O que esperar de “Os Ventos do Inverno”- Parte XII – Tormund

O episódio S05E08 – Hardhome, do domingo passado, serviu para dar mais certeza de que Tormund, Terror dos Gigantes terá uma grande importância na trama. Por isso decidi reler alguns POV de Jon, para relembrar dos momentos do selvagem nos livros.

Bruno Del Rey Art

Arte de Bruno Del Rey

Encontrei muita informação interessante e resolvi reunir algumas delas para falar sobre o que podemos esperar dele.

A maioria das informações servem apenas para relembrarmos um pouco de Tormund e dos selvagens, porém há evidências que podemos usar para “o que esperar de Tormund em Os Ventos do Inverno?”

Quem é Tormund, Terror dos Gigantes?

Captura de Tela 2016-05-02 às 09.17.10

– Espere. Tratou Styr por seu título, trate-me também pelo meu. Mance Rayder soltou uma gargalhada. 

– Como quiser. Jon Snow, perante a sua presença encontra-se Tormund Terror dos Gigantes, Arauto, Soprador de Chifres e Quebrador de Gelo. Eis também Tormund Punho de Trovão, Esposo de Ursas, Rei-Hidromel de Solar Ruivo, Falador com os Deuses e Pai de Tropas

– Isso já se parece mais comigo – disse Tormund. – Prazer em conhecê-lo, Jon Snow. 94

Tormund é um selvagem importante que, após a morte de Mance Ryder, se tornou ainda mais importante, pois é um dos únicos que conseguiu manter uma unidade entre os selvagens.

Desde o início, em A Tormenta de Espadas, Tormund se afeiçoou a Jon. Depois foram rivais ainda em Tormenta de Espadas e em A Dança dos Dragões pudemos ver um pouco mais a relação de respeito entre os dois.

– Tormund Terror dos Gigantes pareceu-me ser o tipo de homem que daria um bom amigo e um mau inimigo, Vossa Graça. A Tormenta de Espadas – capítulo 69,  Jon IX.

Até mesmo Melisandre deu a entender que Tormund é/será alguém importante na vida de Jon. Porém, ela não concluiu o que iria dizer sobre ele.

— R‘hllor envia-nos as visões que quer enviar, mas eu procurarei esse tal Tormund nas chamas. — Os lábios vermelhos de Melisandre curvaram-se num sorriso. — Vi-o nos meus fogos, Jon Snow.

— Isso é uma ameaça, senhora? Tenciona queimar-me também?

Entendeu mal o que eu queria dizer. — Deitou-lhe um olhar perscrutador. — Temo que o deixe intranquilo, Lorde Snow.

Jon não o negou. A Dança dos Dragões – capítulo 31, Melisandre I

Tormund e os Gigantes

game-of-thrones-s03e01-repack-720p-hdtv-x264-evolve_476184

Um dos momento mais legais de Tormund, foi quando ele apresentou os Gigantes para Jon. Foi nesse momento em que nós, leitores, também pudemos ter certeza de que os gigantes existiam.

São grandes o suficiente para você? – Flocos de neve salpicavam o rosto largo de Tormund, derretendo-se em seus cabelos e sua barba.

Os gigantes balançavam lentamente no topo de mamutes ao passarem por eles, dois a dois. O garrano de Jon espantou-se, assustado por tamanha estranheza, mas era difícil dizer se o que o assustava eram os mamutes ou os seus cavaleiros.

Até Fantasma recuou um passo, exibindo os dentes num rosnado silencioso. O lobo gigante era grande, mas os mamutes eram muito maiores, e havia muitos mais e muitos ainda. 182

As histórias de Tormund

game-of-thrones-s03e06-720p-hdtv-x264-immerse_820987

Terror de Gigantes

Ele é conhecido por vários nomes, como já mencionei acima e a história de Terror dos Gigantes é divertida. Porém, há informações ali importantes.

– E verdade que você uma vez matou um gigante? – perguntou a Tormund enquanto avançavam. Fantasma saltava em silêncio ao lado deles, deixando rastros de patas na neve recém-caída.

– Ora, por que deveria duvidar de um homem poderoso como eu? Era inverno e eu era meio garoto, e estúpido como os garotos são. Avancei longe demais e meu cavalo morreu, e depois uma tempestade apanhou-me.

Uma tempestade verdadeira, não uma nevasquinha como esta. Ha! Sabia que ia congelar antes do fim. De modo que encontrei uma giganta adormecida, abri a barriga dela, e enfiei-me dentro. Manteve-me bem quentinho, ah, sim, mas o fedor quase acabou comigo. O pior foi que ela acordou quando a primavera chegou e achou que eu era seu bebê. Deu-me de mamar durante três luas completas antes que eu conseguisse fugir. Ha! Mas há horas em que sinto saudades do sabor do leite de gigante.

– Se ela o alimentou, não pode tê-la matado.

– E não matei, mas vê se não espalha isso por aí.Tormund,Terror dos Gigantes, soa melhor do que Tormund, Bebê de Gigante, e esta é a verdade verdadeira. A Tormenta de Espadas – capítulo 15, Jon II

vlcsnap-2014-06-09-01h01m27s236

Reparem que Tormund matou uma Giganta. Esse fato é importante para fazer uma ligação entre Tormund e os Stark. Guardem essa informação, pois falarei amais para frente.

Rei-Hidromel de Solar Ruivo e Esposo de Ursas

Há também a história por trás desses dois outros títulos.

Nevava tanto que a aldeia inteira estava meio enterrada. Eu estava em meu Solar Ruivo, só com um barril de hidromel para me fazer companhia e nada para fazer a não ser bebê-lo. Quanto mais bebia, mais pensava numa mulher que vivia ali perto, uma mulher boa e forte, com o maior par de tetas que você já viu. Tinha um gênio difícil, aquela, mas, oh, também sabia ser quente, e no meio do inverno um homem precisa de seu calor.

“Quanto mais bebia, mais pensava nela, e quanto mais pensava, mais duro ficava o meu membro, até que não agüentei mais. Idiota como era, enfiei-me em peles da cabeça aos pés, enrolei a cara numa volta de lã, e lá fui à procura dela. A neve caía com tanta força que me virou uma ou duas vezes, e o vento soprava através de mim e congelava meus ossos, mas finalmente cheguei em sua casa, todo enfaixado como estava,

“A mulher tinha um gênio terrível, e deu uma luta e tanto quando pus as mãos nela. Por pouco não conseguia levá-la para casa e tirá-la de dentro daquelas peles, mas quando fiz isso, oh, ela foi ainda mais quente do que eu me lembrava, e passamos um belo tempo juntos, e depois adormeci. Na manhã seguinte, quando acordei, a forte nevasca tinha parado e o sol brilhava, mas eu não estava em estado de aproveitá-lo. Estava todo ferido e rasgado, com metade de meu membro arrancado a dentadas, e bem ali no chão estava a pele de uma ursa. E não demorou muito tempo para que o povo livre começasse a contar histórias sobre um urso sem pelos visto na floresta, seguido pelo mais estranho par de filhotes que já se viu. Ha! – deu uma palmada numa coxa carnuda. – Gostaria de voltar a encontrá-la. Aquela ursa era boa na cama. Nunca mulher nenhuma me deu uma luta daquelas, nem filhos tão fortes.”

– O que faria se a encontrasse?-perguntou Jon, sorrindo.-Disse que ela arrancou seu membro com os dentes.

– Só metade. E metade de meu membro é duas vezes maior do que o de outro homem qualquer. – Tormund resfolegou. A Tormenta de Espadas – capítulo 15, Jon II

Enfim… Tormund é um fanfarrão e para todos seus nomes, existe uma história engraçada. Pode ser que foram essas as histórias que ele quis contar para Jon, e se divertir um pouco.

Tormund e seus descendentes

Captura de Tela 2016-05-02 às 09.17.34

Falando em filhos, o selvagem ruivo tem quatros filhos e uma filha. A informação está no apêndice de O Festim dos Corvos. 

— seus filhos, TOREGG, O ALTO, TORWYRD, O MANSO, DORMUND e DRYN, e sua filha MUNDA. Apêndice, O Festim dos Corvos.

Na série, Tormund disse que Jon era mais bonito que suas filhas. Isso faz referência à um momento parecido nos livros. Em A Tormenta de Espadas Tormund conversa com um Gigante e Jon está presente.

Os gigantes têm olhos ruins, e pode ser que ele não veja um corvozinho lá embaixo, junto aos pés.

– O que você disse a ele? Isso era o Idioma Antigo?

– Sim. Perguntei se ele estava montando o pai, já que se pareciam tanto, com a diferença de que o pai cheirava melhor.

– E o que ele respondeu?

Tormund Punho de Trovão abriu um sorriso desdentado.

– Perguntou-me se quem estava a cavalo ao meu lado era a minha filha, com as suas bochechas lisas e rosadas. A Tormenta de Espadas – capítulo 15, Jon II

A irmã de Tormund

Porém, há fortes indícios de que nós já conhecemos outro parente de Tormund. Na verdade é da irmã de Tormund de quem estou falando.

Ela apareceu logo no início, em A Guerra dos Tronos, e desenvolverá um papel importante na vid dos Stark.

É a Osha.

Robb-Stark-and-Osha-robb-stark-24486330-720-530

Osha, a selvagem aparece em Winterfell e é capturada por Robb Stark.

Robb e Osha trocavam golpes no meio do córrego. A longa lança dela era uma serpente de cabeça de aço que atacava o peito dele, uma, duas, três vezes, mas Robb parava cada estocada com a espada, desviando a ponta para o lado. A quarta ou quinta estocada, a mulher alta fez um movimento largo demais e perdeu o equilíbrio, só por um segundo. Robb investiu, derrubando-a. A Guerra dos Tronos – capítulo 37, Bran V

Sabemos que Osha está com Rickon agora, em direção à (ou, já em) Skagos. E provavelmente será essa ligação com Tormund, que Martin usará para podermos ver Rickon novamente.

A evidência de que Osha é irmã de Tormund está nessa declaração abaixo:

– Que Meistre Luwin viaje até para lá da Muralha – Osha rebateu. – Encontrará então gigantes, ou será encontrado por eles. Meu irmão matou uma. Tinha três metros de altura, e mesmo assim era enfezada. Guerra dos Tronos, Bran VI, capitulo 53

Foi exatamente uma giganta que Tormund matou e assim ganhou a alcunha de Terror de Gigantes. Sendo assim, faz sentido.

Osha-Rickon

Com essa informação podemos perceber que a relação de Tormund com os Stark, nos próximos livros, será bem mais aprofundada e explorada.

O devemos esperar de Tormund em Os Ventos do Inverno?

Tormund, nos livros, provavelmente irá para Durolar. Era esse o seu destino, antes de Jon resolver ir para Winterfell e ser fatalmente atacado.

Se vermos o mapa abaixo, percebemos que Durolar (Hardhome) é bem próximo de Skagos.

Captura de Tela 2016-05-16 às 01.58.48

Se ficar comprovado que Rickon está em Skagos, podemos crer que, ao sair de lá, Osha se dirija para Durolar também.

Lembram da teoria de que Rickon pode estar em Skagos? Clique aqui se quiser relembrar.

Rickon e Osha vão para Durolar

Por isso, é bem provável que finalmente voltaríamos a ver Rickon, Tormund se encontraria com sua irmã novamente, e o pequeno Stark seguiria com eles.

bran-rickon-osha-separacion-game-of-thrones-juego-de-tronos-lluvias-castamere-rains

Mas como nós, leitores, saberíamos disso? Nenhum deles, tem POV. E a viagem de Skagos para Durolar demandaria a existência de um barco. Não sei como Osha foi para a Ilha da primeira vez… Porém, o retorno pode ter o auxílio de um homem que sabe navegar muito bem.

É aí que Davos entra na história. Davos recebeu de Wyman MAnderly a missão de encontrar Rickon. Dos personagens citados, somente ele tem POV. Ele sabe navegar.

Então, acredito que ele estará com Rickon e Osha no momento em que os irmãos selvagens se reencontrarem.

Os Selvagens estão sozinhos em Durolar e do Outro lado da Muralha

Captura de Tela 2016-05-16 às 01.30.22

Tormund não poderá voltar para a Muralha, pois até onde sabemos, Jon foi duramente atacada, e provavelmente está morto.

E Tormund está do lado de lá da Muralha, é preciso encontrar algo que possa auxiliá-lo na luta contra os Caminhantes Brancos.

Já vimos do que eles são capazes. Imagino que buscar Bran Stark seria uma opção.

Um cético entre eles

vlcsnap-2014-04-23-23h40m09s244

Percebam que teremos Davos no núcleo citado. Um homem que, mesmo tendo visto a magia de R’hllor, ainda é um cético. Será interessante vermos tudo através de seu olhar.

Dali, eles poderiam seguir em direção à Bran… Seria uma opção.

Entretanto, o único jeito de saber onde Bran está seria com o auxílio do próprio. Através de corvos, ou das árvores-coração.

game_of_thrones_-_03x02_-_dark_wings_dark_words-720p-immerse_1875540

Ou quem sabe, com a ajuda da profética Mãe Toupeira? Lembram-se dela?

Ela foi citada no prólogo do A Dança dos Dragões, por Varamyr.

Mais centenas partiram com a bruxa da floresta que tinha tido uma visão de uma frota de navios que viria levar o povo livre para sul.

— Temos de ir à procura do mar — gritara a Mãe Toupeira, e os seus seguidores viraram-se para leste. A Dança dos Dragões, Prólogo

Mãe Toupeira tem visões e poderia saber o paradeiro de Bran. Seria um apersonagem interessante a ser usada para auxiliar Tormund.

Buscando Bran Stark

Indo até Bran, daria tempo para Martin desenvolver os acontecimentos com Jon, e quando os Stark, os Selvagens e Davos estivessem próximos da Muralha, Jon já seria Azor Ahai renascido.

Para saber mais sobre Jon Snow, clique em Teoria Sobre Jon Snow.

O que é difícil teorizar, por falta de elementos é: como Jon se portará, após seu “renascimento”? E como Bran se portará? Após os acontecimentos com O Corvo de Três Olhos?

Será que ele seguiriam “fisicamente”com eles?

Para saber o que eu acho sobre o futuro de Bran, clique em Teoria sobre Bran Stark.

Joramun e Tormund

 

Devemos também se atentar ao passado. Se formos encontrar um representante atual para os herói da Era dos Heróis, podemos ver que Tormund representaria Joramun.

Sabemos de Joramund que:

O Rei dos Selvagens detinha o poder do Berrante que, segundo as lendas, seria mágico, responsável pela queda da Muralha…

– Se fizer soar o Berrante do Inverno, a Muralha cairá. Pelo menos é o que as canções me querem fazer crer. A Tormenta de Espadas – capítulo 73, Jon X.

e também acordaria os gigantes da terra…

– Sim – disse Mance. – O Berrante do Inverno, que Joramun soprou um dia para despertar os gigantes da terra […] 867

Vale a pena citar que Joramun é quem ele lutou em eras passadas, ao lado de um Stark.

“Trouxe-a de volta para Fortenoite e proclamou-a rainha e a si o seu rei, e com estranhas feitiçarias prendeu os Irmãos Juramentados aos seus desígnios. Governaram durante treze anos, o Rei da Noite e sua rainha cadáver, até que por fim o Stark de Winterfell e Joramun dos selvagens se aliaram para libertar a Patrulha da servidão. Após a sua queda, quando se descobriu que o Rei da Noite tinha andado fazendo sacrifícios aos Outros, todos os registros que se referiam a ele foram destruídos e até seu nome foi proibido. A Tormenta de Espadas, capitulo 56 – Bran IV

Quando assisti o episódio, tive a certeza de que o Stark mencionado na história da Velha Ama seria Jon.

Porém, quem garante que é desse Stark que estamos falando? E se for Bran ou até mesmo Rickon, o Stark que lutará ao lado do Selvagem na batalha contra os Outros?

Imaginem!

Bran (representando Brandon, o Construtor), Jon (como Azor Ahai) e Tormund (representando Joramun). Todos juntos para impedir o avanço dos Caminhantes Brancos!

Uma nova Era dos Heróis acontecendo em Os Ventos do Inverno. Seria épico, seria fantástico.

Limitações físicas de Bran

Porém, sempre devemos levar em consideração as limitações físicas de Bran. Por mais que eu queria que ele represente Brandon, O Construtor.

Talvez ele esteja na pele de Verão, ao lutar contra os Outros. Sendo assim, há grandes chances de outro Stark lutar fisicamente ao lado de Tormund. Esse alguém é Rickon.

Acredito que Tormund gostará de lutar ao lado deles. Conforme ele mesmo já disse:

– Prazer em conhecê-lo, Jon Snow. Acontece que gosto de wargsapesar de não gostar nada dos Stark, 94

Conclusão

Bem… Acredito que dessa forma como narrei, Martin consegue “reunir”os Stark, e montar uma frente de resistência contra os Outros.

POVs

Haverá o POV de Davos e de Bran para desenvolver a maneira como esses personagens serão levados novamente para o centro da história. Até chegarem até Jon também

 

Rickon voltará muito mais poderoso e selvagem. É provável que as regras impostas por Haggon (o mestre, de Varamyr Seis-Peles) não seja obedecidas por ele. Ele é uma força selvagem. (Sobre as regras citadas or Haggon, a respeito de warg e troca-pele, cliquem em Wargs e Troca-peles.)

Davos verá toda a magia do Norte em ação. As histórias da Velha Ama serão confirmadas  pelo personagem mais cético de todos. Wargs, selvagens, gigantes, aranhas de gelo, profecias, Azor Ahai renascido… Tudo isso sendo visto por ele.

Tormund será o selvagem que liderará o remanescente de seu povo. Enquanto Bran e/ou Rickon, serão os representantes dos Stark, junto com Jon!

Será épico…

E talvez veremos o sonho de Jon se tornando realidade…

Estava no topo da Muralha, sozinho. — Chamas — bradou — dai‐lhes chamas — mas não havia ninguém para lhe dar ouvidos. Desapareceram todos. Abandonaram‐me. […] Jon estava couraçado de gelo negro, mas a espada ardia‐lhe, rubra, na mão cerrada. A medida que os mortos iam chegando ao topo da Muralha, ele atirava‐os para baixo para voltarem a morrer. A Dança dos Dragões – capítulo 58, Jon

E, vocês o que acham?

26 Comentário

  1. 3 de junho de 2015    

    temconheci através da teoria sobre o dragão de gelo e curti muito. já pensou em criar um podcast?

    • 4 de junho de 2015    

      Eae, Rodrigo. Blz?
      Muitos já me pediram para criar podcast, porém… eu gosto mesmo é de escrever. E esse exercício no blog me ajuda com o meu trabalho… O podcast eu prefiro participar, quando sou convidado, mas não acho que farei um pro Drunkwookie, não.
      Mas valeu pela dica.

  2. Marjorie Marjorie
    3 de junho de 2015    

    Sem palavras…
    Não lembrava de nada disso nos livros, incrível!

  3. Thales Thales
    3 de junho de 2015    

    Ótima teoria, lembrando q Bran pode n estar somente na pele de Verão mais sim de qq animal q esteja pronto pra batalha já q este prova de grande poder

  4. Camila Schuina Camila Schuina
    3 de junho de 2015    

    Nossa, muito bem observado o comentário da Osha sobre o irmão.
    Gostei muito da teoria mas, acho pouco provável que Rickon lute ao lado de Tormund devido sua idade.

  5. Jobson Jobson
    4 de junho de 2015    

    Fantástico como você consegue enxergar essas pequenas nuances, num universo tão vasto! Como sempre uma teoria com muito embalsamento.
    É até difícil comentar! Parabéns. Mais uma vez parabéns!

  6. tathiane tathiane
    4 de junho de 2015    

    Como eu nunca soube que osha era irmã de tormund 😮

  7. Ricardo Ricardo
    4 de junho de 2015    

    ele usa a Sword of Omens por isso tem a visão além do alcance.

  8. Tayrone Carneiro Rockenbach Tayrone Carneiro Rockenbach
    4 de junho de 2015    

    “… Jon estava couraçado de gelo negro, mas a espada ardia‐lhe, rubra, na mão cerrada.”

    Lendo este trecho do POV de Jon, ao fim do artigo, pulou uma pulga em minha orelha, Jon envolto em gelo negro. Poderia isso referir-se a uma armadura de obsidiana – obsidiana que é negra – ou, algo me intrigou de verdade, a fisionomia de Jon estar parecida com a do Mãos Frias?

    Sendo então um cavaleiro parecido, possuindo as mesmas habilidades somadas as de warg.

    O que acham disso?

    • Markus Markus
      5 de junho de 2015    

      Acho que encouraçado de gelo negro significa que ele está coberto de gelo, devido ao grande inverno. Como a roupa da patrulha é negra, logo, o gelo parecerá negro.

  9. markus markus
    4 de junho de 2015    

    Boa teoria, parabéns. Aliás, gostei de todas. Concordo com você, acho que Jon é Azor Ahai, em vez da Danaerys. Acho isso pelo simples fato de que Azor Ahai precisa brandir uma espada, a luminífera, e convenhamos, Danaerys não tem perfil de brandir uma espada. Acho que Jon será Azor Ahai e acho que Danaerys será uma espécie de Aegon. Assim como o conquistador, Danaerys desembarcará em Westeros com 3 dragões. Inicialmente, pode até unir os 7 reinos para a causa maior, lutar contra os outros, mas, no final, acho que ela tornará os 7 reinos independentes. Não sei se Rickon crescerá o suficiente para lutar, acho que ele tem 8 anos no último livro. Acho que Rickon lutará na pele de felpudo e Bran lutará na pele de Hoddor. (tenho uma teoria maluca de que ao acessar o passado, Bran perceba que os outros não sejam tão ruins, talvez entenda os reais motivos deles e passe a tentar mediar uma trégua entre os dois lados.)

  10. Karly Karly
    4 de junho de 2015    

    Excelente, “uma nova era de heróis”, sem palavras. E ler tudo isso através do pov do sor Davos, um dos meus personagens favoritos, não terá preço. Adorei essa teoria, espero muito pelos ventos do inverno…

  11. eduardo eduardo
    4 de junho de 2015    

    Puxa vida.
    Será que vamos ter spoilers na série, ou as estórias vão seguir caminhos diferentes?
    Quando vai sair este bendito ‘Ventos do Inverno”? Acho que o Martin perdeu o foco.
    De qualquer forma, perdi o pique de assistir a série.

  12. Fernando Camara Fernando Camara
    4 de junho de 2015    

    Meu comentário se baseia em puro achismo meu…

    Sobre como o Bran estaria ao lado de Tormund na batalha, lembrando do que o corvo de três olhos disse ao Bran de que ele não voltaria a andar, mas que aprenderia a voar. E se o Bran estiver no controle de um dragão?

    Levando ainda em conta o que disse sobre o Tormund podendo utilizar o berrante do inverno e acordando gigantes, e se junto acordasse outras criaturas antigas, de repente um dragão de gelo…

    Então, se tudo isso acontecer, Bran “aprenderia a voar” através do controle do dragão de gelo, acordado pelo Tormund que tocou o berrante do inverno, e teríamos o “rei dos selvagens” Tormund (Joramund), o Stark (Bran e Rickon) e o herói lendário John (Azor Ahai)

  13. Helen Helen
    5 de junho de 2015    

    Gostei bastante do texto e sempre acompanho suas teorias… o fato da Osha ser irmã do Tormund faz todo sentido, porém não acredito que ela iria querer voltar para lá da muralha, uma vez que ela foi capturada pelos Starks enquanto fugia rumo ao sul.
    Acredito que o futuro de Rickon seja liderar os nortenhos em alguma guerra futura, talvez contra Daenerys ou Euron Greyjoy

  14. Pedro Pedro
    6 de junho de 2015    

    Adoro seu blog, comecei a acompanhar a pouco tempo, mas já devorei muitas matérias e teorias, mas uma que me chamou a atenção e eu só encontrei em inglês é que Euron é a mesmo pessoa que Daario, eu gostaria de saber se algum dia você irá traze-la ao site.
    Parabéns, você já está na minha barra de favoritos 😉

  15. Consuelo Vecchiatti Consuelo Vecchiatti
    6 de junho de 2015    

    O que sai primeiro: Os ventos de Inverno ou a próxima temporada?

  16. liostark liostark
    6 de junho de 2015    

    Bem, lendo isso realmente acho que ela possa ser irmã do Tourmund 🙂 e sim será algo épico para levantar a casa Stark… Com Rickon vivo a casa Stark persiste, a ideia de Martin foi que quando o Inverno chegasse houvesse um herdeiro masculino para continuar a linhagem.
    Brandon vai ser o guardião do Norte, o elo entre o Inverno e as outras estações por muitos anos sem gerar pretendentes.

    Acredito que se existir um Dragão de Gelo só Brandon e o Rei da Noite podem Warguear para dentro dele, mas só o conseguirá depois de Jon o matar …

  17. liostark liostark
    6 de junho de 2015    

    Agora a questão que mais me empolga, a trégua contenderá num sacrificio … Será que Jon está predestinado ao Inverno? Será ele renomado o Rei da Noite? De todos os Starks, ele foi o unico que viu que o Inverno chegou até ele. O que eu acho que vai acontecer, é que ele se casará com Dannerys, juntos fazem o principe que levantará a dinastia Targareny e ele segue rumo para as terras do sempre inverno como refem e rei… O filho do Gelo e Fogo.
    Quanto aos sete reinos, acredito que ficará mais sólido.
    Os starks ajoelham-se a Jon,
    Tyrion Lannister ajoelha-se a Dannerys e sem dúvida a Jon
    Stannis depois de reconhecer que Jon é um Dragão e Rei por direito de sangue e por seus feitos seguirá o seu sentido de dever, proclamar Gendry Baratheon herdeiro de ponta de tempestade,
    Os Tyrell sem dúvida nenhuma ajoelhar-se-ao sob as orientações de Sam Tarly, como herdeiro da Casa Tarly,
    Tullys pela ligação com os Starks, tambem se curvarão,
    Os Martells, vao ficar fragilizados na luta pelo poder e vingança e tenderão a curvar-se também com o poder de Dannerys
    Dannerys é a Rainha de Essos, e vai ter um grande Exército sem dúvida, de ex-escravos, dos senhores de cavalos, de imaculados, e 2 dragões, porque um vai para Norte sem dúvida,
    Quanto aos homens do Vale de Arrny, com o auxilo de Sansa a aconselhar o herdeiro de Jon Arryn também se curvará sem duvidas nenhumas.

    Quanto à série, quem está e quem vai estar no Norte?
    Starks,
    Stannis e Davos
    Brienne
    O exercito do Vale
    Jon e um Dragão de Fogo
    A Luta pela vida e morte se resolverá neste Inverno, Starks e seus juramentados, Stannis Patrulha da Noite, Selvagens, Gigantes e filhos da floresta e o auxilio do vale tudo servirá para conter o avanço dos caminhantes brancos e o seu exercito de mortos até Dannerys chegar com um exercito para impedir o massacre. É ai que o reino surge novamente como um só, onde a dinastia Targareny ressurge na guerra da alvorada, reis de Essos e Westeros, senhores de Dragões.

  18. LIANA LIANA
    1 de julho de 2015    

    Achei muito interessante a Osha ser irmã de Tormund, nunca tinha pensado nisso. Particulamente não acredito que ele seja o Joramum, acho que Sam esta com o berrante e ele é Joramum. Ia ser maravilhoso ler sobre Davos, Tormund e Rickon, mas acho que o Bran não se juntará a eles. E Tormund talvez mande seu filho para Durolar, e ficará protegendo Bran. Uma coisa maluca que passou na minha cabeça um dia desses é o Jon dentro do Fantasma indo pra-la-da-muralha, e voltando muito maior e mais experiente, ai quando ele voltar, Jon recuperará o corpo, e Melissandre vai estar muito feia, por ter usado seu poder e acabado com a ilusão da beleza dela. Outra coisa, acho que o Forte Noite vai ser palco de outra tragedia, quando a comitiva da rainha morar lá, penso que por causa dos Escamagris da filha de Stannis, já que Val “predisse” que a garota estava morta.

  19. LIANA LIANA
    1 de julho de 2015    

    Correção: protegendo Jon

  20. Gleidson Rafael Gleidson Rafael
    5 de julho de 2015    

    Conheci o blog há dois meses e nunca vi análises tão bem embasadas e teorias tão bem criadas. Já li todas as previsões para os ventos do inverno, mas essa do tormund faz ainda mais sentido, até mesmo pelo enorme gosto que o grrm tem de pincelar ideias que depois irá rever, assim como sua tendência de reeditar a era dos heróis em suas crônicas. Tormund e um stark revivendo a batalha de joramun e o antepassado stark seria mais uma jogada de mestre. Parabéns pelo trabalho. É sem igual!

  21. Helen Maximiano Helen Maximiano
    16 de julho de 2015    

    Nossa adoro sua teorias ,blog realmente supera,e muito bom ler coisas que realmente fazem sentido,concordo totalmente desde o incio sobre Jon ,ele é tão obvio,fico pau da vida quando dizem que ele morreu ,porque quem realmente leu o livro sabe que a importancia do personagem e como GM da muito a entender sobre ele ser warg… e sim ele é AA ! Mas ainda desconfio muito da teoria que ele e dany iram ficar juntos,seria muita novela pra GM ,acho que ainda vamos sofrer se esse casal se confirmar…PARABENS PELO TRABALHO

  22. Rodrigo Vieira Rodrigo Vieira
    18 de julho de 2015    

    Aí Wookie, você já parou pra pensar no porquê do título da série de livros ser As Crônicas de Gelo e Fogo. Com a teoria de que o Jon é Azor Ahai, teríamos um motivo, pois é dito que o príncipe prometido já possui uma canção: a canção de gelo e fogo. Depois, com a teoria R+L=J, teríamos outro motivo, pois ele seria filho de uma Stark(Gelo) com um Targaryen(Fogo). Assim as Crônicas de Gelo e Fogo poderiam se chamar as Crônicas de Jon.(kk) Acredito que você já tenha pensado nisso, mas eu encontrei um easter egg que achei bem a cara do Martin.
    Quando olhamos o título em inglês (A Song of Ice and Fire) e, malandramente, tiramos o “g” de “Song”, ficamos com “A Son of Ice and Fire”(Um filho de Gelo e Fogo). Não se é só uma mera coincidência ou se o Martin nos trollou mais uma vez. Prefiro acreditar na segunda opção. De qualquer forma, parabéns pelas suas teorias. Acho todas elas muito bem pensadas e acredito em todas. Boa sorte e lembre-se: O Inverno está chegando.

  23. 10 de dezembro de 2015    

    Olá, muito legal seu site. Li seus textos sobre o livro e escrevi um texto próprio sobre um personagem – Varys. Isso porque não achei um texto aqui seu. Escrevi mais uma análise que um texto propriamente dito. Dá uma olha e vê se faz sentido.

    https://passarinhoqueacompanhamorcego.wordpress.com/2015/12/04/o-que-espero-de-ventos-de-inverno-o-jogo-dos-tronos-de-varys-mindinho-e-lord-corvo-de-sangue/

  24. zé
    27 de julho de 2016    

    Antes que digam que vou tecer teorias meio que facilitadas pela apresentaçao da série televisiva, já vou dizer. Primeiro, postei em outros fóruns muito tempo atrás o que vou repetir agora, segundo, que nao assisti nem assisto a série. Por dois motivos, nao assino HBO e segundo por que nao gosto de misturar. quando debati com um amigo, ele só vendo a série e eu só lendo o livro vi que tinham muitas distinçoes, entao preferi ficar só com o livro. Sei de algumas coisas que aconteceram na série, mas nao vi como elas aconteceram e tal, nem como se encaixam as alteraçoes da série com o que os seus autores sabem sobre o fim geral do livro.Mas vamos lá

    Para mim, já estava bastante claro que Jon seria fruto do “estupro” de Lyana. digo estupro porque é assim que aparece no livro, mas nao me parece que raegar fosse este tipo de pessoa. Quem sabe até ele nao se “casou” com ela, um segundo matrimonio (principe pode tudo). Mas de um jeito ou de outro, Jon tem sangue targaryem.

    Em acreditando piamente que ele tem sangue targaryem, e pelo desenvolvimento de seu personagem na trama, sempre acreditei que ele pudesse nao ter morrido, de alguma forma, e viesse a ser uma das tres cabeças de dragao. E já digo, ele montará o dragao branco (creme). Pela série, pelo que me contaram, ele foi ressuscitado pela melisandre, o que faz sentido, já que ela estava lá, sabia ou dava indicios da traiçao que ele sofreria, e tem tantos poderes quanto toros. se ele pode ressuscitar, ela pode.

    Eu acho que apesar do odio que dany as vezes diz ter quanto aos starks, ela será levada a repensar sobre isso, sobre as circunstancias do envolvimento de ned na guerra, será orientada por selmy, provavelmente também pelo tyrion (me contaram que na série ele vira assessor dela, o que pra mim também faz sentido pela forma como ele estava ao final do 5o. livro), e acho ainda que Dany se apaixonará por Jon, que tem sangue targaryen, é de caráter e valor, guerreiro e tal, o liberará da muralha e casarão. E acho até que por uma qualquer magia, ao vencer os caminhantes, ou por uma forma de interpretar a profecia (leste virar oeste e tal, quem sabe ao derrotar as criaturas a muralha caia, e entao o extremo norte fique “quente” como o sul, já que o frio dos caminhamentes desaparecerá, e tall), eles venham a ter filhos, vindo este a cavalgar o mundo, nas costas de um dragao seu, ou do próprio drogon.

    Pra mim, o targarien que está com o Senhor do Griffo (me esqueci do nome deles) nao será, rei, nao será esposo de dany, nem uma das 3 cabeças do dragao, seguindo a profecia da bruxa que diz para ela ter cuidado com o dragao do pantomimeiro. Acho que ele é esse dragao. Um dragao que foi conduzido para lá e para cá por Ylirio e pelo próprio griff. Acho que de alguma forma, haverá algum confronto, ou com jon ou com a própria dany, dele achar que merece ser mais rei do que ela rainha, por ser filho do filho mais velho e virará um blackfire da vida (rebelde) aos olhos dos demais.

    E para mim Dany é o “azor ahai”. As profecias sao esquisitas, nao necessriamente uma espada e uma espada, um homem é um homem. A “espada” de dany é o fogo de seu dragao, que foi inclusive despertado pelo sacrifício de sangue e carne da pessoa que mais amava, naquele momento. como Aegon disse, a espada de stanis tinha luz mas nao tinha calor. A “espada” de azor ahai queimava…

    disso tudo envolvendo sangue de drragao, só nao entendi por que quentim morreu se supostamente ele teria sangue targaryem. Dos que tem sangue targaryem, além de bem mulato plum, talvez o rivers que foi almirante da cersei, e tal, os que teriam maior propensao de montar o dragao sao o que está com o griff e jon (os outros que as vezes sao ditos com olhos turquesa e tal, ou o plum, pela história, nao poderiam ser). Mas como disse acima, eu acho que jon montará um dragao, o branco, o filho de raegar nao montará, por que ele quer o trono para si, entao ele nao virará rei, por nao o merecer, e nao casará com dany e nao terá um dragao.

    Para mim quem montará o outro dragao, o verde, será bran, que está para se tornar um vidente verde. a profecia de que voará se concretizará por ter o dragao verde como seu warg, como verão e outros animais e arvores e pessoas que ele quiser. Nao acredito na teoria do dragao de gelo, a nao ser que venha a ser femea, para se poder dizer que os dragoes perpetuarao, já que os 3 existentes sao machos, a princípio.

    Gostei muito da teoria de rickon e osha. nao tinha pensado nisso. Na de tormund também. Assim, vejo a dany se aliando a jon, com ou sem briga antes, eles se aliam para derrotar os homens de ferro, os targariem e depois os caminhantes, ou antes estes e depois aqueles, mas acho que o climax será derrotar os caminhantes, de uma vez por todas e assim derrubar a muralha, por que desnecesário e uma vez quebrada a magia da muralha, passe a só existir verao, e assim a profecia sobre ter um filho se concretizará.

    Rickon e Arya passarao a ter alguma importancia, quem sabe arya servindo dany, até ver que pode se identificar como uma stark, ou por suas vinganças vir a facilitar o trabalho de unificaçao do reino por parte de dany. nao acho que ela vá direto para jon, vai agir por conta. Rickon pode se tornar um poderoso guerreiro (este negócio de idade é relativo, cronologicamente ele já deve esetar com uns 11anos (arya e bran já sao mais adolescentes do que crianças) e até isso acontecer, ele ainda se desenvolverá com “homem” e como warg poderoso, quem sabe até como mago sob cuidado de bran, já que ele teve a visao do pai morto também) e talvez jon repasse o norte para ele.

    Digo repasse porque antes de ser atacado, jon iria atacar ransay com os selvagens e cavaleiros da rainha. Se ressucitado for realmente, vai querer continhar nesta empreitada, quem sabe até já livre de ser o senhor comandante, algo do tipo se me mataram, eu já cumpri o juramento do “até a minha morte”. Vencendo esta batalha, e a se acreditar que o livro seguirá a série neste ponto (só sei no fim do último episódio do 6o ano ele é proclamado rei do norte), será proclamado rei do norte. Entao se rickon aparecer antes, ele pode passar o reinado para o rickon (bran ainda nao estará lá, ou se estiver, provavelmente nao aceite, sua missao agora será mais espiritual e maior). Se rickon só chegar mais tarde na trama, jon já com dany, repassa o norte para ele do mesmo jeito.

    Jaime cansado das intrigas até fica com a brienne e se acerta com tyrion, ou é morto em batalha mesmo, ainda lutando pelos lanister, mesmo que nao esteja lutando pela irma em si.

    davos passa a ser o suserano das terras outrora controlados pelos baraethon, ou quem sabe recebe as ilhas de ferro, se os greyjoy forem destruidos, ou ficam com victarion mesmo, depois que euron for deposto.

    aí algumas coisas que eu acho. falou

Deixe uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons