Enfim um post sobre Arya Stark. Aquele que a maioria dos leitores pediram. Um presente de natal àqueles que esperavam.

Por um bom tempo imaginava que Arya seria uma personagem que eu abordaria seu futuro na minha série “O que esperar de O Sonho de Primavera”, pois sempre achei que não havia muitos indícios e evidência para traçar uma teoria sobre o futuro dela em O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.

arya stark drunkwookieblog

Com o tempo passei a pensar mais sobre o assunto e após rascunhar algumas coisas e recapitular as passagens dela nos livros.

Foi assim que passei a entender que o caminho que Arya percorreu é exatamente a pista que nós precisávamos para imaginar seu futuro e o futuro daqueles cujos nomes são sussurrados todas as noites por ela.

Esse caminho, como vocês verão, também nos levará a teorias de como será a vingança contra a Casa Frey.

IMG_4241-300x300

um post de proporções enormes

Quando estava prestes a terminá-lo tive que tomar algumas liberdades. Como a recapitulação, as evidências e minhas conclusões estavam extensas demais, decidi partir de um ponto específico. Decidi iniciar pelo momento em que Arya começa a repetir os nomes daqueles que ela pretende ver mortos.

Acredito que ali seja o ponto inicial da vingança que ela pretende executar. Antes disso temos o treinamento de Arya com Syrio, e algumas mortes que com certeza foram importantes para formar o caráter da jovem loba.

a importância de Arya Stark para G.R.R. Martin

É importante dizer que G. R. R. Martin tem um carinho especial por Arya. E é por isso que ele vem metodicamente, livro após livro, desenvolvendo-a com um certo capricho.

arya criança

Capítulo a capítulo, ele desconstrói a pequena Arya Stark de Winterfell que conhecemos e começa a construir uma assassina.

O que ele vem “plantando” na história, desde A Fúria dos Reis, é fantástico. Até mesmo antes, se levarmos em consideração o professor de dança dela, Syrio Forel.

O palco está sendo montado desde cedo, para o maior espetáculo que teremos o prazer de presenciar.

Ouso dizer que a intenção de Martin é que Arya Stark seja considerada uma das personagens femininas mais marcantes das histórias de literatura fantástica.

E com certeza Arya será citada por décadas como a personificação da Vingança, pois temos certeza de que podemos esperar de Martin nada menos do que algo magistral.

As preces de Arya

Todas as noites, Arya dizia seus nomes, – Sor Gregor – sussurrava para sua almofada de pedra, – Dunsen, Polliver, Chiswyck, Raff, o Querido, Cócegas e Cão de Caça. Sor Amory, Sor Ilyn, Sor Meryn, Rei Joffrey, Rainha Cersei – em Winterfell, Arya rezava com a mãe no septo e com o pai no bosque sagrado, mas não havia deuses na estrada para Harrenhal, e os nomes eram a única oração que se importava de lembrar.

As preces de Arya foram repetidas muitas vezes ao longo dos livros. Percebe-se como isso se tornou seu mantra, o ponto chave de sua força de vontade para seguir em frente e buscar sua vingança.

516331-arya

A história se passa e Arya adiciona novos nomes às preces. Foi o caso de Weese, que teve seu nome adicionado após Arya conhece-lo em Harrenhal.

Weese – Arya murmurou naquela noite enquanto se debruçava sobre o rasgão na roupa. A Fúria dos Reis – capítulo 47, Arya IX

as preces começam a ser respondidas

Enquanto alguns nomes são adicionados outros são retirados das preces. O nome daqueles que já morreram.

Alguns pelas próprias mãos de Arya, outros a pedida da garota, e outro por motivos alheios as suas ações.

É interessante pensar naqueles que já morreram porque quando li os livros não havia me atentado de que as mortes “dadas” por Jaqen também contribuíram para diminuir sua lista de vingança.

Outro fato interessante que devemos ter em mente, e falarei disso na minha conclusão, é que nem todos aqueles nomes sussurrados serão mortos do modo como Arya espera.

Por isso, fica um pouco difícil ( e ao mesmo tempo interessante) adivinhar quem morrerá pelas mãos de Arya, de que forma morrerão e quem não morrerá.

Abaixo separei aqueles mortos por Jaqen, por Arya e por nenhum dos dois.

Mortos por Jaqen H’ghar

As primeiras mortes vieram pelas mãos de Jaqen. Vocês se lembram das mortes que Jaqen deu para Arya? então… duas dessas mortes foram as de Chiscwyck e Weese.

Arya e Jaqen

Eu considero que eles foram mortos por Arya, ainda que indiretamente. Ela poderia ter escolhido qualquer pessoa para ele dar fim, mas decidiu por aqueles que lhe representavam uma ameaça iminente e que lhe despertava ódio.

Chiswyck

Chiswyck foi morto por Jaqen H’ghar em Harrenhall.

– Um dos homens do Montanha caiu de um andaime ontem à noite e partiu seu pescoço  de imbecil – ouviu Weese dizer a uma cozinheira. A Fúria dos Reis – capítulo 30, Arya VII.

Weese

Também morto por Jaqen em Harrenhal.

Uma dúzia de pessoas chegou lá antes dela, embora nenhuma se aproximasse muito. Arya abriu caminho entre elas, contorcendo-se. Weese estava estatelado nas pedras, com a garganta transformada numa ruína vermelha, olhos abertos, sem ver, na direção de uma escarpa de nuvens cinzentas. A Fúria dos Reis – capítulo 38 – Arya VIII.

Mortos por Arya Stark

Considero esse um dos momentos mais importantes de Arya Stark. Ela, com suas próprias mãos, matou dois daqueles que fizeram sua vida um inferno. Dois daqueles que ela passou a odiar diariamente.

Cócegas

Cócegas foi morto pela própria Arya. O primeiro que foi vingado por suas próprias mãos.

cocegaS

Foi a coisa mais simples do mundo para Arya aproximar-se dele por trás e apunhalá-lo.

– Há ouro escondido na aldeia? – gritou enquanto enfiava a lâmina em suas costas. – Há prata? Pedras preciosas? – apunhalou-o mais duas vezes. – Há comida? Onde está Lorde Beric? – então já estava em cima dele, ainda apunhalando-o, – Para onde foi ele? Quantos homens o acompanhavam? Quantos cavaleiros? Quantos arqueiros? Quantos, quantos, quantos, quantos, quantos, quantos? Há ouro na aldeia?

Tinha as mãos vermelhas e pegajosas quando Sandor a arrastou de cima dele. A Tormenta de Espadas – capítulo 74, Arya XIII

Polliver

Polliver havia roubado Agulha, e o ódio de Arya por ele se instalou logo de imediato.

Polliver

Ele morreu logo depois de Cócegas, também pelas mãos de Arya, e foi com a própria Agulha que a morte chegou até ele.

Arya sabia o que ele queria dizer. Dirigiu-se a Polliver e ajoelhou em seu sangue tempo suficiente para lhe desafivelar o cinto da espada. Pendurada junto ao punhal havia uma lâmina mais esguia, longa demais para ser uma adaga, curta demais para ser uma espada de homem… mas ajustava-se perfeitamente à sua mão.

– Lembra-se de onde fica o coração? – perguntou Cão de Caça.

Ela assentiu, O escudeiro rolou os olhos,

– Misericórdia.

A Agulha deslizou entre as suas costelas e deu-lhe misericórdia. A Tormenta de Espadas – capítulo 74, Arya XIII.

Mortos de outra forma

Sor Amory Lorch

Sor Amory que havia matado Yoren, foi devorado pelo urso que havia em Harrenhal. O mesmo que lutou com Jaime e Brienne.

tumblr_m3mt18H45C1r9h4heo1_500

…O urso está todo de negro, pensou Arya. Tal como Yoren. A Fúria dos Reis – capitulo 30, Arya.

Joffrey

A morte de Joffrey Baratheon não teve influência de qualquer ação de Arya.

Margaery olhou-o com preocupação.
– Vossa Graça?
– E, cof, a torta, nad… cof, torta, – Joff bebeu outro gole, ou tentou, mas o vinho foi todo cuspido quando outro ataque de tosse o fez se dobrar, o rosto dele estava ficando vermelho.

– Eu, cof não consigo, cof cof cof cof… – O cálice escapou de sua mão e o escuro vinho tinto escorreu pelo estrado.
– Ele está sufocando – arquejou a Rainha Margaery. A Tormenta de Espadas, Tyrion 

game-of-thrones-season-2-joffrey

– Deixar de fora Polliver e Cócegas deu-lhe uma sensação estranha. E Joffrey também. Sentia-se
contente por ele estar morto, mas gostaria de ter estado lá para vê-lo morrer, ou mesmo para ser ela a matá-lo. A Tormenta de Espadas – capítulo 74, Arya XIII.

Cão de Caça

game-of-thrones-mhysa-arya-the-hound

Parece que Arya não matará Cão de Caça no final de tudo… internamente parece que perdoou-o ou deixou de desejar a morte do Cão por ora.

Sandor gemeu, e ela rolou sobre o flanco para olhá-lo. Percebeu que também tinha deixado de fora o nome dele. Por que teria feito isso? Tentou pensar em Mycah, mas era difícil lembrar-se de sua aparência. Não o conhecera por muito tempo. A Tormenta de Espadas – capítulo 74, Arya XIII.

E assim, apenas  seis deles ainda estão vivos.

Sor Gregor Clegane, Dunsen, Raff o Querido, Sor Ilyn Payne, Sor Meryn Trant e a Rainha Cersei.

As frustrações da pequena Stark

Arya nunca parecia encontrar os lugares que se propunha alcançar. Yoren jurara entregá-la em Winterfell, mas acabara em Harrenhal e Yoren na sepultura. Quando fugira de Harrenhal em direção de Correrio, o Lem, Anguy e o Tom das Sete a capturaram e arrastaram-na em vez disso para o monte oco. Então o Cão de Caça a raptara e a arrastara para as Gêmeas. Arya deixara-o moribundo junto ao rio e prosseguira até Salinas, esperando arranjar passagem para Atalaialeste-do-Mar, só que… Bravos pode não ser muito mau. Syrio era de Bravos, e Jaqen também pode estar lá fora. O Festim dos Corvos – capítulo 6, Arya I.

Arya e suas preces desde A Fúria dos Reis

Arya e suas preces desde A Fúria dos Reis

.

Mudando um pouco o foco do texto acho que é importante deixarmos esses seis de lado, por enquanto e darmos uma olhada em outros pontos da história da Arya. É necessário lembrar das frustrações dela que se repetem a cada momento.

E esse fato é importante para que possamos entender a desconstrução da personagem que conhecemos e a criação de uma nova Arya.

Lá atrás, em A Tormenta de Espadas imaginei que Arya iria com Jaqen.

Só que para Martin era cedo demais.

Ela teria que sofrer mais. Arya tinha esperanças de encontrar sua mãe e retornar com ela e seu irmão Robb a Winterfell.

Ter visto Cat morta às margens do Ramo Verde, ainda que pelos olhos de Nymeria, foi um golpe muito duro.

Mais uma morte impactante. Primeiro Eddard, seu pai e agora Catelyn, sua mãe.

.

Começava a se cansar, e foi com dificuldade que puxou o cadáver para a terra. Enquanto o arrastava para a margem lamacenta, um de seus irmãos menores veio investigar, com a língua saindo da boca. Teve de rosnar para afastá-lo, caso contrário ele teria comido. Só então parou para sacudir a água do pelo. A coisa branca jazia de bruços na lama, com a carne morta enrugada e pálida e sangue frio pingando de sua garganta. Levante-se, pensou. Levante-se, e venha comer e correr conosco. A Fúria dos Reis – capítulo 19, Arya V.

E mesmo assim Arya tinha esperanças em encontrar seu irmão Jon na Muralha, ao deixar Sandor ferido para trás. Não conseguiu nenhum barco para deixá-la em Atalaialeste e foi então que decidiu deixar Westeros para trás e seguir para Bravos.

Ela decidiu que nada mais tinha a perder e que, apenas seu ódio por aqueles que a fizeram sofrer, é o que a motivava.

Motivações de Arya e dos demais Stark

Às vezes vejo no twitter, FB ou outras mídias sociais, o pessoal dizendo sobre Martin e seu ódio pelos Stark ou que Martin matará todos no final.

Acreditar que Martin simplesmente mata seus personagens por matar é declarar que não entende a história que ele está contando.

Arya-and-Gendry-arya-stark-30082249-1280-720

O intuito dele é, alem de criar uma história real e mostrar que ninguém está a salvo, é também dar base aos seus personagens. Torná-los críveis. Dar motivos para decidirem seus caminhos.

Só nos tornamos pessoas melhores ou piores, só corremos atrás de nossos objetivos quando a motivação é grande o suficiente para tal e os Stark tem motivação de sobra para se tornarem pessoas melhores ou piores…

Todos os Stark sofreram muito.

Sansa, Bran e Arya foram os que mais sofreram até o momento.

GameOfThrones_Stark01_Screencap_29

Sansa desde que chegou em Porto Real, presenciou a decapitação de seu pai, sofreu sendo torturada psicologicamente por Joffrey, foi usada para servir aos propósitos dos Tyrell, dos Lannister e agora de Mindinho.

Bran perdeu o movimento das pernas, viu Meistre Luwin e outras pessoas de Winterfell serem mortas por pessoas sob o comando de Theon Greyjoy, um garoto que ele considerava praticamente um irmão e fugiu ao encontro do desconhecido, atravessando a Muralha.

Já Arya teve que abandonar sua loba, viu o pai ser decapitado, viu Yoren ser morto, foi capturada, serviu em Harrenhal, fugiu, viu Cão de Caça ser libertado por Beric Dondarrion. E depois? Foi capturada pelo próprio Sandor, e para finalizar, viu sua mãe boiando, degolada.

Ela assistiu a tudo, impotente. Sempre percebendo que não tinha força suficiente para fazer nada diferente.

Ou seja, ela tem motivações suficientes para atravessar o Mar Estreito, aprender as artes de um Homem sem Face, para se vingar de todos aqueles que tornaram sua vida um inferno.

De garota valente para assassina – uma construção bem feita

Acho que já deu para perceber que Arya, gradativamente, foi sofrendo traumas e desilusões ao longo de sua jornada. E claro, isso será um fator determinante para que ela se tornar uma assassina.

Outro fato interessante que faz parte da construção da personagem é o fato de Arya, desde o início ser obrigada a se passar por várias pessoas. Arry, quando teve que seguir com Yoren para Winterfell, Nan, quando serviu Roose Bolton, Doninha, Pombinha, Salgada e Gata dos canais.

Arya_Stark

O desprendimento de sua identidade aos poucos foi trabalhado. Ainda que no final ela não se esquecerá de ser uma Stark, isso serve para mostrar que não haverá dificuldades em se passar por outra pessoa.

Arya é uma Stark, e isso significa dentre outras coisas, uma personalidade forte. Somente uma Stark pode se vingar… não uma ninguém. Conforme falarei mais a frente, a personalidade Stark pode ser escondida, mas nunca dissipada.

o caminho para a vingança será fácil?

Será que apenas essa facilidade de se passar por outra pessoa e esse ódio que ela nutre são suficientes para ela conseguir se vingar?

Não.

Para obter êxito ela necessita muito mais do que isso. E é sobre isso que vou falar agora.

Os eventos ocorridos em O Festim dos Corvos é o que nos traz mais elementos sobre o treinamento de Arya (de ordem prática).

Arya-Stark-women-of-westeros-30799939-1600-1200

Vocês perceberão que ela começa a angariar conhecimentos que serão vitais para se tornar uma assassina e provavelmente, podemos usar esses elementos para teorizar e imaginar como ela dará fim àqueles que ela jurou matar.

Assim como Bran, sendo treinado por Brynden e cuidado por Folha (a criança da floresta), Arya é cuidada pelo Homem Bondoso e a garota abandonada.

O que Arya começou a aprender, até o momento?

Arya-stark-maisie-williams-helen-sloan

Primeiro falarei sobre o que ela começou a aprender na Casa do Branco e Preto.

 — Que lugar é este? — perguntou.

— Um lugar de paz. — A voz do homem era gentil. — Aqui está em

segurança. Esta é a Casa do Preto e Branco. O Festim dos Corvos – capítulo 6, Arya I.

Na Casa do Preto e Branco, Arya foi recebida e agora está aprendendo a desenvolver habilidades necessárias para se tornar uma assassina.

As habilidades treinadas serão importantes lá na frente… São elas:

Discernir mentiras

Arya assentiu, embora não estivesse certa se poderia.

— Então você pode aprender a ver uma mentira… E uma vez que você aprender, nenhum segredo será salvo de você.

— Me ensine. — Ela seria ninguém se fosse isso o que precisasse.

Ninguém não tinha buracos dentro dela.

— Ela vai ensinar você. — Disse o homem bondoso quando a órfã apareceu do lado de fora de sua porta. O Festim dos Corvos – capítulo 22, Arya II.

Com certeza essa é a habilidade mais preciosa para quem quer sobreviver em Westeros.

Quantos já não morreram por terem acreditado em mentiras? Os Sete Reinos estão, como todos nós sabemos, abarrotados de mentirosos. Varys e Mindinho são apenas alguns exemplos.

Aprendendo a discernir mentiras, Arya estará a salvo em muitos momentos.

Alterar o rosto

— Jaqen H’ghar. Ele me deu a moeda de ferro.

— Não conheço ninguém com este nome, criança.

— Eu perguntei como ele muda sua face, e ele disse que não é mais difícil do que pegar um novo nome, se você sabe o jeito.

— Ele disse?

— Você vai me mostrar como mudar meu rosto?

— Então pratique fazer expressões. Debaixo de sua pele estão músculos. Aprenda a usá-los. É o seu rosto. Suas bochechas, seus lábios, suas orelhas. Sorrisos e carrancas não devem vir a você como rajadas repentinas. Um sorriso deve ser seu servo, e vir apenas quando você o chamar. Aprenda a controlar o seu rosto.

— Mostre-me como.

[…]

— Estufe suas bochechas — ela estufou — levante suas sobrancelhas. Não, mais alto. — Ela fez isso também — Bom. Veja quanto tempo você consegue segurar assim. Não será muito. Tente novamente amanha. Você encontrara um espelho de Myr nos cofres. Treine diante dele uma hora todos os dias. Olhos, bochechas, orelhas, lábios, narinas, aprenda a controlar todos eles. O Festim dos Corvos – capítulo 22, Arya II.

 A possibilidade de mudança de fisionomia traz uma miríade de possibilidades para Arya arquitetar sua vingança.

Esse tipo de “alteração de fisionomia” que o homem está ensinando à ela é a mesma usada por Jaqen em A Fúria dos Reis.

Não podemos confundir com a mudança de rosto que Arya experimentou em A Dança dos Dragões, no POV de A Garotinha Feia.

Venenos

— Doce sono é o mais gentil dos venenos, — a órfã disse a ela, enquanto ela estava moendo alguns com um almofariz e um pilão. – Alguns grãos deverão desacelerar um coração batendo forte, fazer uma mão parar de tremer, e fazer um homem sentir-se calmo e forte. Uma pitada concederá uma noite de sono profundo e sem sonhos. Três pitadas concederão um sono que não termina. O sabor é muito doce, por isso é melhor usado em bolos, tortas, doces e vinhos. Aqui, você pode sentir o cheiro da doçura.

Ela deixou com que ela cheirasse então lhe enviou até as escadas para encontrar uma garrafa de vidro vermelho.

— Este é o veneno mais cruel, mais insípido e inodoro, portanto, mais fácil de esconder. Ás Lágrimas de Lys, os homens a chamam.

Dissolvido em vinho ou água, ele come as entranhas e barrigas de um homem, e mata como uma doença nessas partes. Cheire. Arya inalou, e sentiu nada. A órfã colocou a lágrima de lado e abriu

um gordo frasco de pedra.

[…]

Essa massa é temperada com o sangue de basilisco. Ele dará a carne cozida um aroma apetitoso, mas se ingerido, produz loucura violenta, em animais assim como em homens. Um rato irá atacar um leão após provar do sangue de basilisco.

Arya mordeu o lábio.

– Será que funcionaria em cães?

– Em qualquer animal com sangue quente. O Festim dos Corvos – capítulo 34, A Gata dos Canais III.

Arya Stark também está aprendendo aos poucos as propriedades letais dos venenos.

 Outros treinamentos

— Quando você não está servindo, você deve ficar imóvel como se tivesse sido esculpida em pedra — o Homem Getil lhe disse. — Você pode fazer isso?

— Sim! —Antes que você possa aprender a se mover você deve aprender a ficar parada, Syrio Forel tinha dito a ela muito tempo atrás em Porto Real, e ela aprendeu. Ela tinha servido como copeira de Roose Bolton em Harrenhal, e ele a esfolaria se ela derramasse o seu vinho. O Festim dos Corvos – capítulo 22, Arya II.

Aqui podemos ver que Arya dá continuidade no treinamento já iniciado com Syrio Forel. Ser furtiva, invisível.

Usar todos os sentidos ao extremo (privação da visão)

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.00.43

Quando o leite veio, Arya bebeu o todo. Cheirava um pouco queimado e tinha um sabor amargo.

— Vá para a cama agora, criança. — O homem bondoso disse — amanhã você deverá servir.

[…]

Quando ela acordou na manhã seguinte, ela estava cega. O Festim dos Corvos – capítulo 34, A Gata dos Canais III.

O Homem Bondoso tirou a visão de Arya com uma poção. A partir daí vemos que ela sofre bastante até se acostumar com sua nova situação.

Ou até se utilizar de um dom que é de Arya Stark.

E por ultimo falarei deu uma habilidade que ela não aprendeu com ninguém em bravos. Na verdade esse dom veio com ela de Westeros, o dom de trocar de pele.

O dom de ser warg

No blog há um post específico sobre troca-peles e wargs. Quem quiser dar uma lida, clique aqui.

Até determinado ponto de A Dança dos Dragões, Arya compartilha a pele de Nymeria involuntariamente.

nymeria

Arya entra em sua loba quase sempre quando está dormindo (mas já entou na pele de Nymeria em um momento em que estava acordada, concentrada em não fazer barulho, ou movimentos), compartilhando assim os cheiros, as visões e os gostos experimentados pela loba.

Eu sonhei que eu era um lobo outra vez. Ela podia se lembrar do melhor de todos os cheiros: as árvores e a terra, seus irmãos, os aromas dos cavalos, veados e homens, cada um diferente do outro, e o cheiro acre e forte do medo, sempre o mesmo. Às vezes, os sonhos de lobo eram tão vívidos que ela podia ouvir seus irmãos uivando mesmo quando acordava, e uma vez, Brea alegou que ela estava rosnando em seu sono, enquanto se debatia debaixo das cobertas. Ela pensou que fosse uma estúpida mentira até Talea dizer isso também. Eu não deveria sonhar sonho de lobos, a garota disse a si mesma. O Festim dos Corvos – capítulo 34, A Gata dos Canais III.

 Mesmo achando que não deveria sonhar aqueles sonhos (Jon também acha a mesma coisa), Arya se sente bem quando sonha. Podemos perceber que mesmo longe de Westeros ela ainda tem ligação com Nymeria, compartilha sua pele, e tem conhecimento sobre a alcateia que sua loba lidera.

Permanecendo de pé lá com a bandeja em suas mãos, ela sonhou que era um lobo, correndo livre em uma floresta a meia noite com uma grande alcateia uivando em seus calcanhares. O Festim dos Corvos – capítulo 22, Arya II.

Avançando em sua habilidade de trocar de pele, Arya começa a trocar de pele com outros animais. Nesse caso, um gato nos canais de Bravos. A primeira vez que isso ocorre ela pensa ser mais um sonho com Nymeria.

Esta noite ela sonhou que era um lobo novamente, mas foi diferente dos outros sonhos. Neste sonho, ela não tinha matilha. Ela vagava sozinha, pulando sobre os telhados e estofamentos em silencio ao lado dos bancos de um canal, perseguindo sombras através do nevoeiro. O Festim dos Corvos – capítulo 34, A Gata dos Canais III.

um treinamento contínuo…

Todas essas evidências reunidas foram extraídas de O Festim dos Corvos. Podemos assumir que Martin utilizou O Festim dos Corvos para iniciar o treinamento de Arya, que nós todos tanto ansiávamos.

Arya-Stark-e1309533558908

Tudo aqui mostra que Arya está tendo um primeiro contato com habilidades novas, e aperfeiçoando algumas habilidades que ela já possuía quando chegou na Casa do Preto e Branco.

… leva a perfeição

Em A Dança dos Dragões percebemos que houve um avanço significativo na melhoria das habilidades dela.

Martin nos mostra que sua personagem está aprendendo diligentemente tudo o que o Homem Bondoso e a garota abandonada lhe ensinam.

Tempo para treinar

Arya-Stark-game-of-thrones-22578850-1024-576

Certo tempo se passou e podemos ver uma Arya já habituada com as habilidades que aprendeu em O Festim dos Corvos.

Claro que ela aprenderá ainda mais, mas acredito que em Os Ventos do Inverno ela está muito mais bem treinada e preparada, e provavelmente será no sexto livro que veremos o início de sua vingança.

Tentei organizar as passagens que demonstram seus avanços.

Acostumando-se com a cegueira

Audição, olfato, paladar, tato lembrou a si mesma. Há muitas maneiras de conhecer o mundo para aqueles que não podem ver. A Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

Arya foi privada de sua visão pelo Homem Bondoso em seu ultimo POV em O Festim dos Corvos. Já em A Dança dos Dragões percebemos que a garota se acostumou com sua condição (após cair muito, derrubar bandejas, tropeçar e se machucar) e já é capaz de reconhecer algumas pessoas, e ir mendigar em nas ruas de Bravos.

Alguém entrou no salão atrás dela, movendo-se com macios chinelos acolchoados, quieto como um rato. Suas narinas se abriram. Homem Bondoso. Homens tinham um odor diferente do das mulheres. A Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

Venenos

Captura de Tela 2015-06-01 às 12.49.28

Venenos e poções eram para as tardes. Tinha o cheiro, o tato e o paladar para a ajudarem, mas o tato e o paladar podiam ser perigosos quando se moíam venenos, e com alguns dos preparados mais tóxicos da criança abandonada até o cheiro não era inteiramente seguro. Pontas de miudinhos queimadas e lábios cheios de bolhas se tornariam familiares, e uma vez ficara tão doente que não conseguiu manter qualquer comida no estômago durante diasA Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

 Com tempo, Arya passou a se familiarizar com os venenos e seus efeitos, ainda que tenha passado por algumas situações perigosas no percurso.

arya black and white House

Nessa passagem percebemos que Martin deu a sensação de que o tempo passou e que ela sofreu no processo de aprendizado.

Linguas

O jantar era dedicado a aulas de línguas. A garota cega compreendia bravosiano e era capaz de falar a língua razoavelmente, até perdera a maior parte do seu sotaque bárbaro, mas o Homem Bondoso não estava satisfeito. Insistia que ela tinha de melhorar o seu alto valiriano e de aprender também as línguas de Lys e de Pentos. A Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

Discernir mentiras

No começo, o jogo era muito, muito difícil, a coisa mais próxima de impossível… mas justamente quando ela estava perto do ponto de gritar de frustração, tudo se tornou mais fácil. Ela aprendeu a escutar as mentiras, a senti‐las no movimento dos músculos ao redor da boca e dos olhos. A Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

O dom de trocar de pele atingindo níveis altos

arya_and_nymeria_by_vvjonez-d370kfi

Os cheiros fizeram‐lhe a barriga rosnar. A loba noturna se banqueteou, mas isso não enchia a barriga da garota cega. Carne de sonho não a nutria, aprendeu isso bem cedo. A Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

Assim como Bran, Arya descobriu que o alimento de Nymeria não enche seu estomago. Jojen havia dito para Bran que entender isso era vital para continuar trocando de pele.

Os lisenos ficaram na mesa mais próxima do fogo e falavam tranquilamente por cima de canecas de rum com alcatrão negro, mantendo as vozes baixas para que ninguém os ouvisse. Mas ela não era ninguém, e ouviu a maior parte do que disseram. E por um momento, parecia que podia vê-los também, através dos olhos semicerrados do gato ronronando em seu colo. A Dança dos Dragões – capítulo 64, A Garotinha Feia.

Foi o momento em que ela percebeu que podia ver através dos olhos de um gato. E usou essa descoberta para se defender do Homem Bondoso, que lhe atacava de surpresa com um bastão.

Sei que era você quem estava me batendo. – O bastão dela agiu rápido e bateu contra os dedos dele, mandando o bastão do sacerdote para o chão.

Ele estremeceu e puxou a mão.

– E como uma garota cega poderia saber disso?

Eu vi você.

[…]

Talvez pela manhã, contasse para ele sobre o gato que a seguira para casa na noite anterior, do Do Pynto, o gato que estava nas vigas, olhando para eles. Ou talvez não. SE ele podia ter segredos, ela também podia. A Dança dos Dragões – capítulo 45, A Garota Cega

O que esperar de Arya em os Ventos do Inverno?

Com todos os elementos extensamente abordados até agora percebemos que Arya estará mais do que preparada para dar continuidade à sua vingança em Os Ventos do Inverno.

Talvez ela cumpra mais algumas missões para a Casa de Preto e Branco, até se sentir completamente pronta. Mas não esquecerá que a loba precisa de sua vingança.

Sor Gregor, pensou. Dunsen, Raff, o Querido. Sor Ilyn, Sor Meryn, Rainha Cersei. A sua prece matinal. Seria? Não, pensou, não é minha. Eu não sou ninguém. Esta é a prece da loba noturna. Um dia encontrá‐los‐ia, persegui‐los‐ia, cheiraria o seu medo, saborearia o seu sangue. Um dia.

Com todo seu treinamento, imaginem uma mulher capaz de mover-se furtivamente, conseguir saber se alguém está lhe dizendo a verdade, capaz de mentir e enganar sem grandes esforços, especialista em ministrar venenos, conhecedora de vários idiomas, capaz de olhar pelos olhos de animais, e com ódio no coração.

Levando tudo isso em consideração, não consigo ver barreiras que Arya não consiga ultrapassar. Mas as barreiras existirão.

E uma delas seria a própria Casa de Preto e Branco.

A Casa de Preto e Branco

No topo encontrou um conjunto de portas esculpidas em madeira com três metros e meio de altura. A porta da esquerda era feita de represeiro branco como osso, a da direita de reluzente ébano. No centro encontrava-se esculpido um rosto de lua; ébano do lado do represeiro, represeiro no do ébano. O aspecto das portas a fez se lembrar, sem saber porquê, da árvore coração no bosque sagrado de Winterfell. As portas estão me observando, pensou. O Festim dos Corvos – capitulo 6, Arya I.

A Casa do Preto e Branco não é nenhuma casa de caridade. Não podemos esperar que Arya seja devidamente treinada e depois o Homem Bondoso desejará boa viagem e boa sorte para a garota loba.

Aprender o ofício dos Homens sem Face tem um preço. Um preço muito alto.

– O preço é você. O preço é tudo o que tem e tudo o que um dia espera ter. Tiraremos seus olhos e devolveremos. A seguir tiraremos os ouvidos e caminhará em silêncio. Você nos dará suas pernas e rastejará. Não será filha de ninguém, mulher de ninguém, mãe de ninguém. O teu nome será uma mentira, e o próprio rosto que usar não será o seu. A Dança dos Dragões – capítulo 64, A Garotinha Feia

Não consigo ver Arya como uma serva do Deus de Muitas Faces, se isso significar abdicar de sua vingança. Ela abandonará a Casa do Preto e Branco assim que se sentir pronta.

Certamente Arya terá problemas para abandonar eles pois até o momento o sacerdote consegue discernir as mentiras contadas por ela.

 – Mentira. Consigo ver a verdade nos teus olhos. Tem os olhos de um lobo, e gosto por sangue. A Dança dos Dragões – capítulo 64, A Garotinha Feia

Mas até quando ele será capaz de ver mentira na face dela? Tenho certeza que ela conseguirá mentir de forma tão natural que o homem bondoso acreditará que ela esqueceu seu passado Stark e finalizará o treinamento.

Arya-Stark-game-of-thrones-20625806-2048-1365

E quando ela estiver pronta, voltará ao local que guardou Agulha para recuperá-la. Imagino que esse será o momento em que ela confrontará o homem bondoso.

O Deus de Muitas Faces pode ter o resto, ela pensou, mas ele não pode ter isto.

Ela caminhou para os degraus tão nua quanto no dia do seu nome, segurando Agulha. No meio do caminho, uma das pedras se moveu sob seus pés. Arya ajoelhou-se e cavou ao redor de suas bordas com os dedos. Não quis se mover de inicio, mas Arya persistiu, pegando na argamassa em ruína com as unhas. Finalmente a pedra deslocou. Ela usou as duas mãos e a puxou, uma fenda se abriu a sua frente.

– Você ficará salva aqui — ela disse a Agulha. — Ninguém saberá onde você está exceto eu.

Ela empurrou espada e bainha para debaixo do degrau, então empurrou a pedra de volta ao lugar, de modo que parecesse com todas as outras pedras. Enquanto ela subia de volta para o templo, ela contou os degraus, então ela saberia onde encontrar a espada outra vez. Um dia talvez precisasse dela.

– Um dia. – Ela sussurrou para si mesma. O Festim dos Corvos – capítulo 22, Arya II.

Após um possível confronto ela fugirá, e voltará para Westeros para matar todos aqueles cujos nomes eram sussurrados todas as noites, e acabar com aquela Casa que matou sua mãe, seu irmão e os homens juramentados aos Stark.

Mais uma vez repito… Os Stark não podem ser dobrados. nada nem ninguém poderá impedi-los de fazer aquilo que querem.

Como será a vingança daqui para frente

É aqui que deixamos as evidências e passamos para as mais variadas suposições. Mas devo assumir que encontrei uma forte evidência que me leva a crer o caminho que a vingança contra os Frey tomará. E é sobre ela que falarei primeiro. Depois falarei sobre como poderia se dar a vingança contra os seis que sobraram nas  preces de Arya. 

Arya não conhecia nenhum Deus das Muitas Caras, mas se respondia a preces, podia ser o deus que procurava. Sor Gregor, ela pensou, Dunsen Raff, o Querido, Sor Ilyn, Sor Meryn, Rainha Cersei. São apenas seis agora. O Festim dos Corvos – capítulo 6, Arya I.

A tão esperada vingança contra os Frey… 

— Sor Gregor — e ia — Dunsen, Raff, o Querido, Sor Ilyn, Sor Meryn, Rainha Cersei. — Ela teria sussurrado o nome dos Freys da encruzilhada também, se ela os soubesse. Um dia eu vou saber, ela disse a si mesma. E então eu matarei todos eles. O Festim dos Corvos – capítulo 22, Arya II.

Ainda que o nome dos Frey não esteja nas orações de Arya, ela tem em seu coração o desejo de acabar com todos eles.

episode-29-09-1920

Pensei muito sobre a forma que ela acabaria com eles.

Que ela usará as técnicas aprendidas na Casa do Preto e Branco, isso é fato. Mas como a vingança se daria?

Matar um a um, não seria uma opção muito inteligente. Por mais que ela se torne uma assassina experiente, demoraria muito tempo para se vingar de todos eles. E não acho que esse seja o ritmo que Martin queira empregar à “vingança vermelha”.

Digo isso por que tenho certeza de que ela se vingará de todos Frey. Não apenas de Lorde Walder Frey.

As habilidades aprendidas por ela nos dá uma dezena de possibilidades… Arya poderia, por exemplo, muito bem envenenar a comida deles em alguma festa, entrando sorrateiramente nas Gêmeas. Ou agir de dezenas outras formas. Isso não seria problema algum para ela.

Por isso eu comecei a procurar qualquer evidência que Martin possa ter deixado nos livros, para nos dar uma ideia de como isso acontecerá.

got0309-1691

E encontrei.

Quando me deparei com a evidência, li e reli ela três vezes. E quase surtei.

Essa massa é temperada com o sangue de basilisco. Ele dará a carne cozida um aroma apetitoso, mas se ingerido, produz loucura violenta, em animais assim como em homens. Um rato irá atacar um leão após provar do sangue de basilisco.

Arya mordeu o lábio.

– Será que funcionaria em cães?

– Em qualquer animal com sangue quente. O Festim dos Corvos – capítulo 34, A Gata dos Canais III.

Sabemos que Arya sempre morde o lábio quando está pensando.

Então por que ela parou para pensar quando a garota abandonada lhe descreveu as propriedades do sangue de basilisco?

Teria ela a intenção de usar esse tipo de veneno em cães? Ou quem sabe em lobos?

Eu aposto em lobos.

542595_10712196_ll1

Arya tem conhecimento sobre a grande alcateia que caçam próximo as Gêmeas, liderada por Nymeria, desde que ela começou a partilhar sua pele.

Aliado aos conhecimentos que adquiriu sobre venenos, a junção de lobos selvagens e veneno de basilisco nos dará algo lindo de se ver.

A morte dos Frey virá das garras e dentes dos lobos da alcateia, pela própria Nymeria e Arya.

Lobos invadem as Gemeas semeando morte

Agora se permitam imaginar uma legião de lobos ensandecidos pelo veneno de basilisco, liderados por uma Assassina Sem Face e sua loba gigante, invadindo as Gêmeas.

Os animais dominados pela loucura que o veneno conferem àquele que o ingere, entrando em cada cômodo, em quartos, no grande salão e nos corredores pouco iluminados.

Crianças sendo devoradas,  estômagos sendo abertos e vísceras sendo espalhadas. Visceras dos malditos e covardes Frey por todo o chão.

Em meio aos latidos, uivos e rosnados, os Frey implorarão misericórdia. E não terão.

Frey após Frey cairá morto naquela noite. Até que não reste mais nenhum descendente do traidor dos costumes antigos dentro das Gêmeas.

– Um homem tem direito à vingança. Mas matou um hóspede sob o seu teto, e isso os deuses não podem perdoar. A Tormenta de Espadas – capitulo 56, Bran IV

Há alguma vingança mais sangrenta, mais épica?

Cada Frey pagando com sua vida pela covardia perpetrada no Casamento Vermelho. Que A Chuva de Castamere, soe nos salões dos Frey uma vez mais…

arww

Mas dessa vez não será tocada por menestréis ou bardos. Será entoada pelos lobos, com seus uivos ecoando pelos corredores.

E quem é você, falou o orgulhoso lorde
And who are you, the proud lord said
A que eu deva me curvar tanto?
That I must bow so low?
uma loba com um manto diferente
Only a wolf of a different coat
Essa é toda a verdade que sei
That’s all the truth I know

Percebem quantas referências podemos encontrar em uma vingança sendo executada dessa forma?

O Jovem Lobo foi morto ali. Os homens juramentados aos lobos de Winterfell perderam a vida ali. A mãe dos lobos teve sua garganta aberta pelo fio de uma faca.

E agora os próprios lobos que se vingarão.

Um dia iria encontra-los, persegui-los, cheiraria seu medo, saborearia o seu sangue. A Dança dos Dragões – capitulo 45, A Garota Cega.

Quanto mais eu penso mais a minha imaginação viaja.

Depois do massacre, o povo comum se encarregará de levar a notícia aos ouvidos de todos em Westeros.

A grande tragédia se estenderá pelos Sete Reinos. As Gêmeas será considerada assombrada assim como Harrenhal.

Camponeses jurarão ouvirem uivos no local, mesmo depois de tanto tempo. E as pessoas pensarão duas vezes antes de se levantar contra um nortenho.

O Norte se lembra.

A Chuva de Castamere, O Casamento Vermelho e a Vingança da Loba

O massacre em Castamere, até o próprio Casamento Vermelho, se tornarão bem menos sangrentos, se comparados à vingança da pequena loba.

Acho que esse tipo de ataque sanguinário é perfeitamente possível, tendo em vista o que Martin nos mostrou até o momento.

Não consigo imaginar outro modo para o fim dos Frey.

Assim como aconteceu na Guerra dos 100 anos (que Martin declarou ter se inspirado para escrever “As Crônicas de Gelo e Fogo”) teremos famílias que serão extintas no final de tudo.

O cenário está sendo montado por Martin… nos resta agora esperar, e ser surpreendidos com a narrativa de violência que só ele sabe contar.

A morte dos seis que ainda vivem

aryas-prayer

É quase certeza que Dunsen, Raff o querido, Ilyn e Sor Gregor Clegane sejam mortos por Arya com a utilização daquilo que aprendeu.

Seja por uma morte agonizante por causa de veneno ministrado por uma nova copeira, uma morte silenciosa na calada da noite ou uma morte estranha como um escorregão pelas escadarias do castelo.

As possibilidades são das mais variadas. E nos livros não achei indícios de como se dariam essas mortes.

Por isso aguardo Martin para nos surpreender com os capítulos de Arya, que com certeza é um dos mais esperados por todos nós.

Não citei Cersei por que tenho uma outra opinião sobre a morte dela… Quem quiser dar uma lida clique aqui.

Não consigo acreditar que Arya conseguirá se vingar de todos que sobraram. Talvez a morte de um ou algunsa virá de outra forma.

Que Cersei morrerá enforcada, isso maegi já alertou. Mas quem é o dono das mãos?

Quem é o valonqar? Pode ser a Arya com certeza. Como pode não ser. Fico com um pé atrás quando penso em afirmar que Arya matará Cersei. Acho que Martin continuará nos surpreendendo, como vez nos últimos 5 livros.

Os gatos de westeros

2nTuiHp

Arya desenvolveu uma forte ligação com gatos em Bravos. Acho que eles serão seus “espiões” em Porto Real.

Será que ela levará alguns quando atravessar o Mar Estreito? Ou usará os gatos que existem em Westeros?

Lembram daquele velho gato que ela tentara caçar, a pedido de Syrio Forel? Arya não esqueceu dele.

Seu favorito era um velho magricela com uma orelha mastigada, que a lembrava de um gato que ela uma vez havia perseguido por toda a Fortaleza Vermelha. O Festim dos Corvos – capítulo 34, A Gata dos Canais III.

Provavelmente ela reencontrará ele, e o utilizará para manter a vigilância dentro da Fortaleza Vermelha, e quem sabe usará os gatinhos de Tommen, dados por Margaery Tyrell.

Ela ficou surpresa ao encontrar três gatinhos aninhados a ele.
— De onde eles vieram? Perguntou a Sor Meryn, do lado de fora da câmara real.
— A pequena rainha os deu a ele.

[…]

Cersei desejava que eles não fossem pretos, entretanto. Gatos pretos davam má sorte, como a garotinha de Rhaegar tinha descoberto naquele mesmo castelo. O Festim dos Corvos – Cersei.

Fora isso, não consigo imaginar muito mais coisas, com as evidências que temos até o momento.

O que posso afirmar é que Arya não é mais aquela garota que vimos em A Guerra dos Tronos e em A Fúria dos Reis. Ela cresceu, física e mentalmente. Aquela Arya está se perdendo, se corrompendo.

Lembram da Fantasma do Coração Alto e do que ela viu quando olhou para Arya?

A anã estudou-a com seus sombrios olhos vermelhos.

– Estou vendo você – sussurrou. – Estou vendo você, criança lobo. Criança de sangue. Achava que era o lorde quem cheirava a morte.., – Começou a soluçar, fazendo estremecer seu pequeno corpo. – E cruel por vir ao meu monte, cruel. Empanturrei-me de pesar em Solarestival, não preciso do seu. Desapareça daqui, coração negro. Desapareça!

Havia tanto medo na voz dela que Arya deu um passo para trás, perguntando a si mesma se a mulher estaria louca. A Tormenta de Espadas

 

0

E Martin deixa isso claro ao longo do desenvolvimento do personagem. Por isso não esperem que após sua vingança Arya se torne uma mulher realizada e se encontrará com seus familiares em uma Winterfell reerguida.

O papel de Arya é executar sua vingança. Ela será (como sempre demonstrou ser) um espírito livre. E se desprenderá de seu passado, depois sua vingança foi realizada.

Depois disso, o que esperar da Assassina sem Face?

Poderá ela voltar para A Casa de Preto e Branco, e se tornará um instrumento do Deus de Muitas Faces? Eu acredito muito nisso.

Por mais que não seja um final esperado por muitos, acho que Martin tem grandes chances de fazer isso.

_____________________________________