O que esperar de “As Portas de Pedra”? – Parte II

Essa é a segunda parte da série de post O que esperar de A Crônica do Matador do Rei?

Se você não leu o post anterior, clique no link abaixo:

Teorias Parte I – A Crônica do Matador do Rei

Mas antes de qualquer coisa…se você ainda não leu e não tem O Nome do Vento e O Temor do Sábio… Compre seu livro clicando nas imagens abaixo.

2846044

 

22996307

Depois volte aqui para ler a teoria, por que não quero estragar sua leitura.

e agora vamos para a teoria…

IMG_4241-300x300

No post anterior eu falei um pouco sobre a teoria em relação as Portas de Pedras e a Família Lackless e muitas dúvidas surgirão e algumas coisas ficaram em aberto, eu sei.

Mas hoje não amarrarei essas pontas soltas. Falarei sobre outro assunto, e no final, ao concluir minhas suposições, tenho certeza que chegaremos próximo ao Chandriano.

Nessse post, decidi falar sobre um personagem bem diferente.

through_the_winter_by_ssglushakov-d5fxvsc

Acho que se descobrirmos realmente quem ele é, por onde ele passa, quais são suas motivações, encontraremos um personagem que está a serviço do Chandriano.

O personagem que vou abordar hoje é o misterioso mecenas de Denna.

Primeiro vou destacar as características mais marcantes dele, acho importante para que possamos individualiza-lo corretamente.

A marca registrada dele, que podemos perceber tanto em O Nome do Vento e em o Temor do Sábio é a importância que ele dá para sua privacidade.

Privacidade

Até agora, não sabemos quem é o misterioso Mecenas de Denna.

Desde o início, quando ela contou a Kvothe ter encontrado um mecenas, Denna deixou claro que ele era um homem que gostava de privacidade, acima de tudo.

Então, a trama do livro se desenrola de tal forma, que pouco sabemos sobre esse personagem. E passamos a ter apenas alguns vislumbres de seu jeito, de suas características, e de suas motivações.

― …um cavalheiro mais velho se apresentou a mim. Conversamos, travamos  conhecimento um com o outro… ― disse ela, encolhendo os ombros e me olhando de lado, quase envergonhada. ― Tenho me encontrado com ele desde então. Se tudo continuar a correr bem, acho que ele será meu mecenas antes do fim do ano. 

― É mesmo? ― comentei, sentindo-me borrifado pelo alívio como se fosse água fria. ― Isso é maravilhoso, e já não é sem tempo. Quem é ele?

Denna abanou a cabeça, fazendo o cabelo escuro cair em volta do rosto.

Não posso dizer. Ele é obcecado com a sua privacidade. Não quis me dizer seu nome verdadeiro por mais de uma onzena. Até hoje não sei se o nome que me deu é real.  O Nome do Vento, capítulo 72 – Mordzulmo

Essa é a primeira menção sobre e ele, e há várias outras passagens em que Kvothe continua perguntando a Denna algumas informações sobre seu mecenas, mas sem sucesso.

Não repetir todas essas passagens, mas só por aqui já percebemos que ele quer manter sua identidade em sigilo.

E aí vem algo que aprendi lendo As Crônicas de Gelo e Fogo. Se o autor quer criar um mistério para o leitor, é claro que deverá haver um clímax quando o mistério for revelado. E para que esse clímax tenha algum impacto, o personagem misterioso deve ter aparecido na trama.

Sendo assim… o tal mecenas já apareceu.

Para chegarmos até ele, eu procurei destacar as caraterísticas e detalhes dele e encontrar algum personagem que tem as mesmas características.

Mas antes de falar das caraterísticas físicas e sociais, eu queria falar de uma coisa importante.

A forma violenta do mecenas de Denna

Denna já confidenciou a Kvothe que apanhou de seu mecenas e em algumas passagens em  que apareceu machucada atribuiu os ferimentos a uma queda qualquer.

Como é normal pessoas que sofrem violência e não tem coragem de assumir.

Um momento em que tenho extrema dó de Denna é quando ela quer confirmar se Kvothe bateria nela.

Ela se agitou no sono:
― Sei que você não estava falando sério ― disse com clareza.
― Falando sério sobre quê? ― indaguei, baixinho. A voz dela estava diferente,  não mais sonhadora e cansada. Perguntei-me se estaria falando enquanto dormia.
― Naquela hora. Você disse que me daria um murro e me obrigaria a comer o carvão. Você nunca me bateria ― afirmou, virando um pouco a cabeça. ― Não bateria, não é? Nem se fosse para meu próprio bem… O Nome do Vento, Capitulo 79 – Conversa Sedutora

Bem… Com essa atitude de Denna, podemos ver que seu mecenas não é um homem bom. A sugestão de que ele bate nela não para por aqui. Há relatos mais diretos ao longo da história.

― Ele não fez aquilo a troco de nada. Certificou-se de que era mesmo o que eu queria. Eu sabia que não pareceria convincente se eu mesma o fizesse. Ele se assegurou de que eu queria que fosse ele. Fez eu lhe pedir para me bater. Só para ter certeza. E ele tinha razão ― prosseguiu, sem se mexer enquanto falava.

― Mesmo assim, acharam que eu tivera alguma coisa a ver com aquilo. Se ele não houvesse me batido, tal vez agora eu estivesse na cadeia. Eles me enforcariam.

Meu estômago revirou-se, produzindo ácido. O Nome do Vento, capítulo 79 – Conversa Sedutora

E novamente os dois voltam nesse assunto, em O Temor do Sábio, e Denna deixa escapar mais um incidente.

– Denna, ele bateu em você a ponto de deixá-la desacordada.
Ela ficou muito quieta.
Não – protestou. Sua mão correu para a mancha já esmaecida no rosto. 

– Não bateu, não. Eu lhe disse. Eu caí quando estava cavalgando. O idiota do cavalo não sabia diferenciar um graveto de uma cobra.

Estou falando do outono passado, em Trebon – insisti, meneando a cabeça. O Temor do Sábio, capitulo 64 – Fuga

Bem, até agora temos um homem que procura sempre se manter oculto e tem um prazer mórbido em violência.

Com essas características apenas, eu não consegui chegar a nenhuma conclusão. Se eu tivesse que escolher, apenas com essas informações, eu diria que o mecenas de Denna é o pai de Ambrose. Mas muita coisa não se encaixa.

Acontece que há muitas outras informações sobre o mecenas, espalhadas pelo livro, levam a crer que é outro personagem.

IMG_3063

Um homem que está bem próximo de Kvothe.

Características do mecenas de Denna

Continuando a busca por mais evidências, tentei separar todos os momentos em que temos a descrição física do mecenas e informações sobre o lugar onde ele se relaciona, e as pessoas com quem ele se relaciona.

― Ela não é mesmo o tipo de garota que passe muito tempo sozinha… ― disse, lançando um olhar simpático. ― Dispensou alguns, mas acabou saindo com um sujeito. Acho que não estava realmente com ele, se você entende o que quero dizer. Ela anda procurando um mecenas, e esse sujeito tinha aquele tipo de aparência. Cabelos brancos, rico, você conhece o tipo. O Nome do Vento, capitulo 66 – Volátil

Então o mecenas é um homem de meia idade e rico.

Há uma passagem em que Denna está com Kvothe e ela cita que seu mecenas tem negócios com o Maer.

Sendo assim ele é do círculo de amigos do Maer. Faz parte da Corte de Alveron.

– A verdade é que tenho certa desconfiança de que a música é para o próprio Alveron. O Mestre Freixo deixou implícito que tem negócios com o maer. – Deu um sorriso malicioso e acrescentou: – Quem sabe? Circulando nas rodas em que circula, talvez você já tenha conhecido o meu mecenas sem nem saber disso.  O Temor do Sábio, capitulo 73 – Sangue e Tinta

As informações vão se tornando cada maiores, e conseguimos diminuir o número de “suspeitos”.

Será que Kvothe já o viu? Isso foi um dos motivos que eu comecei a procurar as pessoas que se relacionaram com Kvothe.

Há mais uma informação sobre ele que aprece bem jogada ou sem muita importância, mas é uma evidencia interessante de ser citada.

– O que você pode me dizer sobre ele?
Denna bateu com um dedo nos lábios, pensativa.
Ele dança surpreendentemente bem. Acho que isso eu posso dizer, sem nenhuma traição. É muito gracioso – continuou e riu da expressão que fiz. O Temor do Sábio, capitulo 64 – Fuga.

 Enfim… essas foram as informações que eu consegui colher sobre o mecenas de Denna e cheguei a uma conclusão.

E só cheguei nessa conclusão quando li o capítulo em que Kvothe conversa com Chtaeh, a “árvore-spoiler”.

Ele bate nela, sabe? O mecenas. Não o tempo todo, mas com frequência. Às vezes, numa explosão de raiva, mas é quase sempre um jogo para ele. Até onde pode ir sem que ela chore? Até onde pode forçar a mão antes que ela tente partir e seja preciso seduzi-la de novo?

Há dois dias – prosseguiu –, ele usou a bengala. Essa foi novidade.

Essas duas informações foram extremamente importantes.

A bengala e o jogo.

Bem… então quem seria rico, influente, faria parte do círculo de amigos do maer, tem cabelos brancos, dança bem, gosta de jogos e usa bengala?

Chegamos a um homem. Bredon.

Bredon

O homem que visita regularmente Kvothe em seus aposentos na casa do Maer, em Severen.

Lembram dele?

CONHECI BREDON NO MEU quarto dia em Severen. Era cedo, mas eu já andava de um lado para outro em meus aposentos, quase louco de tédio. Fizera o meu desjejum e ainda faltavam horas para o almoço. O Temor do Sábio, capítulo 57 – Um Punhado de Ferro

Percebam as evidências…

Por isso, foi uma grande surpresa deparar com aquele cavalheiro mais velho, parado do lado de fora do quarto. Obviamente um nobre, mas não anunciado nem convidado.

– Pode me chamar de Bredon – disse ele, fitando-me nos olhos. – Sabe jogar tak? O Temor do Sábio, capítulo 57 – Um Punhado de Ferro

Bredon é um nobre de Vintas, e ao que tudo indica tem uma grande influência na corte.

E mais informações tornam a teoria mais crível.

Bredon era mais velho. De modo algum chegava a ser idoso, mas o que considero idade de avô. Suas cores nada tinham de cores, eram mero cinza como freixo e negro como carvão. O cabelo e a barba eram de um branco puro, cortados no mesmo comprimento, criando uma moldura para o rosto. Sentado ali, espiando-me com seus vivos olhos castanhos, ele me lembrou uma coruja. O Temor do Sábio, capítulo 57 – Um Punhado de Ferro

 E…

Tornou a me olhar diretamente nos olhos. – Agora tenho gostos mais simples. Viajo. Gosto de vinhos e de conversar com pessoas interessantes. Estou aprendendo a dançarO Temor do Sábio, capítulo 57 – Um Punhado de Ferro

As viagens de Bredon dão força aos vários lugares que ele encontrou-se com Denna em Trebon e Severen. E ele dizer que está aprendendo a dançar, e Denna diz que ele dança bem, é uma informação muito sutil que tenho certeza que Pat Rothfuss quis deixar plantada.

Bredon baixou o queixo e deu um risinho gutural, lembrando ainda mais uma coruja que de hábito.

– Posso imaginar – disse, segurando o anel de prata. – Isto aqui conta uma história e tanto. Mas esse… – apontou com a bengala para o anel branco – esse é uma coisa completamente diferente… O Temor do Sábio, capitulo 65 – Um Belo Jogo

Então temos a confirmação dos cabelos, sabemos que ele é rico e poderoso, tem acesso a corte do Maer Alveron, dança e usa bengala.

Mas o mais interessante é o modo como ele fala. Tudo parece um jogo. Esse é um personagem que dará trabalho para Kvothe. Ele tem um modo intrigante de falar e de mostrar que está a todo momento jogando.

 Deu outro sorriso caloroso e bateu com o nó de um dos dedos no tabuleiro.

– Também nisso há certa verdade – disse Bredon, enquanto começava a dispor as pedras. Seus olhos castanhos e curiosos tornaram a sorrir para mim. – Ah, sim, creio que vou me divertir bastante jogando com você. O Temor do Sábio, capítulo 57, Um Punhado de Ferro

Quais os objetivos de Bredon, o Mecenas de Denna?

Denna_by_minigatsuga_chan-d3h4ucm

– Ele não é apenas sigiloso, Denna – protestei. – Pelo modo como você o descreveu, eu diria que é paranoico ou está metido em negócios escusos. O temor do Sábio, capítulo 64 – Fuga

Eu acredito que ele trabalhe para o Chandriano.

Lembram que Denna tocou em um casamento, e logo depois que seu mecenas apareceu,  o Chandriano apareceu e acabou com tudo?

― Ele é a razão de eu estar aqui. Disse-me para aparecer nesse casamento. É muito mais rural do que eu esperava, mas… ― Tornou a dar de ombros, num comentário silencioso sobre os desejos inexplicáveis da nobreza. ― Eu esperava que meu futuro mecenas estivesse presente…

[…] ― Toquei antes da cerimônia de casamento e voltei a tocar quando eles se preparavam para a ceia. Fiquei esperando que o meu… ― interrompeu-se, com um sorriso pálido ― …que Mestre Freixo aparecesse.

[…]

― Ele tem um jeito de fazer sinais. De me deixar saber que está perto. Pedi licença e o encontrei perto do celeiro. Fomos andar um pouco pelo bosque e ele me fez perguntas. Quem estava presente, quantos eram, que aparência tinham.

[…]

Denna encolheu os ombros:
― Passeamos por cerca de meia hora, conversando. Depois ele ouviu alguma coisa e me disse para esperá-lo. Saiu em direção à casa da fazenda e ficou muito tempo ausente.

[…]

― Enfim, achei que tinha ouvido gritos e voltei andando para a fazenda. Quando saí de trás de uma penha, decididamente ouvi uma gritaria. Então cheguei mais perto e senti cheiro de fumaça. E vi a luz do fogo por entre as árvores…

― E de que cor era o fogo? ― perguntei, com a boca meio cheia de maçã. Denna me lançou um olhar incisivo, com a expressão subitamente desconfiada. ― Por que você está me perguntando isso?

[…]

― E o fogo?

Ela hesitou.

― Azul.

O Nome do Vento, capítulo 71 – Estranha Atração

Viram? Ele está a trabalho do Chandriano.

Ele colocou Denna naquele casamento para que pudesse lhe dizer exatamente quem eram as pessoas que estavam ali, depois a deixou, e provavelmente avisou o Chandriano, que apareceu e chacinou toda a família. 

 

A Música de Denna

Denna

Outro fato interessante que comprova mais uma vez o interesse ou contato dele com o Chandriano é a música que ele ajudou Denna a compor.

– Tive de montá-la com base em uma centena de pequenos fragmentos – explicou, com um gesto conciliador. – Eu e o meu mecenas, devo dizer. Ele ajudou.

Essa música culminou na briga de Denna e Kvothe por que ambos tinham visões diferentes sobre a música.

Denna teve acesso e ajuda de seu mecenas, e o produto final cita Lanre como um herói injustiçado…

– Encontrei uma versão da história num livro antigo, quando fazia uma pesquisa genealógica para o meu mecenas. Quase ninguém se lembra dela, o que a torna perfeita para uma música.

… uma versão bem diferente daquela que Kvothe ouve em Tarbean.

Mas, antes que 10 versos lhe saíssem dos lábios, fiquei pasmo por outras razões. Denna cantava a história da queda de Myr Tariniel. Da traição de Lanre. Era a história que eu ouvira de Skarpi, em Tarbean.

Mas a versão de Denna era diferente. Em sua canção, Lanre era pintado em cores trágicas, era um herói injustiçado. As palavras de Selitos eram cruéis e contundentes; e Myr Tariniel, um labirinto humano que mais mere- cia a fogueira da purificação. Lanre não era um traidor, mas um herói vencido. o Temor do Sábio, capítulo 73- Sangue e Tinta

Essa versão mostra Lanre como um bom homem… e quem mais teria intenção em mostra Lanre como um herói?

Pessoas que acreditem na causa do Chandriano e o próprio Chandriano.  Uma vez que Lanre é o próprio Haliax.

Já não sou o Lanre que conheceste. A mim pertence um novo e terrível nome. Sou Haliax, e nenhuma porta é capaz de barrar minha passagem. Está tudo perdido para mim: nem Lyra, nem a doce fuga do sono, nem o abençoado esquecimento; até a loucura foge ao meu alcance. A própria morte é uma porta aberta para meu poder. Não há como escapar. O Nome do Vento, capítulo 24 – As Próprias Sombras

E é aqui que termina meu post, e no próximo trataremos mais sobre  Lanre/Haliax e o Chandriano. Também abordarei a suposição que tenho sobre o interesse de Bredon no maer Alveron e em Kvothe.

Aproveitem e curtam a página do blog!

88 Comentário

  1. 23 de novembro de 2014    

    Cara, vou comentar aqui só para acompanhar os comentários futuros, mas fique sabendo que gosto demais das suas teorias e tem coisa aí que eu nem imaginava ser possível.

    Muitos dizem que o mecenas da Denna poderia ser o Gris, o que você acha disso?

    Grande abraço!

    • 17 de setembro de 2015    

      Também sempre suspeitei que se tratava de GRIS. Ótima resenha!

    • Napoleão Coelho Napoleão Coelho
      22 de abril de 2016    

      Acho que o Gris não é, pois o Kvothe o viu, quando era mais novo.

      • Levir Levir
        2 de novembro de 2016    

        Mas ele vê ele dnv quando esta na floresta com os mercenarios por causa dos bandidos, ele apenas pareceu familiar, veio ter certeza que era ele quando cthaeh o disse que tinha o encontrado dnv.

    • Bilbao Bilbao
      3 de maio de 2016    

      Também acho que o mecenas é o gris, aquele que matou seus pais. Acho que o bredon é um amir.

    • ShauDrag ShauDrag
      1 de setembro de 2016    

      Não creio que seja Gris pois o Cthaeh disse que ele o viu naquele acampamento de bandidos. Não disse que o conhecia. Sendo que alem disso, Kvothe percebeu que Cthaeh estava certo sobre aquilo.

  2. Marcos Machado Marcos Machado
    23 de novembro de 2014    

    O mecenas ser Bredon não me parece tão surpreendente assim. E ele “dá pinta”. Eu acharia surpreendente se fosse um professor da universidade ou… o próprio Maer, que tem cabelo branco e usou bengala por um período.
    O interesse em casar com Meluan pode ser um bom disfarce para chegar à caixa. E a doença podia ser um disfarce.
    Ainda assim, acho que Bredon é mais provável, pois o Maer “dispensou” Kvothe mesmo com a caixa ainda fechada. E não o vejo viajando para lá e para cá, não pela doença, que poderia ser um disfarce, embora Stapes tenha ficado grato pela cura do Maer, mas devido aos compromissos oficiais.
    No entanto, não podemos descartar a possibilidade Bredon ser uma “cortina de fumaça” criada pelo autor. Enfim, se o casamento, o envenenamento, o anel de osso forem mentiras, esse seria um grande jogador.

    • Cesar Cesar
      14 de abril de 2016    

      Esqueceu de uma coisa caro amigo, se lembrar o chaeth fala que o maer está próximo dos amyr e que se o kvouth fica-se perto dele iria eventualmente acha-los então acho que não pode ser o maer.

  3. Raysa Raysa
    23 de novembro de 2014    

    Parabéns pelo ótimo post! Eu também sempre achei que Bredon fosse o mecenas da Denna, mas por pura intuição, não tinha nenhuma evidência ,ou talvez tenha percebido estas pistas sem notar. Acredito bastante nessa teoria… estou ansiosa pela próxima!

  4. JNLopez JNLopez
    24 de novembro de 2014    

    Bredon é realmente uma boa aposta como mecenas de Denna, ele “trabalhar” para o Chandriano já acho um pouco demais (acredito que ou você é membro ou não, eles não tem funcionários). Ele pode simplesmente ser um pouco sádico, a curiosidade de Kvothe é evidente durante toda a história e os personagens mais atentos percebem isso logo, o jogo ao qual Bredon se refere pode ser o quão curioso Kvothe pode ser (se não estou enganado ele dá dicas sobre o possível envenenamento do maer e o incentiva a se arriscar para descobrir mais, se eu estiver errado desculpe), com Denna o jogo pode ser o que ela pode suportar para encontrar um mecenas.

    Já sobre o Chandriano, é interessante como a música parece ser um gatilho para que ele possa agir, o pai de Kvothe canta sobre Lanre – e toda a trupe morre – Denna toca uma música sobre Lanre em um casamento – e todos morrem, menos ela, que é convenientemente retirada da festa por seu “mecenas” – mas se pensar em Skarpi, ele fala sobre Lanre uma história oposta a de Denna, e aparentemente nada ligado ao Chandriano acontece, note que ele fala a história e não a canta como os outros (será a música ou o que e dito sobre Lanre? Só saberíamos disso com a versão do pai de Kvothe para comparar).
    Bredon pode não trabalhar para o Chandriano e sim ser parte dele, me parece claro que os tais sinais só aparecem quando seus membros usam o poder que possui, se for assim Bredon poderia ser um deles, reconheceu Kvothe e quer “jogar” com ele (alguém do Chandriano se encaixa nesse perfio?).

    • Vitor Passos Vitor Passos
      16 de janeiro de 2016    

      Tenho minhas suspeitas que seja o próprio Gris o Mercenas.

      • Guilherme Baptista Guilherme Baptista
        9 de abril de 2016    

        Também acredito que seja o Gris, ele tomou uma flechada na perna dias antes do Kvothe encontrar o cthaeh, poderia estar usando uma bengala.

        • ian paleta ian paleta
          29 de agosto de 2017    

          tem uma hora em que Denna chama o mecenas dela de mestre freixo gris.

          • aline aline
            18 de setembro de 2019    

            simmm! e isso me fez acreditar que era o gris, mas essa teoria do bredon também é muito boa

    • Gabriel Pacheco Gabriel Pacheco
      12 de novembro de 2018    

      Além de tudo isso, não podemos esquecer os “mexericos” da corte sobre Bredon fazer rituais pagões na propriedade dele. Agora se significa que ele trabalha para o Chandriano, ou faz parte dele, é dificil saber, afinal tanto o Cthaeh quanto a Feluriana falaram das incriveis habilidades deles para se misturar aos humanos.

      • Luana Luana
        14 de novembro de 2019    

        Acho que os rituais “pagãos” teriam muito mais relação com os Amyr – o que poderia se encaixar com o que Cthaeh fala sobre o maer ter chegado muito próximo da verdade quanto a essa legião supostamente desmanchada.

  5. sandi costa sandi costa
    16 de dezembro de 2014    

    Acho válido dizer que concordo com tudo.

  6. Rafa Rafa
    10 de janeiro de 2015    

    Essa teoria o Bredon eu já conhecia, mas eu sempre acreditei mais no outro lado dela.
    Quando o Kvothe encontra o Cthae, ele tb diz que ficar ao lado do maer deixaria ele muito próximo aos Amyr, e apesar das pistas que favorecem Bredon ser um mecenas, ele foi gentil demais e aparentemente muito sincero a ponto do Kvothe gostar e falar dele com certo afeto. Então sempre achei que ele pudesse ser um dos Amyr e isso se encaixa também no que foi apresentado do personagem.
    Mecenas da Denna eu acredito sero próprio Gris disfarçado, como na luta no Eld. O nome que o Kvothe da pra ele é um indício (e o Kvothe tem um dom pra nomes como Auri e Feluriana deixaram bem claro) e a descrição física tb bate. Por eu acreditar que o mecenas é o Gris, n consigo imaginar o Bredon como sendo ele. Mesmo de longe, a desenvoltura do membro do Chandriano fisgou algo na memória do Kvothe, cara-a-cara, seria de se imaginar que ele o reconhecesse, talvez até ambos se reconhecessem.

    • Geovani Geovani
      21 de março de 2016    

      Eu apoio a sua teoria, mesmo pq no primeiro livro a Denna sobre influencia da resina de denera acaba falando o nome do mecenas…”Mestre Freixo Gris” peguei isso na primeira vez que li, e depois com o Cthae ele fala que o Kvothe encontra com ele na Eld.
      vou reler depois disso, pela 5ª vez =P

      • Moacir Moacir
        8 de junho de 2016    

        Também observei o mesmo que o Geovani na primeira vez que li o livro, em um determinado momento Denna chama o seu mecenas de Freixo Gris, fiquei pensando muito sobre isso, pois na hora associei este Gris aquela que matará sua família no início de O nome do vento.

      • Marcelo Marcelo
        21 de setembro de 2016    

        Achei que só eu tinha prestado atenção nessa parte do livro, quando a Denna fala ” Mestre Freixo Gris” eu acho que é o Gris, agora e se for ele, porque ele esta bancando o mecenas da Denna?

        • Thiago Thiago
          18 de outubro de 2016    

          Só observei isso na terceira vez que li os livros kkk, mas desde a primeira vez que li os livros já achei que o gris fosse o mecenas.
          Tem outra citação da denna, está no segundo livro “Horários estranhos e locais inconvenientes são a norma com Mestre Freixo Gris. Cap. 70 – agarrados”
          Marcelo, acredito que ele esteja bancando o mecenas para controlar a historia da música de denna, e já foi citado no primeiro livro pelo próprio haliax que os cantores são uma ameaça para o chandriano. ” Quem o mantém protegido dos Amyrl. E dos cantores? E dos sithes? De todos os que gostariam de feri-lo no mundo? – Cap. 16 – esperança”.
          O Brendon ajudou bastante o Kvothe, não acho que seja o mecenas, mesmo assim as evidencias levantadas foram boas, não da pra descartar a ideia.

      • Eliabe Eliabe
        25 de dezembro de 2016    

        Pode me falar a pág em que ela fala isso? Por favor procurei mas não achei

    • Yuri Yuri
      29 de julho de 2016    

      Boooooaa Rafa e Geovani, faz mais sentido pra mim que a do post.

  7. Julio Cezar Filho Julio Cezar Filho
    12 de janeiro de 2015    

    Gostei muito de suas teorias! Na verdade casam bastante com o que eu já vinha pensando… Sem dúvidas de que Bredon é o mecenas de Denna!

  8. Matt Matt
    16 de janeiro de 2015    

    E se Brendon fosse o Chandriano, querendo “jogar” com o Kvothe? Tipo, o Kvothe já viu o Chandriano, que o poupou da morte, por um motivo, ver até onde aquele menino, como Ben disse, “Ele é inteligente, aliás inteligente não dá nem pra começo de conversa” iria chegar na vida, ou seja, está jogando com a vida de Kvothe. O caso dele ser o mecenas de Denna é apenas mais uma parte de seu jogo, para ver até onde ele iria no mistério para proteger sua amada, para acabar com as surras. Até no ataque naquela fazenda que Denna tocou, o mecenas foi pra lá por alguma coisa, e para chamar ainda mais a atenção de Kvothe às pistas. Bem, essa éminha teoria, meio mal formada, mas está aí.

    • Matt Matt
      16 de janeiro de 2015    

      Aliás, o Chandriano foi pelo vaso que existia naquela propriedade.

  9. ERICKA ERICKA
    25 de janeiro de 2015    

    Nossa, odeio a Denna, nao sei se a intenção do autor eh justamente essa, mas nao consigo me identificar com ele. Acho ela simplesmente insuportavel. n’ao sei o que o Kvothe enxerga nela.

    • 29 de janeiro de 2015    

      inveja?

    • Nilson Rodrigues Nilson Rodrigues
      1 de novembro de 2015    

      A própria Denna se diz ser uma prostituta de luxo numa cena em que ela encontra uma garota prestes a ser estuprada num beco, salva ela e passa alguns macetes de como sobreviver sozinha, no livro fala que ela consegue favores de seus namorados e quando eles começam a ficar mais íntimos ela simplesmente vai embora antes que cheguem a ir pra cama

  10. Rainer Rainer
    12 de fevereiro de 2015    

    Olha o iax ou jax não é lanre.
    No capítulo 26 pag 177 Delitos diz que os nomeadores mais fortes são Aleph, Iax e lira incluindo selitos . então não tem como Halifax e iax serem a mesma pessoa.

  11. Rainer Rainer
    12 de fevereiro de 2015    

    Outra coisa legal a espada de kvoth foi usada na guerra da Criação Drossen for no livro 2pag 796 cap 125

  12. jean moreira andrade jean moreira andrade
    27 de março de 2015    

    Cara achei muito bacana a teoria, principalmente quanto a descoberta de brendon a respeito da bengala e da cor do cabelo….. porem …. lendo novamente o livro me deparei com algo muito legal, quando denna e kvothe estao a procura do mecenas de denna na floresta e eles encontra o “poico”… antes de constatarem que éu um porco denna diz para kvothe assim…
    -vai uma ova- foi exatamente isso o que disse o Freixo Gris ontem a noite antes de ir embora raios me partam se também vou deixalo desaparecer.

    cara quase pus um ovo quando li isso
    vlw flw

    • Marcos Cabral Marcos Cabral
      15 de janeiro de 2016    

      Mato a pal. Tbm fisguei essa.

  13. Alex Almeida da Silva Alex Almeida da Silva
    3 de abril de 2015    

    Curti mto suas teorias, algumas eu já vinha desenvolvendo enquanto eu lia os livros e outros eu nunca havia pensado, mas faz todo o sentido.
    Tenho uma teoria para vc, caso queira esmiuçar ainda mais as obras.
    Os Amyr já apareceram na obra e para o Kvothe.
    Na minha teoria Skarpi é um deles e por isso contou aquela história e soube o nome do protagonista.
    Sheryn de Ademre tb seria uma.
    Elodin o mais importante dos Amyr que apareceu até agora, provavelmente aquele que mais chegou perto de derrotar o chandriano. Elodin disse ser possivel saber o nome dos seres vivos (Kvothe soube o nome de Feuluriana) Elodin deve saber ver o nome dos seres.
    Os Chandrianos protegem a todo custo os seus nomes de chamar, será que eles não fazem isso para proteger seus verdadeiros nome?

  14. DIOGO CYPHUS DIOGO CYPHUS
    30 de abril de 2015    

    A Denna em um devaneio chama por um nome,nao lembro se eh motheth,ou moteph, mas creio ser alguem importante, isso acontece na hora que eles estao esperando o Dracus

  15. Milton Milton
    18 de junho de 2015    

    quando teremos um novo post sobre A crônica do matador do rei? seu trabalho é realmente fantástico.

    • 18 de junho de 2015    

      Cara, preciso reler algumas coisas do Matador do Rei. Com essa correria de GOT, ainda não pensei em uma nova teoria.

      • Milton Milton
        19 de junho de 2015    

        Estou mais ansioso pela A Crônica do matador do Rei do que pelos Ventos do Inverno, apesar de Martin ter escrita possivelmente a maior obra de fantasia da historia, a narrativa do Patrick tem o poder de fazer a gente viver, sofrer, chorar, sorrir, cantar, se apaixonar com Kvothe, coisa que é muito difícil com Martin. Por enquanto que o livro não sai vou esperando seu novo post.

  16. Tainara Tainara
    24 de junho de 2015    

    Gente, adoro ASOIF, mas A Cronica do Matador de Rei é disparado meu favorito!
    E por falar em matador de reis, alguma teoria sobre esse rei?
    E alguem tem alguma notícia sobre quando sai As Portas de Pedra?

    • Yuri Yuri
      29 de julho de 2016    

      Só Deus sabe, o nome do vento parece que demorou 20 anos!!!! Quem sabe daq uns 5 anos?

  17. Thiago Teixeira Thiago Teixeira
    30 de junho de 2015    

    Em umas das passagens, você cita o seguinte sobre a descrição de Bredon: “Suas cores nada tinham de cores, eram mero cinza como FREIXO e negro como carvão.”

    “Coincidentemente”, o mecenas de Denna é chamado de Mestre FREIXO.

    • Kel Kel
      15 de outubro de 2015    

      E interessante que um dos escândalos a respeito de brendon e que ele fazia rituais na sua propriedade ao norte , quando kvothe le a pilha de fofocas depois da briga com denna

  18. Levi Levi
    15 de julho de 2015    

    Concordo com a idea de Brendon ser o mecenas de Denna. Que ele está ligado de alguma forma ao chandriano ele está, de outra forma Denna não teria aparecido com aquela música, mas até que ponto é difícil dizer.
    Quem eu acho que faz parte dos Amyr é o Skarpi. Ele quem contou a história de Lanre para Kvothe levando ele à Universidade, e também logo no início de O nome do vento é ele quem leva o cronista até Kote, onde o cronista apresenta Skarpi na história como um velho amigo de Kvothe e o próprio sugere que o cronista seja um aprendiz do Skarpi.

    • luana luana
      14 de novembro de 2019    

      Cara. Não lembrava disso. Que o Skarpi levou o cronista pro Kote e tudo mais. Qual a passagem mais ou menos?

  19. Diego Diego
    24 de julho de 2015    

    Cara eu gosto muito das suas teorias, você esmiúça a coisa de forma muito boa. Essa do mecenas não tinha passado pela minha cabeça de forma alguma, eu podia jurar que era o Griss.

    Estou aguardando pela terceira parte da teoria que vai falar mais do Chandriano que tanto me inquieta.

  20. João pedro João pedro
    9 de setembro de 2015    

    Existem duas portas de pedra: a dos lackless e a do arquivo. Primeiro falarei da dos lackless: se quem esta preso atrás das portas e o maior nomeador de todos, aquele que quer alcançar a lua, então ele pode sair de lá. Mas como? A porta não tem trancas por fora, mas e então por dentro? Ai entra a historia da caixa que contém ocpedaco do nome da lua, qnd aberta o nome atrairia o amante da lua que esta dentro da porta e ele viria ao mundo mais uma vez, talvez para restabelecer a ordem dos Amyr de vez, ou para ensinar o kvothe.
    Já a segunda porta, acredito que esteja sendo guardada por algum Amyr (talvez o elodin) e acredito q seja uma porta de iniciação, os Amyr eram inteligentes e que lugar melhor para pessoas inteligentes que o Arquivo? Talvez essa porta so abra quando uma pessoa receber o chamado para ser um Amyr e descubra o nome daquela porta. Quem sane nosso kvothe nao seja o proximo ne?
    Drjmk seu blog e MUITO BOM, se eu fosse rico te dava dinheiro p escrever o dia td p gente kkkkkk abrc

    • dwookie dwookie
      9 de setembro de 2015    

      Gostei da sua ideia sobre as duas portas de pedra. A do Arquivo é a que mis me deixa curioso.
      E sobre sua vontade em me pagar um salário para escrever, hahahahaha fico muito grato! Se um dia ficar rico, estou precisando de um mecenas para patrocinar meus textos!

    • Yuri Yuri
      29 de julho de 2016    

      Quem sabe a porta do arquivo n é uma parte da lua?

  21. Nilson Rodrigues Nilson Rodrigues
    1 de novembro de 2015    

    Chtaeh – a “árvore-spoiler” Eu ri d+ shaushaushauhsuah.

    Trabalho fantástico, e deve ter dado muito trabalho mesmo juntar tanta informação

  22. Thaliny Diniz Thaliny Diniz
    2 de dezembro de 2015    

    Olá! Eu já tinha lido os livros do Patrick há algum tempo. Recentemente, emprestei-os à uma amiga e fiquei com vontade de os ler novamente! Por curiosidade, resolvi pesquisar na internet algumas teorias sobre “A Crônica do Matador do Rei” e vim parar aqui, um lugar já conhecido devido as teorias de ASOIAF que acompanho há alguns anos!!! Imagina a felicidade? Hahahaha!
    Nos livros, percebi duas coisas aqui mencionadas: o fato da mãe do Kvothe ser a Netalia Lackless e o mecenas da Denna ser o Brendon. Também concordo que ele está ligado ao chandriano e estou inclinada a acreditar que ele seja o Gris. Além dos cabelos brancos e longos, não encontrei nenhuma “prova concreta”, mas quando Kvothe vê o líder dos ladrões, e tenta reconhecê-lo, imediatamente pensei no Brendon, com sua a calma e graciosidade, talvez por pura intuição. Depois, quando o Cthaeh disse que o líder bandido era (é?) o Gris, foi como um soco no estômago! Talvez não faça muito sentido, mas só me resta especular.
    Outra coisa que me deixa intrigada é quando o Cthaeh diz que o próprio maer já conheceu um Amyr, mas não consegui pensar em nada por enquanto.
    Enfim, espero que você escreva o /kvothe3/! Aguardo ansiosa.

    • Luana Luana
      14 de novembro de 2019    

      Na verdade ele não fala que o maer CONHECEU um Amyr…mas sim que chegou bem perto ne?
      “Mas o maer é de fato um homem extraordinário. Já chegou bem perto deles, embora não se dê conta. Fique junto do maer e ele o conduzirá à porta deles.”

  23. Gabriel Melo Gabriel Melo
    18 de dezembro de 2015    

    Gente tenho algumas perguntas que realmente não entendi..
    Primeiro : o kvoth realmente invoca o nome do relâmpago naquela selva onde mata os bandidos? Não entendi direito oque aconteceu ali..
    Segundo : quais são os palpites sobre o bast? Ele é um uma espécie de traidor? Aquele final ele junto aos guardas também não saquei..
    Terceiro : oque estaria fazendo um dos chadrianos, no meio da selva, liderando um bando de ladrões ? Bem isso também me intrigou um pouco, não é ó tipo de coisa que eu imaginava do chadriano.
    Quanto aos poderes do kvothe teria a possibilidade dele os terem perdidos devido ao juramento que fez para dena que não tentaria descobrir quem era seu mecenas, onde jurou por algumas coisas dentre elas seu próprio poder?
    Enfim algumas dúvidas, me digam aí oq acharam, obrigado, abraço a todos

    • Cristian Cristian
      24 de fevereiro de 2016    

      Primeiro: Kvothe não invoca o relâmpago, ele usa a ponta da flecha que é de metal para aterrar o carvalho e transformá-lo em uma espécie de para raio onde o relâmpago cairá… Só que ao conectar o carvalho, a ponta da flecha e o raio e manter essa conexão, ele absorveria parte da energia do raio o que na melhor das hipóteses o salvaria da hipotermia e na pior o cozinharia…kkkk

      Segundo: Bast foi apresentado como um príncipe dos encantados, último de sua raça… já vi especulações de ele ser filho de Kvothe e Feluriana, a diferença de tempo do mundo dos encantados e do mundo mortal poderia sustentar essa teoria… Mas a relação dele com Kvothe não faz crer isso, não há explicação do encontro inicial deles …

      Terceiro: Na história de Skarpi, a meta que Haliax coloca em sua existência é destruir o mundo, espalhar o caos e se esconder no vazio… Logo, Gris estaria aos seus serviços espalhando o caos, tornando o mundo e as estradas menos seguras… Obviamente seres tão poderosos teriam formas mais eficientes para fazer isso, mas tudo indica que o medo que tem dos amir faz com que ajam sem levantar maiores suspeitas

      Os poderes de Kvothe, sua música, foram perdidos por ter perdido parte de seu nome aprisionado em seu baú tritrancado à exemplo da Lua. Tudo indica que quem tenha feito isso seja IAX, o moldador escondido atrás das portas de pedra (valaritas) na Universidade…

      Se minha teoria estiver certa e Denna (diana deusa da lua) for a Lua aprisionada no Mundo mortal, sempre mutável, sempre errante… Isso explicaria a busca de Kvothe para com IAX e sua luta com ele ( O anjo)…

      • Guilherme Baptista Guilherme Baptista
        9 de abril de 2016    

        Tb acho q aprisionaram o nome do kvothe no baú tritrancado… acho q o Gris é o mecenas e o medo dos amyr faz com q ele tenha tanto medo de ser revelado.

        Mas isso da denna ser a lua eu nunca tinha pensado… ela some de vx emquando, não confia em homem nenhum, todo mundo se apega nela… interessante :O

  24. Luan Luan
    7 de janeiro de 2016    

    Cade a terceira parte :(((

  25. Thiago Santos Thiago Santos
    19 de fevereiro de 2016    

    Estou relendo os livros após ler o seu post, e me deparei com algumas sutilezas que não havia pensado antes. que talvez este mecenas de Denna seja Abenthy, o Ben. pq ele usa uma bengala ou equivalente para bater na carroça e ajudar Kvothe a melhorar sua concentração quando começa a ensiná-lo a usar o alar. Segundo pelos momentos de raiva 1º quando o Kvothe primeiramente viu o Ben que apesar de motivado agiu com violência contra o prefeito e seu capanga na cidade, segundo o modo de certa forma agressivo que tratava seus jumentos em algumas ocasiões, por quase ter batido em kvothe ainda criança quando ele tentou chamar o nome do vento através de simpatia. outra coisa que me chamou atenção nesse post e que acabei de ler é a habilidade de dança descrita pelo próprio Kvothe que é a unica que vou transcrever: “Mais tarde, Ben dançou com mamãe, com passos seguros e majestosos. Impressionou-me ver como eram bonitos juntos.”
    Essas suspeitas minhas se superam ao perceber que o capitulo da despedida de Ben é exatamente anterior à morte da trupe.

    • Thaliny Diniz Thaliny Diniz
      21 de fevereiro de 2016    

      isso faz muuuito sentido!! sensacional

    • Napoleão Coelho Napoleão Coelho
      3 de maio de 2016    

      Sobre o Ben ser o Mecenas, concordo que há mesmo algumas suspeitas, mas ao mesmo tempo, o Chandriano provavelmente soube quem cantava as canções sobre ele porque provavelmente disseram (invocaram sem saber) seu nome.

      Mais duas perguntinhas:
      * Outra coisa, pq o Ben ajudaria então o Kvothe?
      * Ainda, pq um integrante do Chandriano iria estudar na universidade?

      Agora, como não há muita informação sobre os Amyr, posso até pensar que ele seja um deles, apesar de que, segundo o que já foi relatado no livro, “os Amyr” são um grupo pequeno ou, ainda, é apenas uma pessoa.

  26. Lana Lana
    28 de março de 2016    

    Queria saber suas teorias sobre Auri… ela muito me intriga. Gosto de personagens singulares.

    • Cristian Cristian
      22 de abril de 2016    

      Há duas teorias, uma eu descarto que é sua ligação com a lua e rituais envolvendo ela… A teoria mais plausível é a de que ela seja filha do Rei Roderic de Vint e apareça no último livro pra tomar seu lugar de direito após o trono ter sido usurpado pela família Dazno.

      O que me leva a crer nisso são sutilezas contadas no livro: Apesar de a loucura a espreitar, ela não abri mão de sua nobreza ( não aceita roupas de segunda mão – característica petulante que somente quem não passou dificuldades pode manter). O maer cita que o rei negocia casamentos entre as famílias poderosas e surge aí o motivo: ao tentar negociar o casamento de sua filha, ela tenha se recusado, fugido e trocado seu nome…. Auri menciona isso ao dizer pra Elodin se o peso de seu nome for demais peça ao Kvothe para mudá-lo… Acredito que Kvothe saiba a verdadeira identidade de Auri o que o leva a se aproximar dela e vigiar kvothe nessa empreitada.

      • luana luana
        14 de novembro de 2019    

        Cara. Não é Game of Thrones kkkk. Com base em que os Dazno tirariam o poder do Rodric? Acho que é tentar enfiar triangulo em quadrado. Mas é um bom palpite, ainda assim, ela ser filha do Rodric ou algum outro poderoso. Mas não acho que Kvothe saiba e nem que a relação deles seja baseada num interesse tão superficial. Fica claro que é uma amizade sincera.

  27. Roupen Dias da Silva Roupen Dias da Silva
    29 de março de 2016    

    Puts veio. Adorei tudo e todas as teorias. Ja li e reli os livros varias vezes e viajo na historia. Depois de ler essas teorias li novamente. Ao meu ver tudo se encaixa, mais descordo que o mecenas da Denna (Brandon) seja parte ou trabalhe para o Chandrianno. Para mim é o Ben. Ele faz parte do Chandrianno. Foi enviado para a trupe do Kvothe com a intenção de se infiltrar e descobrir o que o pai do Kvothe andava fazendo. Pensem bem. Ela apareceu do nada. Despertou a curiosidade do Kvothe chamando o nome do vento. Se aproximou dele com o intuito de ganhar a confiança da familia de Kvothe. Apos ganhar a confiança e pegar todas as informações que a trupe sabia se separou deles do nada e conseguiu escutar ao meu ver não somente o trecho cantado pelo pai do Kvothe. Creio que ele ouviu uma outra parte da canção. Pois o pai de Kvothe estava pegando informações e dados com Bem para compor também. Duvido que um personagem tão importante não fosse aparecer no resto da historia. Da mesma forma que Kvothe voltou a Traben para rever Trapis creio que ele tenha encontrado com Ben no futuro. Ele se encaixa mais como o Mecenas de Denna. E também que ele seje o Gris. Por causa disso a familia do Kvothe só foi atacada quando ele estava longe e que ele não foi morto quando voltou e viu o Chandrianno. Para mim ele pode mudar a aparencia ou algo do tipo para poder se misturar ao povo e trabalhar as sombras para manter os Setes no anonimato. Por isso a privacidade do Mestre Freixo Gris é tão importante. É para que Kvothe não o descubra.
    Falando no Bredon. Creio que ele é um Amyr e que Elodin também seje. E que Bredon se aproximou de Kvothe para avalia-lo como um futuro membro dos Amyr. Pois como a “ARVORE SPOILER”… (KKKKKK), mesmo disse. O Maer esteve perto dos Amuy e nem soube…
    Meu da pra viajar horas com teorias. Mais uma coisa é certa. O autor é um genio incomparavel. Fico imaginando o tamanho que vai ser o terceiro livro para dar desfecho em todas os misterios ja abordados.
    Outros pontos. Creio que o Rei que ele matou foi o Ambrosio. Ele de alguma forma se tornou Rei e Kvothe o matou. Também que a luta final contra os Chandrianos não tenha ocorrido até o presente na pousada Marco do Percurso. Para mim é tudo uma encenação para atrair eles para lá a ponto de o desfecho final seja essa batalha. Pois des de a ida do Cronista, indicado pelo Sharpi. Da traição do Bast foi tudo orquestrado pelo Kvothe que esta fingindo não ter mais poder e habilidade com simpatia de ter abandonado toda carreira como heroi é tudo um plano para atrair os sete.

    • Cesar Cesar
      14 de abril de 2016    

      Gostei da teoria, e a luta não ocorreu pois no livro nos interlúdios se fala dos sete no presente, sempre no presente e até o bast fala que preferia enfrentar os sete que falar com a “arvore spoiler.

  28. Vitor Vitor
    29 de março de 2016    

    Onde está o terceiro post?

  29. Vitor Linhares Vitor Linhares
    29 de março de 2016    

    “Bredon era mais velho. De modo algum chegava a ser idoso, mas o que considero idade de avô. Suas cores nada tinham de cores, eram mero cinza como freixo e negro como carvão.”

    Que escolha de palavras interessante, né? Descrever como “freixo” o suposto Mestre Freixo. -q Não acho que seja coincidência.

  30. Lucas Lucas
    19 de abril de 2016    

    Bredon era mais velho. De modo algum chegava a ser idoso, mas o que considero idade de avô. Suas cores nada tinham de cores, eram mero CINZA COMO FREIXO e negro como carvão.
    Acha que isso serve como algum tipo de referencia??

  31. Wells Wells
    3 de maio de 2016    

    Na verdade, o Brendon pode sim ser o Mecenas, mas nao acredito que ele seja um Chandriano… na verdade, desconfio fortemente que ele seja um dos Amyr, e a descriçao da cena do casamento que Denna comparece, me pareceu uma averiguaçao que ele fez para descobrir se encontraria algum deles por lá (ou mesmo procurava pistas tmb…).
    Os Amyr são um dos misterios, apesar de perseguirem os sete (e esses terem certo resguardo quanto a eles…), não há certeza se eles são bons, maus, herois ou justiceiros…
    A arvore Cht-alguma-coisa, dos Encantados, cita que Kvothe estava proximo da Corte do Maer… e o proprio Maer buscava saber mais sobre os Amyr (a música que ele ajuda Denna, tmb pode ser parte desse estratagema…)

  32. Lindsay Itaboraí Lindsay Itaboraí
    19 de maio de 2016    

    E os monólitos cinzentos? Alguma teoria sobre eles? Pois os mesmos sempre me intrigaram… As vezes, penso que talvez eles tenham algumas relação com o plural nas portas de pedra. Pode parecer sem fundamento, mesmo por que já temos duas portas de pedra bem claras nos livro (arquivo e lackless), mas mesmo assim ainda tenho essa impressão.

    Aquela discussão do Kvothe com o Wil sobre o que são os Marcos do Percurso não pode ter sido só pra “gastar umas páginas. Não lembro se li isso nos livros, mas tenho a impressão te terem mencionado eles como “portais”, e eles são feitos de pedra… Penso que talvez sejam passagens antigas e ha muito esquecidas entre os dois mundo (mortais e encantados), e que não se abrem com fechaduras, mas com algum tipo de magia antiga.

    Sei lá, já estou viajando demais sem argumentos fundamentados, mas fica ai minha “pulga atrás da orelha” para quem quiser discutir ou teorizar.

    Drunk, Cade o 3º post? Abraços.

    • Napoleão Coelho Napoleão Coelho
      10 de junho de 2016    

      Também penso o mesmo sobre os monólitos cinzentos. Além disso, mais uma dica, a taverna do Kvothe se chama Marco do Percurso, que é o nome dos monólitos. Enfim, tem muita teoria pra tudo nesta série.

  33. PRISCILA PRISCILA
    12 de julho de 2016    

    Então eu acho q o mecenas ou mestre freixo gris, seja o Brandon e ele faça parte do chandriano, afinal
    eles tb devem se interessar pela magia das portas e por isso ele faria parte da corte e ficaria rondando por la.
    Não acho q um Amyr, apesar de fazer algum sentido que o Brandon fosse, ficaria batendo na Denna.

    Por favor Cade o terceiro post ????

  34. Junio Coelho Junio Coelho
    16 de agosto de 2016    

    Bem, eu estou querendo reler a série, mas estava em dúvida se leria a versão original em inglês ou, novamente, a tradução para o português. Agora, acabo de achar uma “falha” na tradução que me deu a certeza de que devo reler a versão em inglês. No capítulo 36 do segundo livro, eis que Kvothe canta a seguinte música:

    [pt]
    “Morena Laurian, de Arliden esposa,
    Tem cara feia de raposa,
    A voz é de espinhosa bolota,
    Mas ela faz contas feito um agiota.
    Cozinhar não sabe o meu amor,
    Mas na contabilidade tem seu valor.
    Com todos os defeitos, devo confessar,
    Que vale muito a pena
    Fazer com que minha pequena
    Não falhe, não pare de contar.”

    Agora, no original:

    [eng]
    “Dark Laurian, Arliden’s wife,
    Has a face like the blade of a knife
    Has a voice like a pricklebrown burr
    But can tally a sum like a moneylender.
    My sweet Tally cannot cook.
    But she keeps a tidy ledger-book
    For all her faults, I do confess
    It’s worth my life
    To make my wife
    Not tally a lot less . . .”

    Percebam que, na última linha, “Not tally a lot less”, [not tally a lot less] provavelmente se refere à princesa Netalia Lockless (ou Lackless).
    Acho que compensa ler a série em inglês, já que muita coisa pode ter se perdido na tradução das músicas junto com as rimas.

  35. Murilo Murilo
    8 de novembro de 2016    

    Acabei de ler o Temor do sábio agora e com certeza concordo com quase tudo sobre a teoria. E acrescento que o Gris é o Brendon afinal gris é cinza/freixo. E só umas coisinhas pra deixar o povo com a pulga atrás da orelha. Só existe uma passagem nos dois livros que fala abertamente que algum membro do Chandriano fez o mal. E veio do Ctaeh que disse que o Gris fez coisas com a mãe do Kvothe. Eu só imagino a surpresa de todo mundo se no fim das contas os Amyr forem os verdadeiros vilões com seu lema de “pelo bem maior”. Pensem nisso.

  36. Leandro Leandro
    16 de novembro de 2016    

    Quando vai ser escrita a terceira parte??

  37. Fernando Fernando
    18 de novembro de 2016    

    Eu acho estranho, e muito mesmo é o fato de ninguém falar nada sobre o Cthae. Então, segundo o Bast ele é uma criatura terrível e ao que parece ainda segundo o Bast foi ele quem aconselhou Jax e Lanre a fazer o que fizeram. Mas não vejo ninguém comentar nada. Então fico aqui me perguntando: Querem mesmo que eu acredite que ele faz isso apenas por diversão?

  38. Murilo Murilo
    24 de novembro de 2016    

    Venho do futuro para falar que o livro não saiu ahhaha…minha admiração pelo Martin e pelo Rothfuss cada dia menor. Quando me falaram que a ideia e fazer um filme ou uma mini serie e vídeo game da triologia o matador de reis ai tive a certeza que o 3 livro iria demorar muitos e muitos anos. O veneno da tv do dinheiro corrompem os melhores, aconteceu com GOT e também com nosso querido Rothfuss..infelizmente o que move o mundo é o dinheiro…

  39. Camila Fernandes Camila Fernandes
    4 de maio de 2017    

    Só para reforçar a teoria… Bredon não tem um lacaio que o anuncie, ou seja, provável que Bredon tbm não seja o nome verdadeiro dele, e esse fato de não o anunciarem seja justamente para que não seja revelado a Kvothe o real nome dele.

  40. Matheus Matheus
    15 de junho de 2017    

    Eu não sei se você percebeu, mas o Abenthy é a unica personagem que conhece muito sobre o chandriano (musica) e não está morto.

    E Eu acho que o Bredon se torna “Rei” Após o Maer morrer, e é ele quem da nome a trilogia.

    No livro 3 acho que, kvothe (no presente) vai se encontrar com Ben e descobrir mais sobre o Chandriano.

    • Matheus Matheus
      15 de junho de 2017    

      Mais uma coisa, o Dom de denna de controlar mentes com aquilo que ela escreve e as pessoas lêem,
      Se ela escrever a musica sobre o lanre e as pessoas lerem elas vão acreditar naquilo [e então ele vai poder controlar o mundo, criando uma nova ordem mundial iluminati].

  41. João Carlos João Carlos
    20 de fevereiro de 2018    

    Boa tarde! Cadê a parte III? Fiquei super empolgado com as teorias, todas fazem muito sentido!

    • Emilio Emilio
      28 de maio de 2020    

      Tô achando que nunca vira, igual a Game of Thrones…

  42. wil wil
    25 de abril de 2018    

    a porta da biblioteca esta escrito valaritas, se apertar as letras alar poderia abrir…
    o mael que morreu pode ser um rinta, stercus escravo do ferro, as chamas se apagam, sensacao gelida quando tocados…, a espada pendurada, insensatez pode ser de gris…
    kvothe montou uma armadilha para o chandriano no marco do percurso.
    o silencioo em tres partes seria para kvothe tornar-se um escutador…

  43. Jairo Rodrigues Jairo Rodrigues
    3 de agosto de 2018    

    Eu sei que o post tem muito tempo, mas estou finalizando o temor do sábio e uma coisa me ocorreu sobre as portas de pedra. Lembremos que FEILA sabe o nome da PEDRA, em uma aula com Elodin, ele dá a ela uma pedra e ela faz a pedra se quebrar e virar um anel. Isso revela que mais que chamar o nome em situações de risco (como o Kvothe faz com o vento) ela SABE o nome da pedra, pois pode chamar na hora que quiser e a pedido de alguém. (tem um outro trecho quando o Kvothe volta para a universidade que conversando com Elodin ele pergunta: Você seria capaz de chamá-lo a pedido de alguém? e o Kvothe diz que não). Sabendo FEILA o NOME DA PEDRA não teria ela alguma participação na abertura das PORTAS DE PEDRA?

    • Núbia Núbia
      18 de setembro de 2020    

      Cara, eu estava pensando a mesma coisa! As portas não possuem absolutamente nada q possibilite abri-las, mas qnd se conhece o nome de algo, vc tem total controle sobre isso. Certeza q a única forma de abrir essas portas é sabendo o nome da pedra, como a Feila, e ordenar q ela se abra

    • Núbia Núbia
      18 de setembro de 2020    

      E logo no início, no primeiro capítulo do primeiro livro, qnd o velho Cob está contando uma história do Grande Taborlin, está escrito:
      “― Pois então Taborlin precisava fugir, mas, ao olhar ao redor, viu que sua cela não tinha
      porta. Nem janelas. Em toda a sua volta não havia nada além de pedra lisa e dura. Era uma cela
      da qual nenhum homem jamais havia escapado.
      ― Mas Taborlin sabia os nomes de todas as coisas ― prosseguiu ―, de modo que todas as
      coisas estavam sob o seu comando. Ele disse à pedra: “Quebre!”, e a pedra se quebrou. ”
      Pra mim, também ficou bem claro q para abrir essas portas, só sabendo o nome da pedra.

  44. Luana Luana
    14 de novembro de 2019    

    Eu acho que seria muito óbvio ser o Brandon. Mesmo eu, que não sou uma leitora atenta a infimos detalhes, pistas e quebra-cabeças associei rapidamente as duas coisas. Parece ser exatamente isso que o Patrick deseja. Pra nos confundir. Nos deixar certos de que é o Brandon e depois descortinar com maestria. Sobre o mecenas, acredito que ele deva ser Gris ou o próprio Haliax. Eu não sei exatamente onde ou qual livro mas me recordo de uma ou duas passagens onde é mencionado que os sete têm inumeras formas para se misturarem sem serrm notados. Acho que em Ademre rola isso e também numa fala do Bast. Portanto acho importante considerar que se for um dos chandriano pode muito bem assumir um rosto para Denna e outro para Kvothe.

  45. 23 de novembro de 2019    

    Eu acho que o nome verdadeiro de Auri seria Ester.
    Porque, para quem mais no subterrâneo deixariam uma garrafa?
    Porém, o trecho que ela encontra uma garrafa escrito: “Grave”, ela afirma que não é direcionada a ninguém.
    Mas talvez fosse a ela, e ela não saiba, e a pessoa que enviou respeita o fato de ela não gostar de seu nome.

    Quanto a Feluriana, uma versão paralela a ela podemos encontrar no nosso folclore brasileiro, sim, a Flor do Mato é uma versão infantil da Feluriana, se observarem bem.

  46. Haliax Haliax
    13 de novembro de 2021    

    Muito legal suas colocações, pensava eu que seria o GRIS de acordo com uma versão de audiobook onde escuto “Mestre Freixo Gris”, mas sobre bredon faz muito mais sentido.

Deixe uma resposta para MarceloCancelar resposta

Show Buttons
Hide Buttons