terminar de forma satisfatória primeiramente pra ele, depois, pra todos nós fãs da saga…

    Confesso que foi meio ruim eu chegar ao fim do 5º livro e ter de esperar uma continuação, mas também aconteceram muitas coisas interessantes, como participar das discussões e ver o que está rolando na cabeça das pessoas( Essa parte das teorias de cada um é muito legal, e mostra o quão rica é a história). Outra coisa legal foi descobrir as aventuras de Duncan e Egg, que vai sair em livro.

    Enfim,espero que ele não corra demais “nos Ventos”, pra não comprometer a qualidade, e se precisar dividir em duas partes ou precisar de mais um livro, que ele consiga fechar com chave de ouro as Crônicas.

  118. 16 de dezembro de 2013    

    Haha excelente 😀

    Maaas o valonqar pode se referir a irmão mais novo,não necessariamente ao caçula certo?

    Então, Jaime e a Cersei tiveram filhos juntos.. Que ao mesmo tempo são seus irmãos.. E , caso por uma infíma possibilidade este serem Targaryens, qualquer um em Westeros podem matá-los! (Sendo que qualquer um pode ser um Targaryen nessa terra-de-meu-Deus)

  119. Akira Akira
    10 de janeiro de 2014    

    Excelente teoria! Esse detalhe do Tyrion não ser afetado pelo escamagris, nem pela égua descorada, foi uma sacada muito bacana que dá bastante força ao argumento dele ser um Targaryen. Outra coisa, o fato do Tyrion ser um anão deformado, pode ter sido causado por diversas tentativas de aborto de Joanna, seja com chá da lua ou outras maneiras.

    Mas toda essa parte sobre o Varys, ainda me parece um pouco nebulosa. Se Varys realmente é simpatizante da causa dos Targaryens, porque tentou realmente assassinar Daenerys quando ainda era Khaleesi? Não venham me dizer que foi para mostrar serviço pro Robert Baratheon, porque ele podia muito bem dizer que ela escapou de seus domínios ou algo do tipo. E uma coisa que eu vi em outra teoria e achei bem interessante foi que: “…na Rebelião de Robert sugere que Varys esteve alimentando a paranóia do Rei Aerys de que seu filho, o príncipe Rhaegar, estaria formando um complô com outros senhores para tirá-lo do trono. Isso provavelmente desempenhou um papel importante na violenta transição de poder, que eliminou quase toda a linhagem Targaryen. Se o Varys for mesmo leal aos Targaryen, essas ações não parecem ter sido muito inteligentes…” E sabemos que Varys, assim como Mindinho são extremamente calculistas em todos seus movimentos, ele realmente queria Aerys fora do trono.

    Continue com as teorias e discussões porque esse assunto ainda rende bastante! 😉

    • 27 de janeiro de 2014    

      Acho que Varys é simpatizante Blackfire.

  120. Fernando Fernando
    10 de janeiro de 2014    

    Minha unica dúvida fica com relação aos filhos Lannister….uma vez que Tyrion é o mais novo e irmão (por parte de mãe) de Jaime e Cersei ele não poderia ter sido concebido no casamento de Tywin e Joanna certo!!??? os demais detalhes cabem perfeitamente na teoria… e a mão de ouro do Jaime matando a Cersei seria lindo de ler…

    • Letícia Mostaro Letícia Mostaro
      8 de fevereiro de 2014    

      mas aí cai por terra uma das bases da teoria, que é a cor dos cabelos de tyrion, louro quase brancos, enquanto “cersei e Jaime tem a juba dourada do leao”.
      além disso, no meu modo de ver, no casamento se prova que Aerys já teria conhecimento daquele corpo, da familiaridade, não que tenha tido uma atitude ousada, ele se lamenta de não haver mais o costume antigo, se ele tivesse se colocado à frente de Twyn no casamento isso seria comentado, já saberíamos isso com outros detalhes

  121. 22 de janeiro de 2014    

    A Dany também poderia ser o Valonqar visto que ela também é uma irmã mais nova.

  122. 27 de janeiro de 2014    

    E porque não poderia os gêmeos serem targaryen ao contrario de Tyrion? Sendo que a cobiça de Aerys foi no casamento de Tywin e não havendo indícios que o rei teve outro contato com a senhor Jena. E também não sei se os targaryen tem muitos gêmeos na família, o que poderia fortalecer a teoria. E se assim fosse o atual rei Tomem e anteriormente Joffrey, seriam legitimamente reis. Ainda tem a frase da tia no Festim, então…

    • Ludmila Ludmila
      29 de janeiro de 2014    

      a esposa de Tywin era dama de compania da rainha… como ela não tinha contato com o rei?

    • Suzanna Suzanna
      30 de janeiro de 2014    

      concordo! e mais o sonho do Jaime com uma mulher muito parecida com a Cersei, provavelmente a mãe dele, em q ela diz q o sonho de Tywin era ter uma filha rainha e um filho cavaleiro , e depois , dá a entender q ele não teve isso , pq ” os homens sempre querem oq não podem ter”

    • Letícia Mostaro Letícia Mostaro
      8 de fevereiro de 2014    

      O primeiro indício de que Tyrion seria um targaryen é justamente a cor do cabelo, os dele, louro quase brancos, os de Cersei e Jaime são dourado como ouro.

  123. Suzanna Suzanna
    30 de janeiro de 2014    

    essa história de que os Targaryen não adoecem é furada … o rei Daeron II e os príncipes Valaar e Matarys morreram da Praga da Primavera no conto de Dunk e Egg… Acho q isso era só viagem do Viserys

  124. Letícia Mostaro Letícia Mostaro
    8 de fevereiro de 2014    

    Quantos comentários, confesso nao li todos. Desculpa se eu vou falar algo já citado.

    AEGON Eu não engulo Aegon, nao me desce, ou não é legítimo ou seu poder é menor, por falta de química entre os pais. (miunha irmã tem ótimas teorias sobre ele ser um blackfire, vou falar com ela para postar aqui)
    VALONQAR nao se se pela tradução para o português, mas significa “filho mais novo”, não “O filho mais novo”, valonqar é o filho mais novo que alguém, não necessariamente o caçula. (Seria tão glorioso o enforcamento de Cersei por Jaime quanto Jon ter
    AERYS E JOANNA “Tywin Lannister não era homem para esquecer tais palavras ou o… excesso de FAMILIARIDADE que o seu pai mostrou quando os noivos foram levados para a cama” fala de familiaridade e não de “intimidade” ou “liberdades”, eu interpretei que Aerys seria familiar a detalhes da anatomia de Joanna, quem deteria um rei se ele se quisesse de deitar com uma moça, mesmo que ela fosse donzela? (Sansa sabe que isso pode acontecer a ela, Joffrey a lembra o tempo todo) E nós sabemos que Aerys foi obrigado a se casar com sua irmã. Por conta da profecia; e que amava uma senhora Lannister, Twyn poderia impedir o rei de continuar esse “hábito”? Por fim, independente do seu verdadeiro pai, Tyrion sempre será um Lannister, sua mãe era prima de Twyn, Lannister por nascimento e não apenas por casamento. ;D

  125. Letícia Mostaro Letícia Mostaro
    8 de fevereiro de 2014    

    ficou faltndo um pedaço… tao empolgante quanto quando jon decepou Janos Slynt

  126. 18 de março de 2014    

    Muito bom, Vou ler todos!!!

  127. Thaise Thaise
    20 de março de 2014    

    Agora fiquei confusa, pois o dragão acabaria tendo 4 cabeças! Não vamos nos esquecer que existe grande possibilidade de o Jon ser Targaryen tb!!!

  128. Anônimo Anônimo
    30 de março de 2014    

    O Dragão tem 3 cabeças. Poderia se referir a Daenerys, Tyrion e Jon (como os últimos Tagaryen).

  129. Adoramus Adoramus
    24 de maio de 2014    

    Seria certinho por demais, mas acho improvável pois isso reduziria a importância da casa Lannister, sendo que já ficou claro que eles são quase tão protagonistas quanto os Starks e essenciais pro reino.

    Creio que o lugar do anão vai ser assumir o seu posto por direito como Senhor de Rochedo Casterly e nomeado protetor do Oeste pelo seu apoio a causa Targaryen, isso supondo que um dragão acabe no trono de ferro.E como disse a titia Genna Lannister, não necessariamente com essas palavras: Tyrion é Lord Tywin cuspido e escarrado.

    Eu não gosto de forma alguma dessa história dos gêmeos ou do anão ser um Targaryen, mas caso sejam os gêmeos, Daenerys ainda pode ser a valoqhar e a rainha mais nova e bela que vai destronar Cersei Lannister.

  130. Mario Luiz Alves da Silva Mario Luiz Alves da Silva
    8 de junho de 2014    

    Acho bem intrigante o fato da editora de GRRM, Anne Groell te dito em uma entrevista, que sabendo algumas coisas sobre o futuro e final do Tyrion na saga tenha sentido um pouco de ciumes do anão. Isso para mim soou como indicativo que este duende irá se dar muito bem no final da história.

  131. Marcos Machado Marcos Machado
    8 de junho de 2014    

    Irmão mais novo é o mesmo que caçula? Nesse caso, valonquar se aplica tanto a Tyrion quanto a Jaime. Não é preciso exlcuir Tyrion para imaginar que seria Jaime o assassino. Além disso, ainda que Tyrion não seja filho de Tywin, com certeza é filho de Joanna e, portanto, continua sendo irmão mais novo de Cersei.

    • Judah Judah
      8 de junho de 2014    

      Exatamente caro Marcos, confesso que a primeira vez que li a teoria eu até tive um pouco de esperança, mas hoje tenho certeza de que Tyrion é sim um Lannister, e a frase da tia Genna sempre fica na minha cabeça, de que Tyrion é o verdadeiro filho de Tywin.
      E seu raciocínio foi muito perspicaz, eu também tinha imaginado que o valonquar pode ser Jaime mesmo Tyrion sendo o caçula, só não tinha pensado sobre a Joanna de modo tão sensato, ou seja, Tyrion, de qualquer forma, é um Lannister irmão caçula dos gêmeos.

  132. Juju Juju
    7 de julho de 2014    

    Se Tyrion for realmente um Targaryen, e o “Aegon” não ser o Aegon, então Tyrion se torna um descendente ao trono, depois de Daenerys.
    Levando em conta que para fazer uma nova Luminífera, o Jon iria precisar tirar a vida da mulher que ama (pelo menos foi esse o procedimento com a antiga Luminífera), e se ele amar a Daenerys, ele iria ter que sacrificá-la.
    Ou seja, com Daenerys morta, Tyrion é o único com sangue Targaryen vivo, e, mesmo sendo bastardo, teria direito ao trono.
    Bom, eu não quero que a Daenerys morra, mas se precisa disto acontecer para colocar Tyrion no Trono, que assim seja!!! 🙁

  133. calopes calopes
    30 de novembro de 2014    

    concordo que Tyrion tenha sangue Targaryen , pois é filho de Rhaegar.
    Explico : Rhaegar é um mutante, já se passou por Syrio Forel e entre outros, Jaqen H’ghar. Então o adolescente Rhaegar tomou a forma de Tywin e enganou à Joanna Lannister. Justificando o porque Tyrion se tornou um anão: o grande outro tb tem acesso à profecias e sabe que determinados filhos de Rhaegar o vencerão, logo embutiu na mente de Cersei que o irmão caçula a mataria( não confiem nas profecias de bruxas da floresta!), induzindo a aflita e egocêntrica menina a dar algo pra Joanna com a intenção de eliminar Tyrion.
    Rhaegar se esforçou pra esconder a paternidade de seus outros filhos mutantes( humanos dragões) Jon Snow e Daenerys , pois sabia que os senhor das trevas tentaria eliminá-los .

  134. 14 de dezembro de 2014    

    Conheci o blog hoje e já estou achando sensacional! Meus parabéns pelo trabalho!

    Eu já havia visto essa teoria sobre o Tyrion ser um Lannister, e acho que há grande razão nela. Gostaria de acrescentar uma nova reflexão que me veio á mente diante da leitura do seu texto. Lembra-se como era a relação entre o anão e o pai Twyin? Talvez o senhor de Rochedo Casterly não tratasse assim o filho somente por ele ser uma aberração. A minha teoria é a de que ele SABIA que Tyrion não poderia se tornar senhor (já que Jaime entrou para a Guarda Real) exatamente por não ser um Lannister puro. E, contrariando toda a ideia que se formou sobre ele, Tywin teria ACEITADO a traição de Joanna (ou um possível estupro) e criado o pequeno como o próprio filho. Sendo assim, ele não seria tão tirano nessas questões, enxergando um pouco de humanidade e fraternidade em Twyin. Ao saber disso, Tyrion provavelmente se arrependeria de tê-lo assassinado, e saberia que foi amado e protegido, apesar de não ser filho legítimo. Isso traria uma profundidade a mais para o personagem, e seria a redenção de Twyin.

    Grande abraço e mais uma vez parabéns!

  135. Danielaescritora Danielaescritora
    5 de janeiro de 2015    

    Olá
    Depois de ler muitas teorias ótimas, aqui neste site que para mim é o melhor quando o assunto é as Crônicas de Gelo e Fogo(ainda há muitas teorias que ainda não li e quero ler),resolvi meter minha colher no assunto e dar minha humilde opinião,não sou uma expert no assunto,mas,gostaria de dividir com vocês o que penso,quero começar com o feitiço que Melisandre usou para fazer Mance parecer Camisa de Chocalho e o Camisa parecer Mance,eu acredito que tudo sempre tem um propósito e acho que a razão do Martin haver mantido o Mance na história foi para usá-lo de forma inteligente,não para queimá-lo feito lenha,mas penso que ele poderia ser usado para ficar na muralha,enquanto Jon Snow iria ajudar Arya,Mance já foi patrulheiro,conhece a muralha,sabe comandar(afinal estava no comando de milhares de selvagens),Melisandre poderia ter feito um novo feitiço para “trocar” a aparência de Mance pela de Jon Snow e vice-versa,penso que ao afirmar para Jon que Mance poderia ajudar ela não estava necessariamente querendo dizer que este iria salvar Arya,mas que um suposto Mance poderia fazê-lo,se ela usasse o feitiço ninguém poderia afirmar que Jon quebrou seus votos,pois pensariam que era ele que estava no comando da muralha(sei que devem estar me achando um tanto maluca,acho que sou mesmo kkk afinal Mance toca alaúde,mas se Melisandre é capaz de “trocar” a aparência de duas pessoas,porque não seria capaz de dotar uma destas pessoas com o dom da outra enquanto durar o feitiço?Assim Jon poderia se passar pelo músico em Winterfell),se essa doidera que me passou pela cabeça tiver um mínimo de lógica quem teria sido esfaqueado na muralha seria o Mance,o que explicaria o afastamento de Fantasma,que não sentiria em Mance o mesmo laço que o liga a Jon.Eu gostaria muito que Jon Snow estivesse bem longe da muralha,o duro é imaginar que poderia ser ele na gaiola em meio a neve em Winterfell,mas pensando bem não é impossível,ele é forte,já suportou dores de queimadura na mão,de uma flechada na perna,e suportou o frio quando foi considerado desertor na muralha e o aprisionaram em uma gaiola.
    Outra crise de loucura que tive aqui é esta:penso que os laços de sangue que unem Jaime e Cersei possam ter falado mais alto do que a raiva que ele vinha sentindo pela irmã ao pensar sobre o que Tyrion lhe havia contado:”Ela anda fodendo Lancel e Osmund Kettleblack e até o Rapaz Lua, pelo que eu sei”.
    Então penso que ele pode ter sentido que deveria ajudar a irmã,apesar de todo o ressentimento, pensei o seguinte:Quando Brienne encontrou Jaime talvez ela não tivesse a intenção de levá-lo até a Coração de Pedra,sinceramente nunca gostei da Catelyn Stark e ela já nem é a Catelyn,é carne decomposta ambulante(que ela sirva ao menos pra matar alguns Frey),então,não acho que Brienne lhe deva nenhuma lealdade,nem tenha qualquer obrigação de cumprir promessas,pois terminar o resgate das filhas da Catelyn com sucesso dependia de outros fatores,que foram maiores que a vontade de Brienne,ela tentou,mas Arya já tinha saído de Porto Real há muito tempo quando ela chegou lá e a insossa,sonsa da Sansa havia se mandado também.
    Então penso que Jaime poderia ter contado a Brienne sobre a situação de Cersei e que eles poderiam ter voltado a Porto Real e feito contato com Qyburn,Jaime sem a mão da espada não poderia ajudar Cersei,mas Brienne é muito forte e grande(lembro de ter sido mencionado sobre ela em algum dos livros que ela era quase tão grande quanto a Montanha,e a Montanha tinha cerca de 2 metros e meio de altura),ora sor Robert Forte não fala,não é visto comendo,nem usando a latrina,isso tudo pode ser um meio de ocultar que sor Robert pode ser uma mulher,nunca aceitariam uma mulher na guarda real,se ela falasse,comesse em público ou fosse à latrina onde os outros guardas,descobririam quem ela é e assim não haveria ninguém para lutar por Cersei,acho que Jaime pode ter sido escondido por Qyburn em algum lugar do castelo,provavelmente nas masmorras subterrâneas onde ele faz suas experiências,afinal com todos os rumores sobre a relação dele com a irmã não seria uma boa idéia aparecer.Acho que depois de ajudar Cersei anonimamente eles poderiam ralar peito e continuar as buscas pelas meninas Stark caso eles ainda desejem encontrá-las.

    Mais uma viagem na maionese que me surgiu na cabeça foi sobre Meera Reed,eu explico,pelo que me lembro Jon Snow entrou para a patrulha da noite quando tinha 14 anos,agora ele se tornou senhor comandante e está com 16,certo?Meera também tem 16 anos,me corrijam se eu estiver enganada,mas a esta altura os dois estão com 16 anos,não?E quando olho na série a menina que foi escolhida pra interpretar Meera vejo uma versão feminina do Jon Snow,o rosto dela se parece com o dele,os cabelos dela são quase iguais aos dele,ela é corajosa,protetora,então a filha de Howland Reed teria nascido na mesma época que Jon,ele é tido como bastardo de Ned Stark,mas provavelmente se concretize a teoria de que é filho da irmã do Ned,e se assim for bem que Meera poderia também ser filha de Lyanna,a cama banhada em sangue poderia ser por um parto difícil,devido ao nascimento de duas crianças,um menino e uma menina,Ned poderia ter se encarregado de levar o menino com ele,e poderia ter dado a menina para seu leal amigo Howland Reed,afinal já é difícil assumir para a esposa um único bastardo,imagine então chegar com duas crianças.Acho a Meera muito Stark,”Meera é descrita como tendo uma disposição animada, ao contrário do seu irmão mal-humorado. Ela é extremamente leal e protetora de seu “príncipe”, assim como de seu irmão, e não foge de uma luta caso haja a possibilidade. Bran diz que a única coisa que a irrita ou chateia é seu irmão Jojen.” (lealdade é quase uma marca registrada dos Stark,claro que os Reed também podem ser leais,qualquer outro personagem pode,mas a lealdade dos Stark já foi citada várias vezes nos livros).Ela tem um importante papel,protegendo Bran,conseguindo alimento para todos,sacrificando a si mesma e ao Jojen que é de longe o mais fraco do grupo,tudo isso para ajudar Bran.
    Fisicamente ela não é tão pequena assim,na série ela é mais baixa que Osha,mas nada fora do normal,então pode ser que ela não seja do povo cranogmano que são descritos como pequenos fisicamente.E a história do cavaleiro da àrvore que ri que ela contou a Bran descreve o torneio de Harrenhal,onde estava Lyanna,e já li teorias sobre o tal cavaleiro da àrvore ser o Howland Reed,este cavaleiro é descrito assim:“ Sabia falar com as árvores, tecer palavras e fazer castelos aparecerem e desaparecerem.”o dom de fazer castelos desaparecer serviria para ocultar a morada dos Reed que nunca é vista por ninguém e o dom de falar com as arvores poderia servir como meio de comunicação entre Bran e Howland Reed,já que Bran tem demonstrado habilidade em entrar também em um represeiro,Jojem perguntou várias vezes a Bran se o pai dele nunca havia contado a ele esta história,como se ele quisesse despertar em Bran a curiosidade sobre estes acontecimentos,pode ser que futuramente Bran se comunique com Howland e desvende o que ele e Ned viram na Torre da Alegria onde morreu Lyanna.

    Ufa que escrevi um testamento kkk,pura doidera,mas né,no mundo do Martin nada é impossível,e quero acreditar que algumas das idéias que tive podem ter algum sentido,além disso viajar em pensamentos é de graça.
    Aproveito pra protestar:Quero Os Ventos de Inverno =P

    • 6 de janeiro de 2015    

      hahahahahahah adorei suas interpretações. Se Jon Snow realmente não morrer, ele fica ainda vinculado a Patrulha, e isso é bem interessante! Só tenho duvidas se seria viável Jon ir até os Boltons…dessa forma. Seria bem mais fácil ele morrer.
      Suas outras considerações eu vou comentar com mais calma… 😉

      • calopes calopes
        17 de janeiro de 2015    

        Quantos teorias e quanto teóricos pelo mundo (cujas as formas de se expressarem indicam que são de várias faixas etárias) GoT fez surgir. Claro, a razão vem da poderosa imaginação , clareza e lógica de G. R.R. Martin, um Colosso de Rodes da Literatura .
        Mas qto a um tema levantado aqui: Jon Snow se defrontará mortalmente com os Boltons?
        Se a grande maioria dos teóricos estiverem certa, Jon Snow é filho da princesa do Norte Lyanna Stark com o príncipe dragão Rhaegar, então por direito ele será Azor Ahai renascido.
        No vídeo a seguir observem o caminhante que traz o bebê e faz a oferenda ao grande outro: https://www.youtube.com/watch?v=XhyLKJgd8Zw
        Ele está descarnado, ou seja foi esfolado. Mas esfolamento é uma técnica típica dos Boltons.
        No msm vídeo mostra o pedestal da oferenda circundado por 10 pilares de gelo ( talvez possuindo humanos em seus interiores ) formando uma coroa. Ora: ” A Coroa de Robb Stark: Uma tiara aberto de bronze martelado incisão com as runas dos Primeiros Homens , encimadas por nove pontas de ferro forjado preto em forma de espadas longas. Diz-se de olhar o mesmo que o usado pelos antigos Stark Reis em O Norte . [17]”
        Deduzo que o ponta a mais de gelo implique que o grande outro é um antigo rei Bolton que fora expulso do Norte e após adquirir grandes poderes estaria reivindicando um trono que ele julga ser dele.
        Logo: ” De acordo com a profecia narrada por Melisandre, depois de um longo verão, quando a estrela vermelha sangrar no céu, Azor Ahai irá retornar como o Príncipe Prometido, nascido em meio ao sal e à fumaça para empunhar a espada Luminífera e enfrentar o nêmesis de R’hllor, o Grande Outro.”
        Teremos um decisivo confronto entre Jon Snow e um poderoso Bolton, o grande outro.

  136. Danilo Martins Danilo Martins
    11 de janeiro de 2015    

    Concordo plenamente com sua teoria…
    Ainda aliada ao fato de que as úlitmas palavras que Tywin disse para Tyrion antes de morrer foram:
    “Você não é meu filho…”

  137. Gê Bender Gê Bender
    5 de fevereiro de 2015    

    Voltando ao assunto do valonqar, que significando Irmão mais novo realmente abre precedentes para várias alternativas. Mas, acho que a profecia que está mais propensa a se concretizar é a de os gemeos Lanister, que vieram ao mundo juntos, morrerem “juntos”, ao menos cronologicamente. Se Jaime realmente foi com uma suposta Brienne “renascida” pelo Sr. da Luz acho que já era. Na melhor das hitóteses renasce também e aí, em outro “time”. Já o irmão mais novo seria o mais novo membro da irmandade que é a Guarda Real, no caso o próprio Robert Forte. Não deve ser atoa que a cidadela tirou a corrento do Qyburn, essa “arte” que ele fez com o Montanha não deve dar bons resultados. Ele vai matar Cersei, e acho que a morte dela e de Jaime devem abrir o próximo livro, pra começar eletrizante. 🙂

    • Débora Wolf Débora Wolf
      9 de fevereiro de 2015    

      Eu também acho que Jaime e Cersei devem morrer juntos, assim como nasceram… Inclusive tem uma passagem em que a Cersei acha que ele pode ter morrido e diz isso, que ele não pode morrer e deixa-la… que eles tem que morrer juntos… Eu imagino uma cena assim: Jaime morrendo e a Cersei corre até ele e ele a estrangula e diz a frase nascemos juntos, partiremos juntos…. Seria antologico….

  138. Felipe Rambo Felipe Rambo
    6 de fevereiro de 2015    

    Fala Drunk, tranquilo? Sou leitor assíduo do blog, mas nunca tinha me dado o trabalho de comentar. Hoje resolvi matar a saudade de ASOIAF e vim reler seus posts sobre as teorias, a maioria mto bons, especialmente os da velha ama.
    Li todos os livros da série em português, e pretendo le-los em inglês (sabe-se lá qdo terei tempo) pois acho q a tradução, por melhor q possa ser, nos faz perder algumas pontas soltas q o Martin deixa. Por exemplo, valonqar significa YOUNGER ou YOUNGEST brother? Ambas são traduzidas como “mais novo”, mas nesse caso em especial younger (poderia ser Jaime ou Tyrion o valonqar, mesmo que Tyrion seja Lannister) e youngest (se tyrion for lannister, tyrion é o valonqar; se tyrion for targarien, jaime é o valonqar) tem significados diferentes.
    No mais, acredito em Tyrion Targarien desde que eu li os livros, sem ver teorias na internet. E mais, Martin gosta de dar finais épicos a seus POV’s, e Jaime sufocando Cersei com a mão de ouro seria sensacional. Essa teoria em especial assino embaixo. Abraço

  139. FRED FRED
    9 de fevereiro de 2015    

    É uma boa teoria e de um modo geral concordo com ela, mas “O Mundo de Gelo & Fogo” meio que desmente essa ideia de que os Targaryen não ficam doentes. Existem citações de doenças deles, especialmente na “Grande Praga da Primavera”, que matou o Rei Daeron II, o Bom, e também os herdeiros do seu filho mais velho, já falecido, Valarr e Matarys.
    E, já que isso foi abordado nesse post, eu não consigo muito acreditar na autenticidade do suposto Aegon. Parece mais provável que o Jon Snow seja a terceira cabeça e ele seja mais um engodo de Varys e Ilirio sabe-se lá porquê.

  140. 12 de fevereiro de 2015    

    Também acredito que Tyrion seja filho de Aerys, mas a parte onde é citada a passagem da Daenerys afirmando que os Targaryens não ficam doentes, a meu ver, não tem embasamento, haja vista que o rei Daereon II, e os príncipes Valarr e seu irmão morreram da praga da primavera…

  141. Dani Dani
    12 de abril de 2015    

    Pra que você “correu pra pesquisar” o que significa valonqar se no livro explicam? É burro ou assim ou tava tentando se exibir?

  142. vicente vicente
    16 de abril de 2015    

    Nessa sua teoria eu acrescento dois detalhes. Primeiro, a impressão que dá é que o próprio Tywin Lannister sabe, ou desconfia, que Tyrion não é seu filho, a vida inteira tentou matá-lo, quando Tyrion lhe pede a herança de Rochedo Casterly Rock Tywin diz, “já que não posso provar que não é meu filho…”e segundo, qual foi a última fala de Tywin antes de morrer? “Você não é meu filho!”

  143. Wélberta Gomes Wélberta Gomes
    17 de abril de 2015    

    Na verdade eu concordo plenamente com as duas teorias, mas gostaria de perguntar sua opinião sobre algo que tenho pensado e quando acabei de ler a parte sobre os Targaryens não ficar doente tomei quase por certo. No ultimo POV da Daenerys em A Dança dos Dragoes ela parece ficar doente devido a agua do corrego que ela toma de volta a Meereen , na hora que eu li pensei que era uma doença, porem mais para frente ela diz que ‘o sangue da lua’ dela estava escorrendo, porém havia muito sangue e ela não se lembrava a quantas luas havia tido seu ultimo sangue, parecia ser muitas luas. A minha pergunta é : Daenerys sofreu um aborto ?

  144. Eliana Oliveira Silva Eliana Oliveira Silva
    22 de abril de 2015    

    Bom adoro suas teorias. Me fez reler os livros. E relendo o cavaleiro dos sete reinos nos contoa de dunk e egg, nos vemos q os dragoes (targaryen) podem sim ficar doentes, ou pegar uma praga. Como acontece com valarr, e seus filhos na grande praga da primavera. continua com suas teorias amoooooo.

    • Eliana Oliveira Silva Eliana Oliveira Silva
      22 de abril de 2015    

      Soh corrigindo rs o rei daeron, e seus netos valarr e matarys filhos de baelor quebra lança.
      Vlw.

  145. FELIPE AMORIM ZAROUR FELIPE AMORIM ZAROUR
    22 de abril de 2015    

    NÃO CREIO QUE TYRION PRECISE SER FILHO DE AERYS OU ESTAR MORTO PARA QUE A PROFECIA SE CUMPRA;
    COMO O PRÓPRIO MARTIN GOSTA DE DIZER, AS PROFECIAS NÃO DEVEM SER VISTAS AO PÉ DA LETRA E SIM INTERPRETADAS DE TODOS OS ANGULOS;
    DISCORDO DA SUA TEORIA, PORQUE MESMO SENDO FILHO DE AERYS, TYRION CONTINUARIA SENDO AO MENOS MEIO IRMÃO BASTARDO MAIS NOVO DE CERSEI, O QUE NÃO INVIABILIZARIA A PROFECIA SE ELE MESMO MATASSE…
    O QUE ACHO, É QUE “VALONQAR” NÃO QUER DIZER IRMÃO CAÇULA E SIM IRMÃO MAIS NOVO… PORTANTO QUALQUER DOS DOIS IRMÃOS DE CERSEI SERIAM POSSIVEIS VALONQARS DELA…
    SENDO ASSIM ELA TEM 2 VALONQARS, TYRION E JAIME, SENDO QUE PELA LÓGICA, ELA DEVE TEMER MUITO MAIS TYRION, MAS SEU DESPREZO VELADO POR JAIME O VEM MACHUCANDO MUITO, E ELE PARECE SE DAR CONTA QUE SUA IRMÃO NÃO PASSA DE UMA VADIA DISSIMULADA. O QUE PODE LEVA-LO A COMETER UM CRIME PASSIONAL.
    SERIA LINDO E POÉTICO QUE UM LANNISTER USASSE UMA MÃO DE OURO PARA “PAGAR A SUA DÍVIDA” DE CORNO.

  146. Vitchu Vitchu
    11 de maio de 2015    

    1ª) Daenerys
    2ª) Tyrion
    3ª) Jon Snow (não sei como ainda, depois do que acontece na muralha, mas acredito que ele seja)

  147. Manu Manu
    11 de maio de 2015    

    Olá, gostei da teoria e já tinha ouvido falar de seu site há muito tempo e sempre quando leio suas teorias, faz-me pensar como o mundo de gelo e fogo, escrito por GRRM é bem maluco.
    Na parte em que Varys liberta Tyrion, lembro-me de meu tio ter falado que seria Jaime ao obrigar Varys à libertá-lo, não sei se há alguma relevância.
    E mais uma pergunta, apesar de ser uma teoria sobre os livros, na série, Jaime sente e demonstra ter um ódio mortal por Tyrion após este descobrir que ele matou seu querido pai, não sei se nos livros ele se sente da mesma forma já que Tyrion não revelou os atos libidinosos da irmã, será que quando eles se encontrarem novamente Jaime (nos livros) já poderá ter matado Cersei e na série Tyrion revelar os atos libidinosos de Cersei para Jaime?

  148. paulo Brandão paulo Brandão
    12 de maio de 2015    

    Não esqueçamos das palavras do meistre aemon, que quando conheceu tyrion disse algo como: “pequenos homens as vezes projetam grandes sombras”.
    Não acho que o encontro destes dois “targaryens” tenha sido ocasional. E levando em conta que muito do que temos em termos de “profecias” se deram no primeiro livro, creio que isso seja algo significativo.

  149. Henrique Henrique
    13 de maio de 2015    

    Será que o Varys realmente estava ajudando os targaryen ? Ele ter feito o Rei Louco desconfiar do próprio filho só atrapalhou os Targaryen. Além disso, ele espionava a Dany através do Jorah, não?

    Outra coisa, na parte que o Barristan fala do Aerys e da Joanna ele não fala que o rei apaixonou-se por ela. O Ousado mesmo corrige, falando que era mais um desejo.

  150. Victoria Borges Victoria Borges
    14 de maio de 2015    

    “As relações entre o rei e a rainha ficaram ainda mais tensas quando Rhaella se provou incapaz de dar mais filhos a Aerys. Abortos em 263 e264 d.C. foram seguidos por uma filha natimorta em 267 d.C. O príncipe Daeron, nascido em 269 d.C., sobreviveu por meio ano. Então veio outro natimorto, em 270 d.C., outro aborto em 271 d.C., e o príncipe Aegon, nascido dois turnos de lua antes do tempo em 272 d.C. e morto em 273 d.C. Mundo de Gelo e Fogo – Página 115 –Os Reis Targaryen – Aerys II
    Neste trecho é provado que o casamento entre Aerys e Rhaella foi o que teve mais abortos e filhos natimortos que qualquer Targaryen relatado no livro. Após esse trecho ainda é relatado mais um bebê, Jaehaerys, que durou menos de um ano, apesar do rei ter acusado de ter envenenado o príncipe primeiro a ama de leite do bebê e mais tarde sua amante, aparentemente o príncipe morrera de causas naturais. Após essa série malsucedida, eis que a rainha engravida mais uma vez e nasce o Principe Viserys. “Um bebê pequeno, mas robusto.” Anos mais tarde viríamos a conhecer Viserys como um príncipe exilado sedento de poder, cruel e extremamente desligado da realidade. Se isso fora causado pelos anos de exílio e a saudade de casa ou se pelos genes de Aerys,jamais iremos saber, mas é inegável notar que Aerys teria um problema qualquer com sua fertilidade e genes, dando descendência principalmente a filhos natimortos, adoentados ou abortos. Seria tão absurdo assim imaginar que uma relação com Joanna tivesse resultado em mais um bebê com algum problema, nesse caso, o nanismo?
    Acredito que há a possibilidade sim de Tyrion ser filho de Aerys.
    Talvez seria muita ousadia fazer essa citação, mas não seria muita coincidência que Tyrion e Dany tivessem em comum que ao nascer tiveram partos difíceis e suas mães morreram pouco depois de lhes dar a luz?

  151. André Centena André Centena
    2 de junho de 2015    

    Não tenho duvidas que a profecia sobre a morte de Cersei vai se realizar. Mas e se o irmão mais novo dela não for Tyrion?
    Tywin Lannister pode ter tido outros filhos.

    • Débora Wolf Débora Wolf
      3 de junho de 2015    

      André, o irmão mais novo da Cersei é o Jaime, é sabido!!!!

  152. Mab Castro Mab Castro
    6 de junho de 2015    

    “Podemos levar em consideração também, Shiera Seastar, bastarda de Aegon IV tinha um olho azul e verde. Temos também Brynden Rivers, outro bastardo de Aegon IV. Este tinha olhos vermelhos. Rhaegar tinha olhos lilases escuros, assim como os olhos de Daenerys e Viserys. As cores diferentes nos olhos dos Targaryen pode ser uma dica.”

    O que a cor do olhos têm a ver com ser ou não um Targaryen? Lembrando que Brynden Rivers possui olhos vermelhos por ser ALBINO! E dentre os Valirianos, a cor dos olhos variava de lilás para púrpura, então, dentro da mesma família era normal termos Targaryens com tonalidades diferentes de olhos “roxos”. Lembrando que no conto “A Princesa e a Rainha”, nenhum dos bastardos Targaryen, apresentava, qualquer alteração em seus olhos. Apenas a Shiera tinha heterocrômia, e exclusivamente ela. Isso não é indício de que Tyrion é bastardo Targaryen.

    “Daenerys deixa claro que não lembra de ter ficado doente na vida, e nem seu irmão Viserys. Podemos lembrar que Tyrion caiu no Sofrimentos (rio) e não foi infectado pela escamagris.

    E Jon Connington que apenas retirou Tyrion da água, contraiu a doença. lembrando ainda que Tyrion não “montou a égua descorada”, mesmo estando em um acampamento onde a doença do fluxo atingiu milhares de escravos e senhores. Mais uma evidência escondida na narrativa perfeita de G R. R. Martin.”

    Então certamente Daeron II, e os príncipes Vallar e Matarys não eram Targaryen, visto que morreram por causa da “Praga da Primavera”, assim como o príncipe Daeron, o bêbado não era um Taragryen, pois morreu doente de Síflis. Septã Maegelle (filha de Jaehaerys I e Alysanne) que morreu de escamagris, entre outros. Uma pretensa imunidade Targaryen, que diga-se de passagem, nunca existiu, não é, também indício para apontar Tyrion como um Targaryen.

    A questão das mortes que você afirmou, foi também mal empregada, uma vez que, quando uma Targaryen sofre durante o parto, o bebê dela nasce com aparência draconiana, tal como Rhaego, Visenya (filha de Rhaenyra) e o bebê nati-morto de Laenna Velaryon. Tyrion, apesar de ser anão, não nasceu com qualquer aparência reptiliana.

    Tyrion pode ser filho de Aerys? Pode, a cronologia do nascimento dele bate com a cronologia do último encontro de Aerys com Johana, além de que, Aerys teve muitos natimortos com Rhaella, o que pode pesar para o fato de Tyrion nascer com nanismo, mas não pelas razões elencadas acima.

    O que quebra essa teoria é a postura de Tywin, em criar o filho de Aerys, quando podia simplesmente mata-lo. Tyrion era um bebê deformado e supostamente frágil, porque Tywin Lannister não se livrou do bastardo desde cedo, mas o criou como seu, deixando ele usar suas cores e suas armas? Com Johana morta, seria muito mais cômodo para Tywin matar o bebê bastardo. Um homem que teria coragem de queimar um vila inteira para fazer Robert sair (segundo Jon Connigton), não teria escrúpulos para matar um bebê bastardo, do homem que o humilhava.

    • 6 de junho de 2015    

      Entendi seu ponto de vista, só achei confuso o final. Você conclui dizendo que Tyrion pode ser filho de Aerys, mas não pelas razoes elencadas… e no final, conclui que Tywin não manteria vivo um filho de Aerys…
      Então, na verdade, vc não acredita que Tyrion pode ser filho de Aerys.
      Sobre as complicações no parto, eu não concordo com sua observação.
      “A questão das mortes que você afirmou, foi também mal empregada, uma vez que, quando uma Targaryen sofre durante o parto, o bebê dela nasce com aparência draconiana,”
      A mãe de Daenerys morreu por complicações no parto, e mesmo assim Dany não tem característica draconiana.
      Sobre todos Targaryen que morreram na Praga da Primavera, eu não disse que todos Targaryen são imunes à doenças. Porém, Martin frisou que Daenerys e Viserys nunca adoeceram… E Tyrion também não. É perfeitamente possível que haja uma predisposição no sangue Targaryen para serem resistentes à doenças. Mas é gene. nem todos tem.
      Sobre os olhos você tem razão, não há nenhum outro Targaryen com problema nos olhos. Apenas Tyrion e Shiera (excluindo Brynden que é albino). Porém, ainda acho que são esses elementos que Martin deixou para amarrar a origem de Tyrion.
      Quando ventos do Inverno sair, teremos a confirmação da paternidade de Tyrion, e mesmo se ele for tragarem, o Martin provavelmente mostrará em quais evidencias ele se pautou. Talvez apenas as datas de nascimento… talvez no nascimento… talvez nos dois…
      resta esperar a decisão dele…

  153. Douglas Daniel Douglas Daniel
    3 de maio de 2016    

    Olá Drunk, é sempre muito bom ser sua teorias e já devo tê-las lido e relido tanto quanto os livros…
    Com a volta da série fiquei cada vez mais empolgado e fui procurar mais sobre possíveis datas de lançamento d’Os Ventos do Inverno.
    Acabei encontrando essa notícia: http://www.gameofthronesbr.com/2016/02/the-winds-of-winter-tera-reviravolta-envolvendo-personagem-morto-na-serie-de-tv.html

    E supondo que isso realmente seja verdade, gostaria de saber quais são suas teorias com relação à essa reviravolta que ocorrerá no livro que será impossível de ocorrer na série… Aguardo ansioso por um “O que esperar de ‘Os Ventos do Inverno’ – Parte V”

    Abraços, e continue escrevendo pra gente matar nossas curiosidades 😉

    • 3 de maio de 2016    

      Vou dar uma lida. Mas tenho o que esperar de Ventos do Inverno, até o XII heheheh

      • Douglas Daniel Douglas Daniel
        3 de maio de 2016    

        Ops, my bad… Procurei o post mais acima na guia “O ventos do Inverno” e não me atentei muito a isso… Provavelmente eu já tenha lido todas elas, mas irei dar uma revisada pra ver se não deixei passar algo, obrigado pelo toque 😉

  154. Camini Camini
    24 de maio de 2016    

    Bom, o dragão tem 3 cabeças e temos 4 possíveis pretendentes… Daenereys (acho que ela seja garantida ja como uma das cabeças, pq ne…), e os homens: tyrion, jon e aegon, por mais q seja oq menos tem comprovação teorica, o Tyrion por ser o personagem favorito do proprio Martin (dito por ele mesmo) é uma das cabeças juntamente com a Dan, nos restam 2. Ou um morre, oq me leva a crer q seria o aegon, ou acontece outra situaçao. Oq seria? Penso que o Jon tem a muralha, é azor ahai, tem o fantasma, nao se esqueçam, ele nao se encaixa com um Dragão, logo ele é um targaryen, mas reinvidicará um dos dragões pela honra de continuar na muralha e defender o reino, ate pq ele é bem parecid com o Ned nessa questao de honra e dever, ele esta juramentado à patrulha, logo nao sairá de la. O Aegon ainda foi mt pouco explorado nos livros, logo haverá um enredo maior sobre ele, novas reviravoltas e tudo mais, bom, o inverno esta para chegar ne.

    • Camini Camini
      24 de maio de 2016    

      Abdicará de ter um dos dragões, e não reinvidicará, me perdoem o erro

    • Marcos Machado Marcos Machado
      18 de julho de 2017    

      Pra mim o Aegon é Blackfyre. Ok. isso o coloca no mesmo nível do Jon – bastardo Targaryen. Só não acho que ele vá sobreviver para reclamar algum dragão.

  155. lucas lucas
    2 de maio de 2017    

    No primeiro capitulo de Tyrion em A tormenta de espadas, Twin Lannister diz que nao tem como provar que Tyrion nao eh seu filho.

    E tambem a um capitulo em A Furia do Reis em que Varys diz para Tyrion ( sera que a dignidade morreu junto com nossos pais..), algo muito perto disso. Tyrion nao percebe o que Varys quis dizer…

  156. Marcos Machado Marcos Machado
    18 de julho de 2017    

    Já eu não acho o Varys íntegro.
    Ele e Ilírio mandaram Daenerys para lhures e algures, onde ela ficaria “fora do mundo
    Nessa Viagem, Vyserys foi convenientemente tirado do caminho.
    Em seguida, surgiram com um “novo Targaryen” que pode ser muito bem um blackfire e que parece ser jovem e manipulável. John Connington parece ser um inocente útil na história.
    Colocam Tyrion junto a esse novo dragão, sabendo que sua extrema inteligência seria útil para o rapaz e seu planos.
    Lembram da profecia do dragão do pantomimeiro? Lembram que Varya já foi pantomimeiro?
    Lembram que Varys e Ilírio fizeram fortuna gerenciando e manipulando informação?
    Acredito que Daenerys seria um plano “B”, No caso do novo dragão não dar certo, bastaria resgatá-la dos Dotrakis e começar de novo. Ou então, ela seria resgatada para casar com o novo dragão e dar mais legitimidade a tudo – o que combina com o fato de terem tirado Viserys do caminho. Não era necessário temer pela vida de Dany entre os Dotrakys, já que as kalesis sempre eram poupadas depois da morte do Kal e enviadas para Vaes Dotraky.
    Minha teoria é que o jogo dos tronos é um jogo de plutocracia, dos interesses financeiros. Vyseris e Ilírio querem tomar o poder economico em Westeros,, manipulando as cordas de seu dragão fantoche. Já Mindinho parece ser um agente do Banco de Ferro. Sua origem é bravoosi. Já neste segundo caso, parece que o banco tem interesse em Controlar Westeros, para recuperar seus investimentos, ou talvez separar o Norte, metade do território, com características opostas ao do continente de Essos. Ou seja, o comércio de produtos de inverno nas quentes cidades livres poderia ser fonte de lucro.

    • Marcos Machado Marcos Machado
      18 de julho de 2017    

      Só não contavam com que ovos de dragão chocassem. Por isso, parece que o plano é conquistar Westeros antes de Daenerys para o dragão-fantoche. Assim, quando ela chegasse, iriam lhe propor o casamento. Ela, como forma de evitar guerra desnecessária, talvez aceitasse.
      Mas, de novo, estão sendo atropelados. Dessa vez por Vyctarion Greyjoy e sua frota de ferro. Provavelmente Daenerys vai chegar a Westeros antes que o dragão-fantoche conquiste o trono. E quando as casas que tiverem lhe apoiado e mesmo seus mercenários perceberem quem é que possui dragões, vão mudar de lado imediatamente.
      Daí a importância para Varys de ter mantido um bom relacionamento com Targaryens todo esse tempo.
      Já o Varys da série me parece realmente pro-Targaryen, até porque o plot do dragão do pantomimeiro não existe na série.

No entanto, Pings

  1. TOP 10 – Livros que marcaram minha vida « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 14:11
  2. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte III « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 15:55
  3. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte II « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 15:59
  4. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Parte I « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 16:05
  5. O VOCÊ espera de “Os Ventos do Inverno?” « Drunkwookie on 27 de outubro de 2012 at 15:41
  6. As teorias dos leitores – O que esperar de Os Ventos do Inverno? « Drunkwookie on 8 de novembro de 2012 at 15:27
  7. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte V « Drunkwookie on 14 de novembro de 2012 at 11:05
  8. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte VI « Drunkwookie on 30 de novembro de 2012 at 16:27
  9. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte VIII | Drunkwookieblog on 28 de março de 2013 at 22:11
  10. Game of Thrones – S03E01 – Valar Dohaeris | Drunkwookieblog on 3 de abril de 2013 at 18:26
  11. Game of Thrones – S03E02 – Dark Wings, Dark Words | Drunkwookieblog on 9 de abril de 2013 at 18:21
  12. Game of Thrones – S03E08 – Second Sons | Drunkwookieblog on 25 de maio de 2013 at 11:57
  13. Game of Thrones – S03E10 – Mhysa | Drunkwookieblog on 15 de junho de 2013 at 17:15
  14. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Revisitado | Drunkwookieblog on 4 de dezembro de 2013 at 21:46
  15. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? parte XI | Drunkwookieblog on 25 de dezembro de 2013 at 19:12
  16. S05E01 - The Wars to Come | DrunkWookie on 20 de abril de 2015 at 21:09
  17. O que esperar de "Os Ventos do Inverno"? Revisitado | DrunkWookie on 25 de maio de 2015 at 01:13
  18. S05E08 - Hardhome | DrunkWookie on 2 de junho de 2015 at 02:42
  19. O que esperar da 6ª Temporada de Game of Thrones - HBO? - DrunkWookie on 23 de junho de 2015 at 15:48
  20. O que esperar da 6ª Temporada de GOT? – DrunkWookie on 22 de fevereiro de 2016 at 17:40
  21. O que esperar da 6ª Temporada de GOT? – DrunkWookie on 11 de março de 2016 at 10:39
  22. O que esperar da 6ª Temporada de GOT? Parte Final – DrunkWookie on 13 de abril de 2016 at 16:31
  23. S06E02 – Home – DrunkWookie on 9 de maio de 2016 at 05:55
  24. S06E10 – The Winds of Winter – DrunkWookie on 28 de junho de 2016 at 11:47
  25. S07E01 – Dragonstone – DrunkWookie on 17 de julho de 2017 at 20:52
  26. S07E05 – Eastwatch – DrunkWookie on 14 de agosto de 2017 at 21:19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Madrinha/Padrinho do Drunkwookie

Veja o projeto no Padrim, colabore e concorra aos sorteios

Assine "Newsletter Drunkwookie"

Receba as publicações do blog, direto no e-mail!

Parceiros

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons