S04E10 – The Children

Estamos aqui reunidos para falar sobre o ultimo episódio da temporada.
Um momento triste… Agora a angustia de aguardar mais um ano começa…a partir de hoje.

Mas o episódio… Foi um bom episódio? Houve momentos de decepção? Momentos de alegria?

vlcsnap-2014-06-16-16h23m43s19

Sim. A resposta é sim, para a maioria das perguntas formuladas para essa season finale.

Parece contraditório mas não é…

O que o episódio nos trouxe…

IMG_4241-300x300

O episódio começa com Jon atravessando o campo de batalha indo encontrar Mance. O gigante ali caído, com os corvos devorando-o, foi uma fascinante.

O grande exército de Mance derrotado por alguns corvos.

vlcsnap-2014-06-16-09h45m24s170

Sei que houve baixas de ambos os lados, e que a guerra não acabou, mas a batalha foi ganha pelos Irmãos da Patrulha.

O diálogo entre Jon e O Rei-para-Lá-da-Muralha foi satisfatório. O modo como ele tratou Jon foi legal.

Pouca foi a participação efetiva de Mance na série, ficando em segundo plano total. Mas acho que tudo foi bem montado.

vlcsnap-2014-06-16-09h45m55s211

O que me intrigou foi Mance dizer que Mag, o Poderoso (o gigante morto no corredor da Muralha) era descendente dos Primeiros Homens, quando na verdade, no livro dizem que os últimos descendentes dos primeiros homens, eram os thenn.

Mas se a HBO alterou alguns pontos na cultura e na essência dos thenn, fazendo-os parecer um pouco mais com os skagosi, não vejo tão absurdo dizer que os gigantes eram descendentes dos primeiros homens (fazendo com que eles estejam mais parecidos com os thenn dos livros, ao menos historicamente).

vlcsnap-2014-06-16-18h17m30s203

Percebi que Mance citou Ygritte, depois teremos Tormund citando a selvagem. Um assunto que foi devidamente terminado ao final do episódio. Gostei da evolução de Jon e Ygritte, e todos os desdobramentos até culminar no fim dela.

O desespero de Mance em fugir dos Caminhantes Brancos é palpável.

Foi um embate interessante de assistir, mas o que vem a seguir quebrou o clima do episódio, e quebrou o clima que o livro impôs.

O aparecimento de Stannis deixou a desejar pois, assim como eu acredito que a maioria esperava que Stannis chegasse em um momento de desespero, de absoluta necessidade por parte da Patrulha da Noite.

vlcsnap-2014-06-16-09h47m58s136

Se Stannis foi mal desenvolvido na série, o momento de redenção dele, seria uma chegada triunfal. Uma batalha com resultado diferente àquela da Agua Negra.

Mas a HBO decidiu que Stannis não terá destaque, e seus feitos devem ser ofuscados de alguma forma.

vlcsnap-2014-06-16-09h48m46s100

Após a captura de Mance, vamos a Porto Real.

Lá vemos Meistre Pycelle, Meistre Qyburn e Cersei Lannister em volta de Gregor Clegane.

vlcsnap-2014-06-16-09h49m59s79

Um plot sendo iniciado para ser abordado na próxima temporada. A criação sombria de Robert, o Forte.

Uma ponta devidamente trabalhada para a próxima temporada.

Ato contínuo, Cersei se encontra com seu pai para conversar sobre seu futuro.

A atitude de Cersei, a vontade dela em defender seus interesses e seu único filho próximo, são visíveis.

E ela mostra para seu pai que está disposta a acabar com os Lannister. É triste ver o desapontamento dele ao ouvir as palavras de sua filha.

vlcsnap-2014-06-16-09h51m11s29

Definitivamente, deixar clara a situação de incesto entre ela e o irmão foi uma decisão errada da HBO. Ao menos foi assim que eu pensei quando vi o episódio. Mas depois eu percebi que não trouxe prejuízos maiores para a trama.

É um “defeito” da HBO.

Mostrar uma Talyssa grávida, mas que foi morta no Casamento Vermelho. Tywin saber do incesto, mas morrer minutos depois.

São informações que chocam, mas que não repercutem no futuro da trama.

vlcsnap-2014-06-16-11h32m09s190

É uma técnica para segurar o espectador… eu entendo isso. Por isso me apego mais ao fato de Cersei se jogar nos braços de Jaime após o “estupro”, do que ela ter insinuado ao seu pai de que dormia com seu irmão.

Voltar a se envolver com Jaime é uma mudança drástica na condução da história. Podendo trazer mudanças significativas, e confirmar ainda mais que a série seguirá caminho diverso do caminho dos livros.

vlcsnap-2014-06-16-11h32m34s181

Ainda assim, acredito que eles voltarão a se odiar, assim que Cersei descobrir que seu pai morreu e suspeitar que Jaime ajudou o anão a fugir.

Agora vamos a Meereen, e vemos a cena que fecha o núcleo Daenerys nessa temporada…

E ufa… ainda bem que acabou!

vlcsnap-2014-06-16-11h39m36s50

 Se Daenerys ganhasse um navio para cada vez que seus títulos fossem declamados por Missandei sempre que um senhor, um ex-escravo ou um pastor de ovelhas lhe procurar, ela chegaria em Westeros com mais barcos que Nymeria tempos atrás.

Iniciou e se manteve arrastado e sem desenvolvimento algum esse núcleo. Emilia Clarke me desapontou, interpretando cada vez pior. Salvou-se em dois momentos.

Quando expulsou Jorah Mormont de Meereen, e quando chorou por seus dragões (falarei mais a frente).

A grande decepção nessa temporada foi esse núcleo. Pq?

Desde o início podemos perceber que a HBO mudou bastante coisa para manter alguns núcleos interessantes. Vimos isso com Bran, quando chegou à Fortaleza de Craster, e vimos isso quando Cão e Arya se encontraram com Dentadas e Rorge.

vlcsnap-2014-06-16-18h21m02s13

Por isso acho que aqui (com Daenerys) a HBO deveria ousar mais, alterar mais algumas coisas. Talvez Daenerys andando pelo reino para conhecer seu novo “povo”. Sentindo na pele quais as mudanças que a libertação dos escravos podem trazer para uma civilização pautada no trabalho deles.

Aqui haveria uma liberdade maior em criar e modificar sem trazer grandes prejuízos para os eventos futuros.

Mas optaram por não mudar.

Até mesmo os cenários se tornam cansativo de se ver.

Esse cenário do Trono já saturou, assim como o modo das audiências com o povo.

Confesso que gostei do sofrimento do pai da criança incinerada e do modo como Emilia Clarke se posicionou.

vlcsnap-2014-06-16-11h40m17s215

E então os dragões são trancafiados por sua própria mãe.

Ela demonstrou dor ao prender seus filhos. Uma verdadeira mãe, triste por ser obrigada a isso.

vlcsnap-2014-06-16-16h26m09s192

Deu um desespero em ver os dragões gritando, não entendendo o porque foram aprisionados.

vlcsnap-2014-06-16-16h26m29s135

Do restante, espero que na próxima temporada, Daenerys seja desenvolvida de uma forma melhor.

Agora é hora de desenvolver a personagem. Não dá mais para continuar sentada no Trono ouvindo o povo.

vlcsnap-2014-06-16-16h25m31s74Espero que Hizdahr zo Loraq volte na próxima temporada, e que Daenerys passe a viver as intrigas dos nobres de Meereen.

 Voltando à Muralha, vemos todos os irmãos mortos. Foi uma cena impactante. Grenn estava ali…

vlcsnap-2014-06-16-11h43m18s234

Enquanto Meistre Aemon diz as palavras para o funeral, podemos ver uma cena sensacional. Entre Jon Snow e Melisandre, o fogo crepitando e dançando ao vento.

É aqui que eu digo… Será mesmo Stannis o campeão de R’hllor?

vlcsnap-2014-06-16-11h43m41s197

Um foco em Grenn me fez lembrar do quão valoroso ele foi, mantendo o Mag do lado de fora do portão.

A Muralha terá a presença de Stannis, e na próxima temporada teremos um Jon Snow que deverá lidar com isso. Stannis é um cara chato. Jon Snow teimoso. Como se dará a interação entre os dois? Será Melisandre quem mediará tudo?

Eu acredito que sim.

Achei muito bom o momento de Jon com o corpo de Ygritte. Cremá-la ao Norte da Muralha, aquele momento solitário, a dor, e o choro guardado.

vlcsnap-2014-06-16-11h46m52s53

Um momento silencioso para os dois. Foi mais bonito e tocante, do que a morte dela no episódio anterior.

vlcsnap-2014-06-16-11h47m00s142

A próxima temporada, com certeza, trará menos momentos na Muralha. A HBO está chegando muito próximo à história contada nos livros. E com certeza eles estão pensando em medidas para impedir isso.

De qualquer modo, Jon Snow se tornará Senhor Comandante da Patrulha da Noite na próxima temporada.

E enfim chegamos no momento que eu mais esperei, desde o início da temporada.

Eu sabia que o momento que eu gostaria de ver só se deu em A Dança dos Dragões, mas tinha esperanças de que a HBO adiantasse o aparecimento de Brynden Rivers. E eles adiantaram!

vlcsnap-2014-06-16-11h47m21s124

Um dos personagens mais fascinantes da série, aquele que ensinará Bran a voar.

E foi o momento que mais me desapontou na temporada inteira.

Se vocês perceberem, eu sou um cara otimista. Tivemos muitos episódios que muitos leitores reclamaram, e não gostaram. Eu sempre tentei ver o melhor lado.

Até mesmo quando Bran foi preso na Fortaleza de Craster eu vi o lado bom. Só que dessa vez, eu não consegui…

vlcsnap-2014-06-16-11h47m28s175

Tentarei me explicar… Vamos lá…

Acho que cabe uma ligeira explicação antes de começarmos a falar sobre essa cena. Digo isso porque eu mesmo me confundia no inicio da leitura dos livros.

vlcsnap-2014-06-16-11h47m42s51

Existem os Caminhantes Brancos (White Walkers, WW), também conhecidos como Outros. E existem as criaturas (wight no original) que são os corpos reanimados pelos Caminhantes Brancos/Outros.

Fiz essa diferenciação, para que vocês saibam, que, quando eu digo criaturas, estou me referindo às wight, e vice-e-versa, que nada mais são do que corpos reanimados.

Bom… essa cena me causou estranheza.

vlcsnap-2014-06-16-11h51m49s189

Mesmo sem Mãos-Frias, eu sabia que o momento que antecedesse a chegada à caverna de Brynden, seria um momento tenso.

Teríamos algumas criaturas (wight) atacando o grupo e eu queria saber como eles se safariam.

A HBO nos trouxe uma batalha muito bem feita. Os efeitos especiais estavam ótimos.

A cena teve duração suficiente para nos fazer sentir medo, desespero, e depois alívio com a ajuda (in)esperada de uma criança da floresta.

vlcsnap-2014-06-16-11h52m01s89

Então, o que me incomodou?

Me incomodou o modo com as wight foram apresentadas.

Criaturas totalmente decompostas. Passaram zumbis para esqueletos.

vlcsnap-2014-06-16-11h52m14s211

Sei que essa cena abre discussões para sabermos até que ponto chega o poder dos Caminhantes Brancos… mas será que isso estará nos livros ou é apenas uma liberdade estética que a HBO tomou?

Ainda não dá para ter certeza… então eu julgo como uma mudança ruim. Olhem nos livros:

A toda a sua volta, criaturas estavam a erguer-se de debaixo da neve.

Duas, três, quatro. Bran perdeu a conta. Saltavam violentamente por entre súbitas nuvens de neve. Algumas usavam mantos negros, algumas peles esfarrapadas, algumas nada. Todas tinham pele pálida e mãos pretas. Os seus olhos brilhavam como estrelas azuis claras. A Dança dos Dragões, capítulo 13, Bran II

 vlcsnap-2014-06-16-11h52m39s206

Talvez a minha insatisfação seja culpa do que li e do que imaginei.

No livro, fica claro que as criaturas são como aqueles mortos que vagavam em direção a Muralha, na season finale da segunda temporada. Pessoas ou animais mortos, em estágio avançado ou não de putrefação.

Percebam que há mais de uma passagem que deixa claro a existência de pele e carne, ainda que em decomposição.

Verão deitou o braço fora, torceu-se e mergulhou os dentes no pescoço do morto, sob o queixo. Quando o grande lobo cinzento se soltou, arrancou a maior parte da garganta da criatura numa explosão de carne pálida e podre. A Dança dos Dragões, capítulo 13, Bran II

Não sei teremos esqueletos ressuscitados pelos Caminhantes Brancos nos livros, e se tivermos, terei que aceitar. Mas eu não gostei.

Ficou muito Harryhausen os efeitos…

Não me agradou a decisão de retratar essas criaturas como esqueletos, assim como não me agradou a velocidade deles.

Para meu gosto estavam rápidos demais, mecânicos demais, decompostos demais… rsrs

Outro momento estranho foi ver como uma garota caçadora de rã, conseguiu usar um machado com extrema habilidade.

vlcsnap-2014-06-16-11h54m48s215

Acho que empregaram um velocidade muito grande às criaturas e para que o combate ficasse equilibrado Meera teria que ser uma exímia combatente… e mais para frente só com a ajuda de magia para dar cabo a todos esqueletos poderosos.

Não estou reclamando de efeitos especiais, pois até o momento a HBO superou em muito a minha expectativa. Poderia ser esqueletos feitos pela melhor empresa de efeitos especiais, com orçamento infinito.

Eu não sou fã de esqueletos e acho que não funcionam na história de Martin.

Voltando a falar do ataque surpresa das criaturas, o modo como Jojen morreu foi jogado. Esfaqueado daquela forma beirou o cômico. Aquelas facadas cadenciadas desferidas por uma caveira tirou toda a carga dramática que deveríamos ter sentido.

vlcsnap-2014-06-16-11h52m31s119

Mas essa é uma opinião estritamente pessoal. Esqueletos são cômicos. Eu não consigo me desvencilhar dessa “verdade” e por isso não gostei do modo como essa cena foi concebida.

Até o momento nos livros, não há menção de esqueletos reanimados pela magia dos Outros.

Na série, vimos que é possível.

No meio de tudo isso, um esqueleto explode.

vlcsnap-2014-06-16-11h55m20s16

Eu pensei em um milhão de possibilidades para aquilo ter acontecido. E não consegui chegar nenhuma conclusão.

Foi só então vi que foi Folha, a criança da Floresta, que estava lançando bolas de fogo contra as criaturas.

O bom e velho archote foi trocado por magia de fogo.

Uma nuvem de corvos estava a jorrar da gruta, e viu uma menina com um archote na mão correndo de um lado para o outro.

Por um momento, Bran pensou que fosse a irmã, Arya […] E, no entanto, ali

estava ela, a rodopiar, uma coisinha magricela, esfarrapada, selvagem, com o cabelo todo emaranhado.  A Dança dos Dragões, capítulo 13, Bran II

 vlcsnap-2014-06-16-11h54m17s160

Ao menos quando ela lançou a bola de fogo para queimar Jojen, quando ela se movimentou, algumas folhas caíram no chão. Achei de um cuidado sensacional com a caracterização da criança da floresta.

A bola de fogo não me agradou. Foi um deus ex machina. Uma solução espalhafatosa para resolver uma situação desesperadora.

vlcsnap-2014-06-16-11h55m07s139

O desenvolvimento que vimos nos livros caberia de forma perfeita para o desfecho da caminhada de Bran e a chegada à caverna.

O fim de Jojen

O garoto encontrou seu fim. Era esperado… Ele mesmo já havia prenunciado sua morte, então imaginei que aconteceria ainda nessa temporada.

Me surpreendi como aconteceu, mas no fundo sabia que ele morreria.

vlcsnap-2014-06-16-11h54m27s5

Gostei muito de ter visto Meera a todo tempo, defendendo seu irmão. Foi muito bonito.

Eu tenho um certo defeito, que é não me apegar a certos personagens.

vlcsnap-2014-06-16-18h35m10s26

Pyp, Grenn, Ros, Talyssa e outros que morreram, causaram comoção e revolta de muitos leitores/espectadores, mas eu não liguei muito.

E já achava, mesmo quando ainda lia Tormenta que Jojen só tinha um papel. Levar Bran até Brynden. E só.

Na série, cortaram ele agora para não contratá-lo para mais uma temporada, e depois darem um fim nele.

Para falar a verdade, os únicos dois personagens que fiquei triste com a morte, foi Varamyr, tendo em vista o conhecimento dele, e por ele ser um canal que saciaria minha vontade de ver troca-peles em ação, e Oberyn. Não imaginava um destino daquele para a Víbora.

vlcsnap-2014-06-16-18h34m33s183

E assim Jojen morreu, esfaqueado e depois teve um funeral rápido… Foi queimado (explodido na verdade), como havia sonhado na fortaleza de Craster.

 Brynden, o Corvo de Três Olhos

Bom… Mas eu queria ver Brynden…e consegui vê-lo. Mas a que custo?

A caverna protegida por magia ficou interessante de se ver. Um poder sutil, invisível, mas poderoso.

vlcsnap-2014-06-16-11h55m57s138

O ambiente sufocante da caverna me fez ficar tenso… e a cada passo de Hodor eu imaginava…cadê Brynden?…

As crianças da floresta correndo pelos corredores feitos de raízes. Foi fantástico.

vlcsnap-2014-06-16-11h55m39s212

Ele estava ali, absorto em sombras e raízes. Finalmente o Corvo-de-Três-Olhos que invade os sonhos de Bran aparece.

vlcsnap-2014-06-16-11h56m13s42

Quando eu o vi, me decepcionei. Esperava um homem fisicamente arruinado, alquebrado, com sua vida esvaindo do corpo. Um homem com aspecto pálido e doente. Enfim… um homem parecido com a descrição do livro.

vlcsnap-2014-06-16-11h56m42s74

À frente deles estava sentado um lorde pálido adornado de ébano, sonhando, num emaranhado ninho de raízes, um trono entretecido de represeiro que abraçava os seus membros mirrados como uma mãe abraça um filho.

O seu corpo era tão esquelético e a roupa estava tão apodrecida que a princípio Bran o tomou por outro cadáver, um morto escorado há tanto tempo que as raízes tinham crescido por cima dele, por baixo dele e através dele.

A pele que o lorde cadáver mostrava era branca, exceto uma mancha sangrenta que lhe subia pelo pescoço até à bochecha. O cabelo branco era fino e estreito como pelos de raízes e suficientemente comprido para roçar no chão de terra. Raízes enrolavam-se em volta das suas pernas como serpentes de madeira. Uma enterrava-se-lhe nas calças e penetrava na carne ressequida da sua coxa, para voltar a emergir do ombro.

Um rebento de folhas vermelhas escuras brotava-lhe do crânio, e cogumelos cinzentos pintalgavam-lhe a testa. Restava um pouco de pele, esticada sobre a sua cara, apertada e dura como couro branco, mas mesmo essa estava a rasgar-se e aqui e ali aparecia o osso castanho e amarelo que tinha por baixo.

— Você é o corvo de três olhos? — ouviu-se Bran perguntar. A Dança dos Dragões

 Depois de alguns minutos, absorvendo as informações que a série nos transmitia eu pensei:

Se a HBO mudou o nome de Asha, pois acharam que os espectadores confundiriam com Osha, é capaz de terem feito um Brynden sadio, para que os espectadores não o confundisse com um Caminhante Branco.

vlcsnap-2014-06-16-17h16m45s81

Será que foi isso? Pode ter sido.

Mesmo assim, eu me decepcionei. A situação física de Brynden é uma informação importante. Deveria ser tratada na trama. Mais um equívoco da HBO.

Bem… O interessante dessa cena foi que avançamos bem na trama, e tivemos um capítulo de A Dança dos Dragões, já nessa temporada.

Acredito que a participação de Bran será diminuída na próxima temporada, pois o desenvolvimento de seu núcleo está bem avançado.

Bran aprenderá a voar com Brynden. Eu não vejo a hora de ver isso.

Agora vamos para a finalização do núcleo de Arya e os novos caminhos que seguirão Cão, Brienne e Pod.

vlcsnap-2014-06-16-11h57m27s21

Como havia dito na página do FB, logo após meu irmão ver o preview do episódio 10, ele descreveu como seria essa cena. E não é que ele acertou?

O núcleo de Brienne está totalmente adiantado e alterado.

O ultimo capítulo de Jaime em A Tormenta de Espadas é aborda o momento em que ele entrega a Cumpridora de Promessas para Brienne.

Sendo assim, podemos perceber que tivemos uma grande evolução de O Festim dos Corvos, já nessa temporada.

vlcsnap-2014-06-16-17h26m44s192

A mudança é drástica. Brienne encontra-se com Arya e luta com o Cão.

É nesse momento que eu deveria surtar comas mudanças?

Não. Eu simplesmente achei espetacular a ultima cena da season finale da 4ª temporada.

Que luta insana. Cão e Brienne lutando com uma selvageria sem limites.

vlcsnap-2014-06-16-15h11m11s29

O que mais me chamou a atenção foi ver Cão deixando claro que todas as pessoas que poderiam ajudar a garota estão mortos. E dando ênfase a espada Lannister que Brienne carrega.

Quando os dois sacam as espadas, percebam a cara sádica de Arya. Ela está empolgada com o embate entre os dois.

vlcsnap-2014-06-16-15h09m13s131

A luta é fenomenal. Espada, pedra, soco, mordida, orelha arrancada, mais pedrada, mais porrada, queda… Enfim… Uma luta sensacional.

Se os dentes de Oberyn caíram com uma porrada, os do Cão ficaram firmes depois de uma sequencia de pedradas e socos de Brienne.

vlcsnap-2014-06-16-15h10m37s199

E assim, Brienne deixa o Cão e parte em busca da Stark fugitiva.

Arya se encontra com o Cão, e podemos ver que a menina não demonstra sentimento algum.

vlcsnap-2014-06-16-15h11m29s206

Deixa o Cão para morrer, privando-lhe de uma morte limpa e justa.

Eu fui surpreendido. Achei que ela lhe daria uma morte. Mas a frieza da garota mostra que ela está pronta para se tornar o que se tornará na próxima temporada.

vlcsnap-2014-06-16-15h11m41s72

O núcleo de Arya se demonstrou com ritmo, mas trouxe elementos dispensáveis. Mas com esse fechamento de 4ª temporada, não há como negar, ela é a queridinha dos espectadores, e terá um tratamento especial, sempre.

vlcsnap-2014-06-16-17h27m31s178

Na próxima temporada, ela será treinada na Casa de Preto e Branco. Assim como Bran será treinado por Brynden, e Sansa por Mindinho.

A próxima temporada é uma temporada de preparação para os Stark… e cada vez que penso nisso, fico ansioso por os Ventos do Inverno.

A fuga de Tyrion

Jaime e Tyrion, em mais um momento comovente. O abraço dos dois foi fraternal. Foi um desejo de boa sorte. Eu gostei demais. Até mais do que o desdobramento dos livros.

vlcsnap-2014-06-16-15h12m47s217

Muitos querem saber sobre Tysha, e se decepcionaram com a falta de menção sobre ela. Se percebermos, a HBO não fala dela a muito tempo. Inseri-la novamente nesse momento, traria mais dúvidas do que respostas.

vlcsnap-2014-06-16-15h13m20s32

E realmente… seria importante saber para onde a primeira esposa de Tyrion foi?

Acho que seria importante se a HBO não demonstrasse um Tyrion tão apaixonado por Shae.

O modo como ele expulsou Shae de Porto Real, o modo como ele ficou ao ver sua confissão no julgamento, tudo isso serviu para mostrar que Tyrion amou Shae verdadeiramente, e assim Tysha foi deixada de lado pelos produtores.

O encontro de Tyrion com Shae foi bem diferente daquele no livro.

vlcsnap-2014-06-16-15h14m03s220

Quando chegou à cama, Tyrion afastou as cortinas e ali estava ela, virando-se para ele com um sorriso sonolento nos lábios. Morreu quando viu Tyrion. A moça puxou os cobertores até o queixo, como se isso a protegesse.

– Estava à espera de alguém mais alto, querida?

Grandes lágrimas molhadas encheram os olhos dela.

– Eu não queria dizer aquelas coisas, a rainha obrigou-me. Por favor. Seu pai assusta – -me tanto. – Sentou-se, deixando o cobertor deslizar até o colo. Por baixo encontrava-se nua, exceto pela corrente que trazia à garganta. Uma corrente de mãos de ouro ligadas, cada uma segurando na seguinte,

– Minha senhora Shae – disse Tyrion em voz baixa. – Todo o tempo que fiquei na cela negra esperando morrer, não parava de me lembrar de sua beleza. Vestida de seda ou tecido grosseiro, ou de coisa nenhuma…

– O senhor deve estar de volta daqui a pouco. Você devia ir, ou…, veio me levar?

[…] A Tormenta de Espadas, Tyrion

Lá, Shae ainda tenta se explicar. Diz que foi obrigada, e pergunta se Tyrion está ali para leva-la. E ele se demonstra amargurado.

Já na série da HBO Shae não demonstra arrependimento, tanto que tenta mata-lo com um punhal, assim que o enxerga. E Tyrion por sua vez, chora ao se ver obrigado a matar a mulher que amava.

Acho que a essência de Tysha está em Shae. Ao menos no que se refere o amor de Tyrion.

vlcsnap-2014-06-16-15h13m56s150

Depois disso o pequeno leão vai atrás de seu pai.

E o desenvolvimento da cena se dá quase igual à do livro. A Diferença é que Tysha não é a puta mencionada, e sim Shae.

vlcsnap-2014-06-16-17h40m34s58

Na série, Twyin suspeita que foi Jaime quem o libertou, já nos livros ele supõem ser Varys.

Isso demonstra como Tywin é inteligente e sagaz.

vlcsnap-2014-06-16-15h14m47s145

E finalmente, ao chamar Shae de puta por duas vezes, Tyrion mata seu pai, ruindo assim a família Lannister.

Só eu percebi como Varys gostou do resultado de tudo isso?

vlcsnap-2014-06-16-15h14m19s124

Eu fiquei triste por que Tyrion não disse a famosa frase: No fim das contas, Lorde Tywin Lannister não cagava ouro.

vlcsnap-2014-06-16-17h41m36s157

Fui consultar os livros e me surpreendi. Tyrion não diz isso… Apenas pensa consigo mesmo.

Será que por isso os produtores optaram por não incluir a frase?

Talvez.

E finalmente, Arya usa a moeda de ferro dada por Jaqen… e deixa Westeros…

vlcsnap-2014-06-16-15h16m52s119

Todos estavam esperando esse momento. Quem leu o livro sabia que ela usaria no final da temporada. Quem apenas acompanhava a série pensava; Quando essa menina usará aquela moeda?

vlcsnap-2014-06-16-15h17m05s245E pronto… agora ela será outra pessoa…

vlcsnap-2014-06-16-15h17m34s23

Fim…

Conclusão

E nós ficamos órfão de Arya, Tyrion, Jon, Daenerys e todos personagens de GOT… só daqui um ano…

Até lá temos muitas teorias para criar, debater, desfazer, recriar…

Até que saia Os Ventos do Inverno

Se eu tivesse que fazer uma conclusão sobre os acertos e erros da temporada, eu seria breve, pois as 10 resenahs que fiz retrata fielmente o que achei da série.

Acho que essa temporada teve muito mais acertos do que erros. Fui surpreendido em mais de um momento. Tive surpresas desagradáveis mas tive muito mais surpresas agradáveis…

A HBO sabe onde quer chegar. Isso é fato.

Se ela quer criar “regras” diferente das regras dos livros “os 13 Caminhantes Brancos”, ”Esqueletos reanimados”, ela criará e teremos que aceitar.

vlcsnap-2014-06-16-11h54m02s16

Acho que não está mais nas mãos de Martin.

Isso me surpreende e me tira da zona de conforto do tipo: “eu já li e sei o que vai acontecer”.

Isso é bom, mas as vezes é ruim.

Stannis eu percebi que será um personagem muito aquém do que realmente poderia ser. O desenvolvimento da habilidade de trocar de pele com os lobos ainda está muito mal explorada, e temo que não teremos exploração adequada…

Mas por outro lado temos ganhos com essas alterações. Até mesmo Martin se surpreendeu com o destaque que Margaery conquistou na série, graças a Natalie Dormer, mas também graças às mudanças da HBO.

vlcsnap-2014-06-04-10h20m43s100

Podemos ver que a abordagem na série do Mindinho é espetacular… Assim como Varys.

Enfim… São muitos detalhes…

No mais a série acertou mais do que errou, pois ela está dizendo constantemente:

Fizemos uma série para aqueles que assistem! Se vocês leram os livros, ok, sentem e se divirtam.

Acho  que é isso…

E que venha Dorne!

E que venha Lady Coração de Pedra.

Fiquei convencido a muito tempo de que ela não apareceria… mas com os murmúrios do pessoal, eu me empolguei… e esperava que ela aparecesse nos ultimos segundos… mas n ão aconteceu.

Espero que ela venha assombrar os Frey na próxima temporada.

lady_stoneheart___asoiaf___game_of_thrones_by_azad_injejikian-d5vuvtd

Acho que foi uma má escolha da HBO nos apresentar Brynden em detrimento de Cat…

Mas… eu prefiro o personagem de Brynden do que a Coração de Pedra…então, fiquei feliz.

______________________________________________

Bom… Espero que vocês tenham gostado da temporada e das resenhas.

Quero agradecer a todos vocês que acompanharam o blog nesses meses, sempre comentando, questionando e contribuindo para o crescimento do blog.

Obrigado a todos!

Àqueles que apenas assistiram a série, fica aqui a dica para que leiam os livros, e voltem para que possamos discutir as teorias aqui no blog. Tanto as min has, quanto as teorias dos leitores…

O blog continua abordando o universo fantástico de Martin…

Agora é me focar nos pedido dos leitores.

Sei que estou em falta com algumas continuações de post, mas agora terei mais tempo…

Eu pago minhas dívidas, e sei do significado de Valar Dohaeris…

Podem aguardar que sairá a continuação do post que trata da Dança dos Dragões que Martin publicou na série em Dangerous Women, e abordar mais algumas teorias sobre o que esperar de Os Ventos do Inverno.

Lerei os livros novamente, enquanto aguardo, e quem sabe acabo vendo alguma coisa nova nas entrelinhas…

38 Comentário

  1. Sirley Sirley
    17 de junho de 2014    

    Só eu tive a impressão de que o Varys está indo embora??? Tipo, ele pergunta pro Tyrion o que ele fez. Os sinos tocam, ele faz uma carinha assustada e senta-se ao lado da caixa de Tyrion. Ele está indo embora???? Não entendi mesmo!!!! Até pq, lendo os livros eu tive a sensação de que Varys sugeri a Tyrion que ele vá ao quarto do pai. Varys sabia o que Tyrion faria. Varys é um jogador tão bom quanto Mindinho e no final de Tormenta começamos a ter essa sensação. Senti MUITA falta disso na série. Mais que da Catelyn zumbi.
    E tb ri das caveirinhas. Parecia cena de video game. E tb não curti a caracterização do corvo de tres olhos pelo mesmo motivo que vc.
    Mas tb sou otimista! É uma boa estória contada de outra forma. Mas a essencia está ali.
    Obrigada pelas análises e abertura pro debate!!! 😉

    • LioStark LioStark
      17 de junho de 2014    

      Varys não é burro, no livro é persuadido por Jaime, na série ele ajuda Jaime a tirar Tyrion da Cela e quando tocam o sino, ele está longe demais para aparecer rápido, sabe que as suspeitas cairão em cima dele, e embarca. No livro ele sabia que se ajudasse teria de fugir.

      As caveiras estão fixes, o problema é que não assustam nem um bocadinho 🙂 apesar de serem mais rápidas são mais vulneráveis do que um zumbi, na 1ª temporada Jon mal conseguiu conter o Irmão Zumbificado. aqui os esqueletos foram facilmente dominados.

      Próxima temporada tens a Lady Stoneheart para contemplares mais efeitos especiais. Esta temporada foi Lobos Gigantes, Mamutes e Gigantes e claro, Dragões…. é muito guito para encenar isso ! 🙂

  2. victor victor
    17 de junho de 2014    

    Novamente mitando nas resenhas!! Você é o cara!! Showwwwwwww de bolaaaaaa!! Ano que vem tem mais..

  3. Leonardo Leonardo
    17 de junho de 2014    

    Só temos a agradecer por suas resenhas. Desde a 3ª Temporada não vejo um episódio sequer sem ficar ansioso pela publicação da resenha. E com isso acabei descobrindo suas teorias sobre os livros, que aliás são ótimos também. Valeu Drunk 😉

  4. Roberto Roberto
    17 de junho de 2014    

    Meu caro! Li atentamente a sua análise. Concordo com a maioria dos seus comentários. Os produtores criaram uma grande expectativa para esse capítulo final. Deve ser a razão da minha frustração, mas é como vc afirmou. A série é para quem assiste e estes devem ter adorado tudo. Agora aqueles esqueletos me lembraram do programa Pé na Cova, kkkk. Abraços e parabéns.

    • Letícia Letícia
      17 de junho de 2014    

      Eu lembrei muito de “pé na cova” achei bizarrinho e até engraçado, foi clichezão mesmo

  5. Pati Pati
    17 de junho de 2014    

    Estranho, eu vi o Mance dizendo que os gigantes descendem de ANTES dos primeiros homens, e não que são os ultimos descendentes dos primeiros homens, mas pode ter sido algum erro na legenda, ou eu q ñ li direito…

  6. Lucas de Melo Facó Lucas de Melo Facó
    17 de junho de 2014    

    O ex-Meistre Qyburn é um dos meus personagens secundários favoritos dos livros e honestamente estou orgulhoso da atuação do ator inglês Anton Lesser.

    • LioStark LioStark
      17 de junho de 2014    

      Sim muito bom actor por acaso.

      Quanto à série, eu não tratava ninguém que me tinha deixado a morrer em Harrenhall, senão fosse o Rei Robb Stark ele estaria morto pelas mãos do Montanha. E agora está a tratá-lo? Com que finalidade? De cair em graça da Rainha ou de controlar o monstro que vai criar? Robert, o Forte hummm

  7. LioStark LioStark
    17 de junho de 2014    

    Boas, acho que se cria muitas expectativas da série. Ok o livro fala de cadáveres em decomposição etc, mas se pensarmos bem, os esqueletos enquadram-se melhor, se estão lá ha muito tempo (8000 anos) submersos debaixo do gelo.

    Já há muito tempo falei num post de um exército de mortos que tem vindo a ser recrutado desde a guerra da Alvorada, eles não precisam de andar a matar, simplesmente reanimam. Quando os caminhantes brancos chegarem à muralha chegam com tudo o que tem ….

    No punho não vimos esqueletos pois aquela deveria ser mais uma leva de recrutamento que por acaso acabou por se cruzar com a patrulha da noite, pois no livro até havia ursos gigantes e gigantes etc a atacar o Punho dos Primeiro Homens … simplesmete morreram ou foram mortos e eram reanimados como cadáveres.

    Gostei da parte dos esqueletos, notava-se que estavam ali há muito tempo, diria eu à 8000 anos na perseguição de AzorHai , e com o Inverno chegando despertaram o poder há muito sucumbido.

    Quanto ao episódio, a parte de Jon Snow como já tinha referido no episódio anterior ele tem de ter iniciativa de liderança, no livro ele vai obrigado parlamentar e com ordens de assassinar Mance, na série ele decide por si próprio matá-lo. A diferença é a idade do actor na série e no livro, ele não pode continuar a ter atitudes como tinha na 1º temporada e no livro, ele na série é já um homem com quase 20 anos e não com 16 anos.

    Noto uma certa vulnerabilidade financeira para desenvolver a série em questões de efeitos especiais. Os Dragões e esqueletos não estão mal, os WW e zumbis também não e mamutes e seus gigantes e lobos gigantes também não, só que não ha dinheiro para mais e isso nota-se na sua quase ausência na série.

    Pensem no orçamento de Avatar e o dinheiro que se gastou em dolares em efeitos especiais (foram milhões), GOT não tem a mesma hipótese de isso acontecer por isso eu não censuro.

  8. Charles Arthur Charles Arthur
    17 de junho de 2014    

    Acho que sua opinião diante da Lady Stoneheart é bem diferente da grande maioria dos leitores, que viram o último episódio esperando a cada segundo o aparecimento dela. Ela é o maior simbolo da vingança do Norte, e cortar fora da série só desagrada milhares de fãs do mundo todo.

    Não teve irmandade sem bandeiras, não teve as terras fluviais, os Frey, Edmure Tully, é como se eles tivessem dado a vitória para os traidores, como se a história que Bran falou no final da terceira temporada do “cozinheiro e da ratazana” fosse apenas pra iludir os que torcem pela vingança dos Starks (a grande maioria).

    Portanto a série perdeu MUITOS pontos comigo e eu realmente desconfio que na próxima temporada ainda irão ignorar a coração de pedra. Infelizmente.

    Outro ponto ridículo também ligado a vingança é O Montanha, que sentimos que o Oberyn conseguiu sua vingança quando no livro se descreve a agonia e os gritos desesperados que ele sofre depois do envenenamento, na série aparece ele dormindo tranquilamente, onde fica a vingança?

    Eles estão destruindo, o que pra mim, é o MELHOR dos livros, a reviravolta e as vinganças dos Starks e dos Martell, na série os Freys estão todos vivos e felizes e Oberyn morreu pra nada.

    ZERO esperanças que isso mude na quinta temporada, fico muito triste com isso.

    • 17 de junho de 2014    

      Entendo vc Charles.
      MAs é que…realmente… eu não gosto da Coração de Pedra. E entendo que a vingança do Norte virá pelas mãos dos Stark (Sansa, Arya, Bran e Rickon e Jon) cada um a sua maneira. E não só os Stark. os Manderly também. Assim como os Umber.
      Eu vejo Lady Cat como uma entidade sem proposito.. MAtará os Frey e só… Não gostei mto do modo como ela tratou Pod e Brienne. Acho que perdeu mto da essencia dela… AMs é uma figura forte, traz um medo consigo, e impactante… Para uma figura de ódio ela serve ao propósito…

  9. LioStark LioStark
    17 de junho de 2014    

    Opinando o episódio, sim muito bom embora muito acelerado em comparação aos outros episódios. Dá a sensação que correram um livro de Martin a correr em quase 1hora lool

    Tudo aconteceu rápido demais, só faltou mesmo Jon ser eleito Lord Comandante ahahah Jon e Muralha faltou Val e trombeta após chegada de Stannis … não sei como vai ser a próxima temporada sem Val nem sei o que vai levar Jon a Winterfell sem a existência de uma Arya falsificada enfim aguardar para ver este desenvolvimento,

    Arya e cão de caça, porque ela não o matou? acredito que ela pagou com a mesma moeda, ele nunca teve misericórdia com as suas vítimas e ela também não teve com ele, apesar disso, acredito que ela começou a gostar dele um pouquinho, porque até agora ele foi o único que lhe contou a verdade fria e dura e de certo modo abriu-se com ela sobre a sua infância e ensinou-a a matar etc … ela tirou a prata fazendo-o sentir fraco, e que os fracos não precisam de prata pois vão morrer.

    Grande combate de Brienne com Cão de Caça, ela ganhou dele pois ele já estava bem mais esgotado e ferido mas a raiva dela me faz lembrar de Sor Duncan, o Alto 🙂 não tenho dúvidas que ela descende dele. Não acredito que cão de caça morra, até acredito que seja ele que mate o seu irmão não sei, mas este combate serviu-lhe de uma boa lição, humildade, arrependimento, aceitação que ele não é invencível.

    Sansa desapareceu este episódio, mas agora deixa de ser um peão para ser quem sabe a rainha num jogo de xadrez 🙂

    Arya é uma personagem querida sim, nos livros até sinto a dor que ela sente ao ver a sua casa a ser exterminada e assassinada, então que vá para bravos mude de cara e que mate Freys 🙂

    Bran finalmente chegou, creio que nos livros jojen está vivo …a menos que os produtores ja saibam que Martin o mate nos Ventos do Inverno. Se jojen morre quem será o herdeiro dos cragnomanos?

    Tyrion e Jaime Lannister, bem o que dizer? Há aqui uma boa adaptação da HBO que poucos que leram os livros não dizem nada contra, mas tudo o que for diferente fazem logo uma tempestade num copo de água. Na despedida, abraço e até o beijo fraternal foi bom só que acho faltou música para comover o telespectador, se bem que no livro foi deixado um clima de vingança entre os dois irmãos. A mim parece-me que Tyrion salvará ou intrometerá entre Jaime sei lá, talvez Dan, Jon ou Bran num futuro próximo. Os dois amam-se…

    Tyrion começa uma jornada decadente a partir de agora, se achamos que ele foi bom actor nestas temporadas veremos o seu melhor agora nas próximas 3 temporadas. Humildade, vergonha, humilhação, sofrimento e INTELIGÊNCIA LANNISTER.

    Este ano não sei se ele ganhará outro Gremmy mas sem dúvida se explorarem a personagem tal como é nos livros ele ganha nos próximos anos vindouros. Para quem está habituado a ver um anão Lannister a rugir por Westeros a desafiar e a questionar honra e dever de outras casas submetendo-as à sua vontade com manipulação psicológica. bélica e monetária, ou seja, o poderio da Casa Lannister, verá um Leão abatido, mas quando se erguer não será um Leão, mas sim um Dragão raivoso e ressentido que cairá sobre Westeros, principalmente em Porto Real e quem sabe em Lannisporto 🙂

    Ora bem, Daenerys Targareny – Drunk critica a actriz e com alguma razão, bem eu não critico nem criticarei só pelo facto de não ler os trechos dela nos livros, é uma personagem central na série sem dúvida, mas de longe não é a minha favorita, como não me simpatizei com ela nos livros, não seria na série que isso aconteceria, até podia ser outra actriz toda gostosa e boa de língua teatral tipo Cersei que eu era incapaz de gostar dela ainda assim 🙂
    Não sei bem porquê que não gostei muito dela, talvez não goste muito da Casa Targareny por serem loucos ou assim, e na série a misericórdia dela com os Mestres acaba por ser um acto de loucura, ate Selmy Barristan a olha com indignação, Jon por outro lado, consegue ser mais humano ao poupar, alimentar e proteger os selvagens, mesmo após eles terem tentado matar e invadir o Castle back. Se ele for um Targareny olha paciência, na história de Westeros houve poucos bons Dragões como houve mais maus Dragões, Viserys era mau e talvez Dan também demonstre ter um lado de loucura LOOL

    Theon Greyjoy com os Boltons em Winterfell e estamos quase a alcançar o último livro ….

  10. LioStark LioStark
    17 de junho de 2014    

    Aspetos relevantes, drunk diz pontas soltas :

    Quem e onde está Rickon Stark? Ele sim, será o herdeiro de Winterfell … Mais duas temporadas sem ver esse Stark que acredito que a Casa Stark sobreviverá através dele lá no último livro. Bran aleijado, e segundo Ned não poderá ter filhos, não pode continuar com a linhagem, Robb na série deixou um filho na barriga na mulher traidora que foi hospedada em Castle Rock, Talvez no livro Jaime tenta assegurar a descendência Stark para o Norte ganhar rumo ao saber que a Arya que o pai enviou para o Norte não é propriamente a Arya Stark mas a amiguinha de Sansa. Ele quer restaurar a sua honra. Mas na série sobra só Rickon como Herdeiro capaz de assegurar a linhagem isto senão se cruzar com Loras Tryell LOOOOL

    Torta Quente diz várias vezes “Winter Hell” Inferno de Inverno?
    Talvez tenha razão, quando o inverno vem, um inferno gelado vem com ele e todo o poder do norte virá com ele, transformando o mundo num verdadeiro inverno infernal.

    . Ora vejamos então o que interpretamos disto : Winter fell podia significar sei lá sentimento do Inverno feel de sentir e Winter de Inverno, e qual o Lema da Casa Stark? The Winter is coming… Afinal quem são os Starks? Qual a ligação deles com o Inverno? Com os WW? Com os Filhos da Floresta e Gigantes? Só Brandon poderá dizer nas próximas temporadas 🙂

    Jon e Cat voltarão a encontrar-se? E em que circunstâncias??? Algo que eu espero que aconteça …

    Stannis diz que também tem visões e vê a sua morte, quem o matará? Dan ou Melisandre? Matará ele Tommen e Marcela Lannister? Algo imperdivel.

    Gendry? Será ele legitimado Baratheon por algum rei em honra a Robert? Ele aparecer na história de Westeros me faz questionar qual o seu verdadeiro papel, será ele o futuro esposo de Arya? Será que o desejo de Robert de juntar as casas Starks e Baratheon se concretize? humm so esperando mesmo.

    O Blackfire … O que dizer dele? Aguardar pelos livros também…

    Dito isto, é algo que seja difícil de dizer e opinar por enquanto … Só mesmo aguardando pelo lançamento do Livro em Outubro deste ano. Janeiro de 2015 já cá está na Europa xD

    Na minha opinião Martin já deve estar a trabalhar no último livro. O Livro ja deve estar pronto desde 2013 mas prontos, está aguardar até Setembro para oficializar o lançamento! Como qualquer escritor, o livro significa dinheiro, e haverá montes de gente que o comprará, nas férias de verão não pode ser, mas lá para o Natal quem sabe? Ha quem vai passar o natal a ler o livrinho do velhadas ahahahah

  11. Jean Correa Jean Correa
    17 de junho de 2014    

    Achei a caracterização do Brynden ruim também, mas o que eu mais senti falta foi a cicatriz que ele tem no rosto. Aquela é a marca registrada dele.
    Reparei também que Bran está sendo introduzido a magia, Arya sendo treinada para ser uma assassina perfeita, e Sansa sendo treinada para ser uma grande política/mentirosa. Pra mim, os Starks são fortes pretendentes ao Trono de Ferro/Vingança.

    • LioStark LioStark
      23 de junho de 2014    

      Ele é uma personagem secundária, Tyrion também é muito diferente no livro, por exemplo perdeu o nariz na batalha contra Stannis e na série só tem uma cicatriz e o nariz intacto. Não dêem muita importância à série pois é uma adaptação do livro que já vem a ignorar personagens e tramas que quem leu o livro vai custar um pouco a aceitar.

      Só me interrogo como é que vai ser com o filho de Robb? No livro vai nascer e crescer em Lannisporto, mas na série a mãe do bébé morreu também nas Gêmeas. Isso é que vai atrapalhar um pouco a situação de Jaime Lannister quando vier a ser capturado por Cat. É a única armadura que tem para que a Senhora Coração de Pedra lhe poupe a vida, sem isso ela vai matá-lo sem dó nem piedade. Vamos ver como a série vai desenrolar isso. São estas as minhas preocupações não pormenores fisionómicos de algumas personagens.

      Digo isto, porque está aqui realmente uma obra de arte que na minha opinião merece respeito e carinho não só pelos fás como pelos produtores/realizadores e atores que querem materializá-la. Não condeno alguma autonomia ficticia por parte deles mas que mantenham a produção o mais possível leal aos livros.

  12. Nelson Júnior Nelson Júnior
    17 de junho de 2014    

    Drunk, eu entendi que a linhagem do Mag, o Poderoso datava da época dos primeiros homens, e não que ele era necessariamente descendente deles.

  13. Odran Von Gutenweiss Odran Von Gutenweiss
    18 de junho de 2014    

    Bora lá!
    1° gostaria de lhe parabenizar pelo espaço que tu criastes para o nosso deleito…
    2° peço-lhe licença para tecer alguns comentários, que por mais obvieis que possam parecer, poderão ser objetos de discussão e amadurecimento de todos nós, fãs da saga. Então começo:
    a- o nome do episódio remetia claramente às crianças. Ora, que crianças poderiam ser estas se não as filhas (ou filhos) das florestas? Bom, então dirão: “fácil agora dizer isso, uma vez que já vimos o episódio…” É, poderia ter anotado antes, mas de que adianta discutirmos isto agora?
    Continuando: Se o titulo remete aos filhos da floresta, então Bran deveria encontrar o Corvo de 3 olhos ainda nesta temporada, certo?! O problema maior que vejo não é a caracterização dos zumbis de gelo (adotei este nome por achar mais adequado), muito menos a caracterização do Corvo de 3 olhos (não!).
    O maior problema é a HBO querer nos convencer que, sem a ajuda de ninguém, sem comida, sem orientação, etc., que Bran e Cia acabariam por encontrar o Corvo de 3 Olhos numa terra pra lá de desconhecida, numa imensidão de gelo e perigos desconhecidos.
    Ora, quando GRRM nos deu o ‘mãos frias’, o que ele pensou (certamente) era em criar um elo que pudesse fazer a transição plausível entre o conhecido e o desconhecido.
    Não se acorda em um belo dia de manhã e se diz: vou para uma terra longínqua, inóspita, totalmente desconhecida, em busca de um ser estranho que eu vi em um sonho. Sem rota, sem destino, sem saber se este ser existe ou não. Mas mesmo assim eu vou!
    E não só eu vou como vão comigo um bando de gente que, sabe-se lá o motivo, me seguem. Seguem eu, um garoto aleijado, filho de um senhor morto, dado como traidor, cujo castelo foi destruído, as terra perdidas, e os parentes mortos ou perdidos… Eu, um lobo, um debiloíde (felizmente grande e forte), um casal de irmãos que conheci a pouco e uma selvagem (a qual estou aprendendo a confiar – já que ela tentou me matar no passado).
    Bom no livro somos levados a acreditar que Bran realmente iria encontrar o vidente verde, porém na série da HBO somo pegos de surpresa pois o principal elo de ligação foi retirado da trama – o mãos frias.
    Como então, após chegar à muralha, tendo o irmão no campo de visão, próximo e acessível, alguém possa preferir se dirigir para o desconhecido, atrás de um buraco qualquer, a procura de um ser que, até então só existira em sonhos?
    Como?
    Sem o ‘mãos frias’, isto nos é entregue de forma avulsa e sem sentido.
    Quanto aos esqueletos e ao vidente verde, não vejo tanta descaracterização assim…
    Se você não leu os livros, passa muito fácil…
    Mas sem o elo de ligação, até para aqueles que apenas acompanham a série ficou difícil de engolir…

    Pensem nisso.

    Mudanças na série (adaptações, retirada de alguns personagens, descaracterização de outros), não será problema, desde que a HBO fixe-se na manutenção da lógica plausível para o desenvolvimento da estória…
    Faltou o ‘mãos frias’? Beleza! Mas coloque na estória outra elo para direcionar a comitiva ruma ao desconhecido-procurado: sei lá; um corvo que voa e indica o caminho; alguns represeiros que possuam galhos estranhos, que de certa forma indiquem o caminho a ser percorrido; etc; etc; etc;
    Mas que seja criado este elo em substituição e detrimento do ‘mãos frias’…

    Pelo menos uma coisa ficou clara: o Corvo Stark não é o ‘mãos frias’. Digo isso pois se ele sumiu na 1ª temporada, e se depois disso até uma patrulha com mais de 200 homens foi criada para encontra-lo, cria-se a expectativa enorme a respeito de seu paradeiro, e assim, em algum momento devemos ter ele de volta à estória. Se fosse como o ‘mãos frias’, beleza! Porém a HBO o retirou da estória. Assim, onde está o Benjen Stark?

    Abraço Drunk!

    • JNLopez JNLopez
      20 de junho de 2014    

      Parabéns Drunk, muito bom texto denovo, espero que tenha várias teorias para expor até o ano que vem.

      Achei o desfecho desta temporada muito bom, tirando alguns pequenos detalhes.

      A HBO foi inteligente em algumas soluções, como por exemplo a batalha na muralha contra os selvagens, porque gastar dinheiro fazendo duas batalhas (que com certeza seriam menores) em dois episódios e assim podendo quebrar um pouco o clima, se poderiam fazer tudo de uma vez só em um ep. (ficou muito bom).Tá, mataram um ou outro que poderia seguir vivo, mas pense nisso – quanto menos gente morre, mais difícil fica para HBO colocar novos personagens, é muita gente. Veja o caso de Sir Dontos, apareceu na 1ª temporada, sumiu e depois ressurge para 2 ep. nesta temporada (tenho certeza que muita gente esqueceu dele), mas ele era MUITO importante para uma parte da história fazer algum sentido.

      Por outro lado, não vejo uma grande necessidade do Mãos Frias, admito que ele seja legal e faz muito sentido no livro a sua existência, porém tinha quase certeza que ele não apareceria. Ele surge para guiar o Sam de volta para a muralha e mostrar o portão por onde atravessar (aqui fica claro o “poder” da muralha, uma vez que ele não pode passar) em troca que Sam encontre Bran e o mande até ele. Se o Sam atravessou a muralha sem a ajuda do Mãos Frias, por que ele teria que aparecer para guiar o Bran até o Corvo, para a HBO o incrível e inexplicado senso de direção de Sam e as visões de Bran e Jojen são o suficiente para explicar como cada um sabe para onde deve ir.

      Adorei o fim da dupla Arya e Sandor, pra mim muito melhor do que no livro. Ele sempre foi mostrado como um cara muito forte e excelente em combate (ele “mata” o Dondarrion, e impede que o Montanha mate Sir Loras – o cara é foda), fazer ele lutar contra a Brienne foi genial, ela dizia que lutava bem – vence um torneio mixuruca feito pelo Renly – mas nunca foi testada realmente em combate. Quanto ela se depara com um cara cuja a especialidade é matar, ela se sai muito bem.

      Então Sandor cai, Brienne procura por Arya e não a encontra (Arya a cada temporada melhor nisso), Arya desse para encontrar um Sandor Clegane quebrado, vendo que desta vez perdeu, sem esperança de ser salvo ele espera que ela faça o esperado, mate ele, assim ele primeiro sugere que ela faça isso (Arya não mostra qualquer emoção), depois tenta deixa-la furiosa para mata-lo (mais uma vez sem reação por parte dela), quase desesperado ele quase implora pela misericórdia, só então Arya se move, aproxima-se, e olhando para ele pega a prata.

      Arya não mata ele, e mais um detalhe, se não estou enganado nos livros é dito que “o Cão de Caça está morto”, mas nunca dizem que “Sandor Clegane está morto”, sabe como é o velho Martin, nem sempre gente morta tá realmente morta.

      Só não gostei de uma coisa, a fuga do Tyrion foi resolvida muito rápido, ficou mal explicado como ele saberia exatamente o caminho da cela onde estava até os aposentos do pai, na torre da mão. ele e Shae ficou bom (nada mais do que isso), ela querer mata-lo assim que o vê é lógico, depois do que fez com ele ela sabe que não haveria perdão por parte do anão.

      O dialogo entre Tyrion e o pai foi o melhor dessa parte, concordo do porque não mencionarem a primeira mulher de Tyrion, as emoções e razões foram substituídas por Shae desde o inicio. A morte em si foi boa, crua e sem frescura, prefiro assim.

      Quando Tywin diz “Você não é meu filho” e Tyrion responde que sim, ele é, e depois dispara o segundo dardo fez pensar – e se o anão é realmente filho dele, aquela teoria de Tyrion ser um bastardo Targaryen poderia estar parcialmente certa? E se Cersei e Jaime forem bastardos e Tyrion for o único Lannister (isso é insinuado ao Jaime por uma tia deles, se não estou enganado, no Festim dos Corvos, Drunk, ajuda aí com a cronologia).

      É isso, agora é esperar até o ano que vem.

      Até lá, espero muitas teorias para comentar.

    • LioStark LioStark
      23 de junho de 2014    

      Benjen Stark pode ser Mãos-Frias sim … Ou como tu dizes, não é. Bem isso só saberemos nos Ventos do Inverno, pois parece que o Prologo dos Ventos do Inverno é mesmo de Benjen Stark e ai sim, saberemos o que foi feito dele, se ele se tornou Mãos-Frias etc. Segundo se diz, que quem pôs os olhos no livro e leu não só esse prologo mas sim o POv de Sansa também vai existir uma retrospectiva sobre o Stark perdido ou dado como morto desde o 1º livro até à actualidade (dois anos), Vai acontecer tipo Jon de andar por e sofrer uma emboscada dos Outros e etc e veremos o que realmente aconteceu. Será ele destinado a ser o próximo Rei da Noite? Quem sabe, segundo se diz, o Rei da Noite fora um Stark e não um Bolton.

  14. Camarada Moderado Camarada Moderado
    18 de junho de 2014    

    Acompanho seu blog há tempos. Não sou de fazer comentários,mas acredito que os “zumbis”, servos dos Outros, são numerosos e remotam desde os tempo da chegada dos primeiros homens e da Patrulha da Noite.

    Por isso existe zumbis com grau de decomposição diferentes, e tal grau lhes conferes vantagens e desvantagens diferentes. Os mais novos são extramemente fortes, mas são mais lentos; já os antigos são mais leves e ágeis, mas também são mais fracos.

    E dada essa dimensão, dá para se notar que o problema com os outros é um situação muito pior. O número não vai ser cem mil, mas milhões, dezenas de milhões a tentar acabar com a muralha; este que parece ser o único bloqueio que Westeros tem.

    Isso se Sam não usar o Berrante e acordar o dragão de gelo e colocar tudo a perder( uma boa teoria, por sinal)

  15. Odran Von Gutenweiss Odran Von Gutenweiss
    20 de junho de 2014    

    Visões ou sonhos não fazem sentido, assim como inesperado sendo de direção de Sam.
    Mãos frias deve encontrar Bran e leva-lo ao Vidente Verde.
    Sam foi conduzido à muralha e como retorno deveria encontrar Bran e convencê-lo a ir ao Norte, já que até então Bran estaria indo para a Muralha se encontrar com seu único irmão vivo (já que os outros haviam se perdido e/ou morrido).
    Não se abandona a segurança por uma aventura, ainda mais se você for um alejado…
    Sonhos não justificam que Bran tenha encontrado o covil do vidente verde…
    CASCASTA!

    E sim!!! A série merece críticas!

    Produtores nem sempre tem o cuidado de manter a lógica da trama. Um exemplo é o que aconteceu com LOST…

    E quanto ao anão Tyrion, não creio que o fato de ele (Tyrion) afirmar pro pai que ele era de fato filho de Tywin…
    Tyrion não é filho de Tywin…
    O dragão de 3 cabeças precisa de outras duas…
    Quando Melisandre diz que com sacrifício de sangue irá acordar outro dragão, não significa necessariamente que ela irá despertar um dragão…
    pode ser que o sacrifício de sangue ‘real’ seja o de Jon, e que o dragão despertado seja Jon Targaryen, filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen…
    Quanto à fumaça e o sal, pode significar que tanto o sal quanto a fumaça seja utilizados no sacrifício de Jon, ao tentarem queimá-lo em uma pira no mar…
    Jon desperta de seu ‘coma’, e surge segurando sua espada, em meio a sal e fumaça, assim renascerá o Azor Ahai, o dragão ressucitado a partir do sacrifício de sangue ‘real’ de Jon…
    Quanto ao príncipe que foi prometido, ainda acredito que será o filho de Jon (frio) e de Daenerys (fogo), pois desta forma, mesmo que Jon seja o Azor Ahai, e que ele vença os outros com sua luminífera, ele não sobreviveria para governar o mundo, unificando todas as tribos e todos os reinos, no velho e do novo mundo…
    E assim, teríamos outra profecia cumprida, a que Daenerys sendo a mãe do príncipe que unificaria todos os clãs do mundo…

    • LioStark LioStark
      23 de junho de 2014    

      Humm talvez tenhas razão quanto ao filho dos dois … talvez Jon faça um filho na Dan nas cavernas do gelo onde trepou com Yrigite e morra no combate final. O velhadas já disse que vai ser um final agridoce quem sabe.

      Ou ele saia triunfante na batalha contra aos Outros e rodeado de homens de Westeros e Essos e que esses sobreviventes leais as suas casas e a Dan reconheçam o porque de o Príncipe Rhaegar Targareny dizer que o seu filho é o príncipe que foi prometido. Só um homem que protege o Reino dos Homens merece se auto-proclamar Rei dos Reis. E assim nasce uma nova Dinastia Targareny.

  16. Ellen Lapa Ellen Lapa
    20 de junho de 2014    

    Vim ler a resenha ansiosamente para ver se acredita que a última frase da Mão do Rei sustenta as teorias de um anão bastardo! Resenha muito boa, mas pra mim faltou essa discussão!

    • LioStark LioStark
      21 de junho de 2014    

      A caracterização fisíca de Tyrion Lannister no livro é bem diferente da sua caracterização da série. Mas sim, Tywin Lannister deve desconfiar da paternidade do anão…
      Só que contradiz-se muito nisso, primeiro é filho dele que é um Lannister e depois quando leva a flechada já não é?
      Outro dos motivos que leva a pensar que não é seu filho é o simples facto de colocá-lo em situações de risco tal como vanguarda e governo de Porto Real, creio que nunca o matou por ter só uma certeza, que ele é filho da Senhora Joanna Lannister, mulher que segundo dizem amava perdidamente.
      Barristan também afirma que existia uma paixão louca por parte do Rei Louco Aerys Targareny e por Joana Lannister e quem sabe se os dois nunca treparam (violação ou consentimento nunca se sabe) em Castle Rock ou em Porto Real quando Tywin Lannister era a sua Mão? Muito falta por descobrir vamos ver senão será já no próximo livro.

  17. Daniel Duarte Daniel Duarte
    21 de junho de 2014    

    Mto decepcionado com a HBO, mudam coisas demais, não colocam personagens do agrado do público, entre outros erros. Mão estou nem um pouco ansioso pra próxima temporada, estou ansioso para o sexto livro, isso sim. Dizem que vão mandar o Jayme pra Dorne, ou seja, mais erros da HBO a caminho.

    • Odran Von Gutenweiss Odran Von Gutenweiss
      23 de junho de 2014    

      Mas por ansiarmos o sexto e o sétimo livro é que nos peguemos assistindo esta série horrorosa…
      Já é complicado reproduzir uma estória escrita em um livro famoso, mais difícil ainda se for uma estória cheia de mistérios e magias, com seres mágicos em um mundo diferente do nosso. Fica mais difícil ainda se considerarmos o monte de produtores formados em harryporter college hall…
      Esta série é complexa, os personagens são bastantes reais em um mundo mágico.
      Alegorias são facilmente criadas, assim como falsos clichês e personagens adversos e desnecessários…
      Infelizmente os produtores da série, acostumados com historietas de zombies e outras espécies da cultura fantástica, acabam por decompor e simplificar a estória contada por GRRM.
      A inserção de cenas de sexo em detrimento a cenas de batalhas só diminui o valor da estória.
      O livro é em alguns momentos bastante sensual, mas não chega ao nível de depravação da série.
      Estereotipar alguns personagens, reduzir a importância de outros, descaracterizar vários, além de retirar outros tantos é destruir a obra de Martin.
      Parabéns HBO pelo índice de audiência… Mas a quê custos?!?!?!?!
      Aguardarei os próximos livros, não as próximas temporadas…

  18. Lady Glace Kelly Lady Glace Kelly
    25 de junho de 2014    

    Estou lendo O cavaleiro dos sete reinos e também acho que Brienne é descendente de Sor Duncan, pois nos livros há um escudo no castelo de Tarth parecido com o do Sor Duncan, mas ela não sabe de onde veio. Eo utra coisa que percebi, em outras discussões, comentaram que GRR Martin tem uma narrativa ciclica, toda estória remete algo ocorrido anteriormente e parecido, então a jornada de Arya e o Cão de Caça, lembra um pouco de Dunk e Egg, o que vcs acham???

  19. paulo paulo
    11 de julho de 2014    

    Acho essas teorias acerca da possíveis paternidades do JON e TYRION muito interessantes e instigantes, mas, apesar de muito bem construídas as pistas plantadas nos livros (que nunca teria descoberto, não fosse a internet) me incomoda profundamente o cliche do patinho feio que no final vira cisne. O bastardo e o anão que sofram de uma profunda angustia existencial ao longo da saga no final seriam principes dragões. Quebra um pouco a essência da obra do autor que é justamente criar um mundo de fantasia sujo, pesado, duro como a realidade, onde não existem finais felizes ao longo da jornada do heroi. Gosto mais deles como são. Um bastardo Snow e um anão Lannister, ao invés sapos que no final viram principes…

  20. Rafa Rafa
    13 de julho de 2014    

    Só eu achei estranho os Filhos da Floresta com essa tecnologia de explodir coisas (tipo pólvora) não terem facilmente ganhado dos Primeiros Homens? Eles escondem o segredo da pólvora e só usam contra os Outros, é isso?

  21. Odran Von Gutenweiss Odran Von Gutenweiss
    23 de julho de 2014    

    Com relação aos primeiros filhos, gostaria de ilustrar um detalhe que ninguém se apegou: o fato de eles serem poucos e com longa vida… Diferentemente, os homens são de vidas curtas e existem em grande quantidade…
    Assim, pensemos nos primeiros filhos como uma aranha caranguejeira, solitária, perigosa e fatal. Pensemos agora nos homens como as formigas corredeiras, pequenas, mortíferas, mas bem menos mortíferas do que uma aranha. Sem nos apegarmos aos tamanhos relativos (pois os filhos são menores que os homens, e as aranhas maiores que as formigas), simplesmente nos lembrando do detalhe ‘quantidade’, fica claro que os filhos da floresta nada poderiam fazer fronte aos primeiros homens, muito menos contra os que vieram depois…
    Portanto, mesmo que sejam letais e que conheçam os segredos do ‘fogo-vivo’ (não é pólvora!!!), eles não poderiam enfrentar os homens com sua superioridade numérica…

    Quanto aos esqueletos em detrimento aos zombis, não creio que tenha ocorrido uma perda para a estória… Pensemos que esse esqueletos foram tardiamente ‘levantados’, e mesmo que não existam tendões para moverem seus corpos, este poderiam se mover de qualquer forma… O que move é o desejo de vingança.
    Creio que o grande outro instigue os mortos a se rebelarem contra os vivos em uma espécie de vingança por terem sido deixados à própria sorte e morrerem pelo frio. Uma vez mortos, o frio passaria a alimenta-los e consumir seus anseios mais profundos, mostrando a eles que o que os restam é a necessidade de perpetuar o frio no mundo em um eterno inverno.
    Há características semelhantes nos ‘levantados’ pelo senhor da Luz… exemplo é a senhora coração de pedra… São movidos pela vingança contra aqueles que os mataram, ou que eram seus inimigos durante a vida…
    Assim, concluo que Jon, no momento que ‘renascer’ como Azor Ahai também buscará vingança, contra quem é o que iremos descobrir…

  22. calopes calopes
    6 de dezembro de 2014    

    A sua importante observação de utilizarem esqueletos ao invés de zumbis faz-me acreditar que eles eram meninos da floresta, o que ficaria muito explícito na segunda opção. O Grande Outro esteve por ali.
    Importante tb a menção da correlação entre os Gigantes e os Primeiros Homens, pois podemos imaginar um parentesco de sor Duncan e em consequência Hodor, c/ os mesmos.

    • liostark liostark
      8 de dezembro de 2014    

      Nao eram filhos da floresta … Eram do tamanho de homens e nao mais pequenos! No livro sao cadaveres … Nao puxes mais fantasia para aquilo que não é! A serie optou por esqueletos estragando um pouco a historia, e bolas de fogo nem existiu no livro, mas o episodio foi bom! Se George morrer antes de acabar os livros o final vai ser pessimo visto as alterações ao longo dos anos pela serie e que no livro ainda estão em desenvolvimento.

    • liostark liostark
      8 de dezembro de 2014    

      Boa observação … mas a parte dos caminhantes brancos ainda está por desvendar! Sabemos que eles nao gostam do quente e que matam crianças mulheres homens e animais! E depois requisitam nos para o seu exercito, a serie ainda nos diz que bebes sao aproveitados para os transformar caminhantes brancos, nao faz sentido, pois quando os primeiros homens vieram os caminhantes brancos ja la estavam… entao quem seriam os caminhantes brancos?

  23. calopes calopes
    6 de dezembro de 2014    

    Ora, os Stark possuem descendência do Primeiros homens, logo poderia haver traço Stark em sor Duncan e consequentemente em Hodor( a sacana da velha ama deveria saber desse fato).
    A identidade do gigante relatado em : ““O gigante numa armadura de pedra, mas, quando abriu a viseira, nada havia lá dentro a não ser escuridão e um espesso sangue” seria revelada, é sor Duncan cujas as veias corria sangue Stark.
    Explicaria tb a forte ” interação entre Bran e Hodor.

    • liostark liostark
      8 de dezembro de 2014    

      não … esse gigante de armadura de pedra é a montanha renascida pela magia negra! è o campeao de Cersei, Bran viu de inicio que os lannister seriam a desgraça da sua casa! Mas não ha mal sem bem, isso permitiu ele desenvolver poderes ocultos e perdidos ao longo da sua geneologia Stark. Sor Duncan morreu com o Rei Aegon! Não volta mais … Agora acredito que Brienne e Hodor sejam da sua descendência e que muito farão nos próximos livros.

      • calopes calopes
        8 de dezembro de 2014    

        Concordo contigo em uma coisa, nessa ” Guerra” os mortos podem ser mais perigosos que os vivos.
        No mais estamos em direções diferentes, não levaríamos a uma confluencia se de minha parte fizesse uma longa justificativa do meu ponto vista.
        Porem, pq escrever uma longa ” historia” sobre Aegon V e Sor Duncan? Claro, aí houve uma grande ” torção” nos eventos.

  24. Rogger Rogger
    8 de abril de 2015    

    Uma personagem que vem caindo drasticamente em meu conceito é a Daenerys.
    No inicio dos livros eu tinha a Daenerys como a “nova esperança”. Contudo com o avançar da história, com as atitudes dela e a história do núcleo dela, a personagem foi caindo no meu conceito.

    Essa parte dela na Baia dos Escravos é chata. Enquanto Westeros está fervilhando, ela tá brincando de castelo.

Deixe uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons