“Star Wars – O Despertar da Força” simplesmente desperta em você lágrimas e sentimentos que desafiam a lógica.

rp5z2dwjyl7utj8wdphq

“Chewie we’re home”

Esse seria um resumo para definir todos sentimentos experimentados hoje. O momento tão aguardado de 2015 chegou e as expectativas criadas foram supridas. O sentimento de euforia que ficou, perdurará por um bom tempo.

IMG_4241-300x300

Esse post terá SPOILERS e quando digo SPOILERS são daqueles que podem estragar toda a emoção de assistir o filme.

Então, convido todos que ainda não assistiram o filme a ler O que esperar de Star Wars – O Despertar da Força? e só depois de ver o filme, voltar aqui para continuar a leitura.

É sério, não continuem a leitura caso não tenham assistido. Confiem em mim, ver sem saber o que acontecerá, faz toda a diferença na hora de se emocionar.

IMG_4241-300x300

Um novo começo…

Star Wars – O Despertar da Força é uma ode à trilogia clássica. Toda a estrutura do filme nos remete à Uma Nova Esperança e flerta mais de uma vez com O Império Contra Ataca.

tattoine

A jornada do herói sendo contada novamente, de uma maneira espetacular. Dessa vez é Rey, uma escavadora de Jakku, que se vê no meio de uma situação que pode mudar o destino da Galáxia.

Captura de Tela 2015-12-18 às 06.23.15

BB8 ganhando meu afeto em, não sei, apenas 2 segundos?

Falando de Rey, não posso deixar de dizer: Eu amei a personagem. Você se afeiçoa a ela desde o primeiro momento em que a vê. Ela é uma garota que, assim como Léia, demostra não precisar de ajuda, pois sabe se cuidar.

Screenshot_2015-05-04-04-17-04

Rey é encantadora. Você consegue, em poucos minutos, viver o sofrimento de um garota que espera o retorno de seus pais. (E ao que tudo indica isso é algo que não acontecerá).

É interessante ver a relação dela com Finn. Pois, Finn é corajoso, mas não conhece a vida fora do Império.

11838579_1007879392596995_248685287783727822_o

Falando sobre o Finn, ele é o stormtrooper FN – 2187 que, em sua primeira missão, passa a questiona suas próprias ações sob o comando da Primeira Ordem. Esse questionamento o leva a abandonar seu posto, e após encontrar Rey, acaba tendo algo pelo que lutar.

Finn tem uma história espetacular, e as decisões que ele toma logo de início, mostra que ele tem tudo para ser um verdadeiro herói.

finn-and-the-crashed-tie-fighter-on-jakku

E Poe Dameran. Um famoso e habilidoso piloto da Resistência, que tem um mapa que mostra a localização de Luke Skywalker. Poe é o personagem mais querido do filme. Logo nos primeiros minutos, você quer ser amigo dele.

Captura de Tela 2015-12-18 às 06.28.33

É incrível como, rapidamente, os personagens te cativam.

Quando Poe conhece Finn, você vê a interação entre os dois e pensa: PQP! Esses caras juntos é tudo o que eu queria ver.

Daqui para frente, tudo começa a se desdobrar diante dos seus olhos de uma forma mágica.

Ver a Millennium Falcon fazer tudo aquilo que não podia, por causa das limitações tecnológicas da época, é um presente mais do que bem-vindo.

Ver Han Solo e Chewie é… É tudo! Não dá para descrever.

… e uma nova história.

Porém, Star Wars – O Despertar da Força não se limita a apenas uma renovação de tudo o que deu certo nos filmes anteriores.

Há semelhanças, sim (e mais para frente falarei das referências que alegram os fãs) entretanto, temos uma história nova com personagens novos, cujo propósitos são bem interessantes.

Kylo Ren, o vilão incompreendido?

Captura de Tela 2015-12-18 às 06.28.45

Algumas pessoas comentaram que Kylo Ren não se compara, nem nunca se comparará à Darth Vader. Eu concordo. Não se compara e nem deve ser comparado.

Ele é outro cara. Um outro conceito de vilão.

Vi ali um novo vilão, atormentado, com novas motivações e um psicológico totalmente diferente de Anakin Skywalker.

Se Darth Vader foi um garoto que sempre se demonstrou propenso à Força, desde cedo era um exímio piloto e, após seu treinamento, se destacou entre os Jedi, Kylo Ren demonstra uma grande insegurança quanto ao seu poder. (Ele até cita tentações pelo Lado da Luz).

Captura de Tela 2015-12-18 às 05.43.47

Ele me pareceu ser, à todo momento, um garoto mimado, inseguro e teimoso. Alguém que quer, a todo custo, seguir os passos do avô.

O descontrole emocional dele é visível (duas vezes ao menos) e acredito que essa fraqueza será abordada nos próximos filmes.

Ele foi treinado por Luke Skywalker, abandonou o treinamento e isso fez com que Luke desistisse de treinar outras pessoas. Ou seja, há muito a ser abordado sobre Kylo Ren.

Agora, qual é a extensão do poder dele?

Supera o poder do Darth Vader? Ou a de Luke?

Eu não sei. Acho difícil. Porém…

Captura de Tela 2015-12-18 às 06.23.01…Quando ele detém um tiro de blaster com o poder da Força eu me assustei e ao mesmo tempo vibrei de alegria.

J.J Abrams não se contentou em apenas mostrar nesse filme o que deu certo lá atrás. Ele atualizou os conceitos da Força, aumentou o alcance da mitologia.

E se percebermos, Kylo Ren parece ter um grande controle sobre a manipulação da Força. E isso será abordado no próximo filme.

(Caso isso aconteça nos quadrinhos de Star Wars ou no Universo Expandido, me digam, pois não vi nada parecido até hoje).

Referências e Nostalgia

As referências estão ali. Há homenagens espalhadas por tudo quanto é canto. Desde a bola de treinamento de Luke até a mesa de xadrez da Millennium Falcon.

dec-Pic-7-Golf-980x417_c

Frases e locais que remetem aos filmes antigos, são recorrentes, mas não para tapar buracos. Tudo parece ter sentido.

O bar, que lembra a CantinaMos Eisley. A infinidade de criaturas, algumas feitas por computação gráfica, outras são bonecos. Foi muito bom ver aquilo.

star-wars-jabba_3372135k

O encontro de Leia e Han Solo foi emocionante. O carinho demonstrado, presente em pequenos atos dos dois, foi de uma sensibilidade tocante. E o abraço de Chewbacca em Leia? Foi lindo.

star-wars-the-force-awakensGostei muito de Han Solo agindo (em seu melhor estilo han Solo) com Rey, do mesmo modo que Obi-Wan agiu com Luke em Uma Nova Esperança.

Sempre ensinando-a ou reconhecendo, ainda que relutante, os acertos dela. Foram momentos bem legais.

Captura de Tela 2015-12-18 às 06.26.05

Isso me fez pensar que Rey era filha de Han e Leia. Estava enganado.

Embate entre Pai e Filho

Eu errei ao imaginar que Rey era filha de Han e Leia. Até resisti em assumir que havia errado enquanto assistia, me apegando à possibilidade dela ser gêmea de Kylo Ren… Mas não deu. não era isso.

De qualquer forma, adorei ser surpreendido.

Captura de Tela 2015-12-18 às 06.28.19

E nada, em O Despertar da Força doeu mais do que o encontro de Han Solo e Kylo “Ben Solo” Ren. (Perceberam que o nome dele é uma homenagem?).

Antes mesmo, quando ele diz: Há muito de Vader nele… Você já se entristece e imagina o peso de tudo aquilo nos ombros desses pais.

E bem depois, em uma ponte que lembrava a ponte do encontro entre Darth Vader e Luke Skywalker, novamente um embate familiar acontece.

Captura de Tela 2015-12-18 às 05.11.03

Foi muito emoção.

Estava emocionalmente apegado à Han e Chewbacca e ver aquela cena, foi demais.  Por um momento achei que ele havia conseguido convencer Kylo.

Mas quando a luz que iluminava a cena se foi, e apenas um luz vermelha incidiu no rosto de Kylo, eu soube que não tinha mais volta.

Não deu para não chorar. Era exigir muito.

Tentei comemorar o tiro que Chewbacca acertou, mas não foi o bastante. O sentimento de perda ecoou até o final do filme.

Captura de Tela 2015-12-18 às 05.41.58Saber que Han Solo fez o que Leia lhe pediu foi mais um motivo para emocionar-se.

Ele tentou trazer o filho para a Luz. Porém, o que conseguiu foi justamente o contrário. Apenas “ajudou” seu filho a se entrelaçar ainda mais com o Lado Negro.

Foi um grande passo para o Lado Negro da Força, disso não tenho dúvidas.

Um ato de extrema reprovação moral. Bem parecido com o ato praticado por Anakin Skywalker em A Vingança do Sith, quando ele entra na Escola Jedi e mata aquelas crianças inocentes.

ChildrenSlaughter

Estão vendo? Mais referências, mais lembranças… Star Wars é isso. Ele mexe com você de uma forma que você não acredita.

Quem será Jedi? Finn ou Rey?

Ao menos para mim, ficou claro que Rey é a próxima Jedi. Finn usou o sabre de luz azul de Luke Skywalker em duas ocasiões, mas apenas para se defender. Não acredito que ele se tornará um Jedi.

Captura de Tela 2015-12-16 às 22.44.13

Vimos uma demonstração de bravura, ao enfrentar o Mal, sem pensar nas consequências. Defender Rey, sem ponderar as ações.

Por isso, é Rey o foco da Força.

Nela que reside a esperança. Lembram que Snoke (um personagem que não faço a mínima ideia de onde veio) disse à Kylo que houve um Despertar da Força? Era Rey, nas manobras da Millennium Falcon.

IMG_0709

O filme termina com ela encontrando-se com Luke. Em uma clara referência à Luke encontrando Yoda. Aprendiz encontrando o Mestre.

Veremos os dois treinando no próximo filme e uma teoria me vem a cabeça.

Após tocar no sabre de luz de Luke, Rey ativou algumas lembranças de sua infância, e podemos ver que ela foi deixada em Jakku por alguém da família. Han faz uma cara estranha, parecendo conhecer Rey, quando ouve seu nome.

Ainda no início do filme, vemos ela marcando a quantidade de dias que está a espera de seus pais.

the-empire-strikes-back-luke-skywalker-and-yoda

Se Luke for seu pai, podemos compreender o porque dele não ter voltado para buscá-la. Até mesmo porque se afastou dela.

Se ele “fracassou” ao ensinar o filho de Leia e Han, imagine o medo de fracassar com sua filha que, ao que tudo indica, é forte da Força?

Lembram que medo é um sentimento que um Jedi não pode ter? Então. É justificável para nós o abandono por parte dele.

Mas será que Rey aceitará? Aceitaria ter passado tanto tempo sofrendo em Jakku, sendo filha da lenda, conhecida como Luke Skywalker?

Acredito que esse será o mote utilizado para vermos Rey tendendo ao Lado Negro. A raiva de sua situação. E isso levará àquilo que Yoda falava.

A raiva leva ao ódio. O ódio leva ao sofrimento. E o sofrimento leva ao lado negro da Força.

Não acho que ela irá para o lado Negro, porém, haverá momentos de dúvidas e distúrbios da Força em seu treinamento.

Bem, acho que esse é um lado interessante da relação entre Luke e Rey. Porém, estou começando a teorizar, e não gostaria de fazer isso agora, =).

Tudo foi perfeito?

Sim. Há uma bela simetria contida em todo o filme. É um filme feito por um fã. Acho que isso é o mais importante.

Gostei dos personagens, da amizade que fluiu tão rápido e de forma tão crível. Da trama simples mas certeira…

Das batalhas de caça (X-Wing vs Tie-Fighter)…

Captura de Tela 2015-12-18 às 05.41.40

Gostei do Cruzador Imperial, em 3D, “invadindo” a sala do cinema. Ficará marcado para sempre na minha mente.

Gostei de Chewbacca e seu blaster wookie.

Captura de Tela 2015-12-16 às 22.44.59

Foram tantas coisas…

Entretanto, se tivesse que apontar algo que não me agradou, seria:

  • Capitã Phasma. Achei que a personagem ficou totalmente gratuita no filme. Foi apresentada, mas não vimos nada do que ela é capaz.

Screen_Shot_2015-04-16_at_2.23.09_PM.0

  • Tom “nazista” da Primeira Ordem, na cena em que estão preparando o disparo da Starkiller. O discurso também foi dispensável… Não sei, algo li não me agradou.

TFA_thumb_b1c49964

  • E por último, me desagradou o stormtrooper ter uma arma capaz de impedir ataques de um sabre de luz. Esse incômodo se deve ao seguinte fato: Ora, se existe apenas um Jedi (Luke Skywalker), e esse Jedi é considerado por muitos um mito, uma lenda, por que stormtroopers teriam em seu equipamento básico um arma capaz de bloquear golpes de sabre?

Captura de Tela 2015-12-16 às 22.44.13

De qualquer forma, o dispositivo em questão proporcionou uma batalha com sabre de luz, que eu achei sensacional.

Conclusão

É visível que a frase “I will finish what you started…” guarda intrínsica relação com o papel de J.J Abrams dentro do Universo de Star Wars. A saga foi passada de mão, e agora ele acabará o que George Lucas começou.Star-Wars-7-LightsaberO filme é tudo aquilo que queríamos e nem sabíamos. Tem a alma de Star Wars impregnado em cada cantinho.

Ele é engraçado, evoca emoção e nostalgia tocando nossas antigas lembranças, mas também aguça nossa curiosidade sobre o futuro.

É um misto de emoções.

Espero que a nova geração goste tanto quanto eu gostei, pois Star Wars – O Despertar da Força me emocionou enormemente. Relembrei da minha infância e de tudo aquilo que gosto em um filme.

Saí do cinema empolgado.

Satisfeito.

Extremamente feliz.

Agora é minha vez de ler as opiniões e sensações de vocês. O que vocês acharam de O Despertar da Força e o que esperam dos próximos filmes?

maxresdefault

“Star Wars – O Despertar da Força” simplesmente desperta em você lágrimas e sentimentos que desafiam a lógica.