The Last Kingdom – S02E02

Mais um episódio de The Last Kingdom e já temos dois novos personagens que seguirão com Uhtred daqui para frente.

Uhtred e Clapa

Antes de iniciarem a leitura, peço que deem uma olhada no meu projeto Drunkwookie no Padrim.  Caso decidam ser madrinha ou padrinho do site, seria fantástico. A contribuição servirá para o site continuar no ar e melhorar cada vez mais.

______________

Voltando ao post…

Para os leitores de As Crônicas Saxônicas é muito bem-vinda as inserções de Clapa e Sithric! Porém, se aliados novos apareceram nesse segundo episódio, traidores também surgiram.

O episódio se inicia em Cumbraland e continua exatamente de onde a trama parou. Os homens de Kjartan se apresentam para o Rei Guthred, mentindo serem homens do earl Brynjar.

Nesse episódio vemos um pouco das questões religiosas. Guthred dizendo que vai se batizar e por todo episódio podemos ver questões religiosas sendo citadas, juramentos firmados sob o martelo de Tor.

Esse assunto não é abordado da mesma forma incisiva que vemos nos livros, porem é suficiente para entendermos como o assunto era tratado na Inglaterra, naquela época. Essa disputa entre paganismo e cristianismo tinha o mesmo poder que as disputas por terras e territórios.

Uma cena com Uthred e Gisela que serve para mostrar que estamos diante de mais uma ótima personagem.

Depois vamos para os estábulos, onde há uma tentativa de sequestrar Uhtred. O único homem que fica vivo é Sithric, que terá grande importância na vida de Uhtred.

Hild se mostra uma personagem fascinante a cada episódio. A evolução dela é muito interessante de acompanhar, e vamos vendo uma guerreira se formando, pouco a pouco.

Me empolgo ao ver que a série leva em consideração os personagens ao redor de Uhtred. Nos livros, por ser narrado em primeira pessoa, muitas vezes perdemos essa sensação. E aqui, a ABC tem  a chance de abordá-los um pouco mais.

Agora passamos para uma discussão entre homens de Cumbraland decidindo o que será feito na Nortúmbria. É possível ver a animosidade entre Uhtred e a Igreja.

A despedida de Uthred e Beocca é emocionante. A conversa dos dois guarda uma mensagem importante. Sobre Æthelflæd e Gisela. É engraçado ver Beocca dizendo para Uthred não fazer nada estupido e que ambas mulheres citadas tem um propósito maior na política.

“Você precisa de um padre?” “Só se ele for Beocca”.

Na viagem de Cumbraland até Eoferwic podemos perceber que Uhtred inspira os homens do Rei e como isso incomoda os padres.

Aos poucos a série vai inserindo elementos que mostram que as atitudes de Uhtred irão “justificar”os acontecimentos vindouros.

Em Wintacester vemos Æthelflæd treinando com Steapa e a preocupação de seu pai a respeito de seu casamento.

Depois voltamos à caravana do Rei Guhtred.

Sithric. O filho bastardo de Kjartan, consegue falar com Uhtred e, jurando pelo martelo de Tor, o garoto se torna homem de Uthred.

Porém, mais uma vez a Igreja se incomoda com a postura arrogante de Uhtred. A construção dos problemas ao redor da pessoa de Uhtred, se dá de forma rápida, mas é bem satisfatória.

Percebemos que Guthred é um homem fraco e logo o abade faz sua cabeça.

Ainda no Norte, temos um momento de Uhtred a sós com Gisela.

A Igreja decide que precisam de homens tementes à Deus para livrar a Nortúmbria dos pagãos. E Ælfric, tio de Uhtred é um homem de Deus.

Com vários planos sendo colocados em prática, fora da vista de Uhtred, seguimos mais ao Norte, até  o acampamento de Siegfried e Erik. Ali vemos Haesten, um nórdico que trará muita dor de cabeça para Uhtred.

Haesten

O veremos por muitas temporadas, assim espero.

Mais uma discussão sobre atitudes, e Uhtred bate de frente com o Rei.  Guhtred de Cumbraland decide negociar com o pequeno exército de Siegfried e Erik.

A negociação acontece de forma pacífica e os dinamarqueses entendem a tensão entre Uhtred, a Igreja e o Rei e claro, se aproveitam disso para deixar claro que Uhtred se porta de forma errada, perante seu Rei.

York

Agora, em Eoferwic com os dinamarqueses como aliados, Guthred se prepara para atacar Kjartan.

Uhtred conversa com o filho bastardo de Kjartan para entender como funciona Dunholm. Mesmo não tendo boas notícias ele segue até o local para ver com seus próprios olhos e levar as cabeças dos homens de Kjartan que foram mortos, no início do episódio.

Ainda em Eoferwic, o abade planta dúvidas na cabeça do rei de Cumbraland, e o terreno da dúvida está preparado.

Nesse meio tempo, vamos à Bebbanburg e Ælfric dá seu preço pelo apoio à Guthred. A cabeça de Osbert por duzentas lanças contra Dunholm. Osbert é o nome de batismo de Uhtred.

Enquanto uma traição está sendo engendrada, Uhtred está buscando um modo de tomar Dunholm pelo medo.

O cavaleiro de Niflheim retorna! Kjartan pode não ter acreditado, mas isso é o bastante para desestabilizar seus homens mais supersticiosos. Confesso que de dia, essa fantasia impõem bem menos medo.

De volta a Eoferwic, Uhtred conversa com Guthred. Esse diálogo é bem interessante.

Ao pedir Gisela em casamento, e exigir que Guthred o trate como um Senhor do Norte, Uhtred acaba por colocar uma corda no próprio pescoço, pois suas palavras e atitudes “afirmam” tudo o que o abade disse ao Rei.

E por fim, nosso protagonista ri das palavras de Guthred, quando ele diz categoricamente que considera Uhtred uma ameaça a sua coroa.

Realmente a presunção de nosso protagonista o precede, assim como sua fama em batalhas.

Pela manhã Uhtred e Halig é feito de refém e vendido como escravo.

A explicação por Guthred não matar Uhtred é convincente.

Hild cavalga até Wessex e é preciso se esforçar para acreditar que ela chegou lá tão rápido. Atravessar a Inglaterra de Norte a Sul é algo, no mínimo, demorado.

É interessante ver a postura de Æthelflæd na mesa, e mais legal ainda ver a postura de Odda!

Teremos Ragnar cruzando os reinos para salvar seu irmão Uhtred, e no próximo episódio veremos Uhtred, o senhor de batalhas rebaixado à escravidão dentro de um barco a remos.

O episódio foi empolgante! O ritmo acelerado ajuda a empolgar! Já passamos da metade do terceiro livro, Os Senhores do Norte. E logo caminhamos para a trama contida em A Canção da Espada.

___________

E para quem quiser comprar os livros a melhor promoção é da Submarino!

Para comprar, clique aqui

2 Comentário

  1. Renan Renan
    31 de março de 2017    

    Quero saber se eles vão colocar um dos meus personagens favoritos: Finan, o Ágil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Madrinha/Padrinho do Drunkwookie

Veja o projeto no Padrim, colabore e concorra aos sorteios

Assine "Newsletter Drunkwookie"

Receba as publicações do blog, direto no e-mail!

Parceiros

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons