O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Parte I

foto

Quando finalmente terminei de ler a pagina 801 de “A Dança dos Dragões” pensei:

George R. R. Martin é o cara!!! Ainda que “A Dança dos Dragões” não tenha superado “A Tormenta de Espadas”, este livro tirou meu fôlego diversas vezes, fez eu xingar diversas vezes, rir diversas vezes, e reler o mesmo parágrafo diversas vezes com uma expressão de “wtf???… Jon Snow… morreu?”

Eu não consigo imaginar como ele conseguiu desenvolver essa técnica narrativa ao longo dos anos.

Acredito que R’hllor, juntamente com os Sete e os deuses antigos, o abençoou para explicar como ele consegue utilizar esses maravilhosos cliffhangers.

1434395654_jon-snow-zoom

Elogios à parte, vem agora o pior momento do término da leitura. Esperar até 2014 para ler o próximo livro.

Mas até lá, minha cabeça ficará pensando em como serão os desdobramentos do livro, e as teorias fervilham na cabeça.

Por isso resolvi postar minhas ideias e quem sabe acender uma discussão sobre o futuro dos livros. Sintam-se a vontade para comentar, discordar, concordar.

Se você ainda não leu os cinco livros, ou não queira saber das minhas opiniões sobre o que eu acho que acontecerá, é melhor parar de ler daqui pra frente…

DRUNKWOOKIE SPOILERS

Como o conteúdo é grande, acho melhor tratar por personagens, em post separados.

Começamos então pelo mais amado…

Jon Snow

Jon Snow morreu?

Ao menos foi o que G. R. R. Martin levou a crer no final do capítulo do personagem. Lembrando que até o momento, Martin não matou ninguém em seu próprio POV.

A “morte” de Jon Snow veio para comprovar e amarrar várias pontas soltas.

Vou explicar por que Jon Snow “morreu” de fato…

Game-of-Thrones-Jon-Snow-Dead

Comprova a visão de Bran Stark

Primeiro por que a morte do Jon Snow ratifica o sonho verde de Bran onde ele, através do represeiro, vê o irmão morto.

“Finalmente, ele olhou para o norte. Ele viu a Muralha brilhando como cristal azul, e seu irmão bastardo Jon dormir sozinho em uma cama fria, sua pele ficando pálida e dura como a memória de todo o calor que fugiu dele … Norte e norte e ele olhou, a cortina de luz no fim do mundo, e então além dessa cortina. Ele olhou profundamente no coração do inverno, e então ele gritou, com medo, e o calor de suas lágrimas queimou seu rosto” A Guerra dos Tronos – capítulo 13, Bran III.

(Valeu Diego, pela citação)

Percebam que desde o primeiro livro, Bran já havia sonhado com a morte de seu irmão.

jon-snow-and-bran-stark-house-stark-24505362-1280-720

Ou seja, G. R. R. Martin deixou essa ponta solta e agora deve amarrá-la. Sendo assim, Jon devia morrer ou estar bem próximo da morte.

Essa visão comprova a morte de Jon Snow?

Não, mas ela parece bem incisiva, levando a crer que Jon tenha morrido.

Um outro motivo para a suposta morte de Jon é que seria uma oportunidade única dele conseguir controlar sua habilidade de warg.

brandon_lr_by_artgerm-d6nyunq

Só um homem em mil nasce troca-peles — disse Lorde Brynden — e só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde.

Oportunidade para Jon finalmente ser um warg

O prólogo de A Dança dos Dragões (o melhor prólogo que já li) nos mostra Varamyr Seis-Peles, um selvagem com habilidades idênticas aos filhos Starks, capaz de comandar e assumir o controle de seis diferentes animais. Um warg.

jon_snow_thrones 1

Bom… acredito que Martin nos mostrou aqui até onde o poder de um troca-peles pode chegar. E não acho, ou pelo menos não quero acreditar, que esse nível de demonstração do poder de um warg acabe aqui.

Os Starks (pelo menos alguns) já demonstraram suas habilidades ao longo dos 05 livros.

Bran Stark usa sua habilidade satisfatoriamente e já tem acesso à Verão, corvos, represeiros e até ao Hodor.

–  Sansa não teve a oportunidade de descobrir seu vinculo com Lady.

– Robb nunca demonstrou conhecer esse vinculo com Vento Cinzento, mas acredito que isso se deva ao fato de não haver um POV dele. mas dá para ter uma noção de que ele entendia a ligação com Vento Cinzento, mas decidiu parar de “alimentar” esse vínculo quando ele achou que seus irmãos Bran e Rickon morreram e os lobos não ajudaram.

– Rickon também não, mas é certeza que terá desdobramento sua história, demonstrando um forte vinculo. o que já podemos ver é que a emoção do garoto está afetando o comportamento de Cão Felpudo.

– Arya está separada de Nymeria (mas ainda acessa Nymeria involuntariamente em sonhos) e teve um evento isolado com um gato em Bravos.

– Jon Snow sabe que tem um vínculo com Fantasma, mas parece não aceitar. E esse vínculo foi demonstrado na narrativa de forma morosa, em minha opinião.

Foram dois momentos marcantes onde mostra Jon Snow consciente de sua situação de warg:

O sabor do sangue quente encheu a boca de Jon, e compreendeu que o Fantasma matara naquela noite. Não, pensou.Eu sou um homem, não um lobo. Esfregou a boca com as costas de uma mão enluvada e cuspiu. A Dança dos Dragões – Capítulo 10, Jon III.

“Jon cheirou Tom Barleycorn antes de o ver. Ou teria sido o Fantasma a cheirá-lo? Nos últimos tempos, Jon Snow sentia por vezes que ele e o lobo gigante eram um só, mesmo quando acordado.” A Dança dos Dragões – Capítulo 36, Jon VII.

ghost-jon-snow-30527975-500-281

Penso que Martin começou, sutilmente, inserir Jon na pele de Fantasma. Só que Jon tem muito de Ned Stark e se mostra ser um cara racional, achando até errado esse vínculo com Fantasma.

Ele é um garoto que quer ser homem. “Mate o menino” ensinou Aemon. E sonhar que é um lobo, pode soar infantil. Percebemos também como ele se sente incomodado com a magia e a presença de Melisandre. Mesmo após todos os apelos de Melisandre para que ele ficasse próximo ao seu lobo, Jon Snow ignorou o pedido.

Acredito então que no próximo livro, G. R. R. Martin abordará essa temática.

E com a morte de Jon Snow, ou talvez um estado comatoso, Jon Snow viverá temporariamente dentro de Fantasma.

Isso dará oportunidade para que ele entenda o processo de trocar de pele de uma forma forçosa.

Não haverá escolha. Jon estará em Fantasma e precisará entender tudo isso. Ele aprenderá bastante nessa situação.

IMG_5614

A própria Melisandre viu nas chamas um Jon Snow, sendo homem, se transformando em lobo e voltando a SER HOMEM.

As chamas crepitavam suavemente, e no seu crepitar ouviu o nome sussurrado de Jon Snow. A longa cara dele flutuou na sua frente, retratada com línguas de vermelho e laranja, aparecendo e voltando a desaparecer, uma sombra entrevista por trás de uma cortina esvoaçante. Ora era homem, ora lobo, ora de novo homem. A Dança dos Dragões – Capítulo 31, Melisandre I.

Assim, temos a comprovação de que Jon ficará por um tempo dentro de Fantasma, e após voltará. Ele voltará dos mortos ainda mais forte.

Captura de Tela 2016-05-02 às 12.21.03

Imagine o POV de Jon do próximo livro. Começando com ele próprio dentro de Fantasma chegando aos pátios de Castelo Negro e vendo seus companheiros esfaqueando o seu próprio corpo. Jon Snow no corpo de Fantasma defendendo seu corpo humano.

Assim acredito que Jon Snow passará um bom tempo na pele de seu lobo gigante e por que não nas penas do Corvo do Mormont? A oportunidade é perfeita para Jon aprender sobre suas habilidades.

Agora um palpite sem nenhuma procedência… imaginei que Borroq poderia tentar “tomar para si” o lobo gigante de Jon, e se deparará com a consciência de Jon ali dentro.

Melisandre e seu tão falado Azor Ahai

O corpo gravemente ferido de Jon seria cuidado e curado por Melisandre, do mesmo modo que Moqorro cuidou das feridas de Victarion Greyjoy.

Melisandre tem interesse por Jon Snow, e ela parece nem saber o por quê. A sacerdotisa vermelha ainda não percebeu, mas Jon Snow é Azor Ahai.

Jon Snow é Azor Ahai

Muitos dizem que Azor Ahai é Daenerys… eu discordo, e tentarei comprovar que há fortes indícios de que o lendário herói é Jon.

A profecia de Azor Ahai

“Quando a estrela vermelha sangra e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra.”

Esqueçamos o termo “dragão de pedra” por enquanto… vamos nos atentar primeiramente a “estrela vermelha, trevas se reúnem, fumaça e sal:

No momento em que traíram Jon Snow e o esfaquearam, houve eventos que podem ser a realização da profecia.

“..De lã branca tinha sido, com acabamento de samito de prata e estampado com estrelas azuis. Sangue e ossos voavam por todos os lados.” – A Dança dos Dragões – Jon, pag. 774

Aqui teríamos a estrela vermelha de sangue?

“Então Bowen Marsh parou diante dele, lágrimas correndo pelo rosto”

“… No ar frio da noite, a ferida soltava fumaças.”A Dança dos Dragões – Jon, pag. 774

Aqui teríamos o sal e a fumaça.

As trevas se reúnem, poderia ser seus Irmãos Juramentados que rodearam Jon para traí-lo?

A profecia encaixa de forma satisfatória em sua pessoa e como os eventos surgiram.

748660_got3_hs_1119_ep301_dsc2260

Não paramos por aí.

Há outros fragmentos da profecia de Azor Ahai, e esse fragmento foi dito por uma velha bruxa da floresta para Aegon V.

Na proxima citação vemos Sor Barristan explicando por que a mãe e o pai de Daenerys se casaram.

_Porque se casaram se não amavam um ao outro?

-Seu avô ordenou. Uma bruxa do bosque dissera para ele que o príncipe prometido [Azor Ahai] nasceria da linhagem deles. A Dança dos Dragões, capítulo 23, Daenerys, pag. 261

Ou seja, essa citação comprova que a profecia de que o Príncipe Prometido nasceria de uma linhagem específica, de Aerys II e Rhaella.

E Quem são os filhos de Aerys II e Rhaella?

Rhaegar, Viserys e Daenerys.

Vendo dessa forma, é compreensível que Aemon pense que Daenerys seja Azor Ahai, e tenha dado essa informação para Samwell.

Mas eu discordo, pois a profecia diz que o Príncipe Prometido viria da linhagem de Aerys II, não sendo necessariamente um de seus filhos, podendo ser um neto.

O próprio Rhaegar achava que seu filho Aegon era o príncipe prometido.

Quando Daenerys estava na Casa dos Imortais, ela teve uma visão de seu irmão.

O homem tinha o cabelo do irmão, mas era mais alto, e os seus olhos era de um tom escuro índigo e não lilás.

– Aegon. Disse ele para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira

– Que nome é melhor para um Rei?

– Fareis uma canção para ele? Perguntou a mulher.

– Ele já tem uma canção – respondeu o homem – é o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo.

Só que Rhaegar se enganou, não seria Elia que geraria o príncipe prometido com sangue Targaryen. Seria Lyanna.

A canção de Gelo e Fogo, o príncipe prometido, Jon Snow.

Jon Snow

E é aqui então que entra a teoria “Jon é filho de Rhaegar e Lyanna”.

A teoria de Rhaegar ser pai de Jon é muito provável (mas não postei aqui por que acho que todos já leram ela), e aliado ao fato de que a profecia de Azor Ahai está sutilmente ligada à morte de Jon (conforme destrinchei acima), é muito provável que Jon Snow seja Azor Ahai.

Muitos fatos apontam para que Jon seja Azor Ahai, e vejo que encaixa bem na trama.

Outro fato interessante é um sonho de Jon na Muralha.

Estava no topo da Muralha, sozinho. — Chamas — bradou — dailhes chamas — mas não havia ninguém para lhe dar ouvidos. Desapareceram todos. Abandonaramme. Setas a arder silvaram para cima, seguidas por línguas de fogo. Irmãos espantalhos caíram, com mantos negros em chamas.

Snow — gritou uma águia, enquanto inimigos amarinhavam pelo gelo acima como aranhas. Jon estava couraçado de gelo negro, mas a espada ardialhe, rubra, na mão cerrada. A medida que os mortos iam chegan do ao topo da Muralha, ele atirava os para baixo para voltarem a morrer. A Dança dos Dragões – capítulo 58, Jon

Esse sonho me dá certeza de que ele é Azor Ahai.

Jon não tem pretensões de chegar ao Trono de Ferro, sendo um dos únicos cujo objetivo imediato é de derrotar os Outros e Caminhantes Brancos e salvar os 7 reinos desta ameaça.

vlcsnap-2014-04-29-00h51m34s62

Acho interessante também uma das histórias que a Velha Ama conta para Bran, logo no primeiro livro.

E assim, enquanto o frio e a morte enchiam a terra, o último herói decidiu procurar os filhos da floresta, na esperança de que sua antiga magia pudesse reconquistar aquilo que os exércitos dos homens tinham perdido. Partiu para as terras mortas com uma espada, um cavalo, um cão e uma dúzia de companheiros. A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV

Eu, particularmente, consigo ver essa cena de Azor Ahai buscando ajuda, se repetindo 8000 anos depois.

Jon, com Garralonga, um cavalo, um lobo gigante e uma dúzia de companheiros decidido em encontrar os filhos da floresta na esperança de que a antiga magia pudesse ajudar.

E quem está com os filhos da Floresta? ninguém menos que Bran Stark.

Só de imaginar isso, já sinto arrepios e uma imensa vontade de “Os Ventos do Inverno” chegar logo.

Assim, recapitulando as provas:

1º Azor Ahai foi um herói lendário que viveu cerca de oito mil anos antes do pouso de Aegon. Diz-se que durante a longa noite, Azor Ahai ergueu-se contra e derrotou os Outros.

Ora, quem é o único que desde o início tem como objetivo derrotar os Outros? Jon já está onde Azor Ahai deve estar. Na Muralha.

E quando ele renascer, como Azor Ahai, o antigo guerreiro da Era dos Heróis, ele fará o que fez em eras passadas:

Ghost and Jon Snow

Lutará contra os Caminhante Brancos.

2º Como podem ver acima, a morte de Jon Snow está de acordo com a profecia, e de forma sutil, bem a cara de G.R.R Martin.

3º Melisandre exige das chamas que mostre Azor Ahai, e ao invés de aparecer Stannis Baratheon, quem aparece para Melisandre é Jon Snow.

Rezo por um vislumbre de Azor Ahai e R`hllor envia-me apenas o Snow. A Dança dos Dragões – Capítulo 31, Melisandre I.

Quem descobrirá isso será Melisandre. Agora caberá a ela mostrar isso a Jon Snow.

O lugar de Daenerys (ao que tudo indica) é a caminho Westeros. O lugar de Jon é a Muralha.

Melisandre e Jon se tornarão próximos, e talvez ele passe a ouvi-la

Melisandre e Jon se tornarão próximos, e talvez ele passe a ouvi-la

Resumindo, Jon Snow é sim o personagem central da série assim como Daenerys… e não poderá morrer simplesmente assim, alvo de uma traição dos irmãos da Patrulha.

Esse evento mostrará a ele como aceitar e entender a dádiva de ser um warg, e como aceitar que é Azor Ahai.

E assim teremos um Jon Snow preparado para enfrentar os Caminhantes Brancos.

Se Jon realmente for Azor Ahai ele precisará da Luminífera…e de uma Nissa Nissa para manter o fogo de sua arma. E quem será? Melisandre? A própria Daenerys? Fantasma?

A primeira opção seria algo lógico.

Já a segunda e a terceira, algo mais G. R.R. Martin.

PS:. O post é de 2012, porém sempre atualizo com imagens das temporada da HBO

472 Comentário

  1. Rubia Rubia
    20 de setembro de 2012    

    Post animal… quero mto ver vc compartilhar das suas teorias da flor azul e a conexão entre Jon e Daenerys… ja que concordo rsrs

    • Patrick Ramos Patrick Ramos
      30 de novembro de 2012    

      Essa lance do Jon + Daenerys é tão previsivel e nós sabemos que o Martin não é previsivel.
      Acredito que um dois dois morrerá até o final. Acredito que eles não ficarão juntos.

      • 23 de dezembro de 2012    

        Pode ser que sim, se a teoria de que Rhaegar+Lyanna = Jon for certa, eles tem grande change de se casatem por serem do mesmo sangue.

        • Patrick Ramos Patrick Ramos
          28 de janeiro de 2013    

          Ele é muito Stark para ser Targaryen. Apesar de toda a especulação sobre ele ter sangue dragão e todo esse blá, blá, blá, e a partir do que o Martin contou para o Alfie não acredito que ele seja fruto do R+L.

        • Luana Luana
          23 de outubro de 2014    

          Não acredito que Jon e Daenerys irão se casar. Lembrando que ele fez um voto ao entrar na Patrulha da Noite que “não tomaras esposa”. Não acho que ele vai quebrar esse voto, veja o que aconteceu com Ygritte.

          • Fernanda Fernanda
            5 de janeiro de 2015    

            Mas você precisa lembrar das palavras do juramento “A noite chega, e começa minha vigia. Não terminará até a minha morte.”
            Jon morrendo agora, ressuscitando depois ou não, vai se ver livre dos votos. 😉

    • tatiane tatiane
      1 de janeiro de 2013    

      Acredito que temos que voltar as origens de Jon Snow… quem é realmente seu pai e sua mãe, ele foi criado pelo Stark… mas acredito que não seja filho dele… o cara era honrado demais para cometer adultério… e os primeiros livros reforçam isso em várias ocasiões… assim que temos a pergunta… porque Ned Stark acolheria um garoto que não é seu filho e o assumiria como seu??? Minha resposta: ele é filho da irmã do Ned com o principe dragão que a raptou porque a amava… para escoder isso de todos… Ned sacrificou sua honra para poder criar o filho de sua irmã como um STARk… e assim Snow é o 3º Dragão…

      se é isso mesmo eu não sei… mas que encaixa na história encaixa… alguém achou furos nessa teoria… ??? não vale falar das histórias que contam sobre a mãe de Snow ser uma ama de leite… porque isso só ajuda a mostrar como Ned foi cauteloso com a situação..

      • tatiane tatiane
        1 de janeiro de 2013    

        mas pra ele montar um dragão ele não pode ser um lobo… então duas opções: 1ª ele não morreu… só quase… quem sabe até o bran deu uma ajudinha pra ele ficar vivo…
        2ª ele virou mesmo um warg e não vai montar o dragão… vai ser o dragão…

        só que não cabe a mim escolher qual das duas…. e quanto a ele ficar com a Daenerys… pode ser q seja possível… mas acho q ele não vai abandonar o norte… ela vai ter q arrumar outro…

        • maicon maicon
          17 de janeiro de 2013    

          Acho que a sua segunda opção é mais correta.

        • matheus matheus
          17 de junho de 2015    

          eu axo que ele pode ser ressucitado , mas axo q nao sera o msm autor

      • Valter Valter
        19 de fevereiro de 2013    

        Se vc reparar no primeiro livro, nos devaneios de Ned ele sempre se lembra de sua irmã dizendo a ele: “prometa Ned”! Esse poderia ser muito bem o q ela o fez prometer. Teoria bacana a sua!

    • Alex Alex
      2 de janeiro de 2013    

      Pela descrição, Azor é Daenerys.

  2. 20 de setembro de 2012    

    “O príncipe que foi prometido para desafiar os outros.”

    “Quando a estrela vermelha sangra e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra.”

    “O Dragão tem três cabeças, deve haver mais um”

    Jon Snow !!!!

    • 20 de setembro de 2012    

      Azor Ahai : qdo a estrela sangra: o escudo do soldado da
      Rainha era uma estrela
      Da fumaça: o vapor saído do ferimento?
      Do sal: a lagrima dos amigos da patrulha!?

      • 21 de setembro de 2012    

        “..De lã branca tinha sido, com acabamento de samito de prata e estampado com estrelas azuis…”

        “Então Bowen Marsh parou diante dele, lágrimas correndo pelo rosto”

        “… No ar frio da noite, a ferida soltava fumaças.”

        • 21 de setembro de 2012    

          isso mesmo!!!
          Vc é o cara Janiel!

          Próximo post viu palpitar sobre o Davos!

      • Yasmin Yasmin
        28 de março de 2013    

        Acho que também pode se relacionar o cometa do segundo livro. Acho q os eventos não precisam estar atrelados para terem um mesmo significado. Embora a teoria de voces é boa

      • 16 de dezembro de 2013    

        Hehe pode ser viagem minha, mas o cabelo do Targaryen é um loiro-branco (Sal?) e o dos Starks é um preto.. 😛 Fumaça? Hehehehe

    • adriano adriano
      23 de novembro de 2014    

      quando jon snow fez seu juramento foi de certa forma um renascimento qie quem estava brilhando no ceu de westeros o cometa vermelho mais um indicio

  3. Eu Eu
    3 de outubro de 2012    

    Mas Azor Ahai deve nascer para acordar os dragões de pedra, os ovos de Daenerys eram considerados pedras, e ela os acordou acho que ela é Azor Ahai, e ela fez isso na pira de kal drogo(fumaça) em um penhasco a beira do mar e as lagrimas(sal), e as estrela vermelha é o cometa.
    Alem de miestre Aegon já ter falado durante o 4° livro se não me engano, que a espada de Stanis tinha luz mas n tinha calor e que Azor Ahai era Daenerys.
    Acho que isso já esta bem claro, o que ainda me intriga bastante é quem ira cavalgar os outros 2 dragões porque deve ser alguém imune a fogo também, porque para domar o dragão ate a própria Daenerys foi chamuscada novamente!(Sera q o berrante que os homens das ilhas de ferro levam funcionara?)

    • 3 de outubro de 2012    

      Eu entendo isso… E está muito bem claro nos livros! Mas acho que o Martin vai nos surpreender. acho que Victarion terá um papel importante assim como o berrante.

      • 7 de março de 2013    

        dwookie :
        Eu entendo isso… E está muito bem claro nos livros! Mas acho que o Martin vai nos surpreender. acho que Victarion terá um papel importante assim como o berrante.

    • Michelle Michelle
      9 de dezembro de 2012    

      Bem, eu imagino que os dois companheiros de Daenerys que irão cavalgar os dragões são Aegon e Jon. Aegon é sobrinho dela, então tem o sangue do dragão e há uma teoria que diz que John é filho de Lyana e Rhaegar… então ele também tem sangue de dragão (se está teoria for real)… estou muito ansiosa pelo próximo livro e pensar que teremos de esperar tanto.

      • João João
        23 de janeiro de 2013    

        Olá a todos é a primeira que vez que participo.
        Bom, não estou convencido de que o menino Aegon seja de fato um legitimo Targaryen (embora não descarte isto, óbvio). Acredito sim, que Jon seja filho de Lyana e Rhaegar e, neste caso, “cavalgaria” um dos dragões, Daenerys, outro, mas o terceiro ainda me foge uma hipótese.
        Quanto a Jon ser filho de Lyana, eu acredito fielmente, pois esta seria a promessa que fica “martelando” a cabeça de Eddard: “…prometa-me Ned, prometa-me…” some-se a isto o temor de que Robert mate a criança por ódio a Rhaegar.

      • Cat Cat
        2 de março de 2013    

        Acho que Jon também vai montar um dos dragões, mas não por causa do sangue Targaryen, mas sim por ele ser um troca-peles. O sangue Stark é mais forte em Jon, tanto que ele não é imune ao fogo. Me lembro que ele queimou a mão no primeiro livro enfrentando um dos outros.
        Não acho que Aegon vá durar muito tempo na trama e depois que li aqui no blog a teoria sobre Tyrion, acho que é ele quem monta o outro dragão.

        • Yasmin Yasmin
          28 de março de 2013    

          Eu já não acho que John seja um Targaryen, mas acho que quem monta os outros dragões são Aegon e o Tyrion, porque o nosso anão é muito mais que uma simples peça no jogo, hora dele brilhar tb

          • 28 de março de 2013    

            Eu acho (fiz um post sobre) que Tyrion é Targaryen. Por isso montará um dragão.

        • Ludmila Ludmila
          29 de janeiro de 2014    

          nem todos os Targaryen eram imunes ao fogo, teve um que bebeu fogo vivo e morreu! e Viserys morreu com o ouro derretido, até agora a unica Targaryen que eu vi ser imune ao fogo é a Daenerys

          • Ana Carolina Alves Ana Carolina Alves
            15 de junho de 2015    

            Mas quando Viserys morreu pelo ouro derretido a Daenerys falou “He was not a dragon. Fire cannot kill a dragon.” Ela falou que fogo não mata um DRAGÃO, e não um Targaryen. O dragão tem 3 cabeça, ela é 1, só existem mais 2 que não podem ser mortos pelo fogo.

  4. Eu Eu
    3 de outubro de 2012    

    E eu acho que Stanis vai se juntar ao Rei Targeryan( n lembro como se escreve)

    • 23 de dezembro de 2012    

      Não, pelo que vimos de Stannis ele só fara duas coisas, ou morrera ou sera rei, não ha meio termo para ele.

  5. Jana Jana
    5 de outubro de 2012    

    Não posso dar minha mais sincera opinião aqui, senão todos vocês proferir ofensas contra a minha pessoa, mas acho que o Jon NÃO MORREU NÃO. Só ficou gravemente ferido.
    Se ele morresse de verdade e acabasse por “revivendo/renascendo” seria muito zoado. Isso se tivesse destino diferente dos outros personagens que também morreram e reviveram depois. (Ex.: como foi que aconteceu com a Catelyn? Quem e como ela foi revivida?) Então, acho que vai ser só um sustinho, ele está vivo ainda.

    Provavelmente a Melisandre vai cuidar do corpo físico dele enquanto ele viverá a experiência com o Fantasma. Vai ficar um tempo meio em coma vivendo no lobo e depois vai acordar um novo e destemido Jon, assim como o Bran acordou.

    Sobre ele ser o Azor Ahai, eu sinceramente acho que não, pois de todas as reviravoltas que o autor pode nos presentear, essa seria a mais óbvia. Então, se for para seguir o óbvio, que seja a Danny mesmo, e se for pra surpreender, que seja o Bran, ou um outro Targaryen que ainda não foi revelado.

    Acho que o Jon será fundamental na guerra com os outros sim, mas levando em conta que a arma mais eficiente para esse combate é o fogo…….. penso em dragões (Inevitável) E quem tem potencial pra comandar esses dragões, na minha humilde opinião até esse ponto da história, são a Daenerys e o pequeno Bran (que considerando que o pobrezinho nunca mais vai andar………..)

    • Bruno Bruno
      1 de janeiro de 2013    

      O lorde beric dondarrion ( se nao me engano ) , soprou a chama da vida dele pra catelyn e ela acorda =]
      E o azar ahai eh a danny , o propio meistre aemon disse isso.

      • Anônimo Anônimo
        4 de janeiro de 2013    

        Da mesma forma que o meistre Aemon DIZ que Dany é Azor Ahai, Melisandre DIZ que Stannis é Azor Ahai. Não confie em ninguém, meu caro.

        • Kelina Kelina
          7 de janeiro de 2013    

          Aemon teve 102 anos de sabedoria, como mestre, além de ter sido um Dragão. Quem é esta Melisandre? Que poder ela tem? Suas vidências são apenas ‘úteis’ quando concretizadas pq são previsões que não sabe como evitar suas realizações. Entre eles dois, não há como não acreditar em Aemon, até porque dragões voltaram a vida… e por quem??? Daenerys. Se ela não foi Azor Ahai, ninguém mais é.

          • 26 de janeiro de 2013    

            Ela é alguém que pariu um trem de sombras e tal. Creio que o Jon é o Azor sim. Que ficara no corpo de fantasma e Dan é na verdade Nissa Nissa. Dani se acha muito foda. Mas não é. Ela é só a Nissa Nissa.

          • Sérgio Sérgio
            13 de fevereiro de 2013    

            Bom. Daenerys é Azor Ahai. Ela acordou os dragões de pedra (“irá acordar os dragões de pedra”), e mudou de personalidade quando queimou o seu marido (ou seja “RENASCEU entre fumo e sal”) e, mais isso aconteceu quando um cometa vermelho apareceu no céu (“quando a estrela vermelha sangra”). Será que ninguém leu a interpretação de Aemon da Profecia do Princípe que foi prometido? ” Quando a estrela vermelha sangra, Azor Ahai acordará entre fumo e sal para acordar os dragões de pedra”. Aí está. Leiam O Festim dos Corvos, antes de teorizar. Se nós formos ver essas “ressureições” envolvendo fogo até o Davos é candidato a Azor Ahai.

          • Ludmila Ludmila
            29 de janeiro de 2014    

            ela não mudou de personalidade, não sei de onde vc tirou isso, ela apenas amadureceu e sofreeu com a perda do Khal e ai ela tomou a decisão de que não iria pra cidade sagrada e que vboltaria pra Westeros… isso não é mudar de personalidade… isso é formar uma opinião e escolher a opção menos pior pra ela

          • 29 de janeiro de 2014    

            Mas o Martin já disse em entrevista que nada garante que a Daenerys vai passar por outra experiência com fogo sem se queimar…

          • 7 de março de 2013    

            andei relendo acho que a Nissa Nissa pode ser a Arya ela é quem têm o maior laço sentimental com o jon e simplesmente não é mais Starck!!

          • adriano adriano
            23 de novembro de 2014    

            dragões de pedra sera que os dragões de pedra ainda esteja dormindo em pedra do dragão

      • Ludmila Ludmila
        29 de janeiro de 2014    

        e só pq o meistre aemon falou, vc acredita?

    • Maninho Pereira Maninho Pereira
      11 de maio de 2015    

      tem tbm o corvo das visoes do Bran que diz que el pode voar

    • matheus matheus
      17 de junho de 2015    

      no livro eu realmente acredito q ele volte , ja na serie pod ser q nao ,porq o proprio ator disse q nao ia mais voltar , nao sei se eles podem mentir sobre o futuro da serie , pode ate ser q ele volte, mais em outro ator , estou torcendo para ser so uma mentira e que ele volte como o pika das galaxia kkk

  6. Greice Greice
    12 de outubro de 2012    

    É, Martin tem o poder de nos fazer ficar com raiva e rir, também.
    Estou de acordo com a Jana, não acho que o Jon tenha morrido – é mais uma daquelas mortes que o Martin nos obriga a viver e conviver!
    Penso que Jon vai sobreviver; talvez o gigante o defenda, talvez Fantasma apareça. Mas gosto da ideia de que ele seja “forçado” a viver, mesmo que temporariamente, na pele do Fantasma. Então teríamos a Dany, o Jon e o Bran para comandar os dragões? [Não gosto dessa ideia, meu sonho dourado é que a Dany e o Tyrion comandem dois dos dragões, ela sente no trono e o Tyrion volte a ser mão, porém, eu sei, estou sonhando com outro autor…].
    Ah, antes que me esqueça, embora isso já não seja importante: tenho a impressão que o Robb, uma e outra vez, sonhou estar na pele do seu lobo. Tenho quase certeza que, em algum momento da Tormenta, quando o Jon está pensando em como fugir do acampamento dos selvagens, ou quando o Bran está escondido, em uma dessas duas situações, Robb se vê como lobo… Desculpe, estou sem meus livros aqui.
    E, por último, ainda acho que a Dany é Azor. Mas, com certeza, não é o Stannis…
    Vou ler os outros e pensar um pouco.
    Ótimo post.

    • 15 de outubro de 2012    

      Greice, eu tenho grande duvidas se Dany ou Jon será Azhor Ahai. Gostaria que fosse o Jon. Ele é a linha de frente contra os Outros. e Azhor Ahai seria uma peça importante para trazer a luz e destruir essas criaturas.
      Sobre Robb vc tem razão, ele sonhou alguma vez que estava em Vento Cinzento.
      o que mais quero ver no proximo livro é Jon dentro de Fantasma e dentro do corvo de Mormont.

  7. marcus marcus
    16 de outubro de 2012    

    eu nao acredito que o Jon tenha morrido por que como todos vocês sabem As Cronicas de Gelo e Fogo são contadas atravéz dos olhos dos personagens.Ou seja eles contam oque estão vivendo no momento( ou no passado).E não seria possível alguém narrar a própria morte, afinal como ele poderia narrar alguma coisa depois de estar morto??
    e caso ele tenha morrido ele vai retornar de algum jeito, porque se forem analisar todos os personagens que narrarão a própria morte voltarão a viver de alguma forma, como a Catelyn, a Brienne e o Varamyr seis peles.
    Ja por outro lado por que Edward e o Robb(esse por sinal nem capitulo tinha) não narrarão a propria morte?Porque eles realmente morrerão e não vão voltar.
    Ja minha duvida fica só sobre oq vai acontecer com Kevan, também acreito que ele não tenha morrido.

    • thyago thyago
      24 de outubro de 2012    

      tbm tinha reparado na forma em que o martim escreve, quando um personagem morre a morte é bem explicita, Jon morreu da mesma forma que o Martin escreveu a morte de Davos, durante a batalha em porto real.

      • 23 de dezembro de 2012    

        Isso chega a dar um pouco de raiva as vezes, tipo a Brienne, ou Asha e mais esses personagens que a gente tem certeza que morreu, estão vivos ainda, chega a irritar pelo fato que você fica refem da leitura, é uma coisa muito comum nas Cronicas do gelo e fogo, mas mesmo assim…

    • 24 de janeiro de 2014    

      É incorreto afirmar que um personagem não morre em sua narrativa, pois temos Cressen no prólogo de A fúria dos reis.

      • 24 de janeiro de 2014    

        Sim Rafael. Na vdd, eu cometi um equívoco qdo assumi que não há personagens que morrem no próprio POV, pois tivemos a morte de Cat. (Ainda qe eu entenda que Car não morreu)
        Se Cat não tivesse morrido eu poderia sustentar minha posição.
        Sobre Cressen, também há Varamyr que morreu no prólogo de A Dança, Pate que morreu no epílogo de Festim, Pycelle que morreu no epílogo de Festim, e aquele Frey enforcado no epílogo de Tormenta. Teve ainda Royce (se não me engano) que morreu no prólogo de A Guerra dos Tronos.

        Eu entendo que esses capítulos “prólogos e epílogos” não são realmente ponto de vistas dos personagens.

        Mesmo assim, mesmo levando em consideração a duvida deixada pela não morte de Cat, Martin já deu entrevistas dizendo que se arrependeu de não ter feitos POVs de Robb. Se tivesse feito, Robb morreria em seu próprio pov. Ou quem sabe morreria no pov de Cat. Ehhehehe
        Realmente são detalhes que gera uma boa conversa… E isso que torna a série ainda melhor.

        Mas concluindo, eu resolvi assumir que a afirmação de q ninguém morre no próprio pov acaba não sedo um ponto forte para afirmar q jon não morreu.
        Mas que ele não morreu, não morreu hahahah

  8. 24 de outubro de 2012    

    Meu palpite sobre Rickon é que ele está em Skagos, tudo leva a crer isso.

  9. 24 de outubro de 2012    

    Sinceramente, eu acho que Melisandre vai trazer Jon de volta a vida, escondido dos Irmãos Negros, do mesmo jeito que Thoros fez diversas vezes com Beric. Vivendo escondido, Jon vai acabar sendo obrigado a entrar na pele de seu lobo gigante para poder olhar como andam as coisas.

    • 23 de dezembro de 2012    

      Não, se analisarmos veremos que cada sarcertode vermelho tem sua “especialidade”, tipo Thoros ressucita, Melissandre é a melhor para olhar o futuro e aquele que foi a bordo do Donzela timida cura com fogo, mas acho que Jon não morre.

  10. 24 de outubro de 2012    

    Concordo sobre as suposições sobre Snow. Sério, eu também fiquei com essa ideia do Jon no fantasma e o Borroq querendo pegar o animal pra ele. Imagina, um combate na mente do lobo? loucura total! ^^
    Fiquei chocada com o esfaqueamento do coitado, mas já esperava por isso. Ele foi muito burro de ter ficado longe do fantasma, mas tenho certeza que o retorno dele vai ser ótimo.

    • 23 de dezembro de 2012    

      Acho que não vai ter luta Borroq é muito mais forte que Jon nesses termos, se ele quiser ele tomara Fantasma assim como Bran tomou os corvos que pertenciam as Filhos.

  11. Guilherme Guilherme
    24 de outubro de 2012    

    Acredito que Jon vá se juntar com Daenerys e firmará uma aliança entre os Starks e os Targaryen

  12. natan natan
    24 de outubro de 2012    

    Acho a teoria mto boa, mas acredito q qem morreu foi o intendente de Jon, aquele q era prostituto, não me lembro o nome, Jon deixou de ser bobo, até decapitou um membro da patrulha, ele já sabia da traição, apesar do POV ainda nos ter revelado, a Melisandre fez com els o mesmo q fez com Mance e Camisa de Chocalho. Essa é minha opinião.

    • 24 de outubro de 2012    

      O Cetim? O.o ótima teoria… Achei interessante

      • 7 de janeiro de 2013    

        Faz sentido se vc reparar que Cetim meio que deu uma sumida nos ultimos POVs…

        • 30 de outubro de 2013    

          Faz sentido mas, e a revolta com o Ramsay em Winterfell? Pq o Cetim teria isso se estivesse apenas com as características físicas do Jon? Acho que a teoria da Melisandre ressucitá-lo é mais possível, afinal, cada sacerdote tem sua especialidade mas entendo que todos tem noções de todas as “artes”. Pelo que me lembro (desculpem se estiver errada) o Thoros tentava ver futuro nas chamas e o sacerdote que está com Victarion cura e vê o futuro nas chamas, não?

  13. Heitor Heitor
    24 de outubro de 2012    

    Especulações fantásticas, estou relendo o quarto e quinto livros porque me passou despercebido muita coisa…

    Ao meu ver a profecia está certa, esse é o verdadeiro papel de Jon Snow na história, mas duvido muito que o corpo (humano) de Jon Snow sobreviva =T

    • 24 de outubro de 2012    

      Eu reli muita coisa para fazer minhas teorias sobre Rickon e Davos. Vc viu ela?
      Está no outro post.
      Se tivesse mais tempo leria mais. As vezes deixamos passar muita coisa

  14. jussarapelizar@yahoo.com.br jussarapelizar@yahoo.com.br
    24 de outubro de 2012    

    Que lindo o blog… as imagens estão fantástcas. Parabéns. Super caprichado. E o post…. super legal também. Estou ficando com raiva do Jon Snow, que era minha personagem preferida desde o começo. Acontece que está ficando previsível já! Me dá um dó enorme perceber que a maioria das pessoas já sacou o que vai acontecer e isso pode fazer o Martin mudar os rumos. O Jon está passando de puro e ingênuo para bobão e burro. Onde já se viu agir assim de impulso total. Quer saber? Tomara que morra, hahaha. (mentira!) E outra, o Martin disse que sua personagem preferida é o pequeno Tyrion. Será que ele é que vai salvar o mundo no lugar do Jon??

    • 24 de outubro de 2012    

      Obrigado! Que bom que o blog agradou heheheheh
      Eu gosto muito de Jon mas realmente ele deu uma estagnada. Acho que o próximo livro é sobre ele e os outros Starks. É a vez deles agora!!!

      • Yasmin Yasmin
        28 de março de 2013    

        Sei lá, será que sou a unica estranha que quer que o John e a Danny morram no final?! Sei lá, não consigo gostar deles (aliás, eu gostava do John, mas foi só eu que percebi que o John nem se importou com a morte dos irmãos e o sumiço da Arya?) Todas as noticias dos irmãos Stark e ele nem se importou… Até a Sansa que nem se ligava pro John pensou nele… Depois disso eu parei de gostar dele)

        • Anônimo Anônimo
          14 de maio de 2013    

          Acho q so vc. Ate porq ele se importou sim. Ele so eh um abnegado membro da patrulha e muito arecido c o homem q conheceu como pai.

        • Alexnadra Alexnadra
          7 de outubro de 2013    

          Yasmim é melhor vc reler os livros! Jon Snow se importa, e muito, com seus irmãos sim!

        • 30 de outubro de 2013    

          Na verdade, sempre que ele recebe uma notícia ele se importa, e muito, e luta com seus sentimentos, afinal, ele se guia muito na conversa com o Meistre Aemon, de que amor e dever não andam juntos, e fez os votos, por isso não se permite ir muito além, mas não é bem sucedido, lembre que ele ficou muitíssimo agitado com a perspectiva da Arya na muralha, e emocionado (irmãzinha… será que eu ainda posso chamá-la assim, algo do tipo)…

  15. thyago thyago
    24 de outubro de 2012    

    Snow a live!!!! long live the king!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    post muito muito bom adorei, e q os deuses novos e velhos te ouçam.

    • 24 de outubro de 2012    

      Obrigado Thyago! Espero que tenha gostado dos outros posts sobre Davos, Rickon, Tyrion, Cersei, Jaime e Varys!

      • thyago thyago
        9 de dezembro de 2012    

        Muito bons, nao sei c vc viu umas ideias que postei, c possivel depois me da uma parecer sobre elas.

        • 9 de dezembro de 2012    

          Pode deixar, essa semana estou mais sossegado aí conversamos!

          • thyago thyago
            10 de dezembro de 2012    

            blz. ate.

  16. Roger Deleon Roger Deleon
    25 de outubro de 2012    

    Belo post!
    Gostei de ver que deixei escapar alguns detalhes importantes.
    Também tenho a mesma teoria sobre Jon vir a aceitar sua condição de warg. Seria a maior surpresa de toda a história se ele morresse. Mas não ouso duvidar disso, já que se trata de um gênio da literatura.

  17. Anônimo Anônimo
    25 de outubro de 2012    

    Cara eu penso uma coisa, pode soar bobo, e pode nao soar… porem nao tem alguma chance de jon morrer e voltar como outro ? nao zumbizao besta,mas como outro mesmo,como aquele que vimos no final da segunda temporada. pois no capitulo 56 da tormenta das espadas conta a lenda do rei da noite,que se apaixonou por uma outra e a tomou por esposa… entao mostra que os outros nao sao apenas zumbis, e sim criaturas pensantes, entao jon nao poderia morrer voltar como outro, e se unir com a dany? -cronicas do gelo e fogo-

    • Alex V. Alex V.
      6 de fevereiro de 2013    

      Bom argumento para isso seria o Mão-Frias

    • 30 de outubro de 2013    

      Boa! Tipo o Mãos-Frias.

      • 30 de outubro de 2013    

        Inclusive isso seria também uma forma de “renascer”…

  18. Brandow Lhoran Brandow Lhoran
    25 de outubro de 2012    

    Eu acredito que Jon é Azor Ahai. Por vários motivos, um bem simples é esse:
    Rezo por um por um vislumbre de Azor Ahai, e R’hllor me mostra apenas Snow. PG 352

  19. marcus marcus
    26 de outubro de 2012    

    Resumindo oque eu ja falei o Jon não morreu porque ninguém pode narrar a propria morte!(mais detahes no meu outro comentario um poco mais pra cima ^ )
    e além do mais se forem lêr o capitulo da sua suposta “morte” ele levou uma facada na barriga e uma entre as omoplatas, isso não seria definitivamente mortal.(acho que o sam vai salvar ele)
    A briene teve o pescoço dilacerado e não morreu disso.Entre outros que sofreram ferimentos piores (que nao vou procurar no livro agr,mais sei que tem)e tb não morrerão

    • 26 de outubro de 2012    

      Brienne morreu, mas Thoros deve ter revivido ela, já que ela escolheu espada no último momento (quem não sabe, Martin disse que a palavra que Brienne gritou foi “Espada!”)

      • Evelyn Evelyn
        15 de novembro de 2012    

        Acho que Brienne n morreu pq Thoros, chegou a comentar que ressucitar cat foi muito desgastante e ele n conseguiria repetir.

        • 18 de janeiro de 2013    

          Concordo, Brienne não morreu não. E Gendry salvou ela nessa hora

      • joao joao
        24 de janeiro de 2013    

        eu acredito que Brienne morreu e foi ressuscitada a mando de Cat, ou que sobrou dela, a fim de trazer-lhe Jayme Lannister. E vou mais longe, o mesmo acontecerá a Jayme.

        • 31 de janeiro de 2013    

          E quem fez isso, então? Beric, que ressuscitou Catelyn, morreu de vez porque o feitiço consumiu toda sua energia e Thoros de Myr, que ressuscitava Beric, não estava mais com eles?

          • leansrod leansrod
            31 de janeiro de 2013    

            Eu tenho outra teoria. A Brienne pode sim ter morrido, visto a descrição das marcas no pescoço no capítulo do Jamie no Dança dos Dragões. Mas se ela foi ressucitada pelo Thoros eu tenho a impressão de que não foi a mando da Cat. Thoros aparentou, no capítulo final da Brienne, estar bem insatisfeito de como as coisas estavam se encaminhando com a Cat na liderança. Ele parecia o mesmo Thoros da época de Kings Landing, onde tinha perdido sua fé, reencontrada quando a Irmandade estava sob a liderança do Beric.
            Minha teoria é de que, seja lá o que ela vai fazer com o Jamie, ela vai fazer a mando ou com a ajuda do Thoros!

          • 1 de fevereiro de 2013    

            Gostei da sua teoria, apesar de achar que Brienne não morreu. Tenho a impressão que ela voltaria diferente, como Beric também nunca mais foi o mesmo depois que foi ressuscitado. As marcas no pescoço podem ser porque ela foi realmente quase enforcada, mas no capítulo de ADWD ela aparece como ela mesma. Não sei, só esperando pra ver. E UnCat na liderança, só pode sair coisa ruim, não?

          • Alex V. Alex V.
            6 de fevereiro de 2013    

            tambem acho que Brienne nao morre, as marcas no pescoço ficaram pelo que ela sofreu. E como Fernanda falou, quem morre e revive, volta de alguma forma modificado e Jaime (pelo menos por enquanto) nao notou nada estranho

        • 27 de fevereiro de 2013    

          se assim fosse então porque é que a Cat a mandaria matar? para a ressuscitar de novo?

  20. Anônimo Anônimo
    27 de outubro de 2012    

    Será que teremos wargs escorregando para dentro de dragões? Isto sim, seria épico.

    Gostei muito da forma como abordou os temas e creio que certas suposições se tornarão afirmações.

  21. Rodrigo Rodrigo
    1 de novembro de 2012    

    Camarada penso da mesma forma que ti. John Snow junto com a Dany são os maiores personagens das crõnicas do gelo e fogo e não faria sentido nenhum ele morrer desta forma.

  22. Paulo Sérgio Paulo Sérgio
    2 de novembro de 2012    

    Acho que ele vai viver um tempo na pele do Fantasma e depois voltar, em que corpo eu não sei. Em uma das visões Melisandre vê isso, na minha opnião.
    “Primeiro ele era um homem, depois um lobo, no fim um homem novamente.”

  23. Bia Bia
    13 de novembro de 2012    

    catlelyn sobreviveu..dondarion várias vezes…O tio de jon pra mim é o mãos frias (algo ainda não explicado..ele não se tornou um “outro” apesar de estar morto -como?) Melissandre fez Mance ser Camisa de Chocalhos ..Enfim, não posso cre e nem acreditar que JON morreu…Acabei de ler hoje!! hehe… e não faz o menor sentido essa narrativa toda nos 5 livros , se JON não sobreviver…aí eu diria que Martin é um tremendo FDP! sem noção!! kk Não se faz uma saga dessa matando todas as personangens carismáticos! Já não basta Ned Stark e Robb? todos da familia Stark? Já lí em algum lugar que O ator que faz o Theon disse que Martin lhe contou a origem de Jon, e que é algo tipo Darth Vader… Enfim..ter que aguardar até 2014 é que será osso….kkkk ( mas no fundo torço pra que Dany e jon , todos dois do sangue do dragão, lutem juntos!)

    • Paulo Paulo
      30 de janeiro de 2013    

      acredito que o mãos frias não é o tio do Jon pq o Bran saberia que era o tio dele tb

    • 30 de outubro de 2013    

      Também já tinha pensado em Benjen como mãos frias. Será? Ele me dá a impressão de alguém que está lá há muito tempo, e outra, o Bran não o reconheceria?

      PS: Um ano depois, será aque alguém vai me responder? hahahahhaa

      • 30 de outubro de 2013    

        Eu respondo, Mariana! 🙂

        Eu também acho que o Mãos Firas é o Benjen. Quanto ao Bran não reconhecer, mais ou menos. Bran sabe que tem algo de familiar nele, e nunca vê o rosto dele, que sempre fica coberto pelo capuz. Ele só vê mesmo as mãos dele. E sobre o tempo, acho relativo também. Tem gente que baseia isso no relato do Brynden, mas acontece que como já falaram, o tempo para as crianças da floresta é diferente. Eles consideram recente algo que tenha acontecido até vários anos atrás, porque eles são uma raça (por falta de termo melhor) antiga, desde os Primeiros Homens, se não me engano. E acho que o próprio Brynden explica isso para Bran, que o tempo não significa a mesma coisa para as crianças da floresta que para as outras pessoas.

        Beijos!

        • 25 de novembro de 2013    

          Obrigada, Fernanda! O Drunk respondeu para mim também le lembrando do comentário dizendo que o mãos frias seria muito antigo… ainda assim, creio que possa haver alguma ponta solta nos períodos de tempo aí, ainda acho que pode ser sim o Benjen… Aliás, tenho uma pergunta… Algo que não me lembro dos livros. Houve mais algum Stark em posição de destaque na Patrulha?

          • 25 de novembro de 2013    

            De nada, Mariana!

            Acho que sim, mas não lembro quem. Os Stark tem longa tradição de mandar membros de sua família para a Muralha, como o próprio Ned fala para o Jon antes de ir embora. E acho até que alguns tenham chegado ao posto de Lorde Comandante, mas nomes eu não lembro.

            Beijo!

          • 26 de novembro de 2013    

            Depois me lembrei: o rei da Noite era um Stark…

  24. Wanderson Wanderson
    14 de novembro de 2012    

    Cara, a Donzela Tímida era o braco no qual Tyrion viajava, não Victarion, depois veja isso certinho, é só uma dica, abraço, adoro seus posts!

  25. Fabio Fabio
    14 de novembro de 2012    

    Acredito mais na teoria de que john é filho de Lyana. John tem sangue de dragão.

    • 14 de novembro de 2012    

      Eu tb acredito nisso. Lyana é a mae de Jon… Mas mesmo assim acredito que possa acontecer tudo o que escrevi no post.

    • Fabio Fabio
      14 de novembro de 2012    

      Aí surgem minhas observações:
      – Um warg com sangue de dragão teria facilidade em controlar um dragão?

      – John ser Azor renascido acho uma puta forçação, o autor perderia vários pontos comigo. rs

      – Não aguento mais gente “morrendo” em final de capitulo e ressurgindo algumas centenas de páginas depois.

      – Adoro os livros e o autor, e acho que a amarração disso tudo deve ser tão boa quanto os livros.

      • 15 de novembro de 2012    

        minhas observações:
        1- acredito que apenas Bran seria forte o bastante para deslizar para dentro de um dragão e trocar de pele com ele!
        2- será?
        3- Eu tb fico impaciente com morte que não sao morte, mas sempre solto um palavrão e sou surpreendido!
        4- Eu tb! somos dois!

  26. Evelyn Evelyn
    14 de novembro de 2012    

    Gostei muito! Eu sempre tentei entender o q significavam o sal e a fumaça da profecia do Azor Ahai e nunca consegui decifrar, mas pode ser isso mesmo q vc sugeriu… e eu sempre achei mesmo q Melissandre ira ressucitar Jon, até pq um personagem tão importante para a história n poderia morrrer assim sem mais nem menos e deixar coisas inacabadas.

  27. Evelyn Evelyn
    15 de novembro de 2012    

    Eu gostaria de ver algum post decifrando a visão q Bran teve quando estava dentro da árvore coração, uma q ele vê uma mulher grávida e tal, q eu achei q seria Lyanna.

    • 15 de novembro de 2012    

      Pensarei a respeito! vou reler a passagem pra ver se penso em algo…
      =)

    • joao joao
      24 de janeiro de 2013    

      Boa!!!

  28. Anônimo Anônimo
    15 de novembro de 2012    

    Cara tava aqui ouvindo a trilha de abertura de GOT e
    de repente mi veio a luz. (rs)

    EIS O MEU FINAL PRO JON SNOW-PROTETOR DO NORTE E DO REINO DOS HOMENS

    O reino de Westeros estava sendo invadido por
    caminhantes brancos em suas montarias sem vida e
    de aspecto repugnante.
    Os reis pouco podiam fazer. Nessa altura da guerra só restavam três reis e eles poucos se importavam
    com o reino enquanto se trucidavam na famigerada
    batalha pelo Trono de Ferro.
    Na muralha, os selvagens que ainda estavam atras do
    grande muro de gelo ainda lamentavam a morte
    daquele que eles consideravam seu Salvador: O Lord Comandante Jon Snow.
    Eles ainda velavam seu corpo depois de muitos
    meses a espera de que um milagre o fizesse ressurgir
    da fumaça e do sal o seu redentor.
    Eles esperaram pacientemente até um dia comum
    como os outros amanheceu e trouxe com ele um vento forte e impetuoso como nunca houve desde
    Aegon e o seu Terror Negro.
    Som de asas batendo como velas em uma forte
    ventania invadiu o salão comum de Catelo Negro e os
    poucos irmãos restantes fugiram quando olharam pro
    céu. Pálido como a neve Ele abriu a sua boca e de dentro dela surgiu um clarão, ele todos já sabiam o
    que temer. Fogo de dragão adentrou as portas dos
    salão abrindo uma cratera de proporções incríveis
    indo mostrar inerte em um cubo de gelo o corpo dele.
    Fantasma se encontrava em uma das salas de gelo.
    Mas ninguém reparou quando e como ele conseguiu chegar aquele local e tão depressa.
    O Dragão branco desceu e encolheu as asas sobre o
    corpo de Jon Snow.
    Nesse instante os olhos de Fantasma encontrou os
    olhos do gigante Pálido seus olhos brilharam, quase
    por um instante pode ser visto uma fagulha nos grandes olhos vermelhos do Dragão. Mas o que se viu
    a seguir foram lagrimas, lagrimas de Dragão. Abrindo
    sua poderosa boca cuspiu fogo em direção ao cubo e
    a fumaça subia como que em reverencia. O estalar do
    gelo soava como uma triste e monotona canção. Uma
    canção de gelo e fogo… Nãooooooooo! Foram suas primeiras palavras. Garra
    Longa se encontrava em chamas e seus olhos
    também. Os Três tinham os olhos vermelhos e como
    que por instinto o dragão abaixou e o Lord Comandante Jon
    Snow montou-o e seguiu rumo a Winterfell para
    acertar as contas com um certo Bastardo… E um Fantasma o seguia…

    • 15 de novembro de 2012    

      WOW!!!
      preciso ouvir a abertura da série mais vezes, para ver se consigo tanta inspiração para fazer minhas teorias!
      Gostei do seu final…

      • Adailson Cruz Adailson Cruz
        1 de dezembro de 2012    

        Vlw cara. Andei um tempo longe. Portanto não vi sua resposta. Mas andas no caminho certo.

        Já dei uma olhada nas outras partes e concordo com todas.

        Ando querendo agrupar todos us principais POVS em um só pra ver algum detalhe que ainda não foi visto. Mas ta difícil não estão deixando nada pra trás.

        Muito bom o blog. THE BEST!

    • thyago thyago
      16 de novembro de 2012    

      nossa! gostei c a coisa andar assim eu vou gostar bastante, mas não sei não, ate hoje tudo q pude imaginar q o Martin faria não aconteceu, pode ser uma ideia pessimista, mas pense comigo, o Martin não gosta de separar o bem do mal, como ele mesmo diz ele gosta das coisas cinzas. tenho uma impressão muito forte que Jon se tornara um dos Caminhantes brancos, pois nós não sabemos os objetivos deles, quem são eles, num dos capítulos do Bran numa das conversas com um dos filhos da floresta, Bran ouve a historia de como eles estavam sendo extintos neste momento Bran diz que se fosse com os homens, eles se levantariam e se vingariam ( não sei c ele disse exatamente isso, não tenho nenhum livro em mãos agora) e se os Caminhantes não forem realmente os caras ruins que nos achamos, e se no final do livro tivermos uma guerra não pelo trono mas por westeros. Uma guerra entre caminhantes e dragões (gelo e fogo). Outra coisa, qual o objetivo do corvo de 3 olhos, pq ele precisa do Bran, acredito que se acontecer um tipo de guerra dessas o Bran seria um As na manga.

      • Jana Jana
        16 de novembro de 2012    

        Poxa, se tivesse um botão curtir aqui!!! rsrsrsr

      • Alex V. Alex V.
        7 de fevereiro de 2013    

        Thyago, vc se lembra dos seguidores de R’hllor dizer a respeito “daquele que nao se pode dizer o nome”? Pois é meu amigo… acredito que isso terá alguma coisa a ver com o Corvo de Tres Olhos, nao sei se eu que estou imaginando coisas, mas acho que a uma conversa do Bran, em que lhe dizem que a “escuridão, é sua aliada” (vou procurar novamente” e a frase que mais ouvimos é “a noite é escura e cheia de terrores”… pense nisso amigao

  29. Kauê Kauê
    15 de novembro de 2012    

    Meu palpite é que a Melisandre vai ressuscitar ele, e uma vez que ele já tenha morrido, está livre de seu juramento.

  30. Evandro Evandro
    20 de novembro de 2012    

    Que Jon seja um Targaryen ninguém dúvida. minha opinião.

    1. Os 3 dragões serão controlados por: Jon, Dany e o novo Targaryen que acabou de surgir para reclamar westeros.

    2. Meu pensamento: Acredito que Melisandre segue um caminho e Bran o opostos, R´llor é um lado e os Videntes que estão ensinando Bran são outros. Melisandre fala que a escuridão quer tomar conta, que é ruim e tals. Enquanto os videntes falam pra Bran não ter medo da escuridão.

    3. Tenho certeza que Jon ficará inconsciente como Bran ficou e passara um tempo na pele de fantasma, e aguardo avidamente um confronto dele com Borroq.

    4. Parabéns suas suposições são ótimas.

    • 3 de fevereiro de 2013    

      Considerando que é ponto pacífico que Jon e Daenerys não morreriam, sobraria apenas um dragão, com 3 pretendentes: Bran (warg), Tyrion (se realmente for um Targaryen) e Aegon (e não acredito que faça diferença se ele for um Blackfyre, pois nesse caso, Jon também não poderia montar um dragão, certo?). Mas sinceramente, não acho que Jon chegue a montar um dragão, penso que seria mais plausível que ele entrasse nele – e que Daenerys, se chegar a Westeros, voasse sozinha, com Bran e Jon NOS dragões e não sobre eles.

      • 10 de janeiro de 2014    

        A teoria do Blog, de que Jon seria filho de Lyanna Stark e Rhaegar, o que faz dele um Targaryen bastardo, não um Blackfyre. Rhaegar é descendente de Daeron II, o Bom. Enquanto os Blackfyre são os descendentes de Daemon, seu irmão bastardo.
        Mas Blackfyre não é um nome para indicar bastardos, como Snow ou Rivers. Ele indica uma casa nobre, ainda que rebelde. O nome foi adotado por Daemon quando ele foi reconhecido como filho legítimo por decreto do rei Aegon, o conquistador. Antes Daemon usava algum outro sobrenome, suponho que Storm.
        A expressão Dragão de Pantomimeiro, em minha opinião, é usada porque o Jovem Griff é apresentado como se fosse
        Aegon VI, da casa Targaryen, quando na verdade ele é descendente da casa Blackfyre. Não acho que ele vá montar dragões, mas o fato de ser Blackfyre não seria um impeditivo. Os dragões reconhecem o sangue, não os nomes. Um deles foi amistoso com Ben Mulato Plumm, por ex.

      • 10 de janeiro de 2014    

        Descupe, entendi mal, você quis dizer exatamente que o fato de não ser Targaryen não seria impeditivo para montar dragões. Por favor desconsidere minha resposta anterior.

  31. 7 de dezembro de 2012    

    Oi!

    Concordo com você em tudo. Acho mesmo que Jon é Azor Ahai e que ele morreu de fato, mas não de forma definitiva, e vai voltar. E ele,junto com Dany, é o personagem mais central. Não sei se você leu o resto das minhas teorias, mas depois de reler todos os livros, eu formulei um monte.
    Quanto ao Robb, acho que ele até tinha mesmo como entrar em Grey Wind, mas ele negou isso :”Eu não sou um lobo, não importa do que me chamem.” (Tormenta, p. 197, edição pocket americana), e pra mim foi nessa hora que ele morreu. Eu podia ficar aqui falando dessa série o dia todo, mas tenho que trabalhar, Ainda não li tudo, mas vou ler sim, com certeza.

    Parabéns pelo post, está muito bom.

    Fernanda

    natrilhadoslivros.blogspot.com

    • 7 de dezembro de 2012    

      Quero saber sua opinião sobre meus outros post. Realmente a série é tao boa que dá vontade de discuti-la por horas. Rsrs

      • 7 de dezembro de 2012    

        Eu vou ler. Ia começar sobre o Rickon e o Davos (acho que tb temos as mesmas ideias sobre isso), mas vou dar aula daqui a pouco e não vou ter tempo de terminar agora. Mas depois vou continuar lendo sim. Tb tô te seguindo no twitter (@fefenatrilha) e a gente pode continuar discutindo por lá ;D

  32. Raysa Raysa
    8 de dezembro de 2012    

    Oi!
    Adorei o blog (só conheci agora) as teorias são ótimas e bem embasadas! Parabéns! Sobre o Jon, realmente não acredito que ele tenha morrido, claro que é característica do autor nos surpreender matando personagens queridos, mas nós não somos mais tão inocentes como no primeiro livro a ponto de não saber quem é importante o suficiente pra ir até o final e quem é dispensável (desculpa Ned), também não gosto da ideia dele morrer e reviver, espero que ele fique apenas inconsciente como o Bran, e depois volte mais sábio e mais forte!

  33. thyago thyago
    9 de dezembro de 2012    

    Li novamente o capito do Jon, o cap onde ele é traido, e realmente aquela parte sobre vapor saindo da ferida e as lagrimas do Bowen Marsh, nao parecem ter sido colocadas a toa, mas temos um porem, que dragao de pedra ele acordaria, se ele for Azor. Tudo bem q no primeiro livro onde Dany queima Drogo fica claro que ela é Azor renascido. Uma coisa que me deixa muito desconfiado a respeito de todas essas profecias é o que o Martin falou numa de suas entrevistas, ele disse que professias nunca sao claras ou elas acontecem de forma diferente de como sao entendidas, ele da ate um exemplo de um rei ingles que foge de uma profecia e no final acaba nela. Por esse motivo tenho minhas duvidas sobre essa profecia sobre Azor renacer.

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      Tive uma luz meio estranha a respeito do “acordar dragões de pedra” kkkkkk
      pensem o seguinte, até entao, por mais que os dragoes estivem vivos, eles estavam aprisionados… presos de certa forma. Mas no momento em que está acontecendo toda a reviravolta com Jon, (se a história é simultânea) Quentyn está libertando os dragões na pirâmide (e Viserion, fica dentro de sua “toca” no alto) exatamente neste momento, ou seja, é nessa hora que os dragões acordam, pois eles começam a demonstrar sua verdadeira natureza, queimando e destruindo tudo…
      o que acham?

    • Talisson Santos Talisson Santos
      3 de julho de 2013    

      Thyago existem mais 3 Dragões: 1 de GELO,1 de PEDRA e mais 1 outro em Pedra do Dragão (Talvez um OVO – No livro 5 dá mtas evidências sobre esses). JON SNOW assim como Dany irá ressurgir com eles.

  34. fernando fernando
    10 de dezembro de 2012    

    Há uma coisa que caiu no esquecimento (eu acho) e que pode definir a estória toda:
    A carta que Ned Stark escreveu na cela antes de morrer, na qual a Aranha deveria entregar a Jon Snow na muralha.
    Pq a Aranha ainda não entregou?

    • thyago thyago
      10 de dezembro de 2012    

      nossa nem tinha lembrado, dessa bendita carta, sera que o Aranha tem essa carta como um as na manga?

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      Martin deve falar alguma coisa a respeito, lembra que “quase caiu no esquecimento” o ossos do Ned? Lembro de ter postado alguma coisa em algum blog uma vez dizendo que os ossos dele tinham simplesmente sumido desde que as irmãs silenciosas estavam a caminho de Winterfell. Ai me disseram que esses ossos já estavam nas criptas e tals… duvidei desde o inicio, quando finalmente vemos no Dança dos Dragoes, um dialogo entre Theon e a véia que nao lembro o nome, dizendo que ela nao pretende deixar estes ossos chegarem

  35. 13 de dezembro de 2012    

    Muito bom o texto, só discordo de uma coisa no começo

    Eu acho que Robb também tinha poderes warg… como quando no 2º livro Vento Cinzendo achou uma trilha até os estábulos de algum acampamento inimigo, e depois com comando de Robb atacou esse estábulo no dia seguinte, causando um caos (logo ele foi no estábulo, e voltou)…

    Porra, VC é um lobo gigante, inteligente e blablabla… mas continua sendo UM LOBO, e dificilmente se ‘seguraria’ nesse caso sozinho…

    E como não temos POV do Robb (Se não tivessemos POVs da Arya e do Jon não saberiamos da ligação deles também, o que eu quero dizer é que tirando no caso do Bran, nenhum terceiro sabe da ligação do pessoal com os lobos) fica difícil afirmar isso…

    Acho que um dos motivos dele ter se distanciado do VC no 3º livro foi por ele ter matado na pele do lobo amigos da esposa… mas isso é no chutômetro, apenas impressão minha xD

    Provavelmente o único que não teve contato warg foi a Sansa, pelo fato da Lady ter morrido cedo

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      E mesmo se nao tivesse morrido… acho que a Sansa nao perceberia que tinha esse dom

  36. 13 de dezembro de 2012    

    Mais uma coisa, acredito que o Jon seja AA, e mais… Acredito que Rhaegar SABIA que o filho entre um Stark e um Targaryen viria a ser o AA, por isso o ‘sequestro’ de Lyanna..(Acho que na profecia diz algo sobre um dragão de gelo, e velha ama diz que há um dragao de gelo a muito tempo enterrado em WF)

    Provavelmente isso que ele leu (No 3º livro tem um cap da Dany no qual Barristan diz que Rhaegar leu algo em um livro e de repente começou a lutar) sobre os outros, sobre AA e a porra toda… Mas minha teoria se perde porque ele começou a lutar bem cedo, se fosse o caso ele poderia muito bem ter casado inicialmente com Lyanna.

    De qualquer forma, ele não parece ser do tipo que jogaria o reino, a família, milhões de vidas, a esposa fora de graça, acho que essa fugidinha deles foi de fato por uma causa muito maior, e a única justificativa que me vem a mente é essa… Ele sabia que seu filho com Lyanna seria o AA, e a canção de gelo e fogo

  37. Anônimo Anônimo
    20 de dezembro de 2012    

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Viajou, a fugidinha foi porque ele estava apaixonado, sim cronicas de gelo e fogo, cronicas de falsidade e paixão….
    Bom acho que o AA é a Dany, e bom faria sentido que os outros dragoes fossem montados por aegon e jon, mas e se houver outro?
    Parece que os dragoes gostavam de bastardos e há uma chance de Tyrion, sim o duende ser filho de Aegon, ele sonha com dragoes e tem se tornando cada vez mais importante na trama.
    Bom de mais a mais acho que jon morreu… sem WARG ou qualquer outra coisa… mortinho mesmo.
    Seria triste eu adimito, mas ele mesmo diz que não poupa ninguem e que o final ja foi traçado. Bom bran tera muita importancia e rickon também, assim como Arya. Mas afinal não tenho esperança, pra mim jon morreu

  38. Adriano de Osasco Adriano de Osasco
    21 de dezembro de 2012    

    Otimas teorias, tudo legal. Mas sera que aqui ninguem ficou e saco cheio de tanto capitulo deaqueles manes no gelo? Neve neve neve, ranho congelado, neve neve neve….
    Sobre o Jon: ele nao foi traido, ele traiu a patrulha quando disse que ia pra Winterfell (uma atitude que nada condizia com seu comportamento anterior) eu acho que o autor precisava de um final cheio de controversias e inventou esse assassinato.
    Outra coisa eh que to achando muito chato esse tanto de forcas esotericas na historia, uma porrada de religiao, magia… Para um escritor, isso eh otimo pois possibilita explicar qualquer coisa. Po GRRM, capricha mais! Nao comprarei o proximo livro, peco que facam um resumo. Podem excluir nesse resumo os capitulos dos bobocas das ilhas de ferro, insuportaveis.

  39. Carmen Carmen
    29 de dezembro de 2012    

    Eu devo dizer que G.R.R.Martin nos dá a possibilidade de ler e ver uma estória, mas com pontos vistas diferentes, devido aos personagens. E assim como muitos me apaixonei pelo trairá do Jon Snow, acreditando que ele não morrerá fácil assim. Porque por mais imprevisível G.R.R.Martin seja, em todos que se foram nestes livros, ele deixou bem claro que estavam mortos e com nosso herói ficou uma incógnita. EU QUERO LER OS VENTOS DO INVERNO… Não aguento tanto mistério… E esse outro Targaryen???

  40. Isabella Isabella
    29 de dezembro de 2012    

    Eu acabei de ler todos os seus posts sobre e teve muitas coisas que eu achei interessante.
    Primeiro, Eu também senti que Jon podia ser filho de Lyanna com Rhaegar, mas antes de ler A Dança dos Dragões, eu tinha ouvido falar que Jon podia ser filho de Robert Baratheon..
    Eu queria saber se alguém sabe mais sobre o passado de Lyanna, porque em várias passagens do primeiro livro (não estou com o livro aqui), Ned fala que o Robert era apaixonado por ela e se ela não tivesse morrido, ele não teria se casado com Cersei. Agora, em A Dança dos Dragões, Sor Barristan Selmy disse que tudo teria sido diferente se Rhaegar não tivesse coroado Lyanna Rainha do Amor e da Beleza… quer dizer o que isso tem a ver com a guerra? E logo em seguida dessa passagem Sor Barristan pensa “Mas a filha de Ashara (Dayne) nascera morta, e sua bela mãe se jogara de uma torre pouco tempo depois, louce de dor pela criança que perdera e, talvez, pelo homem que a desonrara em Harrenhal (…)Nada de bom veio do silêncio tampouco.Se eu tivesse derrubado Rhaegar do cavalo e coroado Ashara rainha do amor e da beleza, ela teria olhado para mim em vez de Stark?”
    Quer dizer por que essa mulher não poderia ser a mãe de Jon? Apesar de eu também acreditar que Lyanna é a mãe dele. E também tem um trecho da Arya de A Tormenta de Espadas se eu não me engano em que ela conhece um garoto de Dorne que disse que ele e Jon Snow eram irmãos de leite.
    Por último, Jon é o meu personagem favorito e não consigo acreditar que ele morreu, mesmo que o corpo dele tenha morrido, ele ainda vive em Fantasma, mas o que vai impedir os homens da Patrulha da Noite de matarem o lobo? Conseguiram matar Vento Cinzento, Fantasma está trancado, não vai ser tão difícil, a não ser que alguém libere o lobo antes… não sei… ou então ele pode se virar para o Corvo, será que o corvo não é algum troca-peles (Um-olho comeu os restos de Varamyr e o Corvo comeu o rosto do Velho Urso…) ou algum dos “antigos corvos” que conseguiam pronunciar as palavras?
    Uma das pessoas comentou acima que o Jon não era o Jon e que a Melisandre tinha feito com que outra pessoa se parecesse com ele, enquanto ele está a salvo, eu adorei essa teoria, mas ao mesmo tempo não consigo imaginar o GRRM pondo o nome do capítulo com Jon (eu até fui conferir isso para ver se estava escrito outra coisa como “Senhor Comandante” ou algum outro nome, como ele tem feito bastante nesse último livro) e não sendo o Jon narrando a história (e sim um Jon Fake).
    Eu nunca tinha pensando em Jon sendo Azor Ahai renascido, para mim era óbvio que não era Stannis, mas era Dany e ponto final. Agora você me pôs em cheque, pois tem sentido Azor Ahai RENASCIDO para ele e também o fato da Melisandre sempre ver Jon Snow nas chamas quando ela clama por Azor Ahai, quer dizer ela já deve estar suspeitando de alguma coisa.
    E por último concordo que agora é a oportunidade para ele aprender a ser um troca-peles de verdade, aceitar a sua condição e fazer bom uso.
    Parabéns pelos posts você conseguiu enxergar muitas coisas que eu não tinha percebido!

  41. Anônimo Anônimo
    30 de dezembro de 2012    

    Muito legal seu post, concordo em quase tudo, tenho apenas uma questão de denominação: “warg” tanto pela origem da palavra (que não foi inventada por Martin) quanto pelo prólogo do livro 5 para mim tem a ver com lobo e no caso do livro “warg” é um “troca-peles” que tem uma ligação com um lobo. Todo “warg” é um “troca-peles” mas nem todo “troca-peles” é um “warg”. Tanto que em nenhum momento o livro se refere a Borroq como um “warg” e sim um “troca-peles”.

    • 30 de dezembro de 2012    

      Exatamente
      Todo “warg” é um “troca-peles” mas nem todo “troca-peles” é um Warg.
      Assim como digo no meu ultimo post sobre Wargs e Troca-peles

      • Anônimo Anônimo
        6 de janeiro de 2013    

        Ah, é mesmo, desculpe, eu não tinha visto o post! A propósito, você poderia fazer mais posts explicativos como aquele (warg x troca peles). Deixo a sugestão pra fazer um com “Outros(ou caminhantes brancos) x Criaturas”, lendo os comentários vi que muita gente confunde. Outros ou caminhantes brancos NÃO são mortos-vivos e morrem com obsidiana, os atacados pelos outros ou mesmo mortos na neve e encontrados por eles (?, o processo ainda é obscuro) podem se tornar Criaturas, que são “zumbis” e morrem com fogo. Bom, espero que você saiba explicar melhor e com referências aos livros, fica aqui minha sugestão!

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      quando começou aquela bagunça toda no ultimo capitulo do Jon, tive a impressão de que foi Varamyr que estava dentro do Wun Wun… depois pulou para dentro de outro, e outro e outro até que atacou Jon, nao sei, mas parece que os patrulheiros nao queriam fazer aquilo, era como se algo os controlasse… posso estar enganado é claro

      • 8 de fevereiro de 2013    

        Acho difícil. Varamyr não conseguiu entrar em uma esposa de lança. Dificilmente ele conseguiria controlar o gigante e depois controlar 3 irmaos da patrulha.
        E pelo que entendo, agora que ele vive sua segunda vida em um lobo ele não pode mais trocar de pele.

      • 8 de fevereiro de 2013    

        Eu não acho que seja Varamyr, principalmente porque em todos os capítulos do Bran, fica claro que o Summer está caçando com um grupo de lobos depois que o garoto fica em segurança na caverna. Esse grupo de lobos, para mim é o trio do Varamyr e ele está dentro de um deles.

        • 9 de fevereiro de 2013    

          Correto.
          Varamyr é um dos lobos do grupo que Verão se tornou líder.

  42. Re Pupo Re Pupo
    2 de janeiro de 2013    

    Terminei hoje de ler “A Dança dos Dragões”. Como todos, estou muito frustrada pela provável demora para o lançamento do livro 6.
    Tenho os meus palpites, assim como o sacerdote vermelho Thoros de Myr ressuscitou outras 2 personagens (Catelyn Tully e lorde Beric Dondarion), acredito que Melisandre fará o mesmo com Jon Snow. Provavelmente, Melisandre estava errada quanto a Stannis e Jon renascera como Azor Ahai, existem fortes sugestões disto, pois quando Melisandre pede para ver nas chamas seu rei, só aparece Jon e ele mesmo tem um sonho premonitório, no qual segura uma espada em chamas.
    Vamos aguardar e ver se meu palpite esta certo…
    Abraço a todos

  43. tyrioncv tyrioncv
    4 de janeiro de 2013    

    meu palpite e que jon seja filho de rhaega pois como as cronicas dizem fogo e gelo que e como sao chamados os filhos bastardos das duas casa( dos starks snow e dos dragoes fire) e udo mais dito acima entao ele nao pode morrer e nem viver por muito tempo na pele do lobo, apergunta e como o cor[o dele vai se cura( espero que nao seja por obra da melisandre)

  44. Helen Helen
    7 de janeiro de 2013    

    Acabei de ler um capítulo da Daenerys em que Xaro Xhoan Daxos diz:

    “— Quando entrei no Salão dos Mil Tronos para suplicar junto dos Puronatos pela sua vida, disse que não passava de uma criança — prosseguiu Xaro — mas Egon Emeros, o Requintado, levantou-se e disse: “Ela é uma criança tola, louca e inconsciente e muito perigosa para ficar viva.” Quando os seus dragões eram pequenos, eram uma maravilha. Crescidos, são morte e devastação, uma ESPADA EM CHAMAS sobre o mundo. — Limpou as lágrimas. — Devia ter te matado em Qarth.”

    Acredito que os dragões sejam mesmo a “espada”, resta saber quem irá comandá-los, se uma pessoa (a Dany) ou três (Dany, Jon e talvez Tyrion?).

  45. 7 de janeiro de 2013    

    Gostei muito do post. Parabéns.
    Logo que li sobre a morte de Jon, fiquei assustado e muito enfurecido, mas depois comecei a refletir.
    A história de Melisandre é uma chave para tudo. Ela viu Jon como o herói Azor Ahai.
    Sabe-se que os membros do culto possuem poderes curativos excepcionais, como ocorreu com Dondarrion e Victarion. Logo, imagino que ela poderá trazê-lo de volta à vida, como era assim que se referiam ao próprio Dondarrion.
    Logo, ele renascerá.
    Fatos me chamaram a atenção: Melisandre não foi com Stannis para sua jornada; Ela o advertiu sobre o lobo e sobre o corvo; Ela sempre estava tentendo cooptar Jon.
    Mas há mais: Jon, em certo momento, analisa sua espada e se recorda que o aço valiriano é capaz de matar os outros. Então, ele lê as inscrições contidas na espada. Muito embora se tenha uma idéia da origem da espada, não se sabe, ao certo, de onde ela veio e foi parar nas mãos da família Mormont.
    Acredito que essa espada é especial, pois ela deve se relacionar com a famosa luminífera.
    Mais um fato importante: Jon é um warg e os livros revelam a problemática em domar os dragões.
    Sabemos que Victarion está em poder de um dos famosos cornos utilizados para domar dragões e ele o levará até Dany.
    Acredito que, no futuro, Jon conseguirá domar um dos dragões através do seu dom.
    De fato, a idéia de que Jon possui o sangue do dragão é interessante, pois da sua ferida saiu fumaça, o que denota a idéia de que seu sangue é quente, como o sangue de Dany.
    Os sacerdotes vermelhos tendem a favorecer a magia e ao retorno dos dragões, enquanto os Meistres tendem a lutar contra, isso é verdade. De tal maneira, entendo que há forte ligação entre os 3 sacerdotes conhecidos: Melisandre, Joqorro e aqueloutro que acompanhava o bando de Dondarrion.
    Entretanto, não há como dizer que dragões despertarão com Jon, porque não me recordo se a comitiva de Stannis trazia ovos de dragão, mas também, se tal fosse verdade, não sei se daria tempo para tal dragão crescer como os de Dani.
    Fato é que Jon precisava morrer para se libertar do seu juramento, pois tal o prendia à Muralha.
    Voltarei como mais pensamentos, pois vou dar uma revisada nos livros.

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      ultima citação é simplesmente demais… “MORRER PARA SE LIBERTAR DO SEU JURAMENTO”

  46. Kelina Kelina
    7 de janeiro de 2013    

    Sua teoria é muito legal, tem até potencial para ser verdade. Mas, vamos combinar? Estamos falando de G. R. Martin. Na mão dele, personagens queridos e importantes morrem assim, como na vida real. Infelizmente. Foi assim com os Starks. Jon morreu. No máximooooo, vive dentro de Fantasma. Ele não pode ser Azor porque sua morte não trouxe a vida nenhum dragão, como Daenerys fez. Melisandre sabe lá uns truques, é verdade, graças as pitadas de pós escondidas em bolsos de seu vestido e usará isso para fugir por sua vida, após o caos que se instalará na Muralha com a traição dos patrulheiros que também cairá sobre os selvagens. No meio por fim, se os selvagens forem subjugados, os traidores levarão a muralha a ruína, o que ocasionará o fácil acesso aos Outros e seus zumbis antes humanos a Westeros, de fato. Só mesmo os dragões para trazer luz e calor a noite escura e fria q se aproxima. Esses dragões deverão estar sob comando de Daenerys, Bran e, na falta de um melhor, Aegon que pode ter mesmo sangue de dragão igual a Daenerys.

    • Luis Araujo Luis Araujo
      13 de janeiro de 2013    

      “O Dragão tem Três Cabeças”… Bran não é do sangue do Dragão, e o único que tem uma nuvem sobre a origem entre os candidatos a ser a terceira cabeça é Jon Snow. Ele até sonha sendo Azor Ahai, ele se vê com uma armadura de gelo e a espada flamejante na mão no topo da muralha. Algo é certo não se trata de Stannis.
      Porém não se pode afirmar nada quanto a trama, o Martin já me surpreendeu antes e com certeza vai me surpreender ainda mais até o fim.

  47. Ana Ana
    15 de janeiro de 2013    

    Quando cheguei no capítulo do quinto livro “Dança dos Dragões” em que Jon Snow é morto (não foi traído, ele iria abandonar seu juramento e tomar partido, e seus companheiros podiam fazer o que fizeram, matá-lo como a lei dos Patrulheiros da Muralha reza para aqueles que quebram o juramento), fiquei muito triste pois é o personagem de quem mais gosto, pela lealdade, coragem e procurar fazer sempre o que é correto e honroso. Ele tem pequenos defeitos que vem da sua pouca idade, pouco mais que um adolescente. Mas essa sua teoria de que ele possa reviver na pele do Lobo Branco “Fantasma” é muito interessante e provável. Gostei muito de seu Blog e estarei acompanhando suas teorias até que possamos nos rigozijarmos com os novos livros que estão para vir. Que venha o Inverno!!!

  48. 17 de janeiro de 2013    

    Jon como Azor Ahai, ele até sonhou que estava no topo da muralha com uma armadura de gelo negro e uma espada de fogo, o sacrificio acredito que seria o próprio lobo Fantasma , já que e o mais importante pra ele. e o cão da historia da Velha Ama que levaria o Herói até os filhos da floresta seria Bran na pele de Verão quem melhor pra conhecer o caminho. Mas não coloco todas as minhas fichas em Jon não.

  49. 18 de janeiro de 2013    

    Oi Drunk!

    Reli agora porque fazia tempo e já não lembrava. Continuo concordando, e só queria reforçar que acho que quem vai servir de sacrifício para tornar Longclaw a Luminífera é Melisandre. Ghost e Dany também fazem sentido,mas são mais óbvios, Melisandre nem tanto. Depois, como eu disse no meu post, todo mundo fala que ela é fogo feito gente, e que emite calor. Então, quem vai dar o calor a Luminífera eu acho que vai ser ela. Nunca achei que ela fosse ficar viva.

  50. SarahParalovo SarahParalovo
    18 de janeiro de 2013    

    Eu concordo com quase todas as teorias, menos a que Jon seja uma das cabeças do dragão… Ele até pode ter sangue Targaryen (quase certo que seja mesmo filho de Rhaegar e Lyanna), mas ele QUEIMA! No primeiro livro, quando salva o Velho Urso do outro tacando fogo nele, ele queima o braço, e reclama disso o resto da história. Então como diabos ele poderia montar um maldito dragão????? A não ser que seja um dragão de gelo… OH, quantas teorias!

    Muito bom o blog, parabéns!

    • Anônimo Anônimo
      5 de fevereiro de 2013    

      Jana :
      Não posso dar minha mais sincera opinião aqui, senão todos vocês proferir ofensas contra a minha pessoa, mas acho que o Jon NÃO MORREU NÃO. Só ficou gravemente ferido.
      Se ele morresse de verdade e acabasse por “revivendo/renascendo” seria muito zoado. Isso se tivesse destino diferente dos outros personagens que também morreram e reviveram depois. (Ex.: como foi que aconteceu com a Catelyn? Quem e como ela foi revivida?) Então, acho que vai ser só um sustinho, ele está vivo ainda.
      Provavelmente a Melisandre vai cuidar do corpo físico dele enquanto ele viverá a experiência com o Fantasma. Vai ficar um tempo meio em coma vivendo no lobo e depois vai acordar um novo e destemido Jon, assim como o Bran acordou.
      Sobre ele ser o Azor Ahai, eu sinceramente acho que não, pois de todas as reviravoltas que o autor pode nos presentear, essa seria a mais óbvia. Então, se for para seguir o óbvio, que seja a Danny mesmo, e se for pra surpreender, que seja o Bran, ou um outro Targaryen que ainda não foi revelado.
      Acho que o Jon será fundamental na guerra com os outros sim, mas levando em conta que a arma mais eficiente para esse combate é o fogo…….. penso em dragões (Inevitável) E quem tem potencial pra comandar esses dragões, na minha humilde opinião até esse ponto da história, são a Daenerys e o pequeno Bran (que considerando que o pobrezinho nunca mais vai andar………..)

      “E SIM VOAR”… não se esqueçam…

    • 15 de fevereiro de 2013    

      Isso não me parece importante, nesse caso, pois o Viserys – que era mais Targaryen q o JOn Snow – também queimava… Na verdade, os Targaryens têm alta resistência ao fogo, mas não imunes a ele… no caso, o JS, sendo mestiço teria menos ainda…

      • SarahParalovo SarahParalovo
        15 de fevereiro de 2013    

        Acho que não me expressei bem. Eu quis dizer que acho que Jon é sim um Targaryen, mas não é uma das cabeças do dragão. Como vc mesmo disse, Viserys era mais Targaryen que Jon, mas não era o sangue do dragão, como a própria Daenerys concluiu quando ele morreu… Ela, no caso, é Targaryen E uma das cabeças do dragão, Jon e Viserys seriam apenas Targaryens… Acho que Martin frisou muito o fato de Dany não queimar, assim como a queimadura no braço de Jon, então isso deve ser importante. Bom, claro que é só teoria, o jeito mesmo é esperar e ver o que Martin preparou pra nós! 🙂

        • Alex V. Alex V.
          15 de fevereiro de 2013    

          Mas SarahParalo, se nao me engano Dany se queimou no fogo de Drogon em Dança dos Dragões…

          • 15 de fevereiro de 2013    

            Parece que a alta resistência Targaryen ao fogo não se aplica aos cabelos: lembrem-se que a Daenerys, ao sair da pira funerária do Khal Drogo, estava com todos os pelos do corpo queimados… (cena que, claro, a tv não ia mostrar)

  51. 20 de janeiro de 2013    

    É um chute muito longo, mas acho que a Nissa Nissa é a Asha. Snow morrer não é um problema, visto que Melisandre está a seu lado. O beijo final pode o trazer de volta! Mas gostei muito da teoria de que ele deva viver um tempo nas peles de Ghost! Uma das teorias de que eu mais gosto sobre a Lumnifera é a de que a Espada é a própria Patrulha da Noite! O juramento da patrulha deixa vários traços que dão uma certa força a essa teoria. Não acho que a Lumnifera é uma espada!

    • Ju Ju
      20 de janeiro de 2013    

      Dos “chutes” mais improváveis podem sair os melhores gols de placa…. rsrs… Fiquei boiando como poderia ser a Asha… Agora essa questao de que a liminífera nao necessariamente sera a espada do Jon soa muito bem pra mim. Acho que as profecias tem carater metafórico em geral. Acredito que é mesmo a “arma” que será usada no combate, Incluindo nesse conexto a possibilidade de ser desde a patrulha até dragões.

      • 20 de janeiro de 2013    

        Concordo. Também não tinha pensado que pode ser a Asha, mas acho que até por ser nada óbvio, é possível. E também da referência à Patrulha como a Luminífera: “eu sou a espada na escuridão”. Bom palpite!

  52. Rafaela Rafaela
    20 de janeiro de 2013    

    Olha, gosto da teoria, mas me refresca a memória, qual livro e capitulo aparece a citação :

    “Finalmente, ele olhou para o norte. Ele viu a Muralha brilhando como cristal azul, e seu irmão bastardo Jon dormir sozinho em uma cama fria, sua pele ficando pálida e dura como a memória de todo o calor que fugiu dele … Norte e norte e ele olhou, a cortina de luz no fim do mundo, e então além dessa cortina. Ele olhou profundamente no coração do inverno, e então ele gritou, com medo, e o calor de suas lágrimas queimou seu rosto”.

    Eu não me lembro desse sonho verde do Bran. Obrigada

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      é uma passagem de a Dança dos Dragões

  53. Rafaela Rafaela
    20 de janeiro de 2013    

    Eu realmente não me lembro dessa visão nos livros… e jogando aqui no Google o único resultado é essa página. Então queria saber onde o Diego conseguiu essa citação.

    • Rafaela Rafaela
      20 de janeiro de 2013    

      Achei, obrigada

      • thyago thyago
        21 de janeiro de 2013    

        saberia me dizer onde encontro esse trecho no livro?

  54. Anônimo Anônimo
    20 de janeiro de 2013    

    Foi otimo cara a teoria sobre Jon .

  55. thyago thyago
    21 de janeiro de 2013    

    O Martin é muito fdp ele consegue fazer com que nos fiquemos pensando em teorias sobre o futuro da serie mesmo dps de meses do lançamento do 5 livro

  56. 22 de janeiro de 2013    

    Bem, vou tentar apontar uma possível falha nessa teoria de que Jon Snow é Azor Ahai.

    É dito que Azor Ahai é o principe prometido na profecia, logo terá de ser alguem que venha da família real. A Dany é possível, ela é uma princesa, filha de Aerys, então ela tudo bem. Stannis não pode, ele não é filho de um Rei, ele pode ter herdado o reino mas… Isso também exclui outros pretendetes como Davos, Victarion e Lord Beric (que por sinal já morreu) e também podemos excluir Jon Snow. Sei que ele é possívelmente filho de Reaghar logo é da familia real, mas Reaghar nunca chegou a ser Rei, morreu príncipe, sendo Jon apenas um herdeiro, nada mais…

    Uma bruxa dos bosques profetizou que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem do Príncipe Aerys e da Princesa Rhaella. Quando Aegon V, o Improvável soube disso, forçou o casamento dos dois.

    É claro que eu possa estar errado, mas acredito que Azor Ahai será mesmo um príncipe, talvez Aegon como na profecia na casa dos imortais, mas eu tenho uma teoria melhor, que ainda estou trabalhando nela, mas acredito que pode(futuramente, com outros livros) ir se desenvolvendo.

    Pra mim, Azor Ahai é Gendry.

    Ele é filho de um Rei (mesmo que seja bastardo), tem olhos azuis, como na visão da Dany na casa dos imortais, no qual ela vê um homem de olhos azuis na mulhara, segurando uma espada vermelha.
    Ele se parece com Stannis/Robert/Renly, isso pode ter confundido Melisandre.

    Quando Brienne encontrou com ele na estalagem, ele estava numa forja fabricando uma espada, creio que essa espada possa ser futuramente a Luminífera. Na profecia original diz que ela foi feita por 3 estágios: colocada na água e quebrou, perfurou o coração de um leão e quebrou, perfurou o coração de uma mulher.

    Lembro que Gendry colocou a espada na água nesse capítulo (mas não quebrou), logo posso tentar adivinhar que o próximo estágio, do leão, será Jaime Lannister, que está sendo levado com Brienne para o grupo. Talvez Gendry enfie a espada nele… Já o terceiro passo seria em Lady Stoneheart. Ele colocaria a espada no coração dela (despertando os dragões de pedra, sendo os dragões a raiva que ela sente, como Vyseris costumava dizer pra Dany “Você quer acordar o Dragão?”)

    Essa teoria realmente me animou, mas ela tem pontos fracos, como a parte do “renascer” que não acontece com Gendry, e outras partes como a estrela…

    “Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”

    Será que esse ‘despertar’ possa acontecer no próximo livro? Bom, fica ai essa teoria que acho que poucos consideraram e que acho que tem uma força grande.

    Até

    • 22 de janeiro de 2013    

      Gostei da sua teoria! dê uma olhada no post “As Teorias dos Leitores”, e se quiser, eu posso postar essa sua teoria.

      • 22 de janeiro de 2013    

        Se quiser… vou dar uma olhada.

        • Ana Ana
          23 de janeiro de 2013    

          Oi Donilo, tdb? Poxa, bacana a teoria, mas eu acho que não faz sentido algumas coisas. Primeiro só para esclarecer a questão de ser príncipe, não significa que o pai tenha que ser rei. É só uma linhagem real, é um título. Tem príncipes, cujos pais nunca se tornaram reis, justamente pq o pai (q tb é príncipe) é o segundo da sucessão, e somente o tio (mais velho) é que se tornou rei. Enfim…se Jon é filho de Raeghar (oq eu acredito) ele é um príncipe. Bem, até aí, tudo certo com relação ao Gendry, pq ele tb é.
          Agora sobre a visão da Dany (casa dos imortais), a parte que ela viu um homem de olhos azuis na muralha, foi revelado para ela como sendo uma farsa (meu entendimento), afinal, o diálogo termina com: mãe dos dragões, matadora de mentiras.

          “Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra. Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras…. Mãe de dragões, matadora de mentiras.”

          E por fim, o Gendry não é nenhum personagem importante e grande. Não acho que o George ía transformar ele em alguma coisa a mais, pq seria muito do nada. Ele sabe que ele tem uma gama de personagens (jon, dany, tyrion, arya, bran) que tem um torcida enorme e que tem muitas expectativas sobre eles. George diz nas entrevistas que o final vai agradar a muitos, isso significa que alguma torcida aí tem razão. Enfim, é minha opinião.

          • 23 de janeiro de 2013    

            Acredito que essa visao foi de Aegon. O dragão do pantomineiro

          • 23 de janeiro de 2013    

            Eu estava caçando um pouco as coisas pra poder melhorar essa teoria e descobri que me enganei numa coisa.

            É dito que o Príncipe Prometido será da linhagem de Aerys e Rhaella. Eu pensei que Rhaella tinha se casado com um Baratheon e tido Steffon Baratheon (pai de Robert) mas na verdade é outra mulher com nome parecido (Rhaelle), Rhaella se casou com o próprio Aerys… logo os supostos Azor Ahai serão a Dany, Aegon (se ele for verdadeiro), Tyrion se for filho bastardo de Aerys, Jon Snow e talvez o filho da Dany, Raegho, que há uma chance dele estar vivo… Isso é claro, se a profecia da anã fantasma estiver certa.

          • Padawan Ewok Padawan Ewok
            24 de janeiro de 2013    

            Achei muito boa sua teoria!!!
            Não desista tão facil dela! Pode ser que o Gendry não seja mesmo o Azor Ahai (Eu acredito que é Jon), porem Gendry tem um papel importante:
            Eu acredito que ele que será o ferreiro que fará a espada Luminífera,não tem sentido o Jon (Dani) ou quem for, começar a fazer uma espada!Só se for simbolico a referencia da espada.
            Mas certeza que será o Gendry que forjará a espada!
            Parabens pela teoria!

          • Susie Derkins Susie Derkins
            27 de janeiro de 2013    

            Também gostei dessas hipóteses, Donilo… Seria surpreendente o suficiente pra mim. O Gendry foi apresentado com um certo destaque e depois, simplesmente, perdeu qualquer função na trama. Pode ser que tenha algo por vir que dê a ele uma importância legal na história. Eu ia gostar muito

          • 26 de janeiro de 2013    

            E se, por acaso, a mãe do Gendry fosse uma filha bastarda de Aerys, o Rei Louco? Ele, provavelmente, também frequentaria bordéis para se divertir um pouco. Não acredito que os apetites sexuais de Robert Baratheon sejam um caso isolado na monarquia westerosiana 🙂

          • 26 de janeiro de 2013    

            Eu estive pensando nisso esses dias, realmente, a única coisa que sabemos sobre a mãe de Gendry é que era uma mulher loira que trabalhava como balconista e que ela morreu a muito tempo… E te um detalhe adicional, quem colocou o Gendry pra trabalhar como ferreiro foi Varys (disfarçado) e foi ele que também suregiu para o mestre de Gendry para deixa-lo ir pra Muralha com Yoren pra que Gendry não fosse morto… Isso me deixou meio com pé atrás, porque Varys se importaria com um bastardo de Roberth?

            http://iceandfire.forumeiros.com/t753-gendry-e-ned

          • 23 de janeiro de 2013    

            Quanto a esse trecho da profecia:

            “Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra[…]”
            Creio se tratar de Stannis mesmo, combina bem com ele, olhos azuis, espada vermelha e sem sombra (uma metáfora para a magia de melisandre.

            ” Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante[…]”
            Essa parte eu acho que se trata de Victarion, num dos capitulos que Martin liberou dos Ventos do Inverno mostra o POV de Tyrion e avisa que navios chegaram na costa de Meeren (?) com estandartes de dragão. Isso explica o ‘dragão de pano’ como sendo as velas dos navios…

            Agora o ultimo trecho que complica.
            “De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras….”

            Não creio que seja um dragão, mas um animal voador mesmo, pensei em um Grifo (Aegon?) mas…

          • thyago thyago
            23 de janeiro de 2013    

            pode ser meio absurdo mas alguém já parou pra pensar que que o tal animal de pedra possa ser a própria ilha de pedra do dragão já se la tudo tem forma de dragão, e se não me engano o local era uma antiga ilha vulcânica. Isso tbm explicaria como melissandre afirma poder acordar dragões de pedra.

          • Susie Derkins Susie Derkins
            27 de janeiro de 2013    

            Não é absurdo não….. rsrsrs… lembra da profecia que o cara foi morrer na frente do quadro?!!!

          • Susie Derkins Susie Derkins
            27 de janeiro de 2013    

            Susie Derkins :
            Não é absurdo não….. rsrsrs… lembra da profecia que o cara foi morrer na frente do quadro?!!!

            Ps: Isso foi falado numa entrevista, e não na história. o_O

          • Talisson Santos Talisson Santos
            3 de julho de 2013    

            Não, não é absurdo Thyago, a própria Ilha de Pedra do Dragão É SIM UM DRAGÃO adormecido (não me lembro se é em Tormentas ou Festim q fala q o castelo de Pedra do Dragão tem a forma de 1), tbm tem um de GELO contado pela VELHA AMA ao Jon Quando pequeno, e tbm mais 1 outro q talvez seja um ovo ainda por includí-lo.

        • 3 de fevereiro de 2013    

          Uma correção: foi Jaeherys II quem forçou o casamento de Aerys e Rhaella, e não seu pai, Aegon V. Se o Príncipe Prometido surgisse da linhagem de Aegon – e não da de Aerys – então Gendry poderia sim ser incluído como candidato a Azor Ahai, já qu,e segundo Meistre Aemon,Robert Baratheon também era bisneto de Aegon V por linha feminina,

    • 25 de janeiro de 2013    

      Meu Deus estou parva…nunca tinha pensado nisso…mas desde do principio que achei que o Gendry teria um papel mais importante…mas nunca tinha posto a ideia assim…Amei a teoria quanto a parte do renascer pode ainda não ter acontecido pode o GRRM ainda não ter dado os toques todos…sabemos que ele é muito subtil e não o podemos levar mesmo a letra por isso o “renascer” pode não querer dizer que morreu e voltou a vida pode ser outro tipo de renascimento…por exemplo na cena em que os vassalos da casa Strak reconhecem o Robb com sendo o Rei do Norte ele antes era apenas um herdeiro de uma casa que se erga como Rei do Norte pode ser considerado como renascimento ou exemplo é a nomeação do Jon Snow como Comandante da Patrulha da noite mas uma vez antes apenas um irmão ajuramentado que se erga como um líder por isso pode existir na minha opinião outros tipos de renascimentos,talvez a única coisa que realmente não encaixa aqui é a dita parte em que diz que o príncipe viria da linhagem de Aerys e Rhaella…mas quem sabe o que nos espera? gostei gostei

      • 27 de janeiro de 2013    

        Olha eu chegando atrasada na discussão 🙂

        Donilo, acho que sua teoria é boa sim, não desista tão facilmente. Particularmente, eu acho que AA é Jon, mas concordo com o pessoal, o Gendry vai ter um papel muito importante ainda. De todos os bastardos de Robert, ele é o que tem mais destaque. Acho também que Brienne vai dar um jeito de salvar tanto Pod quanto Jaime dessa armadilha que a Lady Stoneheart armou, mas Lannisters ainda tem aos montes.

        Uma vez, xeretando os foruns do westeros.org, eu encontrei um post muito interessante, que falava dos Sete deuses retornando em forma humana. Bom, o Gendry se encaixa direitinho com o Ferreiro. Taí o link: http://asoiaf.westeros.org/index.php/topic/71076-the-seven-in-human-form/

        Beijos!

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      É o seguinte pessoal… fazendo uma interpretação de texto aqui em relação a profecia “Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”
      Me ocorreu o seguinte: Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu (ok, isso já aconteceu) e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo (ainda nao aconteceu) mas está para acontecer, pois agora que o inverno finalmente está chegando. E a profecia é muito clara quando diz que é “NESTA HORA” que o “guerreiro IRÁ TIRAR DO FOGO UMA ESPADA EM CHAMAS” Ou seja, o guerreiro deve retirar a espada no momento do ar frio da escuridão. Sendo assim, não é Stannis, pois ele já tirou a sua espada do fogo, antes de o ar frio da escuridão cair sobre o mundo, não será Beric, porque ele também já tirou sua espada de fogo antes do ar frio da escuridão, e arrisco a dizer que também não será Dany, porque seus Dragões, que seriam considerados a sua “espada em chamas” também vieram antes do ar frio da escuridão. Concluindo, só nos fica então Jon, que já se viu com uma espada em chamas na mão, mas que ainda nao aconteceu e o ar frio da escuridão agora que está chegando, pode coincidir com o momento que Jon finalmente vai se erguer

      • 15 de fevereiro de 2013    

        Verdade, Alex. Boa explicação.

        • 8 de março de 2013    

          aina acredito que Nissa de Jon é Arya e que sua luminifera já esteja pronta ou garra longa ou agulha ou gelo que se transfornou em uma espada lanisther!!

  57. alexandre alexandre
    23 de janeiro de 2013    

    não vou mais ler isso. a anciedade só aumenta e droga desse inverno não chega!

  58. 24 de janeiro de 2013    

    Ora bem sou muito fã das teorias e dou os parabéns a realização deste trabalho espectacular. agora em relação as teorias em si até posso aceitar que o Jon seja descendente dos Tangaryen…já dei voltas e voltas a cabeça e realmente é a ideia mais plausível. Embora acredito que o G.R.R.M nos esteja a dar uma granda volta pois porque razão o tão honrado Ned condenaria o reino a uma era sem sucessão(sabendo que o Jon tinha por direito ao rei) mandando o Jon para a muralha de onde não poderia voltar a sair…mas nem vou por ai pois é tudo especulação então só vos digo para se prepararem quando ele for mesmo filho do Ned…mas pronto tirando isso em relação a teoria de que o Jon é o futuro Azor Ahai pelas justificações aki apresentadas só me levam mais a crer que este se trata de facto a Daynerys…«Quando a estrela vermelha sangra e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra» claramente a descrição do nascimento dos dragões…visto isto tenho mais uma coisas acrescentar não tenho provas nem citações mas é um feeling…já pensaram se com a morte do Jon snow ele em vez de renascer como Azor Ahai renasce como um dos Outros??? sabendo que é o mais provável acontecer na muralha…desde o principio que o Jon tenta unificar os povos e agora recentemente queria entender os ditos “Outros” se pensavam se tinham um proposito alem da destruição seria uma maneira de compreeder o porque da sua existencia…por isso pensem nisso confesso que seria um grande choque até para mim mas quem sabe o que o G.R.R.M tem guardado para as nossas personagens ele mesmo diz que quer que tenhamos medo de virar a pagina mas que nao sejamos capazes de nao o fazer por isso é melhor prepararmo-nos para o pior.

    • joao joao
      24 de janeiro de 2013    

      Senti um frio na espinha agora…

    • 24 de janeiro de 2013    

      Obrigado, pelos elogios Rute!
      Realmente seria um grande choque…
      Pensarei a respeito!

    • thyago thyago
      25 de janeiro de 2013    

      Rute dps se possivel da uma olhada num dos comentarios que postei, muito parecido com a sua teoria do jon e dos outros.

      • 25 de janeiro de 2013    

        Eia ao ler um dos teus comentários lembrei-me de uma coisa…mas antes disso falando da teoria de que o nosso Jon Snow voltará com um dos Outros…realmente não fui a primeira a pensar nesta ideia por incrível que pareça foi a minha mãe! ela também ficou viciada depois de eu a obrigar a ler o primeiro livro eu acabava um livro ela começava outro então ela virou-se no fim e disse isso mesmo que o se fosse ela a escrever fazia com que o Jon voltasse como um dos Caminhante…a cena que também tive a pensar é que não podemos levar o GRRM tão a letra acho que ele é muito subtil como já vimos, já disse isto noutros comentários que dentro da dita profecia do renascer do Azor ahai(embora a minha opinião vá para a Daenerys como Azor ahai isto pode ajudar na vossa teoria loool) quem é que nos diz que para renascer o príncipe tem que morrer?? isto é, e se for uma outra forma de renascimento, por exemplo quando Robb é proclamado pelos seus vassalos como Rei do norte ele passa de apenas um herdeiro em busca de justiça para a sua Casa para o Rei do Norte se isto não é renascimento não sei o que é! o mesmo acontece com o nosso Jon quando ele é nomeado como Comandante da Patrulha da Noite mais uma vez deixa de ser apenas um ajuramentado para se tornar num líder(logo ele nao tem de morrer espero eu)…mas pronto voltando ao ponto da questão acho que ele retornar como um Outro seria uma coisa diferente e chocante bem ao estilo do GRRM para nao falar que teria toda a lógica só assim saberíamos quais as intenções verdadeiras dos ditos “outros” se seriam assim tão monstros como todos pensam e para responder a questão mais importante de todas PORQUÊ DE VOLTAREM AGORA? …

        Em relação aquilo que me lembrei ao ler um dos teus comentários tem haver com a profecia…Ora bem meio mundo já leu o Harry Potter certo?? bem então no que se baseia a historia do Harry Potter? numa profecia feita a um homem muito poderoso(estou a tentar por isto o menos Nerd possível ;D) que dizia que nasceria um rapaz com a capacidade de o derrotar né!…ora então o mauzão acaba por tentar matar o tal rapaz mas no processo acaba por lhe dar a tal capacidade para o derrotar e nisto a profecia é cumprida…a lição de moral é que se ele não tivesse tentado matar o rapaz da profecia então esta nunca se teria realizado e o mauzão tinha continuado na boa…ora isto pos-me a pensar na gaja de vermelho (nao me recordo agora do nome) que a vontade tão forte de ela quer realizar a profecia será que não a vai fazer acabar por afastar ainda mais do seu objectivo se assim for dificilmente o Azor ahai surgira sobre o “comtrolo dela”

        Bem isto não tem muito a ver mas pronto a verdade é que a profecias são para ser realizadas de forma natural e não para ser construídas…a ideia é o salvador aparecerá quando for preciso.

        • Anônimo Anônimo
          26 de janeiro de 2013    

          Rute vc me fez pensar em uma coisa, quando disse o caso de voldemort( acho q é assim q se escreve) a morte de jon pra mim foi muito estranha, a forma como aconteceu, se nao me engano, estavam muitas pessoas presentes patrulheiros, selvagens e homens da rainha,mesmo tendo traido o juramento, ele devia ter sido preso e julgado ja q nao saiu da muralha, melissandre diz pra ele que ela é a unica que pode salva-lo, seria a melissandre quem planejou o atentado de jon com a intençao de fazer com q ele desperte como AA e nessa ele se torna o Outro. O qual nao creio que seja tao mal quanto pensamos.

          • 26 de janeiro de 2013    

            Realmente é uma boa ideia…mas agora outra coisa…qual é a primeira coisa que eles fazem quando morre alguém na Muralha? é queimar o corpo certo? logo seria impossível ele se transformar num dos “outros” ou noutra coisas qualquer..por isso agora mais do que nunca acho que a Melissandre tem um dedo naquilo tudo como vc mesmo disse como sabemos ela já fez uma coisa parecida com o Mance por isso deve ser realmente a unica salvação para corpo e eu sublimo CORPO do Snow uma vez que acredito que ele vai passar para o fantasma até ter o seu corpo de volta…e concordo acho que nao seria mal de todo ele ficar como um Outro mas é o nosso Jon tadinho.

          • 26 de janeiro de 2013    

            Mas é aquela questão, nós não sabemos quase nada sobre os Outros, eu achava que eles eram um tipo do zumbi inteligente das neves, mas ai apareceu o Mãos-Frias e mudou minha visão deles… é como Martin gosta de fazer, deixar as coisas cinzas, sem o bem e mal, coisas assim. Talvez os Outros não sejam como nós pensamos que sejam, talvez eles tenham um objetivo maior mesmo, que agente não compreenda… Eu simplismente amo essa hipótese do Jon se tornar um deles, seria ótimo, se eu fosse o escritor eu faria isso (na verdade, se eu fosse o escritor, não pensaria nem em metade da história)

          • 26 de janeiro de 2013    

            é exactamente isso que eu penso..Sabemos que o Mãos-Frias não é mau de todo certo…alem disso sempre achei que o tio de Jon Snow voltaria como um dos Outros por isso veremos qual é o papel de Jon snow a partir de agora uma coisa é certa ele nao pode fazer com que o Snow morra de vez se nao acho que milhoes de fã fariam um baixo assinado para o seu renascimento XD…

          • Susie Derkins Susie Derkins
            27 de janeiro de 2013    

            Nossa, gente!!! Faz sentido !! Muito bom palpite.
            Ainda mais pra mim, que não gosto da Melissandre e acho que ela vai fazer alguma merda que vai prejudicar a todos.
            Apesar da “moral da história estilo simplista Harry Potter” não combinar muito com o estilo do Martin (que como o Donilo bem comentou, não define claramente o bem e o mal e tudo depende do ponto de vista de quem conta), eu gostei muito dessa hipótese de que ela pode ter manipulado a suposta morte do Jon, pra forçar o renascimento, pra forçar a concretização da profecia sob seus cuidados e no final das contas vai acabar perdendo o controle de tudo.

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      Pra mim so acorda como um Outro, aqueles que morrem para lá da Muralha, do lado de cá dela, os mortos nao se levantam. Prova disso são os prisioneiros que Jon fez, colocou-os nas celas de gelo e até então eles nao se levantaram. Ai vem alguem é me diz, “é mas no primeiro livro os companheiros de Benjen viraram Outro,.” Concordo, mas acontece que eles morreram do lado de lá da Muralha. E a Velha-Ama sempre diz que enquanto a Muralha estiver de pé, ela protegeria o reino…

  59. 24 de janeiro de 2013    

    Vamos lá eu acredito que seja mais do que um príncipe prometido afinal o dragão tem três cabeças acredito que seja Dany, Jon e Tyrion. Dany porque tem tudo da profecia, Jon pelas teorias das lágrimas e da fumaça do ferimento e Melissandre disse que viu jon como homem depois lobo e de novo homem acho que não vai morrer talvez fique um tempo em fantasma , agora me perguntão porque tyrion. Pela batalha nas Águas Negra as fumaças do fogo vivo,O sal da água do mar, ele estava quase morto mas viveu viu o estranho em pessoa kkkkk um renascer bem dito.Mas vou dar uma olhada pra fazer meu Tico e Teco funcionar
    Muito show as teorias do site o/ Obrigado Drunk

  60. 26 de janeiro de 2013    

    Estava a ler um dos comentários do Donilo, em que ele põe a seguinte passagem:
    “Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”

    A Garralonga, que o Jon usa, era a espada ancestral dos Mormont. Era suposto ela ter passado para Jorah Mormont, mas, ao ser condenado pelos crimes que cometeu, fugiu, deixando a espada para trás, segundo Jeorah Mormont, o anterior Senhor Comandante da Patrulha da Noite. Assim, a espada seguiu o “Velho Urso” para a Muralha, onde ficou guardada na Torre do Senhor Comandante.
    Na noite em que Jon salvou a vida a Jeorah a torre ardeu com tudo o que lá estava. No final, por ser em aço valiriano, a lâmina da espada não foi afectada. Para recompensar o Jon pelo salvamento, o Senhor Comandante mandou reparar a espada e ofereceu-lha.

    “(…) o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas”
    A espada já não estaria em chamas, e a torre já não estava em fogo, mas esteve lá. Quem de lá a tirou, “das cinzas”, foi Jeorah Mormont, um guerreiro, ora pois.

    “(…) quem a empunhar será Azor Ahai (…)”
    O Senhor Comandante ofereceu a espada a Jon, e é ele quem a empunha agora.

    Será Garralonga, na verdade, Luminífera? Talvez sim… ou talvez não:
    “E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis (…)”
    Garralonga é cinzenta, infelizmente. No entanto, nem a espada de Stannis Baratheon é vermelha. Não me recordo ao certo, nem tenho comigo o livro onde está a passagem em que o Jon faz a descrição da Luminífera do Senhor de Pedra do Dragão, mas tenho a ideia de ele a descrever como sendo de um metal brilhante que parecia emitir luz própria (não me recordo se disse que ela era vermelha). Por isso, “ainda há esperança”.

    Isto foi só uma ideia que me deu, não é minha intenção tomar partidos nem aceitar teorias como correctas. Apenas gosto de complementar, ou ajudar, os autores dessas teorias 🙂

    Saudações,
    Pedro Fernandes

    • 26 de janeiro de 2013    

      Bem e por falar em espadas nós já temos de facto DUAS espadas que são pelo menos parcialmente vermelhas mandas fazer pelo pai de Jamie apartir da Gelo (Espada do Ned Stark)…Uma sabemos que está na posse da Brianne e a outra nao sei o que é feita dela.

      • 27 de janeiro de 2013    

        OI Rute! Oi Pedro!

        nada a ver, mas vocês são portugueses, não? Minha família é portuguesa, pelo jeito como vocês escrevem, reconheci. Parece que estou ouvindo meus primos de Portugal 🙂

        Beijos!

        Fernanda

        • thyago thyago
          27 de janeiro de 2013    

          se nao me engano as espada uma esta com brianne e a outra se nao me engano esta com jaime, talves a cat mande gendry reforjar a gelo q poderia ficar com uma aparência avermelhada? quem sabe neh.

          • 29 de janeiro de 2013    

            Creio que não está com o Jaime. O Lorde Tywin mandou fazer duas espadas, uma para Joffrey, outra para Jaime (“Esta é para o meu filho”, disse ele ao Tyrion, referindo-se a Jaime). Sabemos que a do Jaime, Cumpridora de Promessas, foi oferecida à Brienne, que a transportou pelas Terras Fluviais
            até ser capturada pela Irmandade Sem Estandartes.
            Uma vez que o Joffrey morreu, o paradeiro da sua espada é desconhecido (pelo menos para mim… se alguém tiver notado alguma coisa enquanto lia, por favor que o diga). Poderá ter sido enterrada com ele (o que duvido bastante, porque ninguém com dois dedos de testa enterra aço valiriano), ou o Lorde Tywin tê-la-á guardado algures… onde? Não faço ideia 🙁

            Um aparte: fiquei extremamente irritado quando soube o que fizeram à Gelo x(

          • thyago thyago
            29 de janeiro de 2013    

            Bem lembrado pedro nao me recordava se falava algo nos livros sobre o paradeiro da outra espada.

        • 28 de janeiro de 2013    

          Oi ;D!
          Sim somos Portugueses somos colegas de universidade, viciados na Guerra dos tronos o Pedro encontrou este sitio e mostrou-me. E foi assim que viemos cá parar e ainda bem com tantas teorias que por aqui andam é quase como reler os livros outra vez.

          • 30 de janeiro de 2013    

            Felizes são os portugueses, que podem comprar corvos de estimação… aqui no Brasil não tem 🙁

          • 2 de fevereiro de 2013    

            Nunca vi corvos à venda por cá. O mais estranho que vi foram morcegos 🙂

            Por outro lado vocês podem comprar as espadas da Valiryan Steel, nós não… é proibido entrarem espadas 🙁
            (http://www.valyriansteel.com/shop/)
            Mesmo assim já pensei em comprar o martelo do Robert (um dos que mais gosto *.*), mas é caro demais para mim… quem sabe, um dia, eh, eh, eh 😀

        • 28 de janeiro de 2013    

          Olá, Fernanda. Somos portugueses, sim (até somos amigos). É engraçado que dá para distinguir um português de um brasileiro também através da escrita, não apenas da fala 🙂

          • 28 de janeiro de 2013    

            é verdade… a distinção são em pequenas palavras. Fico feliz em saber que há pessoas de Portugal visitando minhas teorias!.Esse fim de semana foi bem cheio de trabalho para mim. Mas estou vendo suas teorias e estou gostando muito.
            Rute tem muitos pontos que você falou e eu concordo com você. e Pedro… essas passagens sobre a Garralonga…eu simplesmente fiquei enlouquecido ao ler. Eu nunca tinha me dado conta. Realmente… garralonga pode ser essa espada!

          • 2 de fevereiro de 2013    

            Oi pessoal!

            Pedro, as suas colocações sobre Garralonga são muito pertinentes. Eu acho que ela é mesmo A Luminífera, e que ou ela se transforma com Jon, que eu concordo com o Leandro que é AA e não morreu, ou então ela se transforma com o sangue de Melisandre, que todo munod fala que é fogo feito gente: “Jon estava com uma armadura de gelo negro, mas sua espada queimava vermelha em sua mão.” (ADWD, p. 842, edição pocket americana), e também, sobre Melisandre: “Jon podia sentir seu calor, mesmo através da lã e do couro.” (mesma edição, p. 65).
            E Pedro, também acho um crime o que fizeram com Ice!
            E só uma observação sobre o livro: pouco antes de sair aqui no Brasil, eu quase pedi para o meu primo aí de Portugal me mandar. Mas não demorou muito depois de eu descobrir a história ele saiu aqui, li o primeiro em português e comprei todo o resto em inglês, antes de sairem as traduções aqui 🙂

            Beijos!

          • Talisson Santos Talisson Santos
            3 de julho de 2013    

            Se prestarem atenção na Descrição de GarraLonga além d ela ser Valiriana, elá é Uma Espada De Uma Mão e Meia, e é carregada nas Costas. É tão grande quanto Gelo (de Ned) pode ser usada tanto com as duas mãos quanto com uma só, pra se empunhar ela com uma mão só, o Portador deve ter uma força descomunal além d ser mto hábil. Não recordo no momento qual passagem q mostra JON Usando-a com uma mão. Sem contar no Detalhe do Cabo que o Velho Urso manda adaptar, a cabeça de um LOBO GIGANTE BRANCO (Phantom).

          • 4 de agosto de 2013    

            Talisson, só uma correção. O nome do fantasma em inglês é Ghost mesmo. Eu também achava que era Phantom antes de ler no original. #achata 😀

  61. Ana Ana
    28 de janeiro de 2013    

    Oi gente, tdb? Bacana as novas teorias, mas eu acredito que o Jon não se tornará um Outro. Bem, a minha opinião é a seguinte: George gosta sim de surpreender, mas ele não pode ser tão louco..rs, são 20 anos de uma história, com vários fãs enlouquecidos rs, e eu não consigo simplesmente imaginar que na reta final dos livros (só faltam 2), ele simplesmente vai pegar o herói da trama e transformá-lo em um outro. Ele tem consciência de que isso faria muita gente se decepcionar, que iria na contra mão do que se espera do personagem. Ok, de repente o Jon não é o tal príncipe prometido, não é Azor Ahai, de repente morreu mesmo, enfim, tudo isso os fãs podem aceitar (muitos ficarão tristes, como eu rs) mas transforma-lo no vilão, ou em uma criatura? É como matar os dragões antes de chegar em Westeros, matar a Ayra agora, antes que a história dela nos mostre o objetivo, etc. Já escrevi isso aqui e volto a dizer, em uma entrevista do George ele disse que gostava de finais agridoces, como o do Senhor dos anéis (em que tudo dá certo, tudo se encaixa) e duvido que realmente alguém que torce pelo Jon (eu, por exemplo) ficaria satisfeita com essa mudança repentina de rumo. Se fosse lá pelo 2º, 3º sei lá, mas agora no 6ª livro?

    • thyago thyago
      28 de janeiro de 2013    

      A grande pergunta Ana sera que os outros são realmente tao ruins quanto pensamos, ja vimos que na serie não temos nenhum personagem que realmente fosse mal, como no caso de jaime que aleijou bran e hoje muitos torcem para que a cat nao mate ele.

      • 29 de janeiro de 2013    

        eu estou com o Tyago…o jon se tornar um outro nao quer dizer que ele fique mau, pelo contrario! vai nos dar respostas a muitas questões que temos…mas decepcionante é ele matar a personagem, pelo menos para mim.

        • Alex V. Alex V.
          8 de fevereiro de 2013    

          Eu prefiro que o Sam encontre essas resposta em Vilhavelha, faz mais sentido, porque ele foi quem começou os estudos sobre os outros nos dias de hoje…

  62. André Azevedo André Azevedo
    29 de janeiro de 2013    

    Sinceramente.. Estou meio desapegado com o livro. Depois que vi a morte de John… Acredito que ele tenha morrido mesmo e ponto final. Melisandre estava errada em relação a Stannis. Talvez o Aegon Targaryen (o que está no Poleiro do Griffo) seja o tal Azor Ahai. O problema é que existe duas “religiões” correndo em separado. Os antigos deuses do norte (os filhos da floresta) e o Deus Vermelho. São duas coisas e uma não aceita a outra. Não tem muita ligação

  63. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    29 de janeiro de 2013    

    Reparem que no final da pagina 774″A DANÇA DOS DRAGOES” exite uma ideia de continuação.”APENAS O FRIO…”Se Jon estivece morto seria utilizado o ponto final na frase e nao a utilizaçao dos “…”!Jon nao morreu a mais coisas para serem reveladas sobre ele.

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      muito bem colocado Felipe R. de Souza. mas os “tres pontinhos no final” podem simplesmente significar que uma frase ou situação foi parando…
      A meu ver, pode ser que ao chamar Fantasma, Jon passar para sua pele e por isso “nao sente nem a quarta facada”

  64. André Azevedo André Azevedo
    29 de janeiro de 2013    

    Jon não pode ser AA renascido. Não mesmo. E muito menos um Targaryen. Ele pode sim, ser um filho bastardo do Ned Stark. E porquê não?
    O Ned pode ser um cara honrado e talz. Mais também é homem. O cara estava numa campanha longe de casa. Se apaixonou por uma camponesa e nasceu o bastardo
    Prova disso é que até o Jon colocou a sua honra frente a uma mulher, a selvagem Ygritte

    • 29 de janeiro de 2013    

      A história de Jon Snow ainda é um mistério. A sua origem, em verdade, não está devidamente esclarecida, portanto.
      No livro Dança dos Dragões, é possível encontrar um diálogo de Davos Seaworth, com Lorde Godric, em que o aludido senhor confessa o seguinte:

      __________________________________________________

      — Ned Stark esteve aqui?
      — Na aurora da Rebelião de Robert. O Rei Louco tinha enviado uma mensagem ao Ninho de Águia exigindo a cabeça do Stark, mas Jon Arryn enviou-lhe o desafio em resposta. Mas Vila Gaivota permaneceu leal ao trono. Para chegar a casa e convocar os vassalos, o Stark teve de atravessar as montanhas até aos Dedos e arranjar um pescador que o levasse para o outro lado da Dentada. Uma tempestade apanhou-os no caminho. O pescador afogou-se, mas a filha fez o Stark chegar às Irmãs antes de o barco ir ao fundo. Diz-se que ele a deixou com um saco de prata e um bastardo na barriga. A moça chamou-lhe Jon Snow, em homenagem ao Arryn.
      — Mas adiante. O meu pai estava sentado onde eu estou agora quando o Lorde Eddard veio a Vilirmãs. O nosso meistre incentivou-nos a enviar a Aerys a cabeça do Stark, para provar a nossa lealdade. Isso teria implicado uma rica recompensa. O Rei Louco era generoso com aqueles que lhe agradavam. Mas por essa altura já sabíamos que Jon Arryn tinha tomado Vila Gaivotas. Robert foi o primeiro homem a ultrapassar a muralha, e matou Marq Grafton com as próprias mãos. Este Baratheon é destemido, disse eu. Combate como um rei deve combater. O nosso meistre riu-se de mim e disse-nos que o Príncipe Rhaegar ia com certeza derrotar aquele rebelde. Foi então que o Stark disse: Neste mundo só o inverno é certo. Podemos perder as cabeças, é verdade… Mas e se prevalecermos? O meu pai mandou-o embora ainda com a cabeça sobre os ombros. Se perderdes, disse ao Lorde Eddard, Nunca estiveste aqui.

      _______________________________________________________

      Acredito que Lorde Grodric mencionou “o Stark” não como Eddard, mas se referindo ao seu falecido irmão, Brandon, morto no início da rebelião.

      Nesse caso, Eddard teria levado consigo o filho do seu falecido irmão, para não deixá-lo desamparado.

      Essa história me deixou desnorteado com a origem de Jon Snow e, sinceramente, não acredito que Eddard tenha traído sua honra fazendo um bastardo. Pelo contrário, preferiu assumir um filho bastardo do seu irmão, como se seu fosse, para não deixar a criança desamparada em Vilirmã, que era um local inóspito.

      Espero ter contribuído.

      • 29 de janeiro de 2013    

        Se bem que, o menino deve ser filho de Eddard, pois foi ele quem fugiu para Porto Branco, através de Vilirmã.

        • 29 de janeiro de 2013    

          realmente achei esta parte do livro importante para a história do Jon snow…mas na minha opinião o Eddard nunca mancharia a sua honra sem ter um motivo muito muito importante..por isso nao posso concordar com vc Madson mas se fosse realmente assim porque é que ele nao contou a catelyn? não! eu realmente acredito que o Jon é filho do Eddard e que a mae dele será uma pessoa de bem.

          • 11 de março de 2013    

            Uma boa razão para Ned esconder a origem de Jon é que, se ele o reconhecesse comofilho de Brandon, mesmo que bastardo, Jon, e não Ned, seria o herdeiro de Winterfell.

  65. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    30 de janeiro de 2013    

    Rute concordo com vc.Eddard é um homem de honra e principios!Provavelmente Jon é filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen!Desconfio que Eddard criou Jon a pedido de Lyanna…Acho que essa foi a promessa misteriosa que Eddard teve que cumprir!O mais estranho é que Eddard nunca comentou qual foi o pedido de Lyanna,nem para Robert,seu melhor amigo.Eddard tambem nunca falou quem realmente é a mãe de Jon.Concerteza ele teve um motivo muito sério para não dizer nada…são só suposições tà!

    • 30 de janeiro de 2013    

      Também acho, Felipe. Pela irmã, por essa promessa, Ned teria manchado sua honra sim, pra não manchar a dela.

      • 30 de janeiro de 2013    

        Eu acho que se ele é realmente filho de Lyanna stark então o Ned nunca diria a Robert que ele seria filho do Rhaegar, com medo que isso originasse represálias ao bebe por parte de Robert…até ai tudo bem! mas o que me incomoda mesmo(e me leva mesmo a crer que ele é filho do Ned) é ele nunca ter contado a Catelyn, se ele a amava tanto assim nunca deixaria que a mulher pensasse que ele a teria traído, para mais que ela por esse mesmo motivo nunca foi “boa” para o Jon e se soubesse que ele não era mesmo filho do Ned se calhar tudo seria diferente por isso acredito mesmo que o Ned deu uma facadinha no casamento o que é compreensivo em tempos de guerra e tudo mais.

        • Alex V. Alex V.
          8 de fevereiro de 2013    

          Mas vale lembrar, como a propria Cat disse em um dialogo com Robb, que o inicio do relacionamento dela com Ned, nao foi fácil. Ela era prometida para Brandon. Pode ser ai que Ned decidiu nao contar…

        • 30 de outubro de 2013    

          Oi Rute. Olha eu atrasado novamente. Ah, uma promessa é uma promessa né? Se ele prometeu à Lyanna, não poderia contar nem mesmo à Cat e acredito que não contaria mesmo pq era muito, muito, muito devoto e religioso.

          • 4 de novembro de 2013    

            Sim é verdade que uma promessa feita pelo Ned seria levada para campa com ele…mas não sei se o Ned deixaria que o Jon fosse obrigado a tomar o caminho que acabou por tomar sabendo que ele poderia ser muito mais…mas pronto eu sou daquelas que acho que o Jon é realmente filho do Ned…uma vez que o Martin descreve as coisas de uma forma tao real as vezes o mais simples é realmente o mais certo e não seria natural que o Ned na flor da juventude sem saber se iria sobreviver à guerra, poderia ter um caso com uma bela senhora de nome ou não? e claro que como homem de honra ele é nada seria mais normal que assumir o seu filho bastardo…mas pronto veremos

  66. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    30 de janeiro de 2013    

    Concordo com vc Fernanda!Desconfio que Lyanna estava tentando proteger o seu filho(Jon Snow),pois Robert nutria um ódio muito grande sobre os Targaryens.Provavelmente Robert teria matado Jon(por ser filho de Rhaegar), que seria herdeiro por direito do trono de ferro.Eddard manteve a promessa de não contar nada por amor a sua irmã mesmo custando a sua honra.novamente digo q sao suposiçoes…rsrsrsrs!!Estou doido para ler o sexto livro!!!

  67. 30 de janeiro de 2013    

    Faz todo o sentido ele ser filho de Lyana ja que ele tinha muita semelhanca com Ned isso explica porque ele nunca revelou nada p Cattyn e jon..P protege-lo ,Mas p mim nessa saga Jon é o meu predileto e nao vejo ninguem a altura dele. senao Daenerys eles tem que se encontrar mas como sem quebrar esse votos??Acho que ele é azor ahai sim e nao ele nao morreu se nao acabou a graca ,ja matou Ned, matou Catlyn(que nao podia ter morrido sem saber dessa informacao ja que ela sempre condenou jon sem razao)talvez Briene tbem Acho que o Martin está guardando alguma surpresa para jon, que é o personagem mais querido,
    como ele sempre faz

  68. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    30 de janeiro de 2013    

    Também faz sentido Rute!Caramba G.R.R.M està me deichando ancioso!Tenho que ler logo o proximo livro!Só de pensar na data…Afh!!!!

  69. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    30 de janeiro de 2013    

    Paula ,eu tbm penso a mesma coisa q vc. E para mim Jon é o perssonagem principal de toda essa historia!Além de ser os capitulos mais legais de se ler!

    • thyago thyago
      30 de janeiro de 2013    

      Alguem aqui ja parou para imaginar que o jon possa ser filho de Ned com a Lyana, isso seria um motivo para ele nunca contar para Cat, nem para Robert e nem pra ninguem. Meio absurda essa teoria mas ainda acho valida.

      • 7 de fevereiro de 2013    

        Nem pensar…isso iria contra todos os princípios morais do Ned…para não falar de que sabemos a maneira com ele encarou o incesto do jamei e cercei…por isso essa para mim é impossível…

        • 8 de fevereiro de 2013    

          Concordo com você, Rute. Acho improvável que ele seja filho de Ned, mas até pode ser, mas nesse caso Lyanna não é a mãe, com certeza

  70. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    31 de janeiro de 2013    

    É meio absurda Thyago,mas se tratando de G.R.R.M…rsrsrsrs podemos esperar de tudo!

  71. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    31 de janeiro de 2013    

    Também acho que o titulo “AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO” esta relacionado a Lyanna(Gelo)por ser do Norte onde sempre é frio e Rhaegar(FOGO)por ter sangue de dragão.O livro sutilmente evidencia o amor de Rhaegar por Lyanna.Faz um pouco de sentido rsrsrsrs.Novamente digo que são suposições!

  72. 31 de janeiro de 2013    

    Ned e lyana,acho pouco provavel e Jon sendo OUTRO seria decepcionante…

  73. 31 de janeiro de 2013    

    Agora espero anciosa para ver o fim dos Bolton e dos FRey eles merecem um final bem ruim

  74. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    31 de janeiro de 2013    

    kkkkkkkk!Eu também nao vejo a hora dos Bolton e os Frey terem um fim bem tràgico!kkkkkk “O INVERNO ESTA CHEGANDO”,para todos eles!!!

    • Alex V. Alex V.
      8 de fevereiro de 2013    

      o INFERNO melhor dizendo kkkkkkkkkkkk

  75. Anônimo Anônimo
    31 de janeiro de 2013    

    Gente ,no ultimo capitulo de Daenerys,no primeiro paragrafo(danca dos dragoes) ela diz que suas queimaduras estavam sarando,Entao ela QUEIMA sim…Entao jon pode ser sim um tagaryen…

  76. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    3 de fevereiro de 2013    

    To lendo os livros todos de novo só para entender melhor esse lance dos pais do Jon Snow!A cada capitulo q leio chego à conclusao de que Jon Snow é filho de Lyanna com Rhaegar!!!

  77. Alex V. Alex V.
    5 de fevereiro de 2013    

    Caçadora de livros :
    Concordo sobre as suposições sobre Snow. Sério, eu também fiquei com essa ideia do Jon no fantasma e o Borroq querendo pegar o animal pra ele. Imagina, um combate na mente do lobo? loucura total! ^^
    Fiquei chocada com o esfaqueamento do coitado, mas já esperava por isso. Ele foi muito burro de ter ficado longe do fantasma, mas tenho certeza que o retorno dele vai ser ótimo.

    O que achei interessante foi que, do mesmo modo que Cat alertava Robb sobre ficar junto de Vento Cinzento, a Melisandre tambem ficava perguntando para Jon sobre Fantasma…

    • thyago thyago
      7 de fevereiro de 2013    

      Alex existe mesmo essa peculiaridade entre as duas, mas a uma diferença cat avisava Robb que Vento cinzento estava la para proteger ele e os outros irmão, já melissandre diz ao jon para manter fantasma por perto, mas avisa jon que ela é a unica que pode salva-lo, isso em muito me faz pensar, como já disse melissandre sabia do atentado contra a vida de jon isso se ela mesma não orquestro tudo para forçar o renascimento de AA. já que quando ela invoca AA nas chamas ela vê jon, o fato dela pedir para ele manter fantasma por perto seria para servir de salvo conduto para que ela pudesse trazer jon de volta para seu corpo.

    • 8 de fevereiro de 2013    

      É verdade, Alex, não tinha pensado nisso

  78. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    5 de fevereiro de 2013    

    Caramba eu não tinha reparado nesse acontecimento!!!Realmente Melisandre e Cat falavam em manter os lobos por perto!Foi uma ótima observação!!!

  79. Lucas Lucas
    5 de fevereiro de 2013    

    Se eu não me engano no quinto livro jon tem sonhos dele enfrentando os outros com uma espada de fogo. isso confirmaria que ele e Azor Ahai.

  80. Felipe R. de Souza Felipe R. de Souza
    6 de fevereiro de 2013    

    Imagina só se Jon ser Azor Ahai!!!Vai ser muito bom.Só de pensar que o sexto livro só serà lançado ano que vem…to muito ancioso!

  81. 7 de fevereiro de 2013    

    Ora bem, eu acho a discussão à volta da identidade de AA bastante interessante. Assim sendo, estive a pensar e tive uma ideia ridícula.

    “Quando a estrela vermelha sangra e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra.”

    E se Azor Ahai renascido já tiver aparecido? E se ele também já tiver desaparecido?

    Pois é, eu acredito que o Azor Ahai é, ou melhor, foi Beric Dondarrion.
    “Quando a estrela vermelha sangra (…), Azor Ahai deve nascer de novo…”. Quem, sem sombra de dúvidas, renasceu (e até mais do que uma vez) enquanto a estrela vermelha sangrava? O Senhor do Relâmpago! Aliás, que me lembre, foi o único que de facto esteve morto e voltou à vida. O homem até lutava com uma espada em chamas.

    “(…) para acordar os dragões de pedra.” Aqui houve um problema de interpretação da profecia que é compreensível. É uma questão de trocar palavras parecidas. Onde se lê “dragões” deve ler-se “corações”: “acordar corações de pedra”. Ora vejamos, como morreu, por fim, Beric Dondarrion? Passando o seu “fogo da vida” para Catelyn: a Senhora Coração de Pedra. Uma vez que o destino de Azor Ahai foi cumprido, “acordar corações de pedra”, deixou de haver necessidade que Dondarrion continuasse vivo 😛

    Agora a sério. E se o tão esperado Azor Ahai morreu sem cumprir a profecia? A do “acordar os dragões de pedra”? Seria trágico. Nada a que nós, enquanto leitores d’As Crónicas de Gelo e Fogo, não estejamos habituados, certo? E, nesta condição, estamos igualmente habituados a esperar que o mais improvável aconteça. Seria extremamente engraçado se, enquanto nós discutimos quem poderá vir a ser AA, este já tivesse vindo e ido sem que nos déssemos conta 🙂

    • 7 de fevereiro de 2013    

      Lá estás tu com as tuas teorias…já te disse Pedro que esse seria talvez a maior reviravolta dos livros…e eu pessoalmente ficaria muito chateada com o nosso querido G.R.R.M. mas mais uma vez não tenho com contrapor a tua teoria por isso só posso esperar para ver quem tem razão eh eh…

      • thyago thyago
        7 de fevereiro de 2013    

        Alguém aqui já parou pra pensar que o martin é ateu, e q essa historia de príncipe prometido e salvador é tudo papo furado, e que não tem salvador nenhum. Os livros estão cheio de deuses novos e velhos e por assim vai, acho que essa seja uma forma do martin mostrar que não importa qual deus você ponha sua fé, ele não vai aparecer e lutar as sua batalhas.

        • 7 de fevereiro de 2013    

          Azor Ahai não é um Deus. E sim um herói que existiu a muito tempo e que há um profecia q diz q ele voltsrá.
          Eu acredito que Martin mostrara q não importa o que aconteça. A história sempre se repete

          • thyago thyago
            7 de fevereiro de 2013    

            sim drun, um herói q retornara para salvar o mundo da escuridão um ” salvador ” não te lembra algum messias rsrs obs: nas historias de westeros não me lembro de existir AA se não me engano quem expulsou os outros durante a grande noite foi Bran o construtor e a patrulha da noite. AA vem de outra religião vinda de Essos que ate então não tinha adoradores em westeros ate Stannis se converter. Thoros de Myr se não me enganos veio de Essos.

  82. Alex V. Alex V.
    8 de fevereiro de 2013    

    Tive uma luz meio estranha a respeito do “acordar dragões de pedra” kkkkkk
    pensem o seguinte, até entao, por mais que os dragoes estivem vivos, eles estavam aprisionados… presos de certa forma. Mas no momento em que está acontecendo toda a reviravolta com Jon, (se a história é simultânea) Quentyn está libertando os dragões na pirâmide (e Viserion, fica dentro de sua “toca” no alto) exatamente neste momento, ou seja, é nessa hora que os dragões acordam, pois eles começam a demonstrar sua verdadeira natureza, queimando e destruindo tudo…
    o que acham?

  83. Alex V. Alex V.
    8 de fevereiro de 2013    

    É o seguinte pessoal… fazendo uma interpretação de texto aqui em relação a profecia “Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”
    Me ocorreu o seguinte: Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu (ok, isso já aconteceu) e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo (ainda nao aconteceu) mas está para acontecer, pois agora que o inverno finalmente está chegando. E a profecia é muito clara quando diz que é “NESTA HORA” que o “guerreiro IRÁ TIRAR DO FOGO UMA ESPADA EM CHAMAS” Ou seja, o guerreiro deve retirar a espada no momento do ar frio da escuridão. Sendo assim, não é Stannis, pois ele já tirou a sua espada do fogo, antes de o ar frio da escuridão cair sobre o mundo, não será Beric, porque ele também já tirou sua espada de fogo antes do ar frio da escuridão, e arrisco a dizer que também não será Dany, porque seus Dragões, que seriam considerados a sua “espada em chamas” também vieram antes do ar frio da escuridão. Concluindo, só nos fica então Jon, que já se viu com uma espada em chamas na mão, mas que ainda nao aconteceu e o ar frio da escuridão agora que está chegando, pode coincidir com o momento que Jon finalmente vai se erguer

  84. Alex V. Alex V.
    15 de fevereiro de 2013    

    Pessoal, Martin deu uma entrevista, e achei muito interessante este ponto quando ele fala do “simbolismo”. Acho que se encaixa com esta nossa discussão sobre AA ser Jon Snow…

    Falando da loba morta e de seus 6 filhotes. Um sinal dos deuses? Incluindo o corvo de três olhos? Há quem enxergue um simbolismo na loba morta por um chifre de cervo (Stark – Baratheon).
    Cara, creio que isso seja algo que os próprios leitores tem que decidir. Se é um símbolo que eu tive o trabalho de colocar no livro com certa sutileza, é porque estou tentando dar sugestões. E se eu deixo pistas, o faço de propósito. O que não vou fazer agora é gritar: “É um símbolo!! É um símbolo!!!”, para que fique muito na cara dos leitores. Cada um tem que ler a história, decidir o que é símbolo e o que quer dizer. Creio que isso seja o que defina uma obra de arte: complexa, com uma estrutura bem formada e relativamente ambígua, para que os leitores possam tirar suas próprias conclusões.

    Leia mais: http://www.gameofthronesbr.com/2013/02/george-r-r-martin-em-barcelona.html#ixzz2KyKfkise
    Under Creative Commons License: Attribution

    • 15 de fevereiro de 2013    

      Li essa entrevista agora há pouco também Alex, e não acredito que deixei passar esse detalhe, não tinha pensado nisso. E me chamou atenção também na mesma entrevista quando ele fala dos parentes do Ned, que ele estressa que Brandon morreu sem deixar filhos (apesar de não descartar algum bastardo), mas fala somente que Lyanna está morta, não fala nada sobre ela não ter filhos. O que, pra mim, pode ser uma ponta que ele deixou solta justamente para explicar que Jon é filho dela, como eu acredito que seja.

      • Alex V. Alex V.
        19 de fevereiro de 2013    

        É verdade Fernanda, e como ele mesmo diz, sempre fica “pontas soltas” para os leitores… poder ser sim uma brecha que ele tenha deixado na entrevista, talvez sem querer, ou porque ele realmente tinha esta intenção… nao da pra saber.

  85. gabriel gabriel
    19 de fevereiro de 2013    

    Vou t falar a real tu é muito inteligente… pois estava pensando a mesma coisa… mas não com as citações que você colocou… algo lógico e que nos motiva a ler e imaginar que o pobre e renegado jon snow é algo mais nesta trama… perdi o pique de ler na hora que o cara morre…. mas vendo por este lado….

    • 20 de fevereiro de 2013    

      Calma, Gabriel! Eu também fiquei mal quando o Jon morre, mas depois de pensar friamente, eu cheguei a mesma conclusão: não é uma morte verdadeira, ele vai retornar. Até porque, acho que seria um erro de principiante o GRRM matar o Jon agora, com tanta coisa em aberto sobre ele: sua verdadeira identidade e o papel que ainda vai ter na saga. Se você parar pra pensar, as outras mortes aconteceram porque os personagens cumpriram seus papeis, e Jon ainda não.

      • 27 de fevereiro de 2013    

        sim se há alguma personagem que não pode morrer assim é o jon snow…acredito piamente que ele das duas uma vai escapar com vida o que acho difícil ou voltará de outra forma qualquer…já sabem qual é a minha opinião…ele voltará como um outro e continuo a questionar-me o pk de Ned stark nao contar a sua mulher que ele nao era o seu bastardo..mas pronto terei que esperar para ver

        • murillo murillo
          8 de março de 2013    

          mais eu ainda acho que ele e filho dele,porque os stark tem sangue de reis e pode ser que aprofecia tenha sido interpretada errada

  86. Josnaiel Vieira Josnaiel Vieira
    23 de fevereiro de 2013    

    Mt boas as suas teorias parabens pelo site

  87. murillo murillo
    2 de março de 2013    

    eu queria mesmo que Jon Snow se tornace(lembra que antes de morrer Hoob manda seus vasalos assinar uma carta reconhecendo ele como legitimo) jon stark e marchace com uma tropa com o estandarte de lobo gigante,com irmão da patrulha e o pessoal pra la da muralha

  88. Anônimo Anônimo
    4 de março de 2013    
  89. 11 de março de 2013    

    Eu lembro da carta do robb,so nao lembro quem ficou com ela e porque ela ainda nao foi lida e isso nao liberaria jon de seu juramento,afinal ele é o rei do norte…realmente a unica coisa que nao encaixa é porque Ned nao contou p Cat e deixou ela ficar com raiva de jon o tempo todo…

  90. 11 de março de 2013    

    Outra coisa, se ele é um tagarien mesmo,ele nao escreveu isso naquela carta que ele pediu p varys entregar, ele nao seria burro a esse ponto de acreditar no Varys e me ocorreu agora que talvez ele escreveu alguma coisa p enganar o varys (alguma coisa que ele quizesse que ele acreditasse ,ai ele seria mais esperto que o Varys) Entao essa carta seria um enigma que so nas maos certas seria desvendada,e meticulosamente Ned armou para que varys entregasse essa carta para JON com ela em maos ele entenderia tudo…por ai,no final varys ia ficar com cara de trouxa!!!

  91. 11 de março de 2013    

    Uma idéia louca surgiu em minha mente (na verdade aindei pesquisando na internet pra tentar ter idéias). E se Jon Snow for na verdade filho de Brandon Stark com Ashara Dayne?? Andei vendo isso e acho que pode ser, até porque vamos lá:

    – Se Jon for mesmo filho de Rhaegar ele deveria ter pelo menos alguma característica Targaryen e nos livros é dito que ele se parece muito com um Stark.

    – Mestre Aemon diz que os Targaryen tem sonhos com Dragões e Jon não tem tais sonhos. Pelo menos eu não me lembro…

    – Jon foi queimado no primeiro livro. Eu sei que esse argumento é fraco e que muitos Targaryens também se queimam (Dany é uma exceção) mas vale colocar aqui.

    – No primeiro livro é dito que Jon Snow cresceu mais rápido que Robb e a explicação que as pessoas de Winterfell falaram era que “bastardos crescem mais rápido”. Isso pode ser uma dica de que ele (Jon) nasceu primeiro que Robb, se for o caso talvez até um ano antes, logo, Jon pode ter sido concebido no ano da falsa primavera. Como Barristan disse que Ashara foi desonrada no torneio por um Stark (?) fica fácil juntar as coisas.

    – Em um capítulo de Davos é dito que no início da Rebelião de Robert um Stark esteve nos Dedos porque de lá ia para Winterfell convocar os vassalos, mas no barco que estava foi atacado por uma tempestade e o capitão morreu, porém a filha conseguiu levar o Stark em segurança até as Irmãs e ele deixou um bastardo nela. Ok. Muito provavelmente esse Stark foi mantido prisioneiro até que Robert foi salva-lo (porque vilairmãs se manteve leal ao trono). Tudo indica que esse Stark seja mesmo Ned e que ele veio com Jon por ali, mas pode ser que essa criança já tinha nascido antes…

    – Catelyn durante a Rebelião ficou em segurança em Correrio até a batalha acabar (ela e Robb) logo depois ela foi pra Winterfell e lá ela encontra Ned e Jon que chegaram primeiro (?).

    – Edric Dayne diz que Jon Snow era irmão de leite dele.e que Wylla amamentava os dois.

    Jon Snow ainda pode ser um concorrente a Azor Ahai mas não sendo Targaryen, no caso a espada Luminífera seria a Alvorecer (que Arthur Dayne usou).

    Talvez essa teoria tenha algum furo que ainda não percebi, de qualquer forma ela fica ai pra quem quiser opinar. Gotaria de postar ela em um local adequado pra discuções mas creio que nesse blog as coisas possam fluir melhor.

    Enjoy!

    • 11 de março de 2013    

      Tem uma coisa que poderia fazer um link com a sua teoria: E se o filho de Lyana e Rhaegar for Gerald Dayne – cabelo branco com uma faixa preta? – e Jon fosse filho de Brandon/Ashara?
      Não pretendo me aprofundar muito, mas GD foi criado em Dorne, onde um bastardo Targaryen estaria bem protegido, em algum momentos trocaram-se as crianças, e Ned levou o sobrinho, e bastardo dornense, pro Norte, Resolvendo dois problemas de uma só vez: segurança pros filhos de Lyana e pro de Brandon.
      Não posso embasar muito isso, mas é um palpite que vem me incomodando…

  92. 13 de março de 2013    

    Olá, você pode me dizer onde no livro “Dança dos Dragões” traduzido, eu posso achar essa visão do Bran sobre a morte de Jon? Pois você citou capítulos e, como o livro traduzido, que foi o que eu li, é dividido apenas em personagens, sem mencionar capítulos, eu fiquei meio perdida.
    Agradeço sua atenção!

    • 15 de março de 2013    

      É no primeiro livro. A Guerra dos Tronos, capitulo III do Bran pagina 121 🙂

  93. Renan Carlos Renan Carlos
    19 de março de 2013    

    Tem um trecho legal em DWD que pode confirmar Jon ser Azor Ahai, se não me engano ele é o penultimo ou o antipenultimo pov do Jon, o que ele abre a muralha para os selvagens…No trecho ele começa com um sonho que o Jon teve, aqui uma parte:

    “Flechas indiarias assobiaram para cima, arrastendo líguas de fogo. Irmão espantalhos cairam, seus mantos negros em chama. Snow, uma aguia gritou, enquanto inimigos escalavam o gelo como aranhas. Jon estava com uma armadura de gelo negro, mas sua lamina queimava vermelha em seu punho. Conforme os mortos chegavam ao topo da muralha, ele os enviava para baixo, para morre novamente…”

  94. Renan Carlos Renan Carlos
    21 de março de 2013    

    Nesse trecho o que eu quis frizar é o fato do Jon no sonho empunhar uma “lamina vermelha que queimava”. Lembrando, a Luminifera segundo Aemon mais do que ser bunitinha, ela tinha que emitir calor…

  95. Marcinho Marcinho
    24 de março de 2013    

    Pqp…. entrei aqui pra ganhar um brinde e num vou conseguir dormir a noite. Minha mente ta fervendo pra assimilar todas essas teorias insanas, mas que fizeram muito sentido….
    Sobre o Jon ser ou nao ser o AA, acho que não tem muito por onde fugir… por mais que o autor seja muito foda, inteligente, criativo, sagaz e tudo mais, faltam só mais dois livros e tudo que ele construiu na história até agora leva pra Jon e Dany…. Afinal, isso é um épico, não é?!!

  96. 27 de março de 2013    

    Não vejo traição dos Irmãos da muralha com Jon …na verdade vejo o oposto…Jon na figura de comandante tinha que seguir seu juramento…ao se deixar guiar pelo o amor que sente pela irmã traiu a Patrulha.. é um traidor tem que morrer…

    Não acho que ele vai ser curado…vai sim ser cremado….. e no meio do fogo renascer.

    Ainda tenho a teoria dos que as três cabeças do Dragão são Daenerys, Jon e Tyrion….os três nascidos das mortes de suas mães..

  97. 28 de março de 2013    

    Vamos por partes. Primeiro, Jon trai o juramento com Ygritte, e só. Quando ele assume o controle da Murtalha e deixa os selvagens atravessarem, ele não faz mais do que seguir o juramento no seu sentido mais literal: proteger o reino dos homens. E não contra outros homens, que é o que os selvagens são. Quem diz isso é Lorde Comandante Mormont, para Sam. Nas palavras dele: “não se constrói uma muralha de 700 metros de altura para impedir que outros homens roubem nossas mulheres.” E ele tem razão. E quando Jon deixa os selvagens passarem, ele não faz isso por causa da irmã, que ele nem sabe que está viva. Ele faz isso pensando na ameaça dos white walkers, e em como a Muralha está enfraquecida e como a Patrulha está decadente e precisa desesperadamente de gente para lutar contra os walkers. Justamente porque ele sabe que os walkers são uma ameaça real é que ele toma essas medidas. Claro que tudo isso é interpretação, e essa é a minha, você tem todo o direito de discordar, assim como eu só estou justificando meu lado.

    Quanto ao corpo dele ser cremado, já respondi em outro post.

    • Talk Talk
      28 de março de 2013    

      Tenho que discordar…. não acho que ele foi morto por estar defendendo o gigante e sim por mandar a Patrulha para norte e ele ir para o “sul” resgatar um “REI” e responder a ma ameça de Senhor do Norte qualquer….no próprio discurso ele fala basicamente isso: ” não vou pedir para que quebrem seus votos.. a Patrulha da noite não toma partido…vou sozinho para sul…mas se algum homem quiser….”

      E claro para mim que isso e uma questão pessoal…ele quer encontrar o “Rei”..quer encontrar a irmã..ele quer libertar Winterfell..ele tomou partido…ele traiu..ele morreu…

      • 6 de abril de 2013    

        Claro que não. Isso foi só o pretexto. Os motivos da “morte” dele são muito mais complexos e sutis que isso. Só discordo com a declaração de que ele traiu o juramento ao deixar os selvagens passarem pela Muralha. E não tem mais como a Patrulha não tomar partido. Uma vez, há séculos, servir na Patrulha era uma honra, todas as famílias nobres enviavam seus filhos para lá. Mas no momento que a história se passa, ela é formada por assassinos, estupradores, ladrões, e definhando cada vez mais. Jon percebe que precisa de ajuda, e o único que respondeu a seu pedido foi Stannis. Jon faz o que faz pensando no melhor para a Muralha e assim conseguir “proteger os reinos dos homens”, mantendo o juramento.

        • 20 de setembro de 2013    

          Concordo plenamente com a Fernanda…embora entenda que as atitudes do Jon possam ser consideradas como traição…durante seculos os selvagens eram vistos como isso mesmo, selvagens! que roubavam, violavam e matavam…não nos podemos esquecer dos patrolheiros que viram cenas como, Castor (que apesar de ter sido um patrilheiro) violava as filhas e fazia mais filhos deixando ao abandono os rapazes….até agora a sua preocupação era proteger a muralha DOS SELVAGENS uma vez que os outros estavam desaparecidos a milénios…de repente tudo vai mudar com o aparecimento deles (outros)…estes passam a ser uma ameaça maior e Jon entende isso ao fim ao cabo os selvagens não passam de homens do outro lado da muralha, enquanto os outros são seres desconhecidos sem um objectivo aparente a não ser a destruição…mas não nos podemos esqueçer que de facto o jon está mais à frente que aquela gente toda…desde o primeiro dia que chegou à patrulha se destaca tanto pela capacidade fisica,(como saber lutar enquanto os outros não sabem), como pelo conhecimente das histórias (contadas pela velha ama), como pelo o codigo de honra transmitido pelo seu pai (sim continuo a dizer que Jon é mesmo filho bastardo de Ned). Tendo isto em conta é natural que o Jon autorize a passagem dos selvagens, até porque ele ao ter passado tanto tempo com eles acaba mesmo por verificar que eles são apenas homens que tentão subreviver naquele terreno tão hostil…mas esquece-se que os seus irmão não pensam nem conseguem ver as coisas dessa forma…o que leva a que ele seja considerado um traidor…(isto é a minha opinião) é claro para mim que a milissandre tambem está envolvida nisto talvez uma vez que os seus planos de tornar o stannis o salvador, se calhar já não são tão claros esta vira-se para oJon por isso eu acredito que ela tenho uma mão por detras deste ataque ao Jon….de qualquer das maneira como já disse aqui para mim isto é fundamental uma vez que na minha opinão o Jon vai se transformar num OUTRO para podermos ter uma visão do outro lado do objectivo dos outros e o porque de eles voltarem…concluindo o Jon traiu? Sim traiu mas apenas na prespectiva dos seus irmão que não conpreenderam as suas acções, porque na verdade ele paenas tentou fazer o que achava melhor com aquilo que tinha a mão.

          • 21 de setembro de 2013    

            Oi Rute!

            E mesmo que Jon não seja filho de Ned, como eu acredito (acho que ele é filho da Lyanna), ele foi criado por Ned, e tem muito da personalidade de Ned, por convivência mesmo.

          • 27 de setembro de 2013    

            Sim sendo filho biologico ou não, o Jon será sempre filho do Ned, foi ele que o criou e são mesmo parecidos….mas eu com as minhas ideias malucas lembrei-me de uma coisa…sabemos que o Martin envolve as suas personagens em montes de simbolismo e como o nosso querido autor é facinado por ficção cientifica lembrei-me nada mais nada menos que a SAGA STAR WARS…onde a vida de Luke Skywalker é a repetição da vida do seu pai o Darth Vader onde ambos são tentados pela dark force mas que no fim escolhem caminhos diferentes…o Ned e o Jon é mais ao menos a mesma coisa…o Ned na Guerra arrepende-se de algumas coisas e a sua honra ficou manchada ao ter gerado o Jon…embora se tenha tentado manter afastado da vida politica e da “guerra dos tronos” foi conduzido pelos outros para lá e ao tentar fazer o que achava correcto deu-se mal…assim como o Jon que tambem se arrepende de algumas coisas como a morte de Qhorin Halfhand pela sua espada…e mais uma vez o filho segue as pegadas do pai manchando a sua honra ao relacionar-se com ygritte quebrando os seus votos de partrulheiro, assim como o pai é posto numa posição de poder que lhe foi imposta ao o nomearem para comandante da patrulha e por fim as suas acções que embora nós vejamos que são com as melhores das intenções acabam por projudicar-lo (Como aconteceu com o Ned) causando este ataque do qual não sabemos se ele vai se safar ou não…na minha opinião tudo isto me leva a crer que o jon vai se safar e que de facto ele é mesmo filho do Ned mas como já disse isto sou eu que como já acabei os livros a montes de tempo e o homem nunca mais se despacha só posso contar com a minha imaginação e pronto vejo ligações em tudo o que é sitio.

          • 27 de setembro de 2013    

            Oi Rute!

            Eu também já notei esse caráter cíclico da história, eu eu acho mesmo que as coisas tendem a se repetir. E mesmo se o JOn não for filho do Ned, como eu acho, nada impede de tudo se repetir com ele.

            Beijo!

          • 30 de outubro de 2013    

            Gente, acontece que o Jon é morto por querer tomar partido, sim, e ao proferir os votos, não existe mais família, ou terras, ou qq coisa que não seja para com e na muralha. Então ele trai os votos, sim. Acho que nem tem interpretação, é uma questão prática. Eu acho um motivo válido pra quebras os votos, mas não deixa de ser um rompimento.

  98. 29 de março de 2013    

    Uma outra forma de ver a profecia de Azor Ahai e dando uma indicação que ele é mesmo Jon, tem a ver com a Lumnifera ser a Patrulha da Noite. Como eu já comentei lá em cima, o próprio juramento da Patrulha dá indícios dela ser uma metáfora bem forte da Lumnifera. As duas são usadas para proteger o mundo dos homens de algo externo, o verso “eu sou a espada na escuridão”, e tal. Usando da mesma metáfora, a Nissa Nissa pode não ser uma pessoa e sim algo que Jon teve que sacrificar para forjar a “espada’ da profecia. E isso, meus caros, eu acho que é o Norte e sua amada Winterfell que ele decidiu sacrificar pelos seus votos, mesmo após Stannis ter oferecido a ele o cargo de Senhor do Norte. Ele sacrificou sim, pois essa decisão trará muita morte e destruição ao Norte com a Batalha Stannis-Boltons!

    Então, para mim é isso: Jon Snow é Ahor Azai, a Patrulha da Noite sua Lumnifera e o Norte e Winterfell a sua Nissa Nissa sacrificada!

    • 6 de abril de 2013    

      Oi Leandro!

      Concordo com o juramente ser uma metáfora, sempre achei isso também. Mas não tinha pensado na Nissa Nissa não ser uma pessoa. Faz sentido.

      • 7 de abril de 2013    

        Nós, órfãos de livros, não temos mais o que ler e ficamos criando as mais tensas teorias sobre TUDO!! O Martin já disse que não lê os blogs por medo de achar que uma teoria nossa pode ser melhor que o que ele tinha pensado!

        • 7 de abril de 2013    

          Ainda bem que ele não lê! Vai que ele acha uma coisa legal e decide fazer exatamente o contrário (como matar o Jon de verdade) só por despeito! 🙂

          A única outra série que me deixou assim, fazendo teoria, discutindo, etc, foi Harry Potter, mas chegou ao fim :´(

  99. Marcio Marcio
    6 de abril de 2013    

    a parte de que Snow não morreu eu concordo plenamente, é um personagem muito importante para terminar assim, entrar em fantasma ou no corvo é obvio e GRRM nos Força a esperar por isso, filho de Raegar? não creio, tudo leva a crer que ele é Stark, de Ned com certeza, mas filho de uma Targarien, isso tambem é obvio.Hazor Ahai? isso pode explicar muita coisa… ótima teoria! Vamos esperar para ver. Não aguento essa demora…

    • 6 de abril de 2013    

      Marcio, ele não poderia ser filho de umA Targaryen, porque antes de Daenerys, a única mulher da familia era Rhaella – mãe dela, Rhaegar e Viserys, e esposa de Aerys II. (Inclusive, há um trecho em que Dany diz que estaria fadada a casar-se com Aegon (o Jovem Grifo?), porque seria a única opção de se manter o sangue Targaryen puro.)
      E convenhamos, a hipótese de a Rainha ter engravidado do Ned Stark sem que Aerys percebesse é meio complicada…

      No entanto, creio que ele pode sim, ser filho de Brandon Stark e não da hipotese Lyanna + Rhaegar…

  100. Junior Junior
    9 de abril de 2013    

    Patrick Ramos :
    Essa lance do Jon + Daenerys é tão previsivel e nós sabemos que o Martin não é previsivel.
    Acredito que um dois dois morrerá até o final. Acredito que eles não ficarão juntos.

    Jon não ficará com ela pois ele morreu e de uma vez por todas será apenas um Warg.

  101. Vagner Fonseca Vagner Fonseca
    9 de abril de 2013    

    Gostei muito dos seus posts, principalmente porque concordo com quase tudo, já tinhas essas teorias, mas ninguém pra comentá-las. Agora no seu site encontrei o lugar.
    Lembre também que a vigília de um Patrulheiro termina com sua morte, ou seja , se Jon morreu ele está livre para casar, ter filhos e quem sabe ser Rei…

    • 9 de abril de 2013    

      Seja bem-vindo Vagner!
      O intuito do blog é exatamente este… Um lugar para discutirmos as mais diversas teorias!

  102. Anônimo Anônimo
    11 de abril de 2013    

    Pura viagem na maionese. 🙂

  103. Ana Ferreira Ana Ferreira
    12 de abril de 2013    

    Gostei muito das suas teorias e concordo com quase tudo! Obrigada! 🙂
    Mais uma pista de que Jon Snow possa ser Azor Azhai:

    “Esta noche soñó con salvajes aullando en los bosques, avanzando al lamento de los cuernos de guerra y el redoble de los tambores. Bum DOOM bum DOOM bum DOOM venía el sonido, mil corazones latido al unísono. Algunos empuñaban lanzas, otros arcos y otros más blandían hachas. Unos montaban en carros hechos de huesos, tirados por perros grandes como ponis. Los gigantes avanzaban pesadamente entre ellos, cuarenta pies de alto, con mazas del tamaño de robles.
    –¡Firmes! –exclamó Jon Nieve–. ¡Rechazadlos! –Estaba enhiesto en lo alto del Muro,
    sólo–. ¡Fuego! –gritó–, ¡quemadlos!–. Pero no había nadie que le hiciera caso.
    «Todos se han ido. Me han abandonado».
    Flechas ardientes silbaron por encima, dejando un rastro ardiente. Hermanos espantapájaros se desplomaron, con sus capas negras encendidas–. ¡Nieve! –gritó un águila, a la vez que un enemigo escalaba el hielo como araña. Jon estaba protegido por una armadura de hielo negro, PERO SU ESPADA FLAMEABA ROJA EN SU MANO. Así como iban llegando los muertos a lo alto del Muro, él los enviaba hacia abajo, a morir de nuevo. Mató a un anciano de barbagris, a un joven lampiño, a un gigante, a un hombre escuálido con dientes afilados, a una chica de espeso cabello rojo. Demasiado tarde reconoció a Ygritte. Ella se fue tan rápido como había aparecido.
    El mundo se disolvió en una niebla roja. Jon apuñaló, lanzó tajos y cortó. Cercenó a Donal
    Noye y destripó a Dick Follard el Sordo. Qhorin Mediamano tropezó y cayó de rodillas,
    tratando en vano de detener el sangrado de su cuello. –¡Soy el Señor de Invernalia! –gritó
    Jon. Robb estaba ahora frente a él, su cabello húmedo de nieve derretida. Garra cortó su
    cabeza. Entonces una mano nudosa aferró bruscamente a Jon por el hombro y él se revolvió para quitársela de encima…”

  104. 12 de abril de 2013    

    Oi Ana!

    Só uma curiosidade: vc fala espanhol? É que eu faço Letras com habilitação em espanhol na USP, e precisava de alguém para praticar, e nada melhor que juntar o útil ao agradável 🙂 Vc pode entrar em contato comigo pelo twitter (@fefenatrilha).

    Beijos!

  105. Pri Raposo Pri Raposo
    13 de abril de 2013    

    Eu gostaria que o Jon fosse o tal príncipe prometido, mas acho que ele é muito STARK e não tem nada de TARGARYEN, nem fisicamente nem em sua personalidade. Já a Dany encaixa direitinho na profecia, eu acho que a luminífera são os fragões, a espada flamejante…e a Nissa Nissa foi o DROGO, morto pela própria Daenerys!

  106. guilherme guilherme
    14 de abril de 2013    

    eu tava pensando se o jon morrer e reviver pela Melisandre ele estaria livre da patrulha da noite, já que o juramento é até a morte

    • 14 de abril de 2013    

      Exatamente Guilherme. Acho que essa “morte” do Jon é mesmo para livrá-lo do juramento

    • Patricia Patricia
      7 de maio de 2013    

      também pensei nisso kkkkkkkkkkk

  107. caca caca
    15 de abril de 2013    

    Não li todos os comentários, e se estou repetindo o que disseram me desculpe.
    Porém, há uma passagem muito interessante no POV de Melisandre:

    “Ora era homem, ora lobo, ora um novo homem.”

    Pra mim, parece que é bem claro que ele sobrevive!!

  108. Ines Ines
    18 de abril de 2013    

    Meu Deus, é mt especulação…é realmente aguardar os pxs livros

  109. 30 de abril de 2013    

    galera o nome da serie e cronicas de gelo e fogo. quem tem ligação com o fogo em todas as historias. resposta os targaryens. e que família tem ligação com o inverno? os starks. então a historia se fala da canção de gelo e fogo e rhaegar diz que seu filho teria essa musica. po o martin desde o inicio do livro deixou pistas sobre o que esta por vir e so ve-las.
    outra jon em coma e muito mais plausivel. martin nao mata seus personagens nos seus proprios pov. vimos isso em catelyn e brienne.

  110. Magda Mariano Magda Mariano
    6 de maio de 2013    

    Vc pensa como eu ou eu penso como vc! Por enquanto no aguardo do Livro Seis… Ansiosa e esperando estar viva para apreciá-lo!! Que seja Jon Snow… E que ele passe a sber alguma coisa! “Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada”George R. R. Martin

  111. Patricia Patricia
    7 de maio de 2013    

    Dança dos Dragões, p 136. Palavras de Quaithe para Daenarys: “Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomimeiro. Não acredite em nenhum deles.”

    égua descorada = fluxo sangrento
    lula gigante = euron (?)
    chama escura = victarion
    leão = tyrion
    grifo = jon connington
    filho do sol = quentyn martell
    dragão do pantomimeiro = aegon e o pantomimeiro é o varys (que já foi ator e é mestre em disfarces e, talvez, nem seja bem o que parece)

    Quaithe diz para não confiar neles. Fico pensando se o Aegon não é um impostor.

    E quanto a Jon ter queimado a mão ao enfrentar os Outros, quem sabe em seu “renascimento” ele vença isso também? Se ele for Azor Ahai, faz sentido, dependendo da mandinga que fizerem para ele não morrer ou reviver.

    • 30 de outubro de 2013    

      Clap, clap, clap! Uma das citações mais importantes até agora, pra mim. Lia e relia essa profecia para tentar encaixar quem era quem e não conseguia, só tenho dúvidas quanto ao fogo escuro, que acreditava que teria de ser o Ben Mulato, já que lá atrás, e bem pouco, ele diz ter sangue de dragão, o que o faria um quase um Blackfyre. É a única coisa em que discordo.

      égua descorada = fluxo sangrento
      lula gigante = victarion
      chama escura = ben mulato
      leão = tyrion
      grifo = jon connington
      filho do sol = quentyn martell
      dragão do pantomimeiro = aegon e o pantomimeiro é o varys (que já foi ator e é mestre em disfarces e, talvez, nem seja bem o que parece)

  112. Harisson Harisson
    12 de maio de 2013    

    Bem, eu não li todos os comentários, então não tenho certeza se que o que falarei aqui já foi dito ou não.
    Alguém notou no episódio da terceira temporada em que Catelyn conta a Talisa sobre Jon Snow ter ficado doente?
    Se Jon Snow ficou doente, pode ele ser um Targaryen?

    • 13 de maio de 2013    

      Mas ele ficar doente não quer dizer nada. Dany também fica.

      • joao joao
        14 de maio de 2013    

        Fernanda, desculpe, mas não me lembro de Dany ter adoecido em algum momento. Ela teve complicações em decorrência da perda do bebê. Não foi isso mesmo?
        Nuóssaa! Além de tudo, esse livro é um quebra-cabeças imenso, todo detalhe é importante, nada pode ser deixado de lado, tudo pode e será usado para o nosso deleite.

        • 15 de maio de 2013    

          Foi no quinto livro, talvez você não tenha lido ainda. Eu não quis dizer mais por ser um spoiler, desculpe. Mas agora já foi. Ela acaba pegando a égua pálida, ou seja lá o nome da doença que assola o khalasar dela em Meereen. E sim, ela tem complicações no parto de Rhaego.

      • Harisson Harisson
        18 de maio de 2013    

        Achei que os Targaryen não ficassem doentes. Em A Guerra dos Tronos, se não me engano, pelo ponto de vista de Daenerys, Viserys havia dito a ela que eles não adoeciam, e ela achava que era verdade, já que lembrava de ter passado muita fome e frio, mas nunca adoecido.

        • 18 de maio de 2013    

          É, mas o Viserys era um imbecil, se enganou. Também vale pra quem acha que os Targaryen não se queimam. Dany também se queima uma hora no quinto. Ela não se queima quando os dragões nascem por causa da magia do momento, GRRM já falou isso. Ou seja, ter sangue de dragçao não quer dizer imunidade ao fogo. Vários outros Targaryens já se queimaram, inclusive morreram no fogo. Só não lembro agora exatamente quem.

          • Harisson Harisson
            28 de junho de 2013    

            Mas ainda assim, eles possuem alguma imunidade, certo? Digo, maior que as pessoas comuns. Enfim, obrigado por esclarecer.

          • 3 de julho de 2013    

            Talvez, mas isso não significa que eles sejam imunes a tudo, não pegam doenças

  113. Karol Karol
    13 de maio de 2013    

    Oi Pessoal 🙂 , eu gostaria de saber quanto tempo vocês levaram para ler os livros..Eu vou comprar os cinco de uma vez, e quero ter uma noção de +/- quanto tempo demora cada um..

    • 18 de maio de 2013    

      A leitura das Crônicas de gelo e fogo exige muita atenção. Pois o autor gosta de colocar evidencias importantes em vários capítulos. São vários personagens e isso exige atenção.
      Eu creio que demore 1 mês, 1 mês e meio para ler cada livro. (O quarto livro demora mais).
      Mas não desista, Karol! Compre e leia

    • 30 de outubro de 2013    

      Karol, eu li em quatro meses, porém, como diz nosso autor Drunk, requer muita atenção MESMO, por isso vou reler tudinho, pra ver se tenho mais algum detalhe pra “estudar” rs.

  114. Murilo calvin Murilo calvin
    15 de maio de 2013    

    E ae pessoal, gostaria de deixar minha opiniao: Gostei muito do que vi nesse site, o mais legal e o debate e tudo mais dos fãs, sobre a teoria do jon acho boa, mas minha opiniao e que quem escreveu gosta muito do jon e realmente e um fá dele. Mas ele não é Azor Azhai, acredito que ele é importante para a historia sim….Mas o G G Martin ja falou que Gelo e Fogo é Dany contra os vagantes brancos…Mas olha o nome do ultimo livro seria : O TEMPO DOS LOBOS, ele so mudo o nome do livro, mas se for imaginar o tempo dos lobos e a volta dos stark , jon estara presente concerteza.

    Abraços

    • 15 de maio de 2013    

      Meu raciocínio é que – como os livros foram inspirados na Guerra das Rosas, a gente tem de lembrar que essa guerra entre os York e o Lancaster terminou com a ascensão dos Tudor ao poder, e os Tudor eram aparentados com as duas casas inimigas).
      Além disso cada vez menos eu acredito q Jon seja um Targaryen – Tyrion tem muito mais chances e duvido que os 2 sejam… – acho q ele é filho de Brandon Stark, e q o verdadeiro filho de Lyanna, se é q existe, seja o Gerald Dayne.
      Bom, então podemos pensar que se Dany e Jon se juntam no final (sonho romântico de muitos dos leitores) a casa reinante seria… Stark! Porque seria esse o nome assumido por Snow após sua “ressurreição” e o reconhecimento de sua origem.
      De qualquer forma, mesmo q Dany recupere o trono, o nome Targaryen não passaria a seus filhos – que teriam o do marido, ou o de um bastardo qualquer.

  115. Anônimo Anônimo
    23 de maio de 2013    

    Pessoal, daenerys é azor ahai, aqui estão meus argumentos.

    1º-ela matou seu amado, Drogo (nissa nissa)

    2º-chocou os ovos de dragão que o tempo tinha transformado em pedra( acordar o dragão da pedra)

    3ªquando a estrela sangrar (tudo isso aconteceu durante o cometa vermelho)

    4º ela se enfiou numa pira funerária e sai de la viva, pra mim isso é renacer

    5ºquando ela saiu da fogueira com certeza tinha ‘fumaça’ e era um deserto um lugar propicio pra encontrar ‘sa’l, fora as pessoas que estariam chorando no funeral de Drogo

    Só falta a luminifera, se bem que os dragões poderiam ser considerados a luminifera sendo que foi preciso matar Drogo para os dragoes nascerem

    Com certeza Daenerys é azor ahai, ……..mas porque azor ahai tem que ser princepe que foi prometido? Jon é o principe e dany é azor ahai. (((((as crônicas de gelo e fogo))))) GELO E FOGO! E FOGO E GELO E FOGO GELO
    JON DANY

  116. RobertoAoA RobertoAoA
    11 de junho de 2013    

    Opa td bem?
    Cara sua teoria esta incrivel…e achei algo na internet sobre o spoiler que o ator que faz o Theon deu…dizendo sobre os verdadeiros pais de Jon…então acho q faz mto sentido.
    E encontrei essa passagem do livro Guerra dos tronos, em uma conversa de Roberto com Ned.
    Eu interpretei como se ele estivesse fazendo uma promessa a Lyanna nao de vingança mas de proteção ao seu filho…

    – Que os Outros carreguem a sua honra! – praguejou Robert. – Quando foi que algum Targaryen
    conheceu a honra? Desça à sua cripta e interrogue Lyanna sobre a honra do dragão!
    – Vingou Lyanna no Tridente – disse Ned, parando ao lado do rei. Prometa-me, Ned, sussurrara
    ela.Guerra dos tronos – pag. 88.
    O que acha?

  117. Anônimo Anônimo
    12 de junho de 2013    

    Cara, acabei de começar a ler, quando vc disse que o GRRM não matou ninguém em seu próprio POV, mas ele matou a Catelyn no POV dela, não? ‘-‘

    • RobertoAoA RobertoAoA
      12 de junho de 2013    

      Hum…
      N sei…se darei a vc um spoiler….
      Mas não é bem assim…

  118. ROGERIO ROGERIO
    13 de junho de 2013    

    GOSTEI MUITO E TAMBÉM ESCLARECEDOR EM ALGUNS ASPECTOS, JÁ QUE POR TANTA INFORMAÇÃO AS VEZES FICO PERDIDO NA SÉRIE DE TV.
    VAMOS VER O QUE A 4ª TEMPORADA NOS RESERVA NÃO É MESMO?
    ABS.

  119. Géssica Géssica
    13 de junho de 2013    

    Adorei seu blog, descobri essa semana e curti o fato de todo mundo colocar seu ponto de vista. Bem vou dar a minha humilde opiniao. Pra mim o Jon é mesmo Azor Azhai. Penso que lentamente Martin nos mostrou isso. Ned nunca disse que Jon era seu filho e se fosse, por que tanto misterio sobre a mãe dele? Bem obvio que o Jon nao morreu. O quarto ataque foi impedido por fantasma e por isso Jon nao vai ressuscitar (melhor morto do que igual a Cat) ele vai ficar num estado de coma (Como o Bran) e vai descobrir seus poderes e aceitar, criando um laço ainda mais intimo com seu lobo e quando Melisandre curar suas feridas ele retorna ao seu corpo. Acho que é a propria Melisandre quem mata Stanis quando descobrir que ele não é o principe prometido. Sobre a paternidade de Jon acho que o pai de Meera quem contara a ele (sismei com uma coisa que li no livro cinco quando a senhora Dustin diz a Theon que os ossos de Ned estao no pantanos, pra mim estao com o Reed e ele vai levar os ossos do amigo para o Norte, assim como a carta de Rob) Penso que Fantasma é a Nissa Nissa, o sacrificio de Jon para conseguir matar os outros e que a espada luminifera é gelo (teo o lance das chamas e o fato dele ser dividida em duas, uma para o Jon e outra para seu verdadeiro inimigo?). Não penso que Jon fica com a Dany, pra mim ele fica com a Val. Acho que a muralha nao vai resistir e que Jon, selvagens e Nortenhos terao de lutar para mata-los. Se a muralha caisse a patrulha da noite deixaria de exixtir e os votos de Jon nao teriam mais sentido. Penso que ele se tornará rei do norte e selvagens e nortenhos serao um povo só, unidos por um rei e uma rainha de cada povo. Tenho ainda uma teoria bem louca, coisa minha, mas quem sabe? acho que os outros tem um lider, um mestre poderoso e que esse mestre o Benjen Stark. Sei que todo mundo acha que ele é o Maos frias, mas fico me perguntando porque Martin deixaria ele fora tanto tempo, porque lembraria ele frequentemente e ele serviria apenas para ir buscar Bran para um homem? que eu nem acho ter boas intençoes. Assim acho que Jon é o principe prometido pois a lenda é sobre o sacrificio e seria um grande sacrificio para Jon ter de matar seu lobo, que é parte dele, e o tio mais amado. Penso ainda que Jon é uma das cabeças do dragão de Dany, e com seu poder de Warg ele vai conseguir voar em um e embora seja um pouco conto de fadas acho que Dany e Jon coexisterao em harmonia e nenhum dobrará o joelho para o outro (isso se ela vier mesmo para Westeros). Bem sao suposições, só suposições. O que acham?

    • RobertoAoA RobertoAoA
      13 de junho de 2013    

      Oi Géssica…achei a teoria mto boa tem fundamentos.
      Acho q Jon é sim filho de Lyanna com Rhaegar, li o primeiro livro de novo e todas as partes que Eddard pensa em bastardo, ele se lembra de Rhaegar ou de Lyanna podem notar, e tem uma parte que ele ate cita pq os homens põe bastardos no mundo se é mto sofrimento, dando a entender que ele n pois bastardo algum!Eu pensei mesmo na hipotese de Jon ficar com Daenerys…mas acho pouco provavel, mas tem mta coisa sem´pé nem cabeça ainda…tem o tyrion, o Rickon e o Bran, que eu acho q terão papel de suma importancia nisso tudo!
      Bom..eu penso isso…rs

      • Géssica Géssica
        13 de junho de 2013    

        Eu também acho que o Tyrion, o Rickon e o Bran sao de suma importancia, principalmente porque eu penso que cada Stark está em uma fase de aprendizagem para se reunirem mais fortes. A Arya ,esta aprendendo a ser uma assassina, a Sansa a jogar o jogo dos tronos, o Bran desenvolvendo sua capacidade de Warg e vidente verde, o Jon eu imagino que também tem de desenvolver a capacidade de warg e o Rickon, embora nao tenha post dele, acho que vai se tornar forte e destemido. Pra mim o Tyrion tem um papel essencial no reinado da Dany, seja na baia dos Escravos ou em Westeros, pra mim é ele quem vai ajudar ela a reestruturar politicamente as cidades de escravo. Tem muita gente falando que ela vai queimar tudo, eu nao acho. Penso que ela foi uma rainha ruim, meteu os pés pelas maos e deixou as cidades pior do que quando encontrou, mas se ela apenas virar essa pagina e for para westeros nao é a Dany que esperamos.

  120. Sarah Sarah
    15 de junho de 2013    

    Olá, venho acompanhando seu blog a algum tempo, e acho as suas teorias incríveis, muito bem fundamentadas. Só gostaria de ler alguma coisa sobre a Val (A princesa Selvagem), apesar dela não ter quase nenhuma importância ainda na história. Acho que ela ainda vai ser muito importante para o desenvolvimento da história do Jon, principalmente em relação aos selvagens que passaram para o lado sul da muralha e os que ainda tem que passar. Gostaria se saber outros pontos de vista sobre essa personagem.

    • 15 de junho de 2013    

      Eu pensei nela esses dias. Eu acho q ela será a esposa de Jon. E será por esse vinculo que eles irão fazer algum tipo de paz c os Selvagens. Assim como foi na Era dos heróis em que Brandon e Joramun se uniram contra o Senhor de Fortenoite

      • 15 de junho de 2013    

        E acho também que exatamente por se tornar esposa de Jon ela possa ser a Nissa Nissa e transformar Longclaw em Lightbringer. Vou ficar triste com isso, porque gosto dela, mas acho que é a Nissa Nissa que faz mais sentido. Ghost também, mas acho que Ghost será mais valioso na luta que como sacrifício.

    • Sarah Sarah
      15 de junho de 2013    

      Não tinha pensado na Val formando um casal com o Jon, mas agora vejo que é uma possibilidade. Pois seria, talvez, a maneira menos difícil de conciliar o povo livre com o povo do norte. Em uma passagem do ponto de vista do Jon ele parece que até chega a se arrepender de não ter aceitado o acordo de Stanis, boa parte por causa de Winterfell, mas ele só se lembra disso por que estava pensando que a Val daria uma boa Senhora.

      A Nissa Nissa é aquela quem tem que morrer para o Azor Azhai?

      • 16 de junho de 2013    

        É sim , Sarah. E tem mesmo um climinha entre os dois, tem uma hora no quinto que ela está voltando depois de falar com Tormund, e ela aparece com o Ghost, os dois branquinhos (ela estava de branco). E Ghost não é de chegar perto de ninguém, ele é parte de Jon, né? Então acho que aí tem coisa.

        • thyago thyago
          16 de junho de 2013    

          Estava pensando, sobre Jon e Val, se realmente aconteceu o q aconteceu com ele na dança dos dragoes, e val representar Nissa, é bem capaz de Melisandre querer usar Val como sacrificio.

          • 17 de junho de 2013    

            Faz sentido.E ela ainda é Rainha Além da Muralha, ou seja, tem sangue real.

          • Sarah Sarah
            17 de junho de 2013    

            Mas vale lembrar Fernanda, que os selvagens não levam o título de Rainha ou Princesa tão a sério quanto os “sulistas”, para além da muralha vale a lei do mais forte, o próprio Mance teve que vencer 3 batalhas para juntar os selvagens. Agora olhando de maneira estratégica, Val se casando com Jon (se ele não morrer ou voltar a vida) seria muito bom para para a paz entre os nortenhos e os selvagens, apesar do que disse sobre a lei do mais forte, Val representa o povo livre e como diz uma certa pessoa “Em tempos de guerra, nada é mais valioso do que o simbolismo”. Bom, só esperando o sexto e o sétimo livro do senhor lerdeza pra saber o que vai acontecer.

          • 18 de junho de 2013    

            Sim, Sarah, mas na cabeça de Melisandre ela é rainha, e portanto seria um sacrifício viável. Afinal, ela quer sacrificar o filho dela pelo mesmo motivo, o que levou Jon a trocar os bebês. E concordo, seria uma boa aliança

  121. Talisson Santos Talisson Santos
    3 de julho de 2013    

    Então vamos lá…
    1 – Só eu q pensei q JON SNOW é um fela de uma P&¨%#@ de um Mestiço ??
    Apesar de não saber nada de seu passado (Vc não sabe Nada Jon Snow – Mto Menos nós leitores rsrs) temos evidências ou pistas q nos mostram q ele seja Fruto de um Targaryen e uma Stark (R+L), GELO e FOGO.
    2 – Durante todas passagens POV de Daenerys diz-se q ela é Nascida da TORMENTA e Herdeira do TDF, mas se analisarmos os acontecimentos, veremos q qem é realmente NASCIDO DA TORMENTA é JON SNOW, pq??…Simples: Teve q ser mantido oculto todos os tipos d informações de sua origem durante a Guerra do Tridente, e bem debaixo do nariz do seu inimigo (Robert Baratheon), pois se soubesse o mataria sem exitação. MAS DANY TBM!! Sim porém todos sabiam de sua existência, origem e tudo mais, a diferença está em sua fuga pra bem longe. “A Semente é Forte.”
    3 – Pra quem não percebeu e ainda continua achando q ele não é Targaryen aqui vai uma coisinha q encontrei: JON tem todas as características físicas dos Starks e tem todas as Características de Ações dos Targaryen (percebam q ele está na Muralha e Dany do outro lado do Extremo, porém suas ações são bem parecidas, não?? – Dany Libertadora de Escravos, JON não trata ninguém como escravos. Dany Rainha do Exército de Imaculados, JON “Rei” dos Povos Livres e Gigantes…Dany diz pra si mesma “Eu nada sei sobre guerras ou combates”, JON se pega em lembranças “Você não sabe nada Jon Snow”, tem mais ainda só Lerem ^^…É meio q parecido, não??).
    4 – JON é um WARG de Fato, herança essa dada a ele pelo sangue Stark advinda dos Primeiros Homens.
    5 – Dany tem 3 Dragões, JON tbm terá 3 (1 de Gelo, 1 de Pedra e mais 1 outro q mtos crêem ser um OVO – Trazido por Melissandre e Stannis até a Muralha) – O de GELO fora contada pela VELHA AMA ao Jon, quando este ainda era criança (Livro DDD), o de Pedra é o próprio Castelo de Pedra do Dragão (Livros FDC e DDD). O último Melissandre faz uma referência ao OVO em DDD.
    6 – Só eu q percebi q JON tem 2 Animais com ele ?? (CORVO e LOBO). Só eu q Percebi q FANTASMA (LOBO GIGANTE BRANCO) ainda não deu um chiado se qer ?? Imaginemos oq poderá acontecer qando esse LOBO uivar…..ou o que fará ele Uivar….(Tenso!! Muito Tenso!!)
    7 – JON provavelmente será um WARG 6 PELES assim como VARAMYR.
    8 – JON é sim AA, todos os acontecimentos e pistas apontam para ele, LUMINÍFERA tem grande chance de ser GARRALONGA – “Uma ESPADA BASTARDA para um BASTARDO”, Leve, Afiada, Reluzente e Mortal.
    9 – Só eu q Percebi q JON está sempre DIVIDIDO entre os 2 Lados ?? Patrulha/JogosDosTronos.

    Tenho mais pra argumentar, mas por eqanto isto é só 😀 …

  122. Carla Carla
    5 de julho de 2013    

    Oi!! Sobre essa saga até o momento são 5 livros… sairá o 6º??

    • Pablo Alejandro Pablo Alejandro
      9 de dezembro de 2013    

      o sexto esta previsto para o próximo ano la fora, teria o sétimo e quem sabe até um oitavo…mas com a demora para escrever, revisar, e tudo mais do GRR Martin é possível que acabe no sexto mesmo.
      Por enquanto tem os contos de Dunk e Egg ..são bons também.

      • Fernando Pita Fernando Pita
        9 de dezembro de 2013    

        Parece que o GRRM já “nomeou” dois caras pra continuarem os livros, caso ele morra antes… (claro, os caras teriam de escrever o que ele quer…)

  123. 11 de julho de 2013    

    Uma coisa que tava observando é as espadas de Aço Valiriano parece que Martin tirou da fabricação da katana a ondulação, o ritual para forja. se faz com dois metais um mais “mole” para absorver o impacto e cobre esse com um metal mais duro deixando quase indestrutível
    as ondulações e feita com argila que passa na lamina para deixar de um tom de cinza escuro e o fio fica mais claro.

  124. 12 de julho de 2013    

    Pegando a lenda contada por Saladhor Saan penso em algumas coisas.

    Azor passou vários meses numa forja para fazer a Luminífera e Jon mora numa forja.
    Para mim a nova Nissa Nissa será a própria Melisandre. Seu corpo emana calor
    A lenda diz que Azor amava Nissa Nissa e, embora Snow não ame Melisandre, as pessoas ao redor fofocam que eles têm um caso. Quer dizer, não é possível afirmar que Azor amava Nissa Nissa tanto assim. Não foi ele, nem ela, que escreveu a lenda, fora as pessoas ao redor. Mas lembrando que ainda há tempo para Snow e Melisandre se apaixonarem.

  125. Anônimo Anônimo
    3 de agosto de 2013    

    Não acho que o Jon fica apenas ferido. Pra mim, ele vai morrer, ficar um pouco no Fantasma, e então a Melisandre vai revivê-lo da mesma forma que o Thoros de Myr fazia com o Beric Dondarrion. Tem uma passagem em que a Melisandre fala pro Jon que em breve ele vai precisar dela, e ela já parecia prever que um grande perigo estava rondando ele, tanto que ela falava pra ele manter o lobo por perto.
    Então, esse precisar dela, vai ser pra que ela o reviva.

    Quanto a ele ser Azor Ahai, eu não sei. Jon com certeza se encaixa melhor na canção de gelo e fogo, mas a profecia do A.A. sobre estrela vermelha, sal e fumaça se encaixa muito melhor com a Dany. É possível que o príncipe que foi prometido e azor ahai não sejam a mesma pessoa?

  126. LioStark LioStark
    17 de agosto de 2013    

    O que eu realmente gostava é que Jon Snow fosse filho de Brandon Stark 🙂 Verdadeiro herdeiro Stark de Winterfel e ponto final xD Ele não precisa de montar dragões, troca a pele e prontos 🙂 queria que ele montasse era um dragão de gelo e levasse o Inverno mortal a todos os inimigos que atentaram contra à sua casa 🙂 Nao gosto dos Targaryens e prontos ! Mas obvio que me parece que ele seja filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen e só pode ser Azor Ahai, pois segundo a bruxa alguem da descendência de Aerys o Rei Louco seria o principe prometido, por isso tem cabimento! O fato da traição da patrulha da noite ocorrer nas visões de Melisandre pode ser o inicio do Renascimento de Azor Ahai o heroi prometido (o Profeta) LOOL só que esse renascimento terá de começar por uma jornada 🙂 O controlo do poder de Warg, a luta pelo seu corpo, e ser agraciado pelo fogo tal como Dannerys foi xD o filho do gelo e do fogo 🙂 e depois dos ventos de inverno assistimos ao retorno do rei Jon Stark Targaryen 1º do seu nome, Rei dos Primeiro Homens, Rei dos Andalos e Roinares, Protetor do Reino dos Homens, Rei do Norte da Muralha, Rei das Cidades Livres e Senhor de Winterfel ahahaha bom demais 🙂 Brincando um pouco com as profecias lool

  127. Felipe Vieira Felipe Vieira
    28 de agosto de 2013    

    Esse post é massa. Tudo faz bastante sentido, porém estou convencido de que Jon e Daenerys ficarão juntos.
    Na casa dos imortais a Dany tbm tem um visão refente ai Azor Ahai.
    E acho que a Melissandri entendeu pq o Jon sempre aparecia em suas visões somente quando soube da morte de Stannis, e ai convenceu os irmãos da patrulha a matar o Jon como único meio de salvar a muralha das mãos do Rawsay. Acho que dessa Melissandri soube decifrar todass visões que teve corretamente pq não mais existe o Stannis para lhe retirar o foco.

    • Felipe Vieira Felipe Vieira
      28 de agosto de 2013    

      ****Porém NÃO estou convencido de que o Jin e a Daenerys ficarão juntos.

  128. joão pedro joão pedro
    8 de setembro de 2013    

    só uma coisa, se jon e tyrion fossem filhos de targaryens, eles não seriam blackfires, assim como alguns dizem que o aegon é, e que por isso a dany desmascararia ele?

    • Pablo Alejandro Pablo Alejandro
      9 de dezembro de 2013    

      Não seriam Blackfires não…descendem da família real. Tyrion do Rei e Jon do Príncipe…os Blackfires são descendentes de um dos bastardos.

  129. Dany Dany
    8 de setembro de 2013    

    Mano, a Melisandre deu um beijo nele e ele acordou, assim com o Senhor do Relâmpago e Toros de Myr.

  130. joão pedro joão pedro
    14 de setembro de 2013    

    uma coisa que me passou pela cabeça, desculpa se alguém já comentou antes, mas vamo lá. Uma das constatações pro Tyrion ser um Targaryen ou um Blackfire por ser bastardo é a a narrativa de apresentação dele, onde é descrito por ter o cabelo loiro quase prateado, como é próprio dos Targaryens. Sabe-se também que essa característica é vista na grande maioria dos bastardos, dando-se a ideia de que o sangue Targaryen ser um sangue “superior”. Porém o Jon tem cabelos negros, o que iria contra a teoria ( que eu considero quase que uma certeza) dele ser filho de Raeghar. Mas acho também que o Martin pode estar querendo dar a ideia de que o sangue Stark ser igualmente especial, por assim dizer, sendo os Starks e os Targaryens as duas faces opostas das crônicas, respectivamente gelo e fogo. Enfim, pode ser muita viagem minha, mas é isso.

    • Fernando Pita Fernando Pita
      14 de setembro de 2013    

      Um dos filhos do Rei Daeron II Targaryen, chamado de Baelor Quebralanças, tinha cabelos negros, já que sua mãe era dornesa, parece que seus filhos, Valarr e Matarys, também tinham cabelos dessa cor. (Todos morreram antes de ascenderem ao trono.)

    • 30 de outubro de 2013    

      Pensei nisso, algo como a semente é forte, enquanto lia isso aqui, mas não… Se fosse, os outros filhos pareceriam com o Ned e todos têm muito mais traços dos Tully. E então, fiquei realmente confusa, taí um ponto que eu vou precisar desenvolver mais.. rs

      • Pablo Alejandro Pablo Alejandro
        9 de dezembro de 2013    

        Parte da “lenda” da semente é forte que lembro esta ligada mais ao Rei Robert……A outra da tradição da casa Targaryen casarem entre familiares…mas como o Fernando Pita comentou, quando misturaram as casas as características não se repetiram…. tem exemplos para todos os gostos nos livros….acho que não se aplica muito.

  131. Amanda Souza Amanda Souza
    15 de setembro de 2013    

    Adorei o post… cheguei na parte da morte do Jon hoje e, como meu personagem favorito, fiquei chocada e reli os ultimos paragrafos milhoes de vezes hahhaa gostei muito das suas teorias, e tudo parece se encaixar. Espero que realmente aconteça algo assim e o Jon volte :3

  132. Lud Lud
    22 de setembro de 2013    

    Eu espero que o Jon seja o Azor. Se for depender da Dany pra fazer isso, todo mundo já vai ter morrido de tanto esperar. Ela está a 5 livros enrolando pra ir pra Westeros, e não parece estar nem um pouco perto de lá. Até ela se livrar dos problemas atuais, recuperar e controlar seus dragoes, atravessar o mar, e tomar Westeros, já era. Ela nem sabe nada sobre Outros, e se souber, vai agir como a Cersei quando soube de dragões e não vai acreditar ou se importar. Ela deve ficar com o trono e o Jon deve ser o Azor, destinado a defender a Muralha e o reino. E só. Sem ficarem juntos. Ele cumpre seus votos,ela fica com o trono, Tyrion encontra Tysha e fim

  133. Julia Julia
    22 de setembro de 2013    

    Gente, leio muito as teorias em vários sites diferentes e a maioria delas nunca passou pela minha cabeça ao ler os livros, portanto parabenizo a inteligência, perspicácia e, claro, dedicação que envolve a elaboração das teorias e agradeço por compartilhá-las conosco, fãs dos livros… não sei se essa pergunta já foi apresentada, mas vamos lá…
    Sempre leio mas raramente comento, no entanto, ao me deparar com algumas teorias, como essa, pensei, será que azor ahai não poderia ser mais de uma pessoa?
    Eu não vejo como dany pode não ser azor ahai, a profecia e inúmeras passagens na série indicam isso, e nesse caso, na minha opinião,, a luminífera seria os próprios dragões, já que a morte de drogo, seu sol e estrelas, assim como de rhaego e mirri maz dur, proporcionaram o nascimento dos dragões…
    E lendo essa teoria, eu acredito que jon tb possa ser azor ahai, visto que acredito na teoria R+L=J…
    Dessa forma, para completar as 3 cabeças do dragão, falta um targaryen e um azor ahai, que não sei se é aegon, pq ele parece ser realmente o dragão do pantomineiro (varys + illyrio) do qual quaithe alertou dany, mas poderia ser… ou então tyrion, e eu adoraria que fosse ele, pois o acho um dos melhores personagens de Martin. Obrigada pelo espaço de discussão.

    • 3 de outubro de 2013    

      Eu acredito q Tyrion sera a terceira cabeça junto com Jon, o fato ele nao ter pego aquela doença q vai trasformando em pedra a a minha picipal pista d q ele seja um Targaryan e logo sera a terceira cabeça, alem dele viver sonhando com dragoes e tudo mais.

    • 3 de outubro de 2013    

      Eu acredito q Tyrion sera a terceira cabeça junto com Jon, o fato dele nao ter pego aquela doença q vai trasformando em pedra a a minha pricipal pista d q ele seja um Targaryan e logo sera a terceira cabeça, alem dele viver sonhando com dragões e tudo mais.

  134. Nilson Nilson
    11 de outubro de 2013    

    Todas as teorias são baseadas em fatos meticulosamente pesquisada nos livros. Não é como a maioria que não passam de chutômetro. Parabéns pelo site. Lerei o restante com certeza.

    • 11 de outubro de 2013    

      Obrigado, Nilson!
      Espero que goste dos outros posts!

  135. Sarah M. Sarah M.
    14 de outubro de 2013    

    Drunk, eu posso ta viajando legal aqui, mas eu tava lendo os livros de novo (as teorias do blog serviram pra me mostrar que eu não estava prestando a mínima atenção em alguns fatos) e me ocorreu uma coisa muito louca: e se a Goiva não trocou os bebês?
    Tava lendo um POV do Sam que é de quando ele encontra com a Goiva chorando que tava saindo da sala do Lorde Snow (que pede a ela pra trocar os bebês):

    – O que houve? – perguntou-lhe Sam – Como estão os bebês?
    – Estão bem, Sam. Bem.
    – Com os dois, é um espanto que consiga dormir – disse Sam em um tom agradável. – Qual deles ouvi chorando ontem à noite? Achei que nunca mais pararia.
    – Foi o filho de Dalla. Chora quando quer mamar. O meu… o meu quase nunca chora. Às vezes gorgoleja, mas… – seus olhos encheram-se de lágrimas. – Tenho que ir. Já passou da hora de alimenta-los. Se não for, vou ficar cheia de leite – correu pátio afora.
    O FESTIM DOS CORVOS. SAMWELL. PÁGINA 72.

    Depois de ler isso, em minha mente, veio outras duas passagens que tem no livro seguinte. Uma em que Jon esta conversando com Val:
    – Como vai o pequeno monstro?
    – Duas vezes maior do que quando você o deixou, e três vezes mais barulhento. Quando quer teta, é possível ouvi-lo em Atalaialeste.
    A DANÇA DOS DRAGÕES. JON. PÁGINA 598.

    E do encontro de Jon e Val com a Rainha Selyse:
    – Se for do agrado de Vossa Graça, posso lhe apresentar a Senhora Val? Sua irmã, Dalla, era …
    – … mãe daquele bebê chorão que nos mantém acordados à noite. Sei quem ela é, Lorde Snow.
    A DANÇA DOS DRAGÕES. JON. PÁGINA 601.

    Se a goiva não trocou os bebês, ela é muito boa atriz ou tava querendo muito uma noite com o Sam, o sedutor. Porque lendo os outros Pov’s do Sam, chega dá dó dela. Ela só chora. E a Val também teria que mentir pro Jon.
    Sei lá, pode ser uma viajem, ou um erro de escrita, ou a Goiva não trocou mesmo os bebês. Mas isso só o Tio Martinho pode nos falar néh?

    Drunk, depois de escrever esse comentário, eu te admiro muito mais agora. Cara, sentar em frente ao PC, ler alguns muitos capítulos dos livros, digitar partes dos livros, montar um post, ter a imaginação ou raciocínio lógico ou sei lá do que precisa pra TENTAR entender o que se passa na cabeça do Tiozinho e dar a cara á tapa, não é qualquer um não. Mais uma vez, parabéns pelo Blog.

    • 15 de outubro de 2013    

      HAHAHAHAHA Sam, o Sedutor! Adorei Sarah! Combina com Matador!

      • Sarah M. Sarah M.
        15 de outubro de 2013    

        hahaha Também achei muito engraçado quando li no livro, acho que foi o Pyp, em uma de suas brincadeiras.

        • 16 de outubro de 2013    

          Bem a cara dele mesmo! 😀

    • 15 de outubro de 2013    

      Oi, Sarah!

      Olha… vc leva jeito para isso! eu nunca percebi isso, mas lendo as passagens que vc transcreveu, faz muito sentido. Se o filho de Mance esta na Muralha, sera que Melisandre usara ele?
      Eu vou reler as passagens e procurar outras… espero que vc autorize eu usar seus achados para inserir nos meus estudos sobre Samwell Tarly.
      Agradeço os elogios… realmente criar as teorias, da trabalho… mas comentários como esse eh uma recompensa e tanto… =)

      • Sarah M. Sarah M.
        16 de outubro de 2013    

        Que isso Drunk, claro que pode “meus achados”, ficaria honrada.

        • Sarah M. Sarah M.
          16 de outubro de 2013    

          Usar*

          • 16 de outubro de 2013    

            Oi Sarah!

            Eu também não percebi quando eu li, mas faz sentido. Quando eu li o seu comentário, eu pensei que era improvável, o bebê pode chorar pela falta da mãe, sei lá. Mas me ocorreu algo agora. Se a Melisandre vai usar o bebê, por que não usou ainda? O que ela está esperando? Achei que o bebê estaria correndo risco mais iminente, como se a Mel fosse usar o sangue dele logo, mas ainda não. Será que vai ser assim que ela vai ressuscitar o Jon e trazer AA? Ai, essa espera por Os Ventos do Inverno está me matando! 😀

  136. Patrícia M Patrícia M
    22 de outubro de 2013    

    Olá pessoal! Sou nova aqui, acabei de ler os livros há poucos dias e ainda estou a matutar nas ideias. Tem sido muito complicado, porque é um caos de ideias e quanto mais teorias e comentários leio mais tudo fica confuso, porque no fundo acho que quase todos têm muito sentido e ao mesmo tempo são problemáticos :P. Mas faz parte. A minha opinião há uns dias era esta:
    Depois de uma noite de sono sobre o assunto, quem é o Azor Ahai, não me consigo decidir… literalmente deitei-me decidida a achar que era o Jon Snow e acordei a pensar que era a Daenarys. Portanto cheguei ainda a outra conclusão: ambos são o Azor Ahai renascido. Era suposto ser um herói, mas por força das circunstâncias ambos acabaram por encaixar na profecia. Na minha opinião vêm da tal linhagem (sendo o Jon filho do Rhagear), e se repararem, no último capitulo de ambos dá-se o seu renascimento, ao que parece, ao mesmo tempo. O renascimento não se trata simplesmente de quando eles nasceram, mas da forma que vão renascer. Depois de ler a teoria do nosso amigo brasileiro (um génio) fiquei ainda mais convencida disto. A morte do Jon no fundo vai servir para ele se aperceber das capacidades de warg, ele não vai morrer, vai ficar as portas da morte, mas não vai morrer mesmo, por todas as razões que o amigo brasileiro contou (visões da Melisandre e tal). E os elementos estão todos lá para ambos: o sangue (a Dany diz que não se lembrava de sangrar tanto assim, o Jon também sangra quando é apunhalado), o sal (o “mar” dos dothraki, neste caso a relva, pode ser no sentido figurado; o Jon o sal das lágrimas dos companheiros), o fumo (das feridas do Jon sai fumo, diz quase no ultimo parágrafo dele; a Dany deve andar a fumegar desde que levou com o dracarys do drogon). Ou seja no fundo estou a concordar com tudo o que o amigo brasileiro diz sobre o Jon ser o Azor Ahai, e a juntar lhe a Daenarys porque acho que a profecia aponta obviamente para ela também. Portanto talvez a Daenarys fosse o Azor Ahai prometido ou suposto e o Jon (sendo bastardo e que aconteceu por acaso) nasceu por acaso e veio cumprir a profecia antes da Dany (porque é mais velho). Portanto a minha opinião é esta Azor Ahai: Jon Snow e Daenarys Targeryan.
    No entanto, agora já não tenho a certeza. Quanto mais leio mais dúvidas tenho. A verdade é que toda a saga se baseia muito no binómio gelo e fogo e como já algumas pessoas disseram aqui quase todos os personagens se nós “quisermos” encaixam no Azor Ahai! Existem montes de “suspeitos” por assim dizer. A minha dúvida em relação ao Azor Ahai é que é tão óbvio que é a Dany que, tendo em conta como é o autor, não pode ser assim tão linear… e pegando na reflexão que faziamos das profecias e do seu cumprir ou não, o Jon poderia entrar aqui por acaso, como um percalço não previsto, fruto do amor de Lyanna e Rhaegar (na minha opinião) algo não suposto.
    Em conversa com a Rute, temo em concordar com o facto do Jon se tornar um Outro… acho que tem muito sentido e nesse caso ele ser o Azor Ahai estaria de fora… faz sentido porque talvez o confronto final seja entre o Jon e a Dany, o gelo e o fogo… Apesar de esta ser uma hipotese muito interessante também acaba por anular um bocado tudo o que o Jon já fez, tudo pelo que ele sempre lutou…
    Sem dúvida isto é o Game of thrones, mas sobretudo uma guerra pelo dominio, entre o fogo e o gelo, o Lord of light e os deuses do Norte, os dragões e os caminhantes brancos, a Dany e o Jon…
    Provavelmente será tudo muito menos linear que isto, mas parece me uma possibilidade interessante! Vou continuar a ler teorias e madurar as minhas ideias!

    ***

  137. Patrícia M Patrícia M
    22 de outubro de 2013    

    A questão é que existem tantas subtilezas e como já vimos que subtilezas nesta história são de uma importância enorme, faz-me questionar a simplicidade do Azor Ahai ser simplesmente a Daenerys… tem de ser mais complexo que isso. =)
    Já agora, comentar que acho este blog genial assim como as teorias do autor e dos comentário! Parabéns pessoal! Dão-me bastante que pensar 😉

  138. Anônimo Anônimo
    25 de outubro de 2013    

    Também acredito que Jon Snow pode ser um Targaryen e uma das cabeças do dragão da profecia. Quanto à Luminífera… por que não a Gelo? Ela era uma espada de aço valiriano que foi forjada novamente (para forjar é preciso fogo) e renasceu vermelha, a Cumpridora de Promessas. Para mim, cumpridora de promessas lembra cumprir uma profecia, e a parte do coração seja algo mais simbólico… referente talvez aos Stark ou à Brienne.

    • Fernando Pita Fernando Pita
      25 de outubro de 2013    

      O pessoal está falando de espadas e esquecendo da Gêmea Negra, a espada de Brinden Rivers, desaparecida desde que ele foi mandado para a Muralha… Gêmea de quem? Bom, como Luminífera significa “a que cria a Luz”, uma gêmea negra traria as trevas, certo? Tudo a ver com aquela teoria do Drunk sobre Hodor ser o nome do deus das trevas…
      Teremos aí um embate entre as duas espadas? Aguardemos…

      • 25 de outubro de 2013    

        Olha, Fernando, bem lembrado 🙂

      • 10 de janeiro de 2014    

        A história diz que os Targaryen trouxeram duas espadas de aço valiriano para Westeros: Blackfyre e Dark Sister. Dark Sister significa “Irmã Negra”. Gêmea Negra é uma tradução incorreta, porque as espadas não era idênticas. A Irmã Negra foi desenhada para mãos femininas. E é fato é que ela era de Visenya, enquanto a Blackfire era de Aegon. Brinder Rivers e Açoamargo são seus últimos donos e a localização atual das espadas é desconhecida.

        • Fernando Pita Fernando Pita
          10 de janeiro de 2014    

          Sim, Marcos, você tem razão quanto à tradução. Contudo, como já vi se referirem à espada como “Gêmea”, mantive essa denominação por uma questão de coerência, visando facilitar a pronta identificação da mesma.

    • 30 de outubro de 2013    

      Muitíssimo bem lembrado, e pra variar, nunca tinha pensado nisso!

  139. Anônimo Anônimo
    28 de outubro de 2013    

    Olha, tem também a história do sacrifício do Azor Ahai, que ele sacrificou a mulher que ele amava e tals. E por “coincidência”, o Jon sacrificou Ygritte.

  140. Hugo Hugo
    29 de outubro de 2013    

    Ele matou um personagem em seu próprio POV: Catelyn Stark (ou Tuly).

  141. 21 de novembro de 2013    

    Melisandre ser a Nissa a Nissa do Jon, seria muito louco, eu ia amar..

  142. 21 de novembro de 2013    

    E Benjen Stark? Seria o Mãos Frias?

    • 24 de novembro de 2013    

      Como eu disse para a Mariana, eu não consegui achar, mas alguem comentou sobre o Mãos-Frias trazendo um dado importante sobre a origem dos Mãos-frias e pq pode ser que ele não seja Benjen Stark.

      Eu não encontrei o comentário, mas qdo achar eu copio ele aqui.
      Fala basicamente sobre o quão antigo é Mãos-Frias… e quem disse isso foi um filho da Floresta, e é de se concordar que o “há muito tempo” de uma criança da floresta, é muito mais tempo do que o de um humano normal.

  143. Ed Ed
    22 de novembro de 2013    

    Jon Snow sendo um warg poderá controlar, poderá ser um Dragão.

  144. 24 de novembro de 2013    

    Jon Snow é Azor Ahai ,pelo menos e o que todo mundo anda dizendo e tb .acredito.,parabens pelas suas teorias..tb acredito q jon tenha sangue Targaryen mais seu sangue stark sera maior.acredito que esta historia de gelo e fogo seja baseada em torno de uma unica pessoa ( JON SNOW ) ou (JON STARK TARGARYEN ) ( GELO E FOGO )

  145. Elvis Elvis
    10 de dezembro de 2013    

    Já havia lido todos os 5 livros e enquanto procurava noticias pelo sexto encontrei esse maravilhoso fórum. Li todas as teorias e foi ai que reparei que não havia lido com o cuidado que essa obra merecia, pois deixei passar muitas informações importantes. Ai qual a coisa mais certa a se fazer? Reli tudo de novo, isso consumiu um bom tempo e muitas coisas que o drunk posta faz sentido sim. Mas uma coisa que me intriga é a Melisandre vê nas chamas tanto lord Bryden como o Bran e diz que tem certeza que são os campeões do inominado e o lord Bryden diz para Bran nunca temer a escuridão e tirar força dela. E ai o que vcs acham?

    • 11 de dezembro de 2013    

      Oi Elvis!

      Eu acho que o Bran até pode ser mesmo, no momento em que a história está ser o campeão do Outro. Mas acho que ele vai virar contra o Brynden, e consequentemente no Outro, em algum momento, provavelmente depois que seus poderes estiverem mais desenvolvidos e ele tiver consciência disso, e de que as intenções de Brynden não são nada nobres.

      • Pablo Alejandro Pablo Alejandro
        13 de dezembro de 2013    

        Ou o Bran vira o “Nissa Nissa” do Jon….
        Que desespero saber que falta tanto tempo para terminar esta saga.

      • Elvis Elvis
        3 de janeiro de 2014    

        Oi Fernanda.
        Também acredito que o Bran se oporá ao lord Brynden, mas uma coisa que me incomoda em relação ao Lord Snow ser o herói prometido, é quem ele terá que matar mesmo que amando essa “pessoa” (fantasma?) para ai a espada se tornar quente e poderosa. E sei que não tem nada a ver com esse poste mas li em algum comentário que os Targaryens não ficam doente ai outros disseram que ficam sim pq a Dani fica no final do quinto livro, mas pelo que entendi os Dragões não ficam doentes coisa que ela deixou de ser e que o Tyron é com certeza, posso não ter fundamento mas me parece que a magia dos dragões esta no sangue dos Targaryens mas nem todos são Dragões como o próprio Aeris achava que era mas quem realmente era é Rhaegar e a Dani foi e deixou de ser. Pensando assim será que o Jon realmente tem um Dragão dentro dele? Quero acreditar que sim.

        • 3 de janeiro de 2014    

          Oi Elvis!

          Quando aos Targaryens não adoecerem, já falaram (e acho que foi o próprio RRM) que isso não é verdade. E quanto a quem Jon tem eu matar para se tornar AA, tenho duas possibilidades: Melisandre, e talvez Val (acho que até a segunda mais provável) No quinto, acho, tem uma hora que Val volta com Ghost e os dois bem branquinhos, e Jon pensa que os dois se pertencem, ou algo parecido. Eu tenho a transcrição no meu blog: natrilhadoslivros.blogspot.com.
          E acho também que Jon tem sangue de dragão, só acho que ainda não se desenvolveu, e essa “morte” dele seja exatamente para isso.

          Beijos!

          • Anônimo Anônimo
            4 de janeiro de 2014    

            Obrigado Fernanda.

          • 4 de janeiro de 2014    

            De nada 🙂

  146. Anônimo Anônimo
    17 de dezembro de 2013    

    Tenho certeza que está faltando algo muito importante nessa teoria sobre Jon. Como dito muitas vezes aqui, nenhuma informação nesse livro é inútil. Apesar de Jon ter se recusado assumir o cadeirão dos Starks ele é o legítimo herdeiro de Winterfell, pois foi essa foi a vontade de Robb antes de morrer e existe um documento que Robb fez e mandou seus vassalos assinarem que provavelmente expressa isso, e em algum momento esse documento irá aparecer (talvez esteja com Catelyn). Então, suponho que Jon irá passar um tempo longe da muralha, visto que após esse evento com seus irmãos ele não tem mais lugar na patrulha da noite, e nesse tempo ele irá assumir o cadeirão dos Starks e só voltará para a muralha como protetor do Norte.

  147. 25 de dezembro de 2013    

    ja pensava que Jon fosse Azor Ahai ,e depois de ver sua teoria não tem contestar.queria saber se ja pensou na possibilidade de Lorde Varys ser um bruxo a serviço do grande outro.

  148. 29 de dezembro de 2013    

    Terminei de ler o quinto livro nesse exato momento e não aguentei em ficar pensando sozinha sobre tudo o que aconteceu. E procurar por teorias foi a primeira coisa que tive que fazer. De fato, tudo o que foi dito faz MUITO SENTIDO.
    Incrível seu pensamento.

  149. 10 de janeiro de 2014    

    Bem… Só me lembro que “Nissa Nissa” me remete a “Mhysa”, rs… Desde que comecei a ler essa teoria do Jon ser filho de Lyanna + Rhaegar é viva pra mim, e a dele ser Azor Ahai só cresce… Se ‘tio’ George não fizer isso, nem sei, vou ficar passada, mas com ele TUDO pode ser… 😀

    ps: e eu acho que a Luminífera já está por aí (vale lembrar que gelo também queima, né, rs… ) mas se ele tiver que matar alguém para acender a espada? Seria a própria Dany, num último esforço para usar a espada assim como Azor fez com Nissa??

    Acho que ele mata a Melisandre, isso sim, ahahahah… A fé dela há de servir para alguma coisa. E ele seria uma das cabeças do dragão no Norte, com Dany rainha e Tyrion como mão. 😉

  150. 13 de janeiro de 2014    

    Desculpa ser chato… rsrsrsrs. Catelyn morre no seu próprio POV. (Tormenta das Espadas – Casamento Vermelho).

    • 13 de janeiro de 2014    

      Bom dia Wilton. Você tem razão… Até ia corrigir o post, mas dpois parei para pensar e ainda temos Lady Coração de Pedra… e se vermos por esse prisma, talvez d~e base para confirma a morte de Jon, mas seu retorno de alguma outra forma.

      • 13 de janeiro de 2014    

        Com certeza. Não quis bancar o chato, foi só uma simples colocação. Sou fã do site, e já divulguei amplamente este oásis para os meus amigos, também todos fãs de ASOIF. Continue assim!!! Espero que seu site vire referência na América Latina!!! Abraço e Parabéns!!!

        • 13 de janeiro de 2014    

          Obrigado, Wilton. Não foi chato não, que isso!
          Acho legal as colocações dos leitores, pq abre espaço para discussão saudável e podemos relembrar detalhes, que as vezes passam.
          Na sua observação, realmente, Cat morre em seu POV. Eu não lembrava. E quando fui alterar o post, eu lembrei que ela, de uma forma estranha, ainda continua viva. E isso, suscitou essa nova questão… será que Jon não será revivido de alguma forma diferente, por Melisandre? Morto ele não está… Azor Ahai, tenho certeza que ele será. mas a duvida fica no caminho que ele trilhará… será como servo de R´hllor? fiquei pensativo.
          Obrigado pela divulgação!

        • 13 de janeiro de 2014    

          Uma dica da série de TV é que Melissandre se surpreende e “inveja” a habilidade de Thoros de Myr em Ressuscitar Beric. É claro que a referência máxima são os acontecimentos dos Livros, mas a série nos dá alguns prismas diferentes da história. Verdade seja dita, Melissandre tem se mostrado um tanto quanto míope na leitura das chamas. Não subestimo seu poder, mas creio que uma sacerdotisa vinda de Asshai pode ter um peso inigualável na história, assim como Moqorro e Thoros. Ela cai nas minhas graças pelo fato do Fantasma gostar dela. Creio que o fato de estar no norte, sob a sombra da Muralha (que é mais do que favas contadas, foi construída com a antiga magia hostilizada pelos Meistres da Cidadela) amplia seus poderes. Ela de fato agora consegue enxergar, fazer e quem sabe acontecer. Fazer Jon passar por esse rito, talvez o tenha fortalecido para algo maior, talvez até renascer como Azhor Ahai.

  151. 15 de janeiro de 2014    

    Estou amando o blog e lendo tudinho! Confesso que esse assunto do Jon me aperta o coração porque ele é meu personagem favorito!! Não quero que morra de jeito nenhum e não quero que fique vivendo em peles de animais pro resto da vida… Minha teoria é a de que ele morre, e que a Melisandre dará a ele o beijo da vida, igual ao Thoros fez. A morte dele seria necessária pois, acima de tudo, Jon é muito honrado e sobrevivendo ao ataque ainda permaneceria como um membro da patrulha – ou seja, ele não abandonaria a patrulha atrás de vingança ou para ajudar seus irmãos, porém sendo renascido ele pode dar fim à sua dívida com a patrulha e seguir adiante! É o que espero, e ficarei louca se ele morrer de verdade (seu corpo).

  152. 17 de janeiro de 2014    

    Eu concordo com a teoria, assim como a suposta origem do Jon Snow. Mas me vem a cabeça algo que bateria de frente com o início da série. Se o início de tudo é a desconfiança do Jon Arryn em relação a origem dos herdeiros de Robert por causa da cor dos cabelos (homens de cabelo negro gerando dois garotos loiros, quebrando uma linhagem), como Jon Snow não herdou nada da cor dos olhos ou dos cabelos do pai Targaryen, herdando tudo da mãe?

    • Fernando Pita Fernando Pita
      17 de janeiro de 2014    

      Penso que o gene Targaryen seja recessivo – mais uma razão para que eles sempre se casem entre si, O único personagem Targaryen cuja mãe era dornesa (Baelor Quebralanças), tinha cabelos pretos, assim como Jon Snow, Robert Baratheon tinha uma avó Targaryen, e por aí vai. Como não aparecem registros físicos de outros Targaryens mestiços, acho que o caminho é por aí…

      • Pablo Alejandro Pablo Alejandro
        20 de janeiro de 2014    

        Concordo com Fernando…tem vários Targaryen que não possuem as características da família, como exemplo ainda tem o Aemon, Aegor Rivers e o próprio Brynden…Não me recordo 100%, mas se não me engano, Jon Arryn foi influenciado pelo Mindinho, e por isso seguiu a lenda da “semente forte”.

  153. 24 de janeiro de 2014    

    Parabéns pelas teorias! Acredito que tenha percebido muito dos segredos do autor. Porém temos outros personagens fundamentais que ainda não temos nem ideia de seus paradeiros e que podem mudar completamente o rumo da estória pré-determinada, tais como: Olho de Corvo, Rickon, Berrick Dondarion. E como Martin gosta de profecias, temos a de Mirri maz duur sobre Drogo, e a profecia dos dothrakis sobre o garanhão que montará o mundo. Abraços e continue teorizando, pois continuarei lendo!

    • Fernando Pita Fernando Pita
      24 de janeiro de 2014    

      GRRM é igual uma certa propaganda de inseticida: mata bem morto!!! Ele nunca deixa dúvidas de que a personagem foi pro outro mundo… Daí fica a questão: alguém viu com certeza a morte de Rhaego Targaryen? Nâo! Tudo que se viu foi uma massa amorfa – que na tv foi colocada como um dragãozinho (snif!)… Pois bem, isso vem cada vez mais me dando o que pensar: e se o bebê foi levado da mãe, para ser criado como o tal Garanhão das lendas, e também do sonho que a Dany teve, com o Khal cujo estandarte era um cavalo de fogo? Isso explicaria, por exemplo, porque Khal Jhaqo teria deixado o khalasar tão rapidamente, e o porquê de sua repentina aparição no final da Dança…

      Seria inclusive mais um elemento complicador: Dany desistindo de voltar p/ Westeros – onde na verdade ela jamais esteve – e ficando de vez como rainha de Essos… Se isso acontecesse, todas as teorias já escritas para o fim da série iriam pelo ralo, e GRRM daria uma rasteira no mundo todo… (alguém duvida de que ele seja capaz disso?)

      • 24 de janeiro de 2014    

        Se Rhaego estiver realmente vivo, tenho certeza que Dany ainda atravessará o Mar Estreito para dar ao seu filho o direito ao trono, uma vez que ela entederá que ele será o garanhao que montará o mundo e não apenas Essos.

      • 27 de janeiro de 2014    

        Concordo!

    • 24 de janeiro de 2014    

      Obrigado!!!
      Realmente há uma gama grande de personagens. Hodor surgiu do nada na minha cabeça. Acredito q eu vá fazendo teorias de personagens secundários que são igualmente importantes

  154. 25 de janeiro de 2014    

    acho que Aegon é um targaryen mas que ira morrer logo pq é um tolo. ele foi facilmente influenciado por tyrion e não entende nada sobre guerra.ele tah mais pra aerys do q rhaegar. com aquele gênio duvido q ele queira q daenerys governe assim ele vai conquistar o ódio de muitos inclusive

  155. Ludmila Ludmila
    29 de janeiro de 2014    

    sabe o que eu tava pensando agora… todos acham que é ou Daenerys ou Jon o Azor Ahai, até mesmo o Bran, mas tem um grande personagem que desconsideramos, não seria uma grande surpresa se Azor Ahai fosse ngm menos que Tyrion Lannister? Eu rolaria de rir com certeza… sei que é meio impossivel, já que o coitado nem consegue segurar uma espada normal… imagine a Luminifera

  156. Tiago Tiago
    5 de fevereiro de 2014    

    Jon montando dragões, acredito que não. Vimos em A Guerra dos Tronos q ele não é resistente ao fogo.

    Tinha se queimado mais do que supunha ao atirar as cortinas em chamas, e a mão direita estava enfaixada com seda até a metade do antebraço.(A Guerra dos Tronos).

    Assim fico entre duas hipótese:
    A de Azor-Ahai já muito comentada aqui e que é possível e a que Jon sentará no trono de ferro…
    Acredito que o trono será tomado por Aegon “Blackfyre”, sendo que todos pensam que ele é realmente um Targaryen, inclusive o próprio Aemon e Jon Connington. Quem sabe a verdade é somente Varys e Ilio.
    Howland Reed ou Bran que pode ver o passado de alguma forma contam a verdade sobre a paternidade a Jon que vai a Porto Real reclamar seus direitos.
    A veracidade desses fatos são postos em duvida e resolvidos em combate singular, Jon derrota o Blackfyre e conquista o trono de ferro, tendo um filho totalmente Targaryen (com quem?) confirmando sua descendência e colocando as duas casas mais poderosas no trono, Stark e Targaryen.
    Sendo rei Jon pode ir ao norte com todas as forças dos 7 reinos para a batalha na muralha.
    (e torna-se Azor-Ahai?)

  157. Júlia Meireles Júlia Meireles
    7 de fevereiro de 2014    

    Eu simplesmente AMEI suas teorias!! Realmente acho que isso pode acontecer no próximo livro!

  158. suelen suelen
    26 de fevereiro de 2014    

    Você errou em dizer que Matim não matou personagens em seu próprio POV … Ele fez isso com a Cat

  159. Victor Victor
    26 de fevereiro de 2014    

    Uma dica que pode comprovar que Azor Ahai é Jon é a morte de Ygritte. Que morre com uma flecha no coração. Ygritte é beijada pelo fogo e é a amante de Jon, podendo ser comparada com a mulher de Azor. As duas são mortas com golpe no coração, as duas são associadas ao fogo e são amantes de Azor.
    Lembrando que esse fato possa ser apenas uma pista do GRRM

    • 27 de fevereiro de 2014    

      Olha Victor, eu não tinha pensado nisso.A única coisa é que a flecha acho que não foi disparada pelo Jon.

      • Victor Victor
        27 de fevereiro de 2014    

        Eu não tenho certeza, mas acho que a Luminifera e a flecha que matou ela são vermelhas.

        E (brisando agora), o Jon foi o responsável pela morte dela. Se ele não tivesse “traído” os selvagens, ela não teria morrido (eu acho). Da mesma forma que Azor matou a mulher por um bem maior, Jon também fez o mesmo.( Vish, esse ultimo paragrafo foi pura brisa).

        Uma ideia também é que R’hollor mostrava Stannis para Melisandre porque ele era um meio para chegar até Jon. Depois que chegaram na muralha, o Stannis que se fod@. Por isso eu acho que Stannis morreu no final de Dança dos Dragões.

        • 27 de fevereiro de 2014    

          Mas Stannis não morreu, pelo menos na Dança dos Dragões, levando em conta os textos de Wings of Winter que o Martin supostamente teria revelado…

  160. Victor Victor
    27 de fevereiro de 2014    

    Ah, não li esses textos de Wings of Winter. Mas ainda acho que a maior função dele até agora foi levar a Melisandre até Jon.

  161. carlos carlos
    28 de fevereiro de 2014    

    Se as facadas dos irmãos traidores tiverem sido realmente mortais, a Sacerdotisa Vermelha pode ressuscitá-lo, assim como, Thoros de Myr fez com Lord Beric.

  162. vinicius holzapfel vinicius holzapfel
    13 de março de 2014    

    achei sua linha de raciocínio interessante, mas discordo que a profecia se de no momento do esfaqueamento do John. Estrela vermelha que sangra pra mim é o cometa que deixou o rastro vermelho no céu, pois ele destacou em muitas passagens esse cometa e seu rastro vermelho. Além disso, achei que se o sal e fumaça da profecia estava se referindo a passagem que você destacou, seria sutil demais para uma profecia se dar nesses fatos. Mas no restante faz todo sentido Jon Snow como o Azor Ashai.

  163. vitor vitor
    10 de maio de 2014    

    Tenho uma ideia novinha que saiu agora da minha mente( obs: não leia é spoiler).
    Creio que Jon estará morto no próximo livro e como todo troca-pele sua consciência vai para o seu lobo(ghost) mas fiquem calmos isso não quer dizer que é o fim, Melisandre vai conservar o corpo dele dentro daquelas prisões de gelo onde anteriormente Jon havia colocado 2 cadáveres aprisionados para tentar se comunicar com eles voltassem como zumbis,talvez Bran ou o lord Brynden o ajude a voltar para o corpo mas como assim voltar para o corpo morto? sim o seu corpo vai se transformar em uma criatura de olhos azuis os zumbis e ele vai simplesmente trocar-de-pele com seu próprio corpo e assim George.r.r.Martin nos mostrará o porque de o mãos frias(na minha opinião é o Benjem Stak que foi morto e trocou-de-pele com seu próprio corpo(criatura).
    observação final não acreditem julguem e pesem a informação Martin pode simplesmente nos surpreender e nada que eu disse ser verdade.(é provável) Fim

  164. Eunice Eunice
    1 de junho de 2014    

    Adoro suas teorias drunk, e se o Jon for mesmo azor ( tomara que sim rsrs) eu me preocupo com quem seria a nissa nissa, vi algumas pessoas comentando que poderia ser a Melisandre e outros que seria a Dani, mas eu acredito que será a Arya, primeiro por conta da forte ligação que Jon tem com ela desde o inicio dos livros e segundo a lenda é a coragem de nissa nissa que se funde a espada e faz com que ela não se quebre mais. E quem é mais corajosa que arya? Além do fato de que não vejo um futuro para ela depois de realizar sua vingança, por mais que muitos desejam que ela fique com Grendy, acho impossível ver ela casada e governando uma casa kkkk, mesmo Jon pensa assim em uma parte dos livros ( não me lembro qual rsrs). Enfim, acho que Arya rumará para o norte a fim de ajudar Jon a salvar o reino e principalmente os nortenhos, que ainda são o povo dela, e vendo que não ha outra alternativa para vencer os outros, vejo ela se oferecendo para Jon acender a luminifera e cumprindo seu papel de Stark e protegendo o norte. Rios de lágrimas nessa hora para Jon e para nós. Espero de verdade que tenha outro fim, mas sinceramente não consigo ver outro final para ela. Fiquem a vontade para discordar 😀

  165. Thais Favaro Thais Favaro
    8 de outubro de 2014    

    Meu Deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeus! Me arrepiei inteira! Já li muitas teorias sobre o sr snow mas nunca uma TÃO brilhante assim!!!!! Dá até odio desse livro não sair logo, arrasou Leandro

    • 13 de outubro de 2014    

      Obrigado, Thais! Agora é esperar e ver se acertei ou não..heheheh

  166. calopes calopes
    16 de outubro de 2014    

    Matematicamente é possível mostrar que Rhaegar e Lyanna Stark podem ser os pais de Jon snow. o casal fugiu logo após o torneio de Harrenhal ocorrido em 281DD, Ned Stark encontrou Lyanna na Torre da Alegria protegida por 3 membros leais a corte, num leito de sangue( possivelmente por ter dado a luz a bebe dragão) em 283DD; ano dado como nascimento de Jon Snow. No seriado, o selvagem que se comunicava com uma águia disse a Ygritte que ela não gostaria tanto do Jon Snow se soubesse realmente quem ele era; ora, a águia deve ter visto o
    lado mutante de Jon, ou seja um homem-dragão que fatalmente encontrará com o grande outro( como mostrado na quarta temporada, tb tem aspecto de dragão), que na forma humana conhecemos como Mindinho.

  167. Lucas Lopes Lucas Lopes
    31 de outubro de 2014    

    Cara,espero que você esteja certo…

  168. 12 de fevereiro de 2015    

    Comecei a ler esse texto discrente em relação ao Jon ser o Azor Ahai. Mas devo admitir que você deve ser doente a ponto de ligar todas essas pontas soltas e tudo fazer tanto sentido! hahaha
    parabéns, cada teoria minimente explicada e embasada! 😉 (Y)

  169. 12 de fevereiro de 2015    

    Comecei a ler esse texto discrente em relação ao Jon ser o Azor Ahai. Mas devo admitir que você deve ser doente a ponto de ligar todas essas pontas soltas e tudo fazer tanto sentido! hahaha
    parabéns, cada teoria minimamente explicada e embasada! 😉 (Y)

  170. Luiz Eduardo Lima Miranda Luiz Eduardo Lima Miranda
    13 de março de 2015    

    Serio, na minha opinião, os três que devem montar os Dragões são a Daenerys, pelo simples fato de ela tê-los “chocado”. Jon Snow, porque acho que ele é Azor Ahai, e fiquei crente na ideia de que ele usará Arya como Nissa Nissa (Valeu Eunice!!). E Bran Stark…. Pois em seus sonhos no primeiro livro, o Corvo sempre falava que ele iria voar. Então porque não em um dos Dragões?
    E pra terminar a minha ideia, a serie chama-se as Crônicas de GELO e FOGO, o que me faz pensar que Daenerys seja o Fogo (Targaryen), Bran o Gelo (Stark), e bom, Jon Snow pra mim é fruto de Raeghar e Lyanna, sendo Azor Ahai, como eu disse acima.
    Pode até parecer uma teoria infantil, mas penso assim….

  171. Luciana Frederico Luciana Frederico
    26 de março de 2015    

    Aaai, to mais tranquila agora, hahaha! Eu acho que ele entrou no Fantasma porque ele chama o lobo depois que tomou a primeira ou a segunda facada.
    Mas essa teoria dele ser filho do Rhaegar e da Lyanna foi mind-blowing!!!
    To extremamente ansiosa pra ler o próximo livro (não consigo imaginar vocês que leram há mais tempo se aguentando de curiosidade, rs).

  172. vicente vicente
    9 de abril de 2015    

    Sobre a luminífera algo me chama a atenção. Mormont diz que a espada está em sua família Há várias gerações! Ou seja, uma espada antiguíssima, e só GRR Martin sabe por onde ela andou, quem foram seus donos, e principalmente quem a forjou. Acredito que Garralonga não seja uma espada qualquer, garralonga é Luminífera! E que se revelará quando o corpo de Jon estiver para ser queimado e os outros guardas disserem: “E agora sua vigia Terminou! Jon acordara com Garralonga/luminífera ardendo em chamas e liberto de seus votos.

  173. Matheus Matheus
    16 de abril de 2015    

    Cara, iradíssimas suas teorias! Concordo com todas! Tu é muito foda! O G.R.R. Martin lê seu site, mano? Na moral, deveria rsrs Se suas teorias não estiverem certas, ele mudaria a história pra torná-las certas, cara! Brilhante, parabéns! Você também escreve romances? Seria seu leitor fácil fácil rsrs

  174. Matheus Matheus
    16 de abril de 2015    

    Só não concordo com uma coisa da galera comentando: o fato de que Jon Snow, uma vez ressuscitado (se é que ele tenha realmente morrido, já que a consciência dele, segundo a maioria das teorias, não teria deixado este mundo e tanto Beric Dondarrion [que já experimentou a morte um par de vezes] qto Melisandre comentam sobre “a place of darkness” onde vagam as consciências [chame de “almas” se quiser] dos mortos) irá abdicar dos votos da Patrulha, dado que ele “morreu” e a morte é o fim do juramento. Pra mim, Jon Snow é muito mais honrado que isso! Não entendo pq a galera quer tanto ver o pau do Snow dentro da Targaryen… hahahaha

  175. Guilherme Guilherme
    21 de abril de 2015    

    Sim, é 2015 e eu estou vindo num post de 2012 aushauhsua Mas enfim, eu acredito que na verdade o Azor Ahai pode ser três pessoas, no fim das contas: Danaerys, Jon e Tyrion. Eu pensei nisso porque
    1º) Só porque a profecia faz sentido para o Jon, nós não podemos deixar Danaerys, que também se encaixa nela (nasceu em Pedra do Dragão, entre fumaça e sal), de lado. Além disso, você disse que o lugar dela é em Westeros, mas na Casa dos Imortais ela teve uma visão da Muralha. Lembrando que o vidro de dragão é a única lâmina capaz de ferir os Outros (bem sugestivo). Tyrion parece ter sido fruto do “direito do senhor” reivindicado por Aerys, você deve saber do que eu estou falando. Assim, ele seria um Targaeryen, e também não poderíamos descartar uma interação dele com Jon e Danaerys.

  176. Eduardo santos Eduardo santos
    22 de abril de 2015    

    Seu post faz muito sentido, a profecia bate totalmente com o que acontecerá com Jon snow. Tenho 99,9% de certeza que Jon e filho de Rhaegar, os targaryens se casavam com o mesmo sangue, para que o sangue do Dragão não se perdesse, mesmo Jon não sendo filho de Eddard Stark ele herdou a honra e compomisso com o dever dele, depois de renascido ele não terá que seguir mais os votos, e assim ficará com Daenerys, assim espero rsrs.

  177. Izabela Izabela
    27 de abril de 2015    

    Sensacional sua explicação. Agora faz mais sentido a morte do Jon, que eu me recusei a acreditar.

  178. Daniel loves Arya Stark Daniel loves Arya Stark
    1 de maio de 2015    

    “ Nunca me pergunte sobre Jon… Ele é meu sangue e isso é tudo que precisa saber.[10] ”
    — Eddard Stark para Catelyn Tully

    ele é seu sangue, nao necessariamente seu filho e sim de sua irma, essa frase se encaixa perfeitamente na sua teoria.

  179. Eder Eder
    9 de maio de 2015    

    Vindo em um comentarios de 2012 euheue.

    Enfim
    ———————————————————————–
    Viajando em teor,ias psicológicas, talvez apenas, talvez Martins esteja usando a psicologia reversa, por parecer obvio demais ngm acredita que Jon Seja e sim Dany que também é obvio, talvez a reação de se surpreender com obvio seja verdadeira talvez realmente Jon seja o escolhido

  180. laercio laercio
    13 de maio de 2015    

    Pessoal vcs ja pararam para pensar que toda a família de Ned Stark, são warg, e que ele tbm poderia ser um, e que ainda poderia voltar a trama. Sera?

    • 13 de maio de 2015    

      Acho totalmente improvável. Ned nunca demonstrou sequer uma afinidade com animais.

  181. Barbara Barbara
    27 de maio de 2015    

    Ok. Você me convenceu! Vou até ler novamente os livros para ter certeza! ahahahaha Amei esse blog!

    • 27 de maio de 2015    

      =)
      Continue lendo as teorias!!! Espero que goste!

  182. Isabela Ming Isabela Ming
    11 de junho de 2015    

    Relendo sua teoria agora, e aproveitando o possível spoiler da série,
    Seria possível a Melisandre usar a Shireen como ‘Nissa Nissa’ para reviver o Jon?

  183. 12 de junho de 2015    

    Eu apoio a teoria, e parabéns essa foi a melhor resenha que li em tempos.

  184. 12 de junho de 2015    

    Hey Drunk! Sou fã das tuas teorias, muito bem elaboradas!Mas tenho uma ‘duvidássa’! (Não sei se você já respondeu essa dúvida com outra pessoa, mas vamos lá…:)

    Baseado em “A Dança dos Dragões” como você disse no seu post, è provável que o Jon entre em Fantasma e fique em um estado fisico bem grave…e aí Melisandre poderia curar o corpo de Jon…e ele retornará bombando como Azor Ahai…
    Mas… em GOT, Melisandre está com Stannis, então, quem vai cuidar do corpo de Jon? Será que ele vai morrer de verdade em GOT e viver em Fantasma ? Eu tenho aqui uma teoria (em GOT) de que ele vai ficar gravemente ferido,mas de alguma maneira vai escapar, e, enquanto ele tá quase morto fisicamente, vai estar bem vivo dentro de Fantasma….

    Se você tiver alguma teoria quanto ao futuro de Jon na série, diz aí ^^

    — Ahh, essa duvida surgiu depois das imagens vazadas do ultimo episódio 😉

    • 14 de junho de 2015    

      Na série, realmente não dá para saber quem vai ajudá-lo. Porém, acho que Sam o ajude. Ele ainda está ali. Mas não sei…estou ansioso para saber

      • Denilson Jose P. Denilson Jose P.
        19 de junho de 2015    

        Bem a resposta agora é mais obvia do que nunca! Realmente agora tudo se encaixa mais a série não está seguindo a risca os livros sendo assim não é possível prever nada.

  185. 13 de junho de 2015    

    ADOREI as teorias sobre Jon Snow/Azor Ahai e espero muito que estejam certas! Agora fiquei mais ansiosa ainda por WoW!
    Sempre acreditei que Jon fosse filho de R+L, especialmente pelos devaneios do Ned antes da morte, lembrando da promessa a sua irmã e tal… Verdadeiras ou não, pelo menos essas teorias fazem bastante sentido!
    Parabéns pelo post!!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

  186. Jehyslison Jehyslison
    13 de junho de 2015    

    Com Os spoiler se forem verdadeiros, essa teoria e claramente possível

  187. gelson gelson
    15 de junho de 2015    

    Muito top seu texto me ajudou a entender muita coisa ainda mais depois de um final de temporada dramático que nem esse valeu

  188. marcelão marcelão
    17 de junho de 2015    

    Tomara que o gigante selvagem agora do outro lado da muralha estrupe aquele maldito olly

  189. Mashael Mashael
    17 de junho de 2015    

    Poxa cara muito show a ideia!!! Poxa não conheço muito os livros, só pego algumas partes por curiosidade mas acredito que seja essa onda mesmo…. pois Melissandre diz ( ou o narrador diz em ” Dança dos Dragões”) que muitas sacerdotisas erravam as visões por querer verem o que desejavam, e é o caso dela ao querer ver a imagem de Stanis ( o Rei que ela presume que seja); quando na verdade ela vê o Jon… o que ela não queria… mas que tudo indica ser quem ela espera!

  190. Mariany Mariany
    18 de junho de 2015    

    Agora fiquei mais calma com relação a morte de Jon.

  191. Victória Victória
    24 de junho de 2015    

    Sei que o post é antigo, mas desde que comecei a especular sobre a origem de Jon (o primeiro mistério da saga que tentei desvendar) e encontrei aqui a mesma ideia só que muito bem trabalhada, estudada e explicada, sempre quando penso em alguma coisa, venho dar um conferida nos trabalhos de vocês hahahhaa
    Bom, depois de anos estou relendo os livros da saga, e acabo de finalizar o primeiro.
    Nesse tempo entre a primeira leitura e agora, nunca deixei de especular, pesquisar e conversar sobre as histórias e vidas da série, mas agora, com a releitura, acredito que tem um mistério que, pra mim, já está pra lá de resolvido.
    As poucas dúvidas(se é que ainda existiam) a respeito de Lyanna ser a mãe de Jon acabaram pra mim depois de separar e dar atenção à algumas passagens do primeiro livro.
    1 – Na conversa com Robert, em que Ned finalmente conta que encontrou Jamie sentado ao trono depois do assassinato do rei Aerys, Robert diz a Ned que esse não é um fato que o preocupava e que não deixaria isso tirar seu sono. A isso Ned responde, em pensamento, que estava acostumado ao sono perturbado, pois convivia com sua sua mentira a 14 anos e ela ainda o assombrava em sonhos.

    Bom, apesar desse ser o indício mais fraco, sabemos que Ned frequentemente sonha com a noite da morte de Lyanna e com a promessa que ela o fez jurar.
    E 14 anos é a idade de Jon nessa altura do livro.

    2 – Sempre que Ned recorda a noite em que encontrou Lyanna moribunda, ele descreve a cena dizendo que Lyanna jazia em sua cama de sangue.

    Mais pra frente, quando Daenerys encontra e liberta Mirri Maz Duur, a maegi, a esposa de deus diz a Dany que conhece canções de parto e todos os mistérios da cama sangrenta.
    Isso me leva a acreditar que ”cama de sangue” ou ”cama sangrenta” é como eles se referem aos leitos de parto, indicando que que Lyanna morreu ao parir um filho, sendo esse Jon ou não(rs).

    3 – No dia após a morte de Ned, Bran conta ao meistre Luwin que sonhou que encontrara o pai nas criptas de Winterfell e que Ned estava triste. Quando o Meistre o questiona sobre o motivo da tristeza, Bran responde que era algo relacionado a Jon.

    No cenário de guerra que se erguia e com toda a sua família separada e correndo perigo, o que ocupava a mente de Ned era o único filho ilegitimo, o qual pouco se sabe sobre a origem.

    Bom, é isso, acho que temos indícios suficientes.
    Agora, sendo um pouco mais ousada, eu arrisco a especular como a origem de Jon vira a tona nos próximos livros:

    Quando Ned foi a torre de Tombastela e encontrou Lyanna, levava com ele sete homens dos quais cinco pereceram em combate com Arthur Dayne, Gerold Hightower e Oswell Whent, os únicos sobreviventes foram o próprio Ned e Howland Reed que era um de seus melhores amigos.
    Bom, inevitavelmente, Roland conhece o mistério que rodeia a morte de Lyanna e, com certeza, sabe também da criança que Ned carregava quando voltavam de Dorne.
    O melhor de tudo é: Howland está vivo!
    A única pessoa que, possivelmente sabe do segredo de Ned, além do próprio, está viva e eu acredito que vai ser a encarregada de levar a verdade a conhecimento maior.
    Tirando o fato de que a ligação dele com Ned ainda não acabou, consideram que seus filhos Jojen e Meera se ligaram a Bran e Rickon.

    É isso, agora vou guardar minha ansiedade (que está explodindo) até o lançamento dos próximos livros e ver no que dá.
    Enquanto releio os outros volumes já lançados, vou tentar buscar informações perdidas nas páginas e, virei compartilhar com vocês se notar alguma coisa importante, pois eu adoro esse site e acho o trabalho de vocês incrível.

    Valeu!

  192. Mônica Mônica
    26 de junho de 2015    

    Deve ser por isso que no ultimo episodio da quinta temporada o caminhante branco olha de um jeito diferente pro Jon Snow. Como se ele soubesse que ele é o cara da profecia que vai acabar com o exército dele.

    • Caren Caren
      3 de julho de 2015    

      Também notei isso, Mônica. E depois quando o Jon já estava no barco indo embora, esse mesmo caminhante branco, que acredito seja o líder deles, vai até o ancoradouro e olhando fixamente para Jon, e só para o Jon, e o desafia. Acho que poucos se ligaram nisso.

  193. vicente vicente
    27 de junho de 2015    

    Bom dia Pessoal, relendo e relendo as teorias e partes dos livros uma questão não deixa meu lado fã leitor em paz. Estou falando do fato de o número místico de 3 em relação aos Targaryens ser tão presente e efusivo, me atento aqui ao fato do princípe Rhaegar (baseado na própria teoria de Azor Ahai) “achar” que deveria ter seu 3º filho, o próprio autor disse aos fãs que a maior parte das centenas de detalhes passam despercebidos dos fãs e que só alguns mais enérgicos como os criadores do blog que acabam ligando os fatos, não consigo fazer a ligação dos fatos como nossos amigos brilhantes mas vou tentar, na minha visão Rhaegar tem no início um temperamento calmo, baseado nos próprios relatos gostava muito de leitura e música, e que em um certo momento decidiu (ou talvez descobriu a necessidade) aprender as artes de luta, acreditando ser ele o princípe prometido. Mas depois muda de opinião e acredita que o esse princípe será seu filho Aegon e que “necessita” de um terceiro filho para que o destino se cumpra ou algo do gênero. Nesse ponto acredito que algo está passando despercebido pois sabemos que George nunca deixa espaço para “achismos” se na história alguém faz alguma coisa sempre tem um BOM MOTIVO mesmo que implícito. Então Rhaegar acreditando que Aegon precisaria de dois irmãos para cumprir a profecia (uma vez que sua irmã mais velha ainda era viva) sente a necessidade de ter mais um filho, fato esse que segue impossibilitado devido à frágil saúde de sua esposa Elia. Ligando isso ao fato de sua paixão por Lyanna e seu sequestro (aqui nesse ponto já não interessa se Lyanna foi raptada ou fugiu por amor) Rhaegar acaba por produzir o seu 3º filho para que o destino do Princípe Prometido possa ser cumprido, eu acredito que Lyanna fugiu por amor ou por acreditar na profecia que Rhaegar tenha lhe confidenciado, ou ambas as partes. À beira da morte Lyanna conta a Eddard sobre o filho, exige a promessa do irmão de protege-lo, sem acreditar ou acreditando Ned (o homem mais honrado da história de GOT) lhe dá sua palavra, e palavra de Ned Stark nunca falha. Pra mim o medo de Ned de falar da mãe de Jon Snow vai muito além do fato dela ter sido desvirginada de forma impura, além do fato de Robert querer todos Targaryens mortos Ned sabe que o destino de todos pode estar ligado a Jon Snow.
    E é aqui que minha imaginação empaca, pois não consigo entender a necessidade de 3 targaryens, menos é claro, se for pra cada um montar num dragão, acredito que essa necessidade vai muito além disso mas não consigo enxergar onde está a chave desse enigma. Desculpem meu amadorismo, não consigo ligar os pontos com tanta qualidade mas taí minha teoria.

  194. Fernando Schmidt Fernando Schmidt
    29 de junho de 2015    

    Bom dia,

    Contribuindo com post.
    Projetando o que pode acontecer daqui pra frente,
    a morte de Jon Snow começa a fazer sentindo,

    Os outros vão invadir westeros e a patrulha da noite não vai conseguir impedir isso, uma vez morto antes do confronto, ele já não tem compromisso em servir a mesma e seguir outro destino.

  195. vicente vicente
    30 de junho de 2015    

    Aê Drunk… uma possibilidade me veio à cabeça dia desses… então lá vai uma pergunta… existe a possibilidade de Azor Ahai e o Príncipe Prometido não serem a “mesma pessoa” apesar de as duas profecias serem muito parecidas? Se eu não estiver fazendo confusão em uma delas se fala que nascerá dragões da pedra e na outra não menciona esse fato.

  196. Felipe Felipe
    18 de janeiro de 2016    

    Lembremos que não existe em nenhuma parte da profecia que é necessário uma Nissa Nissa. Ela foi parte da vida do primeiro AA, não é dito que ele precisará de uma nova.

  197. Rômulo Rômulo
    2 de maio de 2016    

    A respeito de Rhaegar ter se enganado sobre Aegon, ser o AA, acredito que este “Aegon” é o próprio Jon, pois na descrição da visão, diz que há uma mulher na cama, mas não se especifica quem é, podendo ser a própria Lyanna, talvez mudaram o nome da criança para desassociar dos Targeryans, colocando Jon Snow, que antes era Aegon Targeryen….

  198. Machado Machado
    4 de maio de 2016    

    “Esperar até 2014 para ler o próximo livro” LÁGRIMAS ROLARAM LENDO ESSA FRASE, SINTA-SE ABRAÇADO CARO AUTOR.
    Ademais, excelente texto! Aguardar o próximo livro pra sanar as dúvidas. Ainda to pensando se vejo ou não a sexta temporada.

No entanto, Pings

  1. Crônicas de Gelo e Fogo. O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte III « Drunkwookie on 3 de outubro de 2012 at 18:18
  2. Crônicas de Gelo e Fogo. O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte III « Drunkwookie on 3 de outubro de 2012 at 18:45
  3. TOP 10 – Livros que marcaram minha vida « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 14:10
  4. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte IV « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 15:53
  5. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte II « Drunkwookie on 25 de outubro de 2012 at 15:59
  6. O VOCÊ espera de “Os Ventos do Inverno?” « Drunkwookie on 27 de outubro de 2012 at 15:41
  7. As teorias dos leitores – O que esperar de Os Ventos do Inverno? « Drunkwookie on 8 de novembro de 2012 at 15:25
  8. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte V « Drunkwookie on 14 de novembro de 2012 at 11:04
  9. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno” Parte VI « Drunkwookie on 30 de novembro de 2012 at 16:45
  10. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Parte VII « Drunkwookie on 16 de janeiro de 2013 at 00:21
  11. Game of Thrones – S03E06 – The Climb | Drunkwookieblog on 8 de maio de 2013 at 18:00
  12. As Crônicas de Gelo e Fogo – O que esperar de “Os Ventos do Inverno”? Revisitado | Drunkwookieblog on 4 de dezembro de 2013 at 21:46
  13. S05E04 - The Sons of the Harpy | DrunkWookie on 4 de maio de 2015 at 19:22
  14. S05E03 - High Sparrow | DrunkWookie on 23 de maio de 2015 at 18:50
  15. O que esperar de "Os Ventos do Inverno"? Revisitado | DrunkWookie on 25 de maio de 2015 at 01:11
  16. O que esperar de "Os Ventos do Inverno"- Parte XII - Tormund | DrunkWookie on 3 de junho de 2015 at 23:27
  17. S05E10 - MOTHER'S MERCY - DrunkWookie on 17 de junho de 2015 at 05:22
  18. O que esperar da 6ª Temporada de Game of Thrones - HBO? - DrunkWookie on 23 de junho de 2015 at 15:47
  19. O que esperar da 6ª Temporada de GOT? | DrunkWookie on 18 de dezembro de 2015 at 22:14
  20. O que esperar da 6ª temporada de GOT? – DrunkWookie on 4 de março de 2016 at 23:09
  21. O que realmente esperar da 6ª Temporada de GOT – DrunkWookie on 11 de março de 2016 at 10:40
  22. S06E02 – Home – DrunkWookie on 2 de maio de 2016 at 15:32
  23. S06E03 – Oathbreaker – DrunkWookie on 9 de maio de 2016 at 06:06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Madrinha/Padrinho do Drunkwookie

Veja o projeto no Padrim, colabore e concorra aos sorteios

Assine "Newsletter Drunkwookie"

Receba as publicações do blog, direto no e-mail!

Parceiros

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons