A temporada está cada vez mais próxima do fim… faltam apenas mais dois episódios.

No domingo passado, assistimos ao episódio 08, Second Sons.

O episódio manteve um declínio no ritmo, mas não na qualidade. Esse episódio nos trouxe o casamento de Sansa Stark e Tyrion Lannister.

Mas não apenas isso, nos trouxe alguns elementos surpreendentes, pois amarrou algumas pontas soltas e lapidou algumas relações para o futuro da série.

image_4

Tive essa sensação. A sensação de que muita coisa apresentada nesse episódio servirá para fixar algumas relações no futuro da série.

Como no caso de Gendry, e a relação Margaery/Cersei que será de suma importância nas próximas temporadas e Joffrey/Tyrion que será importante para a próxima temporada, provavelmente o episódio 09 da proxima temporada.

evernote-camera-roll-20120926-100440

O que esperava do Episódio 08 – Second Sons

Episódio 08 – Second Sons
David Benioff & D. B. Weiss

É no episodio 08 que veremos o casamento de um Stark com um Lannister.
As informações vazadas dizem que foi reunido um enorme elenco para as gravações.
Com certeza um episodio muito bonito, no quesito figurino.
Jon Snow seguindo o costume antigo do Norte? Aquele que profere a sentença empunha a espada para executá-la? Seria o momento da volta de Jon para a Patrulha? Ygritte junto com ele?
Devemos levar em consideração algumas adaptações da obra literária para a série, mas a cena que essa imagem me remete não acontece neste momento.
Acho que é neste episódio que Jon contrai uma grande obrigação com a Patrulha!

O que o Episódio 08 nos apresentou?

Episódio 08 – Second Sons

Direção: David Benioff & D. B. Weiss

game-of-thrones-season-3-poster-slice1

O episódio se inicia com Arya e Cão de Caça. Eu havia falado na resenha anterior que não gostei da captura dele no episódio passado, mas não é um fato muito importante.
Logo no início da cena, quando Cão oferece comida à Arya, eu começo a divagar…
G. R. R. Martin tem o dom de escrever e tornar todos seus personagens o mais humano possível. Acho que essa é a característica mais marcante da escrita de Martin. A humanização de todos seus personagens.
foto 5
Sandor é um exemplo disso. Ele está preocupado apenas consigo.
 Aproveitou a oportunidade, e buscará uma recompensa pela devolução da filha de Catelyn. Falando de atuaçãao, pelo pouco tempo que vimos os dois juntos, parece que teremos um bom núcleo a ser abordado aqui.
Do Ramo Vermelho direto à Yunkai, onde está Daenerys e seus Imaculados. Agora fica uma pergunta às mulheres que aguardavam ansiosamente pela aparição de Daario Nahaeris… e aí? ele convenceu?
Bom, independente se Daario superou as expectativas de vocês, quem se saiu um ótimo mercenário foi Mero, o Bastardo de Titã. Realmente um mercenário sem respeito por seus inimigos, sem medo, um verdadeiro líder de uma Companhia de Mercenários.
O modo como ele entrou dentro da acampamento de Daenerys, e tranquilamente disse tudo o que queria, e fez tudo o que queria, me fez rir muito.
foto 2
Eu acredito que até o final da temporada, Daenerys tomará Yunkai e seus laços com Daario se estreitarão ainda mais. Fico pensando onde estariam os Corvos Tormentosos de Daario…
mas talvez não os teremos, na adaptação da HBO, o que na verdade, não traz prejuízo algum para a série.
Melisandre chega à Pedra do Dragão com Gendry.
A adição de Gendry de forma incisiva na trama, foi muito acertada. Ainda acho que Martin deixou de dar a importância devida à Gendry nos livros, ou ele fará de outra forma que ainda não imaginamos. O que quero dizer é que na série televisiva o modo como introduziram e mantiveram Gendry ficou muito boa.
Ele elimina a aparição de Edric Storm (o outro bastardo de Robert) e traz uma maior fluidez à trama, e um maior entendimento quanto ao poder do sangue real nas magias de Melisandre.
Já nos calabouços de Pedra do Dragão, vemos um Stannis confuso em busca de aprovação de Davos. na verdade, Stannis não parece confuso, mas parece questionador.
Ele sempre deu ouvidos ao seu contrabandista, em busca de direção.
quem melhor do que Davos para aconselhar um rei (pretenso rei)?
Davos é sem dúvida um dos personagens mais interessantes da série. Eu gosto do modo correto e régio do Cavaleiro das Cebolas. Ele é integro como Ned Stark, mas de um modo simples. Um homem simples, endurecido pela vida, que pagou por seus erros (com os dedos) e hoje tem como objetivo ser um bom homem à serviço de seu Rei. Stannis Baratheon.
Stannis-and-Davos-Game-of-Thrones-season-3-episode-8
Essa cena traz um certo sofrimento e sarcasmo no rosto de Stannis. Um homem assombrado pelo dever.
Sob a sombra de Robert ( o irmão que ele odeia mas deve respeitar) ele luta pelo trono, talvez não por ser sua vontade… mas por ser seu dever, como irmão de Robert Baratheon.
O que direi não é spoiler dos livros…é apenas um “achismo”.
Quando Stannis morrer, muitos leitores terão dó de seu fim trágico, acreditando fielmente em Melisandre de que é Azor Ahai.
Um momento importante é quando Stannis cita que em uma visão nas chamas que teve, viu-se batalhando na neve. Ou seja, estará na muralha quem sabe na próxima temporada.
Voltamos às muralhas externas de Yunkai, onde Bastardo de Titã, Paz e Daario discutem os termos apresentados pela Mãe de Dragões.
Detalhe para a espada de Daario com cabo em forma de mulher…
Melhor cena do episódio
Agora em porta Real vemos uma das cenas mais sinceras e comoventes da temporada. Peter Dinklage dá um show de interpretação.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0SfrbGuLVFw]
O sofrimento de Tyrion em tentar explicar à Sansa que ele não tinha intenção de casar com ela mas foi obrigado pela situação é latente. Ele diz que não a machucará.
O sofrimento dela também é palpável, uma vez que ela não quer confiar novamente em um Lannister. Joffrey prometeu a mesma coisa. Por ue acho essa a melhor cena do episódio?
Por que mostrou a simplicidade e a verdade de ambos no diálogo.
Tyrion sabe o que ele é, e sabe o que Sansa, uma garota de pouca idade, espera de um casamento.
Querendo ou não, Tyrion está acabando com os sonhos juvenis de Sansa, e ainda que ela deveria ter acordado, tendo em vista todo o sofrimento que os Stark passaram, me parece que Sansa continua ingênua de mais.
Mas isso mudará, graças ao ausente Mindinho (senti falta dele nesse episódio).
Após a conversa de Sansa e Tyrion temos Cersei e margaery já no Templo de Baelor, aguardando os noivos chegarem.
foto 1
Cersei esteve um pouco sumida nessa temporada, mas protagoniza uma ótima cena neste momento, demonstrando aos Tyrell que devem ter cuidado com os leões de porto Real.
Isso enfatiza como será a postura de Cersei daqui para frente em relação aos Tyrell.
Com um pouco de história das Casas de Westeros, Cersei nos relembra sobre a Casa Reyne, e relembra Margaery de seu devido lugar.
A cena foi tensa, e a ameaça também. O toque especial, ficou por conta da música instrumental ao fundo… A Chuva de Castamere.
E finalmente, o casamento de Sansa inicia-se. Deu a entender que a cerimônia foi e até mesmo a posterior festa, bem simples.
Eis que temos a presença desagradável de Joffrey Baratheon. É incrível como esse garoto consegue, em 3 segundos de tela, despertar o ódio no telespectador.
Como eu havia previsto, o figurino está realmente impecável.
O momento de Tyrion colocar a capa em Sansa é constrangedora, assim como nos livros.
image_2
Se não me engano, no livro, Sansa não se abaixa prontamente de propósito.
Já na série, ela demonstra não saber o que está acontecendo, ou seja, ela não tem a capacidade de abaixar e diminuir o sofrimento passageiro de seu futuro noivo.
Até o momento Sansa Stark é uma criança. Em muitos lugares vejo o pessoal se referindo à ela como Sonsa… mas ela é uma garota criada para esperar “seu príncipe encantado”.
Ela não teve nenhum outro ensinamento da Septã Mordane.
Assim, esperar de Sansa um astúcia e malícia muito maior, é pedir muito. Mas é claro, que Sansa não será assim para frente e Petyr Baelish será o responsável.
Bom… vamos esperar…
Voltamos à Pedra do Dragão, mas agora nos aposentos da Sacerdotisa Vermelha.
Após uma breve conversa com um admirado Gendry, Melisandre com seus dotes físicos facilmente o prepara para o sacrifício.
Percebam que novamente Melisandre utiliza-se do sexo para criar sua magia. Da primeira vez foi a criação do monstro de sombra… lembram?
image_3
03 sanguessugas nomeadas e o feitiço está feito. Deêm uma lida em meu ultimo post sobre R’hllor e seus Sacerdotes Vermelhos… eu tenho algumas desconfianças sobre o passado de Melisandre, e cenas como essas só me fazem ter mais certeza sobre sua origem. Os Sacerdotes Vermelhos estão cada vez mais próximas da trama principal… Devemos prestar atenção nas dicas deixadas pelos produtores para pensarmos no que podemos esperar de Os Ventos do Inverno.
Agora voltamos a Porto Real onde Olenna Tyrell, é a única que não está em clima de velório no casamento… Ela nos agracia com uma intrincada história sobre o parentesco que margaery e loras herdarão assim que casarem com seus respectivos maridos.
Tyrion e Tywin protagonizam uma excelente cena de “pai e filho discordando”.
Percebam que Tywin não suporta a ideia de conversar com Tyrion. Mas ele precisa. Pois Sansa é chave para o Norte, e um filho Lannister em seu ventre é mais do que suficiente para tornarem o Norte vassalo do Reino.
E é por isso, que Tywin depende tanto do filho, a ponto de ter de falar com ele no estado em que o anão se encontra.
image_7
O desprezo de Tywin Lannister por Tyrion só me dá mais certeza sobre a Teoria sobre Tyrion. espero estar certo…
A cena se passa e logo temos o embate entre Joffrey e Tyrion. Esse é o ponto inicial do clímax da próxima temporada.
É exatamente aqui, que Tyrion trouxe para si olhares de todo o reino pois ainda que Tywin Lannister tenha apaziguado os ânimos do neto e do filho, todos ouviram no salão a ameaça.
“Então foderá sua esposa com um pinto de madeira”.
E isso trará graves consequências à Tyrion no desenrolar da trama…
drunkwookieblog Tyiron
 Ainda que a cena tenha sido boa, o desenrolar dela não me agradou muito.
Não me convenceu o Tyrion Bêbado… acreditei que ele estava fingindo aquela bebedeira…mas após entrar no quarto com Sansa, percebi que não…ele estava realmente bêbado e o que estava me dando a falsa impressão de um suposto fingimento, foi a péssima atuação de “bêbado” de Peter Dinklage. Mas tudo bem…
Um momento tenso, é quando Sansa percebe o que deve acontecer na noite de núpcias e se serve de vinho.
Dá pra ver o medo e a coragem ao mesmo tempo, naquela taça de tinto da Arvore. Pareceu muito significativo o momento em que ela se despiu. A cada peça de roupa tirada, um sonho não realizado.
Casar-se com um galante cavaleiro, uma festa grandiosa, música no salão, a presença de sua mãe, etc.
 Tyrion Lannister a tranquiliza… e diz que só dormirá com ela quando ela quiser. e se ela não quiser, “Sua vigília começa”.
Garanto que todos riram quando imaginaram Tyrion na patrulha da Noite.
E assim, vamos para o final do episódio.
Após vemos Daario dando dois presentes á Daenerys. Os Segundos Filhos e seu coração.
Daario Naharisok… o segundo presente é dispensável. Mas uma força de 2000 mercenários, é o que separa o fracasso da vitória sobre Yunkai.
E assim, termina a atuação de Daario “sem barba e bigodes coloridos” Naharis.
A cena final com Samwell Tarly me deixou intrigado.
Gostei quando ele sugeriu um nome ao filho de Goiva…
Duncan…
Uma referência legal…
Mas o que me intrigou foi a aquela quantidade de corvos na Arvore-Coração. o que aquilo queria dizer? Sei que parecerei paranoico mas, toda vez que vejo uma arvore coração ou corvos me vem Brynden Rivers na cabeça.
Será que o Corvo-de-Três-Olhos estava ali? E se estivesse, qual seria seu objetivo?
Observar o Outro que se aproximava de dois humanos? Ou estava guiando o Outro até a criança de Craster?
Fiquei curioso… e pensarei sobre isso depois.
image_9
Bom, essa cena nos mostrou que espadas de ferro são inócuas contra eles.
Apenas o Vidro de Dragão consegue matar os Caminhantes Brancos. Eis que surge Sam, o Matador. e pela primeira vez gostei de Sam! Só que no segundo seguinte, o gordinho deixa a faca de obsidiana no chão. ou seja… a UNICA arma que ele tinha no momento contra os Outros e ele deixa no chão.
Mas esperar o que de Tarly?
Detalhe que o Outro não derreteu como no livro, e sim explodiu.
O episódio termina com Sam e Goiva correndo, e os corvos da árvore seguindo-os.
image_8
Agora fiquem como o preview do episódio 09 “The Rain of Castemere
 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Kk8RydLg43A]

E vocês o que acharam do episódio e o que estão achando dessa temporada?

Não se esqueçam de clicar no icone abaixo e curtir a página do blog no Facebook, e assim fique sabendo das novas atualizações!

Se preparem, pois logo logo teremos uma PROMOÇÃO muito boa! Publicarei as novidads na página na semana que vem.

banner fb

______________________________

E para aqueles (assim como eu) que estão revendo as duas temporadas em paralelo, aproveitem a redução nos preços da livraria Cultura.

game-of-thrones-season-1-bdGameOfThrones_BD_S2

E para quem não tem nenhuma das temporadas, vale a pena compra o  Box de Colecionador, com as duas temporadas!