O que esperar de “The Last Kingdom”?

tlk_firstimage

Nortúmbria, 866-867 d.C.

Meu nome é Uhtred. Sou filho de Uhtred, que era filho de Uhtred, cujo pai também se chamava Uhtred. O escrivão do meu pai, um padre chamado Beocca, o escrevia Utred. […] algumas vezes pego os velhos pergaminhos no baú de madeira e vejo o nome grafado como Uhtred, Utred, Ughtred ou Ootred. Olho esses pergaminhos que são documentos dizendo que Uhtred, filho de Uhtred, é o único e legítimo dono das terras cuidadosamente marcadas por pedras e diques, por carvalhos e freixos, por pântano e mar, e sonho com aquelas terras ermas batidas pelas ondas, sob o céu empurrado pelo vento. Sonho e sei que um dia tomarei as terras de volta daqueles que as roubaram de mim. O Último Reino – As Crônicas Saxônicas

É assim que inicia o primeiro livro da grande saga, conhecida por As Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. E possivelmente será assim que a série se iniciará.

O DESTINO É INEXORÁVEL!

Estou aqui pois a ansiedade é tanta que quis compartilhar com vocês o que estou esperando de The Last Kingdom.

Os livros

IMG_5710-1024x768

Em 2006, quando li O Último Reino, a primeira coisa que imaginei foi: Como seria uma série disso?

Série? Sim.

Na época já existia uma série baseada nos livros As Aventuras de Sharpe de Bernard Cornwell. O protagonista era ninguém menos que Sean Bean, nosso amado Ned Stark. A série é antiga (1993 – 2005) e fez um certo sucesso no Reino Unido.

Então, nada mais justo do que querer uma série de As Crônicas Saxônicas. Porém, demorou um pouco para o sonho ser realizado.

last-kingdom-updated-pics

Quase 10 anos se passaram e hoje, 10 de Outubro de 2015, eu aguardo ansiosamente o primeiro episódio de The Last Kingdom.

Se você ainda não conhece a história e quer saber um pouco mais sobre ela, convido vocês a lerem meu post que fala sobre os livros de As Crônicas Saxônicas.

Ali, falo especificamente sobre essa (e outras também) obra literária de Bernard Cornwell, pelas quais sou apaixonado.

Hoje eu quero conversar sobre a série. Mais especificamente sobre o que podemos esperar dela.

The Last Kingdom

BBC AMERICA

08 episódios

Aproximadamente 60 minutos (cada)

2015

Sinopse

The Last Kingdom (O Último Reino), em resumo, abordará as invasões vikings ao território conhecido hoje, por Inglaterra.

A história  nos mostrará o avanço dinamarquês por todo território inglês chegando até Wessex, o único reino que resiste (a duras penas) aos ataques. Graças a Alfredo, Wessex parece manter coesão suficiente para resistir ao domínio completo dos dinamarqueses.

E no meio disso tudo, acompanharemos Uhtred, que busca acima de tudo reconquistar a fortaleza de Bebbanburg, que é sua por direito de sangue.

Uma história da Inglaterra

Captura-de-Tela-2015-09-02-às-23.55.44

Nos trailer disponibilizados pela BBC vimos paredes de escudos, vikings gritando, batalhas e mais batalhas. Poderíamos supor que seria uma série sobre vikings.

Porém, quem espera uma outra série sobre vikings, talvez se decepcione. Acredito que Last Kingdom mostrará a história de surgimento da Inglaterra. A história de como reinos divididos  foram unidos e passaram a ser chamados de Inglatrra.

E de que forma contar uma história dessa? Da melhor forma possível. Da forma Cornwell de fazer história.

Uhtred, filho de Uhtred

TLK_101_29

 O protagonista da história é  o jovem Uhtred. Um garoto nobre que perde o pai em uma das incursões viking e é levado (sequestrado) e criado por Ragnar, um dinamarquês.

Será por intermédio dele que veremos os dois lados da história. O lado dos saxões (os habitantes da Inglaterra naquela época) e o lado dos dinamarqueses. Esse é o diferencial da série.

Saxões, Dinamarqueses e o fio condutor da trama

Nos livros, Bernard Cornwell acertou em cheio ao criar Uhtred no meio de tudo isso. O desenvolvimento dele, por toda As Crônicas Saxônicas, é magistral. Ora estamos torcendo pelos saxões, ora pelos dinamarqueses. Os olhos de Uhtred são os nossos olhos. É a partir dele que vamos formar nossa opinião.

É difícil escolher um lado, quando estamos dos dois. Quando entendemos ambas convicções, quando entendemos ambos anseios.

Se, no livro, conseguimos entrar na história de forma natural e orgânica, acredito que na série essa “imersão” poderá ser ainda mais profunda.

E é isso que espero da série. Olhar tudo pela visão de Uhtred. Seja pelo lado saxão, seja pelo lado dinamarquês.

Selo BBC de Qualidade

TLK_101_37

Eu sou fã de algumas séries da BBC. Doctor Who e Sherlock são duas das séries que acompanho com maior fervor.

Por isso, tenho total confiança na qualidade da série.  Veremos ótimos figurinos, lindas ambientações e principalmente, sensacionais atuações. Disso tenho certeza.

Claro que não podemos esperar algo do nível Game of Thrones, pois estamos falando de um outro tipo de orçamento que, talvez, não seja alto suficiente para suprir toda produção.

Personagens

O que seria de uma série sem bons personagens?

Aqui você verá ótimos personagens. Há aqueles que amamos muito e muitos que amamos odiar. não vou falar de todos, mas alguns merecem destaque:

Ravn

TLK_101_3

— Falo sua língua, a língua dos britânicos, a dos wends, a dos frísios e a dos francos. Agora a linguagem é meu trabalho, garoto, porque me tornei um skald.

— Skald?

— Um bardo, é como você me chamaria. Um poeta, tecelão de sonhos, um homem que cria glória a partir do nada e espanta os outros com essa criação. E agora meu trabalho é contar a história deste dia de tal modo que os homens jamais esqueçam nossos grandes feitos. O Ultimo Reino – As Crônicas Saxônicas

 O skald é um dos personagens que mais gostei em As Crônicas Saxônicas. Através dele, aprenderemos bastante sobre a cultura nórdica.

A relação dele com Uhtred é bem divertida.

Ubba

TLK_101_5

Nunca, dissera Ravn, nunca lute contra Ubba. O Último Reino – As Crônicas de Gelo e Fogo

Amo odiá-lo. Um guerreiro excepcional  que faz você sentir uma raiva crescente. Talvez pelo fato dele ser um dos antagonistas de Uhtred que me irritei tanto.

Recentemente, estava lendo O Trono Vazio (o oitavo livro da série) e quando ele foi citado, eu ri. Ainda tinha raiva dele. Esse é um persoangem que vale a pena acompanhar e odiar.

Brida

TLK-Characters-Brida

Foi então que vi Brida pela primeira vez. Era da minha idade, tinha cabelos pretos, magra como um graveto, com grandes olhos escuros e um espírito selvagem como um falcão na primavera. […] Ragnar estava rindo, mas por fim puxou a menina e, como adorava todo mundo que tivesse espírito, deu-a a mim.

— Mantenha a garota em segurança — disse ele […].

Foi o que fiz. O Ultimo Reino – As Crônicas Saxônicas

Brida é uma personagem fantástica e é muito interessante ver o desenvolvimento dessa personagem.

De todas mulheres da série, ela, Stiorra e Æthelflaed são as que mais me fascinaram.

Ragnar, pai

TLK_101_43_nobug

Ele podia ser chamado de jarl Ragnar, earl Ragnar, mas tinha enorme popularidade, era um brincalhão e lutador que rompia o medo como se fosse uma teia de aranha. o Último Reino – Cônicas Saxônicas

O que falar de Ragnar?

Eu não consigo falar sobre ele, sem cercá-lo de elogios. Vocês verão ele na série e saberão que estou dizendo.

Parede de Escudos

parede-de-escudos-the-last-kingdom-bbc

 Aquele júbilo, aquela loucura. Os deuses deviam sentir-se assim em todos os momentos durante todos os dias. É como se o mundo ficasse mais lento. Você vê o atacante, vê que ele está gritando, mas não ouve nada, e sabe o que ele fará, e todos os movimentos dele são muito lentos e os seus são muito rápidos, e nesse instante você não pode fazer nada errado, você viverá para sempre e seu nome será gravado no céu numa glória de fogo branco porque você é o deus da batalha. As Crônicas Saxônicas – Morte dos Reis, página 360

Na minha opinião, nas obras de Cornwell, parede de escudos é praticamente um personagem!

Estou certo que muitos dos leitores do blog concordarão comigo: Preciso ver uma parede de escudos!

As descrições de Bernard Cornwell desde A Trilogia de Artur são resposáveis pela minha paixão pela era Medieval.

TLK_101_15

E hoje poderemos ver a parede de escudos narrada por Cornwell! Pelas imagens já divulgadas, será tudo aquilo que o escritor inglês nos disse!

Eu não vejo a hora de assistir! (Ok, talvez ela não apareça no primeiro episódio… mas não custa torcer).

Ritmo da série. Ritmo dos livros

TLK_101_12

Quem leu os livros, assim como eu, espera um desenvolvimento cadenciado da história. Porém, soube que o ritmo da série será acelerado em alguns momentos, e mais devagar em outros. Serão abordados 2 livros por temporada, sendo assim temos pelo menos 5 temporada à vista.

TLK_101_4

Bem, The Last Kingdom promete ser uma ótima série. tanto para aqueles que leram a obra literária de Bernard Cornwell, quanto para aqueles que gostam de séries de qualidade.

Agora é esperar!

Para quem quiser comprar os livros, tem uma promoção sensacional no Submarino. A coleção com os 09 livros já publicados no Brasil!

para comprar, clique aqui

3 Comentário

  1. Jobson Jobson
    11 de outubro de 2015    

    É meu amigo, estamos aqui na maior expectativa!!! Espero muito desta série, pois como vc disse, vindo da BBC, temos certeza da qualidade. Agora é só esperar e curtir!!!
    Um grande abraço!!!!

  2. Guilherme Natan Guilherme Natan
    31 de outubro de 2015    

    Drunk começei à ler os livros de B. Cornwell depois que li às suas resenhas sobre os livros dele, agradeço por me recomendar. Gosto muito do Uhtred e da maioria das personagens femininas (elas são muito fortes e inteligêntes, vivendo numa época em quê mulheres eram somente para fazer filhos e como moedas de troca).

  3. Amanda Amanda
    2 de novembro de 2015    

    Adorei essa pagina, encontrei por acaso, estava querendo saber um pouco mais sobre a Brida e seu relacionamento com Uhtred….Amo histórias sobre os Vikings, me fascinam!!!! Parabéns!!! Se puder falar um pouco sobre eles agradeço, rsrs.
    Um abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Madrinha/Padrinho do Drunkwookie

Veja o projeto no Padrim, colabore e concorra aos sorteios

Assine "Newsletter Drunkwookie"

Receba as publicações do blog, direto no e-mail!

Parceiros

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons