16 Livros para 2016

Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma. G. R. R. Martin

2016 iniciou e eu escolhi meus livros para esse ano! Dessa vez tentarei ler as continuações de livros que iniciei entre 2014 e 2015, algumas releituras e indicações de vocês.

IMG_1441

Ano passado escolhi 15 livros (link das resenhas, abaixo), mas acabei lendo um pouco mais que isso. Então peço que me indiquem livros, pois sempre dá tempo para ler mais alguns!

Livros em 2015 – Parte I

Livros em 2015 – Parte II

Livros em 2015 – Parte III

Em 2016 serão 16 livros.

E como nos anos anteriores, primeiro apresentarei os livros que lerei e no decorrer do ano farei uma resenha sobre cada um.

Lembrando que para os leitores que costumam comprar e iniciar a leitura junto comigo, disponibilizei link (no título de cada livro) para a compra de cada um.

1. Norwegian Wood

IMG_1263

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar teatro na universidade, e mora em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas. Um dia, Toru reencontra um rosto de seu passado: Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki antes deste cometer suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.

Autor – Haruki Murakami

O que esperar? – Livro que eu deveria ter lido em 2015, mas acabou não dando tempo. Por esse motivo, passa a ser o primeiro da fila.

Decidi ler mais um livro de Murakami pois gostei muito do estilo de sua narrativa em 1Q84. O único escritor japonês que eu conhecia era Eiji Yoshikawa, o escritor de Musashi. Agora, Murakami entra para o hall de bons escritores.

Esse ano tem mais Murakami, pois lerei o terceiro e último livro da trilogia 1Q84.

_________________________

2. A Faca Sutil

A_faca_sutil_livro_capa

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Neste segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo, Will tem apenas 12 anos e tudo começa quando, depois de matar um homem, ele parte para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai. Num passe de mágica, atravessa o ar e penetra num mundo onde conhece uma estranha garota, Lyra, que, como ele, também tem uma missão a cumprir. Em Cittàgazze, onde os dois se encontram, as ruas são habitadas por espectros letais, devoradores de almas e outras criaturas aterradoras que disputam com todas as forças um poderoso talismã, capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros universos – a faca sutil.

Autor – Philip Pullman

O que esperar? – Continuando minha saga pelas Fronteiras do Universo, agora é a vez de A Faca Sutil. Para quem não conhece, esse livro é a continuação de A Bússola de Ouro. Espero muito dessa continuação, pois a história apresentada por Philip Pullman é bem fascinante.

_________________________

3. Irmãos Karamazov

livro-os-irmos-karamazov-fiodor-dostoievski-novo-deluxe-587111-MLB20495229040_112015-F

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Os Irmãos Karamazov é uma das mais geniais criações literárias de todos os tempos. Analista rigoroso do comportamento humano, Dostoiévski analisa em detalhe o sentimento de culpa desencadeado pelo assassinato de um pai e debate de forma sublime as infindáveis dicotomias da natureza humana, revelando uma inquietação que é já a do homem moderno.

Autor – Fiodor Dostoiévski

O que esperar? – Até 2014 não havia lido muita coisa de escritores russos, apenas Crime e Castigo e Notas do Subsolo de Dostoiévski. Em 2014 li uma antologia de contos russos e um compilado de contos de Tchecov. Passei assim a gostar muito do ponto de vista dos escritores russos e por isso resolvi ler mais livros de Dostoiévski.

_________________________

4. Imortalidade

IMG_1259

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Um gesto – e para Kundera os gestos são imortais – inicia o romance como um traço do perfil de Agnes, a personagem feminina marcante desta história que se passa em Paris, no século 20, mas remete o leitor ao passado e ao firmamento, através de Goethe, Beethoven, Hemingway e Napoleão.

Autor – Milan Kundera

O que esperar? – Escritor proveniente de uma cidade que acho linda demais, Praga. No ano passado eu havia indicado A Festa da Insignificância, pois a trama tem uma abordagem sobre a rotina do dia-a-dia que me intrigou instantaneamente.  Por esse motivo, resolvi ler mais um livro de Kundera.

_________________________

5. O Evangelho Segundo Jesus Cristo

livro-o-evangelho-segundo-jesus-cristo-14447-MLB4618793417_072013-F

Clique aqui, para comprar

Sinopse – Menos interessado na onipotência do divino que na frágil mas tenaz resistência do humano, Saramago reconta de forma irônica e crítica uma das histórias mais conhecidas no ocidente, dotando-a de corpo, cheiro, sensações, ambiguidades e novos significados recônditos.

Autor – José Saramago

O que esperar? – Eu gosto muito do modo como a cadência da escrita de Saramago começa a fazer sentido enquanto vamos lendo. É algo bem diferente, e para todos que dizem não gostar do modo como ele escreve eu digo: Insista, vai fazer sentido. E faz.

O sarcasmo e cinismo de Saramago é algo que me cativa. O autor, ainda que polêmico, foi o vencedor do Premio Nobel da Literatura em 1998.

_________________________

6. The It – A Coisa

drunkwookie - the it

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças.

Autor – Stephen King

O que esperar? – Iniciado e abandonado em 2015, dessa vez Stephen King volta à lista de leitura. Parei de ler porque achei o início um pouco maçante e nem um pouco crível. Porém, quero ler até o final e ter uma opinião definitiva sobre essa obra.

_________________________

7. Realidades Adaptadas

drunkwookie - philip k dick

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Pouco conhecido no Brasil por sua obra literária, Dick é um sucesso entre as plateias de cinema. A fim de lhe prestar o devido reconhecimento, este livro reúne, em uma edição inédita no mundo, os contos do autor que foram adaptados para a sétima arte, levando ao grande público os textos originais que inspiraram roteiristas e diretores a realizar O Vingador do Futuro, Screamers, Impostor, Minority Report, O Pagamento, O Vidente e Os Agentes do Destino.

Autor – Philip K. Dick

O que esperar? – Eu gosto muito de como Philip K. Dick retrata o futuro. A visão dele sempre me surpreende positivamente. Esse livro reúne contos curtos e contos curtos sempre são bem vindos para momentos curtos de lazer.

_________________________

8. Na Pior em Paris e Londres

Captura de Tela 2016-01-14 às 10.42.20

Sinopse – No final do anos 20, decidido a tornar-se escritor, o jovem Eric Arthur Blair resolveu viver uma experiência pioneira e radical: submeter-se à pobreza extrema – e depois narrá-la. Em 1928, instalou-se em Paris com algumas economias e começou a dar aulas de inglês – mas em pouco tempo perdeu os alunos e foi roubado. Sem dinheiro, passou fome, penhorou as próprias roupas, trabalhou em restaurantes sórdidos e por fim partiu para a Inglaterra.
Enquanto esperava por um emprego incerto, radicalizou ainda mais sua experiência convivendo intensamente com os mendigos de Londres, perambulando de albergue em albergue, atrás de dormida, comida e tabaco.
É essa vivência miserável que Orwell relata com humor e indignação, distanciamento e participação.

Autor – George Orwell

O que esperar? – George Orwell é conhecido por seu clássico 1984 e A Revolução dos Bichos. Porém, ele tem outros livros (esse é um deles) que mostram o quão talentoso escritor ele é. Ao menos, é isso que espero. Tem um tom bem biográfico, o que me fez querer lê-lo.

_________________________

9. Moby Dick 

IMG_1285

Sinopse – O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos – com sua tripulação multiétnica – rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville (1819-1891) explora com brilhantismo e ironia os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.

Autor – Herman Melville

O que esperar? – Há muitos anos atrás eu li Moby Dick. Li várias vezes, pois era um livro curto, uma edição de bolso pequena e resumida. Eu sempre gostei de ler sobre o mar e sobre barcos. Dessa vez lerei a edição completa e espero me surpreender.

_________________________

10. O Fim do Homem Soviético

imagem.aspx

Sinopse – Enquanto no Ocidente ainda se recorda a era Gorbatchov com alguma simpatia, na Rússia há quem procure esquecer esse período e o designe por a Catástrofe Russa. E, desde então, emergiu uma nova geração de russos, que anseia pela grandiosidade de outrora, ao mesmo tempo que exalta Estaline como um grande homem.

Com uma acuidade e uma atenção únicas, Svetlana Aleksievitch reinventa neste magnífico requiem uma forma polifónica singular, dando voz a centenas de testemunhas, os humilhados e ofendidos, os desiludidos, o homem e a mulher pós-soviéticos, para assim manter viva a memória da tragédia da URSS e narrar a pequena história que está por trás de uma grande utopia.

Autora – Svetlana Alexievich

O que esperar? – Svetlana Alexievich foi a vencedora do Nobel da Literatura em 2015. Sua obra, considerada um monumento sobre o sofrimento e a coragem de nosso tempo retrata a situação dos soviéticos e pós-soviéticos, desde a segunda guerra até os dias de hoje. Me interessei muito em ver um pouco mais sobre a visão política de alguém que escreve sobre o que vive.

_________________________

11. O Sonho da Aldeia Ding

imagem.aspx

Para comprar, clique aqui

Sinopse – No início dos anos 1990, os habitantes de um humilde vilarejo chinês, na província de Henan, passam a vender o próprio sangue em troca de dinheiro. A atividade rapidamente se propaga de maneira desenfreada na região – sem qualquer preocupação com o uso de agulhas esterilizadas ou com a quantidade de sangue retirada de cada pessoa. O real custo desse comércio caótico só vem à tona uma década depois, quando o país sucumbe a uma aterradora epidemia de Aids.

Autor – Yan Lianke

O que esperar? – Eu gostei muito da sinopse desse livro. Ano passado li Por favor, Cuide da Mamãe! e me surpreendi com o estilo narrativo da escritora coreana Kyung-Sook Shin. Dessa vez, quero ler Yan Liane, um famoso escritor chinês. O livro foi publicado em Hong Kong, pois o governo Chinês baniu o livro de seu país.

_________________________

12. Neuromancer

neuromancer drunkwookie

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Um hacker renegado, uma samurai das ruas, um fantasma de computador, um terrorista psíquico e um rastafari orbital num thriller sexy, violento e intrigante. De Tóquio a Istambul, das estações espaciais ao não-espaço da realidade virtual, o tenso jogo final da humanidade contra as Inteligências Artificiais…

Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o primeiro – e ainda hoje o mais famoso – livro de William Gibson. É considerado não só o romance que deu origem ao gênero cyberpunk, mas também o seu melhor representante. Edição especial com nova tradução, nova capa e projeto gráfico, novo prefácio e notas explicativas.

Autor – Willian Gibson

O que esperar? – “O romance que deu origem ao cyberpunk“. Acho que essa é a melhor justificativa para começar a leitura da trilogia Sprawl.

_________________________

13. O Demonologista

demonologista drunkwookie

Para comprar, clique aqui

Sinopse – O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Autor – Andrew Pyper

O que esperar? – Indicação de uma leitora do blog. Tenho um pressentimento de que será um Código Da Vinci (espero estar errado). A arte da capa e de todo o livro é muito bonita, e isso ajuda na hora de comprá-lo. Agora é esperar pelo conteúdo.

_________________________

14. 1Q84 – Livro 3

IMG_1258

Para comprar, clique aqui

Sinopse – No último volume da trilogia Haruki Murakami, os protagonistas Tengo e Aomame continuam presos ao mundo paralelo de 1Q84, “onde coisas estranhas podem acontecer”. Eles precisam escapar não só dessa terrível realidade alternativa, em que duas luas pairam no céu, mas também da ameaça do chamado Povo Pequenino e de um sinistro grupo religioso em busca de um acerto de contas. E terão em seu encalço um implacável detetive, que se aproxima cada vez mais do esconderijo de Aomame, enquanto desvenda a real conexão entre ela e Tengo.

Autor – Haruki Murakami

O que esperar? – O primeiro livro dessa trilogia me fascinou, mas o segundo conseguiu frear meu ímpeto. De qualquer forma, quero terminar de ler essa história. Há muitos elementos bizarros que eu quero ver como vão ser explicados (ou não), e espero que o ritmo aumente nessa reta final.

_________________________

15. O Herói de Mil Faces

Mil faces

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Embora apresentem amplas variações em termos de incidentes, de ambientes e de costumes, os mitos de todas as civilizações oferecem um número limitado de respostas aos mistérios da vida. Em ‘O herói de mil faces’, Joseph Campbell – reconhecidamente, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal – apresenta o herói compósito; Apoio, Wotan, Buda e numerosos outros protagonistas da religiões, dos contos de fada e do folclore representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus simbolos intemporais e os simbolos detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Campbell. O ponto de vista psicológico é, então, comparado com as palavras proferidas por grandes líderes espirituais, como Moisés, Jesus, Maomé, Lao-Tzu e os Anciãos das tribos australianas. Oculto por trás de um milhar de faces, emerge o herói por excelência, arquétipo de todos os mitos.

Autor– Joseph Campbell

O que esperar? – Sempre nos deparamos com a frase “jornada do herói”. E o que seria essa jornada?

É aquela que vemos Luke Skywalker, Bilbo Bolseiro, Katniss Everdeen, Harry Potter, e tantos outros seguirem.

Esse livro trata sobre o monomito, a jornada do herói. Há muito tempo queria ler essa obra, e agora a encontrei para comprar.

_________________________

16. Meridiano de Sangue

meridian-de-sangue

Para comprar, clique aqui

Sinopse – Meridiano de sangue é um romance épico. Nele, McCarthy reinventa a mitologia do Oeste americano para criar uma obra ao mesmo tempo grandiosa e arrebatadora sobre uma terra sem lei, em que o absurdo e a alucinação se sobrepõem à realidade.
Desde as primeiras páginas, o leitor acompanha um rapaz sem nome e sem família, abandonado à própria sorte num mundo brutal em que, para sobreviver, precisa ser tão ou mais violento que seus inimigos. Recrutado por uma companhia de mercenários a serviço de governantes locais, atravessa regiões desérticas entre o México e o Texas com a missão de matar o maior número possível de índios e trazer de volta seus escalpos.

O que esperar? – De Cormac Maccarthy eu só posso esperar uma obra-prima. Onde Os Fracos Não Tem Vez e A Estrada foram livros extraordinários. Então, espero muito de Meridiano de Sangue. Ainda mais por estarmos falando de Velho Oeste!

Boa leitura a todos…

Bom, essa são as “promessas literárias” para 2016! Espero conseguir ler todos esses livros. E vocês lerão o que, em 2016?

Alguma indicação?

9 Comentário

  1. Islan Oliveira Islan Oliveira
    15 de janeiro de 2016    

    Eu li The It. É o segundo livro do King que eu leio e que também me deixou a mesma impressão, uma história boa, mas como excessiva “encheção de linguiça” e um final decepcionante. O King às vezes reserva páginas e páginas pra contar algo de um personagem que surgiu só pra morrer. Quando se junta tudo, temos um livro colossal e cansativo.

  2. Adenilton Adenilton
    16 de janeiro de 2016    

    Dessa lista já li “Moby Dick”, um livro necessário para que gosta de ler.

  3. Jobson Jobson
    16 de janeiro de 2016    

    E aí rapaz tudo tranquilo?
    Dessa lista já li “O Demonologista” e gostei muito. Há muito pretendo ler Moby Dick também e acho que vou lhe acompanhar nessa leitura. Atualmente estou me dedicando a saga di “Sharpe”, que parece até o Forest Gump ….
    No mais, boas leituras para você. E já adianto que vou seguir algumas dessas dicas!
    Tudo de bom para você e a todos que acompanham esse blog sensacional!

  4. Alex Alex
    19 de janeiro de 2016    

    Exercitos de Cavalaria Issac Babel

  5. Felipe Felipe
    26 de janeiro de 2016    

    Não li nenhum desta lista mas possuo Neuromancer na minha lista de espera!

    Te recomendo A Primeira Lei da série O Poder da Espada.

    Estou lendo e adorando!

  6. Alexandre Ferreira Alexandre Ferreira
    3 de fevereiro de 2016    

    Te indico O Homem Duplicado – Saramago é uma ótima obra.
    Quanto a esses que vc divulgou entraram para minha lista, achei todas as sinopses interresantes.

    O inverno está para chegar.

  7. ISABELLA DANGELIS ISABELLA DANGELIS
    24 de maio de 2016    

    Gostaria de indicar (não encontrei aqui no site, perdão se já tiver comentado sobre) A Cronica do Matador do Rei (uma trilogia em que foram lançados dois livros até hoje: O nome do Vento e O Temor do Sabio) de Patrick Rothfuss, inclusive com elogios de George Martin. Gostaria de ver teorias e resenhas sobre eles, gostei bastante e ajuda na espera de Os Ventos do Inverno. hehe.

    • 24 de maio de 2016    

      Oi Isabella. Eu adoro essa saga. Há duas teorias no blog. Ali na aba teorias vc encontrará a crônica do matador do rei. 🙂

      • ISABELLA DANGELIS ISABELLA DANGELIS
        29 de junho de 2016    

        Vi depois! Desculpe. Gostei muito das suas teorias sobre a cronica do matador do rei. Pensava também o mesmo sobre o mecenas de DEnna. A teoria das portas me intrigou. Enfim, EXCELENTE esse Blog. =D

No entanto, Pings

  1. Livros em 2016 – Parte I – DrunkWookie on 6 de outubro de 2016 at 17:00
  2. Livros em 2016 – Parte II – DrunkWookie on 20 de outubro de 2016 at 14:34

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Madrinha/Padrinho do Drunkwookie

Veja o projeto no Padrim, colabore e concorra aos sorteios

Assine "Newsletter Drunkwookie"

Receba as publicações do blog, direto no e-mail!

Parceiros

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons