S04E05 – First of His Name

O tempo passou rápido. Já chegamos na metade da temporada e isso nos faz levantar alguns questionamentos. Cinco episódios se foram, e faltam apenas cinco para o término. Será que essa temporada está sendo boa?

vlcsnap-2014-05-05-02h19m10s196

Se levarmos em consideração as dezenas de alterações que vemos à cada episódio, a resposta para essa pergunta não é tão simples.

Alguns estão adorando, outros odiando.

Confesso que tenho elogios e críticas a tecer sobre o episódio… Então vamos lá

O que eu esperava de S04E05 – First of His Name?

Episódio 05 – First of His Name
Direção:  Michelle MacLaren

Roteiro:  David Benioff & D. B. Weiss 

 Não faço ideia do que podemos ver nesse episódio. Espero que vocês possam me ajudar…

Logo que li o nome do episodio, pensei em Tommen. Seria já o momento da coroação de Tommen?

É muito cedo… Isso só acontecerá em O Festim dos Corvos, e isso porque a coroação foi acelerada, em troca do retorno da Fé Militante.

Provavelmente veremos a movimentação dos Selvagens em buscar apoio para o ataque à Muralha. Seria esse Styr? Será que veremos outras esposas-de-lança?

Esse é um episódio em que poderíamos ver Daenerys Targaryen lidando com os problemas diários em Meereen e as consequências de libertar os escravos de uma cidade escravagista.

O que o episódio nos trouxe?

DRUNKWOOKIE SPOILERS

Clique na imagem e leia o post ao som de Game of Thrones versão Heavy Metal do Ignition Overdrive.

Clique na imagem e leia o post ao som de Game of Thrones versão Heavy Metal do Ignition Overdrive.

O episódio se inicia com a coroação de Tommen.

vlcsnap-2014-05-05-02h06m30s22Eu tinha certeza de que iriam acelerar esse momento, trazendo-o para essa quarta temporada, mas achei rápido demais.

A HBO às vezes parece querer acelerar os acontecimentos de alguns fatos, mas ao mesmo tempo, em outros pontos avança vagarosamente.

Tommen já coroado nessa temporada é uma agradável surpresa.

vlcsnap-2014-05-05-02h04m24s22

Os convidados para a coroação parecem felizes. E deveriam estar. Joffrey era um pesadelo. Tommen, ainda que muito novo, traz esperanças, ou ao menos a certeza, de que poderão viver um pouco mais tranqüilos.

Achei que citariam algo sobre a Fé Militante, mas nada foi dito. Ou a HBO cortará esse plot, ou ainda não chegou o momento para abordá-lo. Eu aposto na segunda opção.

Esse episódio só confirma o que disse desde o início. O cuidado da HBO com o figurino, os cenários. O figurino do Rei está sensacional. Margaery e Cersei estão impecáveis.

vlcsnap-2014-05-05-02h07m12s232

Falando em Margaery e Cersei, o embate das duas ficou bom. Surpreendi-me com Cersei concordando com o temperamento doentio do filho. Cersei está tramando algo. É visível. É palpável. Esse é o inicio da batalha entre as duas. Não tenho dúvidas.

Essa batalha culminará em um dos melhores momentos da próxima temporada.

vlcsnap-2014-05-05-02h07m51s75

Volto a dizer… Pode ter parecido que Cersei está mais calma, centrada. Eu duvido. Esse novo comportamento faz parte de algo maior. Com certeza.

Atravessamos o Mar Estreito e vamos para Meereen, onde vemos Daenerys reunida com seu “conselho”.

vlcsnap-2014-05-05-02h08m31s214

Vê-los conversando sobre a possibilidade de invadir Westeros me dá uma sensação de medo e euforia.

Sim… Esse é o objetivo de Daenerys.

Ao ver Daenerys ali, conversando com seu conselho, deixei a série da HBO de lado, por alguns segundos, e voltei meu pensamento aos livros. Imaginei o que veremos em Os Ventos do Inverno

O que podemos esperar desse livro? O que podemos esperar da filha de Aerys II Targaryen?

vlcsnap-2014-05-05-02h08m59s186

Daenerys desembarcando em Westeros, com seus dragões, Imaculados e exército de escravos, mercenários e quem sabe, um khalasar.

Só consigo imaginar cenas épicas ao redor de Daenrys.

Enfim… voltando á série, finalmente vemos Daenerys limpa (muitos queriam ve-la com novas roupas), e agora centrada. Buscando definir quais serão seus próximos passos.

Daenerys reinará. Essa é sua decisão.

A preocupação dela em como os westerosis encararão uma prentendente ao Trono que não conseguiu proteger seu povo (os escravos de Meereen), é interessante.

Ela fará de tudo para ser uma boa Rainha. Finalemnte, depois de ler os cinco livros, discutir várias teorias, eu consegui imaginar Daenerys Targaryen como Rainha, sentada no Trono de Ferro.

Definitivamente, a partir de agora,  o núcleo de Daenerys será interessantíssimo.

vlcsnap-2014-05-05-02h08m07s237

Agora vamos para o Vale Arryn. O brasão simplesmente fantástico.

vlcsnap-2014-05-05-02h09m43s174

Cenas com Mindinho são sempre bem-vindas, pois esse é o núcleo que mais me interessa, tendo em vista minha predileção por Lorde Baelish.

vlcsnap-2014-05-05-02h12m09s81

Uma pequena mudança é a apresentação de Sansa, como sobrinha de Petyr. Uma mudança que não trará consequência alguma. (levnado em consideração as mudanças que a HBO já fez, e com certeza aina fará).

Desde o inicio da cena, podemos ver que o relevo ajuda o Vale, e segundo Mindinho, um homem vale por 10 mil ali.

O Vale é uma fortaleza inexpugnável. Uma grande adição ao poderio de Petyr.

vlcsnap-2014-05-05-02h14m05s225

O Ninho da Águia é deslumbrante.

Os efeitos especiais estão cada vez melhores. Achei que nada me surpreenderia mais do que o Septo de Baelor. Mas não. Fui surpreendido com Meereen e agora com o Ninho da Águia.

Sansa finalmente sorri.

Lysa e Robin me enervam. Eles têm um quê de loucura no olhar e nas atitudes. Igual nos livros. Desde a cena do garoto sendo amamentado, eu não gosto muito dos dois.

Bom… O Olho do Céu é mostrado.

Será importante, logo. Lembro-me do momento em que Bronn lutou por Tyrion nesse mesmo local, na primeira temporada.

vlcsnap-2014-05-05-02h14m35s6

Só eu quis que o garoto caisse?

A partir daqui, Sansa passa a ser importante, não há como negar.

Até para aqueles que a achavam sonsa demais, agora ela está no centro da trama política da série.

Todos ao redor de Mindinho passam a assumir uma importância absurda.

vlcsnap-2014-05-05-02h14m57s238

A conversa entre Lysa Tully e Petyr é esclarecedora. O responsável pela morte de Lorde Arryn é Mindinho. Percebam que os eventos que levaram Ned Stark à Porto Real iniciaram-se pelas mãos de Lorde Petyr. Enfim… Aqui está um dos pontos centrais da série. Um exímio jogador do Jogo dos Tronos.

Não posso esperar nada menos que o melhor, vindo de Sansa a partir daqui.

vlcsnap-2014-05-05-02h15m29s80

Cersei e o pai conversam em Porto Real. A Mão do Rei explica para filha a situação das finanças do Reino.

E aqui podemos entender, porque os Tyrell precisam ficar tão próximos.

A citação ao banco de Bravos. O banco é um templo. Gostei do modo contundente que Tywin diz isso.

Sei que pode parecer uma grande viagem da minha parte, mas… Falar do banco de Ferro logo após uma cena de Mindinho?

Podemos esperar alguma influencia dele? Acredito que sim. Não importa com quem ele interpreta… Charles Dance é fenomenal.

Mas, nessa cena, quem leva a melhor é Cersei.

vlcsnap-2014-05-06-00h18m11s159

Aceitando o casamento com Loras de forma pacifica, mas ao mesmo tempo ferindo o orgulho do pai, deixando claro que o anão, arriscou o futuro dos Lannister, e precisa ser punido. A melhor cena de Cersei na temporada.

Agora vamos para o núcleo Arya e Cão.

vlcsnap-2014-05-05-02h15m53s28

A oração de Arya é repetida… E para minha surpresa (e de vocês também) há adições de nomes. Mulher Vermelha, Beric Dondarion, Thoros de Myr?

O momento em que levaram o bastardo de Robert, Gendry, significou muito a ela.

E agora, os responsáveis serão punidos por ela.

vlcsnap-2014-05-05-02h16m22s59

Será que podemos considerar como um spoiler indireto? Terá Arya influência na morte de Melisandre lá na frente? Ainda é cedo.

Voltamos ao Ninho da Águia e vemos uma conversa entre Lysa e Sansa demonstra a instabilidade da nova esposa de Mindinho.

Gostei da tensão imposta por Lysa. Muito parecido com o livro. A tendência é piorar, e dar aos espectadores uma cena surpreendente, talvez nessa temporada mesmo.

vlcsnap-2014-05-05-02h17m06s243

Sansa finalmente consegue mentir. Mentir para se safar. Petyr nunca a chamou de estúpida, mas a mentira serve para acalmar a loucura/insegurança de Lysa.

Agora vamos ao novo núcleo criado. Brienne e Pod.

Eu já havia dito que esperava rir das cenas protagonizadas por esses dois e acertei.vlcsnap-2014-05-05-02h17m23s127

Pod é realmente engraçado e a falta de senso de humor em Brienne, torna tudo ainda melhor.

Confesso que as cenas dos dois soarão como enrolação nesse momento. Seria melhor que o desenvolvimento deles se desse na próxima temporada. Mas a HBO optou por incluí-los agora. Os dois seguindo para a Muralha, me lembrou Sor Duncan o Alto, e Egg.

Voltamos para o núcleo mais recorrente da temporada. Arya e Cão.

Arya praticando os passos ensinados por Syrio Forel. A Dança das Águas. A cena ficou bem feita, e a lembrança de Syrio me trouxe alegria.

Ver o Cão duvidando da capacidade de Sor Meryn Trant me trouxe alguns fiapos de esperança.

“Trant não lutava bem”.

vlcsnap-2014-05-05-02h17m57s235

Até me deu uma pontada de esperança. Syrio está vivo, pensei.

Mas essa é uma esperança de fã.

Difícil de ser verdade. Logo após, Cão deixa claro o que acontece com alguém sem espada, enfrentando alguém com armadura. Isso me convenceu. Syrio está morto.

A próxima cena é bem interessante.

Finalmente vemos Oberyn longe de uma cama, longe de uma prostituta ou de um prostituto.

A cena traz um dialogo com indiretas, mas traz também uma Cersei demonstrando ser outra pessoa.

vlcsnap-2014-05-05-02h19m35s202

Estou curioso em saber qual o plano dela. Demonstrar saudades de Myrcella, falar sobre vingança com Oberyn. Tudo isso seria um plano para angariar apoiadores à execução de Tyrion?

vlcsnap-2014-05-05-02h19m57s156

Enfim… Cersei não descansará até ver seu irmão anão morto.

Mais uma cena com Brienne e Pod. Uma rápida conversa sobre batalhas, mortes, e coelhos queimando, e vemos que Brienne começa a ceder e a aceitar seu escudeiro.

vlcsnap-2014-05-05-02h20m14s69As cenas tem um quê de enrolação. O desenvolvimento se dará de forma lenta e só andará na próxima temporada.

Agora vamos para a Fortaleza de Craster, um momento que quase 100% dos fãs estavam aguardando. O que esperar da mudança feita pela HBO?

O que esperar de Bran e seus amigos, presos na fortaleza de Craster?

Eu esperei, até o ultimo momento, que Bran e Jon se encontrassem… mas aprece que os produtores decidiram usar um clichê cinematográfico.

vlcsnap-2014-05-05-02h20m42s96

Jojen fala sobre suas visões. A perturbadora visão que mostra o seu fim… Age como um spoiler.

Se Jojen morre queimando, será que a teoria Jojenpast cai por terra?

Não entrarei no mérito aqui, mas para quem quiser dar uma olhada, clique aqui.

Eu tenho a impressão de que Jojen será queimado para não virar uma criatura revivida pelos Caminhantes Brancos. É claro que é apenas uma especulação, mas não consigo ver uma morte por fogo que não seja essa.

vlcsnap-2014-05-05-02h20m48s190

O Corvo de Três Olhos é citado mais uma vez. Eu espero vê-lo no ultimo episódio.

Se tivesse que escolher entre Lady Coração-de-Pedra, ou Brynden no último episódio, seria uma escolha difícil… mas eu escolheria Brynden.

vlcsnap-2014-05-05-02h20m57s0

Voltando ao episódio, devo dizer que as cenas com os renegados da Patrulha são sempre fortes. A ideia de que Meera é bem nova, não sai da minha cabeça. Então, por mais que nada aconteceu, a ideia é perturbadora.

vlcsnap-2014-05-05-02h21m09s100

Locke/Vargo é um excelente ator, e deixará um vazio nas interpretações. Na última resenha, defendi que ele estava ali para ter uma morte impactante. Bom… me decepcionei.

Jon e seus homens invadem a Fortaleza de Craster. Locke se encarrega de capturar Bran. E o que muitos disseram nos comentários do ultimo post se concretiza.

vlcsnap-2014-05-05-02h21m45s211

Bran entra na pele de Hodor e se salva.

O dom de troca-pele está sendo usado com maior frequencia a cada episódio. essa cena talvez equivalha à cena de hodor derrotando wight nas proximidades da caverna de Brynden.

Aguardo o próximo episódio para ver se Bran comentará algo sobre usar o corpo de Hodor e matar uma pessoa.

vlcsnap-2014-05-05-02h22m30s142

Ainda que tenha sido uma morte sem muito sofrimento, para Hodor, foi algo impactante. Bran simplesmente matou alguém a sangue-frio, na pele de Hodor.

E vamos chegando ao final do episódio, e eu torcendo para o encontro de Jon e Bran.

vlcsnap-2014-05-05-02h23m09s27

Mas a maioria dos leitores acertou. Não houve encontro. Não houve despedida. Não houve citação sobre o dom de trocar de pele.

Bran foge sem Jon saber. E a tensão criada no último episódio se esvai…

Muitos reclamaram de Bran ter passado próximo à Fortaleza de Craster. Mas se prestarmos atenção ao mapa que mostra a Muralha, Fortenoite é a fortaleza mais próxima da Fortaleza de Craster. O item 08 refere-se a Fortenoite. logo a frente, vemos a Fortaleza de Craster.

Sendo assim, era plausível que Bran encontrasse a Fortaleza mencionada.

468px-The_wall_map
Bom… citei o Fortenoite e o paradeiro de Bran, apenas para tentar demonstrar que os produtores não estão causando e inventando de modo a tornar a série incoerente.

Voltando ao episódio, o último olhar de Bran para Jon. Aqueles momentos de hesitação. Foram bem interpretados.

Dentord a Fortaleza de Craster, Karl e Snow se enfrentam.

vlcsnap-2014-05-05-02h23m28s226

Não gostei da sequencia da luta.  Esperava mais.

O ritmo do episódio foi brando, e no momento de clímax, não convenceu.

Os irmãos da Patrulha vencem. Locke é encontrado morto. Rast é morto pelo Fantasma.

Da forma como tudo aconteceu, percebemos que esse episódio serviu para amarrar algumas pontas soltas.

E finalmente o momento que tanto esperei… Fantasma voltando para Jon.

Aqui devo fazer algumas ressalvas.

Fantasma está sumido a um bom tempo. A cena deveria esboçar uma emoção no mínimo, melhor.

vlcsnap-2014-05-05-02h24m05s81

Jon apenas sorriu sem jeito… Faltou emoção, faltou sentimentos.

Nessa altura, os produtores deveriam inserir um relacionamento mais afetivo entre Stark e lobo.  E o reencontro dos dois serve apenas para mostrar como o lobo cresceu e como os efeitos especiais estão bem feitos.

“Eu senti sua falta” foi muito pouco.

Trago aqui o momento em que os dois se encontraram… para justificar minha decepção.

– Fantasma? – virou-se para a floresta, e ali estava ele, saltando em silêncio do interior do ocaso verde, com a respiração saindo quente e branca de suas mandíbulas abertas.

– Fantasma! – gritou, e o lobo gigante desatou a correr. Estava mais esguio do que antes, mas também estava maior, e o único som que fazia era o suave estalar de folhas mortas sob as patas. Quando se aproximou de Jon, saltou, e ambos lutaram entre a grama amarronzada e as longas sombras, enquanto as estrelas surgiam por cima deles.

– Deuses, lobo, onde esteve? – disse Jon quando o Fantasma parou de lhe mordiscar o braço.

– Achava que tinha morrido, como Robb e Ygritte e todos os outros.
– Não consegui senti-lo desde que escalei a Muralha, nem mesmo em sonhos.

O lobo gigante não tinha resposta a dar, mas lambeu o rosto de Jon com uma língua que era como lixa úmida, e seus olhos capturaram a última luz e brilharam como dois grandes sóis vermelhos. A Tormenta de Espadas

vlcsnap-2014-05-05-02h24m13s164

Não ficou claro o que as filahs de Craster farão.

Viverão na floresta? Seguirão para Castelo Negro?

vlcsnap-2014-05-05-02h24m37s149

Lembrei de Durolar… o lugar para onde alguns selvagens vão… Esperando salvação.

Será que é isso? Não sei.

Conclusão

O episódio teve um ritmo mais lento não trouxe informações importantes, mas tentou amarrar as pontas soltas.

Por ser um episódio que marca a metade da temporada, deixou a desejar em alguns quesitos.

Não direi que a série está procrastinando, pois ainda há tempo para desenvolvimento dos momentos tratado em A Tormenta de Espadas.

A partir daqui, acredito que teremos um foco maior no julgamento de Tyrion, em Stannis seguindo para a Muralha (não antes de passar pelo banco de Bravos) e Jon na Muralha.

Bran seguirá de maneira vagarosa para o represeiro. Será que veremos wights? ou quem sabe, não veremos a morte de Jojen?

vlcsnap-2014-05-06-00h53m12s166

Os núcleos em Porto Real se convergirão. Veremos Oberyn, Tywin, Tyrion, Cersei e Jaime praticamente interagindo entre si daqui para frente.

Daenerys foi o destaque do episódio, e espero vê-la reinar nos próximos.

Provavelmente os problemas com os dragões aparecerão no próximo episódio.

E ela agirá com o coração.

Acho que seu envolvimento com Daario começará a se aprofundar mais a partir de agora, e Barristan tomará definitivamente o papel de Mão da Rainha, nos próximos episódios.

vlcsnap-2014-05-06-00h52m57s34

Será que teremos Hizdahr zo Loraq na série?

Ou veremos uma Daenerys solitária, gerindo uma cidade inteira, sem conhecer seus costumes?

 

Só nos resta esperar…

E vocês  o que acharam?

PROMOÇÃO DA TEMPORADA

No ano passado tivemos uma promoção para comemorar a 3ª temporada, e não podia ser diferente esse ano.

A Peculiartes, em parceria com o blog, sorteará um bibliocanto Stark/Targaryen na season finale dessa temporada.

A Peculiartes é conhecida por suas peças de decoração e seus porta-livros (os famosos Bibliocantos), e como o blog tem como foco principal a obra de G. R. R. Martin, sortearemos um item que todos os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo certamente gostarão.

Item sorteado: 01 Bibliocanto Stark x Targaryen

Cliquem na imagem e sejam redirecionados ao post com as regras do sorteio que acontcerá dia 15 de Junho de 2014!

CLIQUEM NA IMAGEM E VEJAM O POST DA PROMOÇÃO

 

A Livraria Cultura traz uma promoção das três temporadas em um box unico.

Clique Aqui

Clique Aqui

 

 

 

 

20 Comentário

  1. Felipe César e Silva Soares Felipe César e Silva Soares
    6 de maio de 2014    

    Acredito que Syrio Forel seja Jaqen H’ghar, e portanto, não tenha morrido e acabe se revelando um dia para Arya. A menção dele nesse episódio seria só para manter a lembrança dele na memória dos telespectadores, já que faz um tempo que ele apareceu.

    Pensei na previsão de Jojen como sendo da fortaleza de Craster pegando fogo, mas concordo que ele falando sobre o fim dele, seguido de sua mão em chamas, possa ser um spoiler de sua morte no livro.

    Uma coisa que ainda não ficou clara, agora que você mencionou o fato de possivelmente terem que queimar o corpo de Jojen para que ele não vire zumbi: os mortos simplesmente se reanimam onde estejam e vão para as fileiras do exército ou os white walkers precisam encontrar os corpos e fazer algum tipo de ritual?

    Preciso reler tudo :p

  2. Arthur Drumondale Arthur Drumondale
    6 de maio de 2014    

    Bom, Drunk, desde o princípio acreditei que a sena de Jon encontrando o irmão seria um tanto deslocada, e caso houvesse ocorrido teria dado um certo trabalho aos produtores/ diretores da série para reatar ás pontas que iriam deixar…
    Acredito que fizeram isso justamente para provocarem os fãs leitores, já que para a trama não houve grande benefício. Defendo esta tese pois para os produtores da série o constante mimimi dos fãs leitores tem sido um grande incômodo, pois para os fãs exclusivos da HBO (ou seja, que não leram os livros), as questões levantadas pelos leitores são de grande influência, ou seja, para os que não relam, saber, a partir daqueles que leram, que a série não é boa ou que não está em sintonia com a estória contada nos livros, poderia determinar a perda da audiência da série da HBO.
    Contudo, ao provocarem os fãs leitores da saga os produtores estariam diminuindo a importância destes fãs perante aqueles que só acompanham a série pela TV, uma vez que estariam dando o seguinte recado: NÃO SOMOS FIEIS AOS LIVROS, PORÉM SOMOS FIEIS À ESTÓRIA QUE ELE CONTA…
    Entendo que mudanças são necessárias e que os custos de uma produção desta magnitude impediriam a continuação da série televisiva, porém os produtores da HBO tem alterado vários núcleos a revelia e, pelo menos para mim, ficou o recado: não pensem em ‘spoilers’ pois somos donos da série e podemos muda-la conforme nossa necessidade…
    Portanto, creio que seja precipitado qualquer menção ao futuro dos livros a partir de pseudo-spoilers apresentados pela série de tv e, por mais difícil que possa ser, o jeito é esperar os livros simplesmente acompanhando a série sem muito alarde.
    Gosto do visual da série, dos figurinos e de alguns efeitos especiais. Gosto também da caracterização de alguns personagens (mindinho, Tywin, Tyrion e Jaime Lanister – todos bons atores), porém não suporto o exagero de algumas senas lascivas, grotescas e desnecessárias, úteis apenas para chamar a atenção do público geral, que não seria capaz de ler nenhum dos livros da estória.
    Bom, quanto ao final da estória acredito que teremos um grande enfrentamento entre o rei da noite e o herói Azor Ahai, que creio sem sombra de dúvidas que seja Jon Stark Targaryen, fazendo a luta final entre o gelo e o fogo das “Cronicas de Gelo e Fogo”.
    Veja que o foco para o autor nunca foi a guerra do trono e sim a guerra entre gelo e fogo…
    Veja também que o foco da HBO é Game of Thrones, que é o nome do primeiro livro da saga, e que para a HBO o foco é e sempre será a conquista do trono de ferro, ponto central da série…
    Vale lembrar que até isso para os leitores é um ponto de descontentamento, pois o trono conforme descrito nos livros é maior e mais horripilante, não essa cadeira cheia de pontas que a HBO apresenta…

    Grande abraço!

  3. LioStark LioStark
    6 de maio de 2014    

    Não sei opinar sobre o episódio … Nem bom nem mau! Os outros episódios ainda repeti vê-los, mas este não. O combate muito fraquito, falta de emoção dos autores (Jon para com Ghost e Bran para com Jon) – pela série passaram-se dois anos creio eu entre a ausência dos irmãos e meses entre o Lobo e Jon. Sinto uma sensação que a série está a andar muito rápido demais… Há pormenores que estão a ignorar mas prontos.

    Nota 5 tal como número do episódio

    espero que melhorem isso … Já exibiram melhor e com pouca coisa!

  4. LioStark LioStark
    6 de maio de 2014    

    Há uma coisa que preciso dizer … Vi as 3 temporadas sem nunca ler os livros… Quando chegou o casamento vermelho eu interroguei-me e agora? Foi ai que me levou aos livros, e acreditem que nunca li um livro de fantasia sem ser os da Universidade …

    O problema é que a série se me cativou antes da leitura agora prefiro viver a série tal como é nos livros! Os episódios estão fracos em relação às 1ª, 2ª e 3ª temporadas, acredito que isso se deva muito à falta de dinheiro ou como já garantiram quase 7 temporadas desleixaram-se não sei !!!

    Prefiro ler mil vezes os Ventos do Inverno do que propriamente ver os episódios da HBQ, um gajo fica na expectativa que este episódio vai ser isto e aquilo e que vai acontecer isto e aquilo e os produtores acabam por estragar as personagens, o enredo e personagens secundárias que eu acho que fazem falta e que simplesmente ignoram. Senão há dinheiro simplesmente não fazem uma série fraquita …

  5. LioStark LioStark
    6 de maio de 2014    

    E mais uma nota : Este sentimento de desgosto já senti na Terra Nova, em Stargate Universe entre outras que arrancaram bem mas começaram a estagnar e a decair por desvios desnecessários e as audiências depois caem em flecha! O casamento roxo esteve 10 este esteve 5 e se os outros manterem o nível 5 creio que afinal só serão 5 temporadas e não 7 como tem como objectivo.

    🙁

  6. Paulo Paulo
    6 de maio de 2014    

    Discordo de vcs. Achei um ótimo episódio! A única parte que ficou a desejar foi o reencontro de Jon e Fantasma.
    Será que é por conta do CGI? Que a aproximação seja limitada? Devo reconhecer que é dificil pra um ator interpretar olhando pra um boneco…
    A adaptação da historia da Sansa tá perfeita! É o plot que eu mais to ansioso pra assistir!
    E essa Cersei hein?! Toda boazinha com a Margaery, o pai e o Oberyn? No principio achei que estavam descaracterizando de novo a personagem, mas agora que vc falou é bem possível que ela esteja tramando algo! Vamos ver no que vai dar!!

  7. Paulo Paulo
    6 de maio de 2014    

    Discordo de vcs. Achei um ótimo episódio! A única parte que ficou a desejar foi o reencontro de Jon e Fantasma.
    Será que é por conta do CGI? Que a aproximação seja limitada? Devo reconhecer que é dificil pra um ator interpretar olhando pra um boneco…
    A adaptação da historia da Sansa tá perfeita! É o plot que eu mais to ansioso pra assistir!
    E essa Cersei hein?! Toda boazinha com a Margaery, o pai e o Oberyn? No principio achei que estavam descaracterizando de novo a personagem, mas agora que vc falou é bem possível que ela esteja tramando algo! Vamos ver no que vai dar!!

  8. Paulo Paulo
    6 de maio de 2014    

    Ah Drunk! Teremos Hizdahr zo Loraq na série sim! Inclusive ele já apareceu nessa temporada mas sem fala nem nada, só observando de cima dos muros de Meereen. O nome do ator que vai interpreta-lo e um tal de Joel Fry, dps dá uma olhada!

  9. MIRNA MIRNA
    6 de maio de 2014    

    Drunk, sempre gosto muito de ler suas análises. Sou fã do seu blog… Obrigada!

    Comentando EP05: Acho que Voltamos à linha dos livros, mesmo com situações “diferentes”, ou adiantando outras.

    Cersei: a tranquila conversa com Margaery tem endereço certo: Mace Tyrrel, um dos juizes de Tyrion.
    Da mesma forma, a aproximação com Oberyn (sem sedução direta) e a conversa com o pai, apelando para “o legado da familia” que teria ficado em risco (por causa de Tyrion).
    Temos aí uma jogada de Cersei, mais sutil do que no livro.

    Twin: interessante o destaque para a situação financeira também dos Lannisters.

    Daenerys: o objetivo (no momento) é aprender a reinar (coisa que Robert Baratheon não se interessou).
    E ela já entendeu que não basta ser Targaryen e ter dragões… é preciso reinar com justiça para o povo.

    Ela também tem a coragem de mudar de rumo.
    Ela disse isso claramente à Jorah (no EP05), quando resolveu ir para a Baía dos Escravos ao invés de seguir os conselhos dele.
    Talvez aquela cena da série, a visão de Dany na Casa dos Magos, também mostre isso.
    Ela aproxima-se do Trono, NÃO toca nele e… segue para a Muralha. Teria compreendido que há algo mais importante e mudou o rumo?

    Ninho da Águia: para mim, o destaque é o olhar e desconforto de Mindinho, quando Lysa está falando das tramóias deles. Por enquanto, ele calou-a com um beijo.

    Arya/Sandor: a meu ver a função do personagem “Cão” – por contraditório que pareça – é preparar Arya, como tentou fazer com Sansa.
    O “inverno” para elas já chegou brutal, mas está longe de acabar. O tempo – para os “sonhos cor-de-rosa” de Sansa e “danças elegantes” de Syrio – acabou.
    Sandor – com seu duro realismo – interagiu com ambas para mostrar-lhes isso (mesmo que as intenções dele fossem outras).

    Ouso pensar que a vingança de Arya irá se abater não apenas sobre os Frey, mas também sobre Roose Bolton (que ainda não está na lista).
    Aliás, tenho interpretação sobre “Arya” que diverge um pouco do que tenho lido sobre a sua trajetória.

    Na Fortaleza de Craster:
    O que mais me marcou foi a cena de Jojen falando sobre a função deles e a previsão de morte.
    A morte de Jojen é previsível (pelo livro) mas, confesso que não espero o mesmo para Meera e Hodor.
    Aliás, se Martin está trazendo de volta tantas situações do passado, será que teremos Howland Reed e os cranogmanos no próximo livro?

    Não sei se saberemos o destino das Filhas de Craster, mas ficou claro que não irão para o Castelo Negro.
    E estou torcendo para que o último episódio traga as “Crianças da Floresta”.

    Para concluir: vou me abster de uma discussão maior sobre Série X Livros.
    A série tem seus encantos inegáveis (atores excelentes, cenários, etc.) e tem certos enfoques (a meu ver) lastimáveis e desnecessários.
    Não comprei (nem baixei) nenhum dos filmes da série, e comprei todos os livros do Martin.
    … mas enquanto Martin não publica os dois últimos, a série é a opção que se tem.

  10. Juliana Ribas Juliana Ribas
    6 de maio de 2014    

    Caramba Drunk nunca tinha visto esta teoria do Jojen e espero que não seja verdade, acho que o Bran detestaria saber que provou do amigo morto, bizarro!
    O arco do Bran é muito indefinido, não consigo imaginar como e se eles sairão daquele represeiro… pois aparentemente ele pode exercer muita influência em qualquer pessoa e qualquer guerra com os poderes que tem sem sair do lugar… mas e a Meera, e o Hodor? Não quero que eles morram =(
    O epi foi meio fraco, acho que poderiam já ter começado a aproximar o Oberyn de Tyrion e criar a idéia do julgamento por combate, mas prefiro um epi mordo a um spoiler como o ep04!

  11. Arthur Drumondale Arthur Drumondale
    6 de maio de 2014    

    Os livros são tão ricos e cheios de informações – spoilers – que ao assistirmos a série ficamos decepcionados. Não é culpa da HBO, é culpa do GRRM que fez uns p. livros…

    • LioStark LioStark
      6 de maio de 2014    

      Verdade … mas prontos só espero que não cancelem a série daqui a 2 anos! Não sei porquê mas nota-se muitas vulnerabilidades na série, principalmente nas batalhas, muito curtas e omissivas (ou seja, começa num minuto e no mesmo minuto a casa Stark já ganhou e o mesmo com a casa Lannister) e a falta de determinação dos homens para quem gosta de assistir por exemplo a uma batalha dos 300 ou as guerras de Spartacus, Só está a faltar isso já que a série além das maquinações está sempre em guerra e batalhas sejam coletivas ou individuais.

      Exemplo

      .Tomada de Yunkai – uma treta autêntica

      .Tentativa de Stannis de tomar o Trono – Sem tirar o fogovivo foi uma charada, Bravearth teve efeitos bem melhores para uma simples tomada de uma fortaleza inglesa

      . Meeren – sem comentários à excepção da bandeira Targareny, até o combate dos campeões podia ter sido uma coisa melhor.

      . Primeira Batalha Stark na captura de Jaime Lannister omitida, só se vê ele a avançar para a batalha e no mesmo minuto se vê ele de repente em cima dum cavalo a rir-se para a mãezinha a dizer tipo ganhei mãe vê?

      . Tyrion Lannister é atropelado e de repente o pai diz-lhe que ganharam e que so combateram contra a 2mil homens

      . Este ataque da Patrulha da Noite à fortaleza de Craster fraquito embora com alguma ação

      . A batalha no Punho dos Primeiros Homens contra aos WW, que foi aquilo??? gritos e lamentos ? enfim

      A série está a revelar um conjunto de figurantes do livro destacando-se mais para combates individuais tipo Bronn e Sor Vardis que sim esteve bom, os treinos de Jon em Castelo Negro também estiveram bem desde a 1ª Temporada, Robb lutando contra aos selvagens para defender Bran também esteve bem, os efeitos dos Lobos a matar está razoável, Jaime e Brienne perfeito.

      Fiel aos Livros esteve a traição de Ned Stark e o casamento vermelho, sem dúvida esteve muito bem encenado, não precisaram de muito, simplesmente chocou. O casamento de Joff esteve excelente, ri-me muito também 🙂

      A série tem de investir nas batalhas, pois é isso que atrai espectadores como me atraiu a mim, sim ler o livro é uma coisa ver a história é outra, e nas guerras e batalhas os produtores podem perfeitamente melhorar e reinventar, sei lá, olhando um episódio Spartacus ou atendendo aos efeitos 300, já que não usam muito os dragões apostem mais nisso …

      • Arthur Drumondale Arthur Drumondale
        7 de maio de 2014    

        Caro, o quê acontece é o foco dado pela HBO à trama que envolve o trono de Ferro. Para a HBO fazer uma novela, cheia de traições, corrupções, falsos aliados, assassinatos, injúrias, estupros, orgias, etc., é muito melhor!!! Além de atrair a atenção do público geral é bem mais barato.
        Por este motivo a caracterização dos senários e figurinos são tão ricos.
        Agora, cenas de guerra, lutas de cavaleiros, e outras cenas externas além de serem demasiadas caras para uma produção de peso, não chamam tanto a atenção assim do público geral.
        Lembre-se sempre que para o povão, novela é muito mais interessante que guerra ou trama psicológica mais aprofundada.
        Nos livros buscamos por frases deslocadas, sonhos indecifráveis, entre outras coisas para decifrarmos o enredo principal da trama que é o enfrentamento entre duas forças poderosas: o gelo e o fogo – por isso que o título da saga é “Crônicas de Gelo e Fogo”.
        Por outro lado, a série chama-se simplesmente “Guerra do trono”, ou seria melhor “Jogo do Trono”, em que o jogo de poder e as maracutaias e tramoias é que rende audiência à HBO.

        Façamos assim: acompanhemos a serie atentamente, mas sem muito alarde…

        Talvez eles nem tenham muito interesse em concluir a série da mesma forma que GRRM pretende concluir seus livros…

        Lembre-se sempre: a série é “GAME OF THRONES” e não “THE CHRONICLES OF THE FIRE AND ICE”.

  12. Tatiana Tatiana
    6 de maio de 2014    

    Concordo com muita coisa que vc colocou. Só que tava pensando uma coisa, pelo desenrolar da série e pelo nome dos episódios, não seria Tyrion a criança que o último episódio fala?
    Quer dizer, ele sempre comenta que o pai o quer morto desde que era criança e poderia ser o episódio em que ele mata o pai,,,,
    o que acham??

  13. Arthur Drumondale Arthur Drumondale
    7 de maio de 2014    

    DRUNK, VAMOS ABRIR UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DOS SONHOS E PROFECIAS EXISTENTES NA ESTÓRIA.
    PODEMOS COMEÇAR DISCUTINDO OS SONHOS DA DAENERYS…
    O QUE ACHA?

  14. Letícia M Letícia M
    7 de maio de 2014    

    Não, não foi só você que queria que o garoto caísse. E imagino que Mindinho tenha desejado ainda mais ao vê-lo fazer o presente voar. Contrariando novamente, eu adorei o episódio, a fotografia está lindíssima, como observado, roupas, cenários, efeitos especiais tornam tudo mais real e verossímil. Fiquei contente de ver o núcleo Mindinho-Sansa-Alayne se desenvolver, porque acredito que o “criador” será engolido pela “criatura”; e apesar de achar o Mindinho um dos melhores e mais espertos personagens ele é traiçoeiro, quero vê-lo voar também. Além disso, Lysa está ótima, muito bem interpretada e com alguns segundo em cena já se torna tão insuportável e emocionalmente instável como eu imaginava.
    Preciso rever as cenas de Cersei com o pai e Oberyn, acabei me distraindo um pouco na hora, e achei mesmo que Cersei estava controlada demais, acabou o vinho?
    Adorei as Cenas na Fortaleza de Craster, apesar de ter sido bem dentro do que eu imaginava ainda conseguiu me surpreender. Adoro o Jon!
    Certamente o episódio resolveu muitas coisas em aberto em episódios anteriores, e quase não temos o que supor sobre o próximo, apesar de acreditar que veremos já mais gente passando pela Porta do Céu.
    Acredito que Bran “dê uma sumida” agora, os utimos episódios focaram muito nele, espero ver Tyrion e Daenerys se desenvolvendo mais.
    Mas estou realmente ansiosa pela batalha dos selvagens na Muralha, e ver Melisandre queimando mais pessoas. Hehaha
    Obs.: Jura que você não acreditava na Dany no trono? Teremos muito assunto

  15. vitor vitor
    10 de maio de 2014    

    “Também acho que desviam o foco dos livros e fica difícil ler os livros e ver a série diferente, vai gerar muito conflito interior”
    Mas gosto da série também os cenário,figurinos e efeitos especiais.

  16. Marcos Machado Marcos Machado
    13 de maio de 2014    

    Drunk, se não me engano, vocês mesmo colocou a teoria de Syrio e Jaquen Hagar podem ser a mesma pessoa: um “assassino sem rosto” de Bravos contratado por Mindinho. Como Forel, Jaquen e o noviço Pate, não agem na mesma linha temporal, eu acho muito plausível que sejam a mesma pessoa.

  17. Marcos Machado Marcos Machado
    14 de maio de 2014    

    Acabei de ver o sexto episódio. As mudanças em relação ao livro estão se acentuando e me fazem pensar que a série pode chegar ao ponto de contar uma história diferente. Mas ainda vale à pena assistir à série, pelas atuações. Peter Dinklage, Pedro Pascal, Varys. Atuações soberbas.
    Será que Corvo de Sangue vai aparecer? Acho que não. Eu acredito que a temporada vai se encerrar com a chegada de Stannis à muralha. Como tudo indica que a história de Bran será coordenada com a de Jon. Eu acredito que ele vai tomar a sopa de bolotas quando Jon for esfaqueado. Já coração de pedra é algo mais simples de se fazer.

  18. Judah Judah
    14 de maio de 2014    

    Drunk, muito embora você pense ser uma esperança de fã Syrio estar vivo, após reler os livros, em conjunto com essa cena da série, tenho certeza de que ele não morreu, ou melhor, Syrio pode ter morrido, mas a pessoa que ensinou Arya não.
    Nos livros Arya descreve claramente os guardas, e por último Sor Merryn Trant, nessa parte ela deixa bem claro que ele tinha a armadura mais completa, com apenas um pequeno espaço na viseira do elmo.
    Fiquei atento a cada detalhe do livro até a parte em que Sor Merryn apareceria novamente, e quando ela chegou fiquei muito feliz, não lembro o POV, mas a pessoa descreve que ele estava de armadura completa, porém, e aqui está a chave, menciona que apenas a viseira não estava onde deveria estar.
    Já imaginei Syrio, um lutador experiente, “veria com os olhos” que, como o cão salientou, não teria qualquer chance de vencer, contudo, poderia confundir seu oponente acertando o mais rápido e forte possível sua viseira para atordoá-lo enquanto fugia.
    É claro que sor Meryn jamais diria que o deixou escapar, por sua honra e até por medo de retaliação.
    E se ele usava armadura completa, não haveria porque remover a viseira, a não ser que tenha levado ela para ser reparada após um impacto e também para não admitir que tomou um golpe de alguém sem espada de verdade.
    Bom, é isso o que penso, a pessoa que foi Syrio um dia está viva ainda.

Deixe uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons