Sim!
Ele está de volta! E dessa vez de volta ao lar!
Agradeço a Sony por tudo o que ela fez com o Cabeça de Teia porém, agradeço ainda mais por aceitar a parceria com a Marvel Studios.
Dessa vez teremos um filme do Homem-Aranha com a mão da Casa das Ideias e, estando no Universo Cinematográfico da Marvel, sabemos que as possibilidades são quase infinitas.
Os trailers trouxeram bastante informação. Algumas referências são interessantes e servem para agradar os fãs, porém algumas são bem importantes e podemos usar para teorizar sobre o que esperar de Homem-Aranha – De Volta ao Lar.
Muitas delas eu socializei na página do Facebook, porém decidi organizar em um post, para que quando o filme sair poderemos discutir sobre o que realmente se concretizou e o que não aconteceu.
Acho que podemos começar com o título do filme.
Por que De Volta ao Lar?
Com certeza esse nome é uma referência direta ao retorno do Homem-Aranha ao Universo Marvel.
Depois que a Marvel/Disney resolveram fazer seus próprios filmes, a Marvel Studios se solidificou, porém títulos como X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico estavam sob os cuidados de outros estúdios.
Agora que a união da Sony e da Marvel Studios foi concretizado, temos o Homem-Aranha de volta ao lar, dentro do Universo Marvel.
Porém, não posso deixar de lado o arco de histórias Homem-Aranha – De Volta ao Lar (Spiderman Homecoming) escrito por J. Michael Straczinski e desenhado por John Romita Jr.
Esse arco de história é crucial na vida do Homem-Aranha, pois parece ser um momento de ruptura, deixando para trás muito do que conhecíamos do Cabeça de Teia rumando para uma nova vida de possibilidades.
Elementos mitológicos e totêmicos são inseridos no cânone do herói, um novo super-vilão poderosíssimo chamado Morlun que, até hoje representa perigo para o Homem-Aranha.
Eu sou fascinado por esse vilão. Ele trouxe um refrigério à série e uma ótima adição ao hall de inimigos do Homem-Aranha que vinha sofrendo com péssimas histórias e péssimos novos vilões. Não dá pra dizer que não dá medo quando o cara chega simplesmente perto de Peter.
Bom… não vou me adentrar muito nessa saga para não dar spoilers, mas posso dizer que a história é ousada e manteve (nesse arco) a essência do nosso herói, como há muito tempo não se via.
Dentro do Universo Marvel, em que momento o filme se passa?
Nós sabemos que os filmes da Marvel tem grande conexão entre si e com Homem-Aranha – De Volta ao Lar, não poderia ser diferente.
Pelo que vi no trailer, o filme se passa em dois momentos diferentes.
Durante Guerra Civil e Pós-Guerra Civil.
No teaser, quando estamos vendo tudo pela visão de Peter, é possível perceber que ele ainda usa seu uniforme caseiro. Happy pergunta onde está a roupa (que Tony lhe deu), e parece que vai levá-lo ao aeroporto onde aconteceu a treta em Guerra Civil.
Já na cena do carro, o olho roxo de Tony Stark comprova que aquela conversa aconteceu após Guerra Civil, pois Peter pergunta se vai ficar com o traje.
Assim como o momento em que Peter está na escola assistindo sua performance na batalha do Aeroporto.
Então o filme acontece em paralelo com Guerra Civil e após o final de Guerra Civil.
O clima em Homem-Aranha – De Volta ao lar
Ainda falando sobre a ligação com o Universo Marvel, podemos ver tanto por algumas cenas, quanto por alguns diálogos que haverá um relação entre a situação dos EUA em relação ao acontecido em Vingadores.
Os ladrões perceberam que deviam mudar e isso é consequências direta do resultado da invasão que vimos no filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra.
As armas usadas para roubar bancos, com certeza tem tecnologia Chitauri, aquela raça alienígena vista em Vingadores.
Isso faz sentido e deixa o mundo cada vez mais coeso. A Marvel te coloca dentro do Marvelverse, deixando tudo muito familiar.
O próprio Adrian Toomes (Michael Keaton) diz:
O mundo está mudando rapazes, está na hora de mudarmos também.
Com um mundo cheio de super-heróis, os ladrões comuns precisam se tornar super-criminosos e é aqui que Shocker, Abutre e Consertador entram.
Sim, um dos vilões desse filme é o Consertador e falarei dele logo abaixo.
Os vilões
Teremos 3 vilões em Homem-Aranha – De Volta ao Lar. Eu sempre me preocupo quando o número de vilões é alto. É só lembrarmos de Homem-Aranha 3 (2007) onde tivemos Homem-Areia, Venom e Duende-Verde filho.
Lembrando que Batman Eternamente teve 3 vilões também: Hera Venenosa, Bane e Mr. Freeze.
Filmes com muitos vilões tendem a deixar ao menos um deles um relegado, deixado de lado.
Porém, em Homem-Aranha – De Volta ao Lar a diferença é que cada um deles se completam, sendo que Abutre e Shocker necessitam do Consertador e vice-e-versa.
Apenas o Abutre é um vilão clássico de peso.
Ainda que o Consertador tenha dado muito trabalho para o herói na década de 60, ele passou a ficar no limbo editorial e voltou, sem muita força, décadas depois.
O Shocker, bem… O Shocker é bem parecido com o Ardiloso ou o Homem-Hídrico. São vilões de segundo escalão, sempre aproveitado em conjunto com outros heróis.
Vamos falar um pouco sobre cada um.
Abutre
Primeira aparição – Amazing Spiderman 02 (1963)
O Abutre é o segundo inimigo do Aranha a aparecer em uma HQ.
Adrian Toomes é um senhor de sessenta anos, inventor eletrônico que desenvolve um aparelho eletromagnético que permite que ele voe.
Com essa invenção ele decide se enveredar pelo mundo do crime. O Abutre deu muito trabalho para o Homem-Aranha no decorrer dos anos e até foi abordado por um bom tempo como alguém buscando um modo de se rejuvenescer.
As lutas entre eles sempre eram bonitas de se ver, pois aconteciam no alto dos prédios, em topos de edifícios, o que causava uma certa dificuldade do Aranha em conseguir pegá-lo.
Shocker
Primeira Aparição – Amazing Spiderman 46 (1967).
Herman Schultz, depois cumprir várias penas por assalto a bancos, ele constrói uma roupa especial amarela com listras, equipada com punhos de energia (luvas especiais chamadas de “vibro-choque”).
Esses punhos emitem poderosas ondas de choque.
Com essa arma ele consegue rapidamente abrir cofres e danificar várias estruturas.
Bem, ambos vilões construíram suas próprias roupas que conferiam-lhes poderes.
Os poderes de Shocker foram abordados de várias formas.
Existe uma história interessante, que foi publicada em 1999 na edição O Homem-Aranha 193 (Spiderman 85), em que o Shocker retorna e parece ter aprendido a usar sua roupa de uma maneira excepcional, tornando as coisas bem difíceis para o Homem-Aranha. Lembro que Peter estava gripado, e isso estava atrapalhando o uso de seus poderes.
Porém, em Homem-Aranha – De Volta ao Lar, teremos alguém especial para construir tais armas (e as armas dos assaltantes de caixa eletrônico). Alguém cuja função é criar armas para vilões.
Estamos falando dele, do Consertador.
Consertador
Primeira aparição – Amazing Spiderman 02 (1963).
Seu nome é Phineas Mason. Um gênio criminoso que utiliza seu intelecto para criar armas que vende a outros criminosos.
Mesmo com essa aparência, o próprio Homem-Aranha diz:
Ele parece tão inofensivo… Mas, ainda assim, o Consertador é uma das maiores ameaças que já enfrentei!
Eu falo com certa empolgação do Consertador pois eu tinha uma HQ que lia sempre.
Era Homem-Aranha 154 “A Invasão dos Esmaga-Aranhas”. Eram robôs feitos para derrotarem o Homem-Aranha, e quem havia construído essas máquinas era o Consertador.
Abutre nostálgico
Dos três vilões, apenas o Abutre mantém um pouco da nostalgia daquela época, apesar da armadura tecnológica (que faz todo sentido dentro da trama).
A “penugem” ao redor do pescoço foi mantida, e essa é a imagem mais bonita do vilão que vi até o momento.
Acredito que teremos ótimos vilões para pre[arar um cenário interessante para o desenvolvimento de Peter Parker e Homem-Aranha. Vilões clássicos, com uma nova roupagem e uma nova abordagem.
Porém, para enfrentar tais vilões, qual Homem-Aranha veremos nas telas?
Qual versão do Homem-Aranha teremos no cinema?
Recentemente eu falei na página do FB do Drunkwookie que:
Cheguei a conclusão teremos 55% do Homem_Aranha/Peter Parker do Universo Ultimate, 40% Homem-Aranha/Milo Morales do Universo Ultimate, e uns 5% do Homem-Aranha/Peter Parker clássico!
Disse isso porque vendo os trailers é possível perceber o que eles querem mostrar. Querem trazer para as telas um Homem-Aranha capaz de reunir tudo o que vimos de interessante até agora, nesses mais de 50 anos de existência do herói.
São mais de 50 anos do Homem-Aranha original, mais de 15 anos do Homem-Aranha do Universo Ultimate e quase 5 anos do novo Homem-Aranha (Milo Morales) do Universo Ultimate.
Percebam que diversas gerações acompanham o Homem-Aranha, mas cada geração tem um Homem-Aranha diferente como referência.
Eu acompanho os 3, desde que comecei a ler quadrinhos, então os três são referenciais para mim, quando falo sobre Homem-Aranha.
Porém, para meu primo de 10 anos, por exemplo, Milo Morales e Peter Parker Ultimate é uma referência forte quando ele fala de Homem-Aranha. Até mesmo a SHIELD é uma figura presente para ele, por ser sempre abordada nos desenhos.
Então, com essa grande gama de um mesmo personagem, a Marvel aproveitará esse alcance e nos trará uma amalgama de tudo o que é bom.
E se você ainda não concorda que Peter Parker deixou de ser aquele Peter Parker nerd dos anos 50, e que o Homem-Aranha só pode ser aquele que você conheceu na década de 90, convido-o a abrir um pouco sua mente e aumentar seu espectro de conhecimento.
Todo novo universo da Marvel foi pautado em elementos tanto do Universo normal (Marvel 616) quanto no Universo Ultimate (Marvel 1610). Olharmos para os Vingadores e não lembrar dos Supremos é impossível, por exemplo.
Idade
Em Homem-Aranha – De Volta ao Lar, teremos um Peter Parker muito novo.
O mais novo de todos. Algo entre a idade de Milo Morales (13 anos) o atual Homem-Aranha do “extinto-após-dezembro-de-2016” Universo Ultimate e a idade de Peter Parker (15 anos) quando iniciou sua carreira heróica.
O clima escolar estará muito mais presente dessa vez e podemos ver que há vários personagens ali inseridos, sejam eles clássicos, sejam eles novos.
Amigos
A garota da direita é Liz Allen, o primeiro interesse romântico de Peter Parker. Ela apareceu em Amazing Fantasy 15 (1963), a edição de estreia do Homem-Aranha.
A garotinha do meio me lembra muito Gwen Stacy. Seus cabelos loiros, e sua faixa na cabeça clássica, substituída aqui por um arquinho.
Ela pareceu nos quadrinhos em Amazing Spiderman 31 (1965), e teve grande papel na vida do Homem-Aranha.
A garota da esquerda eu não faço ideia de quem poderia ser. Seria Mary Jane? não.
Porém, Mary Jane está no trailer, pelo menos essa é minha aposta.
Dizem que seu nome é Michele, mas eu ainda aposto que ela será MJ e será abordada nos próximos filmes do Homem-Aranha.
Saindo dos clássicos personagens, temos Ganke!
Ganke é um personagem adorável, melhor amigo de Milo Morales. Se nos quadrinhos temos dezenas de momentos hilários, teremos também no filme.
Peter não será um garoto solitário e nem terá amigos sociopatas como Harry. um clima mais jovem e mais divertido permeará a vida de Peter sem o uniforme e isso é bem-vindo.
Uniforme. Dos elementos clássicos e da origem bem atual
Quando o homem-Aranha surgiu e Guerra Civil, sua máscara com olhos que abrem e fecham foi ovacionado pelos antigos fãs, lembrando da fase clássica de Steve Ditko.
O uniforme todo traz elementos clássicos, como a pequena aranha no peito.
Traz também a aranha-sinal, que vimos na cena pós-crédito de Capitão América – Guerra Civil.
E agora, as web-pits que fizeram parte do uniforme original lá no início da década de 60.
Se temos muitos elementos antigos no uniforme de Peter, o modo como ele o recebe é bem diferente da origem da década de 60.
Milo Morales chega a receber um novo uniforme entregue pela SHIELD, com lançadores de teia com o logo bem bonito. Ele é entregue por Jessica Drew, a Mulher-Aranha (que é agente da SHILED).
O filme trouxe algo no meio do caminho. Ao invés da SHIELD, foi Tony Stark quem deu o uniforme ao garoto para lutar na Guerra Civil.
Lembrando Tony Stark já fez um uniforme para o Homem-Aranha nos Quadrinhos.
Acho que faz todo o sentido, tanto por questões lógicas (como um garoto de 13 anos faria tudo isso) e também tem tudo a ver com o filme.
Se estamos falando de vilões buscando a ajuda de um especialista (O Consertador) em armas para criar seus uniformes e ferramentas para o crime, faz sentido alguém criar a roupa de Peter.
Se bem que acho que as web-pits foram feitas pelo próprio Peter.
Trama
Como já falei por todo post, veremos assaltantes que entenderam que era necessário mudarem seus métodos. Com uma cidade cheia de heróis, era o momento de se tronarem supervilões. Um desenvolvimento bem pé-no-chão que vimos (de forma mal feita) em Luke Cage.
Acredito que com o fim dos Vingadores, a cidade acabou ficando desprotegida. Tony pede para o garoto ficar longe do cara que voa, e é aqui que temos a situação perfeita para nosso herói se colocar à prova.
Um menino com um uniforme sensacional, que precisa provar ser digno de respeito.
Acho que não precisamos de mais nada para termos um ótimo filme. E se ainda assim, for necessário, as referências abaixo fecha com chave de ouro a alta esxpectativa que estou criando!
Referências e a amalgama entre o antigo e o novo
Agora vou mostrar alguma referências e cenas que parecem ter sido tiradas diretamente dos quadrinhos.
Quando Ganke descobre que Milo Morales é o Homem-Aranha.
O Uniforme sendo entregue em uma mala.
Um assalto à uma loja de conveniência em Homem-Aranha Ultimate e os assaltantes usam máscaras de super-heróis para se esconderem.
E as cenas típicas de quadrinhos, mostrando Homem de Ferro e Homem-Aranha juntos!
Conclusão
Por todo o trailer vemos cenas tiradas dos quadrinhos, vemos ideias sendo aproveitadas de antigos roteiros.
É impossível achar que esse filme não respeitará o cânone do personagem ou não tem uma estreita relação com a essência do personagem.
Acredito que basta cada um saber o que se entende por essência, para si próprio.
Essência é o que vimos nos anos 60 ou o que vimos por toda a cronologia e percurso do herói até os dias de hoje?
Acerta a Marvel e Sony em contemplar toda trajetória do herói até aqui, e apresentar para os fãs de todas idades um pouco do Homem-Aranha que ele conhece.
O trailer me animou, as referências também! Sinto que teremos um ótimo filme do meu herói favorito!
E que venha 2017!