S05E06 – Unbowed, Unbent, Unbroken

E não é que passamos da metade da temporada? Já estamos no sexto episódio.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.04.36Esse post demorou muito mais do que os outros por motivos que expliquei já na página do Facebook. Agradeço a paciência de todos os leitores. A próxima resenha sairá bem mais depressa, podem confiar.

Sem demora, vamos direto para a resenha hoje…

O que o episódio nos trouxe

É possível perceber que muito tempo se passou, desde que Arya está ali na Casa do Preto e Branco. Perceberam quantos corpos diferentes ela lavou e tratou?

Essa demonstração de passagem de tempo tem um significado para mim. Demonstra que Arya está aprendendo  tudo o que é necessário para sua nova fase.

Captura de Tela 2015-05-23 às 23.57.44

Uma fase que demorou à chegar, e ao que tudo indica a série decidiu dar uma acelerada nessa 5ª Temporada.

O mistério por trás da porta para “onde os mortos vão” (mistério este, que vinha desde os primeiros episódios da temporada) finalmente foi revelado. Porém, antes mesmo dessa revelação, temos um momento bem interessante entre Arya e Jaqen.

Captura de Tela 2015-05-23 às 23.58.38

Foi uma cena muito bem conduzida e aproveitada, pois, para nós que “vimos” toda a trajetória da pequena Stark, desde a morte de seu pai, de uma forma indireta participamos no jogo.

Sabíamos onde ela mentiu e onde disse a verdade. E no momento em que Arya estava dizendo que odiava Cão de Caça e apanhando por estar mentindo, foi fenomenal.

Captura de Tela 2015-05-23 às 01.50.45

Esses pequenos detalhes são ricos demais.

Jaqen na Casa de Preto e Branco foi uma ótima surpresa no episódio S05E03. E continua sendo, pois gosto de vê-lo novamente com Arya. Eu achei, ao final da 4ª temporada, que o núcleo que abordasse a Arya perderia um pouco, com a saída de Cão de Caça.

Captura de Tela 2015-05-23 às 01.51.35

Talvez ficasse monótono. Porém com o rosto familiar de Jaqen, o núcleo ficou melhor ainda.

Depois de Bravos, vamos para o núcleo Tyrion/Jorah.

Havia muito tempo que Jorah me irritava. Sempre repetindo khaleesi, e nunca agindo de forma contundente. Para mim era um personagem que estava ali apenas cumprindo tabela.

Captura de Tela 2015-05-23 às 01.54.59

E quando realmente percebi que ele está fadado à morte, passei a gostar dele.

O diálogo entre Tyrion e ele é bem marcante. A distância entre Westeros e Essos nos mostra que informações não chegam a todos locais com facilidade.

Captura de Tela 2015-05-23 às 01.54.30Jorah percebeu bem isso ao saber, de uma só vez, o porquê de Tyrion estar daquele lado do Mar Estreito e saber sobre a morte de Jeor Mormont.

Voltamos para Bravos, para ver Arya entendendo a necessidade de mentir. Parece que a HBO está focando em menos núcleos por episódio para desenvolve-los um pouco mais, evitando assim que tudo fique muito diluído e sem sentido.

Captura de Tela 2015-05-23 às 01.58.10

Esse momento foi bem importante para o desenvolvimento da personagem. Ela foi responsável pela morte de uma criança. A partir daqui tivemos uma quebra. A Arya que conhecíamos está cada vez mais distante.

Captura de Tela 2015-05-23 às 01.55.26

Gostei da forma como foi retratado tudo, e logo depois a recompensa. Finalmente Arya viu o que tinha atrás daquela porta.

Captura de Tela 2015-05-23 às 23.59.34

Eu sou suspeito ao falar sobre essa cena, pois os POV da Arya foram os que mais me cativaram em o Festim dos Corvos e em A Dança Dos Dragões. Só fico com receio de não vermos a Gata dos Canais, tempo suficiente para satisfazer nossa curiosidade sobre a vida dela nos canais de Bravos.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.00.11

Bem… Talvez essa seja a cena mais fantástica de toda série. Fiquei fascinado quando vi a Muralha na primeira temporada, e achei que nada superaria a Batalha no Água Negra.  Porém essa cena superou todas as outras, realmente foi a mais impactante para mim. E falarei sobre ela por meses.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.00.05

Quando estava lendo os livros, imaginei como seria retratado esse momento. Nunca me passou pela cabeça algo assim. Sempre imaginei algo menor. E fui surpreendido positivamente.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.00.43

Ficou claro que Arya não conseguirá ser Ninguém. (Ao menos por enquanto). Entretanto ela conseguirá ser outro Alguém. E assim poderá levar para frente sua vingança.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.00.56Lembrando que Meryn Trant, um daqueles que estão nas preces de Arya, estará logo mais em Bravos junto com o pai de Margaery, para pedir empréstimo para o Trono.

Com certeza veremos Arya em ação. Com um novo rosto e com mentiras nos lábios para se aproximar de sua vítima e se vingar.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.02.14

Novamente temos Tyrion e Jorah. Peter Dinklage é um ator que realmente encarnou a essência de Tyrion. Os dois falando sobre Daeneyrs e a loucura famosa dos Targaryen é algo que devemos paramos para pensar.

Ela nunca esteve em Westeros e vira Rainha de Westeros?

Tyrion tem um pouco de razão, e é provável que aqueles que são pró-Stannis, se convençam ainda mais da pretensão dele.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.01.45

Ao citar a loucura do Rei Aerys II, me convenço de que Tyrion ainda não acredita que Daenerys seja a melhor opção para Westeros.

Mas mesmo assim, acredito que Daenerys convencerá Tyrion, assim que ele ver seus dragões de perto. E então Jorah estará certo. O cinismo do anão, desaparecerá.

A viagem até Daenerys

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.02.43

De repente vemos uma maneira rápida para levar Jorah e Tyrion até a Mãe de Dragões. Traficantes de escravos para levá-los à Arena de Daznak pareceu ser uma saída que deu certo por um lado, mas apressada de outro. Acho que a série está correndo demais.

Tyrion e Daenerys se encontrarão logo, logo. E acredito que isso se dará já no episódio S05E08. Isso me parece muito precipitado. Sei que acontecerá e desde o início dessa temporada eu havia me convencido, porém…vendo que está mesmo prestes a acontecer, me parece realmente muito cedo.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.01.32

Entretanto, assumindo um outro ponto de vista, não dá para negar que o núcleo de Daenerys vem se arrastando e, talvez Tyrion, seja a solução para deixar o núcleo mais interessante.

Sabe o que mais gostei aqui? Nessa cena podemos perceber que a mesma “falta de informação” abordada lá no início (quando Jorah não sabia nada sobre a morte do pai) é usada por Tyrion, para tentar se salvar. Tyrion mentindo sobre a derrota do irmão e sobre as canções de Jorah, o Lutador.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.02.55

Mesmo assim, no final, foi a verdade que os salvou, por enquanto. E para quem está a fim de relembrar a morte de Qotho… segue a cena abaixo.

Em Porto Real vemos Mindinho indo ter sua audiência com Cersei. A crítica a respeito das fantasias vendidas pela Fé, mostra que Mindinho sempre tem uma resposta para tudo. E é exatamente isso que quero questionar.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.03.12

Sempre me impressionou essa qualidade dele e por isso sempre gostei do personagem. Contudo, acho que a série está abusando da inteligência e habilidades de Lorde Petyr, no Jogo dos Tronos.

Já havia dito que a série se focaria no Jogo dos Tronos. Mas só Mindinho está jogando?

Me incomoda ver que as apostas dele são muito altas.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.03.05

Havia necessidade de contar para Cersei que Sansa está em Winterfell? Não faz sentido para mim.

Não consigo ver como ele enganará Stannis, e o porque dele acredita que o decreto de Tommen será de alguma valia. O Reino sob o comando dos Lannister está ruindo. É apenas uma questão de tempo.

Ele está apostando demais e há muitas variáveis para serem observadas. Ele mesmo já se deu conta disso, ao menos nos livros.

— No jogo dos tronos, até as peças mais humildes podem ter vontade própria. Às vezes se negam a executar os movimentos que se havia planejado para elas. O Festim dos Corvos – capítulo 23, Alayne II.

Não vejo qual é a vantagem de entregar o paradeiro de Sansa. Acho que a série está usando demais sagacidade de Mindinho e isso pode ficar cada vez mais inverossímil.

Bolton, Lannister, Baratheon e famílias do Norte. Conseguiria ele, enganar tantas famílias assim?

 Captura de Tela 2015-05-24 às 00.04.36

Se bem que, até mesmo Varys não entende os planos de Mindinho.

Mindinho… só os deuses sabem que jogo Mindinho está jogando. A Guerra dos Tronos – Arya II, pág 245.

A não ser que ele acredite que Stannis derrotará os Bolton, mas se enfraquecerá. E assim ele derrota Stannis, toma para si Winterfel e mantém o Vale. Finalmente Peter passa a ter o controle sobre o Norte, ao lado de Sansa.

E algo me diz que, aquela afronta de Lancel nas vielas de Porto Real, terá volta. Será Mindinho, o homem responsável por fazer Lancel confessar seus crimes passados.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.05.17

Bem… quem quiser confabular um pouco, pode visitar meu post sobre o Mindinho. É de 2012.

O que esperar de os Ventos do inverno? Parte 06

Aqui também vale a pena observar que Cersei está sozinha. Seu tio Kevan está em Rochedo Casterly. Jaime está em Dorne. E o desenvolvimento do núcleo de Cersei é o único que mantém o melhor ritmo até o momento.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.03.22

Percebam também que ela está SEMPRE bebendo. Vemos em todo episódio, pequenos elementos que serão amarrados no final, e veremos sua queda.

Agora vamos para Dorne. Doran Martell, à cada episódio demonstra que Dorne poderia ter sido cortada da série.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.05.38

Ficar ali apenas olhando para Myrcella e o garoto Martell, a temporada toda, é triste. O núcleo não melhora e o ponto alto de Dorne, até o momento, é a interpretação da música A Mulher do Dornês, por Bronn.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.07.02

O combate travado por Jaime/Bronn contra as Serpentes de Areia, foi muito aquém do que esperava. Muito aquém mesmo. Só de ver elas tapando os rostos para não serem reconhecidas, já me desmotiva. É sério que ninguém sabe quem são as Serpentes de Areia? Um simples pano no rosto é capaz de preservar a identidade delas?

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.07.23

Bom, o que se seguiu foi um confronto mal coreografado e um encontro entre Jaime/Bronn/Serpentes muito difícil de acreditar. Acho que o figurino atrapalhou e até deu uma impressão cômica aos dois de Porto Real.

Acho que a cara de Obara Sand resume minha decepção.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.16.03

Eu luto por Dorne, por quem você luta?

Larguem suas armas.

*arma no chão.*

Fim.

Aero Hotah foi decepcionante também. Acreditei que ele cortaria a cabeça de alguém. E mesmo adorando Bronn, pensei que isso poderia acontecer com ele. Ninguém está a salvo, pensei.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.08.18

Mas não. Bronn está perto da morte, graças ao único golpe acertaram em toda a “luta”.

Com certeza aquela faca está envenenada e será ela que levará à morte um dos melhores personagens da série.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.15.27

Dorne e as Serpentes de Areia foi a minha grande decepção nessa temporada. Desde o sotaque forçado dos dorneses até a falta de personalidade de todos desse núcleo.

Apenas Pedro Pascal conseguiu entender a real personalidade de Oberyn e retratou isso nas telas. Uma pena ter sido assim.

Agora voltamos à Porto Real e temos a presença graciosa da Rainha dos Espinhos. Todas as falas dela são tão cheias de sarcasmo e ironia.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.04.58

Sempre que citam as qualidades de Tywin Lannister, eu gosto! E mais uma vez estão “gritando”para nós: Cersei vai cair.

A temporada iniciou com a profecia de Maggy, a Rã. E por todo o decorrer da temporada percebemos que Cersei está sempre em evidência.

O Julgamento de Loras, não destoou do restante do episódio. Pareceu mal feito. Achei que o Alto Pardal teria uma atitude menos tendenciosa.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.19.14Chamar Margaery para testemunhar, não perguntar absolutamente nada relevante e depois acreditar no escudeiro… Não convenceu.

Entendo que a evidência apresentada (marca de nascença de Loras) seja irrefutável. Porém não entendi ainda como isso poderia incriminar Margaery.

Tommen inerte na cadeira, foi um baque para Margaery, mas totalmente esperado por nós. Mostra claramente que, com a queda de Cersei, não haverá obstáculo algum para qualquer Pretendente ao Trono de Ferro.

Captura de Tela 2015-05-23 às 02.19.46

Depois desse episódio, estou ansioso para ver o final da temporada.

Só para falar mais uma coisa sobre o julgamento. É bem legal ver a arquitetura dessa sala. Ela tem o mesmo estilo do Grande Septo de Baelor. Esse cuidado com detalhes está sempre presente na série, e vale a pena ser mencionado.

Em Winterfell, Sansa deixa claro para Myranda que ela está em Winterfell. Ninguém pode assustá-la em seu próprio lar.

Captura de Tela 2015-05-23 às 03.00.59

Depois disso temos os preparativos para o Casamento. A roupa nortenha de Sansa, o caminho com tochas e o Represeiro, são perfeitos.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.06.10

Vale a pena mencionar a hesitação por parte de Theon, quando Ramsay pergunta:

Quem dá a mão dela?

A resposta…

Theon da Casa Greyjoy. Que era… que era protegido de seu pai.

…não vem fácil.

Dá para perceber também a raiva contida em Sansa, quando Ramsay se declara Herdeiro de Winterfell.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.06.32

Quando vi o lago congelado, atrás do Represeiro, me lembrei de Ned Stark. Fatalmente me lembrei o quanto os Stark sofreram e sofrem ainda.

Captura de Tela 2015-05-24 às 00.07.11

Por fim, o casal troca seus votos e logo estão no quarto de Ramsay.

Eu já havia comentado que, por não estarem mais retratando fielmente os acontecimentos do livro, não fazia sentido eu ficar traçando paralelos na série à todo momento.

Captura de Tela 2015-05-23 às 03.04.33

Sendo assim, independente de ser Sansa ou Falsa-Arya, eu esperava e ao mesmo tempo temia que a consumação do casamento se daria de uma forma traumática, por se tratar de Ramsay Bolton.

E não deu outra. Theon acaba assistindo a Noite de Núpcias de Sansa. Dá para sentir o sofrimento na face de Theon e nos gritos de Sansa.

O que nos resta saber agora é:

Qual o efeito, a experiência traumática, surtirá sobre a menina?

Ela se tornará a algoz de Ramsay em determinado momento, e tomará com as próprias mãos Winterfell?

Ou acenderá a vela na Torre, conforme a velhinha do norte aconselhou, e talvez a ajuda apareça?  Ajuda essa que, tem grandes chances de ter a participação de Theon, Brienne e Pod.

Eu gostaria de ver Sansa se vingando pessoalmente de Ramsay, tomando para si Winterfell, e abrindo mão da ajuda de Theon e Brienne.

Outra dúvida, será que esse foi o fato crucial que fará Sansa perceber que Mindinho também está jogando com ela?

Captura de Tela 2015-05-23 às 03.05.21

 As próximas cenas que abordar o núcleo Winterfell/Norte servirão para definir o futuro de Sansa na série e o que poderemos esperar do final dessa temporada.

E pelo que vi (só vi agora, depois de escrever o post) o preview do episódio S05E07 – The Gift nos mostra um Sansa amedrontada. Parece que Theon irá salva-la.

19 Comentário

  1. Sirley Sirley
    23 de maio de 2015    

    Acredito que no núcleo da Arya veremos a cena de seu capitulo que o George liberou a um tempo, em que ela mata Meryn Trant.

    • Ramses Ramses
      23 de maio de 2015    

      Ela não matou Meryl neste capítulo que você cita. Mas sim, se não me engano, Ralf um dos soldados do montanha

  2. Jhonatan Jhonatan
    23 de maio de 2015    

    Aero Hotah não decepcionou somente a você. Acreditei até o ultimo segundo que Bronn não largaria a espada e Aero Hotah partiria ele em dois. E convenhamos, ser pelo machado é mais incrível e impactante que por veneno. Um fim mais digno a um bom personagem, isso se não derem um antídoto a ele.

  3. liostark liostark
    23 de maio de 2015    

    O episodio foi marcante mas vejo choro de novo por parte de Sansa … Creio que ela vá sofrer tanto como Theon e sem dúvida este vai fugir com ela de Winterfell e ter com Briene e ambos irão para a Muralha de Gelo enquanto se desenrola os acontecimentos de Boltons vs Baratheons. Será na Muralha que todas as familias do Norte se reunirão ao chamado da última Stark e que por aventura chegará o Inverno e os Caminhantes Brancos para-lá-da-muralha. Veremos o que acontecerá.
    Quanto a Tyrion Lannister fará o lugar de mão da rainha, nos livros estava mais saliente que Selmy o Ousado não foi dado a políticas mas sim a batalhas, por isso fará todo sentido inserir Tyrion no núcleo de Dannerys Targareny e preparar a invasão a Westeros. Ja não vai existir jon connigton nem Aegon blackfire por isso tudo se vai dissipar. Tyrion ganha sempre, a casa Lannister prospera através dele e ele mata a irmã sem dúvida, sobre o qual, o que me deu a entender, é que quem o tentou matar foi sempre a sua própria familia, Joff, Cersei e Tywin, agora ele terá de agir como um Leão, e matar os restantes Leões para poder assumir O Rochedo, quanto a Jamie a divida foi paga, jamie matou o pai dele e tyrion matou o pai deste. Na minha opinião Jamie vai a Norte honrar os seus votos e servir o seu rei Legitimo.

  4. liostark liostark
    23 de maio de 2015    

    Mais uma teoria, para quem acredita que o rei da noite foi um Bolton tambem começo acreditar, se Sansa engravidar de Ramsay Bolton acredito que entregará o bebe aos caminhantes brancos ou será roubado ou ofertado por alguém crente não sei. Não faz muito sentido um Stark tornar-se mau! Os Boltons e os Karstarks são as unicas familias traiçoeiras do Norte.

    • Ramses Ramses
      23 de maio de 2015    

      No livro, fala varias vezes que muitos Starks foram maus… e existe até a historia que o rei do norte seria um stark. Então acho que suaa teoria, pelo menos de acordo com os livros, não bate.

  5. liostark liostark
    23 de maio de 2015    

    Mais uma teoria, para quem acredita que o rei da noite foi um Bolton tambem começo acreditar, se Sansa engravidar de Ramsay Bolton acredito que entregará o bebe aos caminhantes brancos ou será roubado ou ofertado por alguém crente não sei. Não faz muito sentido um Stark tornar-se mau! Os Boltons e os Karstarks são as unicas familias traiçoeiras do Norte.

  6. Marcos Machado Marcos Machado
    23 de maio de 2015    

    a marca de nascença é uma prova ridícula. Entre as funções de qualquer escudeiro estão as de banhar e vestir seus senhores.

    Nos livros , a falsa Arya é uma jogada de mindinho para tomar o Norte. Enquanto Bolton tem uma falsa Stark, Mindinho casa uma verdadeira e com melhor pretensão(mais velha) com o “herdeiro” presuntivo do Vale. Harrold Hardyng. Esse casamento serve para convencer os senhores e do Vale pela conquista do Norte.
    Como Mindinho disse na TV, a última vez que os dois reinos se uniram, derrubaram o Trono de Ferro. O movimento certamente chamaria a atenção dos Lannister que Unidos aos Gurgel poderiam frustrá-lo, seja reforçando os Bolton, seja invadindo o Vale e fechando as fronteiras para o sul. Novamente, enquanto duas famílias brigam, ele, ao largo, conquista mais poder.
    Mas concordo que a série o está superestimando. Mas isso ocorre porque ela escolheu tirar do outro enxadrista (Varys) suas peças (jovem Griff). Só tem um jogador na mesa de Cyvasse.No livro Daenerys corre por fora e Varys tentou tirá-la do caminho por duas vezes (casamento e veneno). Na TV, ele está do lado da mocinha.

    • Marcos Machado Marcos Machado
      23 de maio de 2015    

      *unidos aos Tyrrel (erro provocado pelo corretor ortográfico).

  7. 23 de maio de 2015    

    ai, esse episódio.

    – a parte da arya foi ÓTIMA
    – a parte que o jorah descobre a morte do pai foi perfeita.

    PORÉM, foi o episódio que definitivamente me desanimou da série, além do ponto de volta. principalmente porque:

    1. a série já deixou claro que odeia dorne. arianne foi cortada da história, elara é uma sombra do que foi no livro, as serpentes da areia não tem presença alguma (principalmente tyene, que foi a mais modificada). toda a cena da luta nos jardins é estúpida – porque jaime tentaria puxar myrcella NA FRENTE DO TRYSTANE, que por um acaso é o filho do príncipe? porque não esperar até a noite? se as serpentes queriam tanto matar myrcella, porque não atacá-la durante a noite? porque andarem mascaradas no próprio castelo sendo que qualquer um notaria que elas são as serpentes?
    e porque elara iria contra o que o próprio oberyn fala: “em dorne, nós não maltratamos meninas indefesas”? sendo que dorne era um lugar icônico de westeros. um lugar em que mulheres poderiam ser herdeiras do trono, em que bastardos não são estigmatizados… a série sequer cita a rivalidade entre os tyrell e os martell. como você disse no seu post, essa dorne podia ter sido totalmente cortada da série e ninguém ia notar.

    2. a cena da sansa deixou claro pra mim mais uma tentativa apelona dos diretores de criar o hype do casamento vermelho novamente. eu sempre fui à favor da mudança do papel da sansa na série por dar a ela mais poder, mais evolução de um personagem que fica sendo carregada pela maré a maior parte do livro. mais cedo nesse episódio vemos uma ótima cena dela se defendendo dos ataques de myranda em uma incrível demonstração de força e presença. e pra culminar naquela cena horrenda e desnecessária?

    muita gente retrucou essa crítica dizendo que não, que era necessária sim, que se não aguenta bebe leite, que game of thrones é uma série pesada mesmo. porém:

    – porque mostrar toda a evolução da sansa para fazer tudo cair por terra com o estupro?
    – porque inserir brienne nesse núcleo, assim como mostrar que boa parte dos servos do castelo queria protegê-la, para tudo isso ser esquecido quando a menina mais precisou?
    – era REALMENTE necessário mais essa 47ª demonstração de que o ramsay é um psicopata abusivo e escroto?
    – era realmente necessário mais esse sofrimento da sansa pra justificar uma grande vingança? A FAMÍLIA TODA DA MENINA MORREU. acho que é o suficiente.

    eu queria ver essa galera que tanto diz que vai proteger a sansa eu ação. queria ver ela colocando em prática toda sua esperteza e o que aprendeu com mindinho pra se safar dessa. seria perfeito ela mostrar que consegue deixar um cara como ramsay comendo na mão dela, continuar essa evolução dela no jogo dos tronos. queria ver sansa finalmente salvar a si mesma, e talvez salvar theon também, no que seria uma surpreendente e agradável reviravolta em uma história já tão pesada com desgraça e abuso.

    mas não. a série preferiu apelar novamente em mais uma cena desnecessariamente cruel pra ganhar mais ibope. e a série ter um viés mais realista e pesado não desculpa isso.

    e chamar um episódio desses de “unbowed, unbent, unbroken”? isso é praticamente uma ofensa.

  8. liostark liostark
    23 de maio de 2015    

    Dorne não está em sintonia com a série, não sei se é por falta de actores e actrizes, nao sei mas falta ali algo. Quanto às lutas de Jaime e Bronn devo confessar que não está nem de perto à altura da luta de Jon e Magnar, essa sim, foi uma boa luta, ali em Dorne ve-se mesmo uma representação de falta de qualidade … Jaime Lannister VS Ned Stark tb me pareceu um bom combate como Jaime VS Brienne mas ali, foi muito fraco mesmo!
    Bem no fundo o que me interroga até este momento, que raios faz Jaime em Dorne??? Vai ser feito refém?
    Desde que perdeu a mão Jaime não se tem encaixado bem na série… Procura redenção mas piora piora, acho que deviam ter seguido as trilhas do livro, não faz sentido nenhum fazerem dele um cavaleiro com uma mão de ouro e aindo por cima a fazer o que em Dorne? Resgatar a filha??? enfim …

  9. Jessica Jessica
    23 de maio de 2015    

    Sim, acho que ela sera a Mercy, pulando a gata do canais. E acho que até o décimo EP da season 5 veremos spoilers do livro 6, teremos uma base do que vai se seguir depois de ela ter acabado com a Mercy, a bela e inocente Mercy. Bem, nao vejo a hora de sua vingança começar. Mas fico insatisfeita de que novamente Sansa precisara de ajuda, e não vai se salvar e ganhar sozinha, sempre sendo vitima, pelos deuses antigos, ela é uma Stark!

    • 24 de maio de 2015    

      Também gostaria de ver Sansa cuidando de si mesma.

  10. Rafael Gomes Rafael Gomes
    23 de maio de 2015    

    Cara adoro seus textos leio a muito tempo já.
    Estou muito decepcionado com a serie não estou gostando do caminho que eles estão tomando, mas espero ser surpreendido. Porra esse nucleo do Jaime em Dorne está muito ruim e sem sentido, a luta contra as sand snakes foi decepcionante… Podia lançar logo os ventos de inverno pq essa serie não ta rolando mais D=

  11. Victor Victor
    24 de maio de 2015    

    Você é o cara Drunk.. Não canso de repetir.. Melhor hora da senana é quando pinga no meu email a resenha do ep anterior!! Keep up!! Sou seu fã

    • 24 de maio de 2015    

      Ficou extremamente feliz ao ler um comentário assim! Obrigado, Victor.
      Essa resenha demorou, mas as próximas sairão mais rápido!
      Abraços,

  12. Tati Tati
    25 de maio de 2015    

    Primeiramente Drunkie, gosto demais do seu site – adoro o nome dele – e sempre venho ler suas resenhas, está de parabéns!
    E assim, eu não sabia se confabulava minha teoria louca aqui ou no post de Mindinho sobre Mindinho nesse episódio e o que levou ele a contar sobre a localização de Sansa. Vou postar aqui, ok? Na minha humilde opinião, Mindinho está tentando se cercar de todos os lados, não necessariamente enganar todos os lados. Caso Stannis caia, ele tem um plano com Cersei para se tornar Protetor do Norte. Caso Stannis vença, ele tem em Sansa a possibilidade de também assumir esse posto de Protetor do Norte. Se o plano que ele traçou para Sansa nas catacumbas de Winterfell a uns episódios atrás der certo. Stannis sabendo da importância da Stark em sua causa, e nomeando Sansa protetora do Norte, Mindinho tem na jovem Stark seu caminho de conseguir o mesmo posto que ele pediu para Cersei: Protetor do Norte. Só que desse jeito com um bônus: Sansa. A jovem Stark sendo importante para causa de Stannis, terá importância nas decisões que o Baratheon pode tomar sobre Mindinho. Sansa pode sair em favor a Mindinho, que foi quem a “salvou” de Joffrey, Lysa…. E Mindinho poderá casar com Sansa e assumir esse papel de protetor ao lado dela. O que pra mim é o plano que ele espera dar certo, tanto é que ele disse que aposta as fichas dele em Stannis, nesse mesmo episódio das catacumbas, e ao meu ver reafirma nesse episódios quando Cersei pergunta se caso uma guerra chegue a westeros, se os cavaleiros do vale lutariam pelo seu rei (na cabeça de Cersei, Tommen), e Mindinho responde que ele sempre aconselha Robyn a ser leal ao trono. E eu friso aqui o “Ao trono”. Ele é leal ao trono não necessariamente ao rei que se senta nele. E se ele acreditar realmente no poder de Stannis de retirar Tommen do trono e pegá-lo para si, já sabemos que a lealdade de Midinho não irá para os Lannisters.

  13. Adriano Tenorio Pereira Adriano Tenorio Pereira
    25 de maio de 2015    

    Caro Drunk,

    Sou fã do seu site desde o anterior, na wordpress. Li todas as suas teorias e, como vc, espero ansioso pelo Winds of Winter. Acho suas análises dos episódios de uma qualidade que dificilmente encontra paralelo, mas fiquei muito triste de vc só explicar o motivo do atraso no Facebook. Para quem não te, como eu, ficou no vácuo.

    • 26 de maio de 2015    

      Boa noite, Adriano. Quero me desculpar.
      Na verdade optei por não fazer um post para explicar a situação pq há algumas centenas de pessoas que recebem e-mail qdo publico um post novo, e achei errado “enviar” um email só para dizer que iria atrasar porque fui assaltado.
      Optei pelo aviso no FB por ser mais dinamito, mais rápido e mais fácil.

      Porem esqueci que uma parcela grande de leitores não usam FB.

      De qualquer forma, obrigado por seguir o blog desde a era wordpress.Espero não passar por nenhuma situação que exija postergar postagens, mas se acontecer, eu aviso aqui também

      Falar Dohaeris.

Deixe uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons