Hoje é dia de mais um post sobre o que esperar de “Os Ventos do Inverno”….

Vou abordar o futuro de Stannis Baratheon …

vlcsnap-2014-04-23-23h39m16s214

Havia pensado em abordar o futuro de Daenerys… mas ainda não cheguei a conclusão alguma. O próximo será Tyrion Lannister.

Acho que Varys e Tyrion terão um papel muito importante no retorno dos Targaryens ao Trono de Ferro.

Stannis Baratheon é um personagem que não tem uma personalidade cativante. Dos Baratheons é o irmão com menos carisma.

Tanto é que nos próprios livros podemos ver muitos Nortenhos dizendo que Robert Baratheon foi melhor.

Mesmo assim, Stannis ganhou meu respeito na batalha da Água Negra. Tanto ele quanto Davos Seaworth.

vlcsnap-2014-04-23-23h40m09s244

Os dois invadiram Porto Real mesmo parecendo ser impossível obter êxito na empreitada.

Se não fosse pelo intelecto superior de Tyrion Lannister, ele estaria no Trono de Ferro.

Também chamou minha atenção quando Stannis agiu como um verdadeiro rei e atendeu o chamado de Jon Snow e partiu para auxilia-lo na Muralha. Chegando com sua frota, liderou um ataque massivo contra os selvagens. Assim, acho que ele ainda terá um papel para desempenhar, e espero que seja algo com destaque…

Vamos lá…

DRUNKWOOKIE SPOILERS

Um corvo chegou até Clydas trazendo notícias negras. Stannis morreu…  Ao menos foi essa a informação contida na carta com o selo do homem esfolado.

A carta me intrigou muito. Será que tudo não passa de uma mentira? Ou será que é verdade? Tendo em vista a natureza de Ramsay Snow Bolton, acredito que há muita mentira na carta. Por isso, vamos voltar aos livros anteriores e estudar a personalidade do Bastardo de Roose Bolton.

Bolton tem uma vida pautada na mentira.

Em A Fúria dos Reis, Ramsay é apresentado como uma pessoa má, que sempre anda em companhia de seu criado inseparável chamado Fedor.

 Os dois caçam juntos, o Bastardo e este Fedor, e não são veados o que caçam. Ouvi histórias, coisas em que quase não acredito, mesmo dizendo respeito a um Bolton. A Fúria dos Reis – Capítulo 35, Bran

Quando Sor Rodrik foi atrás de Ramsay para acabar com a loucura que ele estava espalhando pelo Norte, Bolton trocou de lugar com seu criado. Assim o Fedor original morreu. E Ramsay Bolton sobreviveu passando a ser Fedor.

 Naquela noite, no jantar, Bran soube que o próprio bastardo estava morto. Os homens de Sor Rodrik tinham-no apanhado nas terras dos Hornwood fazendo qualquer coisa de horrível….[Sor Rodrik diz:] _Gostaria de também ter cortado a cabeça desse criado, ele é tão mau como seu senhor. Mas temo que tenhamos de mantê-lo vivo até que Robb volte de suas batalhas.É a única testemunha dos piores crimes do Bastardo. A Fúria dos Reis – Capítulo 35, Bran

Ramsay sobreviveu como prisioneiro em Winterfell sob a identidade de Fedor e quando Theon Greyjoy tomou Winterfell, Ramsay colocou-se a seu serviço.

Vai precisar de homens. Liberte-me, e serei seu. Theon o avaliou por um momento. A Fúria dos Reis – Capítulo 46, Bran

Foi ele ainda que engendrou a grande farsa sobre a morte de Rickon e Bran Stark.

Os filhos do moleiro tinham a mesma idade de Bran e de Rickon, semelhantes no tamanho e na cor, e depois que Fedor arrancou a pele de seus rostos e mergulhou as cabeças em alcatrão, era fácil encontrar traços familiares naqueles deformados pedaços de carne a apodrecer. A Furia dos Reis – Capítulo 56, Theon

Com este pequeno resgate histórico é possível ver quão conturbada é a mente de Ramsay Bolton.

Agora vocês devem se perguntar por que fiz toda essa retrospectiva… Fiz isso para mostrar que na carta de Ramsay há muitas coisas que não condizem com a realidade.

Acho que o melhor  é destrinchar a carta de Ramsay Bolton escrita para Jon Snow e opinar sobre “onde existe verdade, e onde a mentira foi criada”.

A Carta de Bolton

Captura de Tela 2016-05-16 às 02.15.54

O teu falso rei está morto, bastardo. Ele e toda a sua hoste foram esmagados em sete dias de batalha. 

Mentira.

Acho que é um blefe de Bolton. Stannis não está morto. Acredito que não houve um combate ainda, uma vez que a nevasca no local está cada vez pior e Bolton supôs que Stannis morreria do lado de fora das muralhas de Winterfell.

 

Tenho a espada mágica dele. Diz isso à rameira vermelha. 

Mentira.

Bolton saberia da espada de Stannis? Isso me preocupou um pouco. Depois de muito pensar, acredito que as informações sobre a Espada Mágica e a feiticeira vermelha foram conseguidas por meio de tortura. Mance disse tudo que sabia pois não aguentou ser torturado.

 Os amigos do teu falso rei estão mortos. As suas cabeças estão nas muralhas de Winterfell. Venha vê-las, bastardo. O teu falso rei mentiu, e você também. Disse ao mundo que queimaram o Rei-para-lá-da-Muralha. Em vez disso, o mandaram a Winterfell para roubar minha noiva.

Captura de Tela 2016-05-16 às 02.15.57

Verdade.

 Mance Ryder é o Bardo Abel que estava em Winterfell. A mulher, irmãs e filhas, eram na verdade as esposas de lança que o acompanharam.

 O Lorde Manderly trouxera músicos de Porto Branco, mas nenhum era cantor, de modo que quando Abel aparecera aos portões com um alaúde e seis mulheres, fora bem recebido. — Duas irmãs, duas filhas, uma esposa e a minha velha mãe — afirmara o cantor, embora nem uma se parecesse com ele. A Dança dos Dragões – Capitulo 37,  O Principe de Winterfell

 Só para constar, G. R. R. Martin é um autor que não deixa nada passar… Nenhuma informação é inútil.

A cada livro que leio tenho mais certeza disso. Aqui ele nos mostrou que Mance Ryder e as esposas de lanças chegaram a Winterfell disfarçados.

Acho que não há dúvida quanto a isso, até por que no final do POV mencionado as esposas de lança dizem o nome de Mance para Theon e para  a falsa Arya.

Quero a minha noiva de volta. 

Verdade.

Ele está sem a sua noiva. Jeyne, a falsa Arya está foragida. Assim como Fedor (como a carta mostrará logo adiante).

É aqui que moram minhas dúvida. Falarei mais abaixo, quando ele citar Fedor na carta. 

Se quer Mance Rayder de volta, venha buscá-lo. Tenho-o preso numa gaiola para todo o Norte ver, prova das suas mentiras. A gaiola é fria, mas fiz-lhe um manto quente com as peles das seis rameiras que vieram com ele para Winterfell.

Verdade.

Mance está com Bolton, e certeza que o manto de peles é verdadeiro.

Apenas Theon e Jeyne conseguiram fugir. As esposas de lança acabaram ficando no caminho, ou morrendo. Concluo que com a fuga de Theon e Jeyne, Bolton interrogou as esposas de lança e descobriu a farsa de Abel, o Bardo.

Todos sabemos da insanidade que domina a mente de Ramsay Bolton. Os métodos de tortura dele são eficientes até demais. Mance confessou tudo o que sabia. Acho que foi mediante a tortura que Bolton teve as informações sobre Melisandre a espada mágica de Stannis.

 Lorde Bolton costumava dizer que um homem nu tem poucos segredos, mas um homem esfolado não tem nenhum. A Fúria dos Reis – Capitulo 56, Theon 

 Quero a minha noiva de volta. Quero a rainha do falso rei. Quero a filha e a bruxa vermelha. Quero essa tal princesa selvagem. Quero o seu principezinho, o bebê selvagem. E quero o meu Fedor. Manda me eles, bastardo, e não te causarei problemas, nem a você nem aos teus corvos pretos. Se os mantiveres longe de mim, arrancarei seu coração de bastardo… 

Verdade.
Mais uma vez ele pede a noiva de volta, e no meio de todas ameaças ele pede também a devolução de seu Fedor.

Ora, se Jeyne e Fedor fugiram de Winterfell e encontraram o acampamento de Stannis, e Stannis foi derrotado, a noiva de Bolton e Fedor seriam facilmente capturados.

 A carta estava assinada:

Ramsay Bolton, Legítimo, Senhor de Winterfell.

Bolton “o Legítimo”. Achei ótima a auto-intitulação.

Tudo leva a crer que Ramsay “Snow” Bolton quis irritar Jon Snow e trazê-lo para combate.

A neve fez o trabalho para Bolton. Impediu o progresso de Stannis, e consequentemente qualquer chance de Stannis se comunicar com a Muralha. Assim Bolton aproveitou a oportunidade para semear a dúvida e a raiva em Jon Snow.

Seria muito difícil para Jon conseguir diferir o que é verdade e o que é mentira na carta.

Jon Snow preparava-se para enfrentar Bolton, mas foi impedido.

A sutileza nas informações e grandeza de sua narrativa ultrapassam a técnica narrativa de qualquer outro autor que eu tenha lido. O cuidado dele pelo conjunto da obra, o ambiente coeso que ele cria com certa facilidade, transforma a obra em algo épico.

Não gosto de comparações sobre gênero literário, e nem farei uma aqui, mas Tolkien é o pai da Fantasia Medieval.

Criou criaturas, mundos, línguas, culturas inteiras. O RPG só existe, do modo como conhecemos, por causa dele. Não há como comparar o trabalho dos dois.

Ainda sim, G. R. R. Martin leva a narrativa, os plots, as tramas, a um nível nunca visto.

Nada é desperdiçado nas informações dadas por Martin.

Finalizando

Assim acredito que Stannis tomará Winterfell, ganhará o apoio de Porto Branco e saberá pelos Manderly o destino de sua Mão, Davos Seaworth.

Davos tem mais carisma que Stannis

Ficará intrigado com as reivindicações dos nortenhos e sendo um bom estrategista, aceitará Rickon como Protetor do Norte, já que Jon Snow declinou a oportunidade dada pelo Rei.

Aqui as histórias começarão a se amarrar ainda mais. Creio que Stannis não chegue até o final do Inverno.

Acredito que após reunificar o Norte, seu papel será cada vez menor na trama, culminando no momento onde Melisandre se dará conta que ele não é Azor Ahai.

No próximo post escreverei sobre Tyrion Lannister e o papel de Varys no retorno dos Targaryens ao trono.

O que Varys espera de Tyrion?

Termino o post com uma frase que encontrei em minhas pesquisas… Uma frase triste. Uma frase de Theon Greyjoy.

Um personagem que representa a verdadeira natureza humana nos livros.

 – Não haverá esfolamentos no Norte enquanto eu governar Winterfell – disse Theon em voz alta.

Pena que ele governou por tão pouco tempo.

Gostou? Não deixe de ler as teorias sobre o futuro de Jon Snow, Rickon e Davos, Cersei, Jaime, e o verdadeiro futuro de Tyrion e a importância de Varys… confira lá…