Que o episódio S06E09 – Battle of the Bastards não apaga os erros do episódio anterior, isso é fato.

Porém, quando vemos o desenvolvimento do episódio, parece que nem é preciso apagar o que passou. Tivemos um grande episódio, digno de GOT, capaz de manter os espectadores vidrados!

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.07.53

Battle of the Bastards foi um episódio tenso, empolgante, sensacional!

Nenhum ponta solta foi amarrada de forma intragável, não tivemos nenhum desenvolvimento fraco de núcleos secundários. Aqui tivemos duas grandes frentes, dois grandes núcleos. Meereen e o Norte.

O episódio começa bem empolgante, mostrando os Mestres Escravagistas atacando Meereen. Gostei de ver o modo como as catapultas funcionavam e o estrago causado nas partes baixas da cidade. Porém o que mais me agradou foi ver que Tyrion se demostra uma peça fundamental no desenvolvimento de Daenerys.

Ele servirá com um guia para mãe de Dragões, a Mão da Rainha. É um grande momento para esse núcleo, que mesmo tendo dragões não me cativava. Mas agora com o anão, temos muito o que esperar.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.07.28

Citando a loucura de Aerys II, Tyrion consegue deixar claro que não adianta Daenerys agir por impulso. Matar por matar não fará dela uma Rainha. É necessário que ela pense de forma política.

É isso que falta para Daenerys. Essa visão de como o Mundo realmente funciona. E somente com esse tipo de conselho ela conseguirá voltar à Westeros e mostrar ao povo o porque de suas reivindicações. Reinar pelo medo não é uma alternativa.

Daenerys ouve Tyrion e temos aqui um início promissor entre Mão e Rainha. Gostei da dinâmica dos dois e já prevejo que teremos ótimos momentos na próxima temporada. Finalmente o núcleo de Daenerys ficará interessante.

Gostei da atuação de Emilia Clarke e não pude deixar de vibrar ao ver Viserion e Rhaegal voando ao lado de Drogon.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.08.20

Se eu fosse reclamar de algo, seria apenas à respeito da coloração dos dragões. Achei que eles estavam muito parecidos com Drogon, e a coloração que tínhamos em temporadas anteriores, parece que se perdeu.

Mesmo assim, a cena do voo deles foi fantástica! Fico imaginando como os Caminhantes Brancos seriam páreos para os três dragões.

Captura de Tela 2016-06-21 às 00.27.17

Voltando à Pirâmide de Meereen, Verme Cinzento mata dois Mestres e Tyrion deixa uma mensagem. Aqui tivemos algumas pontas soltas, amarradas. Acho que a mensagem deixada com aquele mestre sobrevivente serve para mostrar como será o futuro das cidades do Outro Lado do Mar Estreito.

Receio que a partir daqui, Daenerys deixará para traz Meereen.

Agora vamos para o Norte de Westeros e nos preparamos para a melhor batalha campal dos últimos tempos.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.09.38

O momento em que Jon e Ramsay conversam foi bem tenso.

Ainda que Jon não consiga botar medo com aquela fisionomia, eu achei a cena muito boa. Citar a covardia de Ramsay, foi um ponto vital para mostrar as motivações dele, lá no final do episódio.

Foi ótimo ver a Sansa se impondo e tendo certeza sobre o destino de Rickon.

Ela conhece Ramsay! Sabe do que ele é capaz e sabe dos seus jogos psicológicos. A cada momento em que ele frisou a palavra bastardo, ele estava jogando. Buscando desestabilizar Jon Snow.

Porém, melhor que ver a atuação de Sansa, foi ver a pequena Lyanna Mormont! <3

O desprezo por Ramsay, trazido em sua fisionomia, foi sensacional!

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.43.43

Voltando a falar de Sansa, ela teve coragem para deixar a segurança de seu próprio irmão de lado e se focar apenas em derrotar Ramsay e retomar Winterfell.

Finalmente Sansa entendeu que precisa abrir mão de algumas coisas para chegar onde quer chegar. Ela não podia colocar Rickon na balança, pois sabia que o garoto já estava fadado à morte.  Então, resolveu se focar em tomar Winterfell e não cair nas armadilhas de Bolton.

E tendo isso em mente, tivemos um espetacular enfrentamento entre ela e Jon.

Mais uma vez uma ruiva deixou claro que Jon Snow não sabe nada. Tratar Ramsay daquela forma, é suicídio.

Ela sabe das coisas e deveria estar dentro das decisões. Se alguém conhece a mente doentia do Bolton, é Sansa Stark. Não tem como não aplaudir o desenvolvimento da personagem. Finalmente Sansa se tornou uma mulher forte, decidida e (como todas personagens femininas de Martin) alguém que toma as rédeas de seu caminho.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.10.13

A discussão entre os dois irmãos foi muito boa. Ambos defendendo seus pontos de vistas, tentando encontra a melhor solução para o conflito.

Só me incomodou o fato dela não falar sobre a carta de Mindinho para Jon. Mas se algo não dito me incomodou, teve algo dito que me intrigou.

Ninguém pode proteger ninguém.

Posso estar doido, mas essa frase parece ter um significado muito interessante e se conecta ao que veremos mais a frente.

Nada me sai da cabeça de que Jon Snow teve uma certa proteção envolvendo-o.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.10.54

Agora acompanhamos Tormund e Davos. Essas são as pequenas cenas que eu digo que são importantes. Uma conversa simples, mas que explica o porquê de Davos se afastar e, consequentemente, achar a pira de Shireen.

São pequenos momentos que fazem tudo ter sentido, diferente do que vimos no último episódios.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.11.04

Melisandre cita R’hllor e o retorno de Jon.

Segundo ela, Jon ainda tem trabalho a executar. Ele precisa estar vivo para parte do plano do Senhor da Luz. E para mim, essa conversa se conecta à frase de Sansa e explica a “certa proteção” que  Jon teve na batalha, pois ele não foi tocado em momento algum.

Davos encontra o cervo que ele fez para Shireen e teremos finalmente confronto com Melisandre.

Agora novamente em Meereen, Somos surpreendidos pelos … Greyjoy.

Interessante ver a velocidade dos Greyjoy chegando à Meereen enquanto Brienne ainda não voltou de Correrrio. Mas esses são os problemas de espaço-tempo que a HBO sofre, é preciso aceitar, para na enlouquecer.

Quando disse que gostei da interpretação de Emilia Clarke, não foi apenas no início de S06E09 – Battle of the Bastards. Foi em todo episódio.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.11.37Ela e Yara protagonizam momentos interessantes.

Ambas entendem o mundo em que estão inseridas e logo criam empatia uma com a outra. Yara parece a pessoa certa para se encontrar com Daenerys. Os diálogo foram ótimos e gostei de ver mais uma boa adição para o Núcleo de Daenerys. Sai Jorah, entra Yara. Achei uma boa troca.

Os “pais maus” acabaram sendo o ponto em comum de todos ali dentro.

Tywin, Aerys II e Balon. Ambos fizeram o que acharam certo para suas Casas. Porém, agora, seus filhos estão decidindo o futuro dos Sete Reinos, de uma nova maneira.

Isso foi empolgante demais de se ver. Um momento épico que fará parte da história de Westeros.

O episódio trouxe momentos importantes e pontos marcantes para o futuro dos Reinos. As cidades escravagista logo terão seu futuro definido e Daenerys, finalmente, seguirá rumo a Westeros.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.12.45

E agora voltamos para o confronto final.

Quando vi Ramsay com uma corda nas mãos, eu sabia que estava certo. Não existe (nem nunca existiu) “traição Umber”.

Aquela cabeça de lobo era mesmo a de Cão Felpudo e Rickon realmente foi entregue à Ramsay.

O garoto, sendo a peça para derrubar Jon e o exército pró-Stark, foi a decisão mais acertada dos produtores. Se Rickon tinha de morrer, que fosse de uma forma impactante. E tivemos uma morte sensacional.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.13.13

Confesso que, quando vi a penúltima flecha atingindo o chão, tive a certeza de que Rickon se salvaria. A música de tensão havia acabado, Jon estava quase lá.

Mas de repente…

Ele é atingido e eu não pude deixar de comemorar! Comemorei porque a morte foi significativa. Teve relevância dentro da série, pois serviu para desestruturar Jon Snow. Serviu para força-lo a atacar e se colocar em posição tática desfavorável.

Tudo fazendo parte do plano de Ramsay Bolton.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.13.34

Jon não é, nem nunca foi, um comandante de exércitos. Sua atitude intempestiva deve-se ao fato de ter visto seu irmão mais novo morrer.

E então se joga contra um exército inteiro. Sozinho.

Antes de falar da batalha em si, percebam que Jon parece imerso em uma proteção sobrenatural.

Nada o atingia.

Reparem… Jon desvia, ataca e quando uma chuva de flechas cai sobre ele…. MILAGROSAMENTE nenhuma o atinge.

Os cavalos parecem não enxergá-lo.

As lâminas sempre são aparadas por Garralonga.

Ele parece andar pelo campo de batalha sozinho e escolhe quem atacar.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.13.57

Jon parece estar sob a proteção de R’hllor. Eu não consigo pensar em nada que justifique  ele sair incólume do combate, a não ser uma proteção divina.

Confesso que isso poderia ser considerado uma coincidência, porém não podemos esquecer da cena de “renascimento” de Jon Snow.

Logo falarei mais sobre isso.

É como se estivéssemos diante de um livro de Bernard Cornwell. A batalha foi visceral, cruel e cinematográfica. As cenas coreografadas estavam ótimas. A trilha sonora impecável.

Os closes no rosto dos soldados, as cenas mostrando lama, sangue, tripas, e morte deram o tom ao episódio.

Tudo contribuiu para nos colocar ali dentro.

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.08.45

tantas reviravoltas. Tantos momentos épicos.

Davos saca a espada e avança!

Do outro lado, temos Pequeno Jon proclamando o Norte.

Escudos se tocando. Gritos de formação.

Tudo isso é de arrepiar!

Mais lama, mais sangue, mais morte.

E as coisas não param de acontecer.

Logo os Bolton cercam o exército de Jon e posição de U e arás deles apenas uma montanha de soldados e cavalos mortos.

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.10.04

Os escudos Bolton. O som da madeira, a gritaria ao avançar. Tudo aquilo chamando a nossa atenção e atenção dos Selvagens. E como se não bastasse tudo isso, temos mais soldados de Ramsay, avançando por trás.

Que momento aflitivo! Eu não me vi tão aflito assim assistindo GOT.

Quando Tormund foi ferido,  fiquei com medo. Não queria que ele morresse e percebi que fazia tempo que eu não torcia por alguém em GOT.

Na correria, Jon cai. E aqui temos a melhor cena da série Game Of Thrones.

O momento claustrofóbico de Jon Snow foi soberbo.

Caído em um campo de batalha violento, o Stark se viu soterrado por amigos e inimigos. Deu para sentir o medo da morte novamente rondando-o.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.15.43

O barulho, os gritos, a falta de ar, o tilintar do aço, o som abafado de botas. Tormund sendo espancado lá fora. Lama, sangue, suor, grito. Tudo isso sendo abafado.

Eu temi por Jon. Temi por Tormund e, acima de tudo, temi por Winterfell.

E foi quando vi Jon sofrendo para respirar e lutando em um mar de corpos feridos e cansados, que percebi seu “renascimento”!

Jon respira novamente, saindo de uma “cova” feita de corpos, suor, morte e sangue.

Se em S03E10 – Mhysa, Daenerys renasceu como mãe dos escravos, aqui Jon renasce como guerreiro.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.14.44

Quando eu disse que os Selvagens não entendiam de batalha, falava apenas de técnicas militares. Tormund acaba com Pequeno Jon usando os dentes, no momento em que uma trombeta toca!

Chega a cavalaria de Mindinho. Nada poderia ser mais clichê. Nada poderia ser mais lindo!

Mindinho trouxe seus homens e está ao lado de Sansa, que se alegra com a reviravolta da batalha.

Captura de Tela 2016-06-20 às 01.16.19

Aqui Ramsay demonstra, pela primeira vez em toda a série, seu medo. E isso foi impagável. O cara está temendo por sua vida, finalmente.

Atrás dele foram Wun Wun, Tormund e Jon Snow correndo pelo campo de batalha. Que episódio!

Se eu pensei que teríamos um cerco, eu me enganei. Wun Wun destrói os portões e invade Winterfell, continuando com o tom urgente do episódio! Tudo acaba hoje!

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.22.44

A morte de Wun Wun foi triste. Cheio de flechas, o Gigante gritava nos pátios da fortaleza Stark. E se por algum momento cheguei a imaginar que algum Meistre poderia curá-lo, vemos a loucura de Ramsay, uma vez mais!

Mesmo cercado, praticamente rendido, o doentio Ramsay Bolton mata Wun Wun a sangue frio. na frente de todos. E logo em seguida, pede combate singular.

Ramsay Bolton é aquele cara que amamos odiar.

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.23.26

Não dá para acreditar na loucura desse cara!

Cada flecha que atingia o escudo pego as pressas, cada passo de Jon, preparava para um momento único, que todos aguardavam. A derrota de Ramsay Snow.

Jon socando aquela cara, lavou a alma de todos aqueles que acompanham a série e esperavam ver o fim de Ramsay Bolton.

Aqui se deu a Batalha dos Bastardos.

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.25.24

Depois disso, a bandeira hasteada de Winterfell aqueceu os corações dos fãs.
Ver Jon e Sansa em primeiro plano, e ao fundo a bandeira de Winterfell traz uma felicidade sem tamanho.

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.25.53

E ao final… os cães esfomeados de Ramsay mostram o que é lealdade.

Não consegui imaginar um outro final para Ramsay. Devorado pelos próprios cães que o ajudaram desde o início. Poético.

Conclusão

Captura de Tela 2016-06-21 às 01.31.06

O episódio foi sensacional! Lindo de assistir! Mesmo sem Fantasma, nada me fez falta em S06E09 – Battle of the Bastards. Isso deixa o panorama para o último episódio bem promissor.

Tivemos finalmente o posicionamento real de Daenerys e sabemos como ela se portará daqui para frente.

Para mim, o “novo renascimento” de Jon trará elementos novos e é provável que ele procure Melisandre para entender melhor o que está acontecendo com ele, e qual é a sua parte nos planos de R’hllor.

Captura de Tela 2016-06-21 às 12.58.59

Se Jon realmente quiser saber mais sobre R’hllor, ele evitará que Davos derrame sobre a feiticeira vermelha sua raiva por causa de Shireen.

Isso parece promissor.

Agora é hora de esperarmos o retorno de Daenerys, as solicitações de Mindinho e o futuro  de Jon e do Norte.

A sexta temporada tropeçou em alguns momentos, é verdade, mas o nono episódio trouxe um certo bálsamo para os espectadores. Agora é esperar que o último episódio mantenha um bom ritmo, para termos uma temporada boa e esperarmos Os Ventos do Inverno.

_____________________

Lembrando que há promoções no blog!

Promoção Drunkwookie e Peculiartes

13087735_1029108780499457_784576138493074316_n

Para essa temporada, teremos um sorteio sensacional. Esse brasão Stark de 90 cm por 70 cm peça pode estar decorando sua casa, no final da 6ª temporada.

Para participar, basta:

1- Curtir a Página da Peculiartes no FB;

10532132_661912923889754_6272358868469992380_o

2- Curtir a página do Drunkwookie no FB;

drunk

3 – Responder no post da promoção no Facebook“Por que eu devo ganhar o Brasão Stark?”

4- Compartilhar o post da promoção;

O resultado sairá no dia da Season Finale da 6ª temporada!

Promoção Drunkwookie – GeekSet

Captura de Tela 2016-05-02 às 11.50.37

A loja  Geek Set, junto com o Drunkwookie estará sorteando uma camiseta do cara que bebe e sabe das coisas! em homenagem ao episódio.

Não podíamos sortear uma camiseta que não fosse do Tyrion! Para participar é simples.

1- Curtir a Página da Geekset no FB;

Captura de Tela 2016-05-02 às 11.50.37

2- Curtir a página do Drunkwookie no FB;

3- Compartilhar o post da promoção;

O resultado sairá na season finale