S06E10 – The Winds of Winter

Esse sempre foi um momento difícil. Falar sobre o último episódio.

Eu sempre senti emoções conflitantes ao ver o ultimo episódio das temporadas de Game of Thrones. Empolgação por que quero ver o desenrolar de tudo aquilo que foi construído no decorrer da temporada, e tristeza, por saber que teremos que esperar mais um ano para a próxima temporada.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.23.39

Essa foi uma temporada bem diferente das outras.

Manteve um ritmo acelerado em alguns momentos, um ritmo um pouco travados em outros. Trouxe possíveis spoilers, trouxe mudanças na trama dos livros, trouxe informações surpreendentes, trouxe incoerências, trouxe mortes desnecessárias, trouxe mortes necessárias…

É… no final tivemos uma ótima temporada.

Acredito que por causa da série ter ultrapassado a história dos livros, os leitores/espectadores (eu me incluo nessa lista) passaram a receber as novas informações com um certo receio. Isso seria algo que Martin faria, ou foi invenção dos produtores?

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.32.42

Nos posts de resenhas de cada episódio anterior, comentei  momentos que eu realmente não gostei das resoluções e não é provável que não vou gostar no futuro, mesmo estando nos livros.

Porém, confesso que algumas das minhas teorias se concretizaram (ou caminham conforme eu previ) e, mesmo que aconteçam apenas na série, vou gostar de ver.

Vamos falar do episódio, S06E10 – The Winter is Coming

Peço antecipadamente desculpas, pois as imagens não estão na qualidade de costume. Não consegui o episódio em alta resolução por causa das limitações de Wi-fi que encontrei por aqui, onde estou.

A trilha sonora dessa temporada é, sem sombra de dúvidas, a melhor de toda a história da série Game of Thrones.

O início do episódio foi uma espécie de prólogo triste. Aquela preparação, a música a fundo, nos preparava para o que aconteceria com o Septo de Baelor. Sim, eu fiquei triste com o que aconteceu com o Septo de Baelor.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.21.11

MargaeryTyrell morreu, não tem como não ficar chateado.

O Julgamento dos Sete estava magnificamente retratado ali na tela. O Julgamento foi muito bem feito, Loras se confessando mostrou o pode de persuasão de Margaery. Essa foi a temporada cujo desenvolvimento da personagens rendeu grandes momentos.

Gostei também do modo como construíram a cena. Vimos ao mesmo momento o que acontecia com Cersei, com Tommen, com Lancell e com todos aqueles que estavam no Septo.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.20.05

Quando Cersei Lannister pega sua taça de vinho e leva aos lábios com um pequeno sorriso, eu pensei: Como essa atriz é sensacional. E apesar da minha bronca com o desenvolvimento de Cersei por toda a sexta temporada (levando a crer que o julgamento seria por combate e de repente surge o fogovivo para ajudá-la), o final foi bonito, impactante, cinematográfico, mas acima de tudo teve uma importância vital para o futuro de Westeros.

Não há mais fogovivo para combater os Outros, como Bran Stark havia visto em sua visão. Agora eles dependem apenas dos Dragões.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.22.53Ao final percebi que o Alto Pardal realmente acreditava naquilo que professava e se sentia no controle da situação, por causa de sua posição religiosa. E isso foi seu grande erro.

Os momentos finais de Margaery foram muito bons. Não gostaria que ela tivesse morrido, mas o final da personagem foi muito bem construído. Faltou pouco para que ela conseguisse o que queria.  Ela estava com o Alto Pardal nas mãos, com Rei Tommen nas mãos e só precisava que o Julgamento de Loras acabasse.

Seus passos foram sutis, bem diferente dos passos de Cersei. Eu estava acostumado à apostar naqueles que conhecem a sutileza dos jogos dos tronos. Mindinho, Varys, Margaery, Tyrion.

Porém, dessa vez, no houve espaço para sutilezas. A explosão do Septo mostrou isso. Acho que é a tendência para a próxima temporada. Com a invasão de Westeros por dragões e Daenerys e a queda da Muralha, as sutilezas perderão força, para a ação propriamente dita.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.23.49

E após a explosão maravilhosa, vemos uma cena final com Cersei e septã Unella.

Confesse, Confesse…

Cerrei confessando seus pecados enquanto anda ao redor da septã foi uma cena incrível.

E depois, Shame… Shame…

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.26.18

A HBO não precisa mais mostrar nenhuma cena de tortura ou humilhação. Parece que ela aprendeu a deixar as coisas no ar e isso causa uma tensão ainda maior.

A ação de Cersei levou ela até o Trono. Cersei, a Rainha, caminha para o final de sua profecia, dita por Maggy, a Rã.

Porém, não podemos esquecer que Porto Real está completamente indefesa e a chegada de Daenerys não enfrentará muita resistência.

A morte de Tommen acompanhou a interpretação do ator Dean-Charles Chapman. Sem nenhuma relevância ou emoção. Simplesmente sai, entra em cena e se joga da janela.

Captura de Tela 2016-06-28 às 12.21.57

Agora vamos para as Gêmeas. E vemos os Frey brindando aos Lannister. A conversa de Jaime e Bronn pode parecer dispensável no início, mas depois entendemos que não.

A moça que não pára de olhar para sor Jaime Lannister é Arya Stark. Gostei de ver isso. Arya parece saber o que precisa fazer.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.26.33

Voltamos para Porto Real para ver que Cersei pede para que as cinzas de Tommen sejam jogadas no Septo de Baelor. Sinto que Jaime e Cersei travarão uma batalha entre si. Jaime não aprovará a conduta da irmã-amante.

E aqui teremos a profecia cumprida.

— De ouro será sua coroa, e de ouro sua mortalha. E quando suas lágrimas te afogarem, o valonqar deve envolver as mãos sobre sua garganta pálida e sufocá-la até a morteO Festim dos Corvos – capítulo 36, Cersei VII, pág. 153.

Será que teremos Jaime Lannister conhecido por ser duas vezes, Regicida?

Agora vamos para a Cidadela. A quantidade de corvos brancos saindo da Torre anunciam a chegada do Inverno.

A cena da Cidadela ficou boa demais! Os globos girando ali em cima, são os mesmos da entrada da série. Achei isso sensacional mesmo.

Captura de Tela 2016-06-28 às 10.56.49

Quantos livros guardando conhecimentos antigos, explicando situações, até então inexplicáveis.

Essa foi a cena que mais gostei do episódio. Tantos livros! A cara de Sam foi a cara que qualquer amante de livros faria, ao entrar em um lugar como aquele.

Agora em Winterfell finalmente Davos confronta Melisandre sobre o destino de Shireen. A paixão que Davos mostra por Shireen é cativante demais.

Eu esperava esse enfrentamento. Não era possível que Davos deixaria isso de lado.

Eu sinceramente achei que Jon teria uma postura diferente. Entenderia que necessita de Melisandre ao seu lado para impedir o avanço dos Outros. Achei que ele sentiria que foi protegido no campo de batalha contra Ramsay.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.28.37

Isso nos daria um Jon Snow diferente. Mas não. Ele agiu como Ned Stark agiria. Um julgamento rápido, e a expulsão de Melisandre.

Não sei o que esperar da feiticeira vermelha agora. Será que ela andará para o Sul, e sejuntará aos personagens perdidos no limbo HBO? Um limbo onde temos Gendry remand, Jorah procurando e Brienne e Pod cavalgando, eternamente?

Ainda em Winterfell, temos uma conversa franca entre Sansa e Jon. Ambos decidem que confiarão um no outro. E isso parece dar um fôlego para o “renascimento” dos Stark. Ali, juntos, com a chegada do Inverno é possível ter esperanças de que os Stark estão voltando, junto com o Inverno.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.28.54

Eu me emocionei com essa cena. Com os dois se abraçando nos muros de Winterfell, com eles citando Ned, com a chegada do inverno…

Essa temporada deu o que todos queriam.

Varys havia dito que procuraria aliados. E eis que ele está arranjando uma aliança entre os Martell e os Tyrell.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.29.16

Olenna deixou claro o papel das Serpentes de Areia da HBO. Quietas e em segundo plano. Aquelas não são as serpentes de areia de Martin e seria interessante que elas se mantivessem coadjuvantes, até o final da série. Desenvolve-las agora, como se fossem letais e importante para a série, seria um erro.

Olenna, a Rainha dos Espinhos, é uma das personagens que mais gosto! Aquela roupa preta, marcando o luto de sua família, promete momentos sensacionais para a próxima temporada.

Captura de Tela 2016-06-28 às 12.27.31

Percebam que são 5, as mulheres a frente das grandes Casas e a frente das grandes regiões?

Cersei, no Trono de Ferro.

Olenna, à frente de Jardins de Cima.

Ellaria, à frente de Dorne.

Yara (Asha), à frente das Ilhas de Ferro.

Daenerys Targaryen vindo proclamar seu direito ao Trono.

Se eu me emocionei com a cena e Jon e Sansa, não poderia ter imaginado que me emocionaria ainda mais com uma cena de Daenerys.

Depois da dispensa de Daario, que para mim era um personagem totalmente dispensável, tivemos uma cena perfeita.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.30.05

Tyrion e Daenerys conversando sobre o caminho que devem percorrer em Westeros. E ao ver que ela oficialmente proclama Tyrion como sua Mão, foi lindo demais.

Espero que aqueles leitores que se incomodaram comigo, por não acreditar no reddit de que Tyrion era degolado por um Assassino Sem Face, tenham entendido a minha postura. Não fazia o menor sentido.

Tyrion ser nomeado Mão, faz sentido. Tyrion abrir mão de seu cinismo e passar a acreditar em algo, faz sentido. Tyrion ter sido desenvolvido, ter se transformado em sua jornada até conhecer Daenerys, faz sentido.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.30.26

Gostei do vinho na cena!

Agora sim, estou ansioso para ver o desenvolvimento de Daenerys na série. Com Tyrion participando ativamente no núcleo, sendo Mão da Rainha, teremos momentos memoráveis.

Imaginem quando Cersei ver o irmão caminham entre dragões e o exército invasor.

Agora vamos às Gêmeas novamente. E ali temos um belo fan service para os leitores dos livros.As Torta de Frey, estão no cardápio de Westeros! E foram feita pela própria Arya.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.30.40

Como eu havia previsto, Arya se vingaria primeiro dos Frey. Eu ainda espero que nos livros ela use os lobos que estão com Nymeria. Mas como na série, os lobos foram deixados de lado, gostei de ver Arya degolando o Walder Frey.

Agora em Winterfell, se o renascimento dos Stark estava bem encaminhado, aqui está o homem que pode desestruturar tudo.

Ele teve a coragem de dizer que se vê no trono de Ferro, com Sansa ao seu lado. Porém, isso é um devaneio. O que ele realmente quis que ela guardasse é: O Norte é seu. você é filha legítima.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.30.57

Tenham certeza que essa semente da dúvida, florescerá na próxima temporada. E Sansa questionará a postura de Jon e da vez mais entrarão em atrito.

Do Outro lado da Muralha temos a certeza de que Benjen é um morto-vivo. Benjen é o Mãos-Frias.  Apostei minhas fichas no contrário, e errei.

Com Bran Stark do lado de cá da Muralha, logo teremos mais um encontro Stark.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.31.07

As visões de Bran, na série, tem dois motivos. Elas são usadas tanto para que Bran tenha conhecimento sobre os Outros e como combatê-lo, quanto para que ele espectador entenda um pouco mais sobre o passado dos Stark.

Por isso temos a revelação sobre Jon Snow. Sim, ele é filho de Lyanna, e não de Ned Stark. Porém, não ficou claro quem é o pai. A série perdeu a chance de declarar Rhaegar Targaryen como pai de Jon Snow.

Captura de Tela 2016-06-28 às 12.33.27

Prometa-me, Ned, sussurrara ela. Guerra dos Tronos –  Ned,  página 88.

Ainda que esteja (indiretamente) claro que ele é filho de uma Stark com um Targaryen.

Se o dragão tem três cabeças, Jon é uma delas.

Assim como Daenerys e Tyrion. Sim, não me canso de apostar nessa teoria, desde 2012, por mais que muitos discordem. Teoria Tyrion Targaryen.

Nos salões de Winterfell, mais uma mulher é necessária para abrir os olhos dos homens do Norte. Lyanna Mormont liderou a reunião nortenha mostrando que Jon Snow, deve ser o novo Rei do Norte, independente se é ou não legitmo.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.31.48

Mais uma vez me emocionei. O Lobo Branco, O Rei do Norte. O Rei do Norte.

Custava terem colocado o Fantasma uivando no salão? Seria maravilhoso! Seria épico! Seria tudo o que a cena necessitaria para ser épica!

Sansa está contente com a atitude dos Nortenhos, mas basta ver a fisionomia de Mindinho, que ela se questiona. A dúvida começa florescer.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.31.34

E para finalizar, temos a coroação de Cersei Lannister, Rainha de Westeros e o retorno de Daenerys Targaryen à Westeros.

O palco está montado! Vinganças serão executadas. Alianças serão firmadas. Dúvidas crescerão. Daenerys e Jon terão que lidar com suas novas posições. E como se tudo isso no bastasse, não adianta apenas Bran ter aberto o terceiro olho!

O garoto Stark  terá que lidar com a política para abrir os olhos de todos contra o verdadeiro Mal.

Captura de Tela 2016-06-27 às 23.32.14

Bem…

A Sexta temporada teve seus bons momentos e seus momentos ruins. Porém, os últimos dois episódios serviram para aplacar a dúvida e eu considero essa uma temporada boa. Ainda mais por que me deu uma vontade absurda de ler Os Ventos do Inverno.

Que Martin realize nosso desejo! Agora que venha Os Ventos do Inverno!

____________________________

Não se esqueçam que ainda hoje sai o resultado do sorteio, via página no Facebook. Por causa da divergência de horário de onde estou e aí do Brasil, o pessoal da GeekSet e da  Peculiartes estão confirmando se os sorteados cumpriram os requisitos obrigatórios para ganharem!

Assim que tiver a confirmação aviso vocês!

Agradeço a parceria! Peculiartes e GeekSet sempre acompanhando o blog e trazendo promoções! Valeu mesmo!

10532132_661912923889754_6272358868469992380_o

Captura de Tela 2016-05-02 às 11.50.37

 

 

55 Comentário

  1. 28 de junho de 2016    

    Valonqar significa irmão mais novo em Volantino.
    “o valonqar deve envolver as mãos sobre sua garganta pálida e sufocá-la até a morte”
    Logo, quem melhor para acabar com a Cersei, que o próprio Tyrion.

    • Lindsay Itaboraí Lindsay Itaboraí
      28 de junho de 2016    

      Tyrion seria muito óbvio… No livro (não lembro qual) diz que apesar de serem gêmeos, Cercei saiu do ventre da mãe primeiro que Jaime… Além disso a profecia diz “de ouro será sua mortalha”, e “deve envolver as mãos sobre sua garganta pálida e sufocá-la até a morte”, o que pode sugerir que Jaime irá sufoca-la com sua mão de ouro.

      • Sor Panda Sor Panda
        28 de junho de 2016    

        sim Cersei nasceu primeiro, tanto é que nas suas paranóias do livro 4 ela fica resmungando que deveria ter nascido homem.

      • 28 de junho de 2016    

        A série já provou que a maioria das vezes, o caminho é o mais óbvio mesmo.
        Nem sempre a “solução” mais elaborada é a utilizada de fato.

      • 28 de junho de 2016    

        Isso foi um erro de tradução. A frase no original é “god shall be their crowns and god their shrouds”. “their” quer dizer “deles”, dos filhos da Cersei. A mortalha da Cersei não precisa, portanto, ser dourada.

        Mas eu acredito mesmo que o Jaime vai sufocar a Cersei com sua mão de ouro. Só que a profecia não diz que ela será sufocada com mãos de ouro.

    • fFelipe fFelipe
      28 de junho de 2016    

      Também pode significar irmão menor, de tamanho mesmo…mas acho que o Martin fez pra deixar bem na dúvida de qual seria, já que apesar de serem gêmeos, Jaime nasceu depois. E também tem a questão da mortalha dourada, que pode significar a mão postiça dele também.

    • KevinGondim KevinGondim
      28 de junho de 2016    

      O Jaime também é irmão mais novo uma vez que saiu do ventre de sua mãe depois da Cersei. E seria uma escolha mais sensata porque traria um plot twist na relação dos irmãos gêmeos. Tyrion e Cersei se odeiam reciprocamente, uma escolha meio óbvia o Tyrion matar ela ne!? Ainda mais de já ter matado o próprio pai. Aposto em Jaime como regicida duas vezes.

      • Isasa Isasa
        29 de junho de 2016    

        Aposto tudo em Jaime.
        Tyrion não mataria a Cersei enquanto ela estivesse afogada em suas lágrimas. Isso claramente indica que ela vai estar muito mal quando morrer.
        Não duvido nada ela pedir para o Jaime matá-la para acabar com a agonia ou coisa do tipo.

    • Luiz Luiz
      30 de junho de 2016    

      Gente, o Tyrion é Targaryen, nem conta como “irmão mais novo”. Leiam o link que explica isso, está no texto.

      • Stennio Stennio
        19 de julho de 2016    

        Cara, ainda que ele seja Targaryen, continua sendo Lannister pelo lado materno, e irmao da Cersei e do Jaime.

        • Guilherme Guilherme
          19 de julho de 2016    

          Mas o lado materno não conta né. Pelo menos pra 6 dos 7 reinos (nao sei dorne). Se não Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon seriam Tully, Robert, Renly e Stannis seriam Estermont, etc.

  2. Vinícius Haack Vinícius Haack
    28 de junho de 2016    

    Excelente análise Drunk. Peço, se possível, para quando tiver um tempo, fazer um “O que esperar da sétima temporada”, pois gostaria de ver sua opinião sobre os rumos que os personagens tomarão, e o que você crê que ocorrerá, com mais detalhes. Temos Sam, Euron, Melisandre, Arya, o Cão, Beric, Thoros, Brienne, Davos, Jon, e tantos outros, porém creio ser difícil especular sobre qualquer um deles. Ficaria muito grato, se pudesse nos brindar com suas opiniões à respeito, por favor. Abraços.

    • Isasa Isasa
      29 de junho de 2016    

      Faço coro! Também ia pedir no meu comentário uma previsão sua sobre a próxima temporada.
      Especialmente porque a guerra pelo trono deu uma baita afunilada.
      Quem está do lado dos Lannisters? Cersei conseguiu a proeza de eliminar suas últimas alianças com outra grande casa.
      Temos os Martells sedentos por vinganca juntos com os Tyrells, unidos a casa Targaryen que também possui os Greyjoy de aliados.
      Casa Frey foi pro saco. Starks não apoiarão jamais os Lannisters de Porto Real e estão mais focados na ameaça que vem aí além da muralha.
      To muito curiosa e intrigada, porque ao mesmo tempo que tem muita coisa não tem tanta mais.

      Quero uma análise para ter um norte, por favor, por favorzinho :)))

  3. vinny de oliveira vinny de oliveira
    28 de junho de 2016    

    No final achei mais um receio (medo) do mindinho por ver que sansa e jon estão unidos e pela força do povo do norte, do que dúvida por parte dela, acredito que sansa ficará feliz por fazer parte desse reinado de Jon e eles nao devem se confrontar nao, afinal passaram por muitos sofrimentos sozinhos (ela já nao é mais aquela garotinha chorona e manipulável).
    Ela enfim o ve como irmao, e sabe que essa uniao deve permanecer para que a familia retorne com força.
    Arya e Bran tambem estao se encaminhando para Winterfell (espero) e com certeza darão ótimas cenas com a familia enfim unida lutando contra o mal que vem do Norte!

    • Tatiana Tatiana
      28 de junho de 2016    

      Concordo, tb achei mais receio (ou medo), do que Mindinho possa fazer. No meu ver, Sansa apoia Jon e por isso, o receio do que Mindinho fará para tentar chegar ao trono

      • Stennio Stennio
        19 de julho de 2016    

        Nao concordo, ficou claro o que ela fez, que foi justamente jogar contra o Mindinho. A Sansa comecou a mostrar que nao confia nele, e fez isso so pra contrariar, creio que ela sera a perdicao do Mindinhho ainda, na serie e nos livros, provavel que juntara os pauzinhos e descobrira a trama dele para criar a guerra Stark-Lannister.

  4. Anderson Anderson
    28 de junho de 2016    

    Acho que fica claro que Jon é filho do Raegar quando a Lyanna fala que Robert o mataria se descobrisse!

    • Isasa Isasa
      29 de junho de 2016    

      Super claro.
      Vi um post no reddit que uma garota surda fez leitura labial do que a Lyanna disse – sim, essa galera vai além hahah – e parece que ela fala para o Ned:
      His name is (seu nome é) Aerys/Aemon/Jaehaerys e pede para não deixar o Robert descobrir pq senão vai matar ele (o bebê) e ela quer Ned o proteja.
      Se ela disse mesmo ou não, eu não sei.
      Mas nada me tira da cabeça que é filho do Rhaegar sim!
      Deixar três guardas reais – incluindo o mais fodão guardando a torre era pq a parada era seria.
      Vou além e digo mais – pra mim o Rhaegar casou com a Lyanna perante os deuses antigos.

      • Leonardo Leonardo
        3 de julho de 2016    

        Perfeito. A ideia de estupro é de Robert, que não aceitaria que Lyanna o tivesse trocado. Lyanna foi voluntária nessa. Apaixonou se mesmo.

  5. Caio Caio
    28 de junho de 2016    

    Quanto a Mindinho acho que insistir que ele ainda quer o Norte depois da revelação do próprio é meio demais, ele quer o Norte sim mas quer Westeros todo. O mesmo sempre quis o trono de ferro, tem o Vale, tem um título nas terras Fluviais, tem aliança com os Tyrell e tramou pra enfraquecer as principais casas do Reino. Traiu Starks, Lannisters, Baratheons, Arryn e outras tantas mais. A política de Terra Arrasada, será rei sobre o que sobrar do reino, e pra mim tem o ar de vingança.”De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras….
    ” Mindinho é senhor de Harrenhal, sabemos que o castelo foi queimado por dragões e tem Torres que um dia fumegaram, ele é o principal articulador das sombras junto com Varys, e ele é Braavos e se for Blackfyre é um dragão também. Seria um grande animal de pedra, o dragão Blackfyre é negro e mindinho é sombras, e parece não ser afetado pela maldição de Harrrenhal, a heráldica que escolheu para ele é a grande pista desde o início dos livros.

  6. 28 de junho de 2016    

    Maravilhosa resenha, como sempre. Só discordo da cena do Tommen: eu AMEI esse momento. Acho que foi o único final coerente para o personagem, mais uma vez evitando qualquer tipo de conflito. E uma coisa que não foi mencionada na resenha mas que merece destaque é o figurino dessa temporada, principalmente a evolução das roupas de Cersei, que acompanharam o estado emocional da personagem. Aquele vestido preto…. *.*

  7. anônimo anônimo
    28 de junho de 2016    

    Não concordo sobre a sua interpretação da Sansa com a nomeação de Jon como Rei do Norte. Acredito que haverá atrito entre os dois sim, mas ela irá apoiá-lo. Ela própria disse que o vê como Stark e que ele deveria ficar com os aposentos do lorde de Winterfel. Ao meu ver, a expressão dela para Mindinho demonstrava uma preensão que pode ser por vários motivos, mas não por esse.

  8. Vitor Vitor
    28 de junho de 2016    

    “Sim (…) Rainha será… até chegar outra, mais nova e mais bela, para derrubar você e roubar tudo aquilo que lhe for querido.”

    Há pessoas já comentando sobre a teoria de que Cersei perderá o trono e o amor de Jamie para uma um “mais nova e mais bela”. Considerando a forma com que a 6a temporada terminou, com ela no trono, com Daenerys dispensando Daario e com Jamie assustado pelas suas ações, quem sabe não seja da Rainha dos Dragões o coração do Regicida (o que tornaria a coisa ainda mais conflitante, já que ele matou seu pai).

  9. Ana Claudia Ana Claudia
    28 de junho de 2016    

    Discordo de você em 3 pontos:
    1. Sansa ESCOLHEU não ser declarada rainha do norte porque sabia que se fosse, Mindinho não largaria de seu pé. Então ela superou seu mestre no jogo dos tronos escolheu Jon. E Jon não aceitaria se ela oferecesse. Acredito que ela convenceu Lianinha a ficar ao lado do Jon e fazer o discurso, pois sendo a casa Mormont uma casa predominantemente de mulheres creio que Lianna preferia Sansa a Jon. Acho que ficou bem claro que FOI SANSA quem escolheu Jon como o rei do norte para contrariar Mindinho. Ela fez tudo por debaixo dos panos após a conversa que tiveram. Agora o atrito será entre Mindinho e os Starks. Acredito que depois de tudo que passaram não há espaço para atrito entre os Starks. Sansa confessando que deveria ter contado sobre os cavaleiros do Vale a Jon deixou claro que ela confia nele cegamente. A chegada de Aria e Bran devera fortalecer mais os irmão/primos.
    2. Bran teve a visão do que aconteceria no Septo e não ideia de usar o fogovivo nos WW.
    3. Quando você diz que suas teorias estão se concretizando, você quer dizer que as teorias de todos que leram as Crônicas estão se concretizando, né?
    As teorias de Aria matando Freys, L+R=J, Tyrion Targaryen, etc. estão na net e a maioria dos fãs acredita porque o Martin deu pistas no livro…
    No mais sua análise foi ótima.
    O site Game of Thrones BR tem analises maravilhosas tbm.

  10. Vitor Vitor
    28 de junho de 2016    

    Outra questão importante é a vingança de Arya Stark. O fato de Jaqen ter deixado-a partir de Braavos sem punição deixou você e muitos um pouco incomodados, já que não parece ser uma atitude muito coerente, mas me faz pensar cada vez mais que ele pode sim ser Syrio Forel, contratado para treiná-la desde o princípio e cumpridor da sua missão. Veremos.

  11. jose jose
    28 de junho de 2016    

    agora o legal pra próxima temporada é ver o desenrolar de como os White Walkers irão atravessar a muralha. Porque desde o primeiro episódio da primeira temporada que eles rondam a muralha mas não ultrapassam, tem que ter um roteiro muito bom, porque se o Rei da Noite está com o suposto berrante mágico, e não usou todo esse tempo, é burrice! se não está com ele tem que ter algum tempo dedicado a descobrir como ele fará pra ultrapassar, porque só mostrar ele atravessando sem mais e sem menos não rola, seria um furo absurdo, estou ansioso pra ver o desenrolar desse acontecimento.

    Qual sua teoria sobre essa passagem da muralha?

    • Lauro Silveira Lauro Silveira
      1 de julho de 2016    

      Eu acho que para que a trama se desenrole, a muralha irá cair em algum momento. Vejo esse ponto como inevitável!!! O meu palpite, é de que o Euron terá alguma participação nisso, uma vez que, apesar de não ter lido os livros, li por aqui que algum Greyjoy tinha um tal de berrante que seria capaz de derrubar a Muralha.
      Portanto, minha aposta é essa: Euron Greyjoy ajudará os Outros a derrubar a Muralha!

  12. lukutter lukutter
    28 de junho de 2016    

    Entendo os produtores cortarem o Fantasma na Batalha por questões de orçamento, agora também acho que o Fantasma deveria estar naquela cena em que Jon foi aclamado como Lobo Branco, Rei do Norte. Poxa, ali não tem desculpa, podiam ter deixado o lobo sentado ao lado bem quietinho, ou uivando como disseste.

  13. Sandro Moraes Sandro Moraes
    28 de junho de 2016    

    Confesso que fiquei um pouco preocupado com o fato do Jon ter sido escolhido como o Novo Rei do Norte, pois, sabe-se que com excessão da Dany, os reis dessa história não duram muito tempo. Também acho que, pelo fato do Jon ter se tornado rei agora, e como a série gosta, invariavelmente, de pregar algumas peças, ou seja, ela adora fugir do trivial, mesmo ele sendo um stark/targaryen, provavelmente não chegará ao trono de ferro. Em relação a essa temporada, tirando uns dois ou três episódios fracos, no geral foi muito boa. Espero que a próxima temporada seja mais recheada de tramas políticas, estratégias de guerra, diálogos mais fortes entre os personagens, pois foram essas as caracterísitcas principais que me fizeram gostar da série, e que acho que andaram um pouco empobrecidas nas últimas temporadas.

  14. Laura Laura
    28 de junho de 2016    

    Gostei muito da temporada! Quando R+L=J foi confirmado depois de 20 anos de teoria, eu literalmente entrei num estado de êxtase e surtei como nunca pensei que era capaz. Todos os meus sonhos se tornaram realidade nesse episódio. Jon é Rei do Norte. R+L=J confirmado. Torta de Frey. Tyrion é Mão da Rainha. Jaime vendo Cersei pelo monstro que ela é. Daenerys voltando pra Westeros. A trilha sonora estava sensacional. Muito bem dirigido! A única coisa que falta pra eu ficar 100% satisfeita é o rock star favorito de Westeros. Porque eles simplesmente não podem terminar essa série sem Rhaegar Targaryen.

    • Isasa Isasa
      29 de junho de 2016    

      Hahaha Rock Star favorito de Westeros, essa é nova pra mim mas curti!
      Concordo contigo, acho justo ele aparecer, até para confirmar teoria e validar que ele era sim um cara bacana.

      Só o fato da Lyanna afirmar de maneira tão fervorosa que o Robert não podia descobrir jamais pq senão mataria seu filho, já indica (para mim comprova) que ela não queria casar com ele, sabia como o cara realmente era e possivelmente fugiu com Rhaegar sim.
      Ela não tá ali naquela frágil por estar ali, ela não demonstra desconforto pelo lugar, mas sim medo de morrer e deixar o filho. Qualquer uma pode amar uma criança concebida de um estupro? Pode. Mas não acredito que isso aconteceu de jeito nenhum.

      Espero que você esteja certa quanto ao Jaime, mas acho que eles morrem juntos. Sei lá não sei se ele vai ter coragem de largar ela não… Sinceramente.
      Pela profecia ela vai ser enforcada em um momento de profunda tristeza e desespero. Ao meu ver ele vai fazer isso pra poupa-la de mais sofrimento.

  15. Susie Susie
    28 de junho de 2016    

    Nossa… como eh difícil se conformar que tah mesmo acabando. Estamos mesmo entrando num ritmo de desfechos, e essa season finale foi nitidamente a preparação para o fim. Temos soh mais 14 episódios para resolver todos os dilemas, disputas, desastres, enfim…

    E não dá pra negar que o show vem presenteando os fãs com cenas e sequências que nos dão aquela aquecida no coração de felicidade… Ver personagens queridos que sofreram tanto ao longo da história conseguindo êxito em suas empreitas de maneira gloriosa… ah, como é bom…

    Sempre fui do tipo de fã que vibra, pula e grita durante a exibição dos episódios e me surpreendi recentemente quando percebi que nos domingos a noite, alguns vizinhos têm comemorado mais que jogo do Brasil na Copa…. Eh bom saber que não estou só e que o show foi cativando um público gigante, crescente a cada temporada, atento a detalhes e ávido para discutir teorias e a criar memes e piadinhas deliciosas (outras nem tanto… rsrs)

    Foi uma temporada que com momentos fortes…. no geral, muito boa. Compartilho da sua opinião.

    E essa season finale…… O resultado dos atos da Cersei me entristeceram, mas é GOT, eu jah devia ter me acostumado a perder personagens queridos. A morte da Margaery me frustrou por acha-la uma das personagens mais inteligentes, uma das que sabia jogar o grande jogo. O bilhetinho dela para Ollena deixou claro que ela sabia o que estava fazendo. Mas, de que adiantou toda a evolução da personagem diante da brutalidade da rainha mãe… Fica aqui a minha manifestação de insatisfação com o mundo injusto…. Como é que me matam a Margaery e me deixa a Melissandre viver???? Isso não tá certo… :'(

    Sobre a Cersei, meu, que construção de personagem mais impecável……. nossa…. Sua confissão perante a septã… as coisas que a faziam sentir-se bem….Matar o marido, deitar-se com o irmão, a descrição de sua satisfação foi de arrepiar… e vingar-se de todos daquela forma…. foi um ato de fúria, um grito de ódio, mas em total silêncio e elegância. Foi foda. O seu instinto maternal de tentar proteger os filhos (com o montanha não permitindo que Tommen saísse do quarto para o julgamento) não foi suficiente para evitar a perda do seu terceiro herdeiro, mas ela pareceu anestesiada dessa vez. Pareceu consciente de ter que pagar o preço para enfim, sentar-se soberana no trono. E como estava linda…

    Mas fora isso, foi um episódio que agradou não só pela magnitude das grandes cenas, como a da explosão e a cena do Jon White Wolf, mas agradou também pelos detalhes… característica marcante da série.

    – Achei até cômica a cena do suicídio real… ele tira a coroa como que para não desperdiça-la. Coloca gentilmente de lado e jump.
    – Você me surpreendeu ao citar que a garota que estava “paquerando” o Jaime era a Arya sob outra face. Eu realmente não me atentei e achei muito legal.
    – Muito legal ver algumas velas Tyrell e Martel, bem como a flâmula Greyjoy junto ao Navios Targaryen na cena final… Mostra as costuras de alianças feitas por Varys, mas não deixa de ressaltar o poder da hegemonia de era Daenerys.

    Enfim…. no mais, fiquei muito feliz com a praticamente certeza sobre o passado e o futuro de Jon, a primeira das suas teorias que discutimos… Assim como Tyrion ao lado da Daenerys, como mão da Rainha, além de ter me emocionado, reforçou a minha esperança de vê-lo sobre um dragão.

    Drunk… aquele abraço!

    Ps: Ficarei esperando os posts sobre os outros assuntos agora!
    Vc bem que podia assistir a Penny Dreadful e Sons of Anarchy, pra comentar aqui, neh? E vc viu que a Netflix vai ajudar na produção da segunda temporada de Last Kingdom? Ufa….

    • 28 de junho de 2016    

      Pena que Penny Dreadful foi cancelada. as duas primeiras temporadas, foram ótimas mas a terceira não desceu.
      E vc me alegra (ao comentar aqui) e ao dizer que a Netflix vai ajudar em The Last Kingdom! Eu não vejo a hora de ver a próxima temporada!
      Próximos post será sobre Alice no Pais das maravilhas, lido e resenhado em Londres, e Kingsman resenhando no pub Black Prince.
      =)

      • Isasa Isasa
        29 de junho de 2016    

        Po, Kingsman é muito vitória!

        Pior que a cena do Tommen foi muito “I’m done with shit”.
        Fiquei de cara com a reação da Cersei. Ele não foi morto, ele se matou por causa dela! Por causa do que ela fez, como assim?? Essa mulher tem uma glândula chamada consciencia faltando, não é possível.
        Independente de profecia ou não, aquilo foi reflexo dos atos dela. Tá maluco…
        Acho interessante que ela desde o início só faz merda hahaha ela colaborou na extinção da casa Baratheon, condenou a linhagem dos Tyrells, detonou com a glória ou Whatever que sua casa tinha… Sem contar que tudo que ela apronta, sempre tem uma consequencia muito filha da mae! Pra mim a Cersei é tipo a semeadora da desgraça de Westeros heheh

    • 2 de julho de 2016    

      Alien roxo

  16. JNLopez JNLopez
    28 de junho de 2016    

    Realmente as coisas estão se encaminhando para o final, foi isso que esse ep. fez, apontou o norte (sem trocadilho) para o que virá nos próximos dois anos e também aparou as arestas que ainda poderiam incomodar.
    Agora não teremos mais núcleos inúteis, pois sobraram o Norte de John e Sansa, Porto Real de Cersei e a viajem de Daenerys, tem também o Bran mas falarei o que penso dele depois.

    Com certeza não houve uma única pessoa que não tenha lamentado a morte de Margaery, a segunda mulher mais inteligente na série (sua avó Olenna é mais “esperta” que ela), mas foi necessário. Margaery viva significaria que não teríamos a Rainha Cersei, algo que acredito será fundamental até o final da série.

    A Fé foi morta, todos os septões e septãs, todos os “soldados” da fé militante, assim como muitos que acreditavam nas palavras do Alto Pardal morreram com aquela magnifica explosão (pena o Jaime não chegar a tempo para ver), restou apenas a Rainha.
    Apenas uma coisa me incomodou e ficou mal explicado: Porque não deixar as pessoas saírem do Septo? O Loras não poder sair ainda, tudo bem, mas qual motivo havia para “prender” as outras pessoas lá dentro? Margaery percebe que há alguma coisa errada, até explica sua preocupação (Cersei e Tommen não estão lá) e mesmo assim, não apenas ela, ninguém pode sair do Septo. Isso poderia ter sido explicado, mas enfim, não nos contam tudo mesmo.

    O norte será interessante por que teremos John como o novo Rei do Norte e Mindinho jogando para seduzir Sansa, não fisicamente e sim com poder, tenho certeza que ele fará isso.
    Tentar convencer Sansa de que ela deveria ser “a Rainha do Norte” será a jogada dele no futuro próximo, já que chama-la de meu amor parece não ter dado certo, porém com Lorde Baelish nunca se pode saber ao certo como fará sua jogada.

    Daenerys chegará em Westeros e logo tomará muitas terras, afinal tem um exercito enorme, e enfrentará Cersei pelo trono de ferro.

    Voltando rapidamente para Cersei, acho que temos três candidatos a mata-la, Tyrion é seu irmão mais novo, Daenerys é irmã mais nova de Rhaegar e Viserys, e John Snow é o irmão (meio-irmão na verdade) mais novo dos filhos de Rhaegar.

    E por fim, o que espero de Bran.
    Ele será o gatilho para a a grande guerra contra o rei da noite, já temos pistas sobre isso.
    Ele sabe o passado, como e para que os White Walkers foram criados e possivelmente descobrirá como destruí-los, além disso a destruição da caverna onde ficaram dá ideia como cairá a muralha.
    Bran causará a queda da muralha, abrirá caminho para os “outros”, ajudará a unir os homens e mulheres de Westeros a lutar contra eles e mostrará como vencer essa guerra.
    No fim Bran será peça fundamental para o fim da história.

    Quero ver teorias sobre tudo isso Drunk!
    Visitarei o site para acompanhar outros assuntos também.

    • Gabriel Gabriel
      28 de junho de 2016    

      Daenerys tem o caminho totalmente livre, e é isso que me intriga. Nos (13?) episódios restantes, que lutas se darão? Só os homens contra os WW? Ou Euron também entra na parada, sendo um new-Ramsay-deus? Porque ela já tem o apoio de Dorne, da Campina e de parte das Ilhas, além de três dragões e um fucking exército; as Terras do Rio não têm um grande exército, assim como o Norte, e as Terras da Tempestade estão esquecidas. Não temos noção do tamanho do exército Lannister na série, e é uma incógnita a força que os produtores darão para o Vale.
      E a série pareceu ter abandonado sua sutileza. Mindinho sempre teve uma porrada de aliados e informantes, e não sabe da Daenerys?

  17. Silvana Fabbri Silvana Fabbri
    28 de junho de 2016    

    Parabéns! Brilhante análise.

  18. Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira
    28 de junho de 2016    

    Wookie, esperando pelo post “O que esperar da proxima temporada” coma as previsões baseadas nos avanços que os personagens fizeram na serie e que não houve no livro.

    Agora vai precisar tratar dos acontecimentos do livro de forma completamente distinta dos desdobramentos da série na HBO.

    Quanto as regras do espaço/tempo das viagens dos personagens, perdoei isso tudo depois de ver a Arya servindo a torta Frey e vingando sua família XD

    E por falar em livro, quando que aquele lerdo vai lançar o próximo?!?!?!?

  19. Felipe Felipe
    29 de junho de 2016    

    Varys tem um irmão gêmeo?
    Como pode ele, ao mesmo tempo, estar em Weteros e no barco indo para Westeros?

  20. ISABELLA DANGELIS ISABELLA DANGELIS
    29 de junho de 2016    

    Amei o episodio! concordo e pensei exatamente o que foi postado. porém algo me incomodou demais e quis falar: Varys está arrajando a aliança em Dorne e daqui a pouco está no navio com Daenerys vindo para Westeros!! Oi?? perdi algo ou foi um mega furo? Embora irrisório diante de um episodio tão excelente! Achei também muito forte o Qyburn usando os passarinhos para matar o Meistre, tenso.
    Super empolgada tanto para “Os Ventos do Inverno” quanto para a nova temporada.

    • Markus Markus
      29 de junho de 2016    

      Eu também tinha estranhado o fato do Varys estar no navio com Daenarys. Mas, lendo os posts acima, uma pessoa reparou que havia velas com estandartes tyrel e martel. Assim, conclui que, pela quantidades de barcos e pelos estandartes, a frota de Daenarys já tinha passado em Dorne e se juntado às frotas Martel e Tyrel, seguindo, como na imagem, para Porto Real.

      • ISABELLA DANGELIS ISABELLA DANGELIS
        29 de junho de 2016    

        Realmente Markus! Entendi então, a viagem so passou rapido… Obrigada! kkk

  21. Luís Luís
    29 de junho de 2016    

    O epsodio foi excelente, ótimo fanservice. O que dizer de da ótimas cenas da Cersei, uma personagem tão desprezível quanto fascinante, além de interpretada por uma ótima atriz. Davos tb deu show de interpretação, a coroação de Jon como Rei do Norte foi sensacional e mto nostálgica ao lembrar de Robb. Mas o ponto alto foi a tora de Freys que eu não tinha esperança que fosse ser acontecer.
    Um fato interessante é que não acredito que a Melissandre irá par o limbo, pois ela deverá ir para o sul enquanto Arya está voltando para o norte, as 2 deverão se encontrar, assim como a Melissandre havia falado quando se encontraram na terceira temporada. Resta saber se ela entrará para lista da Arya ou terá ainda algum papel importante.

  22. Luiz Eduardo Luiz Eduardo
    29 de junho de 2016    

    A resenha foi ótima, como de costume!

    Apenas acho que algumas coisas serão meio que diferentes do que o pessoal pensa que irá acontecer.
    Jon foi aclamado Rei do Norte e Daenerys finalmente está vindo para Westeros, com a frota que tem, e a Rainha/Líder que é. Não acho simplesmente que os dois vão se juntar e lutar contra os Outros/White Walkers.

    Daenerys vem para conquistar o que é seu e Jon, como Rei do Norte, terá que defender sua posição perante ela. Não sei se será travada uma batalha/guerra entre os dois, mas que não vão simplesmente se juntar e serem amiguinhos para sempre, isso eu sei que não.

    Mas também acho que no futuro, mesmo que seja um fanservice do c*ralho, os dois irão meio que acabar juntos. Daenerys verá que tipo de pessoa é o Jon, o que o move, além, é claro, de descobrir que na verdade ele é seu sobrinho (algum tipo de Stargaryen?). Já nesse ponto, penso que os dois irão fazer uma aliança entre Rei e Rainha (Euron e Cersei de algum modo serão derrotados por ela), sendo os únicos Reis definitivamente aclamados por seus súditos nos Sete Reinos.

    Uma dúvida que já não tenho mais, que A Canção de Gelo e Fogo é o Jon ou para o Jon e, uma hora ou outra, não só ele, mas a Daenerys também saberá disso. Mas como o Bran irá conseguir convencê-los disso, pra mim é uma dúvida.

    E aí Drunk, o que você acha que está por vir nas próximas duas últimas temporadas?

  23. Lais Lais
    29 de junho de 2016    

    Talvez o fogovivo não tenha se perdido por completo. Talvez Sam, em meio aquela biblioteca toda da Cidadela, encontre alguma receitinha mágica! heheh

  24. 29 de junho de 2016    

    cersei é incestuosa, ta enlouquecendo e tem fascínio por fogo, e pra vcs dos filhos do tywin quem mais tem chance de targaryen é o tyrion? vamos debater isso drunk, pq eu nao acho (e nunca quis) nem por um segundo que ele fosse targaryen.

  25. Guilherme Nonkneeler Guilherme Nonkneeler
    30 de junho de 2016    

    Oi Drunk,
    O que você achou de o Varys estar tanto na cena de Dorne, quanto na última cena (junto à Daenerys em seu navio)?
    Eu geralmente não me incomodo tanto com o “teleporte” de certos personagens, mas esse me incomodou bastante (bastante mesmo). Não faz absolutamente nenhum sentido alguém ir de Meereen a Dorne e depois voltar de Dorne para a água e depois ir para Westeros de novo.

    Abraços.

  26. Odirlei Odirlei
    30 de junho de 2016    

    Drunk, faça uma teoria sobre o nome do Jon se você achar que é outro nome.
    Um abraço….

  27. Castor Castor
    6 de julho de 2016    

    A resenha foi ótima, como de costume!
    Apenas tenho alguns comentários e gostava de partilhar.
    Relativo a oque vem em frente acho que será o seguinte: Haverá uma Guerra entre os do Norte e White Walkers . O Bran ira partilhar os conhecimentos adquiridos de que eles precisam de fogo do Dragão por forma a eliminarem todos os WW. O John Snown como King of North ira pedir auxilio da Daenerys para combater os WW.
    Em relação ao comentário do Tyrion quando estava com a Daenerys. ele disse que a rainha deveria se casar novamente como forma criar alianças. Ao meu ver ela vai se casar com o John Snow.
    Depois o John e Daenerys vão se unir para lutar contra a Queen Cersei. depois de a derrotarem terão conquistados juntos os 7 reinos.

  28. Alvaro Reis Alvaro Reis
    18 de julho de 2016    

    Esse blog também tem a política coronelista de que se a pessoa falar algo que desagrade minimamente os editores será bloqueado de postar? Porque aqueles caras do gameofthronesbr.com tão demais! Se não for puxa saco deles não brinca lá!

    • 19 de julho de 2016    

      Seu comentário está publicado. Aqui vc pode falar o que quiser, desde que não ofenda algum leitor.

      • Alvaro Reis Alvaro Reis
        19 de julho de 2016    

        Obrigado! Era justamente isso que tava falando! Lá não é nem questão de ofensa, basta divergir ideologicamente deles que eles guardam a bola e não deixam mais você brincar… e ainda fazem biquinho!

        • Ana Ana
          19 de julho de 2016    

          Eu acho muito difícil, Alvaro. Sempre leio aqui,, um site muito bem feito, apaixonante… As teorias são ótimas, bem embasadas… É tranquilo!

  29. 19 de julho de 2016    

    Gente, estou com uma caixa lacrada do Crônicas de Gelo e de FOgo para vender por 300 reais! Quem tiver interesse, só mandar mensagem inbox!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Madrinha/Padrinho do Drunkwookie

Veja o projeto no Padrim, colabore e concorra aos sorteios

Assine "Newsletter Drunkwookie"

Receba as publicações do blog, direto no e-mail!

Parceiros

Publicidade

Comentários

Show Buttons
Hide Buttons